Conteúdo verificado

O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa

Assuntos Relacionados: Livros infantis

Fundo para as escolas Wikipédia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

O Leão, a Feiticeira
eo Guarda-Roupa
TheLionWitchWardrobe(1stEd).jpg
Autor (s) CSLewis
Título original O Lion. A Feiticeira eo Guarda-Roupa
Tradutor LWW
Illustrator Pauline Baynes
Artista Capa Pauline Baynes
País Reino Unido
Língua Inglês
Série As Crônicas de Nárnia
Gênero (s) Fantasia, literatura infantil , Literatura cristã
Editor Geoffrey Bles
Data de publicação 1950
Tipo de mídia Imprimir ( capa dura e paperback)
Páginas 208 (capa dura moderna)
ISBN ISBN 0-06-023481-4 (capa dura moderna)
Número OCLC 28291231
Decimal de Dewey [Fic] 20
Classificação LC PZ7.L58474 Li 1994
Seguido pela Príncipe Caspian

O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa é um romance de fantasia para crianças por CS Lewis . Publicado em 1950 e definir cerca de 1940, é o primeiro livro publicado de As Crônicas de Nárnia e é o livro mais conhecido da série. Apesar de ter sido escrito e publicado pela primeira vez, ele é o segundo na ordem cronológica interna da série, após O Sobrinho do Mago. A revista Time incluiu o romance em seu tempo 100 melhores romances em língua Inglês 1923-2005. Também foi publicado em 47 línguas estrangeiras.

Lewis dedicou o livro a seu deus-filha, Lucy Barfield.

Lista de caracteres

  • Lucy Pevensie é o mais jovem filho Pevensie. Ela é a primeira delas para descobrir a terra de Nárnia quando ela desliza através do guarda-roupa mágico na casa do professor. Quando Lucy diz a seus irmãos, Peter e Susan se recusam a acreditar nela e estão convencidos de que ela é apenas ter um jogo, enquanto Edmund persistentemente ridiculariza e brinca com ela sobre isso. Após a restauração de Narnia, Lucy é coroada Rainha de Narnia com sua irmã Susan, e torna-se conhecida como Rainha Lucy o Valiant.
  • Edmund Pevensie é o terceiro dos irmãos Pevensie. Em Narnia ele conhece a Feiticeira Branca, que o lonas com guloseimas ( Mágico Prazer turco) e conversa lisa. Tentados pela promessa da feiticeira branca de poder e suprimentos aparentemente intermináveis de prazer turco, Edmund trai seus irmãos, mas, eventualmente, lamenta suas ações e se arrepende. Depois que ele ajuda Aslan e os bons cidadãos de Nárnia derrotar a Bruxa Branca, ele é coroado Rei de Narnia com seu irmão, e torna-se conhecido como o Rei Edmund, o Justo.
  • Susan Pevensie é a segunda mais antiga das crianças Pevensie. Ela não acredita em Nárnia até que ela realmente vai lá. Ela é coroada Rainha de Narnia, e torna-se conhecida como a rainha Susan Gentle.
  • Peter Pevensie é o mais velho dos irmãos Pevensie. Na primeira, Peter não acredita histórias de Lucy sobre Nárnia, mas muda de idéia quando vê-lo por si mesmo. Ele é saudado como um herói por seu papel na derrubada do Feiticeira Branca. Ele acaba sendo coroado como Alto Rei de Narnia, e torna-se conhecido como o rei Pedro, o Magnífico.
  • Aslan, um leão, é o verdadeiro governante de Nárnia. Ele se sacrifica para poupar Edmund, mas é ressuscitado em tempo para ajudar os cidadãos de Nárnia e os irmãos Pevensie em sua batalha contra a Feiticeira Branca e seus asseclas.
  • A Feiticeira Branca, como ela é conhecida por seus súditos de Nárnia, é rainha auto-proclamado da terra, tiranizar por toda a sua regra imposta-magia. Seu feitiço sobre Narnia tornou "sempre inverno , mas nunca Natal "por cem anos. Quando provocado, ela se vira opositores a pedra agitando sua varinha. Ela teme que o cumprimento de uma profecia de que "dois filhos de Adão" e "duas filhas de Eva" virão a Nárnia e ajudar Aslan para derrubar ela. Seu nome real "Jadis" aparece em um anúncio oficial escrito neste livro, e mais tarde prequel de Lewis O Sobrinho do Mago fala de sua origem e como ela veio ao mundo de Nárnia.
  • Tumnus, um fauno, é a primeira pessoa que Lucy se reúne em Nárnia. Tumnus faz amizade com ela, apesar de ordem permanente da feiticeira branca de sequestrar qualquer ser humano que entra Narnia. Depois de conhecer Lucy, ele muda de idéia sobre entregá-la para a bruxa. Mas ele é traído acidentalmente por Edmund, que conta a Feiticeira Branca, antes que ele sabe quem ela é, que Lucy tinha encontrado um fauno. Tumnus é finalmente preso e transformado em pedra. Mais tarde ele é restaurado por Aslan e torna-se um amigo íntimo dos irmãos Pevensie.
  • Professor Digory Kirke leva as crianças Pevensie em quando são evacuadas de Londres. Ele é o único que acredita que Lucy fez realmente visitar Nárnia e tenta convencer os outros de sua veracidade O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa sugere que ele sabe mais do que de Nárnia ele quer dizer.; O Sobrinho do Mago revela que ele esteve presente na criação de Aslan de Narnia.
  • Mr. Beaver é um amigo de Tumnus. Ele auxilia os Pevensie na busca de Tumnus e destronando a Feiticeira Branca.
  • Sra Beaver é esposa do Sr. Beaver.
  • O anão é o braço direito da feiticeira branca. Sem nome no livro, ele é chamado Ginnarbrick no filme, onde ele tem um papel mais significativo.
  • Maugrim (Fenris Ulf em algumas edições), um lobo, é o chefe da polícia secreta da feiticeira branca. Ela o manda para caçar os irmãos Pevensie. Ele é morto por Peter na primeira batalha de Peter.
  • Pai Natal chega quando espera mágico da bruxa sobre Narnia começa a quebrar. Ele dá Peter, Susan e Lucy presentes, que em última análise irá ajudá-los a derrotar a Bruxa Branca. (Edmund estava com a Feiticeira Branca na época.) A Deputada Beaver é dada uma melhor máquina de costura e Mr. Beaver recebe o seu barragem concluída.
  • Sra Macready é a governanta para Professor Kirke quando os Pevensie veio para ficar.
  • Rumblebuffin gigante, que tinha sido transformado em pedra pela Feiticeira Branca e trazido de volta à vida por Aslan. Ele rompe portão da Bruxa e esmaga um pouco de seu exército.

Resumo do enredo

A história começa em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial , quando quatro crianças, Peter, Susan, Edmund, e Lucy Pevensie, são evacuadas de Londres para escapar da Blitz . Eles são enviados para viver com o Professor Digory Kirke, que vive em um casa de campo no Inglês campo.

Enquanto os quatro filhos estão a explorar a casa, Lucy olha em um armário e descobre uma portal para um mundo misterioso chamado Nárnia , onde ela conhece um fauno chamado Tumnus que a leva para chá em sua casa. Ele confessa que ele planejava relatar ao seu tirânico White Witch mas pensou melhor. Ao retornar ao nosso mundo, os irmãos de Lucy não acredita sua história sobre Narnia. Seu irmão mais velho Edmund rancoroso entra no guarda-roupa e atende a Feiticeira Branca, que o torna amigo e lhe oferece uma delícia turca mágico que lhe encanta. Ela o encoraja a trazer seus irmãos a ela em Nárnia, com a promessa de que ele decidirá sobre eles. Edmund atende Lucy em Nárnia e retorna para a Inglaterra com ela, mas depois de voltar ao nosso mundo nega a Susan e Peter que não há nada por trás do guarda-roupa.

Eventualmente, todas as quatro crianças entram Nárnia junto ao esconder no guarda-roupa. Reúnem-se o Sr. ea Sra Beaver, que lhes convidar para jantar. Os castores recontar uma profecia de que o poder da bruxa irá falhar quando dois filhos de Adão e duas Filhas de Eve preencher os quatro tronos em Cair Paravel. Os castores dizer do verdadeiro rei de Nárnia - um grande leão chamado Aslan - que tenha estado ausente por muitos anos, mas agora está "em movimento novamente".

Edmund foge à Feiticeira Branca. Seu castelo está cheio de estátuas de pedra; inimigos a quem ela petrificado. Os castores perceber onde Edmund tem ido e abandonar a sua casa, levando as crianças para se juntar Aslan. Como eles viajam, eles percebem que a neve está derretendo, o que indica que feitiço da bruxa da Branca está quebrando. A visita do Pai Natal confirma isso.

As crianças e os castores se reunir com Aslan e seu exército. Peter se engaja em sua primeira batalha, matando um lobo que ameaça Susan.

A Bruxa se aproxima para falar com Aslan, insistindo que de acordo com a "magia profunda desde a aurora dos tempos" ela tem o direito de executar Edmund como um traidor. Aslan fala com ela em particular e convence-la a renunciar à sua reivindicação sobre a vida de Edmund. Naquela noite, Aslan secretamente deixa o acampamento, mas é seguido por Lucy e Susan. Aslan negociou a troca de sua própria vida para Edmundo. A Bruxa gravatas Aslan à Mesa de Pedra e depois mata-lo com uma faca. Na manhã seguinte, Aslan é restaurado para a vida; para sem o conhecimento do bruxa, "mágica mais profunda desde antes da aurora do tempo" permite que alguém que voluntariamente morre no lugar do outro para ser devolvido à vida.

Aslan permite Lucy e Susan montar em suas costas enquanto ele viaja para o castelo da bruxa, onde ele sopra sobre as estátuas e os restaura para a vida. Peter e Edmund liderar o exército de Nárnia em uma batalha contra o exército de bruxa, o Branco, e Aslan chega com os antigos estátuas como reforços. Os narnianos derrotar o exército do mal, e Aslan mata a Bruxa.

Os irmãos Pevensie são reis e rainhas de Nárnia nomeados. Em uma caça vários anos mais tarde, eles redescobrir o poste de luz, percorre o guarda-roupa, e acabam de volta na mansão apenas momentos depois de terem entrado no guarda-roupa.

Escrita

Lewis descreveu a origem de O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa em um ensaio intitulado Tudo começou com uma foto:

.. "O Leão Tudo começou com uma imagem de um fauno carregando um guarda-chuva e parcelas em uma madeira nevado A imagem tinha sido na minha mente desde que eu tinha uns dezesseis anos Então, um dia, quando eu tinha uns quarenta anos, eu disse a mim mesmo: ' Vamos tentar fazer uma história sobre isso. '"

Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, muitas crianças foram evacuadas de Londres para o campo Inglês para escapar ataques a Londres pela Alemanha nazista. Em 02 de setembro de 1939 três meninas da escola: Margaret, Mary e Katherine, veio morar no Os fornos em Risinghurst, de Lewis casa três milhas a leste de Oxford centro da cidade. Lewis mais tarde sugeriu que a experiência deu-lhe uma nova apreciação das crianças e no final de setembro, ele começou uma história infantil sobre uma folha de estranho que sobreviveu como parte de um outro manuscrito:

"Este livro é cerca de quatro filhos, cujos nomes foram Ann, Martin, Rose e Peter. Mas é mais sobre Pedro, que era o mais novo. Todos eles tinham que ir embora de Londres de repente por causa da Air Raids, e porque o Pai, que estava no o Exército, tinha ido para a guerra e Mãe estava fazendo algum tipo de trabalho de guerra. Eles foram enviados para ficar com uma espécie de relação da mãe de que era um professor muito velho que vivia sozinho no país. "

Quanto mais da história de Lewis escreveu então é incerto. Roger Lancelyn verde pensa que ele poderia até ter completado. Em setembro 1947 CS Lewis escreveu em uma carta sobre histórias para crianças: "Eu tentei um eu mesmo, mas foi, pelo veredicto unânime dos meus amigos, tão ruim que eu destruí-lo."

Em agosto de 1948, durante a visita do escritor americano Chad Walsh, Lewis vagamente falou sobre completar um livro infantil que ele tinha começado "na tradição de E. Nesbit". Depois desta conversa não aconteceu muita coisa - até o início do próximo ano. Em seguida, tudo mudou.

Em seu ensaio Tudo começou com uma imagem CS Lewis continua:.. "No começo eu tinha muito pouca idéia de como a história iria Mas, de repente, Aslan veio pulando para ele eu acho que eu estava tendo um bom muitos sonhos de leões sobre isso . tempo Além disso, eu não sei onde o Leão veio ou por que ele veio Mas uma vez que ele estava lá, ele puxou toda a história juntos, e logo ele puxou os outros seis histórias de Nárnia depois dele "..:

Em 10 de março de 1949 Roger Lancelyn Verde jantei com ele no Faculdade Magdalen. Após a refeição, Lewis ler dois capítulos de história seus novos das crianças de Green. Lewis perguntou a opinião de verde do conto, verde e pensei que era bom. O manuscrito de O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa foi concluída até o final de março de 1949. Lucy Barfield recebeu até o final de maio. Quando em 16 de outubro de 1950 Geoffrey Bles em Londres publicou a primeira edição, três novas Chronicles - Príncipe Kaspian, The Voyage of the Dawn Threader e O Cavalo e Seu Menino - também tinha sido concluída.

Ilustrações

O editor de Lewis, Geoffrey Bles permitiu-lhe escolher o ilustrador para a novela ea série Nárnia. Sua escolha foi Pauline Baynes, possivelmente como resultado da recomendação de JRR Tolkien. Baynes tinha impressionou muito Tolkien com suas ilustrações para a sua Fazendeiro Giles de Ham (1949). No entanto Baynes afirmou que Lewis aprendeu sobre o seu trabalho depois de entrar em uma livraria e pedir uma recomendação de um ilustrador que era hábil em retratar seres humanos e animais. Em dezembro de 1949 Geoffrey Bles mostrou Lewis os primeiros desenhos para o romance e Lewis enviou Baynes uma nota parabenizando-la, particularmente no nível de detalhe. Apreciação das ilustrações de Lewis é evidente em uma carta Lewis escreveu a Baynes depois A Última Batalha ganhou a Medalha Carnegie para o livro de 1956 melhores das crianças: "não é bastante" nosso "medalha? Tenho certeza de que as ilustrações foram tidos em conta, bem como o texto ".

A edição britânica do romance tinha 43 ilustrações. Edições americanas em geral tinham menos. A edição popular Estados Unidos paperback publicada por Collier, entre 1970 e 1994, que vendeu muitos milhões, tinha apenas 17 ilustrações, muitas delas gravemente colhido a partir dos originais, dando muitos leitores no país uma experiência muito diferente quando a leitura do romance. Todas as ilustrações foram restaurados para a edição 1994 HarperCollins em todo o mundo, embora estes não tinham a clareza das primeiras impressões.

Recepção

Lewis apreciamos muito a escrever O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa e embarcou na sequela Príncipe Caspian logo depois de terminar o primeiro romance. Ele completou a sequela em menos de um ano, até o final de 1949. O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa não tinha sido amplamente divulgado até 1950; assim, seu entusiasmo inicial não resultam de uma recepção favorável por parte do público.

Enquanto Lewis é conhecido hoje sobre a força das histórias de Nárnia como escritora de livros infantis de grande sucesso, a resposta crítica inicial foi silenciado. Na época estava na moda para histórias infantis de ser realistas: fantasia e contos de fadas eram vistos como indulgente, apropriado apenas para leitores muito jovens, e potencialmente prejudicial para as crianças mais velhas, mesmo prejudicando sua capacidade de se relacionar com a vida cotidiana. Alguns críticos pensaram que o conto moralista abertamente, ou os elementos cristãos sobre-expressos - as tentativas de doutrinar as crianças. Outros estavam preocupados que os muitos incidentes violentos pode assustar as crianças.

O editor de Lewis, Geoffrey Bles, temia que os contos de Nárnia não iria vender e pode prejudicar a reputação de Lewis e afetar as vendas de seus outros livros. No entanto, a novela e seus sucessores eram altamente populares entre os leitores jovens, e editor de Lewis foi logo ansioso para liberar novas histórias de Nárnia.

Alusões

Professor Kirke baseia-se WT Kirkpatrick, que ajudava a Lewis de 16 anos de idade. "Kirk", como ele às vezes era chamado, ensinou o jovem Lewis muito sobre a pensar e comunicar com clareza, as habilidades que seriam inestimáveis para ele mais tarde.

Nárnia é pego no inverno sem fim que já dura um século, quando pela primeira vez as crianças entrar. Tradição nórdica mythologises um "grande inverno", conhecido como o Fimbulwinter, disse a preceder Ragnarök. O aprisionamento de Edmund pela Feiticeira Branca é uma reminiscência da sedução e prisão de Kay por A rainha da neve em Novela de Hans Christian Andersen de mesmo nome.

Os anões e gigantes são encontrados na mitologia nórdica . Faunos, centauros, minotauros e dryads derivam da mitologia grega . Pai Natal, é claro, era parte do popular Inglês sabedoria popular.

A história principal é uma alegoria da crucificação de Cristo: Aslan se sacrifica para Edmund, um traidor que podem merecer a morte, da mesma forma que Cristo se sacrificou para os pecadores. A cruz pode ser sugerido pela Mesa de Pedra (reminiscente do Neolítico dolmens). Tal como acontece com a paixão cristã, são as mulheres (Susan e Lucy) que tendem corpo de Aslan depois que ele morre e são os primeiros a vê-lo depois de sua ressurreição. O significado de a morte contém elementos de ambos o resgate teoria da expiação eo teoria da satisfação: Aslan sofre penalidade de Edmund (satisfação), e compra-o de volta a partir da Feiticeira Branca, que tinha direito a ele em razão de sua traição (resgate). Na tradição cristã, Cristo está associado com o bíblico " Leão de Judá ", principalmente na força do Apocalipse 5: 5.

Existem vários paralelos entre a Feiticeira Branca eo protagonista imortal de H. Rider Haggard de Ela, uma novela muito admirado por CSLewis.

A história do amuleto escrito por Edith Nesbit também contém cenas que podem ser considerados como fontes para as sequências que apresentam Jadis, principalmente em O Sobrinho do Mago.

A liberação do corpo de Aslan da mesa de pedra por ratos do campo é uma reminiscência de Fábula de "de Esopo O Leão eo Rato ". Na fábula, um leão pega um rato, mas o rato convence o leão para libertá-lo, prometendo que o favor seria recompensado. Mais tarde na história, ele rói através de títulos do leão depois que ele foi capturados por caçadores. É também uma reminiscência de uma cena de Edgar Allan Poe história "s" The Pit and the Pendulum ", em que um prisioneiro é libertado quando os ratos roem através de seus títulos.

É incerto se Lewis estava familiarizado com o trabalho de Erich Kästner. No entanto, o enredo de um guarda-roupa mágico que oferece às crianças uma entrada para mundos de magia e fantasia apareceu em 1931 em (De outra maneira muito diferente) do livro de crianças de Erich Kästner A 35 de Maio, ou passeio de Conrad para os mares do sul.

As diferenças entre as edições britânicas e americanas

Antes da publicação da primeira edição americana de Lion, Lewis fez as seguintes alterações.

  • No capítulo um da edição americana, os animais que Edmund e Susan expressam interesse em são serpentes e raposas, em vez de as raposas e coelhos da edição britânica.
  • No capítulo seis da edição americana, o nome do chefe de polícia da feiticeira branca é alterado para " Fenris Ulf "de" Maugrim "no britânico.
  • No capítulo treze anos da edição americana, "as raízes da Freixo mundo "toma o lugar do" o fogo-pedras de the Hill Segredo ".

Quando HarperCollins assumiu publicação da série em 1994, eles usaram a edição britânica para todas as edições subseqüentes em todo o mundo.

Adaptações

A história foi adaptada três vezes para a televisão. O primeira adaptação foi uma série de dez parte produzida por ABC Weekend Television para ITV e transmissão em 1967.
Em 1979, uma televisão de filme de animação, dirigido por Peanuts diretor Bill Meléndez, foi transmitido e venceu o primeiro Emmy Award para Programa de Animação excelente.
A adaptação para a TV terceiro foi produzido em 1988 pela BBC usando uma combinação de atores ao vivo, bonecos animatrônicos e animação. O programa foi indicado a um Emmy e venceu uma BAFTA. Ele foi seguido por mais três adaptações de Nárnia.

Adaptações para teatro incluem uma versão de 1984 encenou no teatro Westminster, em Londres, produzido por Vanessa Ford Productions. A peça, adaptada por Glyn Robbins, foi dirigido por Richard Williams e desenhado por Marty Dilúvio. A Royal Shakespeare Company fez uma adaptação em 1998, para o qual A edição agindo foi publicado. Em 2003, houve uma produção de palco comercial australiano que percorreu o país por Malcolm C. Cooke Productions, usando ambos os bonecos em tamanho natural e atores humanos. Foi dirigido pelo diretor de cinema notável Nadia Tass, e estrelou Amanda Muggleton, Dennis Olsen, Meaghan Davies e Yolande Brown).

Em 2002, as Filipinas "de inspiração cristã" Trombetas Playshop "fez uma interpretação musical que Douglas Gresham, Lewis 'enteado (e co-produtor das adaptações cinematográficas Walden Media), declarou abertamente que ele sente é o mais próximo de intenção Lewis' . Ele estrelou entre outros populares jovem cantora filipina Sam Concepcion como Edmund Pevensie O livro e as letras estavam por Jaime del Mundo e Luna Inocian. Música foi composta por Lito Villareal.

Em 2005, a história foi adaptada para uma filme teatral, co-produzido por Walt Disney e Walden Media. Tem sido até agora seguido por dois filmes, o terceiro co-produzida pela Twentieth-Century Fox e Walden Media.

Várias edições de áudio foram liberados. O mais conhecido é composto por todos os livros lidos em voz alta por Michael York, Anthony Quayle, Patrick Stewart, Kenneth Branagh, Derek Jacobi, Alex Jennings, Lynn Redgrave, Ian Richardson, Claire Bloom e Jeremy Northam. No entanto, três CDs de áudio na forma de "peças de rádio", com vários atores, efeitos sonoros e música também foram liberados, um pela BBC, um por Radio Theatre, e um por Focus on the Family.

Paródias

1980 Reino Unido show de comédia The Young Ones falsificado O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa no episódio "Flood". Punk rocker Vivian ( Ade Edmondson) entra Narnia ao jogar esconder-esconde através de um guarda-roupa e encontra a rainha White e seu anão Shirley ( David Rappaport). Como Edmund na história original, a rainha oferece Vivian Turkish Delight apenas a ser atendidas com "Não, obrigado. Tem alguma kebabs?" Ela, então, exige saber quem quebrou vento para que Shirley e Vivian disputa sobre quem tem o nome mais ridículo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Lion,_the_Witch_and_the_Wardrobe&oldid=411286302 "