Conteúdo verificado

Windows XP

Assuntos Relacionados: Software

Informações de fundo

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Windows XP
Parte do Microsoft Windows família
Logotipo do Microsoft Windows XP e wordmark.svg
Windows XP SP3.png
Captura de tela do Windows XP
Revelador
Microsoft Corporation
Site microsoft.com/windows-xp
Lançamentos
Lançamento inicial 25 de outubro de 2001 (2001-outubro-25) [ info]
Versão estável 5.1 (Build 2600: Service Pack 3) (21 de abril de 2008 (2008-04-21)) [ info]
Fonte modelo Código fechado, Fonte compartilhada
Licença Proprietário software comercial
Tipo de Kernel Híbrido
Método de atualização Windows Update
O Windows Update Services (WSUS)
Sistema Center Configuration Manager (SCCM)
O suporte a plataformas IA-32, x86-64 e Itanium
Precedido por Janelas 2 mil (duas mil)
Windows ME (2000)
Sucedido por Windows Vista (2007)
Status de suporte
Suporte Mainstream Findo em 14 de abril de 2009
O suporte estendido Suporte prorrogado até 08 de abril de 2014 para o Windows XP com Service Pack 3 e Windows XP x64 Edition com Service Pack 2
Apoio Downgrade Disponível até o final do Windows 7 ciclo de vida
Outras leituras
  • Desenvolvimento do Windows XP
  • Recursos novos para o Windows XP
  • Edições do Windows XP
  • A crítica do Windows XP
  • Lista de características removido no Windows XP

Windows XP é uma sistema operacional produzido pela Microsoft para uso em computadores pessoais , incluindo a casa e negócios desktops, laptops e centros de mídia. Primeiramente lançado para fabricantes de computadores em 24 de agosto de 2001, é o segundo mais popular versão do do Windows , com base na base de usuários instalada. O nome "XP" é a abreviação de "experiência", destacando o reforço da experiência do usuário.

Windows XP, o sucessor do Windows 2000 e Windows ME, foi o primeiro sistema operacional orientada para o consumidor produzido pela Microsoft para ser construído sobre o kernel do Windows NT . Windows XP foi lançado mundialmente para venda a retalho, em 25 de outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em janeiro de 2006. Ele foi sucedido pelo Windows Vista em janeiro de 2007. Direta Vendas OEM e varejo do Windows XP cessou em 30 de junho de 2008. A Microsoft continuou a vender o Windows XP através de seus construtores de sistema de programa (OEMs menores que vendem computadores montados) até 31 de janeiro de 2009. Em 10 de abril de 2012, a Microsoft reafirmou que suporte estendido para o Windows XP e Office 2003 terminaria em 08 de abril de 2014 e sugeriu que os administradores começam a preparar para migrar para um sistema operacional mais recente.

O Versões do Windows, que são programados em NT baseada em C , C ++ , e conjunto, são conhecidos pela sua eficiência e estabilidade melhorada sobre o Versões 9x do Microsoft Windows . Windows XP apresentou um redesenhado significativamente interface gráfica do usuário, uma mudança Microsoft promovido como mais amigável do que as versões anteriores do Windows. Numa tentativa de melhorar ainda mais o " DLL hell "que assolou as versões anteriores do Windows, melhorou side-by-side tecnologia de montagem em Windows XP permite a instalação lado-a-lado, o registo e manutenção de várias versões de componentes de software globalmente compartilhados em isolamento total. É também a primeira versão do Windows para usar a ativação do produto para o combate cópia ilegal.

Durante o desenvolvimento do Windows XP, o projeto recebeu o codinome "Whistler", depois Whistler, British Columbia, como muitos funcionários da Microsoft esquiou na Whistler-Blackcomb resort de esqui.

Conforme dados de análise da web gerado por Net Applications, o Windows XP foi o sistema operacional mais usado até agosto de 2012, quando o Windows 7 ultrapassou-o. A partir de fevereiro de 2013, a quota de mercado do Windows XP está em 38,99%, tendo diminuído quase todos os meses desde pelo menos novembro de 2007, o primeiro mês para o qual existem estatísticas publicamente disponíveis a partir Net Applications. De acordo com análise da web de dados gerado por W3Schools, de setembro de 2003 a julho de 2011, o Windows XP foi o sistema operacional mais usado para acessar o site da w3schools, que alegam ser consistentes com as estatísticas de outros sites. A partir de fevereiro de 2013, a quota de mercado do Windows XP está em 19,1%, depois de ter culminado em 76,1% em janeiro de 2007.

Interface de usuário

Temas do Windows XP
Windows XP Luna.pngWindows XP Classic.png
Padrão Blue (Luna) Clássico do Windows
Windows XP Royale.pngRoyaleXP2.PNG
XP Media Center O design novo menu iniciar no "Royale" é o tema
Windows XP task grouping (Luna).png
O recurso de "tarefa de agrupamento", introduzido no Windows XP que mostra ambos os itens agrupados e individuais

Windows XP contou com uma nova interface gráfica baseada em tarefas (Graphical User Interface). O Menu Iniciar e barra de tarefas foram actualizados e muitos efeitos visuais foram adicionados, incluindo:

  • Um retângulo de seleção translúcido em azul Windows Explorer
  • Sombras para rótulos de ícones na área de trabalho
  • Barras laterais em Windows Explorer Task-based ("Tarefas comuns")
  • A capacidade de agrupar os botões da barra de tarefas das janelas de um aplicativo em um botão, com um menu de contexto listando os títulos de janela
  • A capacidade de bloquear a barra de tarefas para evitar alterações acidentais (Windows 2000 com Internet Explorer 6 instalado tinha a capacidade de bloquear o Windows Explorer e Internet Explorer barras de ferramentas, mas não a barra de tarefas)
  • O destaque de programas adicionados recentemente no menu Iniciar
  • Sombras sob menus (Windows 2000 teve sombras sob ponteiros de mouse, mas não menus)

Windows XP analisa o impacto dos efeitos visuais desempenho e usa isso para determinar se a permitir-lhes, de modo a evitar a nova funcionalidade em cima do consumo excessivo de processamento adicional. Os usuários podem personalizar ainda mais essas configurações. Alguns efeitos, tais como composição alfa (transparência e fading), são tratados exclusivamente por muitas placas de vídeo mais recentes. No entanto, se a placa de vídeo não é capaz de hardware alfa blending, o desempenho pode ser substancialmente degradada, ea Microsoft recomenda o recurso deve ser desligado manualmente. Windows XP adicionou a capacidade para o Windows usar "Visual Styles" para alterar a aparência da interface do usuário. No entanto, estilos visuais devem ser criptograficamente assinado pela Microsoft para ser executado. Luna é o nome do novo estilo visual que é fornecido com o Windows XP, e é ativado por padrão para máquinas com mais de 64 MiB de RAM. Luna se refere apenas a um estilo visual particular, não a todos os novos recursos de interface de usuário do Windows XP como um todo. Alguns usuários "patch" o arquivo uxtheme.dll que restringe a capacidade de usar estilos visuais, criados pelo público em geral ou o usuário, no Windows XP.

Para além dos incluídos temas do Windows XP, há um tema inédito com uma barra de tarefas azul e janelas escuras barras semelhante ao Windows Vista intitulado " Royale Noir "disponível como transferência não oficial. A Microsoft lançou oficialmente uma versão modificada deste tema como o" Zune "é o tema, para celebrar o lançamento do seu leitor multimédia portátil Zune em novembro de 2006. As diferenças são apenas visual com um novo visual vítreo juntamente com uma barra de tarefas preto em vez de botão azul e um início de laranja escuro em vez de verde. Além disso, a mídia Centre " Royale tema ", que foi incluído nas edições Media Centre, também está disponível para download para uso em todas as edições do Windows XP.

O papel de parede padrão, Bliss, é uma foto de uma paisagem na Napa Valley fora Napa, Califórnia, com colinas verdes e um céu azul com stratocumulus e cirros.

A interface "clássica" do Windows 9x e 2000 pode ser usado em vez, se preferir. Existem vários utilitários de terceiros que fornecem centenas de diferentes estilos visuais.

Recursos novos e atualizados

O Windows XP introduziu vários novos recursos para a linha do Windows, incluindo:

  • GDI + subsistema gráfico e uma melhor gestão de imagem e visualização no shell
  • DirectX 8.1 atualizável para DirectX 9.0c
  • Menu Iniciar e Melhorias da barra de tarefas
  • Uma série de novas funcionalidades em Windows Explorer, incluindo painéis de tarefas, azulejos e vistas filmstrip, melhorou classificação e agrupamento, buscando por categorias de documentos, infotips customizáveis, built-in de gravação de CD, AutoPlay, partilha de ficheiros simples e WebDAV mini-redirecionador.
  • Recursos de imagem melhorados, tais como o Windows Picture e Fax Viewer, um melhor processamento de imagem e caching de miniaturas no Explorer
  • Uma série de melhorias do kernel e melhorias de gerenciamento de energia
  • Mais rápido start-up, (devido à melhoria Funções de pré-busca) logon, logoff, sequências de hibernação e lançamento de aplicações.
  • A capacidade de descartar um mais recente driver de dispositivo em favor da anterior (conhecido como reversão do driver) deve um motorista não atualizar produzir resultados desejáveis.
  • Inúmeras melhorias para aumentar a confiabilidade do sistema, tais como uma melhor Restauração do sistema, Recuperação automática do sistema, Relatório de Erros do Windows e confiabilidade motorista.
  • Uma nova interface de fácil utilização, sem dúvida, muito mais, incluindo o quadro para o desenvolvimento temas para o ambiente de trabalho e ícones mais ricos, com transparência alfa
  • Melhorias de suporte de hardware, tais como USB 2.0, FireWire 800, Windows Image Acquisition, Media Transfer Protocol, DualView para multi-monitores e melhorias de áudio.
  • Troca rápida de usuário, que permite que os usuários salvem os aplicativos abertos estaduais e atuais de sua área de trabalho e permite que outro usuário faça logon sem perder essa informação
  • O ClearType mecanismo de renderização de fontes, que é projetado para melhorar a legibilidade do texto em monitores de cristal líquido (LCD) e monitores similares, especialmente laptops.
  • Assistência Remota e Características Área de Trabalho Remota, que permitem aos usuários se conectar a um computador com o Windows XP a partir do outro lado da rede ou da Internet e acessem seus aplicativos, arquivos, impressoras e dispositivos ou pedido de ajuda.
  • Novos recursos de redes, incluindo Firewall do Windows, Integração Internet Connection Sharing com UPnP, APIs de passagem de NAT, qualidade de serviços, IPv6 e Teredo tunelamento, Background Intelligent Transfer Service, recursos de fax estendidos, ponte de rede, peer to peer networking, suporte para mais Modems DSL, IEEE 802.11 ( Wi-Fi ) com conexões configuração automática e de roaming, TAPI 3.1, Bluetooth e rede sobre FireWire.
  • Novos recursos de segurança, como diretivas de restrição de software, o Gerenciador de Credenciais, Encrypting File System melhorias, serviços melhorados, certificado de smart card e Suporte PKI. Windows XP SP2 introduziu Prevenção de Execução de Dados, Centro de Segurança do Windows e do Gerenciador de Anexos.
  • Side-by-side e assembléias registration-livre COM
  • Melhorados recursos de mídia no Windows Media Format Runtime, Windows Media Player, Movie Maker, TV / captura e reprodução de vídeo tecnologias Windows, Windows Media Encoder e introdução de Windows Media Center
  • Melhorias gerais para o apoio internacional, como a mais localidades, idiomas e scripts, Suporte MUI nos serviços de terminal, melhorou IMEs e suporte ao idioma nacional, Serviços de texto Framework
  • O reconhecimento de escrita, reconhecimento de voz e suporte tinta digital acessível através do Tablet PC Input Panel (TIP) em Windows XP Tablet PC Edition
  • Inúmeras melhorias nas ferramentas de administração do sistema, tais como Windows Installer, Windows Script Host, Desfragmentador de disco, Windows Task Manager, Diretiva de Grupo, CHKDSK, NTBackup, Microsoft Management Console, Shadow Copy, Editor do Registro, Sysprep e WMI
  • Melhorado compatibilidade de aplicativos e calços em comparação com o Windows 2000
  • Acessórios e jogos atualizados.
  • Melhorias nos recursos do IntelliMirror, tais como Arquivos Offline, Perfis de usuário móvel e O redirecionamento de pasta.

Usuários em escolas britânicas observaram a maior facilidade de utilização e capacidades avançadas - comparando o primeiro para RISC OS e Mac OS, eo último para Unix .

Recursos removidos

Alguns dos programas e recursos que eram parte das versões anteriores do Windows não fazê-lo para o Windows XP. CD Player, DVD Player e Imaging para Windows são removidos como Windows Picture e Fax Viewer, Windows Media Player e O Windows shell takeover suas funções. NetBEUI e NetDDE são obsoleto e não são instalados por padrão. DLC e Protocolos de rede AppleTalk são removidos. Dispositivos de comunicação-and-play-incompatíveis Plug (como modems e placas de interface de rede) não são mais suportados.

Service Pack 2 e Service Pack 3 também remover recursos do Windows XP, mas a uma medida menos perceptível. Por exemplo, Program Manager e suporte para TCP conexões semi-abertas são removidos no Service Pack 2. Logótipo Energy Star e da barra de endereços em barra de tarefas são removidos no Service Pack 3.

Edições

Diagrama que representa as principais edições do Windows XP. Ele baseia-se na categoria de edição (cinzento) e base de código (seta preta).

Os dois principais edições são o Windows XP Home Edition, projetado para usuários domésticos, e Windows XP Professional, concebido para negócios e Usuários avançados. XP Professional contém recursos avançados que o usuário doméstico médio não usaria. No entanto, esses recursos não estão necessariamente faltando XP Home. Eles são simplesmente desativados, mas estão lá e podem se tornar funcional. Estes lançamentos foram disponibilizados em lojas de varejo que vendem software de computador, e foram pré-instalado em computadores vendidos pelos principais fabricantes de computadores. A terceira edição, chamado Windows XP Media Center Edition, foi introduzido em 2002 e foi atualizado a cada ano até 2006 para incorporar a nova mídia digital, a televisão transmitido e Capacidades Centro de Mídia Extender. Ao contrário da edição Home e Professional, ele nunca foi disponibilizado para compra no varejo, e foi tipicamente quer vendido através de Canais OEM, ou foi pré-instalado em computadores que eram normalmente comercializados como "PCs media center".

Dois diferentes Edições de 64 bits foram disponibilizados. Um, projetado especificamente para estações de trabalho baseados em Itanium, foi introduzido em 2001 em torno do mesmo tempo que o edições Home e Professional, mas foi interrompido alguns anos mais tarde, quando fornecedores de hardware Itanium deixou de vender máquinas de classe de estação de trabalho devido a baixas vendas. O outro, chamado Windows XP Professional x64 Edition, suporta a extensão x86-64. x86-64 foi implementado pela primeira vez pela AMD como "AMD64", encontrado na AMD Opteron e Athlon 64 chips, e mais tarde implementado pela Intel como " Intel 64 "(anteriormente conhecida como IA-32e e EM64T), encontrado em alguns Intel Pentium 4 e batatas fritas posteriores.

Windows XP Tablet PC Edition foi produzido para uma classe de computadores notebook / laptop especialmente concebidos chamado tablet PCs. Ele é compatível com uma tela sensível ao caneta, apoiando notas manuscritas e telas orientadas por retrato.

Internet Explorer 6 em execução no Windows XP Tablet PC Edition 2004

Microsoft também lançou O Windows XP Embedded, uma edição para a eletrônica de consumo específicos, set-top boxes, quiosques / caixas eletrônicos , dispositivos médicos, jogos de arcade, terminais de ponto-de-venda e voz sobre Internet Protocol ( ) Componentes de VoIP. Em julho de 2006, a Microsoft lançou Windows Fundamentals for Legacy PCs, um versão thin client do Windows XP Embedded que tem como alvo máquinas mais antigas (como cedo como o Pentium original). Ele está disponível apenas para Clientes do Software Assurance. Ele é destinado a clientes empresariais que desejem atualizar para o Windows XP para que eles possam tirar partido das suas capacidades de segurança e de gestão, mas não pode dar ao luxo de comprar um novo hardware.

Edições para mercados específicos

Windows XP Starter Edition é uma edição de baixo custo do Windows XP disponível na Tailândia, Indonésia, Rússia, Índia, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Chile, México, Equador, Uruguai, Paquistão e Venezuela. É semelhante ao Windows XP Home, mas está limitado a hardware low-end, só pode executar três programas em um momento, e tem algumas outras características ou removido ou desativado por padrão. Edição de cada país também é personalizado para aquele país, incluindo o desktop de locais populares, localizada recursos de ajuda para aqueles que não podem falar Inglês, e outras configurações padrão projetado para uso fácil do que instalações típicas do Windows XP. A versão da Malásia, por exemplo, contém um fundo de tela do Kuala Lumpur skyline.

Em março de 2004, o Comissão Europeia multou a Microsoft em € 497.000.000 (US 603,000 mil dólares) e ordenou a empresa a fornecer uma versão do Windows sem Windows Media Player. A Comissão concluiu que a Microsoft "quebrou União Europeia o direito da concorrência, aproveitando a sua quase monopólio no mercado de sistemas operacionais para PC para os mercados de grupo de trabalho sistemas operacionais de servidor e para players de mídia ". Depois de apelos sem sucesso em 2004 e 2005, a Microsoft chegou a um acordo com a Comissão, onde ele iria lançar uma versão tribunal compatível, o Windows XP Edition N. Esta versão não inclui a empresa Windows Media Player, mas em vez incentiva os usuários a escolher e baixar o seu próprio media player. Microsoft queria chamar esta versão reduzida Media Edition, mas os reguladores da UE opôs e sugeriu o nome Edição N, com o N significa "não com o Media Player" para casa e profissionais de edições Windows XP. Porque ele é vendido ao mesmo preço que a versão com o Windows Media Player incluído, Dell, Hewlett-Packard, Lenovo e Fujitsu Siemens optaram por não estocar o produto. No entanto, a Dell fez oferecem o sistema operacional por um tempo curto. O interesse do consumidor tem sido baixa, com cerca de 1.500 unidades vendidas para OEMs, e não relatou vendas para os consumidores.

Em dezembro de 2005, o Korean Fair Trade Commission ordenou que a Microsoft fazer edições disponíveis do Windows XP e Windows Server 2003 que não contêm Windows Media Player ou Windows Messenger. Como a decisão da Comissão Europeia, esta decisão teve por base os motivos que a Microsoft tinha abusado da sua posição dominante no mercado para empurrar outros produtos para os consumidores. Ao contrário desta decisão, no entanto, a Microsoft também foi forçado a retirar as versões não compatíveis de Windows a partir do mercado sul-coreano. Esta decisão resultou em Microsoft está lançando "K" e "KN" variantes do edições Home e Professional em agosto de 2006.

Nesse mesmo ano, a Microsoft também lançou duas edições adicionais do Windows XP Home Edition voltados para modelos pay-as-you-go preços e baseado em assinatura. Estas edições, lançado como parte da Microsoft de Iniciativa FlexGo, são utilizados em conjugação com um componente de hardware para impor limitações de tempo sobre o uso do Windows. O seu mercado alvo é as economias emergentes, como o Brasil eo Vietnã.

Idiomas

Windows XP foi disponível em vários idiomas. Além disso, MUI e Language Interface Packs traduzir a interface do usuário também estavam disponíveis para determinados idiomas.

ATMs e Fornecedores

Caixa automático (ATM) fornecedores Wincor Nixdorf, NCR Corporation e Diebold Incorporated adoptaram Microsoft Windows XP como seu caminho de migração do OS / 2. Wincor Nixdorf, que tem pressionado para a padronização por muitos anos, começou a caixas eletrônicos de navegação com o Windows quando eles chegaram ao local.

Diebold inicialmente enviado XP Home Edition exclusivamente, mas após ampla pressão dos bancos clientes para suportar um sistema operacional comum, ele mudou para apoiar XP Professional para coincidir com seus principais concorrentes, NCR Corporation e Wincor Nixdorf.

Redbox DVD Máquinas de venda automática executar uma versão modificada do XP projetado para a fullscreen Interface de Usuário do Vending Touchscreen eo DVD vending si.

Os Service Packs

Ocasionalmente, a Microsoft libera service packs para seus sistemas operacionais Windows para corrigir problemas e adicionar recursos. Cada service pack é um super conjunto de todos os service packs e patches anteriores, de modo que apenas o service pack mais recente precisa ser instalado, e também inclui novas revisões. No entanto, se você ainda tem a versão mais antiga do Windows XP no CD de Comércio (sem nenhum service pack incluído), você precisará instalar o SP1 ou SP2, SP3 antes de poder ser instalado. Service packs mais antigos não precisam ser removidos manualmente antes da aplicação do mais recente. Windows Update "normalmente" cuida de remover automaticamente os arquivos desnecessários.

Windows XP foi criticado por alguns usuários para vulnerabilidades de segurança, uma forte integração de aplicações, tais como Internet Explorer 6 e Windows Media Player, e para aspectos de sua interface de usuário padrão. Service Pack 2 , Service Pack 3 , e Internet Explorer 8 abordadas algumas dessas preocupações.

Os detalhes do service pack abaixo serão aplicáveis apenas às edições de 32 bits. Windows XP Professional x64 Edition foi baseada em Windows Server 2003 com Service Pack 1 e afirmou ser "SP1" nas propriedades do sistema a partir da versão inicial. Ele é atualizado pelos mesmos service packs e hotfixes como a edição x64 do Windows Server 2003.

Service Pack 1

Service Pack 1 (SP1) para o Windows XP foi lançado em 9 de setembro de 2002. Ele contém pós- RTM correções de segurança e hotfixes, atualizações de compatibilidade, opcional Suporte .NET Framework, tecnologias facilitadoras para novos dispositivos como Tablet PCs, e um novo Windows Messenger versão 4.7. As novas características mais notáveis foram Suporte USB 2.0 e um utilitário Definir acesso e padrões do programa que visa esconder vários produtos de middleware. Os usuários podem controlar o aplicativo padrão para atividades como navegação na web e mensagens instantâneas, bem como ocultar o acesso a alguns dos programas em pacote da Microsoft. Este utilitário foi levado primeiro para o mais velho sistema operacional Windows 2000 com o Service Pack 3. Este Service Pack suportado SATA e discos rígidos que eram maiores do que 137 GB (48 bits Suporte LBA) por padrão. O Microsoft Java Virtual Machine, que não estava na versão RTM, apareceu neste Service Pack. É também removido o Logotipo Energy Star na guia ScreenSaver das propriedades de vídeo, deixando um espaço em branco muito perceptível ao lado do link para entrar no painel de controle do gerenciamento de energia. Suporte para IPv6 também foi introduzida neste Service Pack.

Em 3 de fevereiro de 2003, a Microsoft lançou o Service Pack 1a (SP1a). Esta versão do Microsoft removido Java máquina virtual, como resultado de uma ação judicial com Sun Microsystems.

Service Pack 2

Service Pack 2 (SP2) foi lançado em 25 de agosto de 2004, com ênfase na segurança. Ao contrário do service pack anterior, SP2 adicionou novas funcionalidades ao Windows XP, como Compatibilidade de criptografia WPA e melhorou Wi-Fi apoio (com um utilitário assistente), um anúncio bloqueador de pop-up para Internet Explorer 6, e parcial Suporte a Bluetooth. A nova tela de boas-vindas durante a inicialização do kernel remove as legendas "profissional", "Home Edition" e "embutidas", já que a Microsoft introduziu novas edições do Windows XP anteriores ao lançamento do SP2. A barra de carregamento verde no Home Edition eo amarelo em Incorporado foram substituídos com a barra azul, visto em versões Professional e outros do Windows XP, tornando a tela de inicialização de sistemas operacionais semelhantes entre si. Cores em outras áreas, como o Painel de controle ea ferramenta de Ajuda e Suporte, permaneceu como antes.

Service Pack 2 também acrescentou novas melhorias de segurança (codinome "Trampolim"), que incluiu uma grande revisão para o firewall incluído que foi renomeado para Firewall do Windows e tornou-se habilitado por padrão, Data Execution Prevention, que pode ser fracamente emulado, ganha suporte a hardware no NX bit que pode parar algumas formas de ataques de estouro de buffer. Também apoio socket raw é removida (que supostamente limita os danos causados pelo máquinas zumbis). Além disso, melhorias relacionadas com a segurança foram feitas para e-mail e navegação na web. Windows XP Service Pack 2 inclui o Centro de Segurança do Windows, que fornece uma visão geral da segurança no sistema, incluindo o estado de software antivírus, o Windows Update, e do novo Firewall do Windows. As aplicações de terceiros anti-vírus e firewall pode fazer interface com o novo Centro de Segurança.

Service Pack 2b

Em agosto de 2006, a Microsoft lançou atualizado mídia de instalação do Windows Server 2003 SP1 do Windows XP SP2 e para conter um patch que exige controles ActiveX para necessitam de ativação manual, de acordo com uma patente detida pela Eolas. Desde então, a tecnologia foi licenciada pela Microsoft, e Service Pack 3 e versões posteriores não incluem essa atualização.

Service Pack 2c

Em 10 de agosto de 2007, a Microsoft anunciou uma pequena atualização para o Service Pack 2, chamado Service Pack 2c (SP2c). A atualização corrige o problema da diminuição do número de chaves de produto disponíveis para o Windows XP. Esta atualização só estava disponível para os integradores de sistemas a partir de seus distribuidores no Windows XP Professional e os sistemas operacionais Windows XP Professional N. SP2c foi lançado em setembro de 2007.

Service Pack 3

Windows XP Service Pack 3 (SP3) foi liberado para fabricação em 21 de abril de 2008, e ao público através tanto do Microsoft Download Center e Windows Update em 06 de maio de 2008.

Ele começou a ser empurrado automaticamente para usuários Automatic Update em 10 de julho de 2008. Um conjunto panorama recurso que detalha novas funcionalidades disponíveis separadamente como atualizações independentes para o Windows XP, bem como recursos portados de Windows Vista, foi lançado pela Microsoft. Um total de 1.174 correções foram incluídas no SP3. Service Pack 3 pode ser instalado em sistemas com versões do Internet Explorer 6, 7 ou 8. Internet Explorer 7 e 8 não são incluídos como parte do SP3.

Os novos recursos do Service Pack 3

  • APIs NX para desenvolvedores de aplicativos para permitir Prevenção de Execução de Dados para o seu código, independente das definições de aplicação da compatibilidade de todo o sistema
  • Voltas buraco negro detecção de roteador por padrão
  • Suporte para SHA-2 assinaturas em Certificados X.509
  • Cliente Network Access Protection
  • Apoio às políticas de grupo para IEEE A autenticação 802.1X para adaptadores de rede com fio.
  • Credencial Provedor de Suporte de Segurança
  • As opções de segurança em descritivas Diretiva de Grupo / interface do usuário Política de segurança local
  • Uma versão atualizada do Módulo Microsoft Enhanced Cryptographic Provider (RSAENH) que é FIPS 140-2 certificados (SHA-256, SHA-384 e SHA-512 algoritmos)
  • Instalação sem exigir uma chave de produto durante a instalação para versões de varejo e OEM

Atualizações lançadas anteriormente

Service Pack 3 também incorporou várias atualizações importantes lançadas anteriormente para o Windows XP, que não foram incluídos até SP2, incluindo:

  • O Windows Imaging Component
  • IPSec Política de atualização simples para a criação e manutenção simplificada Filtros IPSec
  • Background Intelligent Transfer Service (BITS) 2,5
  • MSXML 6.0 SP2 e XMLLite
  • Microsoft Management Console 3.0
  • Serviço de credencial móvel (Serviço de Gerenciamento de Identidade Digital) atualização
  • Remote Desktop Protocol 6.1
  • Peer Name Resolution Protocol 2.1
  • Atualização de Diagnóstico de Rede
  • WPA2 Update (KB893357)
  • Windows Script 5.7
  • Windows Installer 3.1 v2
  • Wireless LAN API ( KB918997)
  • As melhorias feitas para Windows Management Instrumentation no Windows Vista para reduzir a possibilidade de corrupção do repositório WMI.

Versões de varejo e OEM corrigida do Windows XP com SP3 pode ser instalado e executado com funcionalidade completa por 30 dias sem uma chave de produto, tempo após o qual o usuário será solicitado a inserir uma chave válida e activar a instalação. Chave de licença de volume versões (VLK) ainda necessitam de inserir uma chave de produto antes de iniciar a instalação.

Windows XP Service Pack 3 é uma atualização cumulativa de todos os service packs anteriores para XP. O instalador verifica service pack HKLM \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ chave de registro Control \ Windows \ CSDVersion para ver se tem um valor maior ou igual a 0x100, e se ele faz isso permitirá que a atualização para continuar. Caso contrário, ele irá pedir para instalar o SP1 ou SP2 XP. Desde SP1 não está mais disponível para download completo, seria necessário para ser baixado usando o Windows Update. A outra opção é para alterar manualmente a chave de registo, em essência, enganando o instalador em pensar SP1 já está instalado.

No entanto, é possível slipstream SP3 para os arquivos de instalação do Windows XP em qualquer nível service pack, incluindo a versão original RTM, sem erros ou problemas. A Microsoft confirmou que este é suportado, mas também que slipstreaming SP3 em uma cópia de licença de volume do XP usando o Windows Vista ou Windows Server 2008 faz com que a chave do produto para ser rejeitado durante a instalação. Slipstreaming SP3 para o Windows XP Media Center Edition 2005 não é suportado.

Service Pack 3 contém atualizações para os componentes do sistema operacional do Windows XP Media Center Edition (MCE) e Windows XP Tablet PC Edition, e atualizações de segurança para .NET Framework versão 1.0, que está incluído nessas edições. No entanto, ele não inclui conjuntos de actualizações para o Aplicação Windows Media Center no Windows XP MCE 2005 SP3 também omite as atualizações de segurança para o Windows Media Player 10, embora o jogador está incluída no Windows XP MCE 2005. O Bar Endereço DeskBand no Barra de Tarefas não está mais incluído devido a restrições legais.

Requisitos do sistema

Requisitos do sistema para o Windows XP Home Edition e Professional são os seguintes:

Mínimo Recomendado
Processador 233 MHz Pelo menos 300 MHz
Memória 64 MB de RAM Pelo menos 128 MB de RAM
Adaptador de vídeo e monitor Super VGA (800 x 600) ou resolução superior
Unidade de disco rígido espaço livre 1,5 GB ou superior
661 MB adicionais para o Service Pack 1 e 1-A
adicional de 1,8 GB para o Service Pack 2
e mais 900 MB para o Service Pack 3
Drive óptico Unidade de CD-ROM (apenas para instalar a partir de mídia de CD-ROM)
Os dispositivos de entrada Teclado, Microsoft Mouse ou dispositivo apontador compatível
Som Placa de som e Alto-falantes ou fones de ouvido
  • ^ 1 Mesmo que esta é a velocidade do processador do Microsoft afirmou mínimo para o Windows XP, é possível instalar e executar o sistema operacional no início de IA-32 processadores, tais como um P5 Pentium sem Instruções MMX. Windows XP não é compatível com processadores Pentium mais velhos do que (como o 486) porque requer instruções CMPXCHG8B.
  • ^ 2 A Microsoft TechNet papel a partir do Verão de 2001 (antes do lançamento real do Windows XP), afirma que: "Um computador com 64 MB de RAM terá recursos suficientes para executar o Windows XP e algumas aplicações com requisitos moderados de memória." (Ênfase adicionada). Estes estavam a ser dito aplicativos de escritório produtividade, programas de e-mail e navegadores da web (da época). Com essa configuração, melhorias na interface do usuário e troca rápida de usuário está desativada por padrão.
    Para cargas de trabalho comparáveis, 64 MB de RAM foi então considerado como o fornecimento de uma experiência de usuário igual ou melhor no Windows XP com configurações semelhantes do que com Windows ME no mesmo hardware. Em uma seção posterior do papel, desempenho superior em relação ao Windows ME foi notada com 128 MB de RAM ou mais, e com computadores que excedam os requisitos mínimos de hardware.

Requisitos do sistema para o Windows XP Professional x64 Edition são os seguintes:

  • Processador: processador x86-64;
  • Memória: Pelo menos 256 MB de RAM;
  • Adaptador de vídeo e monitor: Super VGA (800 x 600) ou resolução superior;
  • Disco disco rígido espaço livre: Pelo menos 1.5 GB;
  • Drive óptico: Unidade de CD-ROM;
  • Os dispositivos de entrada: Teclado; Microsoft Mouse ou dispositivo apontador compatível;
  • Som: Placa de som; Alto-falantes ou fones de ouvido;
  • Drivers para placa de som, placa de vídeo GPU de, placa LAN com fio, etc, devem ser projetados para o Windows XP Professional x64 Edition.

Requisitos do sistema para o Windows XP 64-Bit Edition são os seguintes:

  • Processador: Intel Itanium 733 MHz (Recomendado: Intel Itanium 800 MHz ou melhor);
  • Memória: No mínimo 1 GB de RAM;
  • Adaptador de vídeo e monitor: Super VGA (800 x 600) ou resolução superior;
  • Disco disco rígido espaço livre: Pelo menos 6 GB;
  • Drive óptico: Unidade de CD-ROM;
  • Os dispositivos de entrada: Teclado; Microsoft Mouse ou dispositivo apontador compatível;
  • Som: Placa de som; Alto-falantes ou fones de ouvido;
  • Drivers para placa de som, placa de vídeo GPU de, placa LAN com fio, etc, devem ser projetados para o Windows XP 64-Bit Edition.

Limites de memória física

Limites máximos de memória física (RAM) que o Windows XP pode abordar variam de acordo com a versão do Windows e entre as versões de 32 bits e 64 bits. A tabela a seguir especifica os limites máximos de memória física suportada:

Limites de memória física para versões do Windows XP
Versão Limite no Windows de 32 bits Limite em 64 bits do Windows
Windows XP Professional 4GB 128 GB
Windows XP Home Edition N / D
Windows XP Media Center Edição
Windows XP Tablet PC Edition
Windows XP Starter Edition 512 MB

Limites de processadores

A quantidade máxima total de processadores lógicos em um PC que suporta o Windows XP é: 32 para 32-bit; 64 para 64 bits.

A quantidade máxima de processadores físicos em um PC que suporta o Windows XP: é 2 para Professional; e 1 para a Home Edition.

Ciclo de vida de suporte

Suporte para Windows XP Home Edition e Professional Edition sem um service pack findo em 30 de setembro de 2005. Windows XP Service Pack 1 e 1a foram aposentados em 10 de Outubro de 2006 e do Windows XP Service Pack 2 chegou a fim do suporte em 13 de julho de 2010, quase seis anos após a sua disponibilidade geral.

A companhia parou de licenciamento geral do Windows XP para OEMs e encerrou as vendas no varejo do sistema operacional em 30 de junho de 2008, 17 meses após o lançamento do Windows Vista. No entanto, uma exceção foi anunciado em 3 de abril de 2008, para os OEMs que instalam a ultra-PCs de baixo custo ( ULCPCs) até um ano após a disponibilidade de Windows 7 (ou seja, até 22 de Outubro de 2010). Em julho de 2010, a Microsoft anunciou que a permissão para usuários de licença de volume para fazer o downgrade do Windows 7 para o Windows XP se estenderia até o final do ciclo de vida do Windows 7.

Em 14 de abril de 2009, Windows XP e sua família de sistemas operacionais chegou ao fim do seu período de suporte principal e entrou na fase de suporte estendido, pois marca a progressão do sistema operacional herdado através da Política de Ciclo de Vida do Suporte da Microsoft. Durante a fase de suporte estendido, a Microsoft continua a fornecer atualizações de segurança a cada mês para o Windows XP; no entanto, suporte técnico, reclamações de garantia, e mudanças de projeto livres não são mais sendo oferecido. O suporte estendido terminará em 08 de abril de 2014, após o que será fornecido não mais patches de segurança ou novas informações de suporte. Embora muitas organizações não upgrade do XP devido à má recepção de Vista, da Microsoft, desde então, recomendou que eles migram para versões mais recentes do Windows devido ao iminente fim do suporte.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Windows_XP&oldid=544775381 "