Conteúdo verificado

Voleibol

Assuntos relacionados: Esportes

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Voleibol
Game.jpg Voleibol
Ação típica de vôlei
Maior corpo diretivo FIVB
Primeiro jogado 1895, Holyoke, Massachusetts, Estados Unidos
Características
Contato Nenhum contato
Membros da equipe 6
Gênero misto Solteira
Categorização Indoor, praia, grama
Equipamento Voleibol
Olímpico 1964

O voleibol é um esporte de equipe em que duas equipes de seis jogadores são separadas por uma rede. Cada equipe tenta marc pontos aterrando uma bola na corte da outra equipe sob regras organizadas. Tem sido uma parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos de Verão desde 1964.

Uma cena de voleibol jogar na aldeia Ervadi.

Os completas regras são extensas. Mas simplesmente, jogo continua como segue: Um jogador em uma das equipes começa uma "reunião" servindo a bola (que lanç ou liberá-lo e, em seguida, bater-lo com uma mão ou braço), por trás da linha de fundo da quadra, sobre a rede, e na corte da equipe de recepção. A equipe de recepção não deve deixar a bola ser aterrado dentro de sua corte. A equipe pode tocar na bola até 3 vezes, mas os jogadores individuais não pode tocar na bola duas vezes consecutivamente. Tipicamente, os primeiros dois toques são usados para setup para um ataque, uma tentativa de dirigir a bola para trás sobre a rede de tal maneira que a equipe sacadora é incapaz de impedir que esteja aterrada em sua corte.

O rali continua, com cada equipe permitida até três toques consecutivos, até que (1): uma equipe faz uma matança, aterrando a bola na corte do oponente e ganhando a reunião; ou (2): uma equipe comete uma falha e perde a jogada. A equipe que ganha a reunião é concedida um ponto, e serve a bola para começar a reunião seguinte. Algumas das falhas mais comuns incluem:

  • fazendo com que a bola tocar o chão fora quadra adversária ou sem primeiro passar por cima da rede;
  • captura e jogando a bola;
  • duplo golpe: dois contatos consecutivos com a bola feita pelo mesmo jogador;
  • quatro contatos consecutivos com a bola feita pela mesma equipe.
  • falta net: tocar na rede durante o jogo.
  • foot fault: a pé cruza a linha de fronteira quando servindo

A bola é geralmente jogado com as mãos ou os braços, mas os jogadores podem legalmente golpear ou empurrar (contato curto) a bola com qualquer parte do corpo.

Um número de consistentes técnicas evoluíram no voleibol, incluindo a cravação ea obstrução (porque estes jogos são feitos acima da parte superior da rede, o salto vertical são uma habilidade atlética sublinhada no esporte) assim como a passagem, o ajuste, e as posições especializadas do jogador e estruturas ofensivas e defensivas.

História

Origem do voleibol

William G. Morgan

Em 9 de fevereiro de 1895, em Holyoke, Massachusetts (EUA), William G. Morgan, uma YMCA diretor de educação física, criou um novo jogo chamado Mintonette como um passatempo para ser jogado (de preferência) dentro de casa e por qualquer número de jogadores. O jogo teve algumas de suas características de tênis e handebol. Outro esporte interno, basquete , foi pegando na área, tendo sido inventada apenas 10 milhas (16 km) de distância, na cidade de Springfield, Massachusetts, apenas quatro anos antes. Mintonette foi projetado para ser um esporte interno, menos áspero do que o basquetebol, para os membros mais velhos da ACM, enquanto ainda exigindo um pouco de esforço atlético.

As primeiras regras, escritas por William G Morgan, chamadas para uma rede de 6 pés 6 em (1,98 m) de altura, de 25 × 50 pés (7,6 × 15,2 m) tribunal, e qualquer número de jogadores. A partida foi composto por nove innings com três saques para cada equipe em cada turno, e não há limite para o número de contatos de bola para cada equipe antes de enviar a bola para o tribunal do adversário. No caso de um erro de servir, uma segunda tentativa foi deixada. Bater a bola na rede foi considerada uma falta (com a perda do ponto ou um side-out) -exceto no caso de o primeiro-tentar servir.

Depois de um observador, Alfred Halstead, notou a natureza voleio do jogo em sua primeira partida de exibição em 1896, disputada no YMCA Training School International (agora chamado Springfield College), o jogo rapidamente se tornou conhecido como vôlei (ele foi originalmente escrito como duas palavras: "vôlei"). Voleibol regras foram ligeiramente modificada pela Escola Internacional de Formação YMCA eo jogo se espalhou pelo país a vários YMCAs.

Mulheres americanas japonesas jogando vôlei, Manzanar campo de internamento, Califórnia, ca. 1943.

Refinamentos e desenvolvimentos posteriores

A primeira bola oficial usada no voleibol é disputada; Algumas fontes dizem que Spalding criou a primeira bola oficial em 1896, enquanto outros afirmam que foi criado em 1900. As regras evoluiu ao longo do tempo: nas Filipinas, em 1916, a habilidade eo poder do conjunto e pico tinha sido introduzido e, quatro anos mais tarde foram estabelecidos um "três golpes" regra e uma regra contra bater da fila de trás. Em 1917, o jogo foi alterado 21-15 pontos. Em 1919, cerca de 16.000 bolas de vôlei foram distribuídos pela Forças Expedicionárias Americanas para suas tropas e aliados, o que provocou o crescimento do voleibol em novos países.

O primeiro país fora dos Estados Unidos a adotar vôlei foi o Canadá em 1900. Uma federação internacional, o Fédération Internationale de Volleyball (FIVB), foi fundada em 1947, e os primeiros Campeonatos do Mundo foram realizadas em 1949 para homens e 1952 para mulheres. O esporte é agora popular em Brasil , na Europa (onde especialmente a Itália, os Países Baixos , e os países da Europa de Leste têm sido as principais forças desde o final da década de 1980), na Rússia e em outros países, incluindo a China eo resto da Ásia, bem como nos Estados Unidos.

Voleibol de praia, uma variação do jogo jogado na areia e com apenas dois jogadores por equipe, tornou-se uma variação FIVB-aprovado em 1987, e foi adicionado ao programa olímpico no Jogos Olímpicos de Verão de 1996. O voleibol é um esporte também no Jogos Paraolímpicos geridos pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes.

Voleibol nos Jogos Olímpicos

A história do vôlei olímpico remonta à Jogos Olímpicos de Verão de 1924 em Paris , onde voleibol foi jogado como parte de um esporte americano evento de demonstração. Após a fundação da FIVB e algumas confederações continentais, que começou a ser considerada para inclusão oficial. Em 1957, um torneio especial foi realizada no 53 Sessão do COI em Sofia, Bulgária para apoiar esse pedido. A competição foi um sucesso, eo esporte foi oficialmente incluído no programa de Jogos Olímpicos de Verão de 1964.

O torneio olímpico de vôlei era originalmente uma competição simples: todos os times jogaram um contra o outro time e, em seguida, foram classificados por vitórias, definido Média, e ponto médio. Uma desvantagem desta sistema round-robin é que ganhadores de medalhas poderia ser determinada antes do fim dos jogos, fazendo com que o público perder o interesse no resultado das partidas restantes. Para lidar com esta situação, a competição foi dividida em duas fases, com a adição de um torneio "última rodada" eliminação que consiste em quartas de final, semifinais, finais e jogos em 1972. O número de equipes envolvidas no torneio olímpico tem crescido constantemente desde 1964. Desde 1996, ambos os eventos das mulheres dos homens e contar doze nações participantes. Cada uma das cinco confederações continentais de vôlei tem pelo menos uma federação nacional filiada envolvidos nos Jogos Olímpicos.

A URSS ganhou o ouro dos homens em ambos os 1964 e 1968. Depois de tomar bronze em 1964 e prata em 1968, o Japão finalmente ganhou o ouro para o vôlei masculino em ouro 1972. Feminina foi para o Japão em 1964 e novamente em 1976. Naquele ano, a introdução de uma nova habilidade ofensiva, o ataque backrow, permitiu a Polónia a vencer a competição masculina sobre os soviéticos em um jogo muito apertado de cinco sets. Uma vez que as equipes mais fortes masculina de vôlei na época pertencia ao Bloco de Leste, o boicote liderada pelos Estados Unidos da Jogos Olímpicos de Verão de 1980 não têm como grande um efeito sobre esses eventos, uma vez que tinha nas mulheres. A URSS recolhidos sua terceira medalha de ouro olímpica no vôlei masculino com uma vitória por 3-1 sobre a Bulgária (as mulheres soviéticos ganhou naquele ano, bem como, o seu terceiro ouro também). Com o boicote da URSS 1984 Jogos Olímpicos de Los Angeles, os EUA foram capazes de varrer Brasil na final para ganhar a medalha de ouro dos homens. A Itália ganhou sua primeira medalha (bronze na competição masculina), em 1984, antecipando um aumento na destaque para suas equipes de voleibol. Torneio de 1984 das mulheres também foi vencido por uma força crescente, China .


No Jogos de 1988, Karch Kiraly e Steve Timmons levou a equipe masculina dos EUA a uma segunda medalha de ouro em linha reta, e os soviéticos ganhou o quarto ouro no torneio feminino. Em 1992, subestimado Brasil perturbar favoritos CEI, Países Baixos e Itália em competição masculina de vôlei primeira medalha de ouro olímpica do país. Runner-up Holanda, medalhista de prata dos homens em 1992, voltou sob líderes de equipe Ron Zwerver e Olof van der Meulen nos Jogos de 1996 para uma vitória em cinco sets sobre a Itália. Medalhista de bronze dos homens em 1996, Sérvia e Montenegro (a jogar em 1996 e 2000 como a República Federal da Jugoslávia) bateu a Rússia na medalha de ouro jogo em 2000, ganhando a sua primeira medalha de ouro de sempre. Em todos os três jogos da forte cubana de chumbo equipe feminina por Regla Torres e Mireya Luis ganhou a medalha de ouro. Em 2004, o Brasil ganhou medalha de ouro vôlei suas segunda homens bater a Itália na final, enquanto a China venceu a Rússia por título a sua segunda das mulheres. Nos Jogos de 2008 , os EUA derrotaram o Brasil na final masculina de vôlei. Brasil foi vice-campeão de novo para os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 , desta vez perdendo para a Rússia depois de perder dois match points no terceiro set. Em ambos os jogos Equipe de mulheres do Brasil venceu os Estados Unidos para a medalha de ouro.

Regras do jogo

Quadra de vôlei

O tribunal

A quadra de vôlei é de 18 m (59 pés) de comprimento e 9 m (29,5 pés) de largura, divididos em 9 m × 9 m metades por um de um metro (40 polegadas) de largura líquida. O topo da rede é de 2,43 m (7 pés 11 5/8 in) acima do centro da quadra de competição dos homens, e 2,24 m (7 pés 4 1/8 in) para a competição das mulheres, variado para veteranos e competições júnior.

Uma linha de 3 m (9,84 pés) a partir de e paralela à rede é considerada a "linha de ataque". Este "3 metros" (ou "10 pés") linha divide a quadra em "fila de trás" e áreas "linha da frente" (também de volta judiciais e judiciais frente). Estas são, por sua vez dividido em três áreas: cada estes são numerados como se segue, começando a partir da área "1", que é a posição do jogador porção:

VolleyballRotation.svg

Depois de uma equipe ganha o servem (também conhecidos como tapume para fora), seus membros devem girar no sentido horário, com o jogador anteriormente na área "2" se movendo para a área "1" e assim por diante, com o jogador a partir da área "1" movendo-se para a área de "6".

Os tribunais da equipe estão rodeados por uma área chamada de zona livre que é um mínimo de 3 metros de largura e que os jogadores podem entrar e jogar dentro depois que o serviço de bola. Todas as linhas que denotam os limites da quadra da equipe e da zona de ataque são desenhadas ou pintadas dentro das dimensões da área e são, portanto, uma parte do tribunal ou da zona. Se a bola entra em contacto com a linha, a bola é considerada como sendo "em". Uma antena é colocada em cada lado da rede perpendicular à linha lateral e é uma extensão vertical do limite do lado da quadra. Uma bola passar por cima da rede deve passar completamente entre as antenas (ou suas extensões teóricas para o teto), sem contato com eles.

A bola

Regulamentos FIVB indicar que a bola deve ser de forma esférica, feita de couro natural ou sintética, tem uma circunferência de 65-67 cm, um peso de 260-280 g e uma pressão dentro de 0,30-0,325 kg / cm 2. Outros órgãos sociais têm regulamentos semelhantes.

Jogo do jogo

Budistas monges jogar vôlei no Himalaia estado de Sikkim , na Índia.

Cada equipe é composta de seis jogadores. Para obter o jogo começou, a equipe é escolhido para servir por sorteio. Um jogador da equipe sacadora joga a bola no ar e tenta bater a bola para que ele passe sobre a rede em um curso de tal forma que ele vai aterrar no tribunal da equipe adversária (o saque). A equipe adversária deve usar uma combinação de não mais que três contatos com o vôlei para devolver a bola para o lado do oponente da rede. Estes contactos consistem geralmente em primeiro lugar a colisão ou passar para que a trajetória da bola é destinado para o jogador designado como o setter; segundo do conjunto (geralmente um excesso de mão passagem usando pulsos para empurrar pontas dos dedos na bola) pelo setter de modo que a trajetória da bola é voltado para um local onde um dos jogadores designada como um invasor pode atingi-lo, e em terceiro lugar pelo invasor que crava (salto, levantando um braço acima da cabeça e bater a bola para que ele irá se mover rapidamente para o chão na quadra do oponente) para retornar a bola sobre a rede. A equipe com a posse da bola que está a tentar atacar a bola, como descrito está a ser dito no ataque.

A equipe na defesa tenta prevenir que o atacante, direcionando a bola em seus tribunais: os jogadores no salto líquido e alcançar acima da parte superior (e, se possível, através do plano) da rede para bloquear a bola atacado. Se a bola é batida ao redor, acima, ou através do bloco, os jogadores de defesa organizados no resto da tentativa de corte para controlar a bola com uma escavação (geralmente um passe antebraço de uma bola de hard-driven). Após uma escavação de sucesso, a equipe de transição à ofensa.

O jogo continua desta maneira, reunindo frente e para trás, até que a bola toca o tribunal dentro dos limites ou até que um erro é feita. Os erros mais frequentes que são feitas ou são para não devolver a bola sobre a rede dentro dos permitidos três toques, ou para causar a bola para pousar fora da quadra. A bola é "in" se qualquer parte que toca uma linha lateral ou linha final, e um ponto forte pode comprimir a bola o suficiente quando aterra que uma bola que à primeira parece estar indo para fora pode realmente estar dentro. Os jogadores podem viajar bem fora da quadra para jogar uma bola que passou mais de uma linha lateral ou linha final no ar.

Outros erros comuns incluem um jogador tocar a bola duas vezes consecutivas, um jogador de "captura" a bola, um jogador tocar na rede durante a tentativa de jogar a bola, ou um jogador de penetração sob a rede na quadra do adversário. Há um grande número de outros erros especificados na regulamentação, embora a maioria deles são ocorrências raras. Esses erros incluem back-linha ou libero jogadores spiking a bola ou de bloqueio (jogadores da linha de trás pode Spike a bola, se eles saltam de trás da linha de ataque), os jogadores não sendo na posição correta quando a bola é servido, atacando a servir em o tribunal frente e acima da altura da rede, usando outro jogador como uma fonte de apoio para alcançar a bola, passando por cima da linha de fronteira de volta ao servir, tendo mais de 8 segundos para servir, ou jogar a bola quando ela está acima do quadra do adversário.

Scoring

Quando os contatos de bola no chão dentro dos limites da corte ou um erro é feito, a equipe que não cometeu o erro é atribuído um ponto, se eles servido a bola ou não. Se a bola bate na linha, a bola é contado como em. A equipe que ganhou o ponto serve para o próximo ponto. Se a equipe que ganhou o ponto servido no ponto anterior, o mesmo jogador serve novamente. Se a equipe que ganhou o ponto de não servir ao ponto anterior, os jogadores da equipe girar sua posição no tribunal no sentido horário. O jogo continua, com a primeira equipa a marcar 25 pontos por uma margem de dois pontos é concedido o conjunto. Partidas são conjuntos melhor-de-cinco e quinto set, se necessário, é geralmente jogado até 15 pontos. (Scoring difere entre ligas, torneios e níveis; escolas de ensino médio, por vezes, jogar melhor-de-três para 25; na NCAA jogos são jogados melhor-de-cinco para 25 a partir da temporada de 2008).

Antes de 1999, os pontos só podia ser marcado quando a equipe teve o saque (side-out pontuar) e todos os conjuntos subiu para apenas 15 pontos. A FIVB mudou as regras em 1999 (com as alterações ser obrigatória em 2000) para usar o atual sistema de pontuação (anteriormente conhecido como sistema de ponto da reunião), principalmente para tornar o comprimento do jogo mais previsível e para tornar o jogo mais spectator- e Famílias com televisão.

Libero

Em 1998, o jogador libero foi introduzido internacionalmente. O líbero é um jogador especializado em habilidades defensivas: a líbero deve usar uma cor contrastante jersey de seus companheiros de equipe e não pode bloquear ou atacar a bola quando ela está completamente acima da altura da rede. Quando a bola não está em jogo, o líbero pode substituir qualquer jogador de trás, sem aviso prévio aos funcionários. Esta substituição não contam contra o limite de substituição cada equipe é permitido por conjunto, embora o líbero só podem ser substituídos pelo jogador com quem ele ou ela substituiu.

O libero pode funcionar como um setter somente sob certas restrições. Se ele / ela faz um conjunto overhand, ela / ele deve estar de pé atrás (e não pisar) da linha de 3 metros; caso contrário, a esfera não pode ser atacado por cima da rede, à frente da linha de 3 metros. Um passe desleal é permitida a partir de qualquer parte do tribunal.

O líbero é, geralmente, o jogador de defesa mais qualificados na equipe. Há também uma folha de rastreamento libero, onde os árbitros ou equipe de arbitragem deve manter o controle de quem os subs libero dentro e para fora. Só pode haver um líbero por jogo (jogo), embora possa haver um libero diferente no início de qualquer novo conjunto (jogo).

Além disso, a líbero não é permitido para servir, de acordo com as regras internacionais, com excepção dos jogos de vôlei feminino da NCAA, onde uma mudança de regra 2004 permite que o libero para servir, mas apenas em uma rotação específica. Ou seja, o líbero só pode servir para uma pessoa, não para todas as pessoas para quem ele ou ela entra. Que mudança de regra foi também aplicado ao ensino médio e júnior jogo logo depois.

Mudanças recentes regra

Outras mudanças de regras promulgadas em 2000 incluem a autorização de saques em que a bola toca a rede, contanto que passa sobre o líquido para dentro do campo do adversário. Além disso, a área de serviço foi expandido para permitir aos jogadores para servir em qualquer lugar atrás da linha final, mas ainda dentro da extensão teórica das linhas laterais. Outras mudanças foram feitas para iluminar insta falhas para traz e-toques duplos, como permitir que vários contatos por um único jogador ("-hits duplas") no primeiro contato de uma equipe, desde que eles são uma parte de um único jogo na bola.

Em 2008, a NCAA mudou o número mínimo de pontos necessários para vencer qualquer um dos quatro primeiros conjuntos de 30-25 para o voleibol feminino (vôlei masculino manteve-se em 30.) Se um quinto (decidir) conjunto é atingido, o mínimo exigido resultado mantém-se em 15. Além disso, a palavra "jogo" é agora referido como "set".

Mudanças nas regras têm sido estudadas e anunciado pelo FIVB nos últimos anos, e eles lançaram as regras actualizadas em 2009.

Habilidades

Equipes competitivas dominar seis habilidades básicas: servir, passagem, grupo, ataque, bloqueio e cavar. Cada uma destas capacidades compreende um certo número de técnicas específicas que foram introduzidos ao longo dos anos e são agora considerados em prática padrão de alto nível de voleibol.

Servir

Preparação para a overhand servir.
Um jogador que faz um salto servir.

Um jogador está por trás da linha e serve a bola, em uma tentativa de dirigi-lo para dentro do campo do adversário. Seu principal objetivo é torná-lo pousar dentro da quadra; é também desejável para definir a direção, velocidade da bola e aceleração de modo que se torna difícil para o receptor de lidar com isso corretamente. Um saque é chamado de um "ace" quando a bola cair diretamente para o tribunal ou viaja fora da quadra depois de ser tocado por um adversário.

No voleibol contemporâneo, são empregados muitos tipos de saques:

  • Underhand: a servir no qual o jogador golpeia a esfera abaixo da cintura em vez de jogá-lo e golpeá-la com um movimento overhand jogando. Saques desleais são considerados muito fácil de receber e raramente são utilizados em competições de alto nível.
  • Bola Sky servir: um tipo específico de underhand saque ocasionalmente usado em voleibol de praia, onde a bola é batida tão alto que quase se resume em uma linha reta. Este saque foi inventada e utilizada quase que exclusivamente pela equipe brasileira no início de 1980 e agora é considerado ultrapassado. No Brasil, esse servir é chamado de Jornada nas Estrelas ( Star Trek ).
  • Topspin: um overhand servir onde o jogador joga a bola alta e bate-lo com uma extensão de pulso, dando-lhe topspin que a faz cair mais rapidamente do que seria de outra forma e ajuda a manter uma trajetória de vôo em linha reta. Topspin serve geralmente são duramente atingidos e que visa uma returner ou parte específica do tribunal. Em pe serve topspin são raramente usados acima do nível do ensino médio de jogo.
  • Float: um overhand servir onde a bola é batida com nenhuma rotação de modo que seu caminho se torna imprevisível, semelhante a um knuckleball no beisebol.
  • Salto servir: um overhand servir onde a bola é jogada primeiro alto no ar, em seguida, o jogador faz uma abordagem programada e saltos para fazer contato com a bola, batendo com muito ritmo e topspin. Este é o mais popular entre servir a faculdade e equipes profissionais.
  • Ir float: um overhand servir onde a bola é lançada alta o suficiente para que o jogador pode saltar antes de bater-lo de forma semelhante a uma posição de flutuação servir. A bola é lançada menor do que um salto topspin serve, mas o contato ainda é feita enquanto estiver no ar. Este servir está se tornando mais popular entre universitários e profissionais jogadores, porque ele tem uma certa imprevisibilidade no seu padrão de vôo.

Passe

Uma mulher que faz uma passagem antebraço ou colisão.

Também chamado de recepção, o passe é a tentativa por parte de uma equipe para lidar correctamente com o oponente de saque, ou qualquer forma de ataque. Manuseio correto inclui não só impedir a bola de tocar o tribunal, mas também tornando-se chegar à posição onde o setter está de pé com rapidez e precisão.

A habilidade de passagem envolve fundamentalmente duas técnicas específicas: Passe nas axilas, ou colisão, onde a bola tocar a parte interior dos antebraços ou plataforma aderiram, na linha da cintura; e passe overhand, onde é tratada com a ponta dos dedos, como um conjunto, acima da cabeça. Ou são aceitáveis no vôlei de praia profissional e, no entanto, existem regulamentos muito mais rígidos sobre o passe overhand no vôlei de praia.

Definir

Ir conjunto

O conjunto é normalmente o segundo contacto que faz com que uma equipa com a bola. O principal objetivo do ajuste é colocar a bola no ar, de tal forma que ele pode ser conduzido por um ataque na quadra do adversário. O setter coordena os movimentos ofensivos de uma equipe, e é o jogador que decide em última instância qual jogador vai realmente atacar a bola.

Tal como acontece com passagem, pode-se distinguir entre um overhand e um conjunto colisão. Uma vez que o ex-permite mais controle sobre a velocidade ea direção da bola, a colisão é usado somente quando a bola é tão baixo que não pode ser tratada adequadamente com os dedos, ou no vôlei de praia em que as regras que regulam a definição overhand são mais rigorosas. No caso de um conjunto, também se fala de uma frente ou conjunto para trás, ou seja, se a bola é passada na direção do setter está enfrentando ou atrás do setter. Há também um conjunto de salto que é usado quando a bola é muito perto da rede. Neste caso, o setter normalmente salta fora seu pé direito para cima para evitar ir para a rede. O setter geralmente fica cerca de ⅔ do caminho a partir da esquerda para a direita no fundo da rede e enfrenta a esquerda (a parte maior da rede que ele ou ela pode ver).

Às vezes, um refrões setter de levantar a bola para um companheiro de equipe para realizar um ataque e tenta reproduzi-lo diretamente para a quadra adversária. Este movimento é chamado uma "descarga". Isso só pode ser realizado quando o setter é na linha da frente, caso contrário, constitui um ataque ilegal quadra de defesa. Os depósitos mais comuns são a "atirar" a bola atrás da setter ou na frente do setter para as zonas 2 e 4. Mais setters experientes lançar a bola para os cantos profundos ou spike a bola no segundo hit.

Ataque

O ataque, também conhecido como o ponto, é usualmente o terceiro contacto de uma equipe faz com a bola. O objetivo do atacante é lidar com a bola para que ele cair na quadra do adversário e não pode ser defendida. Um jogador faz uma série de passos (o "approach"), saltos e balanços no bola.

Idealmente, o contato com a bola é feita no ápice do salto do rebatedor. No momento do contato, o braço do lançador está totalmente estendido acima de sua cabeça e um pouco para a frente, fazendo o maior contato possível, mantendo a capacidade de oferecer um poderoso golpe. O rebatedor usa braço oscilante, pressão de pulso, e uma contração rápida para a frente do corpo inteiro para conduzir a bola. A 'salto' é uma gíria para um pico muito difícil / alto que segue uma trajetória quase em linha reta abruptamente descendente na quadra do adversário e salta muito alto no ar. A "morte" é a gíria para um ataque que não é devolvido pela outra equipe resultando assim em um ponto.

Voleibol contemporâneo dispõe de um número de técnicas de ataque:

  • Lateral (ou backrow) / ataque tubo: um ataque realizado por um jogador da linha defensiva. O jogador deve saltar de trás da linha de 3 metros antes de fazer contato com a bola, mas podem desembarcar na frente da linha de 3 metros.
  • Linha e Cross-tribunal Shot: refere-se ao facto de a bola voa em uma trajetória em linha reta paralela às linhas laterais, ou atravessa o tribunal em um ângulo. A cruzada tribunal baleado com um ângulo muito acentuado, resultando em que a bola perto da linha de 3 metros, é chamado um tiro corte.
  • Dip / Dink / Tip / Fraude / Dump: o jogador não tentar fazer um hit, mas toca a bola levemente, para que ele cair em uma área de campo do adversário que não está sendo coberto pela defesa.
  • Ferramenta / Wipe / Bloco-abuso: o jogador não tentar fazer um ponto difícil, mas bate a bola para que ele toca bloco do adversário e, em seguida, salta para fora da quadra.
  • Off-velocidade bateu: o jogador não toca a bola dura, reduzindo sua velocidade e confundindo, assim, a defesa do oponente.
  • Quick Hit / "One": um ataque (geralmente pelo meio de rede) onde a abordagem e saltar começar antes que os contatos setter a bola. O conjunto (chamado de "ajuste rápido") é colocado apenas ligeiramente acima da rede ea bola é golpeada pelo batedor quase imediatamente depois de deixar as mãos do setter. Ataques rápidos são muitas vezes eficazes porque isolar o bloqueador de meio para ser o único bloqueador no hit.
  • Slide: uma variação do golpe rápido que usa um conjunto lombar. Os passos lançador de meia ao redor do setter e hits de atrás dele ou dela.
  • Duplo hit rápido / "Stack" / "Tandem": a variação da batida rápida onde dois rebatedores, uma na frente e um atrás do setter ou ambos na frente do setter, saltar para realizar uma batida rápida, ao mesmo tempo. Ele pode ser usado para enganar os bloqueadores opostas e libertar um quarto atacante hitter da quadra de defesa, talvez sem bloco em tudo.

Bloco

3 jogadores executam um bloco

Blocking se refere às ações tomadas pelos jogadores que estão na rede para parar ou alterar um ataque do adversário.

Um bloco que visa parar completamente um ataque, assim fazendo a bola permanecer na quadra adversária, é chamado ofensivo. Um bloco ofensiva bem executado é realizada por saltar e chegar a penetrar com os braços e as mãos sobre a rede e para a área do adversário. Exige antecipando a direção que a bola vai uma vez que o ataque ocorre. Pode também exigem o cálculo do melhor trabalho de pé para executar o bloco "perfeito".

O salto deve ser programado de modo a interceptar a trajetória da bola antes de ela cruzar por cima da rede. Palms são realizadas desviado para baixo cerca de 45-60 graus em direção ao interior do tribunal adversários. A "cobertura" é um bloco ofensivo espetacular que redireciona o poder ea velocidade do ataque em linha reta até andar do atacante, como se o atacante bateu a bola para o lado de baixo de um telhado da casa repicado.

Pelo contrário, ele é chamado um bloco de "soft" defensivo, ou se o objetivo é controlar e desviar a bola hard-impulsionado para cima para que ela diminui e torna-se mais fácil de ser defendido. A-bloqueio suave bem executado é realizada saltando e colocando as mãos acima da rede sem penetração na quadra do oponente e com as palmas para cima e os dedos apontando para trás.

Bloqueio também é classificada de acordo com o número de jogadores envolvidos. Assim, pode-se falar de um único (ou solo), duplo ou triplo bloco.

Bloqueio bem sucedido nem sempre resulta em um "teto" e muitas vezes nem sequer tocar na bola. Embora seja óbvio que um bloco foi um sucesso quando o atacante é coberta, um bloco que consistentemente força o atacante longe do seu "poder" ou ataque preferido em um tiro mais facilmente controlada pela defesa é também um bloco altamente bem sucedido.

Ao mesmo tempo, a posição do bloco influencia as posições em que outros defensores se colocam enquanto rebatedores adversários são spiking.

Escavação

Mulher que vai para uma escavação.

Cavar é a capacidade de impedir que a bola tocar um tribunal depois de um pico ou ataque, especialmente uma bola que está quase tocando o chão. Em muitos aspectos, esta habilidade é similar a passar, ou bater: escavação overhand e colisão também são usadas para distinguir entre as acções defensivas tomadas com os dedos ou com os braços unidos. Ela varia de passar no entanto, que é uma habilidade muito mais reflexo base, especialmente nos níveis mais elevados. É especialmente importante ao escavar para os jogadores a permanecer em seus dedos; vários jogadores optar por empregar um passo de divisão para se certificar de que está pronto para se mover em qualquer direção.

Algumas técnicas específicas são mais comuns do que na escavação de passagem. Um jogador pode, por vezes, realizar um "mergulho", ou seja, jogar seu corpo no ar com um movimento para a frente em uma tentativa de salvar a bola, e terra em seu peito. Quando o jogador também desliza sua mão sob uma bola que está quase tocando o tribunal, isso é chamado de "panqueca". A panqueca é freqüentemente usada em vôlei de quadra, mas raramente se sempre no vôlei de praia porque a natureza desigual e enfermos da quadra de areia limita as chances de que a bola vai fazer um bom contato, limpa com a mão. Quando usado corretamente, é um dos mais espectaculares jogos de vôlei defensivas.

Às vezes um jogador pode também ser forçado a abandonar o seu corpo rapidamente para o chão para salvar a bola. Nesta situação, o jogador faz uso de uma técnica de laminação específico para minimizar a probabilidade de lesões.

Jogo da equipe

O voleibol é essencialmente um jogo de transição de uma das habilidades acima para o outro, com o movimento equipe coreografadas entre jogos na bola. Estes movimentos da equipe são determinados pelas equipes escolhidas saque sistema, o sistema ofensivo, sistema de cobertura e sistema defensivo receber.

O sistema de servir receber é a formação utilizado pela equipe de recepção para tentar passar a bola para o levantador designado. Os sistemas podem consistir de cinco receptores, quatro receptores, três receptores, e em alguns casos, dois receptores. A formação mais popular em níveis mais elevados é uma formação de três receptor constituído por dois lados esquerdo e um líbero recebendo cada rotação. Isso permite que os meios e os lados direito a tornar-se mais especializado em bater e bloqueio.

Sistemas ofensivos são as formações utilizadas pelo crime para tentar apoiar a bola para a quadra adversária (ou não marcar pontos). Formações muitas vezes incluem as posições dos jogadores designadas com especialização habilidade (ver especialização Jogador , abaixo). Formações mais populares incluem o 4-2, 6-2, 5-1 e sistemas (ver Formações , abaixo). Existem também vários regimes de ataque diferentes equipes podem usar para manter a defesa adversária fora de equilíbrio.

Sistemas de cobertura são as formações utilizadas pelo crime para proteger o seu tribunal, no caso de um ataque bloqueado. Executado pelos cinco jogadores ofensivos não atacam diretamente a bola, os jogadores se movem para posições atribuídas em torno do atacante para desenterrar qualquer bola que desvia fora do bloco de volta para seu próprio tribunal. Formações populares incluem o sistema de 2-3 e o sistema de 1-2-2. Em vez de um sistema, algumas equipes apenas usar uma cobertura aleatória com os jogadores mais próximos do lançador.

Sistemas defensivos são as formações utilizadas pela defesa para proteger contra a bola a ser aterrada para a sua corte pela equipe adversária. O sistema irá delinear quais os jogadores são responsáveis por quais áreas do tribunal, dependendo de onde o time adversário está atacando a partir. Sistemas populares incluem o 6-Up, 6-Back funda, e defesa 6-Back-Slide. Existem também vários esquemas de bloqueio diferentes equipes podem empregar para perturbar o outro time ofensa.

Algumas equipes, quando eles estão prontos para servir, vai alinhar seus outros cinco jogadores em uma tela para obscurecer a visão da equipe de recepção. Esta ação só é ilegal se o servidor faz uso da tela, de modo que a chamada é feita a critério árbitros quanto ao impacto da tela feita sobre a capacidade receptores para passar a bola. O estilo mais comum de rastreio envolve a formação W projetado para tirar o máximo de espaço horizontal quanto possível.

Treinamento

Básico

Treinando para o voleibol pode ser classificado em duas categorias principais: jogo de coaching e treinamento de desenvolvimento. O objetivo do jogo é treinar para ganhar um jogo de estratégia, gerenciando uma equipe. Coaching de desenvolvimento enfatiza o desenvolvimento do jogador através do reforço das competências de base durante os exercícios conhecidos como "brocas". Brocas promover repetição e refinamento dos movimentos de vôlei, particularmente em testes padrões do footwork, corpo posicionamento em relação aos outros, e contato com a bola. A treinador irá construir exercícios que simulam situações de jogo assim a velocidade encorajador do movimento, a antecipação, o calendário, comunicação e trabalho em equipe. Nas várias fases da carreira de um jogador, um treinador irá adaptar brocas para atender as necessidades estratégicas da equipe. O O voleibol treina Associação Americana é a maior organização do mundo dedicada exclusivamente ao voleibol de treinamento.

Estratégia

Uma imagem de um jogo internacional entre a Itália ea Rússia, em 2005. Um jogador da Rússia sobre a esquerda tem apenas servido, com três homens de sua equipe ao lado do movimento líquido para as suas posições de blocos atribuídos de os partir. Dois outros, nas posições da linha de trás, estão se preparando para a defesa. Itália, à direita, tem três homens em uma linha, cada um se preparando para passar a bola chegar a ele. O setter está esperando por seu passe enquanto o lançador meio sem. 10 vai saltar para um acerto rápido se o passe é bom o suficiente. Alessandro Fei (no. 14) não tem direitos de passagem e está se preparando para uma linha de trás bateu no lado direito do campo. Observe as duas líberos com diferentes vestido cor. Rebatedores Média / bloqueadores são comumente substituído por líberos em suas posições da linha de trás.

Especialização jogador

Há 5 posições preenchidas em cada equipe de vôlei no nível de elite. Setter, ponteira / Lado Esquerdo Hitter, Oriente lançador, atirador frente / lado direito Hitter e Libero / especialista defensivo. Cada uma dessas posições desempenha um papel específico, chave na conquista de uma partida de voleibol.

  • Setters têm a tarefa de orquestrar o escândalo da equipe. Têm como objectivo para o segundo toque e sua principal responsabilidade é a de colocar a bola no ar, onde os atacantes pode colocar a bola dentro do campo do adversário para um ponto. Eles têm que ser capazes de operar com os rebatedores, gerenciar o ritmo de seu lado da quadra e escolha os atacantes direito para definir. Setters precisa ter apreciação rápida e hábil e precisão tático, e deve ser rápido em mover-se ao redor da quadra.
  • Liberos são jogadores de defesa, que são responsáveis ​​para receber o ataque ou servir. Eles são geralmente os jogadores em quadra com o tempo mais rápido de reacção e melhores habilidades passageiras. Libero significa "livre" como eles têm a capacidade de substituir qualquer outro jogador em quadra durante cada jogo. Eles não precisam, necessariamente, ser alto, como nunca jogar na rede, o que permite que os jogadores mais curtos com forte passagem e habilidades defensivas para se destacar na posição e desempenhar um papel importante no sucesso da equipe. Um jogador designado como um libero para uma partida não pode desempenhar outros papéis durante esse jogo. Liberos vestir uma camisa de cor diferente do que seus companheiros de equipe.
  • Bloqueadores Média ou Média rebatedores são jogadores que podem executar ataques muito rápidos que geralmente ocorrem perto do setter. Eles são especializados em bloqueio, uma vez que eles devem tentar parar execuções igualmente rápidos a partir de seus adversários e, em seguida, configurar rapidamente um bloco dobro nos lados da quadra. Em não-iniciantes jogar, cada equipe terá dois rebatedores média.
  • Rebatedores fora ou rebatedores lado esquerdo do ataque perto da antena esquerda. A ponteira é geralmente o rebatedor mais consistente na equipe e recebe a maioria dos conjuntos. Imprecisos primeiros passes geralmente resultam em um conjunto para a ponteira em vez de meio ou oposto. Como a maioria dos conjuntos para o exterior são altos, a ponteira pode ter uma abordagem mais tempo, sempre a partir de fora da linha lateral tribunal. Em não-iniciantes jogar, existem dois rebatedores novamente fora em cada equipe em cada jogo.
  • Rebatedores opostos ou rebatedores do lado direito transportar a carga de trabalho de defesa para um time de vôlei na primeira fila. As suas principais responsabilidades são para colocar um bloco bem formados contra os oponentes Hitters exteriores e servir como um setter backup. Define na frente costumo ir para o lado direito das antenas.

Em alguns níveis, onde as substituições são ilimitadas, as equipes irão fazer uso de um especialista defensivo em vez de ou para além de um Libero. Esta posição não tem regras únicas, como a posição de líbero, em vez disso, esses jogadores são usadas para substituir um mau defensor fileira de trás usando regras de substituição regulares. Um especialista defensivo é usado frequentemente se você tiver um defensor tribunal de volta particularmente pobres no lado direito ou do lado esquerdo, mas sua equipe já está usando um libero para tirar seus vãos. Na maioria das vezes, a situação envolve uma equipe usando um jogador lado direito com um grande bloco que deve ser subbed fora na fileira de trás, porque eles não são capazes de jogar efetivamente voltar defesa judicial. Da mesma forma, as equipes podem usar um especialista Servindo a sub um servidor pobre situationally.

Formações

Os três formações padrão voleibol são conhecidos como "4-2", "6-2" e "5-1", que se refere ao número de pesos e configuradores respectivamente. 4-2 é uma formação de base utilizada apenas em jogo para principiantes, enquanto 5-1 é, de longe, a formação mais comum no jogo de alto nível.

4-2

A formação 4-2 tem quatro lançadores e dois setters. Os setters normalmente definido a partir do meio da frente ou a posição dianteira direita. A equipe terá, portanto, dois atacantes na primeira fila em todos os momentos. No 4-2 internacional, os setters definido a partir da posição frontal direito. O 4-2 internacional traduz mais facilmente em outras formas de ofensa.

Os formadores de alinhar frente um do outro em rotação. A formação típica tem dois rebatedores fora. Ao alinhar-se como posições opostas na rotação, haverá sempre um de cada posição nas filas da frente e de trás. Após o serviço, os jogadores na linha da frente mover-se em suas posições atribuídas, para que o setter é sempre na frente do meio. Em alternativa, o setter se move para a frente direita e tem tanto um meio e um atacante fora; a desvantagem aqui reside na falta de um lançador de-jogo, permitindo que um dos bloqueadores do outro time "enganar em" em um bloco central.

A desvantagem clara para essa formação ofensiva é que existem apenas dois atacantes, deixando uma equipe com menos armas ofensivas.

Outro aspecto é ver o setter como uma força de ataque, embora uma força enfraquecida, porque quando o levantador está no pátio da frente, eles são capazes de 'ponta' ou 'lixeira', por isso, quando a bola está perto da rede na segunda tocar, o levantador pode optar por acertar a bola sobre com uma mão. Isto significa que o bloqueador que de outra maneira não teria de bloquear o setter é engatada e pode permitir que um dos rebatedores de ter um ataque mais fácil.

6-2

Na formação 6-2, um jogador sempre vem para a frente da fila de trás para definir. Os três jogadores da primeira linha estão todos em atacar posições. Assim, todos os seis jogadores atuam como rebatedores em um momento ou outro, enquanto dois podem agir como setters. Assim, a formação de 6-2 é realmente um sistema de 4-2, mas o setter da linha de trás penetra para definir.

A programação 6-2, portanto, requer dois setters, que fazem fila em frente ao outro na rotação. Além dos setters, uma formação típica terá dois rebatedores médios e dois lançadores de fora. Ao alinhar-se como posições opostas na rotação, haverá sempre um de cada posição nas filas da frente e de trás. Após o serviço, os jogadores na linha da frente mover-se em suas posições.

A vantagem do 6-2 é que há sempre três rebatedores na primeira fila disponíveis, maximizando as possibilidades ofensivas. No entanto, não só faz o 6-2 requerem uma equipe de possuir duas pessoas capazes de realizar o papel altamente especializado de setter, ele também requer ambos os jogadores a serem rebatedores ofensivas eficazes quando não na posição setter. A nível internacional, única equipa Nacional das Mulheres cubanas emprega este tipo de formação. Ele também é usado no Feminina jogo NCAA, parcialmente devido às regras que permitem variantes utilizadas 12 substituições por jogo (em oposição ao 6 permitido nas normas-padrão).

5-1

A formação 5-1 tem apenas um jogador que assume definindo responsabilidades, independentemente da sua posição na rotação. A equipe terá, pois, três atacantes na primeira fila quando o setter é na fileira de trás, ea apenas dois quando o setter é na primeira fila, para um total de cinco possíveis atacantes.

O jogador oposto do setter em uma rotação 5-1 é chamado o hitter oposto . Em geral, rebatedores opostos não passam; eles ficar atrás de seus companheiros de equipe quando o adversário está servindo. O rebatedor oposto pode ser utilizado como uma terceira opção de ataque (ataque da linha de trás) quando o setter é na primeira fila: esta é a opção normal utilizado para aumentar as capacidades de ataque de equipes do voleibol modernos. Normalmente, o rebatedor oposto é o rebatedor mais técnico qualificado da equipe. Ataques da linha de trás geralmente vêm do de trás direita, conhecida como zona 1, mas são cada vez mais executadas do centro-back em jogo de alto nível.

A grande vantagem deste sistema é que o setter sempre tem 3 rebatedores para variar conjuntos com. Se o levantador faz isso bem, bloqueador de meio do adversário pode não ter tempo suficiente para bloquear com o bloqueador de fora, aumentando a chance para a equipe atacante para fazer um ponto.

Há uma outra vantagem, a mesma que a de uma formação de 4-2: quando o setter é um jogador da primeira linha, ele ou ela é permitido para saltar e "despejar" a bola para o lado do oponente. Isso também pode confundir jogadores bloqueio do adversário: o levantador pode saltar e despejar ou pode definir a um dos rebatedores. Um bom setter sabe disso e, portanto, não só vai saltar para despejar ou para definir para uma batida rápida, mas quando a criação de fora, assim como para confundir o adversário.

O 5-1 ofensa é na verdade uma mistura de 6-2 e 4-2: quando o setter é na primeira fila, a ofensa parece com um 4-2; quando o setter é na fileira de trás, a ofensa parece com um 6-2.

Variações e jogos relacionados

Existem muitas variações sobre as regras básicas do vôlei. De longe o mais popular deles é voleibol de praia, que é jogado na areia com duas pessoas por equipe, e rivaliza com o esporte principal em popularidade.

Alguns jogos relacionados com voleibol incluem:

  • Futevôlei: Um esporte do Brasil em que as mãos e os braços não são usados, mas o resto é mais como vôlei de praia.
  • Hooverball: Popularizado pelo presidente Herbert Hoover , ele é jogado com uma rede de vôlei e uma bola de medicina; ele é marcado como o tênis, mas a bola é capturado e, em seguida, jogado para trás. O peso da bola medicinal pode fazer o esporte a ser bastante exigente fisicamente; torneios anuais de campeonato são realizadas anualmente em West Branch, Iowa.
  • Bola Newcomb (às vezes soletrado "Armas nucleares 'Em"): Neste jogo, a bola é capturado e jogado em vez de sucesso; rivalizava com vôlei na popularidade até 1920.
  • Bola Prisioneiro: Também tocou com quadra de vôlei e uma bola de vôlei, bola prisioneiro é uma variação da bola Newcomb onde os jogadores são "feitos prisioneiros" ou libertado da "prisão" em vez de marcar pontos. Normalmente jogado por crianças.
  • Throwball: tornou-se popular com mulheres jogadores dafaculdade YMCA de Educação Física emChennai(Índia), na década de 1940.
  • Bola Buka: Este é um jogo bastante semelhante jogado apenas com os pés.
  • Beachball voleibol: um jogo de vôlei de quadra jogado com umabola de praia em vez de uma bola de vôlei.
  • SEPAKTAKRAW: Jogado noSudeste da Ásia usando umabola de rattan e permitindo pés apenas dos jogadores, joelhos, peito e cabeça para tocar a bola.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Volleyball&oldid=528915171 "