Conteúdo verificado

Rômulo Augusto

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Augustus
Imperador do
Império Romano Ocidental
RomulusAugustus.jpg
Tremisse do imperador Romulus Augustus
Reinar 31 de outubro 475-4 September 476
Nome completo Flavius Momyllus Rômulo Augusto
Morreu desconhecido, após 476, 488 antes de
Local da morte desconhecido, provavelmente Castellum Lucullanum
Antecessor Julius Nepos
Sucessor Odoacro (como Rei da Itália)
Pai Orestes

Romulus Augustus (nascido talvez em torno de 460 - morreu depois de 476, possivelmente vivo cerca de 500), às vezes é considerado o último Imperador Romano do Ocidente (embora por outras contas do último imperador romano ocidental era Julius Nepos, considerando reinado Romulus 'inconstitucional), reinando de 31 de outubro até 04 de setembro 475 476. Sua deposição por Odoacro tradicionalmente marca o fim do Império Romano do Ocidente , a queda de Roma antiga, eo início dos Idade Média na Europa Ocidental.

Ele também é conhecido por seu apelido "Rómulo Augusto", embora ele governou oficialmente como Romulus Augustus. O Latin sufixo -ulus é um diminuto; daí, Augustulus efetivamente significa "Little Augustus".

O registro histórico contém poucos detalhes da vida Romulus '. Ele foi instalado como imperador pelo seu pai Orestes, o magister militum (mestre de soldados) do Exército romano após depor o imperador anterior Julius Nepos. Romulus, pouco mais do que uma criança, agiu como um figura de proa para o governo de seu pai. Reinando por apenas 10 meses, Romulus foi então deposto pelo Chefe germânico Odoacro e enviada para viver na Castellum Lucullanum em Campania; depois ele desaparece do registro histórico.

Vida

Pai Romulus ' Orestes foi um romano cidadão, originalmente de Pannonia, que tinha servido como secretária e diplomata de Átila, o Huno e depois subiu na hierarquia do exército romano. O futuro imperador Romulus foi nomeado depois de seu avô materno, um nobre de Poetovio em Noricum. Muitos historiadores notaram a coincidência que o último imperador ocidental deu os nomes de ambos Romulus, o lendário fundador e primeiro rei de Roma , e Augustus , o primeiro imperador.

O Ocidental ea Oriental Império Romano por 476.

Orestes foi nomeado Magister militum por Julius Nepos em 475. Pouco depois de sua nomeação, Orestes lançou uma rebelião e capturado Ravenna, a capital do Império Romano do Ocidente desde 402, em 28 de agosto 475. Nepos fugiu para Dalmácia, onde seu tio tinha governado um estado semi-autônomo nos 460s. Orestes, no entanto, recusou-se a tornar-se imperador, "de algum motivo secreto", segundo o historiador Edward Gibbon . Em vez disso, ele instalou seu filho no trono em 31 de Outubro 475.

O império Augusto governou era uma sombra de seu auto anterior e tinha encolhido significativamente ao longo dos 80 anos anteriores. Autoridade imperial tinham recuado para as bordas e partes do sul da Itália Gália: Italia e Gallia Narbonensis, respectivamente. O Império Romano do Oriente tratados sua contraparte ocidental como um estado do cliente. O Imperador Oriental Leo, que morreu em 474, havia designado os imperadores ocidentais Anthemius e Julius Nepos, e Constantinopla nunca reconheceu o novo governo. Nem Zeno nem Basiliscus, os dois generais lutando pelo trono oriental no momento da adesão Romulus ', aceitou-o como governante.

Romulus Augustus renuncia à Coroa.

Como um proxy para seu pai, Romulus fez nenhuma decisão e deixaram monumentos, embora as moedas que carregam seu nome foram cunhadas em Roma, Milão , Ravenna, e Gália. Vários meses depois Orestes assumiu o poder, uma coalizão de Heruli, Scirian e Turcilingi mercenários exigiu que ele dar-lhes um terço das terras na Itália. Quando Orestes recusou, as tribos se revoltaram, sob a liderança do cacique Scirian Odoacro. Orestes foi capturado perto Piacenza em 28 de Agosto 476 e rapidamente executado.

Odoacro avançou em Ravenna, capturando a cidade e para o jovem imperador. Romulus foi obrigado a abdicar do trono em 4 de Setembro 476. Este ato tem sido citado como o fim do Império Romano do Ocidente, embora deposição Romulus 'não causou qualquer perturbação significativa na época. Roma já havia perdido a sua hegemonia sobre as províncias, germânicos dominaram o exército romano e generais germânicos como Odoacro tinha sido por muito tempo o real poderes por trás do trono. Itália iria sofrer muito maior devastação no próximo século, quando o Imperador Justiniano I re conquistados-lo.

Após a abdicação de Romulus, o Senado romano, em nome de Odoacro, enviou representantes para o imperador romano oriental Zeno, a quem pediu para se reunir formalmente as duas metades do Império: "o oeste ... não é mais necessário um imperador própria: um monarca suficiente para o mundo" . Ele também foi convidado a fazer um Odoacro Patrícia, e administrador da Itália em nome de Zeno. Zeno apontou que o Senado por direito deveria ter primeiro solicitou que Julius Nepos assumir o trono mais uma vez, mas mesmo assim ele concordou em seus pedidos. Odoacro então governou a Itália em nome de Zeno.

Vida posterior

O destino final de Romulus é um mistério. O Anonymus Valesianus escreveu que Odoacro, "tendo piedade de sua juventude", poupou a vida Romulus "e concedeu-lhe uma pensão anual de 6000 solidi antes de enviá-lo para morar com parentes em Campania. Jordanes e Marcelino Vem dizer Odoacro exilado Romulus para Campania, mas não mencionam qualquer recompensa do rei germânico.

As fontes concordam que Rômulo passaram a residir na Lucullan Villa, um antigo castelo construído originalmente por Lucullus em Campania. A partir daqui, histórias contemporâneas se calam. No História do Declínio e Queda do Império Romano, Edward Gibbon observa que os discípulos de São Severino de Noricum foram convidados por uma "senhora napolitana" para trazer seu corpo para a casa de campo em 488 "no lugar de Augusto, que foi, provavelmente, não mais." A moradia foi convertido em um mosteiro antes de 500 para manter os restos mortais do santo.

Cassiodoro, em seguida, um secretário Teodorico, o Grande, escreveu uma carta a um "Romulus" em 507 confirmando uma pensão. Thomas Hodgkin, um tradutor de obras Cassiodoro ", escreveu em 1886 que era" certamente possível "a Romulus na carta era a mesma pessoa que o último imperador ocidental. A carta iria coincidir com a descrição do golpe de Odoacro no Anonymus Valesianus, e Romulus poderia ter sido vivo no início do século VI. Mas Cassiodoro não fornecer quaisquer detalhes sobre seu correspondente ou o tamanho ea natureza da sua pensão, e Jordanes, cuja história do período abridges um trabalho anterior de Cassiodoro, não faz qualquer menção de uma pensão.

Último imperador

Julius Nepos em um ouro Tremisse.

Como Romulus era um usurpador, Julius Nepos reivindicada para manter legalmente o título de imperador quando Odoacro tomou o poder. No entanto, alguns dos contemporâneos de Nepos estavam dispostos a apoiar sua causa depois que ele fugiu para Dalmácia. Alguns historiadores consideram Julius Nepos, que governou na Dalmácia até ser assassinado em 480, como o último legítimo imperador romano ocidental.

Na sequência do golpe de Odoacro, o Senado romano enviou uma carta ao Zeno afirmando que "a majestade de um único monarca é suficiente para penetrar e proteger, ao mesmo tempo, tanto no Oriente como no Ocidente". Enquanto Zeno disse ao Senado que Nepos era seu soberano legítimo, ele não pressionar o ponto, e ele aceitou a insígnia imperial trouxe a ele pelo senado.

Na cultura popular

  • O filme de 2007 The Last Legion, eo romance no qual se baseia, inclui uma conta pesadamente fictionalized do reinado ea vida posterior de Romulus Augustus; escapar cativeiro com a ajuda de um pequeno grupo de fiéis romanos, ele atinge a Grã-Bretanha, onde ele toma um lugar no que se tornará rei Artur lenda como Uther Pendragon, o pai do Rei Arthur , e um portador anterior Excalibur (aqui a espada de Júlio César ).
  • O Personagem da Marvel Comics conhecido como Tyrannus tem o "nome real" de "Romulus Augustus", e tem origem na Roma antiga.
  • O jogo Romulus, o Grande (1950), por Friedrich Dürrenmatt, uma "Ungeschichtliche historische Komödie" (comédia histórica a-histórica) sobre o reinado de "Romulus Augustus" eo fim do Império Romano do Ocidente.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Romulus_Augustulus&oldid=556820135 "