Conteúdo verificado

Roma

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Roma
Roma
- Comune -
Roma Capitale
Vistas de Roma, de cima no sentido horário esquerda: o Coliseu , a Monumento a Vittorio Emanuele II, o Castel Sant'Angelo, uma vista aérea do centro histórico da cidade, a cúpula de Basílica de São Pedro, o Fonte de Trevi, o Piazza della Repubblica.

Bandeira

Brasão
Apelido (s): A Cidade Eterna, Caput Mundi,
a cidade das sete colinas
O território da comuna (Roma Capitale) no interior da província de Roma
Roma está localizado na Itália
Roma
Localização de Roma na Itália
Coordenadas: 41 ° 54'N 12 ° 30'E Coordenadas: 41 ° 54'N 12 ° 30'E
País Itália
Região Lazio
Província Roma (RM)
Governo
• Prefeito Gianni Alemanno ( PDL)
Área
• total 1,285.31 km 2 (496,26 sq mi)
Elevação 20 m (70 ft)
População (setembro de 2011)
• total 2777979 Aumentar
Demonym Romano
Fuso horário CET ( UTC + 1)
• Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Código postal 00100; 00.121-00.199
Código de discagem 06
Padroeiro São Pedro e São Paulo
São dia 29 de junho
Site Site oficial

Roma ( / r m /; italiana : Roma pronunciada [Roma]; latim : Roma) é uma cidade e especial comune (chamado "Roma Capitale") em Itália . Roma é a capital da Itália e também da província homônima e da região de Lazio. Com 2,8 milhões de habitantes em 1.285,3 km 2 (496,3 sq mi), também é maior e mais populosa comuna e do país cidade quinto mais populoso na União Europeia por população dentro dos limites da cidade. Entre 3,2 e 3,8 milhões de pessoas vivem na Roma área urbana e metropolitana. A cidade está localizada na porção centro-oeste do Península italiana, no Tiber dentro do Lazio região da Itália. Roma é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas e escritores romanos antigos.

Vãos história de Roma mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 aC. É uma das cidades mais antigas da Europa. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Roman Unido, o República Romana eo Império Romano , e é considerado como um dos berços da civilização ocidental. Desde o século 1 dC, Roma tem sido considerada a sede do Papado e no 8o século, tornou-se a capital do Estados Pontifícios, que durou até 1870. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália, e em 1946 o da República Italiana .

Roma é a única cidade do mundo para conter no seu interior um estado inteiro, o enclave de Cidade do Vaticano : por este motivo, tem sido muitas vezes definido como capital de dois Estados.

Após os Idade Média , Roma era governada pelos papas como Alexandre VI e Leão X, que transformou a cidade em um dos principais centros do renascimento italiano , junto com Florence. A versão atual do Basílica de São Pedro foi construída eo Capela Sistina foi pintado por Michelangelo . Artistas e arquitetos famosos, tais como Bramante, Bernini e Raphael residiram por algum tempo em Roma, contribuindo para o seu renascimento e barroco arquitetura.

Roma foi classificada por GaWC em 2010 como um beta + cidade do mundo, bem como a 28a cidade global a mais importante. Em 2007, Roma era a cidade 11th mais visitado no mundo, terceiro mais visitado do União Europeia , e a atração turística mais popular na Itália. A cidade é um dos Europa e mais bem sucedidos da cidade "marcas" do mundo, tanto em termos de reputação e ativos. Seu centro histórico está classificado pela UNESCO como Património Mundial . Monumentos e museus, como o Museus do Vaticano e do Coliseu estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo, com ambos os locais a receber milhões de turistas por ano. Roma sediou a Jogos Olímpicos de Verão de 1960.

Etimologia

Sobre a origem do nome Roma várias hipóteses têm sido avançadas. Os mais importantes são os seguintes:

  • De Rommylos ( Romulus), descendente de Ascânio e lendário fundador da cidade;
  • De Rumon ou Rumen, nome arcaico do Tiber, que por sua vez tem a mesma raiz que a ῥέω grego verbo (rheo) e na ORALL verbo latino, que tanto significa "fluxo";
  • Do Ruma palavra etrusca, cuja raiz é * "teta" rum-, com possível referência quer para a lobo totem que adoptou e amamentou os gêmeos cognately nomeados Romulus e Remus, ou a forma da Palatine e Aventino Hills;
  • A partir da palavra grega ῤώμη (Rhome), o que significa força.

História

História mais antiga

Há evidências arqueológicas de ocupação humana da área de Roma de cerca de 14.000 anos atrás, mas a densa camada de detritos muito mais jovem obscurece Paleolítico e Neolítico sites. Evidência de ferramentas de pedra, cerâmica e armas de pedra atestar a cerca de 10.000 anos de presença humana. Diversas escavações apoiar a visão de que Roma cresceu de assentamentos pastoral sobre a Monte Palatino construído acima da área do futuro Fórum Romano. Enquanto alguns arqueólogos afirmam que Roma foi realmente fundada em meados do século 8 aC (a data da tradição), a data está sujeita a controvérsia. No entanto, o poder do conto bem conhecido da fundação lendária de Roma tende a desviar a atenção da sua real e muito mais antigo, origens.

Lenda da fundação de Roma

Histórias tradicionais transmitida pelos antigos romanos -se explicar o mais rapidamente história de sua cidade em termos de lenda e mito . O mais conhecido desses mitos, e talvez o mais famoso de todos os mitos romanos , é a história de Rômulo e Remo, os gêmeos que foram amamentados por uma loba . Eles decidiram construir uma cidade, mas depois de uma discussão, Rômulo matou seu irmão. De acordo com o Roman analistas, isso aconteceu em 21 de abril de 753 aC. Esta lenda teve de ser conciliada com uma tradição dupla, ajuste anterior no tempo, que tinha o refugiado Trojan Enéias escapar para a Itália e encontrou a linha de Romanos através de seu filho Iulus, o homónimo da Dinastia Júlio-Claudiana. Isto foi conseguido pelo poeta romano Virgílio , no primeiro século aC.

Monarquia, república, império

Wolf Capitolino amamenta os gêmeos infantis Rômulo e Remo.

O acordo original desenvolvido para a capital do Roman Unido (governado por uma sucessão de sete reis, segundo a tradição), e depois o República Romana (a partir de 510 aC, governada pelo Senado), e finalmente o Império Romano (de 27 aC, governado por um Imperador). Este sucesso dependia de conquista militar, predominância comercial, bem como assimilação seletiva de civilizações vizinhas, principalmente a Itálico, Etruscos e gregos . Desde a sua fundação de Roma, apesar de perder batalhas ocasionais, tinha sido invicto em guerra até 386 aC, quando foi brevemente ocupada pelo Gauleses. Segundo a lenda, os gauleses se ofereceu para entregar Roma volta para seu povo por mil libras de ouro, mas os romanos se recusou, preferindo levar de volta a sua cidade pela força das armas, em vez do que nunca admitir a derrota, após o que os romanos recuperaram a cidade no mesmo ano.

Mapa que descreve tarde Roma antiga.

A República era rico, poderoso e estável antes de se tornar um império. Segundo a tradição, Roma se tornou uma república em 509 aC. No entanto, levou alguns séculos para Roma para se tornar a grande cidade da imaginação popular, e isso só se tornou um grande império após a regra de Augustus (Otaviano). Por volta do século 3 aC, Roma havia se tornado a cidade pré-eminente da península italiana, tendo conquistado e derrotou o Sabines, a Etruscos, o Samnites ea maioria das colônias gregas em Sicília, Campania e Sul da Itália em geral. Durante o Guerras Púnicas entre Roma e do grande império mediterrânico de Carthage, estatura de Roma aumentou ainda mais quando se tornou a capital de um império ultramarino pela primeira vez. A partir do século 2 aC, Roma passou por uma expansão significativa população como agricultores italianos, expulsos de suas terras ancestrais pelo advento da maciças, fazendas operadas por escravos chamado latifúndio, imigrou para a cidade em grande número. A vitória sobre Cartago na Primeira Guerra Púnica trouxe as duas primeiras províncias fora da península italiana, Sicília e Córsega e Sardenha. Partes da Espanha ( Hispania) seguido e, no início do século segundo os romanos se envolveu nos assuntos do mundo grego. Até então todos os reinos helenísticos e as cidades-estados gregas estavam em declínio, exaustos das guerras civis intermináveis e contando com tropas mercenárias. Este viu a queda da Grécia após a Batalha de Corinto (146 aC) eo estabelecimento de controle romano sobre a Grécia.

O Império Romano em sua maior extensão controlada aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados da superfície da terra.

O Império Romano havia começado mais formalmente quando o imperador Augustus (63 BC-AD 14; conhecido como Octavian antes de sua adesão trono) fundou a Principado em 27 aC. Este foi um sistema de monarquia que foi dirigido por um imperador poder para a vida, segurando, em vez de fazer a si mesmo ditador como Julius Caesar tinha feito, o que resultou em seu assassinato em 15 de março de 44 aC. Em casa, o imperador Augustus entrou em um grande programa de reforma social, política e económica e de reconstrução em grande escala da cidade de Roma. A cidade se tornou pontilhada com impressionantes e magníficas novos edifícios, palácios, fóruns e basílicas. Augustus se tornou um grande e iluminado patrono da artes, e sua corte foi assistido por poetas como Virgílio , Horace e Propertius. Seu governo também estabeleceu o Pax Romana, um longo período de relativa paz que durou cerca de 200 anos. Seguindo seu governo foram imperadores, como Tibério, Caligula, Nero, Trajano, e Adriano. Nero era bem conhecido por sua extravagância, crueldade, tirania, eo mito de que ele era o imperador que "enquanto brincava Roma ardia em chamas "durante a noite de 18-19 julho de 64 dC. A Antonine praga de 165-180 se acredita ter matado tanto quanto um terço da população.

Dominação romana expandiu ao longo maior parte da Europa ocidental e as margens do Mediterrâneo, embora a sua influência através dos estados do cliente eo poder absoluto de sua presença era mais amplo do que as suas fronteiras formais. Sua população ultrapassou um milhão de habitantes. Por quase 700 anos, Roma foi a cidade mais importante politicamente, mais rico, e maior no mundo ocidental. Depois que o império começou a diminuir e foi dividida, ele perdeu seu status de capital para Milão e depois para Ravenna, e foi superada em prestígio pelo capital do Império Romano do Oriente , Constantinopla , cujos habitantes grega continuou através dos séculos se chamar Roman.

Idade média

Miniatura do século 15 que descreve a Saque de Roma (410)

O Bispo de Roma, chamado de Papa , era importante desde os primeiros dias do cristianismo por causa do martírio de ambos os apóstolos Peter e Paul lá. Os Bispos de Roma também foram vistos (e ainda são vistos por alguns) como os sucessores de Pedro, sendo ele o primeiro Bispo de Roma. A cidade tornou-se, assim, de importância crescente na Igreja Católica . Após Saque de Roma em 410 dC por Alaric I e o queda do Império Romano do Ocidente em 476 dC, Roma alternado entre bizantina e Controle germânico. Sua população diminuiu de mais de um milhão em 210 dC a 500.000 em 273 para 35.000 durante o Alta Idade Média, reduzindo a cidade alastrando a grupos de edifícios habitados intercaladas entre as grandes áreas de vegetação, ruínas, vinhas e hortas. Roma permaneceu nominalmente parte do Império Bizantino até 751 dC, quando o Lombardos finalmente extinto o Exarcado de Ravenna, que foi o último bastião dos bizantinos no norte da Itália. Em 756, Pepino o Breve deu a jurisdição temporal Papa sobre Roma e zonas circundantes, criando assim a Estados Pontifícios. Em 846, os árabes muçulmanos invadiram a cidade e conseguiram saquear São Pedro e da Basílica de St. Paul, ambos fora dos muros da cidade.

Roma permaneceu a capital dos Estados Pontifícios até a sua anexação pela Reino da Itália em 1870; a cidade se tornou um importante local de peregrinação durante a Idade Média eo foco de lutas entre o Papado eo Sacro Império Romano começando com Carlos Magno , que foi coroado seu primeiro imperador em Roma, em 800 por Papa Leão III. Além de breves períodos como uma cidade independente durante os Idade Média , Roma manteve a sua condição de capital Papal e "cidade santa" por séculos, mesmo quando o Papado brevemente transferida para Avignon (1309-1377).

Cedo moderno

A segunda metade do século 15 viu o centro do Renascimento italiano mudança para Roma a partir de Florença. O Papado queria igualdade e superar a grandeza de outras cidades italianas e, para isso criado cada vez mais extravagantes igrejas, pontes, praças e espaços públicos: entre eles, o novo Basílica de São Pedro, o Capela Sistina, Ponte Sisto (a primeira ponte a ser construída através do Tiber desde a antiguidade, embora em roman fundação), e Piazza Navona. Os Papas foram também patronos das artes contratação dos melhores artistas da época: só para citar alguns, Michelangelo , Perugino, Rafael , Ghirlandaio, Luca Signorelli, Botticelli, e Cosimo Rosselli.

O Tempietto ( San Pietro in Montorio), que é um excelente exemplo da Renascença Italiana arquitetura

O período também era famoso por corrupção papal, com muitos Papas pai de filhos, e engajar-se em nepotismo e simonia. A corrupção dos Papas e os enormes gastos para os seus projectos de construção levou, em parte, ao Reforma e, por sua vez, o Contra-Reforma. Papas, como Alexandre VI, foram bem conhecidos pela sua decadência, festas, extravagância e uma vida imoral. No entanto, nestas papas extravagantes e ricos, Roma foi transformado em um centro de arte, poesia, música, literatura, educação e cultura. Roma tornou-se capaz de competir com outras cidades europeias principais da época em termos de riqueza, grandeza, as artes, aprendizagem e arquitetura.

Michelangelo teto 's no Capela Sistina.
Roma em 1642

O Renaissance período mudou o rosto de Roma dramaticamente, com obras como a Pietà de Michelangelo e os frescos do Apartamento Borgia, todos feitos durante o reinado de Inocêncio. Roma atingiu o ponto mais alto de esplendor sob Papa Júlio II (1503-1513) e seus sucessores Leo X e Clemente VII, ambos membros da Família Medici. Neste período de vinte anos Roma tornou-se um dos maiores centros de arte do mundo. A antiga Basílica de São Pedro construído pelo imperador Constantino, o Grande (que até então estava em um estado terrível) foi demolido e uma nova começou. A cidade sediou artistas como Ghirlandaio, Perugino, Botticelli e Bramante, que construiu o templo de San Pietro in Montorio e planejado um grande projeto para renovar o Vaticano. Raphael, que em Roma se tornou um dos mais famosos pintores da Itália criando afrescos no Villa Farnesina, a Salas de Rafael, além de muitas outras pinturas famosas. Michelangelo começou a decoração do teto da Capela Sistina e executou a famosa estátua do Moisés para o túmulo de Júlio. Roma perdeu em parte seu caráter religioso, tornando-se cada vez mais uma verdadeira cidade renascentista, com um grande número de festas populares, corridas de cavalos, festas, intrigas e episódios licenciosas. Sua economia era rico, com a presença de vários banqueiros da Toscana, incluindo Agostino Chigi, que era um amigo de Rafael e um patrono das artes. Antes de sua morte prematura, Rafael também promoveu pela primeira vez a preservação das ruínas antigas. A luta entre a França e Espanha na Europa fez com que o primeiro saque da cidade em mais de mil anos. Em 1527, o Landsknechts do imperador Charles V saquearam a cidade, colocando um fim abrupto a idade de ouro do Renascimento em Roma.

Começando com o Concílio de Trento em 1545, a Igreja começou a Contra-Reforma como uma resposta para a Reforma, um questionamento em grande escala de autoridade da Igreja em assuntos espirituais e assuntos governamentais. (Esta perda de confiança, em seguida, levar a grandes mudanças de poder longe da Igreja.) De acordo com as papas de Pio IV Sisto V, Roma tornou-se o centro do catolicismo reformado e viu a parcela de novos monumentos que celebravam a grandeza restaurada do papado. Os papas e cardeais dos séculos 18 e início 17o continuou o movimento por ter paisagem da cidade do enriquecido com edifícios barrocos. Durante a Idade das Luzes , novas idéias atingiu também a Cidade Eterna, onde o papado apoiado estudos arqueológicos e melhorou o bem-estar das pessoas. Mas nem tudo correu bem para a Igreja durante a Contra-Reforma.

Houve retrocessos nas tentativas de restringir as políticas anti-Igreja de potências européias da época. O revés mais notável talvez seja em 1773, quando o Papa Clemente XIV foi forçada por poderes seculares para que a ordem jesuíta suprimida.

Tarde moderna e contemporânea

A regra dos Papas foi interrompida pela curta duração República Romana (1798), que foi construído sob a influência da Revolução Francesa . Durante Napoleon reinado 's, Roma foi anexada ao Império Francês. Depois da queda de Napoleão, o Estado da Igreja sob o Papa foi restabelecido através da Congresso de Viena de 1814. Em 1849, um outro República romana surgiu no âmbito de revoluções de 1848. Duas das figuras mais influentes do Unificação italiana, Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi, lutaram pela república de curta duração.

Soldados italianos entrar em Roma em 1870.

Roma tornou-se o foco das esperanças de reunificação italiana, quando o resto da Itália foi reunificada sob a Reino da Itália com um capital temporária em Florença. Em 1861, Roma foi declarada a capital da Itália, mesmo que ainda estava sob o controle do Papa. Durante a década de 1860, os últimos vestígios da Estados Pontifícios estavam sob proteção francesa, graças à política externa de Napoleão III. E foi só quando este foi levantada em 1870, devido ao surto da Guerra Franco-Prussiana, que as tropas italianas foram capazes de capturar Roma de entrar na cidade por uma brecha perto Porta Pia. Em seguida, O Papa Pio IX declarou-se como prisioneiro no Vaticano, e em 1871 a capital da Itália foi transferida de Florença para Roma.

Logo após a I Guerra Mundial, em Roma testemunhou a ascensão ao poder de O fascismo italiano guiado por Benito Mussolini , que marcharam sobre a cidade em 1922, acabou declarando um novo Império e aliando Itália com a Alemanha nazista . O período entre guerras viu um rápido crescimento da população da cidade, que superou um milhão de habitantes. Na Segunda Guerra Mundial, devido às suas tesourarias de arte e a presença de Vatican, Roma em grande parte escapou do destino trágico de outras cidades europeias. No entanto, em 19 de Julho de 1943, o distrito de San Lorenzo foi bombardeado por forças anglo-americanas, resultando em cerca de 3.000 mortes e 11.000 feridos. Depois da queda de Mussolini ea Armistício italiano no dia 8 de setembro de 1943, a cidade foi ocupada pelos alemães e declarada como cidade aberta até sua libertação em 04 de junho de 1944.

Roma cresceu momentously depois da guerra, como uma das forças motrizes por trás do " Italiano milagre econômico "da reconstrução do pós-guerra e modernização. Tornou-se uma cidade da moda na década de 1950 e início dos anos 1960, os anos de" la dolce vita "(" a doce vida "), com fims clássicos populares, tais como Ben Hur, Quo Vadis, Roman Holiday e La Dolce Vita sendo filmado na cidade de icónico Cinecittà Studios. Uma nova tendência crescente da população continuou até meados dos anos 1980, quando a comuna tinham mais de 2.800.000 habitantes; depois disso, a população começou a diminuir lentamente como mais moradores se mudou para os subúrbios próximos.

Governo

O governo local

Composição do Conselho da Cidade
Partido Deputados
PDL 35
PD 17
Esquerda 2
Palazzo Senatorio, Rome City Hall

Roma constitui um comune speciale, com o nome "Roma Capitale", e é o maior, tanto em termos de área e população entre os 8.101 comuni da Itália. É governada por um prefeito, atualmente Gianni Alemanno, e um conselho da cidade. A sede da comuna é o Palazzo Senatorio no Capitólio, a sede histórica do governo da cidade. A administração local em Roma é comumente referido como "Campidoglio", o nome italiano da colina.

Subdivisões administrativas e históricos

O Municipi de Roma (situação antes de Março de 2013).

Desde 1972, a cidade foi dividida em áreas administrativas, chamado Municipi (cantar. Municipio) (até 2001 circoscrizioni nomeado). Eles foram criados por razões administrativas para aumentar a descentralização na cidade. Cada município é governado por um presidente e um conselho de quatro membros que são eleitos pelos seus residentes a cada cinco anos. O Municipi frequentemente cruzam as fronteiras das divisões tradicionais e não-administrativos da cidade.
O Municipi onde originalmente 20, 19. Em seguida, o seu número de 2013 foi reduzida para 15.

Roma também é dividido em tipos de unidades não administrativas diferentes. O centro histórico é dividido em 22 rioni, todos os quais estão localizados no interior da Paredes Aureliano excepto Prati e Borgo.

Estes originam do Regiones da Roma antiga, que evoluíram na Idade Média para a rioni medieval. Na Renascença , sob o Papa Sisto V, chegaram novamente o número de quatorze anos, e seus limites foram finalmente definidas no Papa Bento XIV em 1743.

Uma nova subdivisão da cidade sob Napoleão foi efêmero, e não houve mudanças sensíveis na organização da cidade até 1870, quando Roma se tornou a terceira capital da Itália. As necessidades da nova capital levou a uma explosão tanto na urbanização e na população dentro e fora da Paredes Aureliano. Em 1874 um rione XV, Esquilino, foi criada na zona recentemente urbanizada de Monti. No início de outro rioni século 20, onde criou (o último foi Prati - o único fora dos muros de Papa Urbano VIII - em 1921). Depois, para as novas subdivisões administrativas da cidade foi usado o nome "quartiere". Hoje todos os rioni fazem parte do primeiro Municipio, que, portanto, coincide completamente com a cidade histórica (Centro Storico).

Provincial e governo regional

Roma é a cidade principal do Província de mesmo nome, que inclui a área metropolitana da cidade e se estende para o norte até Civitavecchia. A Província de Roma é a nona maior pela área na Itália. Em 5352 km quadrados (2,066 MI quadrado), as suas dimensões são comparáveis à região de Liguria. Além disso, a cidade é também a capital da Região Lazio.

Governo nacional

Roma é a capital nacional da Itália e é a sede do Governo italiano. As residências oficiais da Presidente da República Italiana e do Primeiro-ministro italiano, os assentos de ambas as casas do Parlamento italiana e da do Tribunal Constitucional italiano estão localizados no centro histórico. Os ministérios estão espalhados por toda a cidade; estes incluem o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que está localizado em Palazzo della Farnesina perto do estádio Olímpico.

Geografia

Astronauta vista de Roma de 2002

Localização

Roma é no Região de Lazio de Itália central na Rio Tiber ( italiano : Tevere). O acordo original desenvolvido em colinas que davam para um ford ao lado do Ilha Tiberina, a única ford natural do rio nesta área. A Roma dos Reis foi construída sobre sete colinas: o Monte Aventino, a Monte Célio, o Monte Capitolino, o Monte Esquilino, a Monte Palatino, o Quirinal Hill, eo Viminal Hill. Roma moderna também é atravessada por um outro rio do Aniene que deságua no Tibre ao norte do centro histórico.

Embora o centro da cidade fica a cerca de 24 km (15 mi) para o interior da Mar Tirreno, o território da cidade se estende até a costa, onde o distrito do sudoeste de Ostia está localizado. A altitude da parte central de Roma varia de 13 metros (43 pés) acima do nível do mar (na base do Pantheon) a 139 metros (456 pés) acima do nível do mar (o pico de Monte Mario). O município de Roma cobre uma área total de cerca de 1.285 quilômetros quadrados (496 sq mi), incluindo muitas áreas verdes.

Topografia

Roma visto a partir de satélite.

Ao longo da história de Roma, os limites urbanos da cidade foram consideradas a área dentro das muralhas da cidade. Originalmente, estas consistiu na Servian Wall, que foi construído 12 anos após a Saco gaulês da cidade em 390 aC. Esta continha a maioria das colinas Esquilino e Célio, bem como o conjunto dos outros cinco. Roma superou a Servian Wall, mas não há mais muros foram construídos até quase 700 anos depois, quando, em 270 dC, o imperador Aurelian começou a construir o Paredes Aureliano. Estes foram quase 19 quilômetros (12 milhas) de comprimento, e ainda as paredes eram as tropas do Reino da Itália teve que romper a entrar na cidade em 1870. área urbana da cidade é cortada em dois por seu anel-estrada, o Grande Raccordo ("GRA"), concluído em 1962, que circunda o centro da cidade a uma distância de cerca de 10 km. Embora quando o anel foi concluída maior parte da área habitada havia dentro dela (uma das poucas exceções foi o ex-vila de Ostia, que fica ao longo da costa do Tirreno), nos bairros Entretanto, foram construídos, que se estendem até 20 km (12 mi) além dele.
A comuna cobre uma área de cerca de três vezes a área total dentro do Raccordo e é comparável em área para todo o províncias de Milão e Nápoles, e para uma área seis vezes o tamanho do território dessas cidades. Ele também inclui áreas consideráveis de terra abandonada pântano que é adequado nem para a agricultura nem para o desenvolvimento urbano.

Como consequência, a densidade da comuna não é tão alta, seu território a ser dividido entre áreas altamente urbanizadas e as áreas designadas como parques, reservas naturais, e para uso agrícola.

Clima

Roma goza de uma Clima mediterrâneo ( Classificação de Köppen clima: Csa), com invernos suaves e húmidos e verões quentes e secos.

Sua temperatura média anual é superior a 20 ° C (68 ° F) durante o dia e 10 ° C (50 ° F) durante a noite. No mês mais frio - Janeiro, a temperatura média é de 12 ° C (54 ° F) durante o dia e 3 ° C (37 ° F) à noite. Nos meses mais quentes - Julho e Agosto, a temperatura média é de 30 ° C (86 ° F) durante o dia e 18 ° C (64 ° F) à noite.

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas médias em torno de 12,5 ° C (54,5 ° F) durante o dia e 3,6 ° C (38,5 ° F) à noite. Temperaturas geralmente variar entre 10 e 15 ° C (50 e 59 ° F) durante o dia e entre 3 e 5 ° C (37 e 41 ° F) durante a noite, com períodos mais quentes ou mais frias que ocorrem com frequência. Queda de neve é rara, mas não inédito, com neve ou rajadas que ocorrem quase todos os invernos, geralmente sem acumulação, e grandes nevascas uma vez a cada 20 ou 25 anos (a última em 2012).

A média umidade relativa do ar é de 75%, variando de 72% em julho para 77% em novembro. As temperaturas do mar variam de um mínimo de 13 ° C (55 ° F) em fevereiro e março para uma alta de 24 ° C (75 ° F) em agosto.

Os dados climáticos para Aeroporto de Roma Ciampino (altitude: 105 m sl, fotografia satélite)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Média alta ° C (° F) 11,9
(53,4)
13,0
(55,4)
15,2
(59,4)
17,7
(63,9)
22,8
(73)
26,9
(80,4)
30,3
(86,5)
30,6
(87,1)
26.5
(79,7)
21,4
(70,5)
15,9
(60,6)
12,6
(54,7)
20,4
(68,7)
Média diária ° C (° F) 7,5
(45,5)
8.2
(46.8)
10.2
(50,4)
12,6
(54,7)
17,2
(63)
21,1
(70)
24,1
(75,4)
24,5
(76,1)
20,8
(69,4)
16,4
(61,5)
11,4
(52,5)
8.4
(47.1)
15,2
(59,4)
Média baixa ° C (° F) 3.1
(37.6)
3,5
(38.3)
5.2
(41.4)
7,5
(45,5)
11,6
(52,9)
15,3
(59,5)
18,0
(64,4)
18,3
(64,9)
15,2
(59,4)
11,3
(52,3)
6.9
(44,4)
4.2
(39.6)
10,0
(50)
Precipitações mm (polegadas) 66,9
(2,634)
73,3
(2.886)
57,8
(2.276)
80,5
(3.169)
52,8
(2.079)
34,0
(1.339)
19,2
(0,756)
36,8
(1.449)
73,3
(2.886)
113,3
(4.461)
115,4
(4,543)
81,0
(3.189)
804,3
(31,665)
Média de dias. Precipitação (≥ 1 mm) 7 7.6 7.6 9.2 6.2 4.3 2.1 3.3 6.2 8.2 9.7 8 79,4
A média de horas de sol mensais 120,9 132,8 167,4 201.0 263,5 285,0 331,7 297,6 237,0 195.3 129,0 111,6 2,472.8
Fonte: Servizio Meteorológico, os dados de horas de sol

Demografia

População histórica
Ano Pop. ±%
1861 194500 -
1871 212432 + 9,2%
1881 273952 + 29,0%
1901 422411 + 54,2%
1911 518917 + 22,8%
1921 660235 + 27,2%
1931 930926 + 41,0%
1936 1150589 + 23,6%
1951 1651754 + 43,6%
1961 2188160 + 32,5%
1971 2781993 + 27,1%
1981 2840259 + 2,1%
1991 2775250 -2,3%
2001 2663182 -4,0%
2010 (est.) 2754440 + 3,4%
Fonte: ISTAT 2001

Na época do imperador Augustus , Roma era a maior cidade do mundo: com uma população de cerca de um milhão de pessoas (aproximadamente do tamanho de Londres no início do século 19, quando Londres era a maior cidade do mundo).

Após queda do Império Romano do Ocidente, a população da cidade caiu drasticamente para menos de 50.000 pessoas, e continuou a encolher ou estagnar ou até a Renascença . Quando o Reino da Itália, anexado Roma em 1870, a cidade tinha uma população de cerca de 200.000, o que aumentou rapidamente para 600 mil às vésperas da Primeira Guerra Mundial O fascista regime de Mussolini tentou bloquear um aumento demográfico excessivo da cidade, mas não conseguiu impedir -la de alcançar um milhão de pessoas por início dos anos 1930. Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento continuou, ajudado por um boom econômico do pós-guerra. Um boom da construção também criou um grande número de bairros durante os anos 1950 e 1960.

Em meados de 2010, havia 2.754.440 residentes na cidade propriamente dita, enquanto cerca de 4,2 milhões de pessoas viviam na área Roma maior (que pode ser identificada com seu aproximadamente administrativa província, com uma densidade populacional de cerca de 800inhab. / km2 que se estende por mais de 5.000 km²). Menores (crianças com idades entre os 18 e os mais jovens) totalizaram 17,00 por cento da população em relação aos pensionistas que somam 20,76 por cento. Isso se compara com a média italiana de 18,06 por cento (menores de idade) e 19,94 por cento (pensionistas). A idade média de um residente Roman é de 43 comparação com a média italiana de 42. Nos cinco anos entre 2002 e 2007, a população de Roma cresceu 6,54 por cento, enquanto a Itália como um todo cresceu 3,56 por cento. A taxa de natalidade atual de Roma é 9,10 nascimentos por 1.000 habitantes, em comparação com a média italiana de 9,45 nascimentos.

Grupos étnicos

De acordo com as últimas estatísticas realizadas pelo ISTAT, aproximadamente 9,5% da população é composta por não-italianos. Cerca de metade da população imigrante é constituído por aqueles de várias outras origens européias (principalmente romeno, polaco, ucraniano e albanês) numeração de um total de 131.118, ou 4,7 por cento da população. O 4,8 por cento restantes são aqueles com origens não-europeus, principalmente filipinos (26.933), Bangladeshis (12.154), peruanos (10.530) e chinês (10.283).

O Esquilino rione, off A Estação Ferroviária Termini, evoluiu para um bairro predominantemente imigrante; agora é visto como Chinatown de Roma, mas na verdade imigrantes de mais de uma centena de diferentes países lotam suas ruas movimentadas e praças. A agitada área comercial, Esquilino possui dezenas de restaurantes com todos os tipos de cozinha internacional. Existem inúmeras lojas de roupas por atacado: dos 1.300 ou mais estabelecimentos comerciais que operam no distrito 800 são de propriedade chinesa, cerca de 300 são dirigidas por imigrantes de outros países ao redor do mundo e cerca de 200 são de propriedade de italianos.

Centenas de ciganos ciganos vivem em campos de reboque ilegais na periferia da cidade. Há uma crescente população de moradores de rua em Roma, em sua maioria italianos e não estimadas em 7.000.

Religião

Panorama da Praça de São Pedro
Praça de São Pedro no Vaticano .

Muito parecido com o resto da Itália, Roma é predominantemente católica romana, ea cidade tem sido um importante centro de peregrinação religiosa e, durante séculos, a base da antiga religião romana com o Pontifex Maximus e mais tarde a sede da Cidade do Vaticano e do papa. Antes da chegada dos cristãos em Roma, o Religio Romana (literalmente, o "Religião Roman") foi a principal religião da cidade na antiguidade clássica. Os primeiros deuses detidos sagrado pelos romanos eram Júpiter , o mais alto, e Marte, deus da guerra, e pai de gémeos fundadores de Roma, Rômulo e Remo, segundo a tradição. Outros deuses e deusas, como Vesta e Minerva foram homenageados. Roma também foi a base de vários cultos de mistério, como o mitraísmo . Mais tarde, depois São Pedro e São Paulo foram martirizados na cidade, e os primeiros cristãos começaram a chegar, Roma tornou-se cristão, e da Basílica de São Pedro foi construído pela primeira vez em 313 AD. Apesar de algumas interrupções (tais como o Avignon papado), Roma tem sido durante séculos o lar da Igreja Católica Romana e doBispo de Roma, também conhecido como o papa.

Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma.

Apesar do fato de que Roma é o lar do Vaticano e Basílica de São Pedro, a catedral de Roma é a Basílica de São João de Latrão, localizada ao sudeste da cidade-centro. Há cerca de 900 igrejas em Roma, no total, além da própria catedral, alguns outros de nota incluem: a Basílica de Santa Maria Maggiore, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, a Basilica di San Clemente, San Carlo alle Quattro Fontane e a Igreja do Gesú. Há também as antigas catacumbas de Roma sob a cidade. Numerosas instituições educativas religiosas altamente importantes também estão em Roma, como a Pontifícia Universidade Lateranense, Pontifício Instituto Bíblico, Pontifícia Universidade Gregoriana, e Pontifício Instituto Oriental.

O território da Cidade do Vaticano faz parte do Mons Vaticanus , e do ex-adjacente Campos Vaticano, onde St. Basílica de São Pedro, o Palácio Apostólico, a Capela Sistina, e museus foram construídos, juntamente com vários outros edifícios. A área fazia parte do Roman de rione Borgo até 1929. Sendo separado da cidade, na margem oeste do rio Tibre, a área era um afloramento da cidade, que foi protegido ao ser incluído dentro das paredes de Leo IV, mais tarde expandido pelas muralhas da fortificação atuais de Paulo III / Pio IV / Urbano VIII.

O Basilica di Santa Maria Maggiore é uma das maiores igrejas da cidade.

Quando o Tratado de Latrão de 1929, que deu ao Estado sua forma atual estava sendo preparada, os limites do território proposto foi influenciada pelo fato de que muito do que foi praticamente fechado por este loop. Para algumas áreas de fronteira, não havia nenhuma parede, mas a linha de certos edifícios fornecido parte da fronteira, e por uma pequena parte da fronteira de uma parede moderno foi construído.

O território inclui Praça de São Pedro, separado do território da Itália apenas por uma linha branca ao longo do limite da praça, onde toca Piazza Pio XII. Praça de São Pedro é atingido através da Via della Conciliazione, que vai do rio Tibre para São Pedro. Este grandioso abordagem foi construído por Benito Mussolini após a conclusão do Tratado de Latrão. De acordo com o Tratado de Latrão, certas propriedades da Santa Sé que estão localizados em território italiano, principalmente o palácio papal de Castel Gandolfo e os principais basílicas, gozam de estatuto extraterritorial semelhante ao do estrangeiro embaixadas.

Nos últimos anos, tem havido um crescimento significativo na comunidade muçulmana de Roma, principalmente devido à imigração de países do Oriente Médio e do Norte Africano para a cidade. Como conseqüência deste aumento dos praticantes locais da fé islâmica, a comuna promoveu a construção da maior mesquita da Europa, que foi projetado pelo arquiteto Paolo Portoghesi e inaugurado em 21 de Junho de 1995. Desde o fim da República Romana Roma é também o centro de uma importante comunidade judaica, que uma vez foi baseado em Trastevere, e mais tarde no gueto romano. Há também reside a principal sinagoga de Roma, o Tempio Maggiore .

Cityscape

O Coliseu eo Arco de Constantino.

Arquitetura

O Pantheon.

Arquitetura de Roma ao longo dos séculos tem muito desenvolvido, especialmente a partir dos estilos clássico romano e imperial moderno Arquitetura fascista. Roma foi por um período um dos principais epicentros do mundo da arquitetura clássica, o desenvolvimento de novas formas, tais como a arco, o cúpula e o vault. O Estilo românico nas 11ª, 12ª e 13ª séculos foi também amplamente utilizado em arquitetura romana, e mais tarde a cidade se tornou um dos principais centros de Renascimento e Barroco arquitetura.

Roma Antiga

Castel Sant'Angelo.
O Basílica de San Paolo fuori le Mura.

Um dos símbolos de Roma é o Coliseu (70-80 dC), o maior anfiteatro alguma vez construído no Império Romano. Originalmente capaz de acomodar 60 mil espectadores, foi utilizado para combates de gladiadores. Uma lista de monumentos e locais históricos de Roma antiga importantes inclui o Fórum Romano, a Domus Aurea, o Panteão, Coluna de Trajano, Mercado de Trajano, as Catacumbas, o Circus Maximus, as Termas de Caracalla, Castel Sant'Angelo, o Mausoléu de Augusto, o Ara Pacis, o Arco de Constantino, a Pirâmide de Cestius, eo Bocca della Verità.

Medieval

Muitas vezes esquecido, herança medieval de Roma é uma das maiores cidades italianas. Basílicas que datam da idade paleocristã incluem Santa Maria Maggiore e San Paolo Fuori le Mura (este último em grande parte, reconstruída no século 19), ambos de habitação preciosos mosaicos século 4. Mais tarde mosaico e fresco arte medieval notável também podem ser encontrados nas igrejas de Santa Maria em Trastevere, Quatro Santos Coroados, e Santa Prassede. Lay edifícios incluem um número de torres, sendo a maior a Torre delle Milizie ea Torre dei Conti, ambos ao lado do Fórum Romano, ea enorme escadaria que leva até a basílica de Santa Maria Ara Coeli em.

Renascimento e Barroco

Roma era um centro principal do mundo do renascimento , em segundo somente a Florença, e foi afetada profunda pelo movimento. Entre outros, uma obra-prima da arquitectura renascentista em Roma é a Piazza del Campidoglio por Michelangelo . Durante este período, as grandes famílias aristocráticas de Roma usado para construir moradias opulentos como o Palazzo del Quirinale (agora assento do presidente da República Italiana), o Palazzo Venezia, o Palazzo Farnese, o Palazzo Barberini, o Palazzo Chigi (agora assento do primeiro-ministro italiano), o Palazzo Spada, o Palazzo della Cancelleria, eo Villa Farnesina.

Vista panorâmica de Piazza del Campidoglio, com a cópia daestátua equestre de Marco Aurélio.

Muitas das praças da famosa cidade - alguns enorme, majestoso e muitas vezes adornado com obeliscos, alguns pequena e pitoresca - obteve sua forma presente durante o Renascimento e Barroco. As principais são a Piazza Navona, Piazza di Spagna, Campo de 'Fiori, Piazza Venezia, Piazza Farnese, Piazza della Rotonda e Piazza della Minerva. Um dos exemplos mais emblemáticos da arte barroca é a Fontana di Trevi por Nicola Salvi. Outros notáveis ​​do século 17 palácios barrocos são o Palazzo Madama, agora a sede do Senado italiano eo Palazzo Montecitorio, agora a sede da Câmara dos Deputados da Itália.

Neoclassicismo

O Monumento a Vittorio Emanuele II.
Piazza del Popolo.

Em 1870, Roma se tornou a capital do novo Reino da Itália. Durante este tempo, neoclassicismo, um estilo de construção, influenciado pela arquitectura da antiguidade, tornou-se uma influência predominante na arquitetura romana. Durante este período, muitos grandes palácios neoclássicos estilos foram construídos para acolher ministérios, embaixadas e outras agências governamentais. Um dos símbolos mais conhecidos do neoclassicismo Roman é o Monumento de Vittorio Emanuele II ou "Altar da Pátria", onde o Túmulo do Soldado Desconhecido, que representa os 650 mil italianos que caíram na Primeira Guerra Mundial, está localizado.

Arquitetura fascista

O regime fascista que governou na Itália entre 1922 e 1943 desenvolveu um estilo arquitetônico que foi caracterizado por suas ligações com a antiga arquitetura romana. O site fascista mais importante em Roma é o bairro EUR, projetado em 1938 por Marcello Piacentini. Ele foi originalmente concebido para a exposição mundial 1942, e foi chamado de "E.42" ( "Esposizione 42" ). A exposição mundial, no entanto, nunca aconteceu porque a Itália entrou na Segunda Guerra Mundial em 1940. O edifício mais representativo do estilo fascista em EUR é o Palazzo della Civiltà Italiana (1938-1943), o design icónico do que foi marcado o cúbico de Colosseum quadrado. Após a Segunda Guerra Mundial, as autoridades romanas descobriu que eles já tinham a semente de um centro de negócios Centro-off do tipo que outras capitais ainda estavam planejando ( London Docklands e La Défense, em Paris). Além disso, o Palazzo della Farnesina, sede atual do Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros, foi projetado em 1935 em estilo fascista puro.

Parques e jardins

Os jardins daVilla Borghese.

Parques públicos e reservas naturais cobrem uma grande área, em Roma, ea cidade tem uma das maiores áreas de espaço verde entre capitais europeias. A parte mais notável deste espaço verde é representado pelo grande número de vilas e jardins paisagísticos criados pela aristocracia italiana. Enquanto muitas moradias foram destruídas durante o boom da construção do final do século 19, um grande muitos permanecem. A mais notável delas são Villa Borghese, Villa Ada e Villa Doria Pamphili. Villa Doria Pamphili fica a oeste do monte Gianicolo compreendendo cerca de 1,8 km2. Também no monte Gianicolo há Villa Sciarra, com playgrounds para crianças e áreas de passeio sombreadas. Na área vizinha de Trastevere o Horto Botânico (Jardim Botânico) é um espaço verde fresco e com sombra. O antigo hipódromo romano (Circus Maximus) é outro grande espaço verde, mas a principal atração é o antigo local da corrida de carro e tem algumas árvores. Perto está o exuberante Villa Celimontana, perto dos jardins que rodeiam as Termas de Caracalla e Rose Garden ('comunale roseto'). O jardim Villa Borghese é o grande espaço verde mais conhecida em Roma, com galerias de arte famosas entre os seus passeios sombreados. Fica perto da Escadaria Espanhola que sobem a encosta para a Piazza Trinita dei Monti da Piazza di Spagna e Piazza del Popolo com a sua Igreja agostiniano construído no século 13. Roma também tem um número de parques regionais de origem muito mais recente, incluindo o Parque Regional Pineto eo parque regional Appian Way. Há também reservas naturais na Marcigliana e no Tenuta di Castelporziano.

Fontes e aquedutos

O Fonte de Trevi, um dos mais famosos do mundo.

Roma é uma cidade famosa por suas numerosas fontes, construído em todos os estilos diferentes, do clássico e medieval, barroco e neoclássico para. A cidade teve fontes para mais de dois mil anos, e eles forneceram água potável e decorou as praças de Roma. Durante o Império Romano , em 98 AD, de acordo com Sexto Júlio Frontino, o cônsul romano que foi nomeado aquarum curador ou tutor da água da cidade, Roma tinha nove aquedutos que alimentavam 39 fontes monumentais e 591 bacias públicas, sem contar a água fornecida à casa imperial, banhos e proprietários de moradias privadas. Cada uma das principais fontes foi ligada a dois aquedutos diferentes, no caso de um foi desligado para manutenção.

Durante o século 17 e 18, os papas romanos reconstruiu outros acqueducts romanas arruinadas e construiu novas fontes de exibição para marcar seus terminais, lançando a idade de ouro da fonte romana. As fontes de Roma, como as pinturas de Rubens , foram expressões do novo estilo de arte barroca. Eles estavam cheios de figuras alegóricas, e cheio de emoção e movimento. Nessas fontes, escultura tornou-se o elemento principal, ea água foi usada simplesmente para animar e decorar as esculturas. Eles, como jardins barrocos, eram "uma representação visual de confiança e poder".

Estátuas

A 39,7 m de alturada coluna de Marco Aurélio.

Roma é conhecida por suas estátuas, mas, em particular, as estátuas falando de Roma. Estes são geralmente estátuas antigas que se tornaram populares soapboxes para discussão política e social, e lugares para as pessoas (muitas vezes satiricamente a) expressar suas opiniões. Existem duas principais estátuas de fala: o Pasquino eo Marforio, ainda existem quatro outras notáveis: il Babuino, Madama Lucrezia, il Facchino e Abbot Luigi. A maioria dessas estátuas são romano antigo ou clássico, ea maioria deles também retratam deuses míticos, os povos antigos ou figuras lendárias; il Pasquino representa Menelau, Abbot Luigi é um magistrado romano desconhecido, il Babuino é suposto ser Sileno, Marforio representa Oceanus, Madama Lucrezia é um busto de Isis , e il Facchino é a única estátua não-romano, criado em 1580, e não representando ninguém em particular. Elas são muitas vezes, devido ao seu estado, coberto com cartazes ou pichações que expressam idéias políticas e pontos de vista. Outras estátuas na cidade, que não estão relacionadas com as estátuas que falam, incluem os da Ponte Sant'Angelo, ou vários monumentos espalhados pela cidade, como a que a Giordano Bruno no Campo de'Fiori.

Obeliscos e colunas

A cidade contém oito antigos egípcios e cinco antigos romanos obeliscos, juntamente com um número de obeliscos mais modernos; há também foi anteriormente (até 2005) um obelisk etíope antigo em Roma. A cidade contém alguns dos obeliscos em praças, como na Piazza Navona, Praça de São Pedro, Piazza Montecitorio, e Piazza del Popolo, e outros em casas de campo, thermae parques e jardins, como em Villa Celimontana, o Termas de Diocleciano, ea Pincian Hill. Além disso, o centro de Roma hospeda também de Trajano e Coluna Antonine, duas colunas romanas antigas com relevo espiral.

Pontes

Ponte dos anjos que leva a Castel Sant'Angelo.

A cidade de Roma contém inúmeras famosas pontes que atravessam os Tiber. mais famosos incluem a Ponte Cestio, a Ponte Milvio, a Ponte Nomentano, a Ponte Sant'Angelo, a Ponte Vittorio Emanuele II, a Ponte Sisto ea Ponte dei Quattro Capi. Atualmente, existem cinco pontes romanas antigas ainda remanescentes na cidade. A maioria das pontes públicas da cidade foram construídos em estilo clássico ou Renascimento, mas também no barroco, neoclássico e estilos modernos. De acordo com Encyclopædia Britannica, o melhor ponte antiga restante em Roma é a Ponte Sant'Angelo, que foi concluída em 135 dC, e foi decorado com 10 estátuas dos anjos, desenhado por Bernini em 1688.

Catacumbas

Roma tem uma vasta quantidade de antigas catacumbas, ou cemitérios subterrâneos sob ou perto da cidade, dos quais há pelo menos quarenta, alguns descoberto apenas nas últimas décadas. Embora o mais famoso para enterros cristãos, eles incluem pagã e enterros judaicos, seja em catacumbas separados ou misturados. Os primeiros catacumbas de grande escala foram escavados a partir do segundo século em diante. Originalmente, eles foram esculpidos através tufo, um soft rocha vulcânica, fora dos limites da cidade, porque a lei romana proibia sepulturas dentro dos limites da cidade. Atualmente manutenção das catacumbas está nas mãos do papado , que tem investido na Salesianos de Dom Bosco a supervisão das Catacumbas de São Calisto, nos arredores de Roma.

Economia

Vista panorâmica de Bairro empresarial de EUR.

Sendo a capital da Itália, Roma hospeda todos os principais instituições da nação, como a Presidência da República, o governo (e sua única Ministeri), o Parlamento, os principais tribunais judiciais, e os representantes diplomáticos de todos os países para os estados de Itália e da Cidade do Vaticano (curiosamente, Roma acolhe também, na parte italiana do seu território, a Embaixada da Itália para a Cidade do Vaticano, um caso único de uma Embaixada dentro dos limites de seu próprio país). Muitas instituições internacionais estão localizados em Roma, nomeadamente os culturais e científicos - como o Instituto americano, a British School, a Academia Francesa, os institutos escandinavos, o Instituto Arqueológico Alemão - para a honra de bolsa de estudos na Cidade Eterna, e Agências Especializadas das Nações Unidas, como a FAO. Roma, também abriga as principais organizações políticas e culturais internacionais e mundiais, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Programa Alimentar Mundial (PAM), o Colégio de Defesa da NATO e ICCROM, o Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais . de Roma é atualmente um beta + cidade do mundo, caindo do seu estatuto alfa em 2008, junto com Berlim , Estocolmo , Atenas , Praga , Montreal e Vancouver , para citar alguns. Com uma pontuação de 2,56, Roma também foi classificado em 2010 como 28 no Índice de Cidades Globais (subindo dois lugares de sua posição de 2008), sendo a cidade mais alta patente na Itália (Milan vem em segundo lugar em 42). Além disso, Roma foi em 2008, também classificou 15 para fora de todas as cidades do mundo para importância global, principalmente para a experiência cultural.

Com um PIB de € 94376000000 2005 (US 121,5 bilhões dólar), a cidade produz 6,7% do PIB nacional (mais do que qualquer outra cidade única na Itália), e sua taxa de desemprego, baixou de 11,1% para 6,5% entre 2001 e 2005 , é hoje uma das taxas mais baixas de todas as capitais da União Europeia. Roma cresce + 4,4% ao ano e continua a crescer a uma taxa mais elevada em comparação com qualquer outra cidade no resto do país. Isto significa que foram Roma um país, seria 52 país mais rico do mundo por PIB, próximo ao tamanho à do Egito. Roma também tinha um PIB per capita de 2.003 € 29.153 (US 37,412 dólares), que ficou em segundo lugar na Itália, (depois de Milão), e é mais do que 134,1% da média do PIB per capita da UE. Roma, no seu conjunto, tem os maiores ganhos totais em Itália, alcançando € 47076890463 em 2008, mas, em termos de rendimentos dos trabalhadores médios, o próprio lugares da cidade 9 na Itália, com 24.509 € em nível global, os trabalhadores de Roma receber a 30 salários mais altos em 2009, próximos três lugares superior ao de 2008, em que a cidade classificou 33o. A área Roma teve um PIB de 167,8 bilhões dólares e 38.765 dólares americanos per capita.

Embora a economia de Roma é caracterizada pela ausência de indústria pesada e é amplamente dominado pelos serviços , empresas de alta tecnologia (TI, aeroespacial, defesa, telecomunicações), investigação, construção e actividades comerciais (especialmente o sector bancário), eo desenvolvimento enorme do turismo são muito dinâmico e extremamente importante para sua economia. O aeroporto internacional de Roma, Fiumicino, é o maior da Itália, ea cidade hospeda as matrizes da grande maioria das principais empresas italianas, bem como a sede de três dos 100 maiores empresas do mundo: Enel, Eni e Telecom Italia .

Universidades, de rádio e televisão nacionais e indústria do cinema em Roma também são partes importantes da economia: Roma é também o centro da indústria do cinema italiano, graças aos estúdios Cinecittà, trabalhando desde a década de 1930. A cidade é também um centro de banca e seguros, bem como eletrônicos, energia, transportes e indústrias aeroespaciais. Numerosas empresas e agências sede internacional, ministérios, centros de conferências, eventos desportivos e museus estão localizados nos principais distritos comerciais de Roma: o Esposizione Universale Roma (EUR); o Torrino (mais ao sul do de euros); o Magliana ; o Parco de 'Medici-Laurentina e do chamado Tiburtina-vale ao longo da antiga Via Tiburtina.

Educação

Roma é um país e importante centro internacional do ensino superior, contendo numerosas academias, faculdades e universidades. De acordo com o Índice de Cidades Marcas, Roma é considerada a segunda cidade mais interessante e bonito historicamente, educacional e cultural do mundo. Possui uma grande variedade de academias e faculdades, e sempre foi um importante centro intelectual no mundo inteiro e educacional, especialmente durante a Roma Antiga e da Renascença , junto com Florença.

Roma tem um grande número de universidades e faculdades. Sua primeira universidade, La Sapienza (fundada em 1303), é o maior da Europa eo segundo maior do mundo, com mais de 140 mil alunos participando; em 2005, classificado como melhor universidade 33 da Europa e atualmente está entre a Europa de 50 e 150 melhores faculdades do mundo. A fim de diminuir a superlotação de La Sapienza, duas novas universidades públicas foram fundadas durante as últimas décadas: Tor Vergata, em 1982, e Roma Tre em 1992. Roma acolhe também a Escola de Governo LUISS, a mais importante universidade de pós-graduação da Itália nas áreas de relações internacionais e estudos europeus. Roma ISIA foi fundada em 1973 por Giulio Carlo Argan e é a instituição mais antiga da Itália em matéria de design industrial.

Roma contém também um grande número de universidades pontifícias e outros institutos, incluindo a Escola Britânica de Roma, a Escola Francesa de Roma, a Pontifícia Universidade Gregoriana (A mais antiga universidade da Companhia no mundo, fundada em 1551), Istituto Europeo di Design, o , a Scuola Lorenzo de Médici, o Link Campus de Malta, ea Università Campus Bio-Medico. Roma é também o local de duas universidades americanas; A Universidade Americana de Roma e John Cabot University, bem como St. University campus ramo de John, John Felice Centro de Roma, um campus da Loyola University Chicago e Temple University Roma, um campus da Universidade Temple. O Faculdades romanas são vários seminários para estudantes de países estrangeiros estudando para o sacerdócio nas Universidades Pontifícias. Exemplos incluem o Venerável Colégio Inglês, o Pontifício Colégio Norte-Americano, o Colégio Escocês, eo Pontifício Colégio Croata de São Jerônimo.

Principais bibliotecas de Roma incluem: a Biblioteca Angélica, inaugurado em 1604, tornando-se a primeira biblioteca pública da Itália; o Biblioteca Casanatense, inaugurado em 1701; o Biblioteca Vallicelliana; Bibliotheca Hertziana - Instituto Max Planck de História da Arte, uma biblioteca alemã localizada em Roma, muitas vezes conhecido por a excelência nas artes e ciências; o Biblioteca Nacional Central, uma das duas bibliotecas nacionais da Itália, que contém 4.126.002 volumes; A Biblioteca del Ministero degli Affari Esteri, especializado em diplomacia, relações exteriores e história moderna; a Biblioteca dell'Istituto dell'Enciclopedia Italiana; a Biblioteca Dom Bosco, um dos maiores e mais moderna de todas as bibliotecas salesianos; a Biblioteca e Museo del teatrale Burcardo, um museu-biblioteca especializada em história de drama e teatro; a Biblioteca della Società Geografica Italiana, que se baseia no Villa Celimontana e é a biblioteca geográfica mais importante da Itália, e um dos mais importantes da Europa; e o Biblioteca do Vaticano, uma das bibliotecas mais antigas e mais importantes do mundo, que foi formalmente criada em 1475, embora, de facto, muito mais velho e tem 75.000 códices de toda a história.

Cultura

Entretenimento e Artes Cênicas

Roma é um importante centro para a música, e tem uma intensa cena musical, incluindo vários conservatórios de música de prestígio e teatros. Abriga a Accademia Nazionale di Santa Cecilia (fundada em 1585), para o qual novas salas de concerto foram construídos na nova Parco della Musica, um dos maiores espaços musicais do mundo. Roma também tem uma casa de ópera, o Teatro dell'Opera di Roma, bem como várias instituições musicais menores. A cidade também foi palco para o Festival Eurovisão da Canção em 1991 e os MTV Europe Music Awards em 2004.

Roma também teve um grande impacto na história da música. O escola romana era um grupo de compositores de música predominantemente igreja, que estavam ativos na cidade durante os séculos 16 e 17, portanto, que mede o atraso Renascença e início do Barroco. O termo também se refere à música que eles produziram. Muitos dos compositores tinham uma conexão direta com o Vaticano ea capela papal, embora eles trabalharam em várias igrejas; estilisticamente são muitas vezes em contraste com a Escola Venetian de compositores, um movimento simultâneo que era muito mais progressiva. De longe o mais famoso compositor da escola romana é Giovanni Pierluigi da Palestrina, cujo nome tem sido associado por quatrocentos anos com lisa, clara, perfeição polifônica. No entanto, houve outros compositores que trabalham em Roma, e em uma variedade de estilos e formas.

Turismo

Património Mundial da UNESCO
Centro histórico de Roma, as propriedades da Santa Sé em que a Cidade Apreciando direitos extraterritoriais e San Paolo Fuori le Mura
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial
Forum Romanum Rom.jpg
País Itália e
Santa Sé
Tipo Cultural
Critérios I, II, III, IV, VI
Referência 91
Região UNESCO Europa e América do Norte
História inscrição
Inscrição 1980 (quarta Sessão)
Extensões 1990

Roma, hoje, é um dos destinos turísticos mais importantes do mundo, devido à imensidão incalculável de seus tesouros arqueológicos e artísticos, bem como para o encanto de suas tradições únicas, a beleza de suas vistas panorâmicas, ea majestade de sua magnífica "villas" (parques). Entre os recursos mais importantes são os muitos museus - (Musei Capitolini, os Museus do Vaticano, Galleria Borghese, incluindo aqueles dedicados à arte moderna e contemporânea e muitos outros) - aquedutos, fontes, igrejas, palácios, edifícios históricos, os monumentos e ruínas da Fórum Romano, e as Catacumbas. Roma é a terceira cidade mais visitada na União Europeia, depois de Londres e Paris, e recebe uma média de 7-10.000.000 de turistas por ano, o que, por vezes, dobra em anos santos. O Coliseu (4 milhões de turistas) e os Museus do Vaticano (4,2 milhões de turistas) estão a 39 e 37 (respectivamente) lugares mais visitados no mundo, de acordo com um estudo recente.

Roma é um grande centro arqueológico, e um dos principais centros mundiais de pesquisa arqueológica . Existem inúmeros institutos culturais e de investigação situados na cidade, como a Academia Americana em Roma, e The Swedish Institute em Roma, para citar alguns. Roma contém numerosos sítios arqueológicos, incluindo o Fórum Romano, Mercado de Trajano, Fórum de Trajano, o Coliseu eo Panteão, para citar apenas alguns. O Coliseu , indiscutivelmente um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos de Roma, é considerado como uma maravilha do mundo.

Roma contém uma coleção vasta e impressionante de arte, esculturas, fontes, mosaicos , afrescos e pinturas, de todos os diferentes períodos. Roma tornou-se primeiro um importante centro artístico durante a Roma antiga, com formas de importante arte romana, tais como arquitetura, pintura, escultura e mosaico trabalho. Metal-obra, moeda morrer e gravura jóia, esculturas de marfim, vidro estatueta, cerâmica, e ilustrações do livro são consideradas formas "menores" de obras de arte romana. Roma tornou-se mais tarde um grande centro de Renaissance arte, uma vez que os papas gastou enormes somas de dinheiro para a construção de grandiosas basílicas, palácios, praças e edifícios públicos em geral. Roma tornou-se um dos principais centros de obras de arte do Renascimento da Europa, perdendo apenas para Florença, e capaz de comparar a outras grandes cidades e centros culturais, como Paris e Veneza. A cidade foi muito afetado pelo barroco, e Roma se tornou o lar de muitos artistas e arquitetos, como Bernini, Caravaggio , Carracci, Borromini e Cortona, para citar alguns. No final do século 18 e início do século 19, a cidade era um dos centros do Grand Tour, quando ricos, jovens ingleses e outros aristocratas europeus visitaram a cidade para aprender sobre a antiga romana cultura, arte, filosofia e arquitetura. Roma acolheu um grande número de artistas neoclássicos e rococó, como Pannini e Bernardo Bellotto. Hoje, a cidade é um importante centro artístico, com numerosos institutos de arte e museus.

Vista interna do Coliseu

Roma tem um estoque crescente da arte e arquitectura contemporânea e moderna. A Galeria Nacional de Arte Moderna possui obras de Balla, Morandi, Pirandello, Carrà, De Chirico, De Pisis, Guttuso, Fontana, Burri, Mastroianni, Turcato, Kandisky, Cézanne em exposição permanente. 2010 vê a abertura da mais nova fundação de artes de Roma, a arte e arquitetura contemporânea galeria projetada pelo arquiteto iraquiano Zaha Hadid aclamado. Conhecido como MAXXI - Museu Nacional de Arte, no século 21 ele restaura uma área dilapidada com impressionante arquitetura moderna. Maxxi possui um campus dedicado à cultura, laboratórios de investigação experimental, intercâmbio internacional e estudo e pesquisa. É um dos mais ambiciosos modernos projetos de arquitetura de Roma, ao lado de Renzo Piano Auditorium Parco della Musica e Roma Convention Center Massimiliano Fuksas ', Centro Congressi Italia EUR, no bairro EUR, devido a abrir em 2011. O Centro de Convenções dispõe de um recipiente translúcido enorme para dentro que está suspenso uma estrutura de aço e teflon semelhante a uma nuvem e que contém quartos e um auditório reunião com duas praças abertas para o bairro em ambos os lados.

Roma também é amplamente reconhecido como um mundo capital da moda. Embora não seja tão importante como Milão, Roma é quarta do mundo mais importante centro para a moda no mundo, de acordo com o 2009 Global Language Monitor, após Milão , Nova York e Paris, e batendo Londres. Grandes casas de moda de luxo e cadeias joalharia, como Bulgari, Fendi, Laura Biagiotti e Brioni (moda), só para citar alguns, estão sediadas ou foram fundadas na cidade. Além disso, outros rótulos principais, tais como Chanel, Prada, Dolce & Gabbana, Armani e Versace tem boutiques de luxo em Roma, principalmente ao longo de seu prestígio e de luxo Via dei Condotti.

Cozinha

Spaghetti allaCarbonara, um prato típico romano
Um típico Café na calçada emVia Veneto

Cozinha de Roma tem evoluído ao longo dos séculos e dos períodos de mudanças sociais, culturais e políticos. Roma tornou-se um importante centro gastronômico durante a Idade Antiga . cozinha romana antiga foi altamente influenciada pela cultura grega antiga, e depois, enorme expansão do império romanos expostos a muitos novos, hábitos culinários provinciais e técnicas de cozinha. Mais tarde, durante o Renascimento , Roma tornou-se conhecido como um centro de alta cozinha, uma vez que alguns dos melhores chefs do tempo, trabalhou para os papas. Um exemplo disso poderia ser Bartolomeo S, que era um chef, trabalhando para Pio IV na cozinha do Vaticano, e ele adquiriu fama em 1570, quando seu livro de receitas Opera dell'arte del cucinare foi publicado. No livro ele lista cerca de 1000 receitas do Renascimento cozinha e descreve técnicas e ferramentas de cozinha, dando a imagem de primeiro conhecido de um garfo.
Na idade moderna, a cidade desenvolveu a sua própria culinária peculiar, com base em produtos da vizinha Campagna, como cordeiro e legumes ( alcachofras são comuns). Em paralelo, romano judeus -presente na cidade desde o século 1 aC desenvolveram sua própria cozinha, o cucina giudaico-romanesca . Exemplos de pratos latinos incluem " Saltimbocca alla Romana "- uma costeleta de vitela, em estilo romano; coberto com presunto cru e sálvia e cozido com vinho branco e manteiga; " Carciofi alla giudia "- alcachofras fritos em azeite de oliva, típico da culinária judaica romana; " Carciofi alla romana "- alcachofras em estilo romano; folhas externas removidos, recheadas com hortelã, alho, pão ralado e refogada; " Spaghetti alla carbonara "- espaguete com bacon, ovos e queijo pecorino, e " Gnocchi di semolino alla romana "- bolinho de massa de semolina, em estilo romano, para citar apenas alguns.

Cinema

Jogo deGangues de Nova Yorkemestúdios Cinecittà, Roma

Roma hospeda o Cinecittà Studios, a maior instalação de produção cinematográfica e televisiva na Europa continental e no centro do cinema italiano, onde um grande número dos maiores sucessos de bilheteria de hoje são filmados. Os 99 acres (40 ha) complexo de estúdios é de 5,6 milhas (9,0 quilômetros) do centro de Roma e faz parte de uma das maiores comunidades de produção no mundo, perdendo apenas para Hollywood, com bem mais de 5.000 profissionais - de trajes de época makers para especialistas em efeitos visuais. Mais de 3.000 produções foram feitas em seu lote, de recursos recentes, como A Paixão de Cristo, Gangues de Nova York, Roma, da HBO, A Vida Marinha e Dino De Laurentiis ' Decameron, de clássicos do cinema como Ben-Hur, Cleópatra, e os filmes de Federico Fellini.

Fundada em 1937 por Benito Mussolini , os estúdios foram bombardeada pelos aliados ocidentais durante a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1950, Cinecittà foi o local de filmagem para várias grandes produções cinematográficas norte-americanos e, posteriormente, tornou-se o estúdio mais associado com Federico Fellini. Hoje Cinecittà é o único estúdio do mundo, com a pré-produção, produção e pós-produção de instalações completas sobre um monte, permitindo que diretores e produtores para andar com seu roteiro e "sair" com um filme completo.

Língua

Embora associado hoje apenas com o latim, Roma antiga era de fato multilíngue. Em mais remota antiguidade tribos Sabine compartilhado da área do que é hoje em Roma com tribos latinas. A linguagem Sabine foi um dos grupo Itálico de antigos italiana, juntamente com etrusca, que teria sido a principal língua dos últimos três reis que governaram a cidade, até a fundação da República, em 509 aC. Urganilla, ou Plautia Urgulanilla, esposa do imperador Cláudio, é pensado para ter sido um orador de etruscas muitos séculos após essa data, de acordo com a entrada Suetônio em Claudius. No entanto Latina, de formas diversas em evolução, foi a principal língua de Roma clássica, mas como a cidade teve imigrantes, escravos residentes, embaixadores de muitas partes do mundo também foi multilíngue. Muitos romanos educados também falou grego, e houve um grande grego, siríaco e população judaica em partes de Roma a partir de bem antes do Império. Latina evoluiu durante a Idade Média para um novo idioma, o volgare . Este último surgiu como a confluência de vários dialetos regionais, entre os quais o dialeto toscano predominaram, mas a população de Roma também desenvolveu o seu próprio dialeto, o Romanesco. O Romanesco falado durante a Idade Média era um dialeto do sul da Itália, muito próximo da Napolitana. A influência do cultura florentino durante o renascimento , e, acima de tudo, a imigração para Roma de muitos florentinos seguintes os dois Papas Medici ( Leo X e Clemente VII), causou uma grande mudança na o dialeto, que começou a se assemelhar mais as variedades da Toscana. Este permaneceu limitada a Roma até o século 19, mas, em seguida, expandiu-se para outras zonas do Lácio ( Civitavecchia, Latina), desde o início do século 20, graças ao aumento da população de Roma e para melhores sistemas de transporte. Como conseqüência da educação e meios de comunicação como rádio e televisão, Romanesco tornou-se cada vez mais semelhante ao padrão italiano. Literatura dialetal na forma tradicional Romanesco inclui as obras de autores como Giuseppe Gioachino Belli (um dos mais importantes poetas italianos conjunto), Trilussa, e Cesare Pascarella. Contemporâneo Romanesco é representado principalmente por atores populares, como Aldo Fabrizi, Alberto Sordi, Nino Manfredi, Anna Magnani, Gigi Proietti, Enrico Montesano, e Carlo Verdone.

Contribuição histórico de Roma para a linguagem em um sentido em todo o mundo é muito mais extensa no entanto. Através do processo de romanização, os povos da Gália, a Península Ibérica, Itália e Dacia desenvolvido línguas que derivam diretamente do latim e que foram adoptadas em grandes áreas do mundo, tanto através da colonização e cultural influência. Além disso, também Inglês moderno, por causa da conquista normanda , emprestado uma grande porcentagem de seu vocabulário da língua latina. O alfabeto romano ou latino é o sistema mais utilizado no mundo da escrita usado pelo maior número de idiomas.

Roma há muito tempo hospedado comunidades artísticas, as comunidades residentes estrangeiros e um grande número de estudantes religiosos estrangeiros ou peregrinos e assim tem sido sempre uma cidade multilíngüe. Hoje por causa do turismo de massa muitas línguas são usadas no atendimento de turismo, especialmente Inglês, que é amplamente conhecido em áreas turísticas, e os anfitriões da cidade um grande número de imigrantes e por isso tem muitas áreas de imigrantes multilingues.

Esportes

Stadio Olimpico, um dos maiores da Europa, com uma capacidade de mais de 70.000.

Football (soccer) é o esporte mais popular em Roma, como no resto do país. A cidade sediou os jogos finais do 1934 e Copa do Mundo FIFA de 1990. Este último teve lugar no Estádio Olímpico, que é também o estádio para locais clubes da Serie A SS Lazio, fundada em 1900, e AS Roma foi fundada em 1927, cuja rivalidade tornou-se um grampo de cultura desportiva Roman. Futebolistas que jogam por essas equipes e também nascem na cidade tendem a tornar-se especialmente popular, como tem sido o caso com jogadores como Francesco Totti e Daniele De Rossi (tanto para AS Roma). Atletico Roma é uma equipe pequena que joga em Primeira Divisão; seu estádio é Stadio Flaminio.

Roma sediou a Jogos Olímpicos de Verão de 1960, com grande sucesso, usando muitos locais antigos, como a Villa Borghese e da Thermae de Caracalla como locais. Para os Jogos Olímpicos de muitas novas estruturas foram criados, nomeadamente o novo grande Estádio Olímpico (que também foi ampliado e renovado para acolher qualificação e a partida final da Copa do Mundo FIFA 1990), o Villaggio Olimpico (Vila Olímpica, criado para hospedar os atletas e reconstruído depois dos jogos como um bairro residencial), a ECC. Roma fez uma direito de sediar a Olímpicos de Verão de 2020, mas foi retirada antes da data limite para arquivos de candidatos.

A união do Rugby está ganhando maior aceitação. Até 2011, o Stadio Flaminio foi o estádio para a Itália equipe de união nacional de rugby, que foi jogar no Campeonato das Seis Nações desde 2000 (a equipe agora joga jogos em casa no Stadio Olimpico, porque o Stadio Flaminio precisa de obras de renovação, a fim de melhorar a sua capacidade e segurança), embora com menos de performances satisfatórias, como eles nunca ganharam o Championship (melhor resultado da Itália sendo até à data o 4º lugar em 2007). Roma é o lar de equipes de rugby locais, como Rugby Roma (fundada em 1930 e vencedor de cinco campeonatos italianos, este último em 1999-2000), Unione Rugby Capitolina e SS Lazio 1927 (ramo de rugby união do clube poliesportivo SS Lazio).

Todo mês de maio, Roma hospeda o torneio de tênis ATP Masters Series sobre as quadras de saibro do Foro Italico. Andar de bicicleta era popular no período pós-Segunda Guerra Mundial, apesar de sua popularidade se desvaneceu. Roma já sediou a porção final do Giro d'Italia duas vezes, em 1989 e 2000. Roma também é o lar de outras equipes de esportes, incluindo basquete ( Virtus Roma), voleibol ( M. Roma Volley), andebol ou waterpolo .

Peregrinação

Roma tem sido um importante local de peregrinação cristã desde a Idade Média. Pessoas de todo o mundo cristão visitar a Cidade do Vaticano, dentro da cidade de Roma, a sede do papado. O Papa foi a figura mais influente durante a Idade Média. A cidade se tornou um importante local de peregrinação durante os Idade Média eo foco de lutas entre o Papado eo Sacro Império Romano começando com Carlos Magno , que foi coroado seu primeiro imperador em Roma, em 800 por Papa Leão III. Além de breves períodos como uma cidade independente durante os Idade Média , Roma manteve a sua condição de capital Papal e "cidade santa" por séculos, mesmo quando o Papado brevemente transferida para Avignon (1309-1377). católicos acreditam que o Vaticano é o último lugar de descanso de São Pedro. Para este dia, milhares de fiéis visitam a cidade. Um dos pontos de parada peregrinação é escadas de Pilatos, onde, segundo a tradição cristã, os passos que levaram ao pretório de Pilatos em Jerusalém , que Jesus Cristo estava no durante a sua paixão em sua maneira de julgamento. As escadas foram, supostamente, trouxe a Roma por St. Helena no século 4. Durante séculos, a Scala Santa atraiu peregrinos cristãos que desejavam honrar a Paixão de Jesus.

Peregrinações a Roma pode envolver visitas a um grande número de sites, tanto dentro da Cidade do Vaticano e em território italiano na cidade de Roma. Alguns destes são as catacumbas de antiguidade em que os cristãos rezavam, enterravam seus mortos e realizada adoração durante períodos de perseguição e várias igrejas nacionais, o mais famosa Igreja de São Luís dos Franceses, ou igrejas associadas ordens religiosas individuais, tais como a Igreja Jesuíta de Jesus. Tradicionalmente houve sete igrejas conhecidas como as igrejas Pilgrim, visitou porque um indivíduo santo é venerado ali, ou na Idade Média para obter indulgências, ou por razões nacionais uma vez que existem igrejas nacionais em Roma para a maioria dos países católicos. Basílica de São Pedro é o principal destino para a peregrinação, por causa da presença do papa e do enterro de muitos papas anteriores por lá, incluindo St Peter, reconhecida pelos católicos como o primeiro papa. St Peters e três outras igrejas principais, tudo dentro do território italiano e, portanto, fora da Cidade do Vaticano forma que são chamadas as quatro basílicas principais, estes são a Basílica de São João de Latrão, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde São Paulo é acreditado enterrado e Santa Maria Maior. Três outras basílicas menores, tudo dentro de Roma, formam os sete locais de peregrinação.

Transporte

Aeroporto de Roma-Fiumicino, em 2008, foi osexto aeroporto mais movimentado da Europa.

Roma é no centro da rede radial de estradas que seguem aproximadamente as linhas das antigas estradas romanas, que começou no Capitólio e conectados Roma, com seu império. Hoje Roma está circulado, a uma distância de cerca de 10 km (6 mi), pelo anel rodoviário (o Grande Raccordo Anulare ou GRA ).

Devido à sua localização no centro da península italiana, Roma é um nó ferroviário diretor para o centro de Itália. Principal estação ferroviária de Roma, Termini, é uma das maiores estações de trem na Europa e nos mais utilizados na Itália, com cerca de 400.000 viajantes passando por todos os dias. A segunda maior estação na cidade, Roma Tiburtina, está actualmente a ser reconstruído como um terminal ferroviário de alta velocidade.

Roma é servida por três aeroportos. O intercontinental Leonardo da Vinci Aeroporto Internacional é o aeroporto principal de Itália e é comumente conhecido como "Aeroporto Fiumicino", como ele está localizado dentro do próximo Comune de Fiumicino, a sudoeste de Roma. O mais velho Roma Ciampino Airport é um aeroporto civil e militar conjunta. É comumente referido como "Aeroporto Ciampino", como ele está localizado ao lado de Ciampino, a sudeste de Roma. Um terceiro aeroporto, o Aeroporto de Roma-Urbe, é um pequeno aeroporto de baixo tráfego localizado cerca de 6 km ao norte do centro da cidade, que lida com a maioria helicóptero e voos privados.

A cidade sofre de problemas de tráfego em grande parte devido a este padrão de rua radial, o que torna difícil para os romanos para se deslocar facilmente a partir da proximidade de uma das estradas radiais para outro sem ir para o centro histórico ou usando o anel viário. Estes problemas não são ajudados pelo tamanho limitado do sistema de metro de Roma, quando comparado a outras cidades de tamanho similar. Além disso, a Roma tem apenas 21 táxis para cada 10.000 habitantes, muito abaixo de outras grandes cidades europeias. Congestão crônica causada por carros durante os anos 1970 e 1980, levaram à restrição de serem colocados no acesso de veículos ao centro da cidade do interior durante as horas de luz do dia. Áreas em que estes se aplicam restrição são conhecidos como limitadas Tráfego Zonas ( Zona um Limitato Traffico (ZTL) em italiano). Mais recentemente, o tráfego nocturno pesado em Trastevere e San Lorenzo levou à criação de ZTLs noturnas nesses distritos, e há também planos para criar outro ZTL nocturno em Testaccio.

Mapa geral do sistema de metrô e trem de Roma em 2011

Um sistema de metro 2-line chamado Metropolitana opera em Roma. Construção no primeiro ramo começou na década de 1930. A linha havia sido planejado para ligar rapidamente a principal estação ferroviária com a área E42 recém-planejado nos subúrbios ao sul, onde o 1942 Feira Mundial era para ser realizada. O evento nunca ocorreu por causa da guerra. A área foi mais tarde parcialmente redesenhado e renomeado EUR (Esposizione Universale di Roma: Roma Exposição Universal) na década de 1950 para servir como uma moderna zona empresarial. A linha foi finalmente inaugurada em 1955, e é agora parte da Linha B.

A Uma linha abriu em 1980 a partir de Ottaviano para Anagnina estações, mais tarde alargado em fases (1999-2000) a Battistini. Na década de 1990, uma extensão da linha B foi aberto a partir de Termini a Rebibbia. Esta rede subterrânea é geralmente de confiança (embora ele pode se tornar muito congestionada em horários de pico e durante os eventos, especialmente a linha A), pois é relativamente curto.

As duas linhas existentes, A e B, se cruzam na estação de Roma Termini. A nova filial da linha B (B1) abriu em 13 de junho de 2012 depois de um custo de construção estimado de € 500 milhões. B1 se conecta a linha B na Piazza Bologna e tem quatro estações ao longo de uma distância de 3,9 km (2 mi). Uma terceira linha, linha C, está em construção com um custo estimado de € 3 bilhões e terá 30 estações ao longo de uma distância de 25,5 km (16 mi). Ele irá substituir parcialmente a rede ferroviária existente, Termini-Pantano. Ele contará com completos automatizados, trens sem condutor. A primeira seção foi devido a abrir em 2011 e as seções finais em 2015, mas achados arqueológicos frequentemente atrasar os trabalhos de construção no subsolo. A quarta linha, linha D, também está prevista. Ela terá 22 estações ao longo de uma distância de 20 km (12 mi). A primeira seção é projetada para abrir em 2015 e as seções finais antes de 2035.

Acima do solo transporte público em Roma é composto de um ônibus, bonde e trem urbano rede (linhas FR). A rede de ônibus e bonde é administrado por Trambus SpA sob os auspícios da Atac SpA (que originalmente era para o Municipal Bus e Tramways Company, Azienda Tramvie e Autobus del Comune em italiano). A rede de ônibus tem mais de 350 linhas de ônibus e mais de oito mil pontos de ônibus, enquanto o sistema eléctrico mais limitada tem 39 km de pista e 192 paragens. Há também uma linha de trólebus, inaugurado em 2005, e as linhas de trólebus adicionais estão sendo planejados.

Entidades internacionais, organizações e envolvimento

Sede da FAO em Roma

Roma é o único a ter um estado soberano situado inteiramente dentro de seus limites de cidade, a Cidade do Vaticano. O Vaticano é um enclave de Roma e uma posse soberano da Santa Sé, o governo supremo da Igreja Católica Romana. Roma acolhe embaixadas estrangeiras para a Itália ea Santa Sé, embora freqüentemente o mesmo embaixador é credenciado para tanto.

Outro corpo, aSoberana Ordem Militar de Malta (SMOM), refugiou-se em Roma em 1834, devido à conquista de Malta porNapoleãoem 1798. Às vezes é classificado como tendo soberania, mas não reivindica qualquer território em Roma ou em qualquer outro lugar, portanto, levando a disputa sobre o seu estatuto soberano real.

Roma é também a sede das agências internacionais daONU, como oPrograma Mundial de Alimentos (PMA), aOrganização para a Alimentação e Agricultura (FAO) eoFundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Roma tem sido tradicionalmente envolvidos no processo de integração política europeia. Em 1957, a cidade sediou a assinatura da Tratado de Roma, que criou o Comunidade Económica Europeia (antecessora da União Europeia ), e também foi palco para a assinatura oficial da proposta de Constituição Europeia em Julho de 2004.

Roma é a sede doColégio de Defesa da NATO e é o lugar onde oEstatuto do Tribunal Penal Internacional foi formulado.

Cidades gêmeas, cidades irmãs e cidades parceiras

Coluna dedicada a Paris, em 1956, perto dasTermas de Diocleciano

Roma é desde 1956 exclusivamente e reciprocamentegeminada apenas com:

  • Paris, França
(Francês) Seule Paris est digne de Roma; seule Roma est digne de Paris.
(Italiano) Solo Parigi è degna di Roma; solo de Roma è degna di Parigi.
"Só Paris é digno de Roma, apenas Roma é digno de Paris."

Irmãos e parceiros cidades de Roma são:

Documentários

  • As cidades santas: Romaproduzidos por Danae Film Production, distribuídos por HDH Communications; 2006.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Rome&oldid=556585020 "