Conteúdo verificado

Santa Lúcia

Assuntos Relacionados: Americas ; Países ; Geografia

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Santa Lúcia
Bandeira Brasão
Lema: " A terra, as pessoas, a Light "
Anthem: Filhos e Filhas de Santa Lúcia
Capital
e maior cidade
Castries
14 ° 1'N 60 ° 59'W
Línguas oficiais Inglês
Vernáculo
línguas
São Lucian francês crioulo
Grupos étnicos
  • 68% Afro-caribenha
  • 5% Europeia
  • 17% misturada
  • 2,0% Carib ameríndia
  • 5% Indo-Caribe
  • 3% outros
Demonym Santaluciense
Governo A democracia parlamentar sob monarquia constitucional
- Monarca Elizabeth II
- Governador Geral Pearlette Louisy
- O primeiro-ministro Kenny Anthony
Legislatura Parlamento
- Casa de cima Senado
- Lower casa House of Assembly
Independência
- a partir do Reino Unido 22 de fevereiro de 1979
Área
- Total 617 km 2 ( 191)
238,23 sq mi
- Água (%) 1.6
População
- 2009 censo 173765
- Densidade 298 / km 2 ( 41)
672 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 2101 milhões dólares
- Per capita $ 12,607
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 1,239 bilhões dólares
- Per capita $ 7,435
HDI (2011) Aumentar 0,723
· alta 82th
Moeda Dólar do Caribe Oriental ( XCD )
Fuso horário ( UTC-4)
Unidades no esquerda
Chamando código +1 758
Código ISO 3166 LC
TLD Internet .LC

Santa Lúcia / s n t l u ʃ ə / ( francês : Sainte-Lucie) é uma soberano país de ilha no leste do Mar do Caribe na fronteira com o Oceano Atlântico. Parte de Pequenas Antilhas, está localizado ao norte / nordeste da ilha de São Vicente, a noroeste de Barbados e ao sul da Martinica . Abrange uma área de 617 km 2 (238,23 sq mi) e tem uma população de 174.000 (2010). Sua capital é Castries.

Um dos Ilhas Windward, Santa Lúcia foi nomeado após Santa Luzia de Siracusa pelos franceses, primeiros colonizadores europeus da ilha. Eles assinaram um tratado com o nativo Carib pessoas em 1660. Inglaterra assumiu o controle da ilha 1663-1667; nos anos seguintes, ele estava em guerra com a França 14 vezes e regra da ilha mudados frequentemente (foi sete vezes cada uma governada por franceses e britânicos). Em 1814, os britânicos assumiram o controle definitivo da ilha. Porque ele trocou tantas vezes entre o controle britânico e francês, Santa Lúcia também era conhecido como o " Helen das Índias Ocidentais ".

O governo representativo surgiu em 1924 (com universal sufrágio de 1953). De 1958 a 1962, a ilha era um membro da Federação das Índias Ocidentais. Em 22 de fevereiro de 1979, Santa Lúcia tornou-se um estado independente da Commonwealth of Nations associado com o Reino Unido. Santa Lúcia tem um sistema jurídico baseado no direito comum Inglês .

A nação da ilha comemora a sua independência a cada ano com um feriado público. É também um membro de Francofonia. O sector financeiro tem resistido à crise financeira global, mas a recessão prejudicou o turismo.

História

 Esta seção está ligada a partir   Francophonie ->

O Francês pirata Francois Clerc El (também conhecido como Jambe de Bois, devido à sua perna de pau) freqüentado Santa Lúcia na década de 1550. Não foi até anos mais tarde, por volta de 1600, que o primeiro acampamento Europeia foi iniciado pelos holandeses, no que é agora Vieux Fort. Em 1605, um navio Inglês chamado de Olive Branch foi soprado fora do curso em seu caminho para a Guiana , e os 67 colonos começou um assentamento em Santa Lúcia. Após cinco semanas, apenas 19 sobreviveram, devido a doenças e conflitos com os Caribes, então eles fugiram da ilha. O francês alegou oficialmente a ilha em 1635, mas foi o Inglês que começou o próximo assentamento europeu em 1639,

Colônia francesa

Em 1643 uma expedição francesa sob a direção de Jacques du Parquet o governador da Martinica estabeleceu um assentamento permanente na ilha, sob o Governador De Rousselan que tomou mulher Carib e permaneceu no cargo até sua morte em 1654. O Governador De Rousselan assinou um tratado com o local, Carib pessoas em 1660. Como o Inglês e Holandês em outras ilhas, o francês começou a desenvolver a terra para o cultivo de cana-de-açúcar como cultura de commodities em grandes plantações. Após Guerra dos Sete Anos entre Grã-Bretanha e da coalizão France-espanhol terminou em derrota francesa, a Tratado de Paris, em 10 de fevereiro de 1763 confirmou uma troca de territórios coloniais pelos signatários.

Colônia britânica

Em 1664, Thomas Warner (filho de Sir Thomas Warner, o governador de St Kitts) alegou Santa Lúcia para a Inglaterra. Ele trouxe 1.000 homens para defendê-la dos franceses, mas depois de dois anos, apenas 89 sobreviveram, principalmente devido à doença. Em 1666, a administração francesa voltou e retomou o controle da ilha. Durante anos depois deste, a ilha foi oficialmente negociadas e para trás entre o Inglês eo Francês em vários tratados, como moeda de troca nas negociações, embora os assentamentos franceses permaneceram ea ilha foi de facto uma colônia francesa até o século XVIII.

Quando os britânicos adquiriram a ilha, plantadores estavam tentando usar o Carib como trabalhadores. Os britânicos importados escravos africanos como trabalhadores. Muitos Carib morreram por causa da falta de imunidade a doenças euro-asiáticos, como a varíola eo sarampo. Outros morreram por excesso de trabalho e maus-tratos por parte dos europeus.

Condições do Caribe eram duras, e muitos Escravos africanos morreram, bem como, exigindo contínua importação de novos cativos. Os britânicos continuaram a importar escravos até que aboliu o comércio em 1808. Por esse tempo, as pessoas de origem étnica Africano e menos Carib em desvantagem muito os de etnia europeia.

Em 21 de fevereiro 1795, um exército de combatentes da liberdade St. Lucian liderados por Victor Hugues derrotado um batalhão de tropas britânicas. Para os próximos quatro meses, uma frente unida de recentemente libertou os escravos e os combatentes da liberdade, conhecidos como os Brigands (também ex-escravos, que instigaram revolta em toda a região) forçados para fora não só o exército britânico, mas todo escravo-proprietário branca da ilha . Pouco menos de um ano depois, o exército britânico voltou, com muitas mais tropas do que os combatentes da liberdade poderia gerir, e, eventualmente, re-imposta escravidão até 1807. No entanto, no momento em que o britânico recuperou o controle da ilha, muitos dos libertos tinham escapado em as florestas tropicais grossas.

Santa Lúcia continuou a ser contestada pela França e pela Grã-Bretanha até o britânico garantiu que em 1814, na sequência da sua guerra com os Estados Unidos. Santa Lúcia era considerado parte dos britânicos Windward Islands colônia.

Século 20

Em meados do século XX, ele se juntou ao Federação das Índias Ocidentais (1958-1962), quando a colônia foi dissolvida. Em 1967, Santa Lúcia tornou-se um dos seis membros da Índias Ocidentais Estados Associados, com autonomia interna. Em 1979 ele ganhou a independência total sob Sir John Compton. Compton, do partido conservador União dos Trabalhadores (UWP), serviu como primeiro-ministro 1982-1996, depois que ele foi sucedido por Lewis Vaughn.

Dr. Kenny Anthony D. do Partido Trabalhista foi primeiro-ministro de 1997 a 2006. Em 2006, o UWP, novamente liderada por Compton, ganhou o controle do parlamento. Em maio de 2007, depois de Compton sofreu uma série de ministrokes, Ministro das Finanças e Assuntos Externos Stephenson Rei tornou-se primeiro-ministro em exercício. Ele sucedeu como primeiro-ministro depois de Compton morreu em setembro de 2007. Em novembro de 2011, o Excelentíssimo Senhor Dr. Kenny Anthony D. foi reeleito como primeiro-ministro pela segunda vez.

Política

Santa Lúcia é uma Commonwealth reino; Rainha Elizabeth II é a Chefe de Estado de Santa Lúcia, representada na ilha por um Governador Geral. O poder executivo, no entanto, está nas mãos do O primeiro-ministro e seu gabinete. O primeiro-ministro é normalmente o chefe do partido comandando o apoio da maioria dos membros do Casa da Assembléia, que tem 17 assentos. A outra câmara de Parlamento, o Senado, tem 11 membros nomeados.

Santa Lúcia é uma democracia parlamentar bipartidário. Cinco partidos políticos participaram da 28 de novembro de 2011 eleição geral. Dr Anthony Davis, do Partido Trabalhista Lucia St ganhou onze dos dezessete assentos.

Santa Lúcia é um membro completo e participando da Comunidade do Caribe (CARICOM), Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECO) e La Francophonie.

Alojamento

Santa Lúcia tem 11 quartos, ou freguesias da ilha, sob o governo colonial francês, que foi continuada pelos britânicos: No. 1 Anse-la-Raye Quarter 31,0 km², No. 2 Castries Quarter 79,5 km², No. 3 Choiseul Quarter 31,3 km², No. 4 e 6 Gros Islet Quarter 101,5 km², No. 5 Dennery Quarter 69,7 km², No. 7 Laborie Quarter 37,8 km², No. 9 Micoud Quarter 77,7 km², No. 10 Soufrière Quarter 50,5 km², No. 11 Vieux Fort Quarter 43,8 km², No. ??? entre 1 e 10 Canárias Quarter 15,9 km², No. ??? entre 1 e 5 Reserva Florestal Quarter 78,3 km²

Santa Lúcia tem 17 segmentos eleitorais para as 17 cadeiras na Câmara de Assembleia (cada um com título de "Representante Parlamentar"):

  • Canárias & Anse-la-Raye
  • Babonneau
  • Castries Central
  • Castries Norte
  • Castries North East
  • Castries Sul
  • Castries Sudeste
  • Choiseul
  • Dennery Norte
  • Dennery Sul
  • Gros Islet
  • Laborie
  • Micoud Norte
  • Micoud Sul
  • Soufriere
  • Vieux Fort Norte
  • Vieux Fort Sul

Os bairros de Santa Lúcia são:

  1. Anse la Raye
  2. Castries
  3. Choiseul
  4. Delfim
  5. Dennery
  6. Gros Islet
  7. Laborie
  8. Micoud
  9. Praslin
  10. Soufrière
  11. Vieux Fort
Santa Lúcia location map.svg
Gros Islet
Castries
Delfim
Dennery
Anse la Raye
Praslin
Micoud
Vieux
Forte
Laborie
Choiseul
Soufrière
SANTA LÚCIA

Geografia

Santa Lúcia

O vulcânica ilha de Santa Lúcia é mais montanhoso do que muitos outros Ilhas do Caribe, com o ser mais elevado ponto Mount Gimie, a 950 metros (3.120 pés) acima do nível do mar. Duas outras montanhas, o Pitons, formam o marco mais famoso da ilha. Eles estão localizados entre Soufrière e Choiseul, no lado ocidental da ilha. Santa Lúcia é também uma das poucas ilhas no mundo que possui um vulcão drive-in.

A capital de Santa Lúcia é Castries (população 60.263), onde 32,4% da população vive. Principais cidades incluem Gros Islet, Soufrière e Vieux Fort. O clima local é tropical, moderado pelo nordeste ventos alísios, com uma estação seca de 1 de Dezembro a 31 de Maio e uma estação chuvosa de 1 Junho a 30 de Novembro.

Vista de Soufrière

Economia

Representação gráfica das exportações de produtos de Santa Lúcia em 28 categorias codificadas por cores.

Uma força de trabalho educada e melhorias em estradas, comunicações, abastecimento de água, esgoto e instalações portuárias têm atraído investimento estrangeiro no sector do turismo e no armazenamento de petróleo e transbordo. No entanto, com os EUA, Canadá e Europa em recessão, o turismo diminuiu dois dígitos no início de 2009. A recente mudança na União Europeia regime de preferências de importação eo aumento da concorrência de bananas latino-americanos fizeram diversificação económica cada vez mais importante em Santa Lúcia.

A nação insular tem sido capaz de atrair negócios e investimentos estrangeiros, especialmente em seus setores bancário e de turismo offshore, que é a principal fonte da ilha de receita. O setor industrial é a mais diversificada na área do Caribe Oriental, e que o governo está tentando revitalizar a indústria da banana. Apesar do crescimento negativo em 2011, os fundamentos econômicos continuam sólidos, eo crescimento do PIB deverá recuperar no futuro.

A inflação tem sido relativamente baixa, com média de 5,5 por cento entre 2006 e 2008. A moeda do Santa Lúcia é o Dólar do Caribe Oriental (EC $), uma moeda regional compartilhado entre os membros da União Monetária do Caribe Oriental (ECU). O Banco Central do Caribe Oriental (ECCL) emite os $ CE, gerencia a política monetária, e regula e supervisiona as atividades bancárias comerciais nos países membros. Em 2003, o governo iniciou uma reestruturação global da economia, incluindo a eliminação de controles de preços e privatização da companhia bananeira estado.

Demografia

Categoria Trimestre População
1 Castries 7004602630000000000 60.263
2 Gros Islet 7004226470000000000 22.647
3 Vieux Fort 7004146320000000000 14.632
4 Micoud 7004144800000000000 14.480
5 Dennery 7004118740000000000 11.874
6 Soufrière 7003774700000000000 7747
7 Laborie 7003650700000000000 6507
8 Anse la Raye 7003603300000000000 6033
9 Choiseul 7003576600000000000 5766
10 Canárias 7003191500000000000 1915
Fonte:

A população de 174.000 (em 2010) é dividido igualmente entre as áreas urbanas e rurais, embora a capital, Castries, contém mais de um terço da população. A população de Santa Lúcia é predominantemente de ascendência Africano e Africano-Europeia mista, com um pequeno Minoria Indo-Caribe (3%). Os membros de outros grupos de etnia ou não especificadas, são responsáveis por cerca de 2% da população.

A língua oficial é o Inglês; contudo São Lucian francês crioulo (Kwéyòl), que é um crioulo baseado no francês coloquialmente conhecido como "Patwah" ( Patois), é falado por 95% da população. Este Antilhano Creole é usado em literatura e música, e está ganhando reconhecimento oficial. É derivado principalmente do francês e Línguas do Oeste Africano, com algum vocabulário de Carib e outras fontes. Santa Lúcia é um membro La Francophonie.

Cerca de 70% da população é católica romana, influenciado desde os dias de regra católica francesa e evangelização. A maioria do resto pertencem a outras denominações cristãs, incluindo Adventismo do sétimo dia (7%), Pentecostalism (6%), anglicanismo (2%), e outros tipos de Cristianismo evangélico (2%); Além disso, cerca de 2% da população adere ao Movimento Rastafari.

A despesa pública com saúde foi de 3,3% do PIB em 2004, enquanto a despesa privada foi de 1,8%. Despesas de saúde estava em US $ 302 (PPP) per capita em 2004. A mortalidade infantil foi de 12 por 100.000 nascidos em 2005. Há um hospital público e um hospital privado em St Lucia. Houve um segundo, mas foi queimada em um incêndio na madrugada de 9 de Setembro de 2009.

Santa Lúcia possui a maior proporção de Prémios Nobel produzidos com respeito ao total da população de qualquer país soberano do mundo. Dois vencedores vieram de Santa Lúcia: Sir Arthur Lewis ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1979, e Derek Walcott recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1992. Ambos nasceram no mesmo dia em 1915 e 1930, respectivamente: 23 de Janeiro.

Apesar de uma elevada taxa de emigração, a população está crescendo rapidamente, cerca de 1,2% ao ano. Migração a partir de Santa Lúcia é principalmente para anglófonos países, com o Reino Unido ter quase 10.000 cidadãos de Saint Lucian-nascidos, e mais de 30.000 de herança de Saint Lucian. O segundo destino mais popular para expatriados em Saint Lucian é os Estados Unidos, onde combinada (nacional e estrangeiro nascido em Saint Lucians) quase 14.000 residem. Canadá é o lar de alguns milhares de Saint Lucians. A maioria dos outros países do mundo têm menos de 50 cidadãos de origem santaluciense (as excepções são a Espanha ea França, com 124 e 117 expatriados santalucienses respectivamente).

Turismo

O turismo é vital para a economia de Santa Lúcia. A sua importância económica deverá continuar a aumentar à medida que o mercado de bananas se torne mais competitiva. Turismo tende a ser mais substancial durante a estação seca (janeiro a abril). Santa Lúcia tende a ser popular devido ao seu clima tropical e paisagens e suas inúmeras praias e resorts.

Outras atracções turísticas incluem um drive-in vulcão , Sulphur Springs (em Soufrière), o Jardim Botânico, os picos gêmeos Majestic "The Pitons", um património mundial, as florestas tropicais, e do Parque Nacional Ilha Pigeon, que é o lar de Fort Rodney, uma antiga base militar britânica.

A maioria dos turistas visitam Santa Lúcia como parte de um cruzeiro. A maior parte do seu tempo tende a ser gasto em Castries, embora Soufriere, Marigot Bay e Gros Islet são locais interessantes para visitar.

Um panorama de Marigot Bay

Resorts

St. Lucia é bem conhecido por seu grande número de resorts all inclusive. Muitos resorts na ilha são comumente considerado como um dos melhores no Caribe. Resorts premiados notáveis na ilha incluem:

  • The BodyHoliday LeSport
  • Ladera
  • Anse Chastanet
  • Casais Rendezvous Resort
  • Jade Mountain
  • Coconut Bay
  • Morgan Bay
  • Cap Maison
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Saint_Lucia&oldid=558791791 "