Conteúdo verificado

Windows Vista

Assuntos Relacionados: Software

Você sabia ...

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Windows Vista
Parte do Microsoft Windows família
Logotipo do Windows Vista e wordmark.svg
Windows Vista.png
Captura de tela do Windows Vista Ultimate, mostrando a sua desktop, barra de tarefas, Menu Iniciar, Centro de boas-vindas e de vidro efeitos da Windows Aero
Revelador
Microsoft Corporation
Lançamentos
Lançamento inicial 30 de janeiro de 2007 (2007-01-30) [ info]
Versão estável 6.0 (Build 6002: Service Pack 2) (28 de abril de 2009 (2009-04-28)) [ info]
Fonte modelo Código fechado / Fonte compartilhada
Licença Proprietário software comercial
Tipo de Kernel Híbrido
Método de atualização Windows Update, Windows Server Update Services, SCCM
O suporte a plataformas IA-32 e x86-64
Precedido por Windows XP (2001)
Sucedido por Windows 7 (2009)
Status de suporte

Suporte Mainstream: Encerrado em 10 de Abril de 2012.

O suporte estendido: até 11 de abril de 2017.
Outras leituras
  • Edições do Windows Vista
  • Desenvolvimento do Windows Vista
  • Recursos novos para o Windows Vista
  • Management apresenta novo para o Windows Vista
  • Segurança e características de segurança novas para o Windows Vista
  • Características técnicas novo para o Windows Vista
  • Tecnologias Windows Vista I / O
  • Windows Vista tecnologias de rede
  • Lista de recursos removidos no Windows Vista
  • A crítica do Windows Vista
  • Mojave Experiment

Windows Vista é uma sistema operacional pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo a casa e negócios desktops, laptops, tablet PCs, e PCs Media Center. Antes de seu anúncio em 22 de julho de 2005, o Windows Vista foi conhecido pelo seu codinome "Longhorn". Desenvolvimento foi concluída em 8 de novembro de 2006, e ao longo dos três meses seguintes, foi lançado em etapas para o hardware e fabricantes de software, os clientes empresariais e canais de varejo. Em 30 de janeiro de 2007, que foi lançado em todo o mundo e foi feito disponíveis para compra e download no site da Microsoft. O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos após a introdução do seu antecessor, o Windows XP , o mais longo intervalo de tempo entre os lançamentos sucessivos do Microsoft Windows sistemas operacionais de desktop. Ele foi sucedido pelo Windows 7 , que foi liberado para fabricação em 22 de Julho de 2009 e lançado mundialmente para o varejo em 22 de Outubro, 2009.

Os novos recursos do Windows Vista incluem uma versão atualizada interface gráfica do usuário e estilo visual apelidado Aero, um novo componente de pesquisa chamado Sub-sistemas Windows Search, networking redesenhado, áudio, impressão e exibição, e novas ferramentas de multimídia, incluindo O Windows DVD Maker. Vista teve como objetivo aumentar o nível de comunicação entre máquinas em uma rede doméstica, utilizando tecnologia peer-to-peer para simplificar o compartilhamento arquivos e mídia entre computadores e dispositivos. Windows Vista incluído versão 3.0 do .NET Framework, permitindo desenvolvedores de software para escrever aplicações sem tradicional APIs do Windows.

O principal objetivo da Microsoft afirmou com Windows Vista foi o de melhorar a situação da segurança no sistema operacional Windows. Um comum crítica do Windows XP e seus predecessores foi a sua comumente exploradas vulnerabilidades de segurança e suscetibilidade geral à malware, vírus e estouros de buffer. À luz disto, presidente da Microsoft, Bill Gates anunciou no início de 2002 em toda a empresa um " Iniciativa Computação Confiável ", que teve como objetivo incorporar a segurança em todos os aspectos de desenvolvimento de software na empresa. A Microsoft declarou que priorizou a melhoria da segurança do Windows XP e Windows Server 2003 acima terminar Windows Vista, atrasando assim a sua conclusão.

Enquanto esses novos recursos e melhorias de segurança têm recebido críticas positivas, o Vista também tem sido alvo de muitas críticas e comentários negativos na imprensa. A crítica do Windows Vista tem como alvo os seus requisitos de alta do sistema, seus termos de licenciamento mais restritivas, a inclusão de um número de novo tecnologias de gerenciamento de direitos digitais destinadas a restringir a cópia de mídia protegida digitais, a falta de compatibilidade com algum hardware e software pré-Vista, e o número de autorização solicitará User Account Control. Como resultado dessas e de outras questões, o Windows Vista tinha visto de adoção e de satisfação taxas iniciais mais baixos do que o Windows XP. No entanto, com um número estimado de 330 milhões de utilizadores da Internet a partir de Janeiro de 2009, que tinha sido anunciado que o uso Vista superou as expectativas pré-lançamento de dois anos de fora da Microsoft de alcançar 200 milhões de usuários. No lançamento do Windows 7 (Outubro de 2009), Windows Vista (com cerca de 400 milhões de utilizadores da Internet) foi o segundo sistema operacional mais utilizado na Internet, com uma quota de mercado de aproximadamente 19%, o mais utilizado ser o Windows XP com uma cerca 63% de market share. Em maio de 2010, a quota de mercado do Windows Vista teve um alcance estimado de 15% para 26%. Em dezembro de 2012, a quota de mercado Vista foi de 6,73%. Em 22 de outubro de 2010, a Microsoft deixou de vendas de cópias de varejo do Windows Vista, e as vendas OEM para Vista deixou um ano depois.

Desenvolvimento de Vista

Microsoft começou a trabalhar no Windows Vista, conhecido na época por sua codinome Longhorn, de maio de 2001, cinco meses antes do lançamento do Windows XP. Esperava-se originalmente para enviar algum momento no final de 2003 como um pequeno passo entre o Windows XP e Blackcomb, que foi planejado para ser lançado sistema operacional principal seguinte da empresa. Gradualmente, "Longhorn" assimilado muitos dos novos recursos e tecnologias importantes programados para Blackcomb, resultando na data de lançamento está sendo empurrado para trás várias vezes. Muitos dos desenvolvedores da Microsoft também foram re-encarregado de construir atualizações para Windows XP e Windows Server 2003 para reforçar a segurança. Confrontado com atrasos e preocupações sobre curso fluência característica, a Microsoft anunciou em 27 de agosto de 2004, de que tinha revisto seus planos. O Longhorn original, baseado no Windows XP código-fonte, foi desfeito, e desenvolvimento de Longhorn começou de novo, construindo sobre o Service Pack 1 base de código do Windows Server 2003, e re-incorporando apenas os recursos que seriam destinados a um lançamento real do sistema operacional. Alguns recursos já anunciados como WinFS foram retiradas ou adiadas, e uma nova metodologia de desenvolvimento de software chamada Security Development Lifecycle foi incorporada em um esforço para lidar com as preocupações com a segurança da base de código do Windows, que é programado em C , C ++ e Assembléia.

Depois de Longhorn foi nomeado Windows Vista em julho de 2005, um número sem precedentes programa de beta-teste foi iniciado, envolvendo centenas de milhares de voluntários e empresas. Em setembro do mesmo ano, a Microsoft começou a lançar regularmente Community Technology Previews (CTP) para beta testers. A primeira delas foi distribuído no 2005 Microsoft Professional Developers Conference, e posteriormente foi liberado para beta testers e Assinantes do Microsoft Developer Network. O que se seguiu constrói incorporou a maioria dos recursos planejados para o produto final, bem como uma série de mudanças na interface do usuário, baseado em grande parte no feedback dos testadores beta. Windows Vista foi considerada recurso completo com o lançamento do "CTP de fevereiro", lançado em 22 de fevereiro de 2006, e grande parte do restante do trabalho entre essa construção eo lançamento final do produto focado na estabilidade, desempenho, aplicação e motorista compatibilidade e documentação. Beta 2, lançado no final de maio, foi a primeira construção a ser disponibilizada ao público em geral através Preview Program da Microsoft ao Cliente. Ele foi baixado por mais de cinco milhões de pessoas. Dois release candidates seguido em setembro e outubro, sendo que ambos foram colocados à disposição um grande número de usuários.

Enquanto a Microsoft tinha originalmente esperava ter as versões de consumidor do sistema operacional disponível mundialmente em tempo para o Natal de 2006, foi anunciado em março de 2006 que a data de lançamento seria adiado para Janeiro de 2007, a fim de dar à empresa e do hardware e empresas de software que a Microsoft depende para fornecer dos drivers de dispositivos adicionais de tempo para se preparar. Desenvolvimento do Windows Vista chegou ao fim quando a Microsoft anunciou que tinha sido concluído em 08 de novembro de 2006.

Recursos novos ou alterados

Windows Vista introduziu vários recursos e funcionalidades que não estão presentes em seus antecessores.

Usuário final

  • Windows Aero: A nova interface gráfica do usuário é chamado Windows Aero, que Jim Allchin declarou é um acrônimo para Autêntico, Energético, Reflexivo e Aberto. Microsoft destina-se a nova interface para ser mais limpo e esteticamente mais agradável do que os das versões anteriores do Windows, com novos transparências, miniaturas ao vivo, ao vivo, ícones e animações, proporcionando assim um novo nível de colírio para os olhos. Os usuários de laptops relatório, no entanto, que a ativação Aero encurta a vida da bateria.
  • Shell do Windows: O novo shell do Windows oferece uma nova gama de organização, navegação e capacidades de pesquisa: painéis de tarefas em Windows Explorer são removidos, integrando as opções de tarefas relevantes para a barra de ferramentas. Um painel de "links de favoritos" foi adicionado, permitindo o acesso de um clique para diretórios comuns. Uma caixa de pesquisa aparece em cada janela do Explorer. A barra de endereços foi substituído com um barra de navegação de trilha. Ícones de determinados tipos de arquivos no Windows Explorer são "ao vivo" e pode ser redimensionada em tamanho até 256 × 256 pixels. O painel de visualização permite aos usuários ver miniaturas de vários arquivos e visualizar o conteúdo dos documentos. O painel de detalhes mostra informações como o tamanho do arquivo e tipo, e permite a visualização e edição de Tag incorporados em formatos de arquivos suportados. O Menu Iniciar também mudou; incorporando uma caixa de pesquisa instantânea, ea lista Todos os programas usa uma barra de rolagem horizontal em vez do menu em cascata menu desdobrável visto no Windows XP. A palavra "Start" em si foi removido em favor de uma esfera azul que carrega o logotipo do Windows.
  • Windows Search: Um novo componente de pesquisa do Windows Vista, possui pesquisa instantânea (também conhecido como busca enquanto você digita), que fornece resultados de pesquisa instantânea, assim, encontrar arquivos mais rapidamente do que os recursos de pesquisa encontrados em versões anteriores do Windows e pode pesquisar o conteúdo de tipos de arquivos reconhecidos. Os usuários podem procurar determinados metadados, tais como nomear, extensão, tamanho, data ou atributos.
  • Barra Lateral do Windows: Um painel transparente ancorado ao lado da tela onde um usuário pode colocar Desktop Gadgets, que são pequenas aplicações projetadas para uma finalidade específica (como a exibição a climatologia ou placares esportivos). Dispositivos também pode ser colocado na área de trabalho.
  • Windows Internet Explorer 7: Nova interface do usuário, navegação por abas, RSS, uma caixa de busca, impressão melhorou, página Zoom, Quick Tabs (miniaturas de todas as abas abertas), Filtro Anti-Phishing, uma série de novos recursos de proteção de segurança, suporte nomes de domínio internacionalizados (IDN), e melhor suporte a padrões web. IE7 no Windows Vista é executado isoladamente de outros aplicativos no sistema operacional (modo protegido); exploits e softwares maliciosos são impedidos de escrever em qualquer local além Temporary Internet Files sem consentimento explícito do usuário.
  • Windows Media Player 11, uma grande reformulação do programa da Microsoft para reproduzir e organizar música e vídeo. Novos recursos desta versão incluem palavra wheeling ( pesquisa incremental ou "busca enquanto você digita"), um novo GUI para a biblioteca de mídia, exibição de fotos e organização, a capacidade de compartilhar bibliotecas de música através de uma rede com outras máquinas com Windows Vista, Integração Xbox 360, e suporte a outros Centro de Media Extenders.
  • Windows Defender Um programa anti-spyware com vários agentes de proteção em tempo real. Ele inclui um recurso explorer software, que fornece acesso a programas de inicialização, e permite visualizar software atualmente em execução, aplicativos de rede conectado e prestadores de Winsock Winsock (PEL).
  • Backup e Restauração do Centro: Inclui um backup e restauração aplicativo que dá aos usuários a capacidade de agendar backups periódicos dos arquivos em seu computador, bem como a recuperação de backups anteriores. Backups são incrementais, armazenando somente as alterações feitas a cada vez, minimizando o uso do disco. Ele também possui Backup do Complete PC (disponível apenas em o Ultimate, Business e Enterprise), que faz o backup de um computador inteiro como uma imagem em um disco rígido ou DVD. Backup do Complete PC pode recriar automaticamente a configuração da máquina em novo hardware ou disco rígido em caso de eventuais falhas de hardware. Restauração do Complete PC pode ser iniciada a partir do Windows Vista ou do CD de instalação do Windows Vista no caso em que um PC é tão corrupto que ele não pode iniciar normalmente a partir do disco rígido.
  • Windows Mail: Um substituto para o Outlook Express que inclui um novo arquivo de correio que melhora a estabilidade, e recursos integrados de busca instantânea. Tem o filtro de phishing, como o Internet Explorer 7 e Filtragem de mensagens indesejadas que é reforçada por meio de atualizações regulares através do Windows Update.
  • Windows Calendar é um novo aplicativo de calendário e tarefas que se integra com Contatos do Windows e Windows Mail. É compatível com vários tipos de arquivos de calendário, como o iCalendar popular.
  • Windows Photo Gallery, um aplicativo de gerenciamento de biblioteca de fotos e filme. É possível importar de câmeras digitais, tag e avalie itens individuais, ajustar cores e exposição, criar e exibir apresentações de slides (com pan e fade efeitos) através Direct3D e queimar slideshows para um DVD.
  • O Windows DVD Maker, um programa companheiro para Windows Movie Maker que fornece a capacidade de criar DVDs de vídeo com base no conteúdo de um usuário. Os usuários podem criar um DVD com o título, menus de vídeo, trilha sonora, pan e zoom movimento efeitos em imagens ou slides.
  • O Windows Media Center, que antes era exclusivamente empacotado em uma versão separada do Windows XP, conhecido como Windows XP Media Center Edition, foi incorporada nas edições Home Premium e Ultimate do Windows Vista.
  • Jogos: A maior parte do padrão jogos de computador incluídos nas versões anteriores do Windows foram redesenhados para apresentar novas capacidades gráficas do Vista. Novos jogos disponíveis no Windows Vista são Chess Titans (3D Xadrez de jogo) Mahjong Titans (3D Mahjong jogo) e Purble Place (A pequena coleção de jogos, orientados para as crianças mais jovens Incluindo:. Um jogo de correspondência, um jogo de bolo-criador, e um vestir-se jogo).
  • Games Explorer: Uma nova pasta especial chamada "Jogos" expõe jogos de vídeo instalados e as informações a respeito deles. Estes metadados podem ser atualizadas a partir da Internet.
  • Windows Mobility Center é um painel de controle que centraliza a informação mais relevante relacionada à computação móvel (brilho, som, bateria de seleção de nível / esquema de poder, rede sem fio, a orientação da tela, configurações de apresentação, etc.).
  • Fax e Scan do Windows Permite que os computadores com modems de fax para enviar e receber documentos de fax, bem como digitalizar documentos. Ela não está disponível nas versões Home do Windows Vista, mas está disponível nas edições Business, Enterprise e Ultimate.
  • Espaço de Reunião do Windows substitui NetMeeting. Os usuários podem compartilhar aplicativos (ou toda a sua área de trabalho) com outros usuários na rede local ou através da Internet utilizando a tecnologia peer-to-peer (versões mais elevadas do que Starter e Home Basic pode tirar proveito dos recursos de hospedagem, kits e Home Basic edições são limitada de modo para "juntar-se" apenas)
  • Shadow Copy cria automaticamente cópias de segurança diárias de arquivos e pastas. Os usuários também podem criar "cópias de sombra", definindo um ponto de Proteção do Sistema usando a guia Proteção do Sistema no painel de controle do sistema. O usuário pode ser apresentado várias versões de um arquivo ao longo de uma história limitada e ser autorizados a restaurar, excluir ou copiar essas versões. Este recurso só está disponível nas edições Business, Enterprise e Ultimate do Windows Vista e é herdada Windows Server 2003.
  • Windows Update: As atualizações de software e segurança foram simplificados, agora operando exclusivamente através de um painel de controle, em vez de como um aplicação web. Filtro de spam do Windows Mail e definições do Windows Defender são atualizadas automaticamente através do Windows Update. Usuários que escolhem a configuração recomendada para Atualizações Automáticas terá os drivers mais recentes instalados e disponíveis quando adicionar um novo dispositivo.
  • Os controlos parentais: Permite aos administradores monitorar e restringir a atividade do usuário, bem como o controle que sites, programas e jogos de cada usuário padrão pode usar e instalar. Esta funcionalidade não está incluída nas edições Business ou Enterprise do Vista.
  • Windows SideShow: Permite que os monitores auxiliares em laptops mais recentes ou em suportados dispositivos Windows Mobile. Ele se destina a ser usado para exibir dispositivos de dispositivos enquanto o computador está ligado ou desligado.
  • O reconhecimento de voz está integrado no Vista. Ele apresenta uma interface de usuário redesenhada e comandos de comando e controle configuráveis. Ao contrário da versão Office 2003, que funciona somente no Office e WordPad, reconhecimento de voz no Windows Vista funciona para qualquer aplicativo acessível. Além disso, atualmente suporta várias línguas: inglês britânico e americano, espanhol, francês, alemão, chinês (tradicional e simplificado) e japonês.
  • Novo fontes, incluindo vários projetado para leitura de tela, e melhoradas Chinês (Yahei, JhengHei), japonês (Meiryo) e coreanos (Malgun) fontes. ClearType também foi aprimorada e ativado por padrão.
  • Controles de áudio melhoradas permitem que o volume ou o volume de dispositivos de áudio individuais e até mesmo aplicações individuais de todo o sistema a ser controlado separadamente. Novas funcionalidades de áudio, como Correção de quartos, Bass Management, e alto-falante Preencha virtualização Headphone também foram incorporados.
  • Relatórios de Problemas e Soluções, um recurso que permite aos usuários buscar por soluções para os problemas ou ver enviada anteriormente problemas para quaisquer soluções ou informações adicionais, se disponível.
  • Ferramenta de Avaliação de Sistema do Windows é uma ferramenta utilizada para o desempenho do sistema de referência. Software como jogos pode recuperar essa classificação e modificar seu próprio comportamento em tempo de execução para melhorar o desempenho. O teste de benchmark CPU , RAM, 2-D e 3-D aceleração de gráficos, memória gráfica e espaço no disco rígido.
  • Do Windows Ultimate Extras: A edição Ultimate do Windows Vista fornece, através do Windows Update, o acesso a alguns recursos adicionais. Estes são uma coleção de adicional Pacotes de idiomas MUI, Texas Hold 'Em (um jogo de Poker) e Microsoft Tinker (um jogo de estratégia onde o personagem é um robô), BitLocker e EFS aprimoramentos que permitem aos usuários fazer backup de sua criptografia chave em linha em um Locker Digital, e O Windows DreamScene, que permite o uso de vídeos em E MPEG WMV formata como o fundo desktop. Em 21 de abril de 2008, a Microsoft lançou mais dois Extras final; três novos sistemas de som do Windows e um pacote de conteúdo para Dreamscene. Vários pacotes de conteúdo DreamScene foram lançados desde a versão final do DreamScene foi lançado.
  • Monitor de Desempenho inclui várias ferramentas para o ajuste e sistema de monitoramento de desempenho e recursos atividades de CPU , discos, rede, memória e outros recursos. Ela mostra as operações em ficheiros, as conexões abertas, etc.
  • Gerenciamento de Disco: O Gerenciador de discos lógicos no Windows Vista suporta encolhimento e expansão volumes on-the-fly.
  • Windows Anytime Upgrade: é um programa que permite ao usuário atualizar seus computadores rodando o Vista para uma edição superior. Por exemplo, um computador com o Windows Vista Home Basic pode ser atualizado para Home Premium ou melhor. As vantagens da utilização Anytime Upgrade são de que seus programas e dados não são apagados, apenas instala os recursos extras da edição que você está atualizando para, eo preço é menor do que para atualizar para substituir a instalação do Windows com a edição você deseja atualizar para. Anytime Upgrade não está mais disponível para o Vista.

Núcleo

Vista inclui tecnologias como ReadyBoost e ReadyDrive, que empregam rápido memória flash (localizada na Drives flash USB e unidades de disco rígido híbrido) para melhorar o desempenho do sistema através do cache programas e dados comumente usados. Isto manifesta-se na melhoria da vida da bateria em notebooks, bem como, uma vez que um drive híbrido pode ser girado para baixo quando não estiver em uso. Outra nova tecnologia chamada SuperFetch utiliza técnicas de aprendizado de máquina para analisar padrões de uso para permitir que o Windows Vista para tomar decisões inteligentes sobre qual conteúdo deve estar presente na memória do sistema a qualquer momento. Ele usa quase toda a RAM extra como cache de disco. Em conjunto com o SuperFetch, um built-in automático Desfragmentador de Disco do Windows garante que essas aplicações estão estrategicamente posicionados no disco rígido, onde podem ser carregados na memória muito rapidamente com a menor quantidade de movimento físico de cabeças de leitura e gravação do disco rígido.

Como parte do novo design da arquitetura de redes, IPv6 foi totalmente incorporada no sistema operacional e uma série de melhorias de desempenho foram introduzidas, como Redimensionamento da janela TCP. As versões anteriores do software de terceiros a rede sem fio normalmente necessário o Windows funcione corretamente, mas este não é o caso com o Vista, que inclui suporte mais abrangente rede sem fio.

Para os gráficos, Vista introduz um novo O Windows Display Driver Model e uma grande revisão para Direct3D. O novo modelo de driver facilita a nova Desktop Window Manager, que fornece a rasgar-livre desktop e efeitos especiais que são os pilares do Windows Aero. Direct3D 10, desenvolvido em conjunto com fabricantes de placas de grandes gráficos, é uma nova arquitetura com mais avançado suporte shader, e permite que o unidade de processamento gráfico para renderizar cenas mais complexas sem a assistência do CPU. Ele apresenta melhor balanceamento de carga entre CPU e GPU e também otimiza a transferência de dados entre eles. WDDM também proporciona a reprodução de conteúdo de vídeo que rivaliza com dispositivos típicos de eletrônicos de consumo. Ele faz isso, tornando mais fácil para se conectar a monitores externos, fornecendo para reprodução de vídeo HD protegido e aumentar a qualidade geral de reprodução de vídeo. Pela primeira vez no Windows, unidade de processamento gráfico (GPU) multitarefa é possível, permitindo aos usuários executar mais de um aplicativo intensivo-GPU simultaneamente.

No núcleo do sistema operacional, muitas melhorias foram feitas para o gerenciador de memória, processo do programador e eu O programador /. A Heap Manager implementa recursos adicionais, como verificação de integridade, a fim de melhorar a robustez e se defender contra tampão de segurança estouro façanhas, embora isso vem com o preço de quebrar compatibilidade com algumas aplicações legadas. A Kernel Transaction Manager foi implementado que permite que aplicativos para trabalhar com o sistema de arquivos e Registro usando operações de transação atômica.

Relacionados à Segurança

Maior segurança foi um principal objetivo do projeto para o Vista. Microsoft de Iniciativa Trustworthy Computing, que visa melhorar a confiança do público em seus produtos, teve um efeito direto sobre o seu desenvolvimento. Este esforço resultou em uma série de novos recursos de segurança e de segurança.

User Account Control, ou UAC é talvez o mais importante e visível dessas alterações. UAC é uma tecnologia de segurança que torna possível para os usuários a utilizar seus computadores com menos privilégios por padrão, com vista a parar malware de fazer alterações não autorizadas ao sistema. Este foi muitas vezes difícil em versões anteriores do Windows, como as "limitadas" contas de usuário anteriores revelaram-se demasiado restritivas e incompatíveis com uma grande proporção de software de aplicação, e mesmo impedido algumas operações básicas como olhar para o calendário de bandeja de notificação. No Windows Vista, quando uma ação é executada que requer direitos administrativos (tais como instalação / desinstalação de software ou fazer alterações na configuração de todo o sistema), o usuário é solicitado primeiro para um nome de administrador e senha; nos casos em que o usuário já é um administrador, o usuário ainda é solicitado a confirmar a ação privilegiada pendente. O uso regular do computador, tais como os programas em execução, impressão, ou a navegar na Internet não aciona prompts UAC. Controle de Conta de Usuário pede credenciais em um modo Secure Desktop, no qual toda a tela fica esmaecida, e apenas a janela de autorização está ativo e em destaque. A intenção é parar um programa malicioso enganar o usuário, interferindo com a janela de autorização, bem como sugerir ao usuário a importância do prompt.

Testes por Symantec Corporation tem provado a eficácia da UAC. Symantec usado mais de 2.000 amostras de malware ativos, que consiste em backdoors, keyloggers, rootkits, malas diretas em massa, cavalos de tróia, spyware , adware, e várias outras amostras. Cada um foi executado em uma instalação do Windows Vista padrão dentro de uma conta de usuário padrão. UAC efetivamente bloqueado mais de 50 por cento de cada ameaça, excluindo rootkits. 5 por cento ou menos do malware que evitou UAC sobreviveu a uma reinicialização.

Internet Explorer 7 novos recursos de segurança e de segurança 's incluem um phishing filtro, IDN com capacidades anti-spoofing, e integração com os controles dos pais de todo o sistema. Para maior segurança, Os controles ActiveX são desabilitados por padrão. Além disso, o Internet Explorer funciona de modo protegido, que opera com permissões mais baixas do que o usuário e é executado isoladamente de outros aplicativos no sistema operacional, impedindo-o de acessar ou modificar qualquer coisa além do diretório de Arquivos de Internet Temporários. Produto anti-spyware da Microsoft, Windows Defender, foi incorporado ao Windows, oferecendo proteção contra malware e outras ameaças. Mudanças a várias definições de configuração do sistema (tais como novos aplicativos de inicialização automática) são bloqueadas, a menos que o usuário dá o seu consentimento.

Considerando que as versões anteriores do Windows suportados por arquivo usando criptografia Encrypting File System, as edições Enterprise e Ultimate do Vista incluem BitLocker Drive Encryption, que pode proteger todo volumes, nomeadamente o volume do sistema operacional. No entanto, o BitLocker requer aproximadamente uma partição de 1.5 gigabyte para ser permanentemente não criptografadas e para conter os arquivos de sistema para que o Windows para inicializar. Em circunstâncias normais, a única vez que esta partição é acessado é quando a inicialização do computador, ou quando há uma atualização do Windows que muda arquivos nesta área, o que é uma razão legítima para aceder a esta secção da unidade. A área pode ser um problema de segurança em potencial, porque um editor hexadecimal (como Dskprobe.exe), ou software malicioso executado com privilégios de administrador e / ou nível de kernel seria capaz de escrever a este "Partition Ghost" e permitir que um pedaço de mal-intencionado software para comprometer o sistema, ou desabilitar a criptografia. BitLocker pode trabalhar em conjunto com um Trusted Platform Module (TPM) criptoprocessador (versão 1.2) incorporado em um computador de placa-mãe, ou com uma chave USB. No entanto, como com outros tecnologias de criptografia completa de disco, o BitLocker é vulnerável a um ataque inicialização a frio, especialmente onde TPM é usado como um protetor de chave sem uma bota PIN sendo também necessária.

Uma variedade de outras técnicas de privilégio de restrição também são construídos em Vista. Um exemplo é o conceito de "níveis de integridade" em processos de utilizador, em que um processo com um nível de integridade inferior não pode interagir com os processos de um nível mais elevado de integridade e não podem ser executadas DLL-injecção a um processo de um nível mais elevado de integridade. As restrições de segurança Serviços do Windows são mais finos, para que os serviços (especialmente aqueles escutando a rede) não têm capacidade de interagir com partes do sistema operacional que eles não precisam. Técnicas de confusão, tais como Address Space Layout Randomization são usados para aumentar a quantidade de esforço necessário de malwares antes da infiltração bem sucedida de um sistema. Código de Integridade verifica se binários do sistema não foram adulterados por código malicioso.

Como parte do redesenho da pilha de rede, Firewall do Windows foi atualizado, com o novo suporte para filtrar o tráfego de entrada e de saída. Regras avançadas de filtragem de pacotes podem ser criados que podem conceder ou negar as comunicações para serviços específicos.

As versões do Vista de 64 bits exigem que todos os drivers de dispositivo ser assinado digitalmente, de modo que o criador do motorista pode ser identificado.

Gestão do sistema

Embora grande parte do foco de novos recursos do Vista destacou a nova interface de usuário, as tecnologias de segurança e melhorias para o sistema operacional principal, a Microsoft também adicionando novos recursos de implantação e manutenção:

  • O Windows Imaging Format (WIM) fornece a pedra angular do novo sistema de implantação e embalagem da Microsoft. Arquivos WIM, que contêm um Imagem HAL-independente do Windows Vista, pode ser mantido e corrigido sem ter que reconstruir novas imagens. Windows As imagens podem ser entregues através O Systems Management Server ou tecnologias de Business Desktop Deployment. Imagens podem ser personalizados e configurados com aplicações em seguida, implantados para computadores pessoais cliente corporativo usando pouco ou nenhum contato por um administrador do sistema. ImageX é a ferramenta Microsoft usado para criar e personalizar imagens.
  • Windows Deployment Services substitui Serviços de instalação remota para a implantação Vista e versões anteriores do Windows.
  • Cerca de 700 novos As configurações da Diretiva de Grupo foram adicionadas, cobrindo a maioria dos aspectos das novas funcionalidades no sistema operacional, ampliando assim como significativamente a capacidade de configuração de redes sem fio, dispositivos de armazenamento removíveis e experiência de desktop do usuário. Vista também introduziu um formato baseado em XML (ADMX) para exibir as definições de política baseadas no registo, tornando-o mais fácil de gerenciar redes que se estendem por localizações geográficas e línguas diferentes.
  • Services for UNIX, rebatizado como "subsistema para aplicativos baseados em UNIX", vem com as edições Enterprise e Ultimate do Vista. Network File System (NFS) de apoio ao cliente também está incluído.
  • Interface de utilizador Ao contrário de versões anteriores do Windows (multilingues que exigiam o carregamento de pacotes de idiomas para fornecer suporte em língua local), Windows Vista Ultimate e Enterprise suporta a habilidade de mudar dinamicamente linguagens baseadas na registados na preferência do usuário.
  • Apoio Projector Sem Fios

Revelador

O Windows Vista inclui um grande número de novas interfaces de programação de aplicativos. A principal delas é a inclusão de a versão 3.0 do .NET Framework, que consiste em um biblioteca de classe e Common Language Runtime e OS / 2 ambiente assim como seus antecessores NT. Versão 3.0 inclui quatro novos componentes principais:

  • Windows Presentation Foundation é uma usuário subsistema de interface e estrutura baseada gráficos vetoriais, que faz uso de 3D hardware de computação gráfica e Tecnologias Direct3D. Ele fornece a base para a criação de aplicativos e misturando UI do aplicativo, documentos e conteúdo de mídia. É o sucessor Windows Forms.
  • Windows Communication Foundation é um subsistema de mensagens orientada a serviços que permite que aplicativos e sistemas para interoperar localmente ou remotamente usando Serviços da Web.
  • Windows Workflow Foundation fornece automação de tarefas e operações integradas de utilização fluxos de trabalho. É a programação modelo, motor e ferramentas para a construção de aplicativos habilitados para fluxo de trabalho no Windows.
  • Windows CardSpace é um componente que armazena de forma segura as identidades digitais de uma pessoa, e fornece uma interface unificada para escolher a identidade para uma determinada operação, como fazer login em um site.

Estas tecnologias também estão disponíveis para Windows XP e Windows Server 2003 para facilitar a sua introdução e uso por desenvolvedores e usuários finais.

Há também novas APIs de desenvolvimento significativas no núcleo do sistema operacional, nomeadamente o áudio completamente re-projetado, networking, imprimir e interfaces de vídeo, grandes mudanças na infra-estrutura de segurança, melhorias para a implantação e instalação de aplicativos (" ClickOnce "e Windows Installer 4.0), modelo de desenvolvimento novo driver de dispositivo (" Fundação do Windows Driver "), NTFS Transacional, avanços API de computação móvel (gerenciamento de energia, Suporte PC Tablet Ink, SideShow) e as principais alterações de (ou substitutos completos de) muitos subsistemas essenciais, tais como Winlogon e CAPI.

Há algumas questões para desenvolvedores de software que usam alguns dos APIs gráficas em Vista. Jogos ou programas construído unicamente na versão Windows Vista exclusiva dos DirectX, versão 10, não pode trabalhar em versões anteriores do Windows, como DirectX 10 não está disponível para as versões anteriores do Windows. Além disso, os jogos que requerem as características de D3D9Ex, a implementação atualizada do DirectX 9 no Windows Vista também são incompatíveis com as versões anteriores do Windows. De acordo com um blog da Microsoft, existem três opções para implementação OpenGL no Vista. Um aplicativo pode usar a implementação padrão, o que se traduz OpenGL chama o API Direct3D e é congelado a OpenGL versão 1.4 ou um aplicativo pode usar um instalável Cliente Driver (ICD), que vem em dois sabores: legado e compatíveis com o Vista. A ICD legado desativa o Desktop Window Manager, um ICD compatíveis com o Vista tira proveito de uma nova API, e é totalmente compatível com o Desktop Window Manager. Pelo menos dois fornecedores principais, ATI e NVIDIA fornecida ICDs compatíveis com o Vista completos. No entanto, sobreposição de hardware não é suportado, porque ele é considerado como um recurso obsoleto em Vista. ATI e NVIDIA recomendo fortemente usando o desktop de composição / Framebuffer Objetos para mesma funcionalidade.

Instalação

Windows Vista é o primeiro sistema operacional da Microsoft que pode ser instalado somente em uma partição NTFS.

Ele também é o primeiro sistema operacional da Microsoft que fornece suporte para os condutores de carga para controladores SCSI / IDE / SATA / RAID de qualquer outra fonte que os disquetes antes de sua instalação.

Recursos removidos

Algumas funcionalidades e componentes notáveis ​​do Windows XP foram substituídos ou removido no Windows Vista, incluindo vários shell e Windows Explorer apresenta, recursos multimídia, rede funcionalidade relacionada, Windows Messenger, NTBackup, a rede de serviço do Windows Messenger, HyperTerminal, MSN Explorer, Active Desktop, ea substituição de O NetMeeting com o Windows Meeting Space. O Windows Vista também não inclui o "Windows XP Luna "é o tema visual, ou a maioria dos esquemas de cor clássicos que têm sido parte do Windows desde a época do Windows 3.x. O "perfis de hardware" recurso de inicialização também foi removido, juntamente com suporte para tecnologias de placas-mãe mais antigas, como o ônibus, EISA APM e porta Jogo apoio (embora na versão de 32-bit apoio porta de jogo pode ser ativada através da aplicação de um driver mais antigo). IP sobre FireWire (TCP / IP sobre IEEE 1394) foi removido também. O IPX / SPX protocolo também foi removido, embora ele pode ser ativado por um terceiro plug-in.

Edições

Windows Vista enviados em seis edições diferentes. Estes são divididos em dois mercados-alvo, consumidores e das empresas, com edições variadas para atender a sub-mercados específicos. Para os consumidores, há quatro edições, com três disponíveis para os países economicamente mais desenvolvidos. Windows Vista Starter Edition é voltado para computadores com alimentação de baixa com disponibilidade apenas em mercados emergentes. Windows Vista Home Basic é destinado a usuários de orçamento. Windows Vista Home Premium cobre a maioria do mercado consumidor, e contém aplicativos para criação e uso de multimídia. As edições em casa não pode participar de um domínio do Windows Server. Para as empresas, há três edições. Windows Vista Business é projetado especificamente para pequenas e médias empresas-, enquanto o Windows Vista Enterprise está disponível apenas para clientes que participam da Microsoft programa Software Assurance. Windows Vista Ultimate contém o completo conjunto de recursos, tanto do Home and Business (combinação de ambos Home Premium e da Empresa) edições, bem como um conjunto de Windows Ultimate Extras, e é destinado a entusiastas.

Todas as edições, exceto o Windows Vista Starter apoio tantode 32 bits (x86) e64 bits (x64) arquiteturas de processadores.

Na União Europeia , as versões Home Basic N e N Negócios também estão disponíveis. Estes vêm sem o Windows Media Player, devido às sanções da UE contra a Microsoft trouxe para violar as leis anti-trust. Sanções similares existem em Coreia do Sul .

Estilos visuais

Windows Vista tem quatro estilos visuais distintos.

Windows Aero
Premier estilo visual do Vista, o Windows Aero, é construído sobre um novo motor de composição desktop chamada Desktop Window Manager. Windows Aero apresenta suporte para efeitos de translucidez (vidro), miniaturas ao vivo, animações de janelas, e outros efeitos visuais (por exemplo Windows Flip 3D), e destina-se do grosso da população e vídeo high-end cartões. Para habilitar esses recursos, o conteúdo de todas as janelas abertas são armazenadas na memória de vídeo para facilitar o movimento livre de ruptura de janelas. Como tal, o Windows Aero tem requisitos de hardware significativamente mais elevados do que seus antecessores. O requisito mínimo é de 128 MB de memória gráfica, dependendo da resolução utilizada. Windows Aero (incluindo o Windows Flip 3D) não está incluído nas edições Starter e Home Basic.
Windows Vista Padrão
Este estilo é uma variação do Windows Aero, sem os efeitos de vidro, animações de janelas, e outros efeitos gráficos avançados, tais como o Windows Flip 3D. Como o Windows Aero, ele usa o Desktop Window Manager, e tem geralmente os mesmos requisitos de hardware de vídeo como o Windows Aero. Este estilo visual está incluído com a edição Home Basic somente como um substituto "barato" de estilo Windows Aero.
O Windows Vista Basic
Este estilo tem aspectos que são semelhantes aos "do Windows XP Luna "estilo visual com a adição de animações sutis, tais como aqueles encontrados em barras de progresso. Não empregar o Desktop Window Manager, como tal, não é uma característica de transparência ou translucidez, animação janela, o Windows Flip 3D ou qualquer uma das funções fornecidas pelo DWM. O modo Básico não requer o novo o Windows Display Driver Model (WDDM) para drivers de vídeo, e tem requisitos de placa de vídeo semelhante ao Windows XP. Para computadores com placas de vídeo que não são poderosos o suficiente para suportar o Windows Aero, este é o modo gráfico por omissão. Antes do Service Pack 1, uma máquina que falhou validação Windows Genuine Advantage também o padrão para este estilo visual.
Padrão do Windows
O estilo visual padrão do Windows (ou Windows Classic) é semelhante ao do Windows 2000 e do Microsoft Windows Server linha de sistemas operacionais. Ele não usa o Desktop Window Manager, e não requer um driver WDDM. Como nas versões anteriores do Windows, esse estilo visual suporta esquemas de cores, que são conjuntos de configurações de cor. O Windows Vista inclui seis esquemas de cores: quatro esquemas de cores com alto contraste e os esquemas de cores padrão do Windows 95 / Windows 98 (intitulada "Windows Classic") e Windows 2000 / Windows Me (intitulado "Windows Standard").

Os requisitos de hardware

Computadores capazes de executar o Windows Vista são classificados como Vista Capable e Vista Premium Ready . A Vista Capable PC ou equivalente é capaz de executar todas as edições do Windows Vista, embora algumas das características especiais e opções de high-end gráficos podem exigir hardware adicional ou mais avançado. A Vista Premium Ready PC podem tirar proveito dos recursos high-end do Vista.

As interfaces básicos e clássicos do Windows Vista funciona com praticamente qualquer hardware gráfico que suporte o Windows XP ou 2000; consequentemente, mais discussão em torno de requisitos gráficos do Vista centra-se em aqueles para a interface Windows Aero. A partir do Windows Vista Beta 2, a NVIDIA GeForce 6 série e mais tarde, o ATI Radeon 9500 e, mais tarde, da Intel GMA 950 e posteriores gráficos integrados, e um punhado de chipsets VIA e S3 Graphics chips separados são suportados. Embora originalmente suportado, o GeForce FX série 5 tem sido caiu de novos drivers da NVIDIA. O último driver da NVIDIA para apoiar a GeForce FX no Vista foi 96,85. A Microsoft oferece uma ferramenta chamada Windows Vista Upgrade Advisor para ajudar os usuários do Windows XP e Vista para determinar o que as versões do Windows sua máquina é capaz de correr. Embora a mídia de instalação incluído em embalagens de varejo é um 32-bit DVD, os clientes que necessitam de um CD-ROM ou clientes que desejam um 64-bit mídia de instalação é capaz de adquirir esta mídia através do programa Windows Vista uma mídia alternativa. A edição Ultimate inclui tanto a mídia de 32 bits e 64 bits. A versão digital baixado da Ultimate inclui apenas uma versão, ou de 32 bits ou de 64 bits, a partir do Windows Marketplace.

Requisitos de sistema do Windows Vista
Vista CapableVista Premium Ready
Processador 800 MHz 1 GHz
Memória 512 MB 1 GB
Placa de vídeo DirectX 9.0 capazDirectX 9.0 capaz eapoio 1.0 driver WDDM
Memória gráfica 64 MB 128 MB
Capacidade HDD40 GB80 GB
HDD espaço livre 15 GB
As unidades ópticas DVD-ROMunidade (Somente para instalar a partir de mídia de DVD-ROM)

Limites de memória física

Limites máximos de memória física (RAM) que o Windows Vista pode resolver variar dependendo do tanto a versão do Windows e entre as versões de 32 bits e 64 bits. A tabela a seguir especifica os limites máximos de memória física suportada:

Limites de memória física para versões do Windows Vista
Versão Limite no Windows de 32 bits Limite em 64 bits do Windows
Windows Vista Ultimate 4GB 128 GB
Windows Vista Enterprise
Windows Vista Business
Windows Vista Home Premium 16 GB
Windows Vista Home Basic 8GB
Windows Vista Starter 1 GB N / D

Limites de processadores

O número máximo total de processadores lógicos em um PC que suporta o Windows Vista é a seguinte: 32 para 32-bit; 64 para 64 bits.

O número máximo de processadores físicos em um PC que suporta o Windows Vista é a seguinte: 2 para Business, Enterprise e Ultimate, e 1 para iniciantes, Home Basic e Home Premium.

Os Service Packs

Ocasionalmente, a Microsoft lançaservice packs para seus sistemas operacionais do Windows para corrigir bugs e adicionar novos recursos.

Service Pack 1

Windows Vista Service Pack 1 (SP1) foi lançado em 4 de fevereiro de 2008, junto com o Windows Server 2008 para parceiros OEM, depois de um período de testes beta de cinco meses. A implantação inicial do service pack causou um número de máquinas para reiniciar continuamente, tornando as máquinas inutilizável. Isso causou Microsoft para suspender temporariamente a implantação automática do service pack até que o problema foi resolvido. A data de lançamento sincronizado dos dois sistemas operacionais refletiu a fusão da estação de trabalho eo servidor kernels de volta em uma única base de código pela primeira vez desde o Windows 2000 . assinantes MSDN foram capazes de baixar o SP1 em 15 de fevereiro de 2008. SP1 tornou-se disponível para atual Usuários do Windows Vista no Windows Update e no Download Centre em 18 de março de 2008. Inicialmente, o service pack suportado apenas cinco línguas - Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Japonês. Suporte para os restantes 31 línguas foi lançado em 14 de abril, 2008.

Um whitepaper publicado pela Microsoft, perto do fim de agosto 2007 delineou o escopo e intenção do service pack, identificando três principais áreas de melhoria: confiabilidade e desempenho, experiência de administração e apoio a mais recente hardware e padrões.

Uma área de particular interesse é o desempenho. Áreas de melhoria incluem operações de cópia de arquivos, hibernação, fazer logoff em computadores associados a um domínio, analisar JavaScript no Internet Explorer, navegação na rede de compartilhamento de arquivos, o Windows Explorer manipulação de arquivos ZIP, e do Windows Desfragmentador de disco. A capacidade de escolher unidades individuais para desfragmentar está a ser reintroduzida também.

Service Pack 1 introduziu suporte para alguns novos padrões de hardware e software, nomeadamente osistema de arquivos exFAT,802.11n rede sem fio, IPv6 emconexões VPN, eoSecure Socket Tunneling Protocol.

Arrancar um sistema usando Extensible Firmware Interface em sistemas x64 também foi introduzida; esse recurso tinha sido originalmente previsto para o lançamento inicial do Vista, mas foi adiada devido a uma falta de hardware compatível no momento. Iniciar a partir de um disco rígido com base em tabela de partição GUID maior que 2,19 TB é suportado (somente x64).

Duas áreas têm visto mudanças no SP1 que vieram como resultado de preocupações de fornecedores de software. Uma delas é a busca no desktop; os usuários serão capazes de alterar o padrão programa de busca de desktop para um fornecido por um terceiro, em vez do programa de pesquisa de desktop Microsoft que vem com o Windows Vista, e programas de pesquisa no desktop será capaz de amarrar sem problemas em seus serviços para o sistema operacional. Estas alterações vêm em parte devido a queixas de Google , cujo Google Desktop Search pedido foi dificultado pela presença de busca no desktop built-in do Vista. Em junho de 2007, o Google afirmou que as mudanças que estão sendo introduzidas para SP1 "são um passo na direção certa, mas deve ser melhorado ainda mais para dar aos consumidores maior acesso a provedores alternativos de busca de desktop". A outra área de nota é um conjunto de novas segurança APIs sendo introduzidas para o benefício de software antivírus que atualmente conta com a prática sem suporte de remendar o kernel ( veja Kernel Patch Protection ).

Uma atualização para DirectX 10, chamado DirectX 10.1, marcada obrigatórios vários recursos que antes eram opcionais em Direct3D 10 hardware. As placas gráficas serão obrigados a suportar DirectX 10.1. SP1 inclui um kernel (6.001,18 mil) que corresponde à versão fornecida com o Windows Server 2008.

O Group Policy Management Console (GPMC) foi substituído pelo Editor de GPO. Uma versão para download atualizada do Group Policy Management Console foi lançado logo após o service pack.

SP1 permite o suporte para hotpatching, uma tecnologia de serviço de redução de reinicialização projetado para maximizar o tempo de atividade. Ele funciona permitindo que os componentes do Windows sejam atualizados (ou "patch"), enquanto eles ainda estão em uso por um processo em execução. Pacotes de atualização habilitado para hotpatch são instalados através dos mesmos métodos dos pacotes de atualizações tradicionais e não dispararão uma reinicialização do sistema.

Service Pack 2

Service Pack 2 para o Windows Vista foi liberado para fabricação em 28 de abril de 2009, e lançou a Microsoft Download Center e Windows Update em 26 de maio de 2009. Além de um número de segurança e outras correções, foram adicionados uma série de novas funcionalidades . No entanto, não incluem Internet Explorer 8: Windows Vista Service Pack 2 é construir 6002.18005.090410-1830.

  • Windows Search 4.0 (atualmente disponível para sistemas SP1 como uma atualização autônoma)
  • Feature Pack para sem fio adiciona suporte paraBluetooth 2.1
  • O Windows Feature Pack for Storage permite que os dados de gravação emmídia Blu-ray
  • Windows Connect Now (WCN) para simplificarWi-Ficonfiguração
  • Melhor suporte para retomar com conexões Wi-Fi ativos
  • Melhor suporte para unidades eSATA
  • O limite de 10 meia aberto, conexões TCP de saída introduzido no Windows XP SP2 foi removido
  • Permite que oexFATsistema de arquivos para apoiarmarcas de tempo UTC, que permite a sincronização de arquivo correto em fusos horários
  • Suporte para ICCD / CCIDcartões inteligentes
  • Suporte para VIA CPUs de 64 bits
  • Melhor desempenho e capacidade de resposta com os feeds RSS da barra lateral
  • Melhora o desempenho de áudio e vídeo para streaming de conteúdo de alta definição
  • Melhora oWindows Media Center (WMC) na proteção de conteúdo para TV
  • Fornece uma política de gestão de energia melhorada que é até 10% mais eficiente do que o original, em algumas configurações

Windows Vista e Windows Server 2008 compartilham um único binário service pack, refletindo o fato de que as suas bases de código se juntaram com o lançamento do Server 2008. Service Pack 2 não é uma atualização cumulativa que significa que Service Pack 1 deve ser instalado primeiro.

Plataforma Atualização

A atualização de plataforma para Windows Vista foi lançado em 27 de outubro de 2009. Ele inclui novas e importantes componentes enviados com o Windows 7 , bem como as bibliotecas de tempo de execução atualizados. Ele requer o Service Pack 2 do Windows Vista ou Windows Server 2008 e está listada no Windows Update como um Recomendado download.

A atualização de plataforma permite que os desenvolvedores de aplicativos para direcionar Windows Vista e Windows 7. Ele consiste nos seguintes componentes:

  • Gráficos do Windowsruntime: Direct2D, DirectWrite, Direct3D 11,DXGI 1.1, eWARP;
  • Atualizações para Windows Imaging Component;
  • Atualizações para XPS Imprimir API, API XPS Document e XPS Rasterization Serviço;
  • API de automação do Windows(atualizações paraMSAA eUI Automation);
  • Windows Platform dispositivos portáteis ; (Adiciona suporte para MTP através de Bluetooth e de dispositivos MTP Services)
  • Windows API Fita;
  • Do Gerenciador de animaçãoda biblioteca.

Algumas atualizações estão disponíveis como versões separadas para o Windows XP e Windows Vista:

  • Windows Management Framework:O Windows PowerShell 2.0,Windows Remote Gestão2.0,BITS 4.0
  • Remote Desktop Connection 7.0 cliente (RDP7)

Apesar de extensa, a atualização de plataforma não traz Windows Vista para o nível de recursos e desempenho oferecidos pelo Windows 7. Por exemplo, apesar de Direct3D 11 runtime será capaz de rodar em hardware de classe D3D9 e usando drivers WDDM "níveis de recursos "em primeiro lugar introduzido em Direct3D 10.1, Desktop Window Manager não foi atualizada para usar Direct3D 10.1.

Em julho de 2011, a Microsoft lançou plataforma atualização suplemento para o Windows Vista e Windows Server 2008, que contém várias correções de bugs e melhorias de desempenho.

Campanha de Marketing

O Mojave Experiment

Em julho de 2008, a Microsoft introduziu uma campanha publicitária baseada na web chamada de "Mojave Experiment", que retrata um grupo de pessoas que são convidados a avaliar o sistema operacional mais recente da Microsoft, chamando-o Windows 'Mojave'. Os participantes são convidados pela primeira vez sobre o Vista, se eles usaram isto, e sua satisfação geral com o Vista em uma escala de 1 a 10. Em seguida, são apresentados uma demonstração de algumas das características do novo sistema operacional, e pediu sua opinião e satisfação com ele na mesma escala de 1 a 10. Depois entrevistados taxa "Mojave", eles são, então, disse que foram realmente mostrado uma demonstração do Windows Vista. O objetivo era testar "Uma teoria:. Se as pessoas pudessem ver o Windows Vista em primeira mão, que gostaria que" Segundo a Microsoft, a amostra inicial dos entrevistados avaliaram Vista uma média de 4,4 dos 10, e Mojave recebeu uma média de 8,5, sem entrevistados que deram notas de Mojave mais baixos do que originalmente classificado Windows Vista antes da demonstração. A "experiência" tem sido criticado por seleção deliberada de declarações positivas e não abordar todos os aspectos do Vista.

Recepção

A Gartner relatório de pesquisa previu que a aprovação do negócio Vista em 2008 vai ultrapassar a do XP durante o mesmo período de tempo (21,3% vs. 16,9%), enquanto a IDC havia indicado que o lançamento do Windows Server 2008 serviu como um catalisador para as taxas de adoção mais fortes. A partir de janeiro de 2009, Forrester Research indicou que quase um terço das empresas europeias e norte-americana tinha começado a implantação Vista. Em uma coletiva de maio de 2009, um vice-presidente da Microsoft disse que "Adoção e implantação do Windows Vista tem sido um pouco à frente de onde tínhamos sido com o XP" para grandes empresas.

Em seu primeiro ano de disponibilidade, PC World classificou como a maior decepção de tecnologia de 2007, e foi classificado pela InfoWorld como No. 2 da Tech de todos os tempos 25 flops. A internet-uso quota de mercado para o Windows Vista depois de dois anos de disponibilidade, em janeiro de 2009, foi 20,61%. Este valor combinado com Usuários da Internet Mundial e Estatísticas da População produziu uma base de usuários de cerca de 330 milhões, que superou as expectativas pós lançamento da Microsoft de dois anos por 130 milhões. A base de usuários de internet atingiu antes do lançamento do seu sucessor (Windows 7) foi de aproximadamente 400 milhões de acordo com as mesmas fontes estatísticas.

Dentro de seu primeiro mês, 20 milhões de cópias do Vista foram vendidas, o dobro da quantidade de vendas do Windows XP no seu primeiro mês em outubro de 2001, cinco anos antes. Pouco depois de no entanto, devido a taxas de adoção do Vista relativamente baixos e demanda contínua para o Windows XP, a Microsoft decidiu vender o Windows XP até 30 de junho de 2008, em vez da data anteriormente prevista de 31 de janeiro de 2008. Houve relatos de usuários do Vista "downgrading "seus sistemas operacionais, bem como os casos de empresas que planejam pular o Vista. Um estudo realizado pela ChangeWave março 2008 mostrou que o percentual de usuários corporativos que estavam "muito satisfeitos" com o Vista foi drasticamente menor do que outros sistemas operacionais, com o Vista em 8%, em comparação com os 40% que disseram que estavam "muito satisfeitos" com o Windows XP.

Em meio às críticas negativas e recepção, houve também comentários positivos de Vista, mais notadamente entre os jogadores de PC e as vantagens trazidas com DirectX 10, o que permitiu melhor desempenho de jogos e gráficos mais realistas, bem como suporte para vários novos recursos provocada em novas placas de vídeo e GPUs. No entanto, muitos DirectX 9 jogos inicialmente mostrou uma queda na taxa de quadros em relação à vivida no Windows XP. Embora em meados de 2008, benchmarks sugerem que Vista SP1 foi a par com (ou melhor que) Windows XP em termos de desempenho do jogo. Em torno do lançamento do Windows 7 em outubro de 2009, uma pesquisa realizada pela Valve Corporation indicou que 40,41% dos jogadores estavam correndo DirectX 10 sistemas. A pesquisa também indicou que o DirectX 10 foi suportado em 83,21% do DirectX10 capaz OSs (Windows Vista, Windows 7 e Windows 7 beta representou 48,56% do inquérito) e que 42,27% destes eram OSs de 64 bits.

Crítica

Windows Vista tem recebido uma série de avaliações negativas. Crítica alvos incluem o tempo prolongado de desenvolvimento (5-6 anos), termos de licenciamento mais restritivas, a inclusão de uma série de tecnologias destinadas a restringir a cópia de mídia digital protegidos, ea usabilidade da nova tecnologia de segurança User Account Control. Além disso, algumas preocupações foram levantadas sobre muitos PCs que cumpram os requisitos de hardware "Vista Premium Ready" e preço do Vista.

Os requisitos de hardware

Enquanto a Microsoft afirmou que "quase todos os PCs no mercado hoje irá executar o Windows Vista", os requisitos mais elevados de algumas das características "premium", tais como a interface Aero, ter tido um impacto em muitos upgraders. De acordo com o jornal britânico The Times em maio de 2006 o conjunto completo de características "estaria disponível para menos de 5 por cento do mercado de PCs da Grã-Bretanha"; no entanto, esta previsão foi feita vários meses antes do Vista foi lançado. Esta contínua falta de clareza levou a uma ação de classe contra a Microsoft como as pessoas encontraram-se com novos computadores que foram incapazes de usar o novo software para o seu pleno potencial, apesar da garantia de "Vista Capable" designações. O processo judicial tem feito comunicações internas da Microsoft públicos que indicam que os altos executivos também têm tido dificuldade com esta questão. Por exemplo, Mike Nash (Vice-Presidente Corporativo, o Windows Product Management) comentou: "Agora tenho uma máquina de $ 2,100 e-mail", porque a falta de seu laptop de um chip gráfico adequadas para mancando Vista.

Licenciamento

A crítica de atualização de licenças relativas ao Windows Vista Starter através Home Premium foi expressa por do Ars Technica Ken Fisher, que observou que o novo requisito de ter um sistema operacional já instalado antes ia causar irritação para os usuários que reinstalar o Windows em uma base regular. Foi revelado que uma cópia de atualização do Windows Vista pode ser instalado limpa sem antes instalar uma versão anterior do Windows. Na primeira instalação, o Windows irá recusar-se a ativar. O usuário deve então reinstalar essa mesma cópia do Vista. Vista irá então ativar a reinstalação, permitindo assim que um usuário para instalar uma atualização do Windows Vista sem possuir um sistema operacional anterior. Tal como acontece com o Windows XP, regras separadas ainda se aplicam a versões OEM do Vista instalado em novos PCs: Microsoft afirma que essas versões não são legalmente transferíveis (embora se este está em conflito com o direito de venda ainda não foi claramente decidido legalmente).

Custo

Inicialmente, o custo do Windows Vista também foi uma fonte de preocupação e comentários. A maioria dos usuários em uma pesquisa disse que os preços das várias edições do Windows Vista postados no site da Microsoft Canadá em agosto de 2006 tornam o produto muito caro. A reportagem da BBC News no dia do lançamento do Vista sugeriu que, "pode ​​haver uma reação dos consumidores sobre os seus planos-com preços o custo de versões do Vista em os EUA cerca de metade do preço das versões equivalentes no Reino Unido." Desde o lançamento do Vista, em 2006, a Microsoft reduziu o varejo, e atualizar ponto preço do Vista. Originalmente, Vista Ultimate foi ao preço de US $ 399, e Vista Home Premium em 239 dólares. Estes preços já foram reduzidos para US $ 319 e $ 199 respectivamente.

Gerenciamento de direitos digitais

Windows Vista suporta formas adicionais de restrições digitais de gerenciamento de direitos. Um aspecto disso é o Caminho vídeo protegido, que é projetado para que "conteúdo premium" de HD DVD ou Blu-ray Discs pode determinar que as conexões entre os componentes do PC ser criptografados. Dependendo do que as exigências de conteúdo, os dispositivos podem não passar conteúdo pago através saídas não-criptografadas, ou eles devem degradar artificialmente a qualidade do sinal em tais saídas ou não exibi-lo em tudo. Drivers para tal hardware devem ser aprovados pela Microsoft; um mecanismo de revogação também está incluído, que permite Microsoft para desativar os drivers de dispositivos em PCs de usuários finais através da Internet. Peter Gutmann, pesquisador de segurança e autor do código aberto biblioteca cryptlib, afirma que esses mecanismos de violar os direitos fundamentais do usuário (por exemplo como fair use), aumentar desnecessariamente o custo de hardware, e tornar os sistemas menos confiável (o "bit tilt" sendo uma preocupação particular; se acionados, todo o subsistema gráfico realiza um reset) e vulnerável a ataques de negação de serviço. No entanto, apesar de vários pedidos de provas que sustentam tais afirmações Peter Gutmann nunca apoiou suas alegações com qualquer evidência pesquisada. Os defensores afirmam que a Microsoft não tinha escolha a não ser seguir as exigências dos estúdios de cinema, e que a tecnologia não vai ser realmente ativada até depois de 2010; Microsoft também observou que os mecanismos de proteção de conteúdo ter existido no Windows já em Windows Me, e que as novas proteções não serão aplicadas a qualquer conteúdo existente (apenas o conteúdo futuro).

A partir de 2012, bem mais de cinco anos após o lançamento do Vista, essa crítica tornou-se discutível. Enquanto alguns programas de vídeo HD implementou controles 3rd party restringindo vídeo analógico para fora, o vídeo protegido Caminho do Windows nativa nunca foi ativado, e este "problema" não tem impactado um único usuário. O consórcio HD-DVD dissolvida de forma que nenhum futuro permitindo disponível no formato. Nenhum estúdio emitiu qualquer comunicado afirmando planos para ativar o recurso em Blu-ray a partir de 2012.

Controle de Conta de Usuário

Embora o Controle de Conta de Usuário (UAC) é uma parte importante da infra-estrutura de segurança do Vista, uma vez que bloqueia software de silenciosamente ganhando privilégios de administrador sem o conhecimento do usuário, ele tem sido amplamente criticada por gerar muitos prompts. Isso levou muitos usuários Vista UAC para considerá-lo chato e cansativo, com alguma consequentemente, quer transformar o recurso fora ou colocá-lo no modo de auto-aprovação. Em resposta a esta crítica, a Microsoft alterou a implementação para reduzir o número de solicitações com SP1. Embora as modificações resultaram em alguma melhoria, não aliviou completamente os problemas.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Windows_Vista&oldid=543430640 "