Conteúdo verificado

Têxtil

Assuntos Relacionados: Art

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Simples têxtil - ampliada

Um pano têxtil ou um material flexível é constituído por uma rede de natural ou artificial fibras muitas vezes referido como fio ou fio. O fio é produzido pela girando matérias fibras, linho, algodão , ou outros materiais sobre um girando roda para produzir costas longas. Têxteis são formados por tecelagem, confecção de malhas, crochê, atando, ou pressionando fibras junto ( sentida).

As palavras tecido e pano são usadas em comércios têxteis de montagem (como alfaiataria e dressmaking) como sinónimos para a matéria têxtil. No entanto, existem diferenças subtis nestes termos no uso especializado. Têxtil refere-se a qualquer material feito de fibras entrelaçadas. Tecido refere-se a qualquer material feito através de tecelagem, tricô, espalhamento, Crochet, ou colagem. Pano refere-se a um pedaço de tecido que terminou pode ser usado para uma finalidade, tais como cobrindo uma cama.

Domingo mercado têxtil nas calçadas de Karachi, no Paquistão

História

Antiguidade tardia têxtil, egípcio , agora na Dumbarton Oaks coleção
"Sra Condé Nast usando um dos famosos Fortuny vestidos bule. Este tem nenhum túnica mas é finamente plissado, na forma Fortuny, e cai em longas filas, seguindo de perto a figura, para o chão "

A descoberta de tingido fibras de linho em uma caverna na República da Geórgia datado de 34.000 BCE sugere matérias têxteis semelhantes foram feitas mesmo em tempos pré-históricos.

A produção de têxteis é uma arte cuja velocidade e escala de produção foi alterado quase irreconhecível pela industrialização e pela introdução de modernas técnicas de fabricação. No entanto, para os principais tipos de têxteis, tafetá, sarja ou cetim, há pouca diferença entre os métodos antigos e modernos.

Incas foram elaborar quipus (ou Khipus) feito de fibras ou de uma proteína, tal como fiados e fios manejado como a lã ou cabelo dos Camelídeos, tais como alpaca , lhamas e camelos ou a partir de uma celulose como o algodão por milhares de anos. Khipus são uma série de nós ao longo pedaços de corda. Eles foram acreditava ter agido apenas como uma forma de contabilidade, embora novas evidências conduzida por Professor de Harvard, Gary Urton, indica que pode haver mais para a khipu do que apenas números. Preservação do Khipus encontradas em coleções de museus e arquivos siga geral têxtil princípios e práticas de preservação.

Usos

Textiles tem uma variedade de usos, o mais comum dos quais são para roupas e recipientes como sacos e cestas. No agregado, eles são utilizados em carpetes, estofados mobiliário, persianas, toalhas, cobrindo por mesas, camas e outras superfícies planas, e na arte . No local de trabalho, eles são utilizados em processos industriais e científicas, como a filtragem. Usos diversos incluem bandeiras, mochilas, tendas, As redes, dispositivos de limpeza, tais como lenços e trapos, transporte dispositivos como balões, pipas , velas, e pára-quedas , além de reforço na materiais compostos tal como fibra de vidro e industriais geotêxteis. As crianças podem aprender a fazer uso de têxteis colagens, costurar, quilt, e brinquedos .

Têxteis utilizados para fins industriais, e escolhidos para outros do que sua aparência características, são comumente referido como têxteis técnicos. Têxteis técnicos incluem estruturas têxteis para aplicações automotivas, têxteis médicos (por exemplo, implantes), geotêxteis (reforço de diques de contenção), agrotextiles (têxteis para protecção das culturas), vestuário de protecção (por exemplo, contra o calor e radiação para a roupa do bombeiro, contra metais fundidos para soldadores, proteção facada, e coletes à prova de bala). Em todas estas aplicações requisitos de desempenho rigorosos devem ser atendidos. Tecidos de fios revestidos com óxido de zinco nanofios, tecido laboratório foi mostrado capaz de "nanosystems auto-alimentação" usando vibrações criadas pelas ações cotidianas, como movimentos de vento ou do corpo.

Moda e designers de têxteis

Os designers de moda em geral contam com designs têxteis para definir suas coleções de moda para além de outros. Armani, Marisol Deluna, Nicole Miller, Lilly Pulitzer, o falecido Gianni Versace e Emilio Pucci pode ser facilmente reconhecida por seus projetos conduzidos de impressão assinatura.

Os métodos de produção

Brilhantemente tingidos tecidos têxteis tradicionais da Guatemala , e uma mulher tecendo em um backstrap tear.

Tecer é um método de produção têxtil, que envolve o entrelaçamento de um conjunto de mais tempo fios (chamada urdidura) com um conjunto de fios de passagem (chamado de de trama). Isto é feito em um frame ou máquina conhecida como um tear, de que há um número de tipos. Alguns tecelagem ainda é feito à mão, mas a grande maioria é mecanizada.

Tricô e crochê envolvem entrelaçamento laços de fios, os quais são formados, quer por um agulha de tricô ou em um agulha de crochê, juntos em uma linha. Os dois processos são diferentes em que tricô tem vários lacetes activos de uma só vez, na agulha de tricô esperando para interligar com outro loop, embora nunca crochê tem mais de um circuito ativo na agulha.

Propagação de reboque é um método de produção em que o fio estão distribuídos em fitas finas, e em seguida, as fitas são tecidos como urdidura e trama. Este método é usado principalmente para materiais compósitos; Espalhe Tecidos de reboque pode ser feito em carbono , aramida, etc.

Trança ou plaiting envolve torcer fios juntos em pano. Knotting envolve tópicos amarrar juntos e é usado em fazer macramé.

Laço é feita em conjunto pelo encaixe de fios de forma independente, usando um suporte e qualquer um dos métodos descritos acima, para criar um tecido fino com furos abertos no trabalho. Laço pode ser feita por qualquer mão ou à máquina.

Carpetes, tapetes, veludo, veludo, e veludo são feitas pelo entrelaçamento de um fio secundário através de tecido, criando uma camada adornado conhecido como sesta ou pilha.

Feltragem envolve pressionando uma esteira de fibras em conjunto, e trabalhá-los juntos até que eles se tornam confusa. Um líquido, tal como água ensaboada, é geralmente adicionado para lubrificar as fibras, e para abrir as escalas microscópicas em fios de lã.

Têxteis não tecidos são fabricados pela ligação das fibras para fazer tecido. A ligação pode ser térmico ou mecânico, ou adesivos podem ser usados.

Tratamentos

Tartan tecido de Clan Campbell, Escócia .
Saias bordadas pela família Alfaro-Núñez de Cochas, Peru , usando métodos de bordados tradicionais do Peru.

Os têxteis são muitas vezes tingido, com tecidos disponíveis em quase todas as cores. O processo de morrer muitas vezes requer várias dezenas de litros de água para cada libra de roupa. Desenhos coloridos nos têxteis podem ser criadas por tecelagem de fibras em conjunto de diversas cores ( tartan ou Uzbeque Ikat), adicionando pontos coloridos para terminar tecido ( bordado), criando padrões de resistir métodos de tingimento, amarração áreas de pano e tingir o resto ( tie-tingimento), ou desenho designs de cera no pano e tingimento entre eles ( batik), ou usando vários processos de impressão em tecido acabado. Impressão de xilogravura, ainda usada na Índia e em outros lugares, hoje, é o mais antigo deles remonta a pelo menos 220CE na China . Textiles também são por vezes branqueada, tornando o têxtil pálido ou branco.

Os têxteis têm, por vezes, terminou por processos químicos para alterar suas características. No século 19 e início do século 20 starching era comumente usado para fazer roupas mais resistentes a manchas e rugas. Desde os anos 1990, com avanços em tecnologias como a processo permanente de imprensa, agentes de acabamento têm sido usados para reforçar os tecidos e torná-los sem rugas. Mais recentemente, os nanomateriais investigação levou a avanços adicionais, com empresas como a Nano-Tex e NanoHorizons desenvolvimento de tratamentos permanentes com base em metálico nanopartículas para fazer tecidos mais resistentes a coisas tais como a água, manchas, rugas, e agentes patogénicos, tais como bactérias e fungos.
Mais hoje do que nunca, têxteis receber uma gama de tratamentos antes de chegar ao usuário final. De acabamentos formaldeído (para melhorar vinco-resistência) para acabamentos biocidic e de retardadores de chama para tingimento de muitos tipos de tecido, as possibilidades são quase infinitas. No entanto, muitos destes acabamentos também podem ter efeitos prejudiciais sobre o utilizador final. Um certo número de corantes dispersos, ácidos e reactivos (por exemplo) têm-se mostrado alergénicos para indivíduos sensíveis. Além disto, corantes específicos dentro deste grupo também têm sido mostrados para induzir a dermatite de contacto purpúrica. Embora os níveis de formaldeído de vestuário não são susceptíveis de estar em níveis elevados o suficiente para causar uma reacção alérgica, devido à presença de um produto químico tal, controlo de qualidade e de testes são de extrema importância. Retardadores de chama (principalmente na forma bromados) também são motivo de preocupação, onde o meio ambiente, e sua toxicidade potencial, estão em causa. Os testes para estes aditivos é possível para um número de laboratórios comerciais, é também possível ter os têxteis testados para de acordo com a Oeko-tex Certificação padrão que contém os níveis de limites para a utilização de determinados produtos químicos nos produtos têxteis.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Textile&oldid=409656908 "