Conteúdo verificado

Laptop

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Um ultraportátil IBM X31 com tela de 12 "em um laptop IBM T43 finas e leves com uma 14" tela
Teclado QWERTY em 2007 Sony VAIO laptop

Um computador portátil, ou simplesmente laptop (computador portátil também, caderno, bloco de notas, e incorretamente LABTOP;), é um pequeno computador móvel, que normalmente pesa 2-18 libras (cerca de 1 a 8 kg), dependendo do tamanho, materiais, e outros factores.

Laptops normalmente executado em um único principal ou a partir de uma bateria externa Adaptador AC / DC, que pode carregar a bateria ao mesmo tempo, o fornecimento de energia para o próprio computador. Muitos computadores também têm uma pilha de 3 volts para funcionar o relógio e outros processos em caso de uma falha de energia.

Como os computadores pessoais, laptops são capazes das mesmas tarefas que um computador de secretária, embora sejam tipicamente menos poderosos para o mesmo preço. Eles contêm componentes que são semelhantes aos seus homólogos desktop e executam as mesmas funções, mas são miniaturizado e otimizado para uso móvel e consumo de energia eficiente. Laptops normalmente têm telas de cristal líquido e a maioria deles usam diferentes módulos de memória para o seu memória de acesso aleatório (RAM), por exemplo, SO-DIMM no lugar do maior DIMMs. Além de um embutido teclado, que pode utilizar um touchpad (também conhecido como uma área de controlo) ou um apontador para a entrada, embora um teclado externo ou rato pode normalmente ser ligado.

Categorias

Fino e luzes
Laptops geralmente pesando entre 4 e 6 libras (1,8-2,7 kg) com um tamanho de tela de entre 12 e 14 polegadas (30-35 cm) na diagonal.
Corrente principal
Laptops com peso entre 5 e 7 libras (2,3-3,2 kg), com um tamanho de tela de 14,1 polegadas e 15,4 polegadas (35 a 39 cm).
Computadores de substituição de desktop
Laptops poderosos destinam a ser usados principalmente em um local fixo e raramente realizada devido ao seu peso e tamanho; este último oferece mais espaço para os componentes poderosos e uma tela grande, medindo geralmente 17-20 polegadas (43-51 cm). Substitutos de desktop tendem a ter vida útil da bateria limitado, raramente superior a três horas, porque o hardware não é otimizado para o uso eficiente de energia. Às vezes chamada de luggable laptop. Um exemplo de computadores de substituição de desktop são portáteis para jogos, que são projetados para lidar com processamento gráfico intensivo-3D para os jogadores.

Dispositivos relacionados

Portáteis pode ser entendida como um ponto particular no contínuo de dispositivos de computação portáteis mais ou menos: o ponto em que o dispositivo é suficientemente grande para utilizar substancialmente o mesmo software como uma área de trabalho da máquina, mas suficientemente pequeno para suportar computação móvel. Outros pontos no contínuo incluem:

Transportável, também chamado computadores portáteis
Computadores que podem facilmente ser movidos de um lugar para outro, mas não pode ser usado enquanto em trânsito, geralmente porque eles precisam de energia AC. O exemplo mais famoso é a Osborne 1. A transportável, como um laptop, pode executar o software de desktop; mas ele não suporta computação móvel.
Tablets
Computadores em forma de chapas ou (papel) notebooks, com interfaces touchscreen incluem uma caneta e software magnetizado por permitir a entrada a ser reconhecida pela tela sensível ao toque. A partir de 2007, a subcategoria mais comum é o Tablet PC, que é essencialmente um computador portátil com um ecrã táctil. Alguns comprimidos têm nenhum teclado; outros, chamados "convertíveis", têm uma tela que pode ser rodado 180 graus e dobrado na parte superior do teclado. Os comprimidos podem ter funcionalidade limitada em certas aplicações que exigem um teclado físico real para digitação, mas são de outra maneira capaz de realizar a maioria das tarefas que um laptop comum seria capaz de executar.
Internet tablets
Aparelhos de Internet em forma de comprimido. Um tablet internet suporta computação móvel. Internet tablets geralmente usam Linux e eles são capazes de executar algumas aplicações, mas eles não podem substituir um computador. Internet tablets possuem MP3, vídeo, navegador de internet, chat, e visualizador de imagens.
Assistentes digitais pessoais (PDAs)
Pequenos computadores de bolso, geralmente de tamanho, geralmente com funcionalidade limitada. Um PDA suporta computação móvel, mas quase nunca é executado qualquer software desktop.
Os computadores de mão
Um PDA high-end ou pequeno tablet.
Telefone inteligente
A mão ou PDA com um telefone celular integrado.

Limites que separam estas categorias estão borradas às vezes. Por exemplo, a OQO UPC é um tablet PC de tamanho PDA-; o A Apple eMate teve a garra form factor de um laptop, mas, correndo software PDA. O A linha HP Omnibook de laptops incluídos alguns dispositivos pequenos o suficiente para ser chamado de computadores portáteis. O hardware do Nokia 770 Internet comprimido é essencialmente a mesma que a de um PDA, como o Zaurus 6000; a única razão que ele não é chamado um PDA é que ele não tem Software PIM. Por outro lado, tanto o 770 e o Zaurus pode executar alguma área de trabalho do software Linux, geralmente com modificações.

Um Osborne 1 computador aberto, pronto para uso. O teclado senta-se no interior da tampa.

História

Antes de computadores laptop / notebook eram tecnicamente viável, idéias semelhantes foram propostas, mais notavelmente Alan Kay Dynabook conceito, desenvolvido no Xerox PARC no início 1970.

O primeiro computador portátil disponível comercialmente foi o Osborne 1, em 1981, que utilizou o CP / M sistema operacional. Apesar de ter sido grande e pesado em comparação com laptops de hoje, com um minúsculo monitor CRT, que teve um impacto quase revolucionário em negócios, como profissionais foram capazes de tomar o seu computador e dados com eles pela primeira vez. Este e outros "luggables" foram inspirados por aquilo que foi provavelmente o primeiro computador portátil, o Xerox NoteTaker, mais uma vez desenvolvida na Xerox PARC, em 1976 ; no entanto, apenas dez protótipos foram construídos. O Osborne foi sobre o tamanho de um portátil máquina de costura, e mais importante, poderia ser transportados num avião comercial. No entanto, não foi possível executar o Osborne em baterias: tinha de ser conectado a rede elétrica.

Em 1982 Kaypro introduziu o Kaypro II, a / concorrente norte-M CP à Osborne 1. O Kaypro II contou com uma exibição quase duas vezes maior que o de Osborne e drives de disquetes de dupla face com o dobro da capacidade de armazenamento.

Um sucesso mais duradouro foi o Compaq portátil, o primeiro produto da Compaq, introduzido em 1983, altura em que o IBM Personal Computer tinha se tornado a plataforma padrão. Embora pouco mais portátil do que as máquinas de Osborne, e também exigindo energia AC para executar, ele correu MS-DOS e foi o primeiro verdadeiro IBM clone (próprio computador portátil depois da IBM, que chegou em 1984, foi notavelmente menos IBM PC compatível do que a Compaq).

Outra máquina significativo anunciou em 1981, embora amplamente vendido pela primeira vez em 1983, foi o Epson HX-20. Um computador de mão simples, ele contou com um trânsito completo teclado 68-chave, recarregável baterias de níquel-cádmio, um pequeno (120 x 32 pixels) matriciais Display LCD com 4 linhas de texto, 20 caracteres por linha em modo texto, uma coluna 24 impressora matricial, um Microsoft BASIC intérprete, e 16 KB de RAM (expansível para 32 KB).

No entanto, sem dúvida, o primeiro laptop verdade foi o GRiD Compass 1101, desenhado por Bill Moggridge em 1979-1980, e lançado em 1982. Fechado em uma caixa de magnésio, introduziu o agora familiar design de concha, em que o visor plano dobrado fechada contra o teclado. O computador pode ser executado a partir de baterias, e foi equipado com um 320 × 200 pixels display de plasma e 384 kibibyte memória de bolha. Não era compatível com IBM, e seu alto preço ( US $ 8.000-10.000) limitou-lo para aplicações especializadas. No entanto, foi muito usado pelos militares dos EUA, e pela NASA na Vaivém espacial durante a 1980. Fabricante da grade posteriormente obtiveram retornos significativos sobre seus direitos de patente como suas inovações se tornaram comuns. GRiD Systems Corp. mais tarde foi comprada pela Tandy (agora RadioShack) Corporation.

Dois outros laptops primeiros notáveis foram o Sharp PC-5000 eo Gavilan SC, anunciada em 1983, mas vendido pela primeira vez em 1984. O Gavilan foi notavelmente o primeiro computador a ser comercializado como um "laptop". Foi também equipado com um pioneiro touchpad-like dispositivo apontador, instalado em um painel acima do teclado. Como o Compass grid, o Gavilan e Sharp foram alojados em casos garra, mas eram, em parte, compatível com IBM, embora executando principalmente o seu próprio software do sistema. Ambos tinham monitores LCD, e pode se conectar a impressoras externos opcionais. O Dulmont Magnum, lançado internacionalmente em 1984, era um australiano portátil semelhante em layout para o Gavilan, que utilizou o Processador Intel 80186.

O ano de 1983 também viu o lançamento do que foi provavelmente o mais vendido laptop cedo, o Kyocera Kyotronic 85, que devia muito ao design do anterior Epson HX-20. Apesar de ter sido a primeira de um vendedor lento no Japão, foi rapidamente licenciada pela Tandy Corporation, Olivetti, e NEC, que viu o seu potencial e comercializado, respectivamente, como TRS-80 Modelo 100 linha (ou Tandy 100), Olivetti H-10, NEC PC-8201. As máquinas correu em padrão Pilhas AA. Programas internos da Tandy, incluindo um BASIC intérprete, um editor de texto, e um programa de terminal, foram fornecidos pela Microsoft , e são pensados para ter sido escrito em parte por Bill Gates a si mesmo. O computador não era uma garra, mas forneceu um de 40 caracteres ecrã LCD inclinável 8 × acima de um teclado de viagens. Com o seu modem interno, que era um terminal de comunicações altamente portáteis. Devido à sua portabilidade, boa vida útil da bateria (e facilidade de substituição), confiabilidade (que tinha sem partes móveis), e baixo preço (tão pouco quanto US $ 300), o modelo foi altamente considerado, tornando-se um favorito entre os jornalistas. Pesou inferior a 2 kg, com dimensões de 30 x 21,5 x 4,5 centímetros (12 × 8 ½ × 1¾ em). Especificações iniciais incluíram 8 kilobytes de memória RAM (expansível para 24 KB) e um processador de 3 MHz. A máquina era de fato sobre o tamanho de um caderno de papel, mas o termo ainda não tinha entrado em uso e foi geralmente descrito como um computador "portátil".

Possivelmente, o primeiro laptop compatível com IBM comercial foi o Kaypro 2000, introduziu em 1985. Com o seu caso clamshell alumínio escovado, era notavelmente semelhante em design para laptops modernos. Ele apresentava uma linha de 25 por 80 caracteres display LCD, um teclado destacável, e um pop-up 90 milímetros (3,5 polegadas) unidade de disquete.

Também entre os primeiros computadores portáteis comerciais foram compatíveis com IBM o IBM PC Convertible, lançado em 1986, e dois Modelos Toshiba, a T1000 e T1200, introduzido em 1987. Embora as máquinas com base em DOS flexíveis limitadas, com o sistema de operação armazenados no memória só de leitura, os modelos Toshiba eram pequenos e leves o suficiente para ser transportado em uma mochila, e poderia ser executado fora baterias de chumbo-ácido. Estes também introduziu o recurso agora-padrão "currículo" para máquinas baseadas em DOS: o computador pode ser pausado entre as sessões, sem ter de ser reiniciado a cada vez.

Os primeiros laptops de sucesso em grande escala veio em grande parte devido a uma solicitação de proposta (RFP) pela Força Aérea dos Estados Unidos em 1987. Este contrato acabaria por levar à compra de mais de 200.000 laptops. Concurso para fornecer este contrato foi fortemente contestada e as principais empresas de PC da época; IBM, Toshiba, Compaq, NEC, e Zenith Data Systems (ZDS), apressaram-se a desenvolver laptops em uma tentativa de ganhar este negócio. ZDS, que já havia ganhado um acordo marco com o IRS para seu Z-171, foi agraciado com este contrato para a sua série SupersPort. A série SupersPort foi lançado originalmente com um processador Intel 8086, unidades de disquete duplas, um backlit, azul e branco da tela LCD STN, e um conjunto de baterias de NiCd. Modelos posteriores apresentava um processador Intel 80286 e um disco rígido de 20 MB. Por força deste acordo, ZDS se tornou o maior fornecedor laptop do mundo em 1987 e 1988. ZDS parceria com Tottori Sanyo no projeto e na fabricação desses laptops. Essa relação é notável porque foi o primeiro acordo entre uma grande marca e um asiático fabricante de equipamento original.

Outro computador notável foi a Cambridge Z88, desenhado por Clive Sinclair, introduzido em 1988. Sobre o tamanho de uma folha A4 de papel, bem como, que funcionou em baterias padrão, e continha básica planilha, processamento de texto e de comunicações programas. É antecipado futuro miniaturização do computador portátil; e, como uma máquina baseada em ROM com uma exposição pequena, pode-como o TRS-80 Modelo 100 também ser visto como um precursor do assistente pessoal digital.

Até o final da década de 1980, os computadores portáteis foram se tornando popular entre pessoas de negócios. O NEC UltraLite, lançado em meados de 1989, foi talvez o primeiro computador portátil, pesando pouco mais de 2 kg; em vez de uma unidade de disquete ou disco, que continha uma mebibyte 2 Unidade RAM, mas esta reduziu a sua utilidade, bem como o seu tamanho. Os primeiros computadores portáteis para incluir discos rígidos foram os da Compaq série LTE, introduzido no final do mesmo ano. Verdadeiramente o tamanho de um notebook, que também contou com tons de cinza exibe backlit com Resolução CGA.

O portátil Macintosh, a primeira tentativa da Apple em um computador alimentado por bateria

A primeira Apple Computer máquina projetado para ser usado em movimento foi o 1989 Macintosh Portable (embora uma tela de LCD tinha sido uma opção para o transportável Apple IIc em 1984). Ao contrário do Compaq LTE Laptop Lançado no início do ano o portátil Macintosh era na verdade um "luggable" não é um laptop, mas o portátil Mac foi elogiado por sua clara exibição de matriz ativa e bateria de longa duração, mas foi um vendedor pobre, devido à sua massa. Na ausência de um verdadeiro portátil da Apple, várias máquinas compatíveis, tais como a Laptop Outbound estavam disponíveis para os usuários de Mac; no entanto, por razões de direitos autorais, o usuário tinha de fornecer um conjunto de Mac ROMs, que geralmente significava ter que comprar um Macintosh novo ou usado também.

A Maçã Série PowerBook, lançado em Outubro de 1991, foi pioneira mudanças que são normas de facto agora de em laptops, como espaço para uma apoio para os pulsos, ea inclusão de um (a trackball). No ano seguinte, a IBM lançou o seu 700C ThinkPad, caracterizando um projeto semelhante (embora com um distintivo vermelho Dispositivo apontador TrackPoint).

Mais tarde PowerBooks introduziu os primeiros 256 telas coloridas ( 165c PowerBook, 1993), e primeiro verdadeiro touchpad, primeiro Gravação de som de 16 bits, e primeiro alto- Ethernet adaptador de rede ( PowerBook 500, 1994).

Em 1994, a IBM lançou RS / 6000 N40 PowerPC laptop running AIX (sistema operativo baseado em UNIX ), fabricado pela Girino. Girino laptops também fabricados com base em SPARC e DEC Alpha CPUs.

O verão de 1995 foi um ponto de viragem importante na história da computação portátil. Em agosto daquele ano, a Microsoft introduziu Windows 95. Foi a primeira vez que a Microsoft tinha colocado grande parte do controle de gerenciamento de energia no sistema operacional. Antes deste ponto cada marca usada BIOS personalizado, drivers e, em alguns casos, ASICs, para otimizar a vida útil da bateria de suas máquinas. Este movimento pela Microsoft foi controversa nos olhos de projetistas notebook, pois reduziu consideravelmente a sua capacidade de inovar; no entanto, ele serviu seu papel na simplificação e estabilizar certos aspectos do design do notebook. Windows 95 também inaugurou a importância da unidade de CD-ROM na computação móvel e iniciou a mudança para o processador Intel Pentium como a plataforma base para notebooks. O Gateway Solo foi o primeiro notebook introduzido com um processador Pentium e um CD-ROM. Por também com uma unidade de disco rígido removível e flexível que era o primeiro de três fuso (óptico, disquete e unidade de disco rígido) do computador notebook. O Gateway Solo foi extremamente bem sucedido dentro do segmento de consumo do mercado. Em aproximadamente o mesmo período de tempo, a Dell Latitude, Toshiba Satellite, e IBM ThinkPad estavam alcançando grande sucesso com base em Pentium sistemas voltados para o mercado corporativo de duas fuso (disco rígido e drive de disquete).

A Micron 1997 laptop

Enquanto a tecnologia melhorou durante o Década de 1990, a utilidade ea popularidade dos laptops aumentaram. Correspondentemente os preços desceram. Vários desenvolvimentos específicos para laptops foram rapidamente implementadas, melhorar a usabilidade e desempenho. Entre eles estavam:

  • Tecnologia de bateria melhorada. O pesado baterias de chumbo-ácido foram substituídos por tecnologias mais leves e mais eficientes, cádmio primeiro níquel ou NiCD, em seguida, níquel metal hidreto (NiMH) e, em seguida, bateria de iões de lítio e polímero de lítio.
  • Processadores de economia de energia. Enquanto laptops em 1991 foram limitados ao 80286 processador devido às exigências energéticas do mais poderoso 80386, a introdução da Intel processador 386SL, concebido para as necessidades de energia específicas de laptops, marcou o ponto em que as necessidades de laptop foram incluídos no projeto de CPU. O 386SL integrado um núcleo 386SX com um controlador de memória e esta foi emparelhado com um chip de I / O para criar o chipset SL. Era mais integrada do que qualquer solução anterior, embora o seu custo era mais elevado. Ele foi fortemente adotada pelas principais marcas de portáteis da época. Intel seguido este com o chipset 486SL que usou a mesma arquitetura. No entanto, a Intel teve que abandonar esta abordagem de design como ele introduziu sua série Pentium. As primeiras versões do Pentium móvel necessária montagem TAB (também usado na fabricação de LCD) e isso inicialmente limitado o número de empresas capazes de fornecer notebooks. No entanto, a Intel fez finalmente migrar para embalagem de chips mais padrão. Uma limitação dos notebooks tem sido sempre a dificuldade em atualizar o processador que é um atributo comum de desktops. Intel tentou resolver este problema com a introdução da MMC para computação móvel. A MMC era um módulo padrão em que a CPU e memória cache externa poderia sentar. Isso deu o comprador caderno o potencial para actualizar o seu CPU numa data posterior, facilitado o processo de fabrico um tanto, e também foi usada em alguns casos para contornar US direitos de importação que a CPU pode ser adicionado ao chassi após chegou na Intel US preso com MMC por algumas gerações, mas em última análise, não conseguiu manter a velocidade e integridade de dados apropriado para o subsistema de memória através do conector MMC.
  • Melhorado ecrãs de cristais líquidos, em especial TFT de matriz ativa (Thin-Film Transistor) tecnologia LCD. Telas de laptop adiantados eram preto e branco, azul e branco, ou tons de cinza, STN (Super torção Nematic) LCDs de matriz passiva propenso a muitas sombras, fantasmas e movimento obscuro (algumas telas de computador portáteis eram mais nítidas monocromático displays de plasma, mas estes chamou muita corrente para ser alimentado por baterias). STN telas de cor foram usados por algum tempo, embora a sua qualidade de visualização era pobre. Por volta de 1991, duas novas tecnologias LCD colorido atingiu o mercado mainstream em grande forma; Dupla STN e TFT. As telas duplas STN resolveu muitos dos problemas de visualização de STN a um preço muito acessível e os ecrãs TFT oferece excelente qualidade de visualização embora inicialmente a um preço exorbitante. DSTN continuou a oferecer uma vantagem significativa de custos ao longo TFT até meados dos anos 90 antes do delta custo caiu para o ponto que DSTN não foi usado em notebooks. Melhorias na tecnologia de produção exibe significava tornaram-se maiores, mais nítidas, teve resoluções nativas, maior tempo de resposta mais rápido e poderia exibir cores com grande precisão, tornando-os um substituto aceitável para um tradicional Monitor CRT.
  • Tecnologia de armazenamento melhorada. Laptops e portáteis início tinha apenas unidades de disquetes . Unidades de disco rígido como finas, de alta capacidade com maior confiabilidade e resistência ao choque e menor consumo de energia se tornou disponível, os usuários podem armazenar seus trabalhos em computadores portáteis e levá-la com eles. O 3.5 "HDD foi criado inicialmente como uma resposta às necessidades de designers de notebooks que precisavam menores, mais baixos produtos de consumo de energia. Com a pressão contínua para reduzir o tamanho do portátil ainda mais, de 2,5" HDD foi introduzido. One Laptop Per Child (OLPC) e outros novos laptops usar flash (não volátil, dispositivo sem memória mecânica) em vez do disco rígido mecânico.
  • Melhor conectividade. Interno modems e padrão serial, paralela, e PS / 2 portas no IBM laptops compatíveis com PC tornou mais fácil para trabalhar longe de casa; a adição de adaptadores de rede e, a partir de 1997, USB, bem como, a partir de 1999, Wi-Fi , como laptops feita fácil de usar com periféricos como um computador desktop. Vários laptops também têm construído em banda larga modem 3 Gbit / s sem fio.
  • Outros periféricos, como câmera de vídeo e sensor de impressão digital.

Parts

Disco rígido a partir de um Dell Latitude

A maioria dos laptops modernos dispõem de 12 polegadas (30 cm) ou maior telas de matriz ativa com resolução de 1024 × 768 pixels ou superior, e ter um PC Card (anteriormente PCMCIA) ou ExpressCard baia de expansão para placas de expansão. Interno discos rígidos são fisicamente menores, de 2,5 polegadas (60 mm) comparada com a de o padrão de desktop 3,5 polegadas (90 mm) de carro, e geralmente têm menor desempenho e consumo de energia. Vídeo e som chips são geralmente integrados. Isso tende a limitar o uso de laptops para jogos e entretenimento, dois campos que têm constantemente crescentes demandas de hardware. No entanto, os laptops mais sofisticados podem vir com processadores gráficos dedicados, como o Dell Inspiron E1505 e E1705, que podem ser comprados com uma ATI Mobility Radeon X1300 ou similar. Estes processadores gráficos móveis tendem a ter menos desempenho do que suas contrapartes desktop, mas isso é porque eles têm sido otimizados para baixo consumo de energia.

Existe uma vasta gama de processadores específicos de laptop disponível na Intel ( Pentium M, Celeron, Intel Core e Intel Core 2) e de AMD ( Athlon, Turion 64, e Sempron) e também a partir de VIA ( E C3 C7-H). Motorola e IBM desenvolvidos e fabricados os chips para a ex- Laptops da Apple baseados em PowerPC ( iBook e PowerBook). Geralmente, os processadores portáteis são menos poderosos do que os seus homólogos desktop, devido à necessidade de poupar energia e reduzir a dissipação de calor. No entanto, as G3 e G4 processador PowerPC gerações foram capazes de oferecer quase o mesmo desempenho de suas versões desktop, limitadas na maior parte por outros fatores, tais como o barramento do sistema largura de banda; Recentemente, no entanto, com a introdução dos G5, eles foram muito aquém. Em um ponto, o G3 Pismo, em até 500 MHz, foi mais rápido do que o G3 mais rápido área de trabalho (em seguida, o B & W G3), que funcionou a 450 MHz.

Algumas partes de um laptop moderno não têm parte correspondente em um computador desktop. Por exemplo, os modelos atuais utilizar íon de lítio e, mais recentemente, baterias de polímero de lítio, que têm substituído amplamente o mais velho tecnologia de hidreto de metal-níquel. Vida útil da bateria típica para a maioria dos laptops é duas a cinco horas com o uso de luz-dever, mas pode cair para tão pouco quanto uma hora com uso intensivo. Baterias deteriora-se gradualmente ao longo do tempo e, eventualmente, precisa ser substituído em um a cinco anos, dependendo do padrão de carga e descarga.

Um módulo de memória removido a partir de um de alto desempenho Alienware laptop

Docking stations tornou-se mais acessórios portáteis comuns no início de 1990. Eles normalmente eram bastante grandes e ofereceu 3.5 "e 5.25" baías de armazenamento, de um a três slots de expansão (tipicamente pelo estilo), e uma série de conectores. O acoplamento entre a estação portátil e acoplagem foi tipicamente por meio de uma alta velocidade, grande conector, proprietária. O uso mais comum foi em um ambiente de computação corporativa, onde a empresa havia padronizado em uma placa de rede comum e este mesmo cartão foi colocado na estação de ancoragem. Estas estações eram muito grandes e muito caros. Como a necessidade de slots de armazenamento e de expansão adicionais tornaram-se menos crítica por causa da alta integração dentro do próprio laptop, o surgimento do Port Replicator como uma importante acessório começou. O Port Replicator foi muitas vezes um dispositivo passivo que simplesmente acoplado aos conectores na parte traseira do notebook e permitiu que o usuário se conectar rapidamente o seu laptop de modo VGA, PS / 2, RS-232, etc. dispositivos foram imediatamente ligado. Como portas de velocidade superiores, como USB e Firewire se tornou banal, a replicação de portas foi realizada por um pequeno cabo conectado a um dos USB 2.0 ou Portas FireWire nos cadernos. Sem fio replicadores de portas seguido.

Praticamente todos os laptops pode ser alimentado a partir de um conversor AC externo. Este dispositivo normalmente acrescenta meio quilo (1 lb) para o global "peso transportes" do equipamento.

A apontador ou touchpad é utilizado para controlar a posição do cursor no ecrã. O apontador é geralmente um ponto de borracha que está localizado entre as teclas G, H e B no teclado do portátil. Para navegar no cursor, é aplicada pressão no sentido destina-se a mover-se. O touchpad é sensível ao toque eo cursor pode ser navegado, movendo o dedo sobre o teclado.

Intel, Asus, Compal, Quanta e outros fabricantes de portáteis criaram Comum padrão Building Block para peças de laptop.

Desvantagens

Peças padronização e problemas de compatibilidade

Os problemas atuais de compatibilidade no comércio de laptop são reflexo do início da era dos computadores pessoais, quando havia muitos fabricantes diferentes, cada um deles com os seus próprios sistemas e incompatibilidade foi mais uma norma. Enquanto lá são aceitos padrões mundiais de fatores de forma para todos os periféricos e add-in placas de PC usados nos computadores de mesa, ainda não existem padrões mundiais firmes relativos a fatores de forma interna laptops de hoje ", tais como fornecimento de tensão elétrica, layouts de placas-mãe , adaptadores internos usados na conexão do disco rígido, drive óptico, cabo de LCD, teclado e unidade de disquetes à placa principal. Mais afectados por esta são usuários sem instrução nos campos relevantes, especialmente se eles tentam se conectar seus laptops com hardware incompatível ou adaptadores de energia.

Algumas peças, como discos rígidos e memória são itens de commodities e são intercambiáveis. No entanto, outras peças, tais como placas-mãe, teclados e baterias são de propriedade no projeto e só são intercambiáveis dentro de uma marca manufacters e / ou linha de modelo.

Um ponto importante a se notar é que a grande maioria dos laptops no mercado são fabricados por um pequeno punhado de ODMs. O ODM importa mais do que o OEM. Relações principais incluem:

  • Quanta vende para (entre outros) HP / Compaq, Dell, Toshiba, Sony, Fujitsu, Acer, NEC, Gateway e IBM - note que a Quanta é atualmente (a partir de agosto de 2007) o maior fabricante de notebooks no mundo
  • Compal vende a Toshiba, HP / Compaq, Acer e Dell
  • Wistron vende para HP / Compaq, Dell, IBM, NEC e Acer
  • Arima vende para HP / Compaq, NEC, e Dell
  • Uniwill / ECS vende para a IBM, Fujitsu e Dell
  • Asus vende para Apple (iBook), Sony e Samsung
  • Inventec vende para HP / Compaq, Toshiba, e BenQ

Questões durabilidade

Devido à sua portablility e forte integração, Laptops são mais sujeitas a desgaste e danos físicos do que desktops. Componentes como baterias, dobradiças da tela, tomadas de energia e cabos de alimentação são geralmente sujeitos a deterioração devido ao uso comum. Um derrame de líquido sobre o teclado, que é um pouco menor contratempo com um sistema desktop pode danificar os componentes caros, como o painel de placa-mãe ou LCD. Soltando um laptop pode danificar a tela LCD se não quebrar o seu corpo. Os custos de reparação de um painel da placa-mãe ou LCD não pode exceder o valor do laptop de compra.

Alguns fabricantes têm atenuado alguns destes problemas com a venda de "computadores portáteis" robustos. Estes têm frequentemente um dreno especial no teclado que forma segura todos os percursos da água para fora através de um furo no fundo da caixa. Além disso, os corpos desses laptops são normalmente feitas de liga de magnésio em vez de plástico, e discos rígidos são frequentemente apoiou a aumentar muito suas chances de sobreviver a uma queda de cintura alta.

Vantagens

Principalmente portabilidade:

  • Você pode trazer o seu computador portátil para a loja de computador para reparar.
  • Pode-se usar o mesmo laptop na sala de aula e em casa.

Upgradeability

Laptops ' upgradeability é severamente limitada, tanto por razões técnicas e econômicas. A partir de 2006, não existe um padrão de toda a indústria fator de forma para laptops. Cada grande fornecedor laptop prossegue a sua própria design proprietário e de construção, com a consequência de que computadores portáteis são difíceis de actualizar e exibem elevados custos de reparação. Com poucas exceções, componentes para computadores portáteis raramente podem ser trocados entre os laptops de fabricantes concorrentes, ou mesmo entre laptops de diferentes linhas de produtos do mesmo fabricante. Periféricos recurso padrão (tais como áudio, vídeo, USB, 1394, Wi-Fi, Bluetooth) são geralmente integrados na PCB principal ( da placa-mãe), e, portanto, atualizações muitas vezes requerem o uso de portas externas, slots de cartão, ou periféricos sem fio. Outros componentes, como o Módulos de memória RAM, discos rígidos, e as baterias são tipicamente atualizável pelo usuário.

Muitos laptops têm CPUs removíveis, embora o suporte para outros processadores é restrita aos modelos específicos suportados pelo laptop placa-mãe. As CPUs socketed são, talvez, para a conveniência do fabricante, ao invés de o usuário final, como alguns fabricantes de tentar novas CPUs no modelo de laptop do ano passado com um olho para a venda de atualizações em vez de novos laptops. Em muitos outros laptops, a CPU é soldado e não substituível.

Muitos laptops também incluem um interno Ranhura MiniPCI, muitas vezes ocupado por uma placa Bluetooth ou Wi-Fi, mas, como com a CPU, a ranhura interna é muitas vezes restrita na gama de cartões que pode ser instalado. A adopção generalizada do USB atenua conectividade de E / S para um grande grau, embora o usuário deve levar a Periférico USB como um item separado.

NVidia e ATI propuseram uma interface padronizada para laptop Atualizações GPU (tais como uma MXM), mas, novamente, as opções são limitadas em comparação com a área de trabalho PCIe / AGP after-market.

Em janeiro de 2007, Asus anunciou Placa de vídeo externa XG Station para laptops. XG Station está ligado aos computadores portáteis utilizando interface de cartão expresso USB-2 e.

Em fevereiro de 2007, há um novo padrão para cabo PCI Express externa e conector. Laptops futuros pode ser expandida usando backplane PCI Express externa e chassis.

Atuação

Um moderno mid-range HP Laptop.

Para uma determinada faixa de preço (e sua base manufatureira), poder computacional portátil tem tradicionalmente arrastou a de desktops. Isto é em parte devido à maioria dos laptops que compartilham RAM entre a memória do programa eo adaptador gráfico. Em virtude de seus objetivos de uso, laptops prioridade à eficiência energética e compactação em relação ao desempenho absoluto. Computadores desktop e seus componentes modulares são construídos para caber muito maiores gabinetes padrão, juntamente com a expectativa de Poder linha AC. Como tal, a eficiência energética e portabilidade para desktops são objetivos do projeto secundário em comparação com o desempenho absoluto.

Para aplicações típica casa (uso pessoal), onde o computador passa a maior parte de seu tempo ocioso para a próxima entrada do usuário, laptops do tipo thin-client ou maior são geralmente rápido o suficiente para alcançar o desempenho exigido. Jogos, multimídia (vídeo) codificação e reprodução em 3D, e análise em pacotes (banco de dados, matemática, engenharia, financeira, etc.) são áreas onde desktops ainda oferecem o usuário casual uma vantagem convincente.

Com o advento de processadores dual-core e gravação perpendicular, laptops estão começando a fechar a lacuna de desempenho com desktops. Intel Core 2 linha de processadores é eficiente o suficiente para ser usada em computadores portáteis, e muitos fabricantes, como a Apple e Dell está construindo Núcleo 2 laptops baseados. Além disso, muitos computadores portáteis topo de gama apresentam versões de mobilidade de placas gráficas, eliminando as perdas de desempenho associados com gráficos integrados.

Problemas de saúde

Coaster laptop que impeça um aquecimento de colo e melhorar o fluxo de ar portátil.

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Nova Iorque investigadores diz calor gerado a partir de laptops pode elevar significativamente a temperatura do escroto, potencialmente colocando contagem de esperma em risco. O pequeno estudo, que incluiu pouco mais de duas dúzias de homens idades 13-35, descobriu que a posição sentada necessário para equilibrar um laptop pode aumentar temperatura escroto por tanto quanto 2,1 ° C (3,8 ° F). O calor da própria portátil pode aumentar a temperatura por uma outra de 0,7 ° C (1,4 ° F), elevando o potencial de crescimento total para 2,8 ° C (5,2 ° F). No entanto, são necessárias mais pesquisas para determinar se isso afeta diretamente a esterilidade em homens. Uma solução prática comum para este problema é colocar o laptop sobre uma mesa ou escrivaninha.

Devido ao seu pequeno teclado, o uso de computadores portáteis pode causar RSI, e por esta razão portáteis têm docas que são usados ​​com teclados ergonómicos para prevenir lesões. Alguns padrões de saúde exigem que teclados ergonômicos ser utilizado em locais de trabalho.

Segurança

Laptops são alvos de roubo geralmente valorizada, e roubo de laptops pode levar a problemas mais graves, como roubo de identidade a partir de números de cartões de crédito roubados. A maioria dos laptops tem um slot de segurança Kensington para encadear o computador a uma mesa com um cabo de segurança de terceiros. Além disso, os sistemas operacionais modernos e software podem ter funcionalidade de criptografia de disco que processa os dados do laptop de disco rígido ilegível sem uma chave, fornecendo o laptop não estava ligado enquanto roubado.

As grandes marcas e fabricantes

Principais marcas

  • Acer-TravelMate,Extensa, Ferrari e Aspire
  • A Apple-MacBook,MacBook Air e MacBook Pro
  • Compaq-Evo,Armada,LTE, ePresario
  • Dell-Inspiron,Latitude,Precision,Vostro e XPS
  • Porta de entrada
  • Hewlett-Packard-HP Pavilion eHP Omnibook
  • Lenovo-ThinkPad e 3000 series
  • Panasonic-Toughbook,deixou-nos Nota(Disponível somente no Japão)
  • Sony - VAIO, Série C,FJ Series:, série N, série SZ, FZ série, série de Ar
  • Toshiba-Dynabook,Equium,Portege,Tecra,Satellite,Qosmio,Libretto


Marcas ODM

  • ASUS-Asus Eee, Lamborghini
  • Clevo
  • Compal Electronics
  • ECS


Gaming

  • Abbcore Technologies-velocità
  • Alienware-Área 51m,Alienware Sentia eAurora m
  • Falcon Northwest- DR6800, TL2
  • Vigor Gaming-Atlantis,Augustus,Artorius, eAegis
  • Voodoo PC- Inveja
  • Dell XPS-M1730 (laptop), eM1530 (laptop)

Outras marcas

  • Abbcore Technologies-desktop,notebook,servidor, Centro de Mídia
  • Acorn Computers-Deskbook,DESKNOTE eSolonote
  • AVADirect
  • Averatec
  • BenQ
  • Everex
  • Fujitsu Siemens-Lifebook,FMV - Biblo, Amilo
  • Gericom
  • HCL
  • Supersônico
  • Hyundai
  • Jetta (empresa de eletrônicos)- Jetbook
  • LG-Xnote
  • LinuxCertified - Laptop Linux
  • ODM Computadores
  • Medion
  • Micro-Star International (MSI)
  • NEC-VERSA,LaVie
  • Neo- Empiriva, Endura
  • Packard Bell-EasyNote
  • Samsung-Sens
  • Seanix- Seanix
  • Afiado-Mebius
  • Zênite
  • Zepto
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Laptop&oldid=189624085 "