Conteúdo verificado

Aruba

Assuntos Relacionados: Americas ; Países

Você sabia ...

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Aruba
Bandeira Brasão
Anthem: Aruba Dushi Tera
Aruba, Dear País
Localização de Aruba (circulado em vermelho) no Caribe (amarelo claro)
Local de   Aruba    (Circulado em vermelho)

no Caribe    (Luz amarela)

Capital
e maior cidade
Oranjestad
12 ° 31'N 70 ° 2'W
Línguas oficiais
Demonym Aruban
Governo Monarquia constitucional
- Monarca Willem-Alexander
- Governador Fredis Refunjol
- O primeiro-ministro Mike Eman
Legislatura Estates de Aruba
Autonomia das Antilhas Holandesas
- Data 01 de janeiro de 1986
Área
- Total 178,91 km 2
69 sq mi
- Água (%) desprezível
População
- Censo 2010 102484
- Densidade 567 / km 2
1,470 mi / sq
PIB ( PPP) Estimativa 2007
- Total $ 2,400 bilhões ( 182)
- Per capita $ 23,831 ( 32)
Moeda Florin Aruban ( AWG )
Fuso horário AST ( UTC-4)
Unidades no direito
Chamando código 297
Código ISO 3166 AW
TLD Internet .aw

Aruba ( / ə r u b ə / ə- ROO -bə; Holandês Pronúncia: [Aruba]) é uma ilha de 33 km de comprimento (20 mi) do Pequenas Antilhas no sul do Mar do Caribe , localizado 27 km (17 milhas) ao norte da costa da Venezuela . Juntamente com Bonaire e Curaçao, forma um grupo referido como o Ilhas ABC do Leeward Antilhas, a cadeia de ilhas do sul das Pequenas Antilhas. Coletivamente, Aruba e outro Ilhas holandesas nas Antilhas são comumente referido como as Antilhas Holandesas ou Antilhas Holandesas.

Além disso, Aruba é um dos quatro países constitutivos que formam a Reino dos Países Baixos, juntamente com a Holanda , Curaçao e Sint Maarten. Os cidadãos desses países todos compartilham uma única nacionalidade: neerlandês. Aruba não tem subdivisões administrativas, mas, para efeitos de recenseamento, é dividido em oito regiões. Sua capital é Oranjestad.

Ao contrário de grande parte da região do Caribe, Aruba tem um clima seco e um árido, cacto -strewn paisagem. Este clima ajudou o turismo como os visitantes à ilha podem confiantemente esperar o tempo quente e ensolarado. Tem uma área de terra de 179 quilômetros quadrados (69,1 MI quadrado) e é densamente povoada, com um total de 101.484 habitantes no Censo de 2010. Encontra-se fora o cinturão de furacões.

História

Os primeiros habitantes de Aruba são pensados para ter sido Caquetíos Amerinds do Tribo Arawak, que migraram para lá da Venezuela para escapar ataques do Caribs. Os fragmentos dos primeiros assentamentos indígenas conhecidos remontam a 1000 AD. Como as correntes marítimas feito canoa viagem a outro Ilhas do Caribe difícil, portanto, Cultura Caquetio permaneceu mais intimamente associada com a do continente da América do Sul.

A capital Oranjestad

Primeiros europeus aprenderam de Aruba na sequência das explorações para a Espanha por Amerigo Vespucci e Alonso de Ojeda, no verão de 1499. Embora Vespucci vangloriou-se de descobrir a ilha, ele e Ojeda foram provavelmente guiada lá por nativos de ilhas próximas. Ambos descritos Aruba como uma "ilha de gigantes", comentando sobre a comparativamente grande estatura dos Caquetíos nativas em comparação com os europeus. Ojeda também se referiu à ilha como Oro Hubo, espanhol para "Tinha ouro". O ouro não foi descoberto em Aruba, no entanto, por mais 300 anos. Vespucci retornou à Espanha com estoques de algodão e pau-brasil da ilha e casas construídas descritos no oceano. Contos de Vespúcio e Ojeda estimulado interesse em Aruba, e logo espanhóis colonizaram a ilha.

Aruba foi colonizada por Espanha por mais de um século. Simas, o Cacique ou chefe em Aruba, congratulou-se com os primeiros padres católicos em Aruba, que lhe deram uma cruz de madeira como um presente. Em 1508, a Coroa espanhola nomeados Alonso de Ojeda como seu primeiro governador de Aruba, como parte de Nueva Andalucía.

Outro governador nomeado pela Espanha foi Juan Martínez de Ampíes. A cédula verdadeira decretado em novembro 1525 deu Ampíes, fator de Española, o direito de repovoar Aruba. Em 1528, Ampíes foi substituído por um representante da Casa de Welser.

Os Países Baixos têm coberto a ilha com os seus regulamentos desde 1629. Desde 1636, tem estado em Aruba Administração holandesa, inicialmente regulada pela Peter Stuyvesant, mais tarde nomeado para New Amsterdam (Nova York). Stuyvesant estava em uma missão especial em Aruba, em Novembro e Dezembro de 1642. A ilha foi incluído na holandês Companhia das Índias Ocidentais (WIC) administração holandesa, como "Nova Holanda e Curaçao," a partir de 1648 para 1664. Em 1667 o governo holandês nomeado um irlandês como "Commandeur" em Aruba.

Em agosto de 1806, Geral Francisco de Miranda e um grupo de 200 combatentes da liberdade, viajando para libertar a Venezuela da Espanha, ficou em Aruba durante várias semanas.

Em 1933, Aruba enviou a sua primeira petição à Rainha requeira o estatuto de independente e autonomia.

Durante a Segunda Guerra Mundial , Aruba foi um dos principais fornecedores de produtos petrolíferos refinados ao Aliados. Durante a guerra, após a Ocupação alemã dos Países Baixos, Aruba foi feito um britânico protetorado 1940-1942, e um protetorado dos EUA 1942-1945.

Em 16 de Fevereiro de 1942, um submarino alemão ( U-156), sob o comando de Werner Hartenstein atacaram refinaria de processamento de petróleo da ilha, mas a missão falhou.

Em março de 1944, Eleanor Roosevelt , a Primeira-dama dos Estados Unidos, brevemente visitou as tropas americanas estacionadas em Aruba. Estiveram presentes Curaçao Governador P. Kasteel, e US Contra-almirante TE Chandler.

Mover para a independência

Em agosto de 1947, Aruba apresentou o seu primeiro Staatsreglement (Constituição), o estatuto de aparte de Aruba como um estado autônomo dentro da Reino dos Países Baixos. Em 1954, a Carta do Reino dos Países Baixos foi criada, fornecendo um quadro para as relações entre Aruba e no resto do Reino.

Em 1972, em uma conferência em Suriname , Betico Croes (MEP), um político de Aruba, propôs uma sui generis-holandesa Commonwealth de quatro estados: Aruba, Holanda, Suriname e as Antilhas Holandesas , cada um tenha a sua própria nacionalidade. C. Yarzagaray, um membro do parlamento representando o partido político AVP, propôs um referendo para que o povo de Aruba poderia escolher se queriam a independência, total ou Estado Aparte como um estado autônomo completo sob a Coroa.

Betico Croes trabalhou em Aruba para informar e preparar o povo de Aruba para a independência. Em 1976, ele nomeou um comitê que escolheu a bandeira nacional eo hino, introduzindo-os como símbolos de soberania e independência de Aruba. Ele estabeleceu 1981 como data-limite para a independência. Em março de 1977, o primeiro referendo para a auto-determinação foi realizada com o apoio da Organização das Nações Unidas; 82% dos participantes votaram pela independência.

O Governo da ilha de Aruba atribuído o Instituto de Estudos Sociais em Haia a preparar um estudo para a independência; foi intitulado Aruba en Onafhankelijkheid, achtergronden, modaliteiten en mogelijkheden; relacionamento een em aanleg eerste (Aruba e independência, fundos, modalidades e oportunidades; um relatório preliminar) (1978). Na conferência em Haia, em 1981, a independência de Aruba foi estabelecido para o ano de 1991.

Em março de 1983, Aruba chegaram a um acordo oficial dentro do Reino para a sua independência, a ser desenvolvido em uma série de etapas como o Crown concedida autonomia crescente. Em agosto de 1985 Aruba elaborou uma Constituição que foi aprovada por unanimidade. Em 1 de Janeiro de 1986, após as eleições foram realizadas para o seu primeiro parlamento, Aruba separou das Antilhas Holandesas; tornou-se oficialmente um país do Reino dos Países Baixos. A independência completa foi projetado em 1996.

Após sua morte em 1986, foi proclamado Croes Libertador di Aruba. Em uma convenção de Haia, em 1990, a pedido de Aruba de O primeiro-ministro, os governos de Aruba, os Países Baixos, e as Antilhas Holandesas adiada indefinidamente a sua transição para a independência total. O artigo agendamento total independência de Aruba foi revogada em 1995, embora o processo poderia ser ressuscitada após o outro referendo.

Geografia

Um mapa de Aruba

Aruba é uma ilha riverless geralmente plana na Leeward Antilhas ilha arco da Pequenas Antilhas. É amplamente conhecida por suas praias de areia branca nas costas oeste e sul da ilha, relativamente protegidas das correntes ferozes do oceano. Este é o lugar onde ocorreu a maior parte do desenvolvimento turístico. As costas norte e leste, sem essa proteção, são consideravelmente mais agredidas pelo mar e foram deixados em grande parte intocada pelo homem.

O interior da ilha apresenta algumas colinas, o mais conhecido dos quais são chamados Hooiberg a 165 metros (541 pés) e Mount Jamanota, o mais alto da ilha em 188 metros (617 pés) acima do nível do mar. Oranjestad, a capital, está localizado na 12 ° 19'N 70 ° 1'W.

Para o leste de Aruba são Bonaire e Curaçao, dois territórios insulares que uma vez formada a parte sudoeste das Antilhas Holandesas . Este grupo de ilhas é às vezes chamado de Ilhas ABC.

O Natural Bridge foi um grande, ponte de pedra calcária formada naturalmente na costa norte da ilha. Era um destino turístico popular até o seu colapso em 2005.

Cidades e vilas

A ilha, com uma população de pouco mais de 100.000 habitantes, não tem grandes cidades.

  • Oranjestad (33.000 em 2006)
  • Paradera
  • San Nicolas
  • Noord
  • Santa Cruz
  • Savaneta

Fauna

A ilha oferece um habitat para a endêmica Aruba Rattlesnake Island.

Clima

No Classificação climática de Köppen, Aruba tem um clima semi-árido. A temperatura varia pouco entre 28 ° C (82,4 ° F) para cerca de 33 ° C (91 ° F), moderada pela constante ventos do Oceano Atlântico, que vem do Nordeste. Precipitação anual mal ultrapassa 400 milímetros (15,7 in).

Os dados climáticos para Oranjestad, Aruba (1981-2010, extremos 1951-2010)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 32,5
(90,5)
33,0
(91,4)
33,9
(93)
34,4
(93,9)
34,9
(94,8)
35,2
(95,4)
35,3
(95,5)
36,1
(97)
36,5
(97.7)
35,4
(95,7)
35,0
(95)
34,8
(94,6)
36,5
(97.7)
Média alta ° C (° F) 30,0
(86)
30,4
(86,7)
30,9
(87,6)
31.5
(88,7)
32,0
(89,6)
32,2
(90)
32,0
(89,6)
32,6
(90,7)
32,7
(90,9)
32,1
(89,8)
31,3
(88.3)
30,4
(86,7)
31.5
(88,7)
Média diária ° C (° F) 26,7
(80.1)
26,8
(80.2)
27,2
(81)
27,9
(82,2)
28.5
(83,3)
28,7
(83,7)
28,6
(83,5)
29,1
(84,4)
29,2
(84,6)
28,7
(83,7)
28,1
(82,6)
27,2
(81)
28,1
(82,6)
Média baixa ° C (° F) 24,5
(76,1)
24,7
(76,5)
25,0
(77)
25,8
(78,4)
26.5
(79,7)
26,7
(80.1)
26,4
(79,5)
26,8
(80.2)
26,9
(80,4)
26,4
(79,5)
25,8
(78,4)
25,0
(77)
25,9
(78,6)
Recorde de baixa ° C (° F) 21,3
(70,3)
20,6
(69,1)
21,4
(70,5)
21,5
(70,7)
21,8
(71.2)
22,7
(72,9)
21,2
(70,2)
21,3
(70,3)
22,1
(71,8)
21,9
(71,4)
22,0
(71,6)
20,5
(68,9)
20,5
(68,9)
Precipitações mm (polegadas) 39,3
(1.547)
20,6
(0,811)
8,7
(0,343)
11,6
(0,457)
16,3
(0,642)
18,7
(0,736)
31,7
(1.248)
25,8
(1.016)
45,5
(1.791)
77,8
(3.063)
94,0
(3.701)
81,8
(3,22)
471,8
(18,575)
Média de dias. Precipitação (≥ 1,0 mm) 8.4 5 1,8 1.9 2.2 2.8 4.9 4.3 3.9 7,4 10,6 11,4 64,6
% umidade 77,5 76,1 75,7 77,1 77,9 77,4 77,8 76,2 76,8 78,6 79,1 78,4 77,4
Fonte: DEPARTAMENTO Meteorológico ARUBA, (extremos)

Demografia

População de Aruba 1961-2003, de acordo com o FAO em 2005; número de habitantes dadas em milhares.

Aruba está situado na parte sul profundo do Caribe. Porque tem baixo índice pluviométrico, Aruba foi salvo do sistema de plantação e à economia do comércio de escravos .

A população de Aruba é estimada em 80% mistos brancos / ameríndios do Caribe e 20% de outras etnias. Arawaks falou o "espanhol quebrado" que seus ancestrais haviam aprendido em Hispaniola. Os holandeses tomaram o controle 135 anos depois que os espanhóis, deixando os Arawaks para cultivar e pastar gado, e usou a ilha como uma fonte de carne para outras possessões holandesas no Caribe, levando a uma diminuição da população Arawak.

A herança Arawak é mais forte em Aruba do que na maioria das ilhas do Caribe. Embora nenhum de sangue completo Aborígines permanecem, as características dos ilhéus indicam claramente a sua genética Herança Arawak. A maioria da população descende principalmente de Arawak, e em menor medida antepassados espanhóis, italianos, holandeses, e alguns franceses, portugueses, ingleses e africanos.

Recentemente, tem havido imigração substancial para a ilha vizinha de nações americanas e caribenhas, possivelmente atraídos pelos empregos mais bem remunerados. Em 2007, novas leis de imigração foram introduzidas para ajudar a controlar o crescimento da população, restringindo trabalhadores estrangeiros a um máximo de três anos de residência na ilha.

Demograficamente, Aruba sentiu o impacto de sua proximidade com a Venezuela. Muitas das famílias de Aruba são descendentes de imigrantes venezuelanos. Há um aumento sazonal dos venezuelanos vivem em residências secundárias.

Língua

Idioma pode ser visto como uma parte importante da cultura da ilha em Aruba. As línguas oficiais são o holandês e - desde 2003 - Papiamento. Papiamento é a língua predominante em Aruba. A língua crioula falada em Aruba, Bonaire, e Curaçao, que incorpora palavras de outras línguas, incluindo Português, línguas Oeste Africano, holandês e espanhol. Inglês é conhecido por muitos; seu uso tem crescido devido ao turismo. Outras línguas comuns faladas com base no tamanho de sua comunidade são o Português, Chinês, Alemão, Espanhol e Francês.

Nos últimos anos, o governo de Aruba tem mostrado um interesse crescente em reconhecer a importância cultural e histórica de sua língua nativa. Embora Papiamento falada é bastante semelhante entre as várias ilhas de língua Papiamento, há uma grande diferença em Papiamento escrito. A ortografia difere por ilha e até mesmo por grupo de pessoas. Alguns são mais orientados para Português e usar a grafia equivalente (por exemplo, "y" em vez de "j"), onde os outros estão mais orientados para Holandês.

O livro The Buccaneers da América, publicado pela primeira vez em 1678, afirma através de relato de testemunha ocular de que os índios em Aruba falou "espanhol". A mais antiga declaração oficial do governo escrito em Papiamento data de 1803. Cerca de 12,6% da população hoje fala espanhol.

Aruba tem quatro jornais publicados em Papiamento: Diario, Bon Dia, Solo di Pueblo and Awe mainta; e dois em Inglês:. Hoje Aruba e The News Amigoe é o jornal publicado em holandês. Aruba também tem 18 estações de rádio (duas horas e 16 FM) e três estações de televisão locais (Tele-Aruba, Aruba Transmissão da Companhia e do Canal 22).

Regiões

Para fins de recenseamento, Aruba é dividido em oito regiões, que não têm funções administrativas:

Nome Área (km²) População
Censo de 1991
População
Censo 2000
População
Censo 2010
Noord / Tanki Leendert 34.62 10.056 16.944 21.495
Oranjestad Oeste 9.29 8779 12.131 13.976
Oranjestad Oost 12,88 11.266 14.224 14.318
Paradera 20.49 6189 9037 12.024
San Nicolas Noord 23.19 8206 10.118 10.433
San Nicolas Zuid 9.64 5304 5730 4850
Santa Cruz 41.04 9587 12.326 12.870
Savaneta 27.76 7273 9996 11.518
Total de Aruba 178,91 66.687 90.506 101484

Governo

Rei Willem-Alexander é o chefe de Estado de Aruba
Parlamento da Aruba em Oranjestad.

Como uma país constituinte do Reino dos Países Baixos, a política de Aruba ter lugar num quadro de um 21-membro do Parlamento e um oito-membro do Conselho de Ministros. O governador de Aruba é designado para um mandato de seis anos pelo monarca, eo primeiro-ministro e vice-primeiro ministro são eleitos pelo Staten (ou "Parlamento") para mandatos de quatro anos. O Staten é composta por 21 membros eleitos por voto popular direto para um mandato de quatro anos.

Juntamente com a Holanda , os países da Aruba, Curaçao e Sint Maarten formar o Reino dos Países Baixos. Como eles compartilham a mesma cidadania holandesa, estes quatro países ainda também compartilham o passaporte holandês como o Reino dos Países Baixos passaporte. Como Aruba, Curaçao e Sint Maarten têm populações pequenas, os três países tiveram que limitar a imigração. Para proteger a sua população, eles têm o direito de controlar a admissão e expulsão de pessoas da Holanda.

Aruba é designado como um membro dos Países e Territórios Ultramarinos (PTU) e, portanto, não oficialmente uma parte da União Europeia , embora Aruba e não pode receber o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento.

Política

O sistema jurídico Aruban é baseado no modelo holandês. Em vez de júris ou júris, em Aruba, jurisdição legal recai sobre o Gerecht na Eerste Aanleg ( Tribunal de Primeira Instância) em Aruba, o Gemeenschappelijk Hof van Justitie van Aruba, Curaçao, Sint Maarten van en Bonaire, Sint Eustatius en Saba ( Joint Tribunal de Justiça de Aruba, Curaçao, Sint Maarten, e de Bonaire, Santo Eustáquio e Saba) eo Hoge Raad der Nederlanden (Supremo Tribunal de Justiça dos Países Baixos). O Korps Politie Aruba ( Corpo de Polícia de Aruba) é a agência de aplicação da lei da ilha e opera delegacias distritais em Oranjestad, Noord, San Nicolaas, e Santa Cruz, onde está sediada.

Gastos deficitários tem sido um grampo na história de Aruba, e modestamente alta inflação tem estado presente também. A partir de 2006, a dívida do governo tinha crescido para 1.883 milhões de florins de Aruba. Aruba recebeu alguns ajuda ao desenvolvimento do governo holandês a cada ano até 2009, como parte de um acordo (assinado como "Financial Independência de Aruba"), em que os Países Baixos reduziram gradualmente a sua ajuda financeira para a ilha a cada ano sucessivo.

Em 2006, o governo de Aruba mudou várias leis fiscais para reduzir o défice. Os impostos directos foram convertidos em impostos indiretos, como proposto pela FMI. Um imposto de 3% foi introduzido em vendas e serviços, ao passo que o imposto de renda foram reduzidas e os impostos sobre receita de negócios reduzido em 20%. O governo compensou trabalhadores com 3,1% para o efeito que o BBO teria sobre a inflação para 2007.

Educação

Sistema educacional de Aruba é modelado após o Sistema holandês de educação. Há 68 escolas para o ensino primário, 12 escolas para o ensino secundário, e 5 universidades em Aruba. Em 2007, havia 22.930 registrados estudantes em tempo integral.

O Governo de Aruba financia o sistema de educação nacional, exceto para escolas privadas, tais como a Escola Internacional de Aruba (ISA), que financiam as suas próprias actividades. A percentagem de verbas destinadas à educação é superior à média para o americano region.There Caribe / Latina é também uma escola holandesa privada na ilha: Schakel College.

Arubans ter um sistema de ensino primário, seguido por um programa de escola secundária segmentada que inclui a formação profissional, a educação básica, a preparação da faculdade e colocação avançada.

O estudo de espanhol e francês é oferecido no ensino médio e na faculdade, já que uma elevada percentagem de alunos prosseguir os seus estudos na Europa.

O ensino superior está disponível através do programa de Educação Profissional (EPI), o colégio professores (IPA), bem como através da Universidade de Aruba (UA), que oferece bacharelado e programas de mestrado em direito, finanças e economia e hospitalidade e gestão do turismo. Desde a escolha para o ensino superior na própria ilha é limitado, muitos estudantes optam estudo na Holanda, ou no exterior, em países da América do Norte, América do Sul, assim como no resto da Europa.

Aruba também é o lar de dois escolas médicas: Faculdade de Medicina da Universidade aureus e Escola Xavier University of Medicine.

Economia

Aruba tem um dos mais altos padrões de vida na região do Caribe. Há uma taxa de desemprego baixa.

O PIB per capita para Aruba foi estimado em 21.800 dólares em 2004; entre os mais altos no Caribe e nas Américas. Seus principais parceiros comerciais são Venezuela , Estados Unidos e da Holanda .

A desagregação gráfica da economia de Aruba pelas exportações

A economia da ilha tem sido dominado por cinco setores principais: turismo, mineração de ouro, mineração de fosfato (A Aruba Phosphaat Maatschappij), aloe exportação e refino de petróleo (O Lago Oil & Transport Company ea Arend Petroleum Maatschappij Shell Co.). Antes do "Status Aparte" (a completamente autónoma país / estado separado dentro do Reino), processamento de petróleo foi a indústria dominante em Aruba apesar da expansão do sector do turismo. Hoje em dia, a influência da actividade de processamento de óleo é mínima. O tamanho dos sectores da agricultura e manufatura também continua a ser mínima.

A inflação em Aruba em 2007 foi de 8,7%.

A taxa de câmbio do florim de Aruba tem-se mantido estável nos últimos anos em 1,78 florins para 1 dólar. Devido a este facto, e devido a um grande número de turistas norte-americanos, muitas empresas operam usando dólares americanos em vez de florins, especialmente nos distritos Hotel & Resort.

Turismo

Cerca de três quartos do Aruba produto nacional bruto é obtido através do turismo ou atividades relacionadas. A maioria dos turistas são de (continente) a Holanda , Venezuela e Estados Unidos (predominantemente de estados do leste e do sul).

Como parte do Reino dos Países Baixos, os cidadãos de (continente) Países Baixos pode viajar com relativa facilidade para Aruba e outras ilhas das Antilhas Holandesas. Não são necessários vistos para os cidadãos holandeses, apenas passaporte, e, embora a moeda utilizada em Aruba é diferente (a Holanda tem o Euro), Euros ainda são amplamente aceitos e facilmente trocado por Aruban florins.

Para a facilitação dos passageiros cujo destino são os Estados Unidos, o United States Department of Homeland Security (DHS), Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) completa instalação de pré-apuramento em Aruba está em vigor desde 1 de Fevereiro de 2001, com expansão na rainha Beatrix Airport. Estados Unidos e Aruba tiveram o acordo desde 1986. Começou como um post USDA and Customs. Desde 2008, a Aruba tem sido a única ilha a ter este serviço para voos privados.

Militar estrangeira

Em 1999, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos estabeleceu um Atacante Localização Operacional (FOL) no aeroporto.

Cultura

Prédios ornamentados em Oranjestad, Aruba.

Em 18 de março, Aruba comemora seu Dia Nacional. Em 1976, Aruba apresentou o seu Hino Nacional (Aruba Dushi Tera) e da bandeira.

As origens da população e localização da ilha de Aruba dar uma cultura mista. De acordo com o Bureau Burgelijke Fique en Bevolkingsregister (BBSB), a partir de 2005, há noventa e dois nacionalidades diferentes que vivem na ilha. Influência holandesa ainda pode ser visto, como na celebração dos " Sinterklaas "em 5 e 6 de Dezembro, e outros feriados nacionais como o 30 de abril de quando em Aruba e no resto do Reino de aniversário da Holanda da Rainha ou" Dia di La Reina "( Koninginnedag) é comemorado.

Iguanas em um telhado em Aruba.

Natal e Véspera de Ano Novo são comemorados com a música típica e músicas para gaitas para o Natal eo Ano Novo para Dande, eo " ayaca "," ponche crema ", presunto e outros alimentos e bebidas típicas. Milhões de florins no valor de fogos de artifício são queimados à meia-noite na véspera de Ano Novo. Em 25 de janeiro, Aniversário Betico Croes 'é comemorado. Em Junho há a celebração do "Dia di San Juan", com a canção de "Dera Gai".

Além de Natal, os dias santos religiosos do Festa da Ascensão e Sexta-feira Santa são feriados na ilha.

O feriado de Carnaval é também um passo importante em Aruba, como é em muitos países da América Latina e do Caribe, e, como Mardi Gras, que se prolonga por semanas. Sua celebração em Aruba começou, por volta da década de 1950, influenciado pelos habitantes das ilhas vizinhas (Venezuela, São Vicente, Trinidad, Barbados, St. Maarten e Anguilla) que vieram trabalhar para a refinaria de petróleo. Ao longo dos anos, a festa de carnaval mudou e agora começa a partir do início de janeiro até o terça-feira antes Ash quarta-feira com um grande desfile no último domingo das festividades (domingo antes da cinza quarta-feira).

Turismo dos Estados Unidos aumentou recentemente a visibilidade da cultura americana na ilha, com tais celebrações como Halloween e Dia de Ação de Graças, em novembro.

Infra-estrutura

Aruba de Aeroporto Internacional Queen Beatrix fica perto de Oranjestad. De acordo com a Aruba Airport Authority, quase 1,7 milhões de passageiros utilizaram o aeroporto em 2005, dos quais 61% eram americanos.

Aruba tem duas portas, Barcadera e Playa, que estão localizados em Oranjestad. O porto de Playa serviços de todas as linhas de navios de cruzeiro, incluindo Royal Caribbean, Carnival Cruise Lines, NCL, Holland America Line, Disney Cruise Line e outros. Quase um milhão de turistas entram neste porto por ano. Ports Authority Aruba, de propriedade e operado pelo governo de Aruba executa esses portos marítimos.

Arubus é uma propriedade do governo da empresa de ônibus. Seus ônibus operam a partir de 03:30 até 00:30 365 dias por ano. Pequenas vans privadas também fornecem os serviços de transporte em certas áreas como área Hotel, San Nicolaas, Santa Cruz e Noord.

Palm Beach.

Utilities

Água-en Energiebedrijf (WEB) Aruba NV produz água potável industrial, a terceira maior usina de dessalinização do mundo. Média de consumo diário é de cerca de 37.000 toneladas longas (38.000 t).

Há dois provedores de telecomunicações: Setar, uma empresa com sede governamental e Digicel, que é de propriedade privada. Setar é o provedor de serviços como Internet, vídeo conferência, Tecnologia GSM sem fio e linhas de terra e oferecem o mais recente em serviços de telecomunicações. Digicel é o concorrente Setar em tecnologia sem fio usando a plataforma GSM.

Locais de interesse

Alto Vista Chapel
  • Alto Vista Chapel
  • Antilla Shipwreck
  • Arikok National Park
  • Ayo e Casibari Formações rochosas
  • Bushiribana e Balashi
  • California Lighthouse
  • Passagem do francês
  • Mount Jamanota
  • Hooiberg
  • Gruta de Lourdes
  • Natural Bridge, Aruba-Collapsed 02 de setembro de 2005
  • Piscina Natural
  • Palm Beach, Aruba
  • Quadiriki Caves
  • Tierra Del Sol Golf Course
  • Eagle Beach
  • Arashi, Aruba
  • Cavernas de Aruba
  • Baby Beach, Aruba
  • Rodgers Beach, Aruba
  • Aruba Aloe Fábrica
  • Palm Island, Aruba
  • Sint Nicolaas, Aruba

Arubans

  • Dave Benton, músico que ganhou o Festival Eurovisão da Canção 2001 que representa a Estónia
  • Bobby Farrell, músico (grupo Boney M.)
  • Percy Irausquin, designer de moda
  • Jim Jones, artista americano de hip-hop
  • Gene Kingsale, MLB ( Major League Baseball) jogador
  • Calvin Maduro, MLB jogador
  • Roger Peterson, músico
  • Pete Philly, artista holandês hip-hop
  • Sidney Ponson, MLB jogador
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Aruba&oldid=563794855 "