Conteúdo verificado

Conakry

Assuntos Relacionados: África ; Cidades

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Conakry
Kɔnakiri
Conakry, Guiné
Conacri está localizado na Guiné
Conakry
Mapa da Guiné mostrando a localização de Conakry.
Coordenadas: 9 ° 31'N 13 ° 42'W
País Guiné
Região Conakry Region
População (2008)
• total 1931184
Fuso horário CET ( UTC + 1)
• Summer ( DST) CEST ( UTC + 1)

Conakry ( Sosso: Kɔnakiri) é o capital social e maior cidade da Guiné . Conakry é uma cidade portuária no Oceano Atlântico e serve como económica, financeira e cultural centro da Guiné com uma população de 1.931.184. Situado originalmente em Tombo Island, um dos Îles de Los, que desde então tem se espalhar pelo vizinho Peninsula Kaloum.

A população de Conakry é difícil de verificar, embora os EUA Bureau de Assuntos Africanos estimou que em 2 milhões. Mesmo tendo em conta essa incerteza, Conakry torna-se quase um quarto da população da Guiné.

História

De acordo com uma legenda, o nome da cidade vem da fusão do nome "Cona", um vinho e queijo do produtor Baga pessoas, ea palavra "Nakiri", o que significa em Sosso outro banco ou na lateral.

Streetmap do centro da cidade de Conakry, 1981

Conakry foi estabelecido originalmente na pequena Tombo Island e depois se espalhou para a Península Kaloum vizinha, a 36 km (22 mi) longa extensão de terra 0,2-6 km (660 a 20.000 pés) de largura. A cidade foi fundada, essencialmente, depois de a Grã-Bretanha cedeu a ilha à França em 1887. Em 1885, as duas aldeias ilha de Conakry e Boubinet tinha menos de 500 habitantes. Conakry tornou-se a capital da Guiné Francesa em 1904 e prosperou como um porto de exportação, particularmente depois de um (agora fechado) ferroviária para Kankan abriu a exportação em larga escala de amendoim a partir do interior.

Nas décadas após a independência, a população de Conakry explodiu, de 50.000 habitantes em 1958 para 600.000 em 1980, para mais de dois milhões de hoje. Sua área de terra pequena e relativo isolamento do continente, enquanto uma vantagem para seus fundadores coloniais, criou uma sobrecarga de infra-estrutura desde a independência.

Um monumento para comemorar a vitória militar sobre a invasão 1970 Português

Em 1970, o conflito entre portugueses forças ea PAIGC nos países vizinhos Português Guiné (agora Guiné-Bissau ) derramado na República da Guiné, quando um grupo de 350 tropas portuguesas e dissidentes guineenses pousou perto Conakry, atacou a cidade, e libertou 26 Português prisioneiros de guerra detidos pelo PAIGC antes de se retirar, deixando de derrubar o governo ou matar a liderança do PAIGC.

Governo e administração

Conacri é um cidade especial com uma única região e do governo prefeitura. O governo local da cidade foi descentralizado em 1991 entre cinco comunas municipais liderados por um prefeito. Da ponta no sudoeste, que são:

  • Kaloum - o centro
  • Dixinn - incluindo o Universidade de Conakry e muitos embaixadas)
  • Ratoma - conhecida por sua vida noturna
  • Matam
  • Matoto - a casa Aeroporto Gbessia.

Os cinco comunas urbanas compõem a Região Conakry , um dos oito Regiões da Guiné, que é dirigida por um governador. No nível prefeito de segunda linha, a cidade é designada como Zona Especial Conakry, embora a prefeitura e governo regional são uma ea mesma coisa. Ao fim de dois milhões de habitantes, é de longe a maior cidade da Guiné, tornando-se quase um quarto da população do país e torná-lo mais do que quatro vezes maior do que o seu rival mais próximo, Kankan.

Economia

Uma rua em Conakry

Conakry é a maior cidade da Guiné e seu administrativo, comunicações e centro econômico. A economia da cidade gira principalmente em torno do porto, que tem instalações modernas para o manuseio e armazenamento de cargas, através do qual alumina e bananas são enviados. Fabrica incluem produtos alimentares e materiais de Habitação. Um guineense média em Conakry receberá um salário mensal de cerca de 225 000 GNF ou cerca de 45 dólares.

Crise de infra-estrutura

Cortes de energia e de água periódicas são um fardo diário para moradores de Conacri, que remonta ao início dos anos 2002. Autoridades do governo e do poder da empresa culpam a seca de Fevereiro de 2001 uma interrupção do fornecimento de hidro-eléctrica para a capital, e uma falha de máquinas para envelhecimento a continuação da crise. Os críticos do governo citar má gestão, corrupção e à atração de parceiro francês da agência de energia no início de 2002. A partir de 2007, grande parte da cidade não tem iluminação de tráfego nas horas de noite. Raiva popular com a escassez em Conakry foi entrelaçada com protestos anti-governo, greves e violência sobre o governo do presidente Lansana Conté e os sucessivos primeiros-ministros, Cellou Dalein Diallo e Eugène Camara, nomeado para preencher o cargo após a renúncia do primeiro-ministro François Lonseny queda em abril de 2004. A violência atingiu um pico em Janeiro-fevereiro de 2007, em uma greve geral, que viu mais de cem mortes, quando o Exército confrontado manifestantes

Clima

De acordo com a classificação climática de Koppen , Conakry dispõe de um Clima tropical monções. Conacri apresenta um estação chuvosa e uma estação seca. Como uma boa parte da África Ocidental , estação seca de Conakry é influenciada pela harmattan entre dezembro e abril. Como resultado relativamente pouca precipitação cai na cidade durante estes meses. No entanto, ao contrário de uma boa parte da África Ocidental, estação chuvosa de Conakry vê uma extraordinária quantidade de precipitação. Como resultado, as médias Conacri quase 4.300 mm (169 pol.) De chuva por ano, ganhando a cidade uma classificação clima de monção tropical.


Os dados climáticos para Conakry
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Fonte: BBC Tempo

Atrações

Palais du Peuple
"Palácio do Povo"

Atrações na cidade incluem a Museu Nacional da Guiné, vários mercados , o Guiné Palais du Peuple, Grande Mesquita de Conakry (que foi construído por Ahmed Sékou Touré), vida nocturna da cidade e nas proximidades Iles de Los.

Grande Mesquita de Conakry

A cidade é conhecida pelo seu jardim botânico. O Instituto Politécnico de Conakry também está localizado em Conakry.

O esquema de numeração de rua de Conakry rotula todas as estradas com um código de duas letras para o distrito urbano, seguido de um número de três dígitos: odd para ruas norte-sul e até mesmo para leste-oeste, por exemplo KA002 para uma rua sentido norte, no distrito Kaloum .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Conakry&oldid=347735807 "