Conteúdo verificado

Banknote

Assuntos Relacionados: Moeda

Informações de fundo

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Grandes notas de denominação do mundo

Uma nota de banco (muitas vezes conhecido como um projeto de lei, o dinheiro de papel ou simplesmente uma nota) é uma espécie de título de crédito, um nota promissória feitos por um banco a pagar ao portador sob demanda, usado como dinheiro , e em muitas jurisdições é curso legal. Junto com moedas , notas compõem o dinheiro ou ao portador formas de todos os modernos moeda fiduciária. Com a exceção de alto valor não-circulante ou emissões comemorativas de metais preciosos, moedas são usados para unidades monetárias de valor inferior, enquanto as notas são usadas para valores mais elevados.

Vantagens e Desvantagens

Uma amostragem de notas de todo o mundo

Originalmente, metais preciosos e semi-preciosas foram feitas em moedas e foram usadas para negociar e liquidação de operações. O montante de notas oferecem uma alternativa ao portador de dinheiro, mas as vantagens e desvantagens entre as duas formas de dinheiro portador são complexas e por isso em diferentes circunstâncias a vantagem global pode mentir com qualquer forma.

Os custos de utilização de dinheiro portador incluem:

  1. Fabricação ou emitir custos. As moedas são produzidos por métodos de produção industrial que processam metais preciosos ou semi-preciosas, e exigem adições de liga para a dureza e resistência ao desgaste. Por contraste notas de banco são impressos de papel (ou polímero), e têm tipicamente um custo mais baixo do problema, especialmente em valores maiores, em comparação com moedas do mesmo valor.
  2. Usar os custos. O montante de notas não percam valor econômico pelo desgaste, uma vez que, mesmo se eles estão em mau estado, eles ainda são uma reivindicação legalmente válido no banco emissor. No entanto, os bancos de emissão tem que pagar o custo de substituição de notas em mau estado e papel notas se desgastam muito mais rápido do que moedas.
  3. Custo de transporte. Moedas pode ser caro para transportar para transações de alto valor, mas as notas podem ser emitidos em grandes denominações que são mais leves do que o valor equivalente em moedas.
  4. Custo de aceitação. Moedas pode ser verificada a autenticidade por pesagem e outras formas de análises e ensaios. Estes custos podem ser significativos, mas o projeto da moeda de boa qualidade e fabricação pode ajudar a reduzir esses custos. O montante de notas também têm um custo de aceitação, os custos de controlar os elementos de segurança da nota de banco e confirmando a aceitação do banco emissor.
  5. Segurança. Falsificação de notas de papel é mais fácil do que forjar moedas, especialmente verdade dada a proliferação de fotocopiadoras a cores e computador digitalizadores de imagens. Numerosos bancos e nações incorporaram muitos tipos de contra-medidas, a fim de manter o dinheiro seguro.

As diferentes vantagens e desvantagens entre moedas e notas implica que pode haver um papel contínuo para ambas as formas de dinheiro portador, sendo cada um deles utilizado onde as suas vantagens superam as suas desvantagens.

História

O dinheiro de papel originado em duas formas: rascunhos, que são recibos de valor mantido em conta, e "contas", que foram emitidas com a promessa de converter em uma data posterior.

O dinheiro é baseado na vinda de pré-eminência de uma mercadoria como forma de pagamento. O mais antigo base monetária foi para o capital agrícola: gado e grãos. Na antiga Mesopotâmia , rascunhos foram emitidas contra grão armazenado como uma unidade de conta. Um " dracma "era um peso de grãos. Japão sistema feudal 's foi baseado no arroz por ano - koku.

Ao mesmo tempo, os códigos legais impostas ao pagamento por danos em um formulário padronizado, geralmente em metais preciosos. O desenvolvimento de dinheiro, em seguida, vem o papel do capital agrícola e metais preciosos que têm um lugar privilegiado na economia.

Tais projectos foram utilizados para sistemas de cheques da banca, o mais cedo Egito ptolomaico no século 1 aC.

A percepção de notas de dinheiro como tem evoluído ao longo do tempo. Originalmente, o dinheiro foi baseado em metais preciosos. Notas eram vistos como essencialmente um IOU ou nota promissória: a promessa de pagar alguém em metais preciosos na apresentação (ver dinheiro representativo). Com a remoção gradual de metais preciosos do sistema monetário, notas evoluiu para representar dinheiro de crédito, ou (se suportado pelo crédito de um governo) também moeda fiduciária.

Notas ou contas foram muitas vezes referida nos romances do século 18 e foram muitas vezes uma parte chave da trama como uma "nota desenhado por Lord X para £ 100, que torna-se devido em 3 meses"

Destruição

Notas têm uma vida útil limitada, após o que são recolhidos para destruição, reciclagem ou destruição normalmente. Uma nota de banco é removido da oferta de moeda por bancos ou outras instituições financeiras devido a diária uso e desgaste de seu manuseio. Feixes de Cédulas são passados através de uma máquina de classificação que determina se uma nota especial precisa ser retalhado, ou são removidos da cadeia de abastecimento por um inspector humano se forem consideradas impróprias para o uso continuado - por exemplo, se eles são mutilados ou rasgadas. Notas contrafeitas são destruídas a menos que eles são necessários para fins probatórios ou forenses.

Notas contaminadas também são encerrados. Um relatório do governo canadense indica:

Tipos de contaminantes incluem: notas encontradas em um cadáver, água estagnada, contaminados por fluidos corporais humanos ou animais, tais como urina, fezes, vômito, sangue infecciosa, pós perigosos finos de explosivos detonados, tingir pacote e / ou drogas ...

Estes são removidas da circulação, principalmente para evitar a propagação de doenças.

Quando retiradas de circulação, notas bancárias australianas são derretidos e misturados para formar latas de lixo de plástico.

O dinheiro de papel recolhendo como um hobby

Banknote coleta, ou Notaphily, é uma área de rápido crescimento de numismática . Embora geralmente não é tão generalizada como moeda e selo coleta , o hobby é cada vez mais em expansão. Antes da década de 1990, coleta de moeda era um relativamente pequeno suplemento para a coleta da moeda, mas a prática de leilões de moeda, combinadas com maior consciência pública do papel-moeda provocaram um boom de interesse e os valores das notas raras.

Catálogos

Coletores costumam usar um Catálogo de notas para encontrar informações sobre os seus notas ou notas que possam estar interessados em.

Trades

Durante anos, o modo de recolha de notas foi através de um punhado de concessionários da ordem de correio que emitiram listas de preços e catálogos. No início de 1990, tornou-se mais comum para as notas raros para serem vendidos em várias moedas e notas mostra através de leilão. Os catálogos ilustrados e "evento de natureza" da prática leilão parecia alimentar um forte aumento na consciência global de dinheiro de papel na comunidade numismática. Coleções inteiras avançados muitas vezes são vendidos ao mesmo tempo, e até hoje leilões individuais podem gerar bem acima de US $ 1 milhão em vendas brutas. Hoje em dia, eBay superou leilões em termos de maior volume de vendas de notas de banco. No entanto, a partir de 2005, as notas raras ainda são vendidos por muito menos do que as moedas raras comparáveis. Existe um amplo consenso na arena de coleta de dinheiro de papel que essa disparidade está diminuindo à medida que os preços do dinheiro de papel continuam a subir.

Há muitas organizações e sociedades diferentes ao redor do mundo para o hobby, incluindo o Banco Internacional Nota Society (IBNS).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Banknote&oldid=411149887 "