Conteúdo verificado

Wikimedia Foundation

Assuntos Relacionados: Web e Internet

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Crianças SOS é a maior instituição de caridade do mundo dando órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Coordenadas: 37,78697 ° N 122,399677 ° W / 37,78697; -122,399677

Wikimedia Foundation, Inc.
Wikimedia Foundation logotipo RGB com text.svg
Logo da Wikimedia Foundation
Fundador (s) Jimmy Wales
Tipo 501 (c) (3) organização caritativa
Fundado St. Petersburg, Flórida, Estados Unidos
20 de junho de 2003 (2003/06/20)
Sede San Francisco , Califórnia, Estados Unidos / Los Angeles , Califórnia (registrado agente)
Principais pessoas Kat Walsh, presidente do conselho
Sue Gardner, Diretor Executivo
Área servida No Mundo Todo
Foco Gratuito, conteúdo aberto, wiki baseados em projetos de internet
Método Wikipedia , Wiktionary, Wikiquote, Wikibooks, Wikisource, Wikimedia Commons, Wikispecies, Wikinews, Wikiversidade, Wikidata, Wikivoyage, Wikimedia Incubator e Meta-Wiki
Receita US $ 10632254 (julho-dezembro 2009) (A partir de doações)
Voluntários 350.000 (2005)
Funcionários 142 (a partir de setembro de 2012)
Site wikimediafoundation.org
O movimento Wikimedia, em 2012, um organograma

Wikimedia Foundation, Inc. é uma organização sem fins lucrativos americana organização de caridade com sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos da América. É constituída sob as leis do estado da Flórida, onde foi baseada inicialmente. Ela opera vários colaborativa online wiki projetos, incluindo Wikipedia , Wiktionary, Wikiquote, Wikibooks, Wikisource, Wikimedia Commons, Wikispecies, Wikinews, Wikiversidade, Wikidata, Wikivoyage, Wikimedia Incubator, e Meta-Wiki. Ele também é dono da agora extinta Nupedia. Seu projeto carro-chefe, Wikipedia, classifica no top-dez sites mais visitados em todo o mundo. A criação da fundação foi anunciado oficialmente em 20 de junho de 2003, pela Wikipedia co-fundador Jimmy Wales , que estava operando sob a Wikipedia égide da sua empresa Bomis.

Objetivo

A Wikimedia Foundation cai na secção 501 (c) (3) de os EUA Internal Revenue Code como uma caridade pública . Sua Taxonomia Nacional de Entidades Isentos (NTEE) código é B60 ( Adulto, Educação Continuada). Estatuto social da fundação declarar uma declaração de propósito de coletar e desenvolver conteúdos educacionais e divulgá-lo de forma eficaz e globalmente.

A Wikimedia O objetivo declarado da Fundação é desenvolver e manter conteúdo aberto, wiki baseados em projetos e fornecer o conteúdo completo desses projetos para o público gratuitamente. Isto é possível graças à sua Termos de Uso (atualizado e aprovado em Junho de 2009, a adoptar CC-BY-SA licença).

História e crescimento

Plano Estratégico Movimento Wikimedia
Jimmy Wales , fundador da Wikimedia Foundation, em dezembro de 2008
Além da Enciclopédia: As Fronteiras do Conhecimento Livre - apresentação por Erik Möller sobre o estado dos projetos da Wikimedia Foundation em 2010

A Wikimedia Foundation foi criada a partir de Wikipedia e Nupedia em 20 de junho de 2003. É aplicada ao United States Patent and Trademark Office marca a Wikipedia em 17 de setembro de 2004. A marca foi concedido o estatuto de registo, em 10 de janeiro de 2006. A proteção à marca foi concedido pelo Japão em 16 de dezembro de 2004 e na União Europeia em 20 de janeiro de 2005. Tecnicamente, um marca de serviço, o alcance da marca é a seguinte: ". Fornecimento de informações no domínio do conhecimento enciclopédico geral através da Internet" Há planos para licenciar o uso da marca Wikipedia para alguns produtos, como livros ou DVDs.

O nome "Wikimedia" foi cunhado pelo autor americano Sheldon Rampton em um post na lista de discussão de Inglês em Março de 2003.

Com o anúncio da fundação, Wales também transferiu a propriedade de toda a Wikipedia, e Wiktionary Nupedia nomes de domínio a Wikimedia, juntamente com os direitos autorais de todos os materiais relacionados a esses projetos que foram criadas por Bomis funcionários ou o próprio País de Gales. O equipamento de computador usado para executar todos os projetos Wikimedia também foi doado por Wales para a fundação, que também adquiriu os nomes de domínio "wikimedia.org" e "wikimediafoundation.org".

Em abril de 2005, os EUA Internal Revenue Service aprovou a fundação como uma fundação educacional na categoria " Adulto, Educação Continuada ", ou seja, todas as contribuições para a fundação são dedutível para fins de imposto de renda federal.

Em 11 de dezembro de 2006, a diretoria da fundação observou que a empresa não poderia tornar-se a organização de membros inicialmente previsto, mas nunca implementada devido a uma incapacidade de cumprir os requisitos do Estatuto da Flórida registro. Por conseguinte, o estatuto foi alterado para remover todas as referências aos direitos e atividades associativas. A decisão de alterar o Estatuto Social foi aprovada pelo Conselho por unanimidade.

Em 25 de setembro de 2007, a diretoria da fundação deu aviso de que as operações seriam de se mudar para o San Francisco Bay Area. As principais considerações citadas para a escolha de San Francisco eram proximidade com gosto de espírito organizações e parceiros potenciais, uma melhor associação de talento, bem como as viagens internacionais mais barato e mais conveniente do que está disponível a partir de St. Petersburg, Florida.

A editar um bilionésimo de um projeto Wikimedia teve lugar em 16 de abril de 2010.

Conselho de Curadores Original

  • Em janeiro de 2004, Jimmy Wales nomeou seus parceiros de negócios Tim Shell e Michael E. Davis para a diretoria da fundação. Em junho de 2004, uma eleição foi realizada por dois membros do conselho de usuários representativos. Na sequência de um mês de campanha e de duas semanas de votação on-line, Angela Beesley e Florence Nibart-Devouard foram eleitos para integrar o conselho. No final de 2004, País de Gales e Beesley lançaram uma empresa startup, Wikia, filiada com nenhum Wikimedia nem Bomis, com exceção de sua presença como diretores / administradores. Em julho de 2005, Beesley e Nibart-Devouard foram reeleitos para o conselho.
  • Em 1 de julho de 2006, Beesley demitiu-se do conselho eficaz após a eleição de seu sucessor, expressando preocupação com "certos eventos e tendências que surgiram dentro da organização desde o início deste ano," mas afirmando sua intenção de continuar a participar na projetos da Wikimedia, e na formação de um capítulo australiano. A eleição especial foi realizada em setembro, para terminar o mandato de Beesley, terminando com a eleição meados de 2007. A eleição foi ganha por Erik Möller.
  • Em outubro de 2006, Nibart-Devouard substituído Gales como presidente da Fundação. Em 8 de dezembro de 2006, o conselho se expandiu para sete pessoas com as nomeações de Kat Walsh e Oscar van Dillen. A partir de 15 dezembro de 2006, Jan-Bart de Vreede foi nomeado para substituir Shell.
  • Na eleição de junho de 2007, Möller e Walsh foram reeleitos; van Dillen, que concorreu à reeleição, foi derrotado por Frieda Brioschi.
  • Davis deixou o conselho em novembro de 2007. prazo eleito do Nibart-Devouard expirou em Junho de 2008. Os termos nomeados para País de Gales e de Vreede expirou em dezembro de 2008. expirou termos eleitos de Walsh de Brioschi e em junho de 2009.
  • Em dezembro de 2007, Möller demitiu-se do Conselho de Curadores, e foi contratado como vice-diretor da fundação pelo director executivo.
  • Em fevereiro de 2008, Florence Devouard anunciou a adição de dois novos membros do conselho: Michael Snow, um advogado e presidente do Comitê de Comunicação americano; e Domas Mituzas, um engenheiro de software de computador lituano, empregado MySQL, e membro de longa data da equipe principal tecnologia.
  • Em abril de 2008, a diretoria anunciou uma reestruturação de seus membros, aumentando o número de cargos de diretoria para 10 no geral, da seguinte forma:
    • Três assentos eleitos pela comunidade
    • Dois assentos a serem selecionados pelos capítulos
    • Uma placa-nomeado assento 'fundador comunidade ", a ser ocupado por Jimmy Wales
    • Quatro nomeado pensão assentos "conhecimentos específicos"
  • Na eleição de diretoria de junho de 2008, Ting Chen foi eleito para um mandato de um ano, em seguida, em setembro de Frieda Brioschi renunciou para ser eleito no conselho de Wikimedia Italia .
  • No conselho eleitoral agosto de 2009, Ting Chen foi reeleito, enquanto Kat Walsh e Samuel Klein foram eleitos, em vigor até Julho de 2011.
  • Na eleição bordo julho de 2010, Michael Snow foi substituído como presidente do conselho, embora ele mantém seu lugar no Conselho Consultivo.
  • No conselho eleição de junho de 2011, Ting Chen, Kat Walsh e Samuel Klein foram reeleitos.

Comités e cargos voluntários

"Id =" "style =" mwe_player_0 width: 170px; height: 128px "> Arquivo: Wiki sentir estúpido v2.ogv 
Em abril de 2009, a Wikimedia Foundation realizou um estudo de usabilidade Wikipedia questionando usuários sobre o mecanismo de edição.

Em 2004, a fundação nomeado Tim Starling como desenvolvedor de ligação para ajudar a melhorar o Software MediaWiki, Daniel Mayer como diretor financeiro ( finanças, orçamentação e coordenação de unidades de fundos), e Erik Möller como coordenador parceria conteúdo.

Em maio de 2005, a fundação anunciou a nomeação de sete pessoas para posições oficiais:

  • Brion Vibber como diretor técnico (Vibber também foi um empregado da Fundação, com outras funções)
  • Domas Mituzas como oficial de hardware
  • Jens Frank como desenvolvedor de ligação
  • Möller como chefe de pesquisa
  • Danny Wool como coordenador subvenções
  • Elisabeth Bauer como assessor de imprensa
  • Jean-Baptiste Soufron como coordenador jurídico chumbo

Em janeiro de 2006, a fundação criou vários comitês, incluindo o Comité de Comunicação, em uma tentativa de organizar mais actividades essencialmente tratados por voluntários naquele tempo. Starling renunciou esse mês para passar mais tempo em seu programa de doutoramento.

Funcionários

Uma área de trabalhadores na sede da Fundação Wikimedia San Francisco
A localização da sede da Fundação Wikimedia San Francisco

Funções da fundação foram, para os primeiros anos, executado quase que inteiramente por voluntários. Em 2005, ele tinha apenas dois funcionários, Danny Wool, um coordenador, e Brion Vibber, um gerente de software. Embora o número de funcionários cresceu, a equipe da fundação ainda é muito pequena, ea maior parte do trabalho fundação continua a ser feito por voluntários.

A partir de 04 de outubro de 2006, a fundação tinha cinco trabalhadores remunerados: dois programadores, um assistente administrativo, manipulação de uma angariação de fundos e subsídios coordenador, e um provisórias diretor executivo, Brad Patrick, anteriormente a base de Conselho Geral. Patrick cessado a sua actividade como diretor interino em janeiro de 2007, e, em seguida, pediu demissão do cargo de assessores jurídicos, a partir de 1º de abril de 2007. Ele foi substituído pelo Mike Godwin, que atuou como conselheiro geral e coordenador jurídico de julho de 2007 até 2010.

Em janeiro de 2007, Carolyn Doran foi nomeado diretor de operações e Sandy Ordonez entrou como chefe de comunicações. Doran começou a trabalhar como um contador de tempo parcial em 2006 depois de ter sido enviado por um temporário. Doran mais tarde deixou a fundação em julho de 2007, e Sue Gardner foi contratado como consultor e assessor especial (mais tarde CEO). Sua saída da organização foi citado por Florence Devouard como uma das razões da fundação levou cerca de sete meses para liberar seu ano fiscal de auditoria financeira de 2007.

Danny Wool, oficialmente o coordenador do subsídio, mas também em grande parte envolvido na captação de recursos e desenvolvimento de negócios, renunciou em março de 2007. Em fevereiro de 2007, a fundação adicionou uma nova posição, coordenador capítulos, e contratou Delphine Ménard, que estava ocupando a posição como voluntário desde agosto de 2005. Cary Bass foi contratado em Março de 2007, a posição de coordenador voluntário. Em maio de 2007, Vishal Patel foi contratada para auxiliar no desenvolvimento de negócios. Oleta McHenry foi contratado como contador em maio de 2007, através de uma agência de colocação temporária e fez o revisor oficial de contas em tempo integral em agosto de 2007. Em Janeiro de 2008, a fundação nomeou três novos funcionários: Veronique Kessler como o novo diretor financeiro e operacional chefe, Kul Wadhwa para substituir Vishal Patel como chefe de desenvolvimento de negócios, e Jay Walsh como chefe de comunicações.

Em junho de 2008, a fundação anunciou duas adições de pessoal na captação de recursos: Rebecca Handler como oficial de grandes presentes e Rand Montoya como chefe de doações da comunidade. Logo depois, Sara Crouse foi contratado como diretor de parcerias e relações de fundação. No outono de 2008, a fundação contratou três desenvolvedores de software: Tomasz Finc, Ariel Glenn, e Trevor Parscal.

Em maio de 2011, a fundação tinha 65 funcionários. Uma lista de funcionários da Fundação Wikimedia pode ser encontrada em A página pessoal da Fundação Wikimedia.

Boards

Conselho de Curadores

Os membros do Conselho na Wikimania 2012 em Washington, DC

Estes são os membros do Conselho de Curadores e do termo de seus mandatos, a partir de outubro de 2012:

  • Kat Walsh, cadeira (Julho de 2013)
  • Jan-Bart de Vreede, vice-presidente (Dezembro de 2012)
  • Stu Oeste, tesoureiro (Dezembro de 2013)
  • Bishakha Datta, Secretário (Dezembro de 2012)
  • Jimmy Wales (dezembro de 2013)
  • Ting Chen (Julho de 2013)
  • Samuel Klein (Julho de 2013)
  • Matt Halprin (Dezembro de 2012)
  • Alice Wiegand (julho de 2014)
  • Patricio Lorente (julho de 2014)

Conselho consultivo

O Conselho Consultivo é uma rede internacional de especialistas que concordaram em dar a fundação ajuda significativa em uma base regular em muitas áreas diferentes, incluindo lei, desenvolvimento organizacional, tecnologia, política, e evangelismo. Em agosto de 2010, os membros são:

  • Ward Cunningham
  • Melissa Hagemann
  • Benjamin Mako Hill
  • Mimi Ito
  • Mitch Kapor
  • Véronique Kessler
  • Neeru Khosla
  • Teemu Leinonen
  • Rebecca MacKinnon
  • Wayne Mackintosh
  • Roger McNamee
  • Domas Mituzas
  • Trevor Neilson
  • Craig Newmark
  • Florence Nibart-Devouard
  • Achal Prabhala
  • Clay Shirky
  • Michael Snow
  • Jing Wang
  • Jessamyn Ocidental
  • Ethan Zuckerman

Os projectos e iniciativas

Wikimania

A cada ano, uma conferência internacional chamado Wikimania traz as pessoas juntas que estão envolvidos em organizações e projetos da Wikimedia. O primeiro Wikimania aconteceu em Frankfurt (Alemanha), em 2005. Hoje em dia, Wikimania é organizado por um comitê suportado normalmente pelo capítulo nacional, em colaboração com a Fundação Wikimedia. Em 2012, Wikimania teve lugar em Washington, DC

Plano Estratégico

"Id =" "style =" mwe_player_2 width: 200px; height: 113px "> Ficheiro: Wikimedia Estratégico Plan.ogv 
Vídeo explicando o Plano Estratégico Wikimedia
O movimento Wikimedia como um mapa mental (2013)

Em resposta à crescente dimensão e popularidade da Wikipedia, a Fundação Wikimedia anunciou um plano estratégico para melhorar e manter o movimento Wikimedia. O plano foi anunciado em julho de 2009, seguido por um processo de entrevistas e pesquisas com pessoas de todo o movimento Wikimedia, incluindo conselho de administração, membros de editores profissionais e voluntários. Depois de uma ampla consulta, o plano em curso foi destinado a ser a base de um plano de cinco anos para a divulgação ainda, melhorar a qualidade do conteúdo e controle de qualidade, e otimizar as áreas operacionais, tais como finanças e infra-estrutura.

Usabilidade Iniciativa Wikipedia

Em dezembro de 2008, a Fundação Wikimedia anunciou uma doação restrita de $ 890,000 concessão do Stanton Foundation, para melhorar a acessibilidade da Wikipedia. Mais tarde nomeado o Usability Initiative Wikipedia, a subvenção foi usado pela Wikimedia Foundation para nomear o pessoal de projeto específico para o departamento de tecnologia.

Uma série de pesquisas foram realizadas ao longo de 2009. Isto começou com uma pesquisa qualitativa sobre Meio Ambiente Extensões do MediaWiki, seguido de um levantamento estatístico qualitativo com foco em volume de edições, o número de novos usuários, e as estatísticas relacionadas. Em março de 2009, um Usabilidade e Experiência estudo foi realizado em novas e não editores da Wikipedia Inglês. O objetivo era descobrir quais os obstáculos que encontrou participantes durante a edição de Wikipedia, que vão desde pequenas mudanças para sintaxe mais complicada, como modelos. O estudo recrutou 2.500 pessoas para análises laboratoriais em pessoa através do site da Wikipedia, que foi filtrado até dez participantes. Os resultados foram recolhidos e utilizados pela equipe de tecnologia para melhorar a usabilidade do Wikipedia. A Usabilidade e Experiência Study foi seguido pela usabilidade, experiência e estudar o progresso alcançado em setembro de 2009. Este estudo recrutou diferentes editores novos e não para os ensaios em pessoa em uma nova pele Wikipedia.

A iniciativa culminou com uma nova pele Wikipedia chamado Vector, calculado com base nos resultados dos estudos de usabilidade. Este foi introduzido por padrão em fases, começando em maio de 2010.

Iniciativa de Políticas Públicas

Em maio de 2010, a Fundação Wikimedia anunciou a Iniciativa de Política Pública, na sequência de uma doação de US $ 1,2 milhões a Fundação Stanton. A Iniciativa de Políticas Públicas foi criado para melhorar artigos relativos a questões relacionadas com políticas públicas. Como parte da iniciativa, Wikipedia colaborou com dez universidades para ajudar os alunos e professores a criar e manter artigos relativos à ordem pública. Editores voluntários da Wikipedia, conhecido como "embaixadores", prestou assistência a alunos e professores. Isto foi feito quer em sites Campus ou online.

Capítulos

(Azul escuro) são capítulos existente. (Turquesa escura) indica um capítulo foi bordo aprovado mas ainda não fundada. (Verde) indica um capítulo está em fase de planejamento. (Azul claro) indica um capítulo na discussão.

Capítulos da Wikimedia são nacionais (ou, em alguns casos sub-nacionais) organizações não-lucrativas criadas para promover os interesses dos projetos da Wikimedia localmente. Eles apoiam a fundação, a comunidade Wikimedia e projetos da Wikimedia de diferentes maneiras-de coleta de doações, organizando eventos / projetos locais e realização de outreach. Os capítulos são independentes da Wikimedia Foundation sem controle jurídico nem responsabilidade para os projetos da Wikimedia. As organizações são reconhecidos e supervisionado por um Comitê capítulos; na sequência da aprovação da sua entrada em um "Acordo de capítulos" com a fundação. Em abril de 2012 havia 39 capítulos da Wikimedia reconhecidos.

Disputas e processos judiciais

Muitas disputas resultaram em contencioso, enquanto outros não têm. Advogado Matt Zimmerman afirmou: "Sem proteção de responsabilidade forte, seria difícil para Wikipédia para continuar a fornecer uma plataforma para o conteúdo enciclopédia criada pelo usuário."

Em dezembro de 2011, a Fundação contratou Washington, DC lobista Dow Lohnes Governo Estratégias LLC para pressionar o Congresso dos Estados Unidos em matéria de "direitos civis / Liberdades Públicas" e "Direitos Autorais / Patentes / Marcas dos EUA." No momento da contratação da Fundação estava preocupado especificamente sobre um projeto de lei conhecido como Pare Lei Pirataria Online.

Finanças

Entrevista com Garfield Byrd, Chefe de Finanças e Administração da Fundação Wikimedia. Gravado 07 de outubro de 2011
Fundação Wikimedia desenvolvimento financeiro 2003-2012

A Wikimedia Foundation conta com as contribuições públicas e subvenções para financiar a sua missão. É isento de imposto de renda federal e de imposto de renda do estado. Não é uma fundação privada, e contribuições para ele qualifica como contribuições de caridade dedutíveis. O crescimento técnico e econômico contínuo de cada um dos projetos da Wikimedia depende principalmente de doações, mas a Fundação Wikimedia também aumenta sua receita por meios alternativos de financiamento, tais como subvenções, patrocínios, serviços e marca merchandising. A Wikimedia OAI-PMH serviço de alimentação de atualização, destinada principalmente aos motores de busca e análise de grandes quantidades semelhantes e de republicação, tem sido uma fonte de receita para vários anos, mas não é mais aberto a novos clientes. DBpedia foi dado acesso a este feed gratuitamente.

Desde o final do ano fiscal encerrado em 2004, os activos líquidos da Fundação têm crescido de $ 57K para $ 34.9M no final do ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2012. Sob a liderança de Sue Gardner, que se juntou a Fundação Wikimedia, em 2007, a Fundação de níveis de pessoal, número de doadores e receitas temos visto um crescimento muito significativo.

Ano Suporte Total e Receita Despesas Totais Aumento do activo líquido Activo líquido no final do exercício
2003/2004 $ 80,129 $ 23.463 56.666 dolares 56.666 dolares
2004/2005 $ 379.088 177,670 dólares $ 211,418 $ 268.084
2005/2006 1508039 dólares 791,907 dólares $ 736,132 1004216 dólares
2006/2007 2734909 dólares 2077843 dólar 654,066 dólares 1658282 dólar
2007/2008 $ 5032981 3540724 dólar 3519886 dólares $ 5178168
2008/2009 8658006 dólar $ 5617236 3053599 $ $ 8231767
2009/2010 17979312 dólares 10266793 dólares americanos 6310964 dólares 14542731 dólares
2010/2011 $ 24785092 17889794 dólares 9649413 dólares 24192144 dólares
2011/2012 38479665 dólares $ 29260652 $ 10736914 34929058 dólares

Em 2007, Charity Navigator deu Wikimedia uma avaliação global de três em cada quatro estrelas possíveis (uma em cada quatro na eficiência, que tem sido criticado). Charity Navigator deu três de quatro estrelas possíveis na classificação geral para os anos fiscais de 2008 e 2009 que melhorou a quatro estrelas em 2010. A atual classificação geral é quatro estrelas - três estrelas para Financeiro, quatro estrelas de Responsabilização e Transparência.

Há dois argumentos que apoiem e opostas sobre se Wikimedia deve mudar para um modelo baseado em receitas de publicidade.

Grants

Em março de 2008, a Fundação anunciou uma grande doação, no momento em que a sua maior doação ainda: um de três anos, 3 milhões dólares concessão do Alfred P. Sloan Foundation.

Em 2009, a Fundação recebeu quatro doações - a primeira outorga foi um $ 890,000 Stanton Foundation subvenção que foi destinado a ajudar estudo e simplificar a interface do usuário para autores de primeira viagem de Wikipedia. O segundo foi um $ 300,000 Ford Foundation Grant, dada em julho de 2009, por Wikimedia Commons, que visavam melhorar as interfaces e fluxos de trabalho para upload multimídia em sites da Wikimedia. Em agosto de 2009, a Fundação recebeu uma doação de US $ 500.000 da The William and Flora Fundação Hewlett. Finalmente, em agosto de 2009, o Omidyar Network emitiu um potencial de US $ 2 milhões em "concessão" de financiamento para Wikimedia.

Em 2010, o Google doou US $ 2 milhões para a Fundação Wikimedia. Também em 2010, a Fundação William e Flora Hewlett prometeu uma doação de US $ 800K e tudo foi financiado em 2011.

Em março de 2011, a Fundação Alfred P. Sloan autorizou outra doação de US $ 3M para continuar a desenvolver e manter a missão da Fundação. A subvenção será financiado ao longo de três anos com o primeiro US $ 1 milhão financiado em julho de 2011 e os restantes US $ 2 milhões está programado para ser financiado em agosto de 2012 e 2013. Em agosto de 2011, a Fundação Stanton se comprometeu a financiar um $ 3.6M concessão das quais $ 1.8M foi financiado eo restante está programado para ser financiado em setembro de 2012. Este é o maior subsídio recebido pela Wikimedia Foundation to-date. Em novembro de 2011, a Fundação recebeu uma doação de US $ 500 mil do co-fundador do Google Sergey Brin e sua esposa.

Em 2012, a Fundação foi atribuído um subsídio de US $ 1,25 M de Lisbet Rausing e Peter Baldwin através Charities Aid Foundation que deverá ser financiado em cinco parcelas iguais. A primeira parcela de US $ 250 mil foi recebido em Abril de 2012 e os restantes estão a ser financiadas em dezembro de 2012-2015.

Tecnologia

A fundação emprega tecnologia, incluindo hardware e software para executar seus projetos.

Equipamento

Diagrama mostrando o fluxo de dados entre servidores da Wikipédia. Vinte servidores de banco de falar com centenas de servidores Apache no backend; Apaches falar com cinquenta lulas no frontend.
Visão geral da arquitetura do sistema, em dezembro de 2010. Ver diagramas de disposição de servidor em Meta-Wiki.
Servidores Wikimedia Foundation

Wikimedia atualmente roda em dedicado clusters de Linux servidores (principalmente Ubuntu), com alguns Máquinas para OpenSolaris ZFS. Em dezembro de 2009, havia 300 na Flórida e 44 em Amsterdã . Wikipedia empregado um único servidor até 2004, quando a configuração do servidor foi expandido em uma distribuídos arquitetura de múltiplas camadas. Em janeiro de 2005, o projeto funcionou em 39 servidores dedicados na Flórida. Esta configuração inclui um único mestre running servidor de banco de dados MySQL, vários servidores de banco de dados escravo, 21 servidores web rodando o Apache HTTP Server, e sete Servidores de cache Squid.

Wikipedia recebe entre 25.000 e 60.000 pedidos de página por segundo, dependendo da hora do dia. Solicitações de páginas são passadas primeiro a uma camada de front-end de Servidores de cache Squid. Mais estatísticas estão disponíveis com base em uma de 3 meses à disposição do público Wikipedia acesso traço. Os pedidos que não podem ser atendidos a partir do cache do Squid são enviadas para servidores de balanceamento de carga que executam o Software Linux Virtual Server, que por sua vez passa a solicitação para um dos servidores web Apache para renderização de páginas do banco de dados. Os servidores web entregar páginas como solicitado, realizando a renderização da página para todas as edições de idioma do Wikipedia. Para aumentar a velocidade ainda mais, páginas processadas são armazenados em cache em um cache de memória distribuída até invalidado, permitindo renderização de páginas a serem ignorados inteiramente para página mais comum acessos.

Software

A operação de Wikimedia depende MediaWiki, uma custom-made, livre e open source plataforma de software wiki escrito em PHP e construída sobre a Banco de dados MySQL. O software incorpora recursos de programação como um linguagem macro, variáveis, uma sistema de inclusão para modelos, e Redirecionamento de URL. MediaWiki está licenciado sob a GNU General Public License e é usado por todos os projetos da Wikimedia, assim como muitos outros projetos wiki. Originalmente, a Wikipedia correu em UseModWiki escrita em Perl por Clifford Adams (Fase I), que inicialmente necessária CamelCase para hiperlinks artigo; o atual estilo duplo suporte foi incorporado mais tarde. A partir de janeiro de 2002 (Fase II), a Wikipedia começou a correr em um PHP motor wiki com um banco de dados MySQL; este software foi feito sob medida para a Wikipédia Magnus Manske. O software Fase II foi repetidamente modificado para acomodar o aumento exponencial da demanda. Em Julho de 2002 (Fase III), Wikipedia deslocado para o software de terceira geração, o MediaWiki, originalmente escrito por Lee Daniel Crocker. Diversas extensões do MediaWiki são instalados para estender a funcionalidade do software MediaWiki. Em Abril de 2005 um Lucene extensão foi adicionada à pesquisa do built-in do MediaWiki e Wikipedia mudado de MySQL para Lucene para pesquisa. Atualmente Lucene Pesquisa 2.1, que é escrito em Java e baseado em Lucene biblioteca 2.3, é usado.