Conteúdo verificado

Rússia

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos ; Europa ; Países europeus

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Federação Russa
Российская Федерация
Rossiyskaya Federatsiya
Bandeira Brasão
Anthem:
Государственный гимн Российской Федерации
Gosudarstvenny gimn Rossiyskoy Federatsii    ( transliteração)
Estado Hino da Federação Russa
Capital
e maior cidade
Moscou
55 ° 45'N 37 ° 37'E
Línguas oficiais Oficial russo em todo o país; 27 outras línguas co-oficiais em várias regiões
Grupos étnicos (2010)
  • 81,0% Russos
  • 3,7% Tártaros
  • 1,4% Ucranianos
  • 1,1% Bashkirs
  • 1,0% Chuvashes
  • 11,8% outros / indeterminado
Demonym Russo
Governo Federal semi-presidencial constitucional república
- Presidente Vladimir Putin
- O primeiro-ministro Dmitry Medvedev
Legislatura Assembleia Federal
- Casa de cima Conselho da Federação
- Lower casa Duma
Formação
- Dinastia Rurik 862
- Rus 'de Kiev 882
- Vladimir-Suzdal Rus ' 1169
- Grão-Ducado de Moscou 1283
- Rússia Czarista 16 de janeiro de 1547
- Império Russo 22 de outubro de 1721
- SFSR russo 07 de novembro de 1917
- Parte da União Soviética 10 de dezembro de 1922
- Federação Russa 25 de dezembro de 1991
Área
- Total 17,0754 milhões km 2 ( 1º)
6.592.800 sq mi
- Água (%) 13 (incluindo pântanos)
População
- 2012 estimativa 143,3 milhões ( 9)
- Densidade 8.3 / km 2 ( 217)
21,5 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 3015 bilião dólares ( 6)
- Per capita 21.246 $ ( 46)
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 1857 bilião dólares ( 9)
- Per capita 13.089 dólares americanos ( 55)
Gini (2008) 42,3
· meio 83
HDI (2013) Aumentar 0,788
· alta 55
Moeda Rublo russo ( RUB )
Fuso horário ( UTC + 3-12 um)
Formato de data dd.mm.yyyy
Unidades no direito
Chamando código +7
Código ISO 3166 RU
TLD Internet
  • .ru
  • .su
  • .рф
um. Excluindo-5.

Rússia / r ʌ ʃ ə / Ou / r ʊ ʃ ə / ( russo : Россия, tr Rossiya; IPA.: [Rɐsʲijə]), também conhecido oficialmente como a Federação Russa ( russo : Российская Федерация, . tr Rossiyskaya Federatsiya; IPA: [Rɐsʲijskəjə fʲɪdʲɪratsɨjə]), é um país no norte Eurasia. É um federal república semi-presidencial, compreendendo 83 assuntos federais. De noroeste a sudeste, Rússia compartilha fronteiras terrestres com a Noruega , Finlândia , Estônia , Letônia , Lituânia e Polônia (ambas via Kaliningrad Oblast), Belarus , Ucrânia , Geórgia , Azerbaijão , Cazaquistão , China , Mongólia e Coréia do Norte . Compartilha fronteiras marítimas com Japão pelo Mar de Okhotsk, e o US estado de Alaska através do Estreito de Bering. No 17.075.400 quilômetros quadrados (6.592.800 MI quadrado), a Rússia é o O maior país do mundo, cobrindo mais de um oitavo da área de terra habitada da Terra. A Rússia é também nona do mundo mais populosa nação com 143 milhões de pessoas a partir de 2012. Estendendo por toda a norte da Ásia, vãos Rússia nove zonas de tempo e incorpora uma ampla variedade de ambientes e formas de relevo. Rússia tem as maiores reservas mundiais de recursos minerais e energéticos e é o maior produtor de petróleo e gás natural a nível mundial. A Rússia tem a maior do mundo reservas florestais. Seus lagos conter aproximadamente um quarto de líquido do mundo água doce, 20% no Lago Baikal sozinho.

A história da nação começou com a do Eslavos do leste, que emergiram como um grupo reconhecível em Europa entre os dias 3 e 8 séculos AD. Fundada e dirigida por uma Elite guerreiro Varangian e seus descendentes, o medieval estado de Rus surgiu no século nono. Em 988, a comissão aprovou Cristianismo Ortodoxo do Império Bizantino , começando a síntese das culturas bizantinas e eslavas que definiram Cultura russa para o próximo milênio. Rus 'em última análise, se desintegrou em um número de estados menores; a maioria das terras da Rus 'foram invadidas pela Invasão mongol e tornou-se afluentes do nómada Horda Dourada . O Grão-Ducado de Moscou gradualmente reunificou os principados russos vizinhas, alcançou a independência da Horda de Ouro, e passou a dominar o legado cultural e político de Rus 'de Kiev. Por volta do século 18, a nação tinha expandido muito através da conquista, anexação, e exploração para se tornar o Império Russo , que foi o terceiro maior império da história, que se estende da Polónia na Europa para Alaska na América do Norte.

Após a Revolução Russa , o República Socialista Federativa Soviética da Rússia tornou-se o maior e principal constituinte da União Soviética , o primeiro do mundo constitucionalmente Estado socialista e uma superpotência reconhecida, que desempenhou um papel decisivo na Vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial . A era soviética viu alguns dos a maioria das conquistas tecnológicas significativas do século 20, incluindo o mundo primeiro vôo espacial humano . A Federação da Rússia tornou-se o Estado sucessor da República Socialista Federativa Soviética da Rússia na sequência da dissolução da União Soviética, em 1991, e é reconhecida como a personalidade jurídica de continuação do Estado All-Union.

O Economia russa é o mundo nono maior por PIB nominal e sexta maior por paridade de poder aquisitivo, com o Terceiro maior orçamento militar nominal. A Rússia é um dos mundo mais rápido crescimento das principais economias. É um dos cinco reconhecido estados com armas nucleares e possui o maior arsenal de armas de destruição em massa. A Rússia é um grande poder e uma membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas , um membro da G8, G20, o Conselho da Europa, a Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, o Organização de Cooperação de Xangai, o Comunidade Econômica da Eurásia, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a Organização Mundial do Comércio (OMC), e é o principal membro da Comunidade de Estados Independentes.

Etimologia

O nome é derivado de Rússia Rus, um estado medieval habitada principalmente pela Eslavos orientais. No entanto, este nome próprio tornou-se mais proeminente na história mais tarde, eo país foi tipicamente chamada por seus habitantes "Русская Земля" (Russkaya Zemlya), que poderia ser traduzido como "Russian Land" ou "Land of Rus '". A fim de distinguir este estado de outros estados derivados dele, ele é denotado como Rus 'de Kiev pela historiografia moderna. O nome Rus si vem de Pessoas Rus, um grupo de Varangians (possivelmente Sueco Vikings) que fundaram o estado de Rus (Русь).

Uma versão antiga latim do nome Rus 'foi Ruthenia, aplicados principalmente para as regiões oeste e sul da Rus 'que estavam ao lado da Europa católica. O nome atual do país, Россия (Rossiya), vem do Designação grega bizantina do Rus 'de Kiev, Ρωσσία Rossia -spelt Ρωσία (Rosia pronunciada [Rosia]) em O grego moderno.

História

Períodos precoces

Kurgan hipótese: South Rússia como o Urheimat de Povos indo-europeus.

Um dos primeiros ossos humanos modernos da idade de 35 mil anos foi encontrado na Rússia, em Kostenki na Bancos Don rio. Os únicos restos do Denisova hominídeo que viveu há cerca de 41.000 anos atrás foram descobertos em Denisova Cave (Sul Sibéria).

Em tempos pré-históricos as vastas estepes do sul da Rússia foram o lar de tribos de pastores nômades. Remanescentes dessas civilizações estepe foram descobertos em lugares como Ipatovo, Sintashta, Arkaim, e Pazyryk, que suportará os primeiros vestígios conhecidos de guerra montada, uma característica fundamental em modo de vida nómada.

Em antiguidade clássica, o Pontic Estepe era conhecido como Scythia. Desde o século 8 aC, Grécia Antiga comerciantes trouxeram sua civilização aos empórios comerciais em Tanais e Fanagoria. Os romanos estabeleceram na parte ocidental do Mar Cáspio , onde o seu império se estendia em direção ao leste. Em terceiro-quarto séculos dC um reino gótico semi-lendária de Oium existiu no sul da Rússia até que foi invadida por Hunos. Entre os dias 3 e 6 º séculos dC, o Reino do Bósforo, um sistema político helenístico que sucedeu as colônias gregas, também foi esmagada por invasões nômades lideradas por tribos guerreiras, como os hunos e Avars da Eurásia. A Povo turco, os khazares, governou os mais baixos do Volga estepes entre as bacias do Cáspio e do mar Negro até o século 10.

Os ancestrais do moderno Os russos são os tribos eslavas , cuja família é considerado por alguns estudiosos ter sido as áreas arborizadas do Pinsk Marshes. Eslavos do leste gradualmente resolvidos Rússia Ocidental em duas ondas: uma que se deslocam de Kiev direção atual Suzdal e Murom e outra de Polotsk direção Novgorod e Rostov. A partir do século 7 em diante, eslavos do leste constituíram o volume da população em Rússia ocidental e, lentamente, mas de forma pacífica assimilado o nativo Povos fino-úgricas, incluindo a Merya, o Muromians, eo Meshchera.

Rus

Rus 'de Kiev no século 11

O estabelecimento dos primeiros estados eslavos orientais no século 9 coincidiu com a chegada de Varangians, os comerciantes, os guerreiros e os colonos da região do Mar Báltico. Principalmente eles eram Vikings de Origem escandinava, que se aventuraram ao longo das vias navegáveis que se estendem do Báltico oriental para o preto e os mares Cáspio. De acordo com Primary Chronicle, um Varangian de Pessoas Rus ', nomeados Rurik governante, foi eleito de Novgorod em 862. Em 882 o seu sucessor Oleg aventurou ao sul e conquistou Kiev , que tinha sido previamente pagando tributo aos khazares , fundando Rus 'de Kiev. Oleg, o filho de Rurik De Igor Igor e filho Sviatoslav posteriormente subjugado todos os locais Tribos eslavas a regra de Kiev, destruiu a Khaganate Khazar e lançou várias expedições militares para Bizâncio e Persia.

Em 10 a 11 séculos Rus 'de Kiev tornou-se uma das maiores e mais prósperos estados da Europa. Os reinados de Vladimir, o Grande (980-1015) e seu filho Yaroslav, o Sábio (1019-1054) constitui a Idade de Ouro de Kiev, que viu a aceitação de Cristianismo Ortodoxo de Bizâncio e da criação da primeira East Slavic escrito código legal, o Russkaya Pravda.

Nos séculos 11 e 12, as incursões constantes de tribos turcas nômades, como o Kipchaks eo Pechenegues, causou uma migração maciça de populações eslavas para as regiões mais seguras, pesadamente florestados do norte, particularmente para a área conhecida como Zalesye.

O Batismo de Kievans, por Klavdy Lebedev.

A idade de feudalismo e descentralização foi marcado pela constante em combates entre membros da Dinastia Rurik que governou Rus 'de Kiev coletivamente. O domínio do Kiev diminuiu, em benefício de Vladimir-Suzdal no Nordeste, República Novgorod no norte-oeste e Galicia-Volhynia no sul-oeste.

Em última análise Rus 'de Kiev se desintegrou, com o golpe final sendo o Invasão mongol de 1237-1240, que resultou na destruição de Kiev ea morte de cerca de metade da população da Rus '. O invasor mongol elite, juntamente com os seus temas turcos conquistaram (Cumans, Kipchaks, búlgaros) tornou-se conhecido como Tártaros, formaram o estado da Horda de Ouro , que pilharam os principados russos; os mongóis governaram o Cuman-Kipchak confederação e Volga Bulgária (moderno-dia extensões do sul e centro da Rússia) para mais de dois séculos.

Galicia-Volhynia foi finalmente assimilada pela Comunidade Polaco-Lituana , enquanto o Mongol dominado Vladimir-Suzdal e República Novgorod, duas regiões da periferia de Kiev, estabeleceu a base para a nação russa moderna. A Novgorod juntamente com Pskov retido um certo grau de autonomia, durante o tempo da Mongol jugo e foram em grande parte poupadas as atrocidades que afetaram o resto do país. Liderada pelo Príncipe Alexander Nevsky, Novgorodians repeliu os invasores suecos no Batalha do Neva em 1240, bem como a Cruzados germânicos no Batalha do Gelo em 1242, quebrando suas tentativas de colonizar o Rus do Norte '.

Grão-Ducado de Moscou

Sergius de Radonezh bênção Dmitry Donskoy em Trinity Sergius Lavra, antes da Batalha de Kulikovo, retratado em uma pintura por Ernst Lissner.

O mais poderoso Estado sucessor Rus 'de Kiev foi o Grão-Ducado de Moscou ("Moscovy" nas crônicas ocidentais), inicialmente uma parte de Vladimir-Suzdal. Embora ainda sob o domínio do Mongol-tártaros e com a sua conivência, Moscou começou a afirmar sua influência na Central Rus 'no início do século 14, tornando-se gradualmente a principal força de liderança no processo da Rus' reunificação 'terras e expansão da Rússia.

Aqueles eram tempos difíceis, com freqüentes Mongol-Tatar invade e agricultura sofrendo desde o início da Pequena Idade do Gelo . Tal como no resto da Europa, pragas atingiu a Rússia em algum lugar uma vez a cada cinco ou seis anos de 1350 a 1490. No entanto, devido à menor densidade populacional e uma melhor higiene (prática generalizada de banya, o banho de vapor úmido), a perda de população causados por pragas não foi tão grave como na Europa Ocidental, e as populações pré-praga foram alcançados na Rússia desde 1500.

Liderada pelo Príncipe Dmitry Donskoy de Moscou e ajudado pelo Igreja Ortodoxa Russa, o Exército dos Estados de principados russos infligiu uma derrota marco no Mongol-tártaros no Batalha de Kulikovo em 1380. Moscou gradualmente absorveu os principados circunvizinhos, incluindo os rivais anteriormente fortes, como Tver e Novgorod.

Ivan III (o Grande), finalmente, jogou fora o controle da Horda Dourada, consolidou toda a Europa Central e Setentrional Rus 'sob o domínio de Moscou, e foi o primeiro a assumir o título de "Grão-Duque de todas as Rússias". Após queda de Constantinopla em 1453, Moscou reivindicado sucessão ao legado do Império Romano do Oriente . Ivan III casou Sophia Palaiologina, a sobrinha do último Imperador bizantino Constantino XI, e fez o Bizantino águia de duas cabeças o seu, e, eventualmente, russo, brasão de armas.

Rússia Czarista

Tsar Ivan o Terrível por Victor Vasnetsov

No desenvolvimento do Idéias Terceira Roma, o Grão-Duque Ivan IV (o "Awesome") foi oficialmente coroado o primeiro Tsar (" Caesar ") da Rússia em 1547. O czar promulgou um novo código de leis ( Sudebnik de 1550), estabeleceu o primeiro organismo representativo feudal russo ( Zemsky Sobor) e introduziu-auto-gestão local para as regiões rurais.

Durante o seu longo reinado, Ivan, o Terrível, quase dobrou o já grande território russo anexando os três khanates Tatar (partes de desintegrada Horda de Ouro ): Kazan e Astrakhan ao longo do rio Volga, e Sibirean Canato no sul da Sibéria ocidental. Assim, até ao final do século 16 Rússia foi transformada numa multiétnica, multidenominational e Estado transcontinental.

No entanto, o czarismo foi enfraquecida pela longa e mal sucedida Guerra da Livônia contra a coalizão da Polónia, Lituânia e Suécia para o acesso à costa e do mar Báltico comércio. Ao mesmo tempo, os tártaros da Canato da Criméia, o único sucessor restante para a Horda Dourada, continuou a atacar sul da Rússia. Em esforço para restaurar as khanates Volga, Crimeans e seus otomanos aliados invadiu Rússia central e foram ainda capazes de queimar partes de Moscou, em 1571. Mas no próximo ano o grande exército invasor foi completamente derrotado pelos russos na Batalha de Molodi, para sempre eliminar a ameaça da expansão otomana-Criméia para a Rússia. Os ataques de Crimeans, no entanto, não cessou até o final do século 17, embora a construção de novas linhas de fortificação em todo sul da Rússia, como o Grande linha Abatis, constantemente diminuído a área acessível para incursões.

Monumento a Minin e Pozharsky em Moscovo

A morte dos filhos de Ivan marcou o fim da antiga Dinastia rurik em 1598, e em combinação com o fome de 1601-1603 levou à guerra civil, o Estado de pretendentes e intervenção estrangeira durante o Tempo das Perturbações no início do século 17. Polaco-Lituana ocuparam partes da Rússia, incluindo Moscou. Em 1612 os poloneses foram forçados a recuar pelo corpo de voluntários da Rússia, liderada por dois heróis nacionais, comerciante Kuzma Minin e Príncipe Dmitry Pozharsky. O Dinastia Romanov acedeu ao trono em 1613 pela decisão de Zemsky Sobor, eo país começou a sua recuperação gradual da crise.

Rússia continuou seu crescimento territorial através do século 17, que foi a idade de Cossacos. Cossacos foram guerreiros organizados em comunidades militares, assemelhando-se piratas e pioneiros do Novo Mundo. Em 1648, os camponeses da Ucrânia entrou para a Cossacos Zaporozhian em rebelião contra a Polônia-Lituânia durante o Khmelnytsky Uprising, por causa da opressão social e religiosa que sofreram sob o governo polonês. Em 1654 o líder ucraniano, Bohdan Khmelnytsky, se ofereceu para colocar a Ucrânia sob a proteção do czar russo, Aceitação desta oferta de Aleksey Aleksey I. levou a outra Russo-polonesa Guerra (1654-1667). Finalmente, a Ucrânia foi dividido ao longo da Rio Dnieper, deixando a parte ocidental (ou Direito do banco Ucrânia) sob o governo polaco e parte oriental ( Da margem esquerda da Ucrânia e Kiev ) em russo. Mais tarde, em 1670-1671 o Cossacos do Don liderada por Stenka Razin deu início a um grande levante no Região de Volga, mas as tropas do czar foram bem sucedidos em derrotar os rebeldes.

No leste, a exploração russa rápida e colonização dos territórios enormes da Sibéria foi liderado principalmente pelos cossacos caça para valioso peles e marfim . Exploradores russos empurrou para o leste, principalmente ao longo da Rotas do rio siberiano, e por volta do século de mid-17th havia assentamentos russos na Sibéria Oriental, na Península de Chukotka, ao longo do rio Amur , e na costa do Pacífico. Em 1648 o Estreito de Bering entre Ásia e América do Norte foi aprovada pela primeira vez por Fedot Popov e Semyon Dezhnyov.

Rússia Imperial

Pedro, o Grande , o primeiro Imperador da Rússia

Sob Pedro, o Grande , a Rússia foi proclamado um Império em 1721 e tornou-se reconhecido como uma potência mundial. Governando 1682-1725, Peter derrotou a Suécia na Grande Guerra do Norte, forçando-o a ceder Oeste Karelia e Ingria (duas regiões perdidas pela Rússia no Tempo das Perturbações), bem como Estónia e Livland, garantir o acesso da Rússia ao comércio de mar e mar. No Mar Báltico Pedro fundou uma nova capital chamada São Petersburgo , mais tarde conhecida como a janela da Rússia para a Europa. Reformas de Pedro, o Grande trouxe consideráveis influências culturais da Europa Ocidental para a Rússia.

O reinado da filha de Pedro I Elizabeth em 1741-62 contou com a participação da Rússia no Guerra dos Sete Anos (1756-63). Durante este conflito Rússia anexou Prússia Oriental por um tempo e até mesmo levou Berlim. No entanto, após a morte de Elisabeth, todas essas conquistas foram devolvidos ao Reino da Prússia por pro-Prussiana Pedro III da Rússia.

Catherine II (o Grande), que governou em 1762-1796, presidiu a Age of Iluminismo russo. Ela estendeu o controle político da Rússia sobre a República das Duas Nações e incorporou a maioria de seus territórios para a Rússia durante o Partições da Polônia, empurrando a fronteira russa para o oeste para a Europa Central. No sul, depois de bem sucedida Guerras russo-turcas contra o Império Otomano, Catherine avançou fronteira da Rússia ao Mar Negro, derrotando o Canato da Criméia. Como resultado de vitórias sobre os otomanos, no início do século 19 a Rússia também fez ganhos territoriais significativas no Transcaucásia. Isto continuou com (1801-1825) wresting de Alexandre I da Finlândia do reino enfraquecido da Suécia em 1809 e de Bessarábia dos otomanos em 1812. Ao mesmo tempo russos colonizado Alaska e até mesmo fundou assentamentos na Califórnia, como Fort Ross.

Em 1803-1806, o primeira circum-navegação russo foi feita, mais tarde seguido por outros viagens de exploração do mar russos notáveis. Em 1820 uma expedição russa descobriu o continente da Antártica .

O Império Russo em 1866 e as suas esferas de influência

Em alianças com vários países europeus, a Rússia lutou contra Napoleão da França. O Invasão francesa da Rússia no auge do poder de Napoleão em 1812 falhou miseravelmente como a obstinada resistência em combinação com o muito frio Inverno russo levou a uma desastrosa derrota dos invasores, em que mais de 95% do pan-europeia Grande Armée pereceram. Liderado por Mikhail Kutuzov e Barclay de Tolly, o exército russo expulsou Napoleão do país e atravessou a Europa no sexta coligação, finalmente entrando Paris. Alexander eu fui delegação da Rússia no Congresso de Viena, que definiu o mapa de Europa pós-napoleônica.

Os oficiais das Guerras Napoleônicas trouxe idéias do liberalismo de volta para a Rússia com eles e tentativa de limitar os poderes do czar durante o abortivo Decembrist revolta de 1825. No final do reinado conservador de Nicolas I (1825-1855), um período de auge do poder e influência na Europa da Rússia foi interrompido pela derrota na Guerra da Criméia . Entre 1847 e 1851, uma onda maciça de asiático cólera varreu a Rússia, alegando que cerca de um milhão de vidas.

O sucessor de Nicolau Alexander II (1855-81) promulgou mudanças significativas no país, incluindo a reforma emancipação de 1861. Estas grandes reformas estimulou a industrialização ea modernização do exército russo, que tinha libertado com sucesso Bulgária do domínio otomano em 1877-1878 Guerra Russo-Turca.

O final do século 19 viu o surgimento de vários movimentos socialistas na Rússia. Alexander II foi assassinado em 1881 por terroristas revolucionários, eo reinado de seu filho Alexander III (1881-94) foi menos liberal, mas mais pacífico. O último imperador russo, Nicholas II (1894-1917), foi incapaz de evitar os eventos do russo Revolução de 1905, desencadeada pelo mal sucedida Guerra Russo-Japonesa ea demonstração incidente conhecido como Bloody Sunday. O levante foi colocado para baixo, mas o governo foi forçado a reconhecer importantes reformas, incluindo a concessão do liberdades de expressão e montagem, a legalização dos partidos políticos, bem como a criação de um órgão legislativo eleito, o Duma do Império Russo. A migração para Sibéria aumentou rapidamente no início do século 20, particularmente durante a Stolypin reforma agrária. Entre 1906 e 1914, mais de quatro milhões de colonos chegaram nessa região.

Em 1914, a Rússia entrou Primeira Guerra Mundial em resposta à declaração da Áustria-Hungria, de guerra contra a Rússia aliado da Sérvia , e lutou em vários frentes enquanto isolado a partir do seu Aliados da Entente triplo. Em 1916, a Ofensiva de Brusilov do exército russo destruiu quase completamente o militar da Áustria-Hungria . No entanto, a desconfiança pública já existente do regime foi aprofundado pelo aumento dos custos da guerra, vítimas de altura, e rumores de corrupção e traição. Tudo isso formou o clima para a Revolução Russa de 1917, realizado em dois atos principais.

O Revolução de Fevereiro forçou Nicolau II a abdicar; ele e sua família foram presos e mais tarde executado durante o Guerra Civil Russa. A monarquia foi substituída por uma coalizão instável de partidos políticos que se o declarados Governo Provisório. Um estabelecimento socialista alternativa existia ao lado, o Soviete de Petrogrado, exercendo o poder através de conselhos democraticamente eleitos de trabalhadores e camponeses, chamado Soviéticos. A regra das novas autoridades única agravou a crise no país, em vez de resolvê-lo. Eventualmente, a Revolução de Outubro , liderado por Líder bolchevique Vladimir Lenin , derrubou o governo provisório e deu poder governar completo para os soviéticos, levando à criação do mundo de primeira Estado socialista.

União Soviética

Os símbolos da era soviética cedo: Projeto Torre de Tatlin eo gigante Trabalhador e mulher Kolkhoz grupo escultórico.

Após a Revolução de Outubro, um a guerra civil eclodiu entre o anticomunista Movimento Branca eo novo Regime soviético com a sua Exército Vermelho. Rússia perdeu o seu ucraniano, polonês, Báltico e territórios finlandeses, assinando o Tratado de Brest-Litovsk, que concluiu hostilidades com o Potências Centrais na Primeira Guerra Mundial A Potências aliadas lançaram um malsucedido intervenção militar em apoio às forças anti-comunistas, enquanto que tanto o movimento bolcheviques e Branco realizadas campanhas de deportações e execuções contra os outros, conhecidos, respectivamente, como o Terror Vermelho e Terror Branco. Até o final da guerra civil, a economia russa e infra-estrutura foram fortemente danificadas. Milhões tornaram-se Emigrados brancos, e do POVOLZHYE fome de 1921 reivindicado até 5 milhões de vítimas.

O República Socialista Federativa Soviética da Rússia (chamado de República Socialista Federativa Soviética na época) em conjunto com o Ucraniano, Bielo-Rússia, e Repúblicas Socialistas Soviéticas, Transcaucasion formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou da União Soviética, em 30 de dezembro de 1922. Do total de 15 repúblicas que compõem a União Soviética, a República Socialista Federativa Soviética da Rússia foi o maior em termos de tamanho e tornando-se mais de metade da população total URSS, dominou a união de toda a sua história de 69 anos.

Após a morte de Lenin em 1924, um troika tinha sido designado para governar a União Soviética. No entanto, Joseph Stalin , um eleito Secretário-Geral do Partido Comunista, conseguiu colocar para baixo todos os grupos de oposição dentro do partido e consolidar tanto poder em suas mãos. Leon Trotsky , o principal proponente da revolução mundial, foi exilado da União Soviética em 1929, ea idéia de Stalin de Socialismo num só país tornou-se a linha principal. A luta interna continuou no partido bolchevique culminou com a Grande Expurgo, um período de repressão em massa em 1937-38, em que centenas de milhares de pessoas foram executadas, incluindo membros do partido originais e líderes militares condenados em parcelas de golpe de Estado.

Defensores de Leningrado

Sob a liderança de Stalin, o governo lançou uma economia planificada , a industrialização do país em grande parte rural, e coletivização da sua agricultura. Durante este período de mudanças econômicas e sociais rápidas, milhões de pessoas foram enviadas para penais campos de trabalho, incluindo muitos presos políticos que se opuseram o governo de Stalin, e milhões foram deportado e exilado para áreas remotas da União Soviética. A desorganização de transição da agricultura do país, combinada com as políticas estatais duras e uma seca, levou à Soviética fome de 1932-1933. No entanto, embora com um preço pesado, a União Soviética foi transformada de uma economia em grande parte agrária para uma grande potência industrial em um curto espaço de tempo.

O Política de apaziguamento da Grã-Bretanha e da França para com Adolf Hitler 's anexação da Áustria e Checoslováquia ampliou o poder de Alemanha nazista e colocar uma ameaça de guerra à União Soviética. Em torno do mesmo tempo, o Terceiro Reich aliada à Império do Japão, um rival da URSS no Extremo Oriente e um inimigo aberto no Guerras de fronteira soviético-japonesas em 1938-1939.

Em agosto de 1939, depois de mais um fracasso de tentativas de estabelecer uma aliança anti-nazista com a Grã-Bretanha ea França, o governo soviético decidiu melhorar as relações com a Alemanha através da celebração do Pacto Molotov-Ribbentrop, prometendo não-agressão entre os dois países e dividindo suas esferas de influência na Europa Oriental. Enquanto Hitler conquistou a Polónia, a França e outros países agindo em frente única no início da II Guerra Mundial , a União Soviética foi capaz de construir suas forças armadas e reivindicar alguns dos antigos territórios do Império Russo, como resultado do Invasão soviética da Polónia, Guerra de Inverno e ocupação dos Estados Bálticos.

Em 22 de junho de 1941, a Alemanha nazista quebrou o tratado de não-agressão e invadiu a União Soviética com a maior e mais poderosa força de invasão na história da humanidade, abrindo o maior teatro da Segunda Guerra Mundial . Apesar de Exército alemão teve um sucesso considerável no início, seu ataque foi interrompido na Batalha de Moscou . Posteriormente, os alemães foram tratados importantes derrotas na primeira Batalha de Stalingrado , no inverno de 1942-1943, e, em seguida, no Batalha de Kursk, no verão de 1943. Outra falha foi o alemão Cerco de Leningrado, em que a cidade foi totalmente bloqueado em terra entre 1941-1944 pelas forças alemãs e finlandesas, sofrendo de fome e mais de um milhão de mortes, mas nunca se render. Sob o governo de Stalin ea liderança desses comandantes como Georgy Zhukov e Konstantin Rokossovsky, as forças soviéticas atravessou a Europa Oriental em 1944-45 e capturados Berlim em maio de 1945. Em agosto de 1945 o Exército Soviético deposto japonesa da China de Manchukuo e Coréia do Norte , contribuindo para a vitória aliada sobre o Japão.

Primeiro ser humano a viajar no espaço, Yuri Gagarin

O período da Segunda Guerra Mundial 1941-1945 é conhecido na Rússia como o Grande Guerra Patriótica. Neste conflito, que incluía muitos dos operações de combate mais letal da história da humanidade, militar soviético e as mortes de civis foram de 10,6 milhões e 15,9 milhões, respectivamente, representando cerca de um terço de todos Vítimas da Segunda Guerra Mundial. A perda demográfica completa para os povos soviéticos foi ainda maior. O Economia soviética e infra-estrutura sofreu devastação maciça, mas a União Soviética emergiu como uma superpotência reconhecida.

O Exército Vermelho ocupou Europa Oriental após a guerra, incluindo Alemanha Oriental. Governos socialistas dependentes foram instalados no Estados satélites do Bloco Oriental. Tornando-se o segundo do mundo potência nuclear, a URSS estabeleceu o Pacto de Varsóvia aliança e entrou em uma luta pelo domínio global, conhecida como a Guerra Fria , com os Estados Unidos ea NATO . A União Soviética apoiou movimentos revolucionários em todo o mundo, incluindo a recém-formada República Popular da China , os República Popular Democrática da Coréia e, mais tarde, a República de Cuba . Quantidades significativas de recursos soviéticos eram alocados em ajuda para os outros estados socialistas.

Após a morte de Stalin e um curto período de regra coletiva, novo líder Nikita Khrushchev denunciou o culto à personalidade de Stalin e lançou a política de desestalinização. Sistema de trabalho Penal foi reformado e muitos prisioneiros foram libertados e reabilitados (muitos deles a título póstumo). A servidão geral de políticas repressivas ficou conhecido mais tarde como a Khrushchev Thaw. Ao mesmo tempo, as tensões com os Estados Unidos aumentou quando os dois rivais entraram em confronto sobre a implantação de os EUA Mísseis Júpiter na Turquia e soviético mísseis em Cuba.

Soviético e russo da estação espacial Mir

Em 1957, a União Soviética lançou o primeiro artificial do mundo satélite, o Sputnik 1 , começando, assim, a Era Espacial. Russo cosmonauta Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a orbitar a Terra a bordo Vostok 1 nave espacial tripulada em 12 de abril de 1961.

Após a expulsão de Khrushchev, em 1964, um novo período de norma coletiva seguiu, até que Leonid Brezhnev se tornou o líder. A era da década de 1970 e início de 1980 foi designado posteriormente como o Época de estagnação, um período em que o crescimento económico abrandou e as políticas sociais tornaram-se estático. A 1965 Reforma Kosygin, visando em parcial descentralização da Economia soviética e mudando a ênfase de indústria pesada e armas para indústria leve e bens de consumo, foi sufocada pela liderança comunista conservador.

Em 1979, após uma revolução liderada pela comunista em Afeganistão , As forças soviéticas entraram no país por solicitação do novo regime. A ocupação drenado recursos econômicos e arrastou-se sem alcançar resultados políticos significativos. Em última análise, o Exército Soviético foi retirada do Afeganistão em 1989 por causa da oposição internacional, de guerrilha anti-soviética persistente (reforçada por os EUA), e uma falta de apoio dos cidadãos soviéticos.

A partir de 1985, o último líder soviético Mikhail Gorbachev , que procurou a promulgar reformas liberais no sistema soviético, apresentou as políticas de glasnost (abertura) e perestroika (reestruturação), na tentativa de acabar com a período de estagnação econômica no país e democratizar o governo. No entanto, isso levou ao surgimento de fortes movimentos nacionalistas e separatistas. Antes de 1991, a economia soviética foi a segunda maior do mundo, mas durante seus últimos anos foi atingida por escassez de produtos em supermercados, enormes déficits orçamentários, e um crescimento explosivo na oferta de dinheiro levando a inflação.

Em 1991, a turbulência econômica e política estavam começando a ferver, como as repúblicas bálticas escolheu para separar da União. Em 17 de março, um referendo foi realizado, para o qual a grande maioria dos cidadãos participantes votaram a favor da preservação da União Soviética como um renovado federação. Em agosto de 1991, um golpe de tentativa état por membros do governo de Gorbachev, dirigido contra Gorbachev e destinado a preservar a União Soviética, em vez levou ao fim do Partido Comunista da União Soviética. Apesar da vontade expressa pelo povo, em 25 de dezembro de 1991, a URSS foi dissolvido em 15 Estados pós-soviéticos.

Federação Russa

Centro de negócios do International de Moscovo em construção

Boris Yeltsin foi eleito o Presidente da Rússia em Junho de 1991, na primeira eleição presidencial direta na história russa. Durante e após a desintegração soviética, incluindo reformas de grande alcance privatização e mercado ea liberalização do comércio foram sendo realizadas, incluindo as mudanças radicais ao longo das linhas de " terapia de choque ", como recomendado pelos Estados Unidos e Fundo Monetário Internacional. Tudo isso resultou em uma grande crise econômica, caracterizada por 50% declínio de ambos PIB e da produção industrial entre 1990-1995.

A privatização mudou em grande parte o controle das empresas de agências estatais para os indivíduos com conexões dentro do sistema de governo. Muitos dos empresários novos-ricos levou bilhões em dinheiro e ativos fora do país em um enorme fuga de capitais. A depressão do Estado e da economia levou ao colapso dos serviços sociais; o taxa de natalidade despencaram, enquanto o índice de mortalidade disparou. Milhões mergulhou na pobreza, a partir do nível de 1,5% da pobreza no final da era soviética, a 39-49% em meados de 1993. A década de 1990 viu a corrupção extrema e ilegalidade, aumento das quadrilhas criminosas e crimes violentos.

Os anos 1990 foram atormentado por conflitos armados nonorte do Cáucaso, ambos os confrontos étnicos locais e separatistasislâmicos insurreições. Uma vez que o separatistas chechenos declararam independência no início de 1990, umaguerra de guerrilha intermitente foi travada entre os grupos rebeldes e os militares russos.Os ataques terroristas contra civis realizados por separatistas, principalmente acrise de reféns do teatro de Moscou eBeslan cerco à escola, causaram centenas de mortos e atraiu a atenção mundial.

Rússia assumiu a responsabilidade pela liquidação de dívidas externas da URSS, apesar de sua população composta apenas metade da população da URSS na altura da sua dissolução. Défices orçamentais elevados causou a crise financeira russa de 1998 e resultou em nova redução do PIB.

Em 31 de dezembro de 1999 Presidente Yeltsin renunciou, entregando o cargo para o recém-nomeado primeiro-ministro, Vladimir Putin , que, em seguida, ganhou a eleição presidencial de 2000. Putin suprimida a insurgência chechena, embora a violência esporádica ainda ocorre em todo o Norte do Cáucaso. Os preços do petróleo elevados e moeda inicialmente fraco seguido pelo aumento da demanda interna, o consumo e os investimentos tem ajudado a economia a crescer por nove anos consecutivos, a melhoria do nível de vida e aumentar a influência da Rússia no cenário mundial. Enquanto muitas reformas feitas durante a presidência Putin têm sido geralmente criticado por nações ocidentais como democrático-un, a liderança de Putin sobre o retorno da ordem, a estabilidade eo progresso tem ele ganhou grande popularidade na Rússia.

Em 2 de março de 2008,Dmitry Medvedev foi eleito Presidente da Rússia, enquanto Putin se tornou Primeiro-Ministro.Putin voltou à presidência que segue aseleições presidenciais de 2012, e Medvedev foi nomeado primeiro-ministro.

Política

Governo

Moscovo Kremlin, a residência de trabalho do Presidente da Rússia

De acordo com Constituição da Rússia, o país é uma federação erepública semi-presidencial, em que o Presidente é o chefe de Estado e do primeiro-ministro é o chefe de governo.A Federação da Rússia é fundamentalmente estruturado como ummulti-partidárioda democracia representativa, com o governo federal composta de três ramos:

  • Legislativo: A bicameral Assembleia Federal, composta de 450 membrosda Duma e do 166-membro doConselho da Federação, adotalei federal,declara a guerra, aprova tratados, tem opoder da bolsa e do poder deimpeachment do presidente.
  • Executivo: O Presidente é ocomandante-em-chefe das forças armadas, pode vetarprojetos de lei antes de se tornarem lei, e nomeia oGoverno (Gabinete) e outros oficiais, que administram e fazer cumprir as leis e políticas federais.
  • Judicial: OTribunal Constitucional, Suprema Corte, Supremo Tribunal de Arbitragem e tribunais federais inferiores, cujos juízes são nomeados pelo Conselho da Federação sobre a recomendação do Presidente, interpretar as leis e pode derrubar leis que considerem inconstitucional.

O presidente é eleito por voto popular para um mandato de seis anos (elegível para um segundo mandato, mas não para um terceiro mandato consecutivo). Ministérios do governo são compostas da Premier e os seus deputados, ministros, e selecionou outros indivíduos; todos são nomeados pelo Presidente sobre a recomendação do Primeiro-Ministro (ao passo que a nomeação do último exige o consentimento do Estado Duma). Principais partidos políticos na Rússia incluem Rússia Unida, o Partido Comunista, o Partido Liberal Democrático da Rússia, e Uma Rússia Justa.

Observadores ocidentais têm levantado dúvidas a respeito de quanto do sistema político da Rússia corresponde aos ideais democráticos liberais ocidentais. Academics muitas vezes se queixaram da dificuldade de classificar o sistema político da Rússia. De acordo com Steve White, ficou claro durante a presidência de Putin de que a Rússia não tinha a intenção de estabelecer uma "segunda edição" do sistema político americano ou britânico, mas sim um sistema que estava mais perto de suas tradições e circunstâncias da Rússia. Richard Sakwa escreveu que o governo russo está, sem dúvida, considerado legítimo pela grande maioria do povo russo e visa a proporcionar um conjunto de bens públicos sem apelar para a lógica extra-democrática para alcançá-los, mas se o sistema estava se tornando uma democracia não-liberal ou delegativa foi mais controversa .

Freedom House relaciona a Rússia como sendo "não livres".

Relações exteriores

Líderes do Nações do BRIC em 2008: (LR)Manmohan Singh, da Índia,Dmitry Medvedev, da Rússia,Hu Jintao, da China eLuiz Inácio Lula da Silva, do Brasil.

A Federação Russa é reconhecida pelo direito internacional como um Estado sucessor da ex- União Soviética . A Rússia continua a implementar os compromissos internacionais da União Soviética, e assumiu assento permanente da URSS no Conselho de Segurança da ONU , a participação em outras organizações internacionais, os direitos e obrigações decorrentes de tratados internacionais, e imóveis e dívidas. A Rússia tem uma política externa multifacetada. A partir de 2009, mantém relações diplomáticas com 191 países e tem 144 embaixadas. A política externa é determinada pelo presidente e implementado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Como o sucessor de uma antiga superpotência, condição geopolítica da Rússia tem sido freqüentemente debatido, particularmente em relação aos pontos de vista unipolares e multipolares sobre o sistema político global. Enquanto a Rússia é comummente aceite para ser uma grande potência, nos últimos anos, tem-se caracterizado por uma série de líderes mundiais, acadêmicos, comentadores e políticos como um momento ou restabelecendo superpotência potencial.

Um aspecto importante das relações da Rússia com o Ocidente é a crítica ao sistema político da Rússia e de gerenciamento de direitos humanos por parte dos governos ocidentais, a mídia de massa e os principais democracia e direitos humanos cães de guarda. Em particular, organizações como a Anistia Internacional ea Human Rights Watch considera a Rússia não ter o suficiente atributos democráticos e para permitir que alguns direitos políticos e liberdades civis para os seus cidadãos. Freedom House, uma organização internacional financiada pelos Estados Unidos, classifica a Rússia como " não livre ", citando" eleições cuidadosamente projetados "e" ausência "de debate. Autoridades russas descartar essas reivindicações e, especialmente, criticar Freedom House. O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo chamou de 2006 Liberdade no Mundo relatório "pré-fabricadas", afirmando que as questões de direitos humanos se transformaram em uma arma política, em especial, pelos Estados Unidos. O ministério também afirma que organizações como a Freedom House e Human Rights Watch utilizar o mesmo esquema de extrapolação voluntário de "fatos isolados que, naturalmente, pode ser encontrado em qualquer país" em "tendências dominantes" .

Os Estados membros, observadores e parceiros daOrganização de Cooperação de Xangai.

Como um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a Rússia desempenha um papel importante na manutenção da paz e da segurança internacionais. O país participa do Quarteto para o Oriente Médio e as negociações de seis partes com a Coréia do Norte . A Rússia é um membro do G8 nações industrializadas, o Conselho da Europa, OSCE e APEC. Rússia geralmente leva um papel de liderança em organizações regionais como os CIS, EurAsEC, CSTO, ea SCO. O ex-presidente Vladimir Putin havia defendido uma parceria estratégica com a estreita integração em várias dimensões, incluindo estabelecimento de UE-Rússia Espaços Comuns. Desde a dissolução da União Soviética, a Rússia desenvolveu um mais voltado, mas volátil relacionamento com a NATO. O Conselho OTAN-Rússia foi criado em 2002 para permitir que os 26 Aliados e a Rússia a trabalhar juntos como parceiros iguais para buscar oportunidades de colaboração conjunta.

Rússia mantém relações fortes e positivas com os outros países do BRIC. Nos últimos anos, o país tem buscado fortalecer os laços especialmente com a República Popular da China através da assinatura do Tratado de Amizade, bem como a construção do oleoduto Trans-Siberian voltado para as crescentes necessidades energéticas chinesas.

Militar

2010 Moscou Victory Day Parade

Os militares russos é dividido na Forças Terrestres, Marinha, e Força Aérea. Há também três braços independentes de serviço: Tropas de Mísseis Estratégicos, espaço do russo Forças, e as Tropas Aerotransportadas. Em 2006, os militares tinham 1.037.000 pessoais no serviço activo. É obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino com idades entre 18-27 a ser elaborado por um ano de serviço nas Forças Armadas.

A Rússia tem o maior arsenal de armas nucleares no mundo. Ele tem a segunda maior frota de submarinos de mísseis balísticos e é o único país além de os EUA com uma moderna força de bombardeiros estratégicos. Da Rússia tanque de força é a maior do mundo, sua marinha de superfície e da força aérea estão entre os maiores.

O país tem uma grande e totalmente indígenas indústria armamentista, produzindo mais de seu próprio equipamento militar com apenas alguns tipos de armas importadas. A Rússia é fornecedor de topo do mundo das armas, um local que tem mantido desde 2001, respondendo por cerca de 30% das vendas de armas em todo o mundo e exportação de armas para cerca de 80 países.

Gastos militares oficial do governo para 2012 foi de 71,9 bilhões dólares americanos, a terceira maior do mundo, embora várias fontes estimaram os gastos militares da Rússia para ser consideravelmente mais elevado. Atualmente, uma grande atualização de equipamentos no valor de $ 200 bilhões está a caminho, entre 2006 e 2015.

De acordo com a 2012 Índice Global da Paz, a Rússia é o sexto país menos pacífico do mundo, principalmente por causa de sua indústria de defesa. Rússia tem historicamente classificado baixos no índice desde a sua criação em 2007.

Divisões políticas

Map of the federal subjects of the Russian Federation.
Assuntos federais

A Federação da Rússia compreende 83 assuntos federais. Estes temas têm igualdade de representação e dois delegados cada-no Conselho da Federação. No entanto, eles diferem no grau de autonomia de que gozam.

  • 46 oblasts (províncias): tipo mais comum de assuntos federais, com o governador eleito localmente e Legislativo.
  • 21 repúblicas: nominalmente autônoma; cada um tem a sua própria constituição, cabeça direto-eleito da república ou um post semelhante, e parlamento. Repúblicas estão autorizados a estabelecer a sua própria língua oficial ao lado russo, mas são representados pelo governo federal nos assuntos internacionais. Repúblicas são destinadas a ser o lar de minorias étnicas específicos.
  • 9 Krais (territórios): essencialmente o mesmo que oblasts. A designação "território" é histórico, originalmente dado às regiões transfronteiriças e mais tarde também para as divisões administrativas que compunham okrugs autónomas ou oblasts autônomos.
  • 4 okrugs autónomas (distritos autónomos): originalmente entidades autônomas dentro oblasts e Krais criados para as minorias étnicas, seu status foi elevado ao de assuntos federais na década de 1990. Com a exceção de Chukotka, todos okrugs autónomos ainda estão subordinados administrativamente a um krai ou um oblast de que eles são uma parte.
  • 1 oblast autônomo (o Oblast autônomo judaico): historicamente, oblasts autónomas eram unidades administrativas subordinadas ao Krais. Em 1990, todos eles, exceto para o AO judaica foram elevadas em status para o de uma república.
  • 2 cidades federais (Moscou e São Petersburgo): principais cidades que funcionam como regiões separadas.
Distritos federais

Assuntos federais são agrupados em oito distritos federais, cada uma administrada por um enviado nomeado pelo Presidente da Rússia. Ao contrário dos assuntos federais, os distritos federais não são um nível subnacional de governo, mas são um nível de administração do governo federal. Enviados 'distritos federais servir como elo entre os assuntos federais e do governo federal e são os principais responsáveis ​​por supervisionar o cumprimento dos assuntos federais com as leis federais.

Geografia

A topografia da Rússia

A Rússia é o maior país do mundo; sua área total é de 17.075.400 quilômetros quadrados (6.592.800 MI quadrado). Há 23 UNESCO Patrimônio Mundial da UNESCO na Rússia, 40 UNESCO reservas da biosfera, 41 parques nacionais e 101 reservas naturais. Situa-se entre as latitudes 41 ° e 82 ° N e longitudes 19 ° E e 169 ° W.

A Rússia tem uma ampla base de recursos naturais, incluindo os maiores depósitos de madeira, petróleo, gás natural, carvão, minérios e outros recursos minerais.

Topografia

Os dois pontos mais vasto separadas na Rússia são cerca de 8.000 km (4.971 mi) de distância ao longo de uma linha geodésica. Estes pontos são: a fronteira com a Polónia sobre um 60 km (37 milhas) de comprimento Vistula Spit separando a Baía Gdańsk da Lagoa Vístula; eo sudeste mais distante dos Ilhas Curilas. pontos Os que estão mais separados em longitude são 6,600 km (4,101 mi) de distância ao longo de uma linha geodésica. Estes pontos são: no oeste, o mesmo espeto; no leste, o Big Diomede Island. A Federação Russa abrange nove fusos horários .

O Monte Elbrus, o ponto mais alto doCáucaso, na Rússia e na Europa

A maioria da Rússia consiste em vastas extensões de planícies que são predominantemente estepe para o sul e densamente florestadas para o norte, com tundra ao longo da costa norte. A Rússia possui 10% do mundo terra arável . As cadeias de montanhas são encontrados ao longo das fronteiras meridionais, como o Cáucaso (contendo Monte Elbrus, que em 5642 m (18.510 pés) é o ponto mais alto tanto na Rússia e na Europa) eo Altai (contendo Mount Belukha, que no 4506 m ( 14.783 pés) é o ponto mais alto da Sibéria fora do Extremo Oriente russo); e nas partes orientais, como o Verkhoyansk Faixa ou os vulcões de Kamchatka Peninsula (contendo Klyuchevskaya Sopka, que nos 4750 m (15.584 pés) é o mais alto vulcão ativo na Eurásia, bem como o ponto mais alto da Rússia asiática). O Ural Montanhas, rico em recursos minerais, formam uma gama norte-sul que divide a Europa ea Ásia.

A Rússia tem um extenso litoral de mais de 37.000 km (22.991 mi) ao longo do Ártico e Pacífico, bem como ao longo do Mar Báltico , Mar de Azov, Mar Negro e Mar Cáspio . O Mar de Barents, Mar Branco, Kara Sea, Laptev Mar, Mar do Leste da Sibéria, Chukchi Mar, Mar de Bering , mar de Okhotsk, e no Mar do Japão estão ligados à Rússia através do Ártico e Pacífico. Principais ilhas e arquipélagos da Rússia incluem Novaya Zemlya, o Franz Josef Land, a Severnaya Zemlya, as ilhas Nova Sibéria, ilha de Wrangel, as Ilhas Curilas, e Sakhalin. O Ilhas Diomedes (um controlado pela Rússia, e outro da os EUA) estão a apenas 3 km ( 1.9 mi) à parte, e Kunashir é de cerca de 20 km (12,4 milhas) de Hokkaido, Japão.

Central russo Upland pertoZaraysk,Moscow Oblast

Rússia tem milhares de rios e corpos d'água interiores, fornecendo-o com uma das maiores recursos hídricos superficiais do mundo. O maior e mais proeminente de corpos da Rússia de água doce é o Lago Baikal , o mais profundo, mais pura, mais antigo e de maior capacidade lago de água doce do mundo. Baikal contém sozinho mais de um quinto da água da superfície fresca do mundo. Outros grandes lagos incluem Ladoga e Onega, dois dos maiores lagos da Europa. A Rússia está em segundo lugar apenas para o Brasil em volume de total de recursos hídricos renováveis. De 100 mil rios do país, o Volga é o mais famoso, não só porque é o rio mais longo da Europa, mas também por causa de seu papel importante na história da Rússia. Os rios siberianos Ob, Yenisey , Lena e Amur estão entre os maiores rios do mundo .

Clima

Taigafloresta no inverno, Arkhangelsk Oblast

O enorme tamanho da Rússia e do afastamento de muitas áreas a partir do resultado do mar no domínio do clima continental úmido, que é predominante em todas as partes do país, exceto para a tundra eo extremo sudeste. Montanhas no sul obstruir o fluxo das massas de ar quentes do Oceano Índico, enquanto a planície do oeste e norte faz com que o país aberto ao Ártico e influências atlânticas.

A maioria dos Norte-Europeu Rússia e da Sibéria tem um clima sub-ártico, com invernos extremamente graves nas regiões interiores do Nordeste da Sibéria (na maior parte da república de Sakha, onde o Norte Polo do frio está localizado com a baixa temperatura recorde de -71,2 ° C / -96,2 ° F), e mais moderada em outro lugar. A faixa de terra ao longo da costa do Oceano Ártico, assim como as ilhas do Ártico russo, têm uma clima polar.

A parte costeira de Krai de Krasnodar, no Mar Negro, mais notavelmente em Sochi, possui um clima subtropical úmido, com invernos suaves e húmidos. O inverno é seco em relação ao verão em muitas regiões do Leste da Sibéria e do Extremo Oriente, enquanto outras partes do país experiência mais uniforme precipitação ao longo das estações. Precipitação de inverno na maior parte do país geralmente cai como neve. A região ao longo da Lower Volga e costa do Mar Cáspio, bem como algumas áreas do extremo sul da Sibéria, possui uma clima semi-árido.

Os dados climáticos para a Rússia (registros)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 22,2
(72)
23,8
(74,8)
30,3
(86,5)
34,0
(93,2)
37,7
(99,9)
43,2
(109,8)
45,4
(113,7)
43,5
(110,3)
41,5
(106.7)
33,7
(92,7)
29,1
(84,4)
25,0
(77)
45,4
(113,7)
Recorde de baixa ° C (° F) -71,2
(-96,2)
-64,4
(-83,9)
-60,6
(-77,1)
-46,4
(-51,5)
-28.9
(-20)
-9,7
(14,5)
-9,3
(15,3)
-17,1
(1,2)
-25,3
(-13,5)
-47,6
(-53,7)
-58,5
(-73,3)
-62,8
(-81)
-71,2
(-96,2)
Fonte: Pogoda.ru.net

Ao longo de grande parte do território existem apenas dois distintos estações-inverno e verão; Primavera eo Outono são geralmente breves períodos de mudança entre temperaturas extremamente baixas e extremamente elevado. O mês mais frio é janeiro (fevereiro no litoral), a mais quente geralmente é julho. Grandes faixas de temperatura são típicos. No inverno, as temperaturas ficam mais frias, tanto de sul a norte e de oeste para leste. Os verões podem ser muito quente, mesmo na Sibéria. Os interiores continentais são as áreas mais secas.

Biodiversidade

O urso marrom é umsímbolo popular da Rússia, particularmente no Ocidente

De norte a sul do Leste Europeu Plain, também conhecido como Russo Plain, é revestido sequencialmente em Arctic tundra , floresta de coníferas ( taiga ), florestas mistas e de folhas largas, pastagem ( estepe) e semi-deserto (franja do Mar Cáspio) , como as mudanças na vegetação refletir as mudanças no clima. Sibéria suporta uma sequência semelhante mas é em grande parte taiga. A Rússia tem a maior do mundo reservas florestais, conhecidas como "pulmões" da Europa, perdendo apenas para a Amazon Rainforest no montante de dióxido de carbono que absorve.

Há 266 espécies de mamíferos e 780 espécies de aves na Rússia. Um total de 415 espécies de animais foram incluídos no Livro Vermelho da Federação da Rússia a partir de 1997 e agora estão protegidos.

Economia

World Trade Center em Moscou

A Rússia tem uma economia de mercado com enormes recursos naturais, particularmente petróleo e gás natural. Tem o 10ª maior economia do mundo por PIB nominal eo maior por 6 paridade de poder aquisitivo (PPP). Desde a virada do século 21, o consumo interno maior e uma maior estabilidade política reforçaram o crescimento económico na Rússia. O país encerrou 2008 com seu nono ano consecutivo de crescimento, com média de 7% ao ano entre 2000 e 2008. O PIB real per capita, o PPP (atuais US $ internacional) foi 19.840 em 2010. O crescimento foi impulsionado principalmente por serviços não comercializáveis ​​e de bens para o mercado interno, ao contrário de petróleo ou de extração mineral e das exportações. O salário médio nominal na Rússia era 640 dólares por mês no início de 2008, acima dos US $ 80 em 2000. No final de 2011, os salários médios mensais nominais atingiu 24.310 RUR (ou $ 810 USD), enquanto imposto sobre o rendimento das pessoas singulares é pago no taxa de 13% sobre a maioria dos rendimentos. Aproximadamente 13,7% dos russos viviam abaixo da linha de pobreza nacional em 2010, significativamente abaixo dos 40% em 1998, o pior ponto do colapso pós-soviético. Desemprego na Rússia foi de 6% em 2007, abaixo dos cerca de 12,4% em 1999. A classe média cresceu de apenas 8.000.000 pessoas em 2000 para 55 milhões de pessoas em 2006. Açúcar importações supostamente caiu 82% entre 2012-2013.

Russo economia desde o fim da União Soviética

Petróleo, gás natural, metais e madeira representam mais de 80% das exportações russas no exterior. Desde 2003, as exportações de recursos naturais começou a diminuir em importância econômica como o mercado interno fortalecido consideravelmente. Apesar dos preços mais elevados da energia, petróleo e gás só contribuem para 5,7% do PIB da Rússia eo governo prevê que este será de 3,7% em 2011. As receitas de exportação de petróleo permitiu à Rússia aumentar suas reservas cambiais de US $ 12 bilhões em 1999 para $ 597.300.000.000 em 01 de agosto de 2008 , as terceiras maiores reservas de divisas do mundo. A política macroeconômica sob ministro das Finanças, Alexei Kudrin estava sã e prudente, com excesso de renda sejam armazenadas no Fundo de Estabilização da Rússia. Em 2006, a Rússia reembolsado a maioria de suas dívidas anteriormente em massa, deixando-a com uma das menores dívidas externas entre as principais economias. O Fundo de Estabilização ajudou a Rússia a sair para fora da crise financeira global em um estado muito melhor do que muitos especialistas esperavam.

Um código tributário mais simples, mais simplificada adoptada em 2001 reduziu a carga fiscal sobre as pessoas e aumentou drasticamente as receitas do Estado. A Rússia tem uma taxa de tributação fixa de 13%. Isso classifica-o como o país com o segundo sistema de imposto pessoal mais atraente para os gestores individuais no mundo, depois dos Emirados Árabes Unidos . Conforme Bloomberg, a Rússia é considerada bem à frente da maioria dos outros países ricos em recursos em seu desenvolvimento econômico, com uma longa tradição de educação, ciência e indústria. O país tem uma maior proporção de diplomados do ensino superior que qualquer outro país na Eurásia.

O desenvolvimento económico do país tem sido desigual geograficamente com a região de Moscou contribuindo em grande parte do PIB do país. Outro problema é a modernização da infra-estrutura, envelhecimento e inadequada após anos sendo negligenciada nos anos 1990; o governo disse que um trillion dólares serão investidos no desenvolvimento de infra-estrutura até 2020. Em dezembro de 2011, a Rússia finalmente se juntou a Organização Mundial do Comércio, permitindo que um maior acesso aos mercados no exterior. Alguns analistas estimam que a adesão à OMC poderia levar a economia russa um salto de até 3 por cento ao ano. A Rússia ocupa o segundo país mais corrupto na Europa (depois de Ucrânia ), de acordo com o Índice de Percepção da Corrupção. O norueguês russo-Câmara de Comércio também afirma que " [c] ORRUPÇÃO é um dos maiores problemas de ambas as empresas russas e internacionais têm de lidar com ".

Energia

A Rússia é uma chave depetróleoegásfornecedor de grande parte da Europa.

Nos últimos anos, a Rússia tem sido freqüentemente descrito na mídia como uma superpotência energética. O país tem a maior do mundo reservas de gás natural, os 8 maiores reservas de petróleo e as segundas maiores reservas de carvão. A Rússia é líder mundial exportador de gás natural e segundo maior produtor de gás natural, ao mesmo tempo, o maior exportador de petróleo eo maior produtor de petróleo. Em 1 de Janeiro de 2011, a Rússia disse que havia começado embarques de petróleo regulares para a China, com a intenção de aumentar a taxa de até 300.000 barris por dia em 2011.

A Rússia é o terceiro maior produtor de electricidade no mundo eo quinto maior produtor de energia renovável, este último devido à bem desenvolvido produção de hidroeletricidade no país. Grandes cascatas de usinas hidrelétricas são construídas na Rússia europeia, juntamente grandes rios como Volga. A parte asiática da Rússia também apresenta uma série de grandes usinas hidrelétricas, no entanto, o potencial hidrelétrico gigante da Sibéria e do Extremo Oriente russo, em grande parte ainda por explorar.

A Rússia foi o primeiro país a desenvolver energia nuclear civil e para a construção do mundo primeira usina de energia nuclear. Atualmente o país é o quarto maior produtor de energia nuclear, com toda a energia nuclear na Rússia a ser gerida por Rosatom Estado Corporation. O setor está se desenvolvendo rapidamente, com o objetivo de aumentar a quota total de energia nuclear dos atuais 16,9% para 23% até 2020. O governo russo planeja alocar 127 bilhões de rublos (5,42 bilhões dólares americanos) para um programa federal dedicado à próxima geração de tecnologia de energia nuclear. Cerca de 1 trilhão de rublos (42.700 milhões dólares americanos) deve ser afectada a partir do orçamento federal para a energia nuclear e de desenvolvimento da indústria antes de 2015.

Transporte

O marcador para 9288 km, no final doTrans-Siberian Railwayem Vladivostok

Transporte ferroviário na Rússia é na maior parte sob o controle da estatal russo Railways monopólio. A empresa é responsável por mais de 3,6% do PIB da Rússia e lida com 39% do tráfego total de mercadorias (incluindo gasodutos) e mais de 42% do tráfego de passageiros. O comprimento total de vias férreas comuns utilizadas excede 85,500 km, perdendo apenas para os EUA mais de 44.000 km de pistas são eletrificados, que é o maior número no mundo, e, adicionalmente, existem mais de 30.000 km de linhas de transportadoras industriais não comuns . Estradas de ferro na Rússia, ao contrário do maior parte do mundo, use bitola larga de 1,520 milímetros (4 pés 11 5 / 6 in) , com a exceção de 957 km na ilha Sakhalin usando bitola estreita de 1.067 milímetros (3 ft 6 in) . A estrada de ferro mais renome na Rússia é Trans-Siberian ( Transsib ), abrangendo um recorde de sete fusos horários e servindo os mais longos serviços contínuos únicos no mundo, Moscou- Vladivostok (9,259 km, 5.753 mi), Moscou- Pyongyang (10,267 km, 6380 mi) e Kiev -Vladivostok (11,085 km, 6.888 mi).

A partir de 2006 a Rússia tinha 933.000 km de estradas, dos quais 755.000 foram pavimentadas. Algumas delas compõem o sistema de auto-estrada Federal Russa. Com uma grande área de terra a densidade rodoviária é a mais baixa de toda a G8 e países do BRIC.

102.000 km (63.380 milhas) de vias navegáveis ​​interiores na Rússia vão na maior parte por rios ou lagos naturais. Na parte europeia do país a rede de canais liga as bacias dos grandes rios. Capital da Rússia, Moscou, é às vezes chamado de "o porto de cinco mares" , devido às suas ligações de navegação para o Báltico, Branco, Caspian, Azov e Mar Negro .

Grandes portos marítimos da Rússia incluem Rostov-on-Don, no Mar Azov, Novorossiysk, no Mar Negro, Astrakhan e Makhachkala no Cáspio, Kaliningrad e St Petersburg, no Báltico, Arkhangelsk, no Mar Branco, Murmansk, no Mar de Barents, Petropavlovsk -Kamchatsky e Vladivostok, no Oceano Pacífico. Em 2008, o país possuía 1.448 navios da marinha mercante. Única frota do mundo de quebra-gelos de propulsão nuclear avança a exploração econômica do Ártico plataforma continental da Rússia e do desenvolvimento do comércio marítimo através da Rota do Mar do Norte entre a Europa ea Ásia Oriental.

Yamal, um dos russosquebra-gelos de propulsão nuclear (Galeria)

Por comprimento total de dutos Rússia é apenas a segunda os EUA atualmente muitos novos projectos de oleodutos estão sendo realizados, incluindoNord Stream eSouth Stream dutos de gás natural para a Europa, eaSibéria Oriental - Oceano Pacífico oleoduto (ESPO) para o Extremo Oriente russo e China.

A Rússia tem 1.216 aeroportos, o mais movimentado estar Sheremetyevo, Domodedovo e Vnukovo, em Moscou, e Pulkovo, em São Petersburgo. O comprimento total das pistas na Rússia excede 600.000 km.

Normalmente, as grandes cidades russas têm sistemas de transporte público bem desenvolvido, com as variedades mais comuns de veículos explorados sendo ônibus, trólebus e bonde. Sete cidades russas, ou seja, Moscou, São Petersburgo, Nizhny Novgorod, Novosibirsk, Samara, Yekaterinburg e Kazan, têm metros undeground, enquanto Volgograd apresenta um metrotram. O comprimento total de metros na Rússia é 465,4 quilômetros. Moscow Metro e Metro de São Petersburgo são os mais antigos na Rússia, abriu em 1935 e 1955 respectivamente. Estes dois estão entre os mais rápidos e mais movimentados sistemas de metrô do mundo, e são famosos por decorações ricas e projetos originais de suas estações, o que é uma tradição comum em metrôs e ferrovias russas.

Ciência e Tecnologia

Mikhail Lomonosov,polímata cientista, inventor, poeta e artista

A ciência ea tecnologia na Rússia floresceu desde a época do Iluminismo , quando Pedro, o Grande fundou a Academia de Ciências Russa e Universidade Estatal de São Petersburgo, e sábio Mikhail Lomonosov estabeleceu a Universidade Estatal de Moscou, abrindo o caminho para uma forte tradição nativa na aprendizagem e inovação. Nos séculos 19 e 20 o país produziu um grande número de cientistas e inventores notáveis.

O Escola física russa começou com Lomonosov, que propôs a lei da conservação da matéria anterior à lei de conservação de energia. Descobertas russas e invenções em física incluem a arco elétrico, eletrodinâmico lei de Lenz, grupos de espaço de cristais , célula fotoeléctrica, radiação Cherenkov, ressonância paramagnética eletrônica, heterotransistors e holografia 3D. Lasers e masers foram co-inventado por Nikolai Basov e Alexander Prokhorov, enquanto a idéia de tokamak para controlado fusão nuclear foi introduzido por Igor Tamm, Andrei Sakharov e Lev Artsimovich, levando eventualmente a internacional moderno projeto ITER, onde a Rússia é uma festa.

Uma vez que o tempo de Nikolay Lobachevsky (a Copérnico da Geometria que foi pioneiro na geometria não-euclidiana) e um tutor proeminente Pafnuty Chebyshev, a escola matemático russo tornou-se um dos mais influentes do mundo. Os estudantes de Chebyshev incluído Aleksandr Lyapunov, que fundou a moderna teoria de estabilidade, e Andrey Markov que inventou o Cadeias de Markov. Nos matemáticos soviéticos do século 20, como Andrey Kolmogorov, Israel Gelfand e Sergey Sobolev, as maiores contribuições feitas a diversas áreas da matemática. Nove matemáticos soviéticos / russos foram premiados com Medalha Fields, prêmio de maior prestígio em matemática. Recentemente Grigori Perelman foi oferecido pela primeira vez argila Prêmio Millennium Award Problemas para sua prova final da conjectura de Poincaré em 2002.

Soyuz TMA-2 é lançado deBaikonur, no Cazaquistão transportando uma das primeiras equipes de residentes para aEstação Espacial Internacional.

Químico russoDmitry Mendeleevinventou atabela periódica, o quadro principal da modernaquímica.Aleksandr Butlerov foi um dos criadores da teoria daestrutura química, desempenhando um papel central naquímica orgânica.biólogos russos incluemDmitry Ivanovsky que descobriu vírus,Ivan Pavlov, que foi o primeiro a experimentar com ocondicionamento clássico, eIlya Mechnikov que era um pesquisador pioneiro dosistema imunológicoeprobióticos.

Muitos cientistas e inventores russos emigrados, como Igor Sikorsky, que construiu os primeiros aviões e helicópteros do tipo moderno, Vladimir Zworykin, muitas vezes chamado o pai de TV; químico Ilya Prigogine, conhecido por seu trabalho em estruturas dissipativas e sistemas complexos; Economistas ganhador do Prêmio Nobel Simon Kuznets e ; Wassily Leontief físico Georgiy Gamov (um dos autores do Big Bang teoria) e cientista social Pitirim Sorokin. Muitos estrangeiros trabalhou na Rússia por um longo tempo, como Leonard Euler e Alfred Nobel .

Invenções russas incluem asoldagem a arco porNikolay Benardos, desenvolvido porNikolay Slavyanov,Konstantin Khrenov e outros engenheiros russos.Gleb Kotelnikov inventou opára-quedas mochila, enquantoEvgeniy Chertovsky introduziu oterno pressão.Alexander Lodygin ePavel Yablochkov foram pioneiros dailuminação elétrica, eMikhail Dolivo-Dobrovolsky introduziu os primeirossistemas de energia elétrica trifásica, hoje amplamente utilizado.Sergei Lebedev inventou o primeiro tipo comercialmente viável e produzido em massa deborracha sintética. O primeiro computador ternário, Setun, foi desenvolvido porNikolay Brusentsov.

Realizações da Rússia no domínio da tecnologia espacial e exploração espacial são rastreados de volta para Konstantin Tsiolkovsky, o pai da austronautics teóricas. Suas obras havia inspirado líderes soviéticos engenheiros de foguetes, como Sergey Korolev, Valentin Glushko e muitos outros que contribuíram para o sucesso do programa espacial soviético em estágios iniciais da corrida espacial e além.

Sukhoi PAK FA é umaquinta geração de caça a jato a ser desenvolvido pelaSukhoi OKB para aForça Aérea da Rússia

Em 1957, o primeiro artificial em órbita da Terra por satélite, o Sputnik 1 , foi lançado; em 1961 a primeira viagem humana ao espaço foi feito com sucesso por Yury Gagarin ; e muitas outras soviéticos e russos registros de exploração espacial se seguiu, incluindo a primeira caminhada espacial realizada por Alexey Leonov, o primeiro rover exploração espacial russo Lunokhod-1 ea primeira estação espacial Salyut 1 . Hoje em dia a Rússia é o maior lançador de satélites ea única fornecedora de transporte para serviços de turismo espacial.

No século 20, um número de proeminentes engenheiros aeroespaciais soviéticos, inspirado pelos trabalhos fundamentais de Nikolai Zhukovsky, Sergei Chaplygin e outros, projetou muitas centenas de modelos de aviões militares e civis e fundou um número de KBs ( Construção Bureaus ), que agora constituem o maior parte russa United Aircraft Corporation. Avião russo famoso incluem o civil Tu-série, Su e caças MiG, Ka e Mi-série helicópteros; muitos modelos de aeronaves russas estão na lista de aeronaves mais produzido na história.

Carros de combate russos famosos incluem T-34 , o melhor projeto de tanque da Segunda Guerra Mundial, e mais de tanques T-série, incluindo o tanque mais produzido na história, T-54/55. O AK-47 e AK-74 por Mikhail Kalashnikov constituem o tipo mais utilizado de fuzil de assalto em todo o mundo-tanto que mais rifles AK-tipo foram fabricados do que todos os outros rifles de assalto combinado.

Yo-mobil, um novo russocarro híbrido.

Com todas essas conquistas, entretanto, desde a era soviética tarde Rússia foi ficando para trás o Ocidente em uma série de tecnologias, principalmente aqueles relacionados à conservação de energia e produção de bens de consumo. A crise de 1990-s levou à redução drástica do apoio do Estado para a ciência e uma migração fuga de cérebros da Rússia.

Na década de 2000, na onda de um novo boom econômico, a situação na ciência e tecnologia russa melhorou, eo governo lançou uma campanha destinada a modernização e inovação. O presidente russo, Dmitry Medvedev formulou top 5 prioridades para o desenvolvimento tecnológico do país: o uso eficiente de energia, TI (incluindo ambos os produtos comuns e os produtos combinados com tecnologia espacial), energia nuclear e produtos farmacêuticos.

Atualmente a Rússia tenha concluído o GLONASS sistema de navegação por satélite. O país está desenvolvendo seu próprio avião de caça de quinta geração e construção da primeira série usina nuclear móvel no mundo. Em 2010, uma classe de economia híbrida projeto de carro elétrico foi introduzido, chamado Yo-mobil, que vai ser produzido em massa por e-Auto, uma empresa russa que é uma joint venture entre a fabricante de caminhões Yarovit eo grupo de investimento Onexim.

Demografia

Percentagem de russos étnicos por região em 2010
 > 80%
 70-79%
 50-69%
Taxa de crescimento natural da população na Rússia de 2012.

Os russos étnicos compõem 81% da população do país. A Federação Russa é também o lar de várias minorias importantes. Ao todo, 160 outros grupos étnicos diferentes e os povos indígenas vivem dentro de suas fronteiras. Embora a população da Rússia é relativamente grande, a sua densidade é baixa por causa do enorme tamanho do país. População é mais densa em Rússia européia, perto dos Montes Urais, e no sudoeste da Sibéria. 73% da população vive em áreas urbanas, enquanto 27% nas rurais. Os resultados do Censo 2010 mostram uma população total de 142.856.536.

A população da Rússia atingiu um pico de 148.689 mil em 1991, pouco antes da dissolução da União Soviética. Começou a experimentar um rápido declínio a partir de meados da década de 1990. O declínio desacelerou para quase estagnação nos últimos anos devido à redução as taxas de mortalidade, aumento das taxas de natalidade e aumento da imigração.

Em 2009, a Rússia registrou crescimento anual da população pela primeira vez em 15 anos, com um crescimento total de 10.500. 279.906 imigrantes chegaram à Federação da Rússia no mesmo ano, dos quais 93% vieram de países da CEI. O número de emigrantes russos declinou de 359.000 em 2000 para 32.000 em 2009. Também há uma estimativa de 10 milhões de imigrantes ilegais provenientes dos estados ex-soviéticos na Rússia. Cerca de 116 milhões de russos étnicos vivem na Rússia e cerca de 20 milhões a mais ao vivo em outras ex-repúblicas da União Soviética, a maioria na Ucrânia e Cazaquistão .

O 2010 censo registrou 81% da população como etnicamente russa, e 19% como outras etnias: 3,7% Tártaros; 1,4% ; ucranianos 1,1% Bashkirs; 1% Chuvashes; 11,8% outros e não especificada. De acordo com o Censo, 84,93% da população russa pertence a grupos étnicos europeus (eslavos, germânicos, Finnic diferente Ugric, Greek.etc.). Este é um declínio desde 2002, quando constituída por mais de 86% da população.

Taxa de natalidade da Rússia é superior à da maioria dos países europeus (12,6 nascimentos por cada 1000 pessoas em 2010, em comparação com a média da União Europeia de 9,90 por mil), mas a sua taxa de mortalidade também é substancialmente mais elevado (em 2010, taxa de mortalidade da Rússia foi de 14,3 por 1000 pessoas em comparação com a média da UE de 10,28 por mil). O Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais russo previu que até 2011 a taxa de mortalidade seria igual à taxa de natalidade devido ao aumento da fertilidade e declínio da mortalidade. O governo está implementando uma série de programas destinados a aumentar a taxa de natalidade e atrair mais migrantes. Pagamentos de assistência infantil mensais do governo foram dobrou para US $ 55, e um pagamento único de US 9.200 dólares foi oferecido para as mulheres que tiveram um segundo filho desde 2007. Em 2009, a Rússia experimentou sua taxa de natalidade mais elevada desde a dissolução da União Soviética.

Cidades mais populosas

Língua

160 grupos étnicos da Rússia falam cerca de 100 línguas. De acordo com o censo de 2002, 142,6 milhões de pessoas falam russo, seguido por Tatar com 5,3 milhões e 1,8 milhões de ucranianos com alto-falantes. Russo é a única língua oficial do estado, mas a Constituição dá ao indivíduo repúblicas o direito de fazer o seu oficial língua nativa, além de russo.

Apesar de sua ampla distribuição, o idioma russo é homogênea em todo o país. Russo é o mais extensos geograficamente linguagem da Eurásia, assim como a mais falada Língua eslava. Ele pertence à família de línguas indo-europeu e é um dos membros vivos dos idiomas eslavos orientais, sendo os outros Bielorrusso e ucraniano (e possivelmente Rusyn). Exemplos escritos de Old East Slavic ( velha do russo ) são atestadas a partir do século 10 em diante.

O russo é uma das seislínguas oficiais da ONU.

Religião

O Templo de todas as religiõesem Kazan

Cristianismo Ortodoxo, Islam, Judaísmo e Budismo são religiões tradicionais da Rússia, e são todos legalmente uma parte do "patrimônio histórico" da Rússia. O Igreja Ortodoxa Russa era religião estatal do país antes da Revolução. Continua a ser o maior grupo religioso do país. As estimativas sobre o número de crentes da igreja tem flutuar amplamente em fontes diferentes.

Páscoa é a festa religiosa mais popular na Rússia, celebrado por mais de 90% de todos os cidadãos russos, incluindo um grande número de pessoas que não são religiosos. Mais de três quartos da população russa celebrar a Páscoa, fazendo bolos de Páscoa tradicionais, ovos coloridos e paskha.

Rastreada até a cristianização da Rus 'de Kiev no século 10, a Ortodoxia russa é a religião dominante no país. Cerca de 100 milhões de cidadãos se consideram cristãos ortodoxos russos. 95% das paróquias ortodoxas registradas pertencem à Igreja Ortodoxa Russa, enquanto há uma série de pequenas Igrejas Ortodoxas. No entanto, a grande maioria dos crentes ortodoxos não freqüentam a igreja em uma base regular. Menores denominações cristãs, como católicos, armênio Gregorians e várias igrejas protestantes também existem.

As estimativas do número de muçulmanos na Rússia variam de 7-9 milhões em fontes locais, para 15-20000000 por fontes ocidentais e islâmicos. Há aproximadamente 3 a 4 milhões de migrantes muçulmanos temporárias aos Estados pós-soviéticos. A maioria dos muçulmanos vivem na região Volga-Urais, bem como no Cáucaso, Moscou, São Petersburgo e Sibéria ocidental.

O budismo é tradicional em três regiões da Federação Russa: Buryatia, Tuva, e Kalmykia. Alguns moradores das regiões da Sibéria e do Extremo Oriente, como Yakutia e Chukotka, praticar shamanist, panteísta, e ritos pagãos, juntamente com as grandes religiões. Indução na religião ocorre principalmente ao longo de linhas étnicas. eslavos são predominantemente cristão ortodoxo, alto-falantes turcos são predominantemente muçulmana, e os povos Mongolic são geralmente budistas.

Vários relatórios que o número denão-religiosos na Rússia entre 16-48% da população.

Saúde

Uma clínica móvel usado para fornecer cuidados de saúde nas estações ferroviárias remotos

A Constituição russa garante, livre de cuidados de saúde universal para todos os seus cidadãos. Na prática, porém, os cuidados de saúde gratuito é parcialmente restrito devido a registo obrigatório. Enquanto a Rússia tem mais médicos, hospitais e profissionais de saúde do que quase qualquer outro país do mundo em uma base per capita, desde a dissolução da União Soviética, a saúde da população russa tem diminuído consideravelmente como resultado do social, econômico, e mudanças de estilo de vida; a tendência foi revertida apenas nos últimos anos, com a esperança média de vida ter aumentado 2,4 anos para os homens e 1,4 anos para as mulheres entre 2006-09.

A partir de 2009, a esperança média de vida na Rússia foi 62,77 anos para os homens e 74,67 anos para as mulheres. O maior fator que contribui para a expectativa de vida relativamente baixo para os homens é uma alta taxa de mortalidade entre os homens em idade de trabalhar. Mortes ocorrem principalmente devido a causas evitáveis ​​(por exemplo, intoxicação por álcool, tabagismo, acidentes de trânsito, crime violento). Como resultado da grande diferença de gênero na expectativa de vida, e também por causa do efeito duradouro de muitas baixas na Segunda Guerra Mundial, o desequilíbrio entre os sexos permanece até hoje e há 0,859 machos para cada fêmea.

Educação

Uma escola em Moscou. A torre da Universidade Estatal de Moscou é visto à distância

A Rússia tem um sistema de educação gratuita - isso é garantido a todos os cidadãos pela Constituição, no entanto uma entrada para subsidiado ensino pós-secundário é altamente competitivo. Como resultado do grande ênfase em ciência e tecnologia na educação, médico, matemático, e pesquisa aeroespacial científica russa é geralmente de uma ordem elevada.

Desde 1990, a educação escolar de 11 anos foi introduzido. Educação nas escolas secundárias estatais é gratuito. Formação de nível universitário é gratuito, com exceções. Uma parte substancial dos estudantes está matriculado para o pagamento integral (muitas instituições do Estado começou a abrir posições comerciais nos últimos anos).

Em 2004 os gastos do Estado para a educação ascenderam a 3,6% do PIB, ou 13% do orçamento do Estado consolidado. O Governo aloca recursos para pagar as propinas dentro de uma cota estabelecida ou o número de alunos de cada instituição estatal. Nas instituições de ensino superior, os estudantes recebem um pequeno salário e fornecido com alojamento gratuito se eles são de fora da cidade.

Os maiores e mais antigas universidades russas estão Moscow State University e Universidade Estatal de São Petersburgo. Na década de 2000, a fim de criar instituições de ensino superior e de investigação de dimensão comparável em regiões da Rússia, o governo lançou um programa de criação de universidades federais , principalmente através da fusão de grandes universidades regionais existentes e institutos de pesquisa e proporcionando-lhes um financiamento especial. Estas novas instituições incluem a Universidade Federal do Sul, Siberian Universidade Federal, Kazan Volga Universidade Federal, no Nordeste da Universidade Federal e Far Eastern University Federal.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Russia&oldid=547359836 "