Conteúdo verificado

Escócia

Assuntos Relacionados: Geografia da Grã-Bretanha

Fundo para as escolas Wikipédia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Escócia    ( Inglês / Scots)
Alba    ( Gaélico)
Bandeira Brasão real
Lema: In My Defens Deus me defender ( Scots) (mostrado frequentemente abreviado como em Defens)
Anthem: Flower Of Scotland ( de fato)
Localização da Escócia (laranja) no Reino Unido (camelo)
Local de   Escócia    (Laranja)

no Reino Unido    (Camelo)

Capital Edimburgo
55 ° 57'N 3 ° 12'W
A maior cidade Glasgow
Línguas oficiais Inglês (de facto)
Línguas regionais reconhecidas Gaélico, Escocês
Demonym Escocesa
Governo Monarquia constitucional
- Monarca Elizabeth II
- Primeiro-ministro Alex Salmond MP MSP
- O primeiro-ministro Gordon Brown MP
Legislatura O parlamento escocês
Estabelecimento Idade primeiros Média; data exata do estabelecimento obscuras ou disputa; tradicional 843, pela Rei Kenneth MacAlpin
Área
- Total 78,772 km 2
30.414 sq mi
- Água (%) 1.9
População
- Estimativa 2007 5144200
- Censo de 2001 5062011
- Densidade 65 / km 2
168,2 mi / sq
PIB ( PPP) 2006 estimativa
- Total US $ 194 mil milhões
- Per capita US $ 39.680
HDI (2003) 0,939
muito alto
Moeda Libra esterlina ( GBP )
Fuso horário GMT ( UTC0)
- Summer ( DST) BST ( UTC + 1)
Chamando código 44
Padroeiro St. Andrew
TLD Internet .uk³
1. Ambos os escoceses e gaélico escocês são oficialmente reconhecidos como línguas autóctones no âmbito do Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias; o Bord na Gàidhlig é encarregado, sob a Idioma gaélico (Escócia) de 2005, com a garantia de Gaelic como um língua oficial da Escócia, comandando "igual respeito" com o Inglês.
2. Historicamente, a utilização de " Scotch "como um adjetivo comparável ao" Scottish "era comum, especialmente outwith Escócia. No entanto, o uso moderno do termo descreve apenas os produtos da Escócia, geralmente comida ou bebida relacionado.
3. Também .eu, como parte da União Europeia . ISO 3166-1 é GB , mas .gb não é utilizada.

Scotland [skɑtlənd] ( Gaélico: Alba) é um país que ocupa o terço norte da ilha de Grã-Bretanha . É parte do Reino Unido , e compartilha uma fronteira terrestre ao sul com a Inglaterra . É banhada pelo Mar do Norte para o leste, o Oceano Atlântico ao norte e ao oeste, eo North Channel e Mar da Irlanda para o sudoeste. Além do continente, Scotland consiste sobre 790 ilhas, incluindo o Norte Isles e as Hébridas .

Edimburgo , o país de de capital e segunda maior cidade, é um dos Europa maiores centros financeiros. Foi o cubo da Iluminismo escocês do século 18, que viu a Escócia se tornar uma das potências comerciais, intelectual e industrial da Europa. Maior cidade da Escócia é Glasgow , que já foi uma das metrópoles industriais mais importantes do mundo, e agora está no centro da Greater Glasgow conurbação que domina o Scottish Lowlands. Águas escocesas consistem em um grande sector do Atlântico Norte e do Mar do Norte, que contém a maior reservas de petróleo do União Europeia .

O Reino da Escócia foi um independente estado até 01 de maio 1707 quando ele se juntou em um união política com o Reino da Inglaterra para criar uma Europa unida Unido da Grã-Bretanha . Esta união foi o resultado do Tratado de União concordou mais cedo e pôr em prática pelos atos da união que foram passados pelos parlamentos de ambos os países, apesar de protestos generalizados em toda a Escócia. Scotland de sistema jurídico continua a estar separados dos de Inglaterra, País de Gales , e Irlanda do Norte; Scotland ainda constitui um distinto jurisdição em pública e na direito privado. A independência continuada do direito escocês , o Sistema de educação escocesa, ea Igreja da Escócia têm contribuído para a continuação da Cultura escocesa e Identidade nacional escocesa desde que a União. Embora a Escócia não é mais um separado Estado soberano, o futuro constitucional da Escócia continua a dar origem ao debate.

Etimologia

Scotland é do latim Scoti, o termo aplicado a Gaels. O Palavra latina tarde Escócia (terra dos Gaels) foi inicialmente utilizada para se referir a Irlanda . Até o século 11, o mais tardar, Escócia estava sendo usado para se referir a (de língua gaélica) Scotland norte do rio Forth, ao lado de Albânia ou Albany, ambas derivadas do Gaelic Alba. O uso das palavras escoceses e Escócia para abranger tudo o que é agora Escócia tornou-se comum no Idade Média.

História

Os fundadores da Scotland da lenda medieval, Scota com Goídel Glas, viajando a partir de Egito , como representado em um manuscrito do século 15 do Scotichronicon de Walter Bower.

História antiga

Repetidas glaciações , que cobriam a totalidade da massa de terra da Escócia moderna, destruíram vestígios de ocupação humana que possam ter existido antes do Período Mesolítico. Acredita-se que os primeiros grupos de pós-glacial caçadores-coletores chegou na Escócia cerca de 12.800 anos atrás, como a camada de gelo recuou após o última glaciação. Grupos de colonos começaram a construir casas permanentes primeiro conhecido em solo escocês cerca de 9500 anos atrás, e as primeiras aldeias ao redor 6.000 anos atrás. A bem preservada aldeia de Skara Brae na Mainland de Orkney remonta a esse período. Habitação neolítica, sepultamento e locais de rituais são particularmente comuns e bem-preservado no Norte Isles e Ilhas Ocidentais , onde a falta de árvores levou a maioria das estruturas que está sendo construído de pedra local.

Influência romana

Skara Brae, um assentamento neolítico, localizado no Baía de Skaill, Orkney .

A escrita proto-história da Escócia começou com a chegada do Império Romano no sul e centro da Grã-Bretanha, quando os romanos ocuparam o que é agora Inglaterra e País de Gales , administrando-o como uma província chamada Britannia . Invasões romanas e ocupações do sul da Escócia foram uma série de breves interlúdios. Em 83-4 AD geral Gnaeus Julius Agricola derrotou o No caledônios batalha de Mons Graupius, e romanas fortes foram brevemente definida ao longo da Gask de Ridge perto da Linha Highland (nenhum são conhecidos por terem sido construídos para além dessa linha). Três anos após a batalha do Exércitos romanos tinham retirado para o Uplands do sul. Eles ergueram a Muralha de Adriano para controlar tribos em ambos os lados da parede, ea Limes Britannicus se tornou a fronteira norte do império, embora o exército ocupou o Muro de Antonino na Central Lowlands por dois curtos períodos-O último destes, durante o tempo do imperador Septímio Severo de 208 até 210. A extensão da ocupação militar romana de qualquer parte significativa da Escócia foi limitada a um total de cerca de 40 anos, apesar de sua influência sobre o trecho sul do país ocupado por Tribos britônicas tais como o Votadini e Damnonii ainda teria sido considerável.

Uma réplica do Pictish Hilton de Cadboll Stone.

Período medieval

O Reino dos pictos (com base em Fortriu por volta do século 6) foi o estado que se tornou conhecido como "Alba" ou "Scotland". O desenvolvimento de "Pictland", de acordo com o modelo histórico desenvolvido por Peter Heather, foi uma resposta natural ao imperialismo romano. Outro ponto de vista coloca ênfase na Batalha de Dunnichen, eo reinado de Bridei m. Beli (671-693), com outro período de consolidação no reinado de Óengus mac Fergusa (732-761). O Reino dos pictos como era no início do século 8, quando Bede estava escrevendo, foi em grande parte o mesmo que o reino dos escoceses no reinado de Alexander (1107-1124). No entanto, até ao décimo século, o reino Pictish foi dominado pelo que podemos reconhecer como Cultura gaélica, e tinha desenvolvido um mito em torno da conquista irlandesa antepassado da dinastia real contemporânea, Cináed mac Ailpín (Kenneth MacAlpin).

A partir de uma base de território no leste da Escócia norte do Rio Forth e sul do Rio Oykel, o reino adquiriu o controle das terras situadas a norte e sul. Até o século 12, os reis de Alba tinha adicionado aos seus territórios a Terra de língua Anglic no Sudeste e alcançou overlordship de de língua gaélica De língua nórdica e Galloway Caithness; até o final do século 13, o reino havia assumido aproximadamente o seu fronteiras modernas. No entanto, os processos de mudança cultural e econômica a partir do século 12 assegurado Escócia parecia muito diferente no final da Idade Média. O estímulo para isso foi o reinado de Rei David I e o Revolução Davidian. Feudalismo, a reorganização do governo e as primeiras cidades legalmente definidos (chamado burghs) começou neste período. Essas instituições e à imigração de cavaleiros e clérigos franceses e anglo-francesas facilitou um processo de osmose cultural, em que a cultura ea língua da baixa altitude e partes costeiras do território original do reino no leste tornou-se, como o sul recém-adquirida -East, de fala Inglês, enquanto o resto do país manteve a língua gaélica, para além das do Norte ilhas de Orkney e Shetland, que permaneceram sob o domínio nórdico até 1468.

O Wallace Monumento comemora William Wallace, o herói escocês do século 13.

A morte de Alexander III março 1286, seguido pela morte de sua neta Margaret, empregada doméstica da Noruega, quebrou a linha de sucessão de reis da Escócia. Isto levou à intervenção de Eduardo I da Inglaterra , que manipulou esse período de confusão para ter-se reconhecido como senhor feudal da Escócia. Edward organizado um processo para identificar a pessoa com o seu melhor para reivindicar a coroa vaga, que ficou conhecido como o Grande Causa, e isso resultou na entronização de John Balliol como rei. Os escoceses estavam ressentidos com a intromissão de Edward em seus assuntos e esta relação rapidamente quebrou. Guerra seguiu e D. João foi deposto por seu senhor, que assumiu o controle pessoal da Escócia. Andrew Moray e William Wallace inicialmente emergiram como os principais líderes da resistência ao domínio Inglês no que ficou conhecido como o Guerras da independência escocesa. A natureza da luta mudou drasticamente quando Robert de Brus, Conde de Carrick, tornou-se rei (como Robert I). Guerra com a Inglaterra continuou por várias décadas, e uma guerra civil entre a dinastia Bruce e seus longo prazo rivais Comyn-Balliol, o ponto de inflamação que poderia ser atribuída ao assassinato em uma igreja de Dumfries John 'Red' Comyn de Badenoch por Bruce e seus partidários, durou até meados do século 14. Embora a dinastia Bruce foi bem sucedida, Falta de um herdeiro de David II permitiu que seu sobrinho Robert II vir ao trono e estabelecer a Dynasty Stewart. A Stewarts governou a Escócia para o resto da Idade Média. O país que governou experimentaram uma maior prosperidade a partir do final do século 14 através do Renaissance escocês para o Reforma. Isso ocorreu apesar de contínua guerra com a Inglaterra, a crescente divisão entre Highlands e Lowlands, e um grande número de minorias reais.

A história moderna

A pintura de David Morier sobre o " Batalha de Culloden ".

Em 1603, James VI Rei da Escócia herdou o trono do reino de Inglaterra , e tornou-se o rei James I da Inglaterra, e deixou Edimburgo para Londres . Com a exceção de um curto período sob o protectorado, Escócia permaneceu um separado estado, mas não havia conflito considerável entre a coroa eo Covenanters sobre a forma de o governo da igreja. Após a Revolução Gloriosa , a abolição do episcopado e da derrubada da Católica Romana James VII por William e Mary , Escócia ameaçadas momentaneamente para selecionar um diferente Monarca protestante da Inglaterra. Em 22 de julho de 1706 a Tratado de União foi acordado entre os representantes da Parlamento escocês ea Parlamento da Inglaterra e no ano seguinte gêmeas atos da união foram passados por ambos os parlamentos para criar o Reino Unido da Grã-Bretanha com efeitos a partir de 01 de maio de 1707.

O deposto Reclamantes Jacobite Stuart tinha permanecido popular nas Highlands e Nordeste, especialmente entre não- Presbiterianos. No entanto, dois grandes levantes jacobitas lançados em 1715 e 1745, não conseguiu remover o Casa de Hanover do trono britânico. A ameaça do movimento jacobita para o Reino Unido e seus monarca terminou eficazmente no Batalha de Culloden, Grã-Bretanha do último batalha campal. Essa derrota abriu caminho para mudanças em grande escala das populações indígenas das Terras Altas e Ilhas, conhecido como o Folgas Highland.

O Scottish Iluminismo e da Revolução Industrial fez Scotland em uma potência intelectual, comercial e industrial. Após a Segunda Guerra Mundial , na Escócia experimentou um declínio industrial, que foi particularmente grave. Apenas nas últimas décadas o país se algo de um renascimento cultural e econômico. Os fatores econômicos que contribuíram para essa recuperação incluem uma indústria de serviços financeiros ressurgente, fabricação de produtos eletrônicos, (ver Silicon Glen), eo petróleo do Mar do Norte indústria e do gás.

Seguindo um referendo sobre propostas de desconcentração em 1997, o Lei da Escócia de 1998 foi aprovada pelo Parlamento do Reino Unido para estabelecer uma desconcentrada Parlamento escocês.

Governo e política

O gabinete do Governo escocês

Como parte do Reino Unido, o chefe de Estado na Escócia é o monarca do Reino Unido , atualmente Rainha Elizabeth II (desde 1952).

Scotland tem limitado auto-governo no Reino Unido, bem como a representação no Parlamento do Reino Unido. Poderes executivos e legislativos foram transferida para, respectivamente, a Governo escocês e do Parlamento escocês em Holyrood em Edimburgo . O Parlamento do Reino Unido mantém poder sobre uma lista conjunto de áreas explicitamente especificados na Lei da Escócia de 1998 como matérias reservadas, incluindo, por exemplo, níveis de Reino Unido impostos, Segurança social, defesa, relações internacionais e radiodifusão.

O Parlamento escocês tem autoridade legislativa para todas as outras áreas relacionadas com a Escócia, bem como poder limitado para variar imposto de renda, um poder que tem ainda a exercer. O Parlamento escocês pode remeter processos descentralizados de volta para Westminster, passando um Movimento Consentimento Legislativo, se a legislação a nível do Reino Unido é considerado mais apropriado para um determinado problema. Os programas de legislação aprovada pelo Parlamento Escocês ter visto uma divergência na prestação de serviços públicos em relação ao resto do Reino Unido. Por exemplo, os custos de uma universidade educação, e serviços de cuidados para os idosos são livres no ponto de utilização na Escócia, enquanto as taxas são pagas no resto do Reino Unido. Escócia foi o primeiro país no Reino Unido para proibir o fumo em locais públicos fechados.

A câmara de debates da Edifício do Parlamento Escocês

O Parlamento escocês é uma unicameral legislatura compreendendo 129 Membros, 73 dos quais representam indivíduo círculos eleitorais e são eleitos em uma primeiro passado o sistema de pós; 56 são eleitos em oito regiões eleitorais diferentes pelo sistema de membro adicional, servindo por um período de quatro anos. A Rainha nomeia um Membro do Parlamento escocês, (MSP), sobre a nomeação do Parlamento, para ser Primeiro Ministro. Outros ministros também são nomeados pela Rainha sobre a nomeação do Parlamento e, juntamente com o Primeiro-Ministro que compõem o Governo escocês, o braço executivo do governo .

O Brasão real de rainha Elizabeth II como usado na Escócia.

No Eleição de 2007, o Partido Nacional Escocês (SNP), que faz campanha para Independência escocesa, ganhou o maior número de lugares de qualquer partido único eo líder do SNP, Alex Salmond, foi eleito primeiro-ministro em 16 maio 2007 como chefe de uma governo minoritário. O Partido Trabalhista tornou-se o maior partido da oposição, com o Conservative Party, o Liberal democratas, ea Partido Verde também estão representados no Parlamento. Margo MacDonald é o único MSP independente sentado no Parlamento.

Scotland é representado no Câmara dos Comuns britânica por 59 deputados eleitos a partir do território com base em Círculos eleitorais Scottish. O EN Escritório representa o governo do Reino Unido em Scotland em matérias reservadas e representa os interesses da Escócia dentro do governo do Reino Unido. O escritório de Scotland é liderado pela Secretário de Estado para a Escócia, que se senta no Gabinete do Reino Unido, o ser incumbente atual Des Browne.

Subdivisões administrativas

Glasgow City Chambers visto de George Square

Subdivisões históricos da Escócia incluem o mormaerdom, Stewartry, condado, burgh, paróquia, condado e regiões e distritos. Os nomes dessas áreas ainda são por vezes usados como descritores geográficos.

Escócia moderna está subdividido em várias maneiras, dependendo da finalidade. Para o governo local , houve 32 áreas do conselho desde 1996, cujos conselhos são autoridades unitárias responsáveis pela prestação de todos os serviços do governo local. Conselhos comunitários são organizações informais que representam sub-divisões específicas de uma área do conselho.

Para o O parlamento escocês, existem 73 círculos eleitorais e oito regiões. Para o Parlamento do Reino Unido, há 59 círculos eleitorais. Os bombeiros e forças policiais escocesas ainda estão baseados no sistema de regiões introduzidas em 1975. Para saúde e distritos postais, e uma série de outras organizações governamentais e não-governamentais, como as igrejas, existem outros métodos de longa data de subdividir Escócia, para efeitos de administração.

O estatuto de cidade no Reino Unido é determinada por cartas patentes. Há seis cidades na Escócia: Aberdeen , Dundee , Edimburgo , Glasgow e, mais recentemente, Inverness, e Stirling.

Escócia dentro do Reino Unido

Uma política de desconcentração tinha sido defendida por todos os três GB partes -Wide com diferentes entusiasmo durante a história recente e líder trabalhista John Smith descreveu o renascimento de um parlamento escocês como a "vontade resolvida do povo escocês". O status constitucional da Escócia é, no entanto, sujeito a debate em curso. Em 2007, o governo escocês estabeleceu uma Conversação nacional sobre as questões constitucionais, propondo uma série de opções, tais como o aumento dos poderes do Parlamento escocês, federalismo ou um referendo sobre A independência da Escócia do Reino Unido. Ao rejeitar a última opção, os três principais partidos da oposição no Parlamento escocês propuseram uma Comissão Constitucional separado para investigar a distribuição de poderes entre os órgãos da Escócia e Reino Unido-larga autónomas.

Lei

Casa do Parlamento, em Edimburgo, é a casa do Supremos Tribunais da Escócia.

Direito escocês tem uma base derivada de direito romano , combinando características de ambos não codificada direito civil , que remonta ao Corpus Juris Civilis, e common law com fontes medievais. Os termos do Tratado de União com a Inglaterra em 1707 garantiu a continuação da existência de um separado sistema jurídico na Escócia a partir da Inglaterra e País de Gales . Antes de 1611, havia vários sistemas de direito regional, na Escócia, mais notavelmente Lei Udal em Orkney e Shetland , com base em idade Norse lei. Vários outros sistemas de derivados de comum Celtic ou Leis Brehon sobreviveu nas Highlands até 1800.

Direito escocês prevê três tipos de corteja responsável pela administração da justiça: civil penal e heráldico. O supremo tribunal civil é o Court of Session, embora Civil recursos podem ser tomadas para o Câmara dos Lordes. O Tribunal Superior de Justiça é a suprema corte criminal. Ambos os tribunais estão alojados em Casa do Parlamento, em Edimburgo, que foi a casa do pré-Union Parlamento da Escócia. O xerife tribunal é o tribunal penal e civil principal. Há 49 tribunais xerife em todo o país. Os tribunais distritais foram introduzidos em 1975 por delitos menores. O Tribunal do Senhor Lyon regula heráldica.

Direito escocês também é o único que permite que três veredictos em casos penais, incluindo o polêmico ' não comprovada "veredicto.

Geografia e história natural

Mapa da Escócia

A principal terras da Escócia compreende o terço norte da massa terrestre da ilha de Grã-Bretanha , que se encontra ao largo da costa noroeste de Europa Continental. A área total é 78.772 km² (30.414 sq mi), comparável ao tamanho da República Checa , tornando a Escócia Maior país 117 no mundo. Única fronteira terrestre da Escócia é com a Inglaterra, e funciona por 96 quilômetros (60 mi) entre a bacia do Rio Tweed na costa leste e do Solway Firth no oeste. O Oceano Atlântico faz fronteira com a costa oeste eo Mar do Norte está a leste. A ilha de Irlanda fica a apenas 30 km (20 milhas) da península do sudoeste de Kintyre; Noruega é 305 quilômetros (190 milhas) ao leste e as Ilhas Faroé , 270 quilômetros (168 milhas) ao norte.

A extensão territorial da Escócia é geralmente o estabelecido pela 1237 Tratado de York entre a Escócia ea Inglaterra eo 1266 Tratado de Perth entre a Escócia ea Noruega . Excepções importantes incluem a Ilha de Man , que tendo sido perdido para a Inglaterra no século 14 é agora um coroar dependência fora do Reino Unido; os grupos de ilhas Orkney e Shetland , que foram adquiridos a partir de Noruega em 1472; e Berwick-upon-Tweed, perdeu para a Inglaterra em 1482.

O geográfica centro da Escócia encontra-se a poucas milhas da vila de Newtonmore em Badenoch. Subindo para 1.344 metros (4.406 pés) acima do nível do mar, o ponto mais alto da Escócia é o ápice de Ben Nevis , em Lochaber, enquanto o mais longo rio da Escócia, o Rio Tay, flui por uma distância de 190 km (120 milhas).

Geologia e geomorfologia

Mapa de relevo da Escócia

O conjunto da Escócia foi coberto por folhas de gelo durante o Pleistoceno eras do gelo e da paisagem é muito afetada por glaciação. A partir de um geológica perspectiva o país tem três principais sub-divisões. O Terras Altas e Ilhas mentir para o norte e oeste do Highland Boundary Fault, que vai de Arran para Stonehaven. Esta parte da Escócia compreende em grande parte antigas rochas do Cambriano e pré-cambriano que foram erguidas durante a tarde Caledonian Orogeny. Ele é intercalado com ígneas intrusões de uma idade mais recente, os restos dos quais formaram maciços montanhosos, como o Cairngorms e Skye Cuillins. Uma exceção significativa ao acima são as camas contendo fósseis de Old Red Sandstones encontrado principalmente ao longo da Costa Moray Firth. As Highlands são geralmente montanhoso e as maiores elevações nas Ilhas Britânicas são encontrados aqui. Escócia tem mais de 790 ilhas, divididas em quatro grupos principais: Shetland , Orkney , eo Inner Hebrides e Outer Hebrides . Existem numerosos corpos de de água doce, incluindo Loch Lomond e Loch Ness . Algumas partes da costa consistem machair, uma baixa altitude terra duna pasto.

Central Lowlands

O Central de terras baixas é um Vale do Rift, principalmente compreendendo Formações paleozóicas. Muitos destes sedimentos têm significado econômico pois é aqui que as de carvão e ferro de rolamento rochas que alimentaram da Escócia revolução industrial podem ser encontrados. Esta área também tem experimentado um intenso vulcanismo, Seat de Arthur em Edimburgo sendo o remanescente de um vulcão muito maior uma vez. Esta área é relativamente baixas, embora mesmo aqui montes, como o Ochils e Campsie Fells são raramente longe de vista.

Uplands do Sul

O Uplands do Sul são uma cadeia de montanhas quase 200 quilômetros (125 milhas) de comprimento, intercalados com amplos vales. Eles mentem sul de uma segunda linha de falha (a falha Southern Uplands), que funciona a partir do Rhinns de Galloway de Dunbar. Os fundamentos geológicos compreendem grande parte silurianas depósitos estabelecidas algumas 4-500.000.000 anos atrás. O ponto alto das Uplands do Sul é Merrick com uma elevação de 843 m (2.766 pés).

Clima

Ben Nevis , o pico mais alto das Ilhas Britânicas

O clima da Escócia é temperado e oceânico , e tende a ser muito variável. Ela é aquecida pela Gulf Stream do Atlântico , e como tal tem invernos muito mais suaves (mas mais frio, verões mais úmidos) do que áreas em latitudes semelhantes, por exemplo Copenhagen , Moscou , ou o Península de Kamchatka, no lado oposto do Eurasia. No entanto, as temperaturas são geralmente mais baixos do que no resto do Reino Unido, com a temperatura mais fria já Reino Unido de -27,2 ° C (-16,96 ° F) gravado no No Braemar Grampian Mountains, em 11 fevereiro 1895 . Máximos de inverno média de 6 ° C (42,8 ° F) nas terras baixas, com valores máximos de verão média de 18 ° C (64,4 ° F). A temperatura mais alta registrada foi de 32,9 ° C (91,22 ° F) a Greycrook, Scottish Borders sobre 09 agosto 2003 .

Em geral, a oeste da Escócia é geralmente mais quente que o leste, devido à influência do Atlântico correntes oceânicas e as temperaturas de superfície mais frias do Mar do Norte . Tiree, no Inner Hebrides , é um dos locais mais ensolarados do país: tinha 300 dias de sol em 1975. A precipitação é muito variável em toda a Escócia. As terras altas do oeste da Escócia são o lugar mais chuvoso, com precipitação anual superior a 3.000 milímetros (120 em). Em comparação, a maior parte da planície Escócia recebe menos de 800 mm (31 in) anualmente. Queda de neve pesada não é comum nas terras baixas, mas se torna mais comum com a altitude. Braemar experimenta uma média de 59 dias de neve por ano, enquanto que as áreas costeiras têm uma média de menos de 10 dias.

Flora e fauna

Animais selvagens da Escócia é típico do noroeste da Europa , embora vários dos mamíferos maiores, tais como o Lynx, Urso de Brown, Wolf, Elk e Walrus foram caçados até a extinção em tempos históricos. Existem importantes de populações focas e nidificação internacionalmente significativas para uma variedade de aves marinhas, como Gannets. O Golden Eagle é algo de um ícone nacional.

Na alta montanha encabeça espécies, incluindo Ptarmigan, Montanha Hare e Stoat pode ser visto na sua fase de cor branca durante os meses de inverno. Restos de natal Existem Scots Pine floresta e dentro destas áreas a Scottish Crossbill, apenas a Grã-Bretanha ave endémica, podem ser encontrados ao lado Tetraz, Wildcat , do esquilo vermelho e Pine Marten .

A flora do país é variada incorporando tanto decídua e floresta de coníferas e charnecas e tundra espécies. No entanto, em grande escala de plantação de árvores comerciais e de gestão de habitat charnecas upland para o pastoreio de ovinos e atividades de esporte campo comercial impactos sobre a distribuição de plantas e animais indígenas. Árvore mais alta do Reino Unido é um Douglas Fir localizado em Reelig Glen perto de Inverness, ea Fortingall Yew pode ser 5.000 anos de idade e é provavelmente a coisa mais velha ainda viva na Europa. Embora o número de nativo plantas vasculares é baixo para os padrões mundiais, Scotland de substancial bryophyte flora é de importância global.

Economia e infra-estrutura

A plataforma de perfuração localizado no Mar do Norte

A Escócia tem um estilo ocidental aberto economia mista que está intimamente ligada com a do resto da Europa e no resto do mundo. Tradicionalmente, a economia escocesa tem sido dominada por indústria pesada apoiada pela construção naval em Glasgow , mineração de carvão e indústrias siderúrgicas. Indústrias de petróleo relacionados associados à extração de petróleo do Mar do Norte também têm sido importantes empregadores da década de 1970, especialmente no nordeste da Escócia. Desindustrialização durante os anos 1970 e 1980, houve uma mudança de um foco de fabrico no sentido de uma mais economia orientada para o serviço. Edimburgo é o centro de serviços financeiros da Escócia eo sexto maior centro financeiro da Europa em termos de fundos sob gestão, atrás de Londres, Paris, Frankfurt, Zurique e Amsterdão, com muitas grandes empresas de financiamento com base lá, incluindo: a Royal Bank of Scotland (o segundo maior banco da Europa); HBOS (proprietários da Bank of Scotland); e Standard Life.

Em 2005, Scottish total de exportações (excluindo o comércio intra-Reino Unido) foram provisoriamente calculadas em £ 17500000000, dos quais 70% (£ 12200000000) foram atribuíveis à fabricação. Exportações primárias da Escócia incluem uísque , eletrônica e serviços financeiros. O Estados Unidos , Países Baixos , Alemanha , França e Espanha constituem os principais mercados de exportação do país. Em 2006, o Produto Interno Bruto (PIB) da Escócia (excluindo a produção de petróleo e gás em águas 'da Escócia') foi pouco mais de £ 86000000000, dando um PIB per capita de £ 16.900.

Pacific Quay no Clyde River, um exemplo da regeneração de Glasgow e a economia escocesa diversificando

Turismo é amplamente reconhecido como um dos principais contribuintes para a economia escocesa. A entrevista publicada em 2002 pelo Parlamento Centro de Informação escocês, (Spice), para o Comitê de Aprendizagem ao Longo Empresa e Vida do Parlamento escocês, declarou que o turismo foi responsável por até 5% do PIB e 7,5% do emprego.

A partir de novembro de 2007, o taxa de desemprego na Escócia situou-se em 4,9% -inferior a média do Reino Unido e da maioria dos países da UE.

Os mais recentes números do governo (para 2006/7) sugerem que a Escócia estaria em superávit orçamentário da ordem de mais de R $ 800 milhões se ele recebeu a sua parte geográfica das receitas do Mar do Norte .. O saldo fiscal líquida, que é o saldo orçamental positivo investimento de capital, registrou um déficit de £ 2700000000 (2,1% do PIB), incluindo partes da Escócia completa geográfica da receita do Mar do Norte, ou um déficit de R $ 10.2bn se a parte do Mar do Norte está excluída.

Moeda

Embora o Banco da Inglaterra é o banco central do Reino Unido, três escocês bancos de compensação ainda emitir suas próprias Sterling notas : a Bank of Scotland; o Royal Bank of Scotland; e o Clydesdale Bank. O valor atual das notas escocesas em circulação é de R $ 1,5 bilhão.

Transporte

A Loganair Twin Otter em Aeroporto de Barra, o único aeroporto do mundo usando um praia pista para os serviços regulares.

A Escócia tem cinco principal aeroportos internacionais ( Glasgow, Edimburgo, Aberdeen, Glasgow Prestwick e Inverness), que juntos servem 150 destinos internacionais com uma ampla variedade de programada e vôos fretados. BAA opera três aeroportos, (Edimburgo, Glasgow e Aberdeen), e Highland e Ilhas Aeroportos opera 11 aeroportos regionais, (incluindo Inverness), que servem as localidades mais remotas da Escócia. Infratil opera Glasgow Prestwick.

O escocês auto-estradas e grandes estradas nacionais são geridos por Scotland transporte. O resto da rede rodoviária é gerido pelas autoridades locais escocesas em cada uma de suas áreas.

Regular serviços de ferry operar entre o continente escocês e comunidades insulares. Estes serviços são dirigidas por Caledonian MacBrayne, mas alguns são operados por conselhos locais. Outras rotas de ferry, servido por várias companhias, conectar a Irlanda do Norte , Bélgica , Noruega , as Ilhas Faroé e também a Islândia .

Infra-estrutura ferroviária Network Limited é proprietária e opera os ativos de infra-estruturas fixas do sistema ferroviário na Escócia, enquanto o Governo escocês mantém a responsabilidade global pela estratégia ferroviário e financiamento na Escócia. A rede ferroviária da Escócia tem cerca de 340 estações ferroviárias e 3.000 quilômetros de trilhos, com mais de 62 milhões de viagens de passageiros feitas a cada ano.

A rede ferroviária da Escócia é gerido pelo Scotland transporte. O East Coast e Linhas West Coast principal estação ferroviária e do Cross Country Linha ligar as principais cidades e vilas da Escócia com o outro e com a rede ferroviária, na Inglaterra. Os serviços ferroviários nacionais na Escócia são operados por Primeiro Scotrail.

A linha principal da costa leste que inclui seção da rede que atravessa a Firth of Forth através da Ponte Forth . Concluído em 1890, este ponte cantilever tem sido descrito como "um marco reconhecido internacionalmente Scottish".

Demografia

Sinais de trânsito bilíngües estão se tornando cada vez mais comum em todo montanhas escocesas.

A população da Escócia no censo de 2001 era de 5.062.011. Este subiu para 5.116.900 de acordo com estimativas junho 2006. Isso tornaria o maior Scotland 112th país por população se fosse um soberano estado. Apesar de Edimburgo é a capital da Escócia, não é a maior cidade. Com uma população de pouco mais de 600.000 esta honra cai para Glasgow . Com efeito, o Maior conurbação Glasgow, com uma população de mais de 1,1 milhões, é o lar de mais de um quinto da população da Escócia.

O Correia central é onde a maioria das principais cidades e vilas estão localizadas. Glasgow é a oeste, enquanto Edimburgo e Dundee ficam na costa leste. Única grande cidade da Escócia fora do Cinturão Central é Aberdeen , na costa leste para o norte. Além de Aberdeen, as Highlands são escassamente povoadas, embora a cidade de Inverness tem experimentado rápido crescimento nos últimos anos. Em geral só as ilhas mais acessíveis e maiores reter as populações humanas, e menos de 90 estão atualmente habitada. As terras altas do sul são essencialmente de natureza rural e dominada pela agricultura e silvicultura. Por causa de problemas de habitação em Glasgow e Edimburgo, cinco novas cidades foram criadas entre 1947 e 1966. Eles são East Kilbride, Glenrothes, Livingston, Cumbernauld, e Irvine.

Devido à imigração desde a Segunda Guerra Mundial , Glasgow, Edimburgo e Dundee têm pequenas comunidades asiáticas. Desde o recente alargamento da União Europeia , tem havido um aumento do número de pessoas a partir de Central e Europa Oriental que se deslocam para a Escócia, e estima-se que entre 40.000 e 50.000 poloneses estão agora a viver no país. A partir de 2001, há 16.310 residentes chineses étnicos na Escócia. Os grupos étnicos na Escócia são os seguintes: Branco - 97,99%, Sul da Ásia - 1,09%, Black - 0,16%, Mixed - 0,25%, chinês - 0,32% e Outros - 0,19%.

A Escócia tem três línguas oficialmente reconhecidas: Inglês , escoceses e Gaélico escocês. Quase todos os escoceses falar Scottish Padrão Inglês, e em 1996, o Cadastro Geral Instituto de Scotland estima-se que 30% da população é fluente em Scots. gaélico é principalmente falado nas ilhas ocidentais , onde a maioria de pessoas ainda falam dele; no entanto, a sua utilização a nível nacional está confinada a apenas 1% da população.

Educação

Marischal College, University of Aberdeen

O sistema educativo escocês manteve-se sempre distinta da educação no resto do Reino Unido, com uma ênfase característica em uma ampla educação. Escócia foi o primeiro país desde Sparta na Grécia clássica para implementar um sistema de geral educação pública. escolaridade foi tornada obrigatória pela primeira vez na Escócia, com a Lei de Educação de 1496, em seguida, em 1561, a Igreja da Escócia estabelecido um programa nacional de reforma espiritual , incluindo uma escola em cada paroquial. Educação continuou a ser uma questão para a igreja, em vez de o estado até que a Lei da Educação de 1872.

Todos os 3 e 4 anos de idade as crianças na Escócia têm direito a um livre berçário lugar com "um quadro curricular para crianças 3-5" fornecendo as diretrizes curriculares. Formal educação primária começa em cerca de 5 anos e tem a duração de 7 anos (P1-P7); As "Diretrizes de 14/05" fornece a estrutura curricular. Hoje, as crianças na Escócia sentar exames qualidade normal em aproximadamente 15 ou 16. O deixando idade escolar é de 16, após o que os alunos podem optar por permanecer na escola e estudar para Access, Intermediário ou grau superior e exames Avançado Superior. Um pequeno número de estudantes em determinados particulares, escolas independentes podem seguir o sistema Inglês e estudar em direção GCSEs em vez de classes padrão, e para A e AS-Levels em vez de exames de grau superior e Avançado Superior .;

Há 14 universidades escocesas, algumas das quais estão entre as mais antigas do mundo. O país produz 1% da população mundial pesquisas publicadas com menos de 0,1% da população do mundo, e instituições de ensino superior representam nove por cento das exportações do setor de serviços da Escócia.

Religião

Abadia de Iona, sem dúvida, o lugar de nascimento do cristianismo escocês

Uma vez que o Scottish Reforma de 1560, a igreja nacional (a Igreja da Escócia, também conhecido como The Kirk), foi Protestante e reformada em teologia. Desde 1689 que tem tido um sistema Presbiteriana de governo de igreja, e goza de independência do Estado. Cerca de 12% da população são actualmente membros da Igreja da Escócia, com 40% afirmando afinidade. A Igreja opera uma territorial estrutura paroquial, com cada comunidade, na Escócia, tendo uma congregação local. Escócia também tem uma significativa população católica romana, especialmente no oeste. Depois da Reforma, o catolicismo romano continuou nas Highlands e algumas ilhas ocidentais como Uist e Barra, e foi fortalecido, durante o século 19 pela imigração da Irlanda . Outro denominações cristãs na Escócia incluem a Igreja Livre da Escócia, várias outras ramificações presbiterianos, eo Scottish Episcopal Church . O Islã é a maior não-cristão religião (estimada em cerca de 40.000, o que representa menos de 0,9% da população), e também existem significativas Judaica, Hindu e comunidades Sikh, especialmente em Glasgow. O monastério Samyé Ling perto Eskdalemuir, que celebrou o seu 40 º aniversário em 2007, inclui o maior budista templo na Europa Ocidental. No censo de 2001, 28% da população declarou não ter adesão religiosa.

Militar

Soldados dos cinco batalhões regulares doRegimento Real da Escócia

Embora a Escócia tem uma longa tradição militar que antecede o Tratado de União com a Inglaterra, suas forças armadas agora fazem parte das forças armadas britânicas, com a notável exceção dos Highlanders Atholl, único exército jurídica de direito privado da Europa. Em 2006, a infantaria regimentos da Scottish Division foram reunidos para formar o Regimento Real da Escócia. Outros regimentos escoceses distintamente no exército britânico incluir os Guardas Escoceses e Royal Scots Dragoon Guards.

Devido à sua topografia e afastamento percebido, partes da Escócia ter abrigado muitos estabelecimentos de defesa sensíveis, com sentimentos mistos públicos. Entre 1960 e 1991, o Santo Loch foi uma base para a frota norte-americana de Polaris submarinos de mísseis balísticos. Hoje em dia, Sua Majestade Base Naval Clyde, 25 milhas (40 km) a oeste de Glasgow, é a base para os quatro Trident-armadas Classe Vanguard dos mísseis balísticos submarinos que compõem a dissuasão nuclear do Reino Unido .

Três da linha de frentede Royal Air Forcebases também estão localizados na Escócia. Estes são RAF Lossiemouth, RAF Kinloss eRAF Leuchars, a última das quais é a defesa aérea mais setentrionalbase de lutador no Reino Unido.

O open-air ao vivo única empobrecido intervalo de teste de armas de urânio nas Ilhas Britânicas fica perto Dundrennan. Como resultado, mais de 7000 munições radioactivas mentir no fundo do mar do Solway Firth.

Cultura

Um gaiteiro que joga aGreat Highland Bagpipe.

Música escocesa é um aspecto significativo da cultura da nação, com influências tradicionais e modernas. Um exemplo de um instrumento tradicional escocês é a Great Highland Bagpipe, um instrumento de sopro que consiste em três drones e um tubo de melodia (chamado o cantor), que são alimentados continuamente por um reservatório de ar em um saco. O clarsach, violino e acordeão são também instrumentos tradicionais da Escócia, os dois últimos fortemente caracterizado em bandas escocesas dança país. Hoje, existem muitas bandas escocesas bem sucedidos e artistas individuais em estilos variados.

Literatura escocesa inclui texto escrito em Inglês , Gaélico escocês, escocês, francês e latim . O poeta e compositor Robert Burns escreveu na língua escocesa, embora muita de sua escrita também está em Inglês e em uma "luz" dialeto escocês que é mais acessível a um público mais vasto. Da mesma forma, os escritos de Sir Walter Scott e Arthur Conan Doyle foram bem sucedidos internacionalmente durante a década de 19 e início dos anos 20 Séculos. JM Barrie introduziu o movimento conhecido como a " escola Kailyard "no final do século 19, que trouxe elementos de fantasia e folclore de novo na moda. Esta tradição tem sido visto como um grande obstáculo para a literatura escocesa, como foco em uma imagem idealizada, pastoral da cultura escocesa. Alguns romancistas modernos, tais como Irvine Welsh (de Trainspotting fama), escrever em um distintamente Inglês escocês que reflete as realidades mais duras da vida contemporânea. Mais recentemente, autor JK Rowling tornou-se um dos autores mais populares do mundo (e um dos mais ricos) por meio de sua Harry Potter série, que ela começou a escrever a partir de um coffee-shop, em Edimburgo.

A emissora nacional é BBC Scotland ( BBC Alba em gaélico), uma parte constituinte da British Broadcasting Corporation , a emissora financiada com dinheiros públicos do Reino Unido. Corre-se dois nacionais estações de televisão e estações de rádio nacionais, BBC Radio Scotland e BBC Radio nan Gaidheal , entre outros. As principais estações de televisão comerciais escoceses são STV e Border Television. Nacional jornais, como o Daily Record , The Herald e The Scotsman são todos produzidos na Escócia. Jornais regionais importantes incluem The Courier em Dundee, no leste, e The Press and Journal servindo Aberdeen e do norte.

Esporte

O Old Course em St Andrews

O desporto é um elemento importante na cultura escocesa, com o país anfitrião muitas de suas próprias competições desportivas nacionais, e desfrutando de representação independente em muitos eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo da FIFA , a Copa do Mundo de Cricket e os Jogos da Commonwealth (embora não seja o Olímpico Games ). Scotland tem suas próprias nacional órgãos de governo, como a Scottish Football Association (associação de futebol nacional segundo mais antigo do mundo) eo Scottish Rugby Union. Variações de futebol foram jogados na Escócia durante séculos com a referência mais antiga que remonta a 1424. O futebol de associação é agora o esporte nacional ea Taça da Escócia é o mais antigo troféu nacional do mundo. Clubes escoceses têm tido sucesso nas competições europeias com Celtic vencer a Taça dos Campeões Europeus em 1967, Rangers e Aberdeen ganhar os Taça das Taças em 1972 e 1983 respectivamente, e Aberdeen também vencer a Supertaça europeia em 1983. A cidade de Fife St. Andrews é conhecido internacionalmente como o Home of Golf e para muitos jogadores do Old Course, um antigo curso de links que data antes de 1574, é considerado um local de peregrinação. Há muitos outros famosos campos de golfe na Escócia, incluindo Carnoustie, Gleneagles, Muirfield e Royal Troon. Outras características distintivas da cultura esportiva nacional incluem o Highland jogos, curling e shinty. Scotland foi palco para os Jogos da Commonwealth em 1970 e 1986, e irá fazê-lo novamente em 2014.

Símbolos nacionais

O Saltire. O Nacional bandeira da Escócia

O Flag of Scotland, conhecido como o Saltire ou a cruz de St Andrew, datas (pelo menos na legenda) do século 9, e é, portanto, o mais antigo nacional bandeira ainda em uso. Desde parte 1606 o Saltire também formou do projeto da bandeira de união . Existem inúmeros outros símbolos e artefatos simbólicos, tanto oficiais e não oficiais, incluindo o cardo, da nação emblema floral, a 06 de abril de 1320 declaração de independência política da declaração de Arbroath, o padrão têxtil tartan que muitas vezes significa um determinado clã escocês, eo Leão bandeira desenfreado.

Estatuto oficial de umabandeira real não impede que opadrão real de Scotland aparecendo extra-oficialmente como uma segunda bandeira nacional

Flower of Scotland é popularmente considerado o Hino Nacional da Escócia, e é jogado em eventos como futebol ou de rugby jogos disputados pela selecção nacional Escócia. Escócia the Brave é usado para a equipe escocesa nos Jogos da Commonwealth . No entanto, desde a desconcentração, mais grave discussão da questão levou à utilização de Flower of Scotland sendo disputado. Outros candidatos incluem Catedral Highland , Wha escocês Hae e de um homem um homem por um 'Isso .

Dia de Santo André, 30 de novembro de é o dia nacional, embora Noite de Burns tende a ser mais amplamente observada. Dia Tartan é uma inovação recente do Canadá . Em 2006, o Parlamento escocês passou pelo St. Ato de Andrew Day Bank Holiday (Escócia) de 2007, que designa o dia para ser um funcionário feriado bancário.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Scotland&oldid=230100272 "