Conteúdo verificado

Internet

Assuntos Relacionados: Mídia ; Websites e Internet

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

A Internet é um sistema global de interconectado redes de computadores que utilizam a norma Conjunto de protocolos de Internet (TCP / IP) para servir milhares de milhões de usuários no mundo todo. É uma rede de redes que consiste de milhões de privado, público, acadêmica, empresarial e redes governamentais, de âmbito local para global, que estão ligados por uma ampla gama de tecnologias de redes electrónicas, sem fios e ópticas. A Internet traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, tais como a inter-ligados documentos de hipertexto da World Wide Web (WWW) e do infra-estrutura para apoiar e-mail.

A maioria dos meios de comunicação tradicionais, incluindo telefone, música, cinema e televisão estão a ser reformulados ou redefinida pela Internet, dando origem a novos serviços, como Voice over Internet Protocol (VoIP) e Internet Protocol Television (IPTV). Jornal, livro e outras publicações impressas estão se adaptando a Tecnologia Web site, ou são reformulados em blogs e feeds da web. A Internet possibilitou e acelerou novas formas de interações humanas através mensagens instantâneas, fóruns na Internet, e rede social. Compras on-line tem crescido tanto para grandes lojas de varejo e pequenas artesãos e comerciantes. Business-to-business e serviços financeiros na Internet afetam cadeias de suprimentos através das indústrias inteiras.

As origens da Internet remontam a pesquisa da década de 1960, encomendado pela Governo dos Estados Unidos para construir, a comunicação robusta tolerante a falhas através de redes informáticas. O financiamento de uma nova EUA espinha dorsal pela National Science Foundation em 1980, bem como o financiamento privado para outros backbones comerciais, levou a participação mundial no desenvolvimento de novas tecnologias de rede, ea fusão de várias redes. O comercialização do que era na década de 1990 uma rede internacional resultaram na sua divulgação e incorporação em praticamente todos os aspectos da vida humana moderna. Em junho de 2012, mais de 2,4 bilhões de pessoas-mais de um terço da população humana do mundo -ter utilizou os serviços de Internet.

A Internet não tem governança centralizada em qualquer aplicação ou políticas de acesso e uso tecnológico; cada rede componente define as suas próprias políticas. Apenas as definições globais das duas principais espaços de nomes na Internet, o Espaço de endereço Internet Protocol eo Domain Name System, são dirigidos por uma organização mantenedor, o Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN). A base técnica e de normalização dos protocolos de núcleo ( IPv4 e IPv6) é uma actividade da Internet Engineering Task Force (IETF), uma organização sem fins lucrativos de participantes internacionais vagamente filiados que qualquer pessoa pode associar-se ao contribuir perícia técnica.

Terminologia

A Internet, referindo-se ao sistema global específico da interligado Redes IP, é um nome próprio e escrito com uma inicial letra maiúscula. Nos meios de comunicação e uso comum que muitas vezes não são capitalizados, viz. A internet. Alguns guias especificar que a palavra deve ser maiúscula quando usado como um substantivo, mas não capitalizados quando usado como um verbo ou um adjetivo. A Internet também é muitas vezes referida como a Net.

Historicamente, a palavra foi usada internet, com inicial minúscula, já em 1883 como um verbo e adjetivo para se referir a movimentos interligados. Começando no início de 1970 o termo internet foi usada como uma forma abreviada do termo técnico internetwork, o resultado de interligar as redes de computadores com gateways especiais ou roteadores. Também foi usado como um verbo que significa ligar-se em conjunto, especialmente para as redes.

Os termos da Internet e da World Wide Web são freqüentemente usados como sinônimos no discurso diário; é comum falar de "ir na Internet" ao chamar um navegador para ver paginas web. No entanto, a Internet é uma rede informática mundial especial conectando milhões de dispositivos de computação; a World Wide Web é apenas um dos muitos serviços em execução na Internet. A Web é uma coleção de documentos interligados (páginas web) e outros recursos da web, ligados por hyperlinks e URLs. Além da Web, uma infinidade de outros serviços são implementados através da Internet, incluindo e-mail , transferência de arquivos, controlo remoto do computador, newsgroups, e jogos online. Serviços da Web (e outros) pode ser implementado em qualquer intranet, acessível para os usuários da rede.

Interweb é uma mistura de Internet e World Wide Web normalmente usado sarcasticamente para parodiar um usuário tecnicamente unsavvy.

História

Professor Leonard Kleinrock com o primeiro ARPANET Processadores interface de mensagem na UCLA

A investigação sobre comutação de pacotes começou no início dos anos 1960 e comutação de pacotes, como redes Mark I em NPL no Reino Unido, ARPANET, Cíclades, Merit Network, Tymnet, e Telenet, foram desenvolvidos na década de 1960 e início de 1970, usando uma variedade de protocolos. A ARPANET em particular levou ao desenvolvimento de protocolos de internetworking, onde várias redes separadas poderiam ser unidas em uma rede de redes, graças ao trabalho do britânico cientista Donald Davies cujo rés-do-quebrando trabalho em Packet Switching foi essencial para o sistema.

Os dois primeiros nós do que viria a ser o ARPANET foram interconectados entre Centro de Medição de Leonard Kleinrock Rede no Escola de UCLA de Engenharia e Ciências Aplicadas e Sistema NLS de Douglas Engelbart no SRI International (SRI) em Menlo Park, Califórnia, em 29 de outubro de 1969. O terceiro site na ARPANET era o centro de Culler-Fried Interativo Matemática na Universidade da Califórnia em Santa Barbara, eo quarto foi o Universidade de Utah Departamento de Gráfica. Em um sinal precoce de crescimento futuro, já havia quinze sites conectados ao jovem ARPANET até o final de 1971. Esses primeiros anos foram documentados no filme 1972 Redes de Computadores: Os Arautos da partilha de recursos.

Colaborações internacionais no início ARPANET eram escassas. Por várias razões políticas, os desenvolvedores europeus estavam preocupados com o desenvolvimento da Redes X.25. As exceções notáveis foram a matriz Sísmica norueguês ( Norsar) em junho de 1973, seguido em 1973 pela Suécia com links de satélite para o Estação Terrena e Tanum Grupo de pesquisa de Peter T. Kirstein no Reino Unido, inicialmente no Instituto de Ciência da Computação, Universidade de Londres e mais tarde em University College London.

T3 NSFNET Backbone, c. 1992

Em dezembro de 1974, RFC 675 - Especificação do Programa de Controle de Transmissão Internet, por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine usou o termo internet, como uma abreviação para internetworking; mais tarde RFCs repetir este uso, por isso a palavra começou como uma em vez de o adjectivo substantivo que ele é hoje. O acesso à ARPANET foi ampliada em 1981, quando a National Science Foundation (NSF) desenvolveu o Rede de Ciência da Computação (CSNET). Em 1982, o Internet Protocol Suite (TCP / IP) foi padronizada eo conceito de uma rede mundial de redes TCP / IP totalmente interligadas chamada Internet foi introduzido.

Acesso à rede TCP / IP expandiu-se novamente em 1986, quando a National Science Foundation Network ( NSFNET), desde o acesso à locais de supercomputadores nos Estados Unidos de organizações de investigação e educação, primeiro a 56 kbit / s, e mais tarde em 1.5 Mbit / se 45 Mbit / s. Comercial prestadores de serviços de internet (ISPs) começaram a surgir no final de 1980 e início de 1990. A ARPANET foi desmantelada em 1990. A Internet foi comercializado em 1995, quando NSFNET foi desmantelada, removendo as últimas restrições sobre o uso da Internet para transportar o tráfego comercial. A Internet começou uma rápida expansão para a Europa e Austrália, em meados da década de 1980 e para a Ásia no final de 1980 e início de 1990.

Este Computador NeXT foi usado por Sir Tim Berners-Lee em CERN e tornou-se o primeiro do mundo Servidor web.

Desde meados dos anos 1990 a Internet tem tido um enorme impacto sobre a cultura eo comércio, incluindo a ascensão de perto a comunicação instantânea por e-mail, mensagens instantâneas, Voice over Internet Protocol (VoIP) "telefonemas", chamadas de vídeo interativas de duas vias, ea World Wide Web com a sua fóruns de discussão, blogs, redes sociais, e sites de compras on-line. Quantidades crescentes de dados são transmitidos a velocidades cada vez mais elevadas através de redes de fibra óptica operando a 1 Gbit / s, a 10 Gbit / s, ou mais. A Internet continua a crescer, impulsionado pela cada vez maiores quantidades de informações on-line e conhecimento, comércio, entretenimento e rede social.

Durante a década de 1990, estimava-se que o tráfego na Internet pública cresceu 100 por cento ao ano, enquanto o crescimento médio anual do número de utilizadores da Internet foi pensado para ser entre 20% e 50%. Este crescimento é muitas vezes atribuída à falta de administração central, que permite o crescimento orgânico da rede, bem como a natureza não proprietária aberta dos protocolos de Internet, que incentiva fornecedor interoperabilidade e impede qualquer empresa de exercer muito controle sobre o rede. Em 31 de março de 2011, o número total estimado de Os utilizadores da Internet era 2.095 milhões (30,2% da população mundial). Estima-se que em 1993 a Internet realizado apenas 1% da informação que flui através de duas vias de telecomunicações, em 2000 esse número havia crescido para 51%, e até 2007 mais de 97% de todas as informações telecomunicado foi realizada através da Internet.

Tecnologia

Protocolos

Como os dados do usuário são processadas através da pilha de protocolos, cada camada adiciona um encapsulamento no envio de acolhimento. Os dados são transmitidos "over the wire" no nível do link, esquerda para a direita. O procedimento pilha encapsulamento é revertida pelo recebimento de acolhimento. Relés intermediários remover e adicionar um novo link de encapsulamento para retransmissão, e inspecionar a camada IP para fins de roteamento.

A infra-estrutura de comunicação da Internet consiste nas suas componentes de hardware e de um sistema de camadas de software que controlam vários aspectos da arquitectura. Enquanto o hardware muitas vezes pode ser usado para dar suporte a outros sistemas de software, é o design eo processo de padronização rigorosa da arquitetura de software que caracteriza a Internet e fornece a base para a sua escalabilidade e sucesso. O responsável pelo projeto arquitetônico dos sistemas de software de Internet tenha sido delegada a Internet Engineering Task Force (IETF). O IETF conduz grupos de trabalho de definição de padrões, aberto a qualquer pessoa, sobre os vários aspectos da arquitetura da Internet. Resultantes de discussões e normas finais são publicados em uma série de publicações, cada uma chamada de Request for Comments (RFC), disponíveis gratuitamente no site IETF. Os principais métodos de rede que permitem a Internet estão contidos em RFCs especialmente designados que constituem o Padrões da Internet. Outros documentos menos rigorosos são simplesmente informativo, experimental, ou histórico, ou documentar as melhores práticas correntes (BCP) ao implementar tecnologias de Internet.

Os padrões da Internet descrevem um quadro conhecido como o Suíte de protocolos Internet. Este é um modelo de arquitectura que divide a métodos em um sistema em camadas de protocolos ( RFC 1122, RFC 1123). As camadas correspondem ao ambiente ou extensão em que os serviços de operar. No topo está a camada de aplicação, o espaço para os métodos de redes específicas de aplicativos usados em aplicações de software, por exemplo, um programa navegador. Abaixo dessa camada superior, a camada de transporte conecta aplicações em diferentes máquinas através da rede (por exemplo, modelo cliente-servidor) com os métodos de intercâmbio de dados apropriados. Subjacente a estas camadas são as tecnologias de rede core, que consiste em duas camadas. O camada de internet permite que os computadores para identificar e localizar uns aos outros através de (IP) Protocolo Internet, e permite que eles se conectem uns com os outros através de redes de intermediários (de trânsito). Em último lugar, na parte inferior da arquitectura, é uma camada de software, o camada de enlace, que fornece conectividade entre hosts na mesma conexão de rede local, tal como uma rede local ( LAN) ou uma conexão dial-up. O modelo, também conhecido como TCP / IP, é concebida para ser independente do hardware subjacente, o que, por conseguinte, o modelo não se preocupa com em qualquer detalhe. Outros modelos foram desenvolvidos, tais como o Interconexão de Sistemas Abertos (OSI) modelo, mas eles não são compatíveis nos detalhes da descrição ou execução; Existem muitas semelhanças e os protocolos TCP / IP são normalmente incluídos na discussão de redes OSI.

O componente mais importante do modelo de Internet é o Internet Protocol (IP), que fornece sistemas de endereçamento ( Endereços IP) para computadores na Internet. IP permite internetworking e, em essência, estabelece a própria Internet. A versão 4 do IP ( IPv4) é a versão inicial usada na primeira geração de Internet de hoje e ainda está em uso dominante. Ele foi projetado para tratar até ~ anfitriões 4,3 bilhões (10 9) da Internet. No entanto, o crescimento explosivo da Internet levou a IPv4 esgotamento de endereços, que entrou na sua fase final em 2011, quando o pool global de alocação de endereços estava exausto. Uma nova versão do protocolo, o IPv6, foi desenvolvido em meados dos anos 1990, o que proporciona muito maior capacidade de endereçamento e roteamento mais eficiente do tráfego da Internet. IPv6 está atualmente em crescimento a implantação em todo o mundo, uma vez que registros de endereços Internet ( RIRs) começaram a apelar a todos os gestores de recursos para planejar a adoção rápida e de conversão.

IPv6 não é interoperável com o IPv4. Em essência, ele estabelece uma versão paralela do Internet não são directamente acessíveis com software IPv4. Isto significa upgrades de software ou instalações de tradutor são necessárias para dispositivos que precisam se comunicar em ambas as redes de networking. A maioria dos sistemas operacionais de computadores modernos já suportam ambas as versões do Protocolo Internet. Infra-estruturas de rede, no entanto, estão ainda em atraso nesse desenvolvimento. Além da complexa matriz de conexões físicas que compõem sua infra-estrutura, a Internet é facilitada pelo bilaterais ou multilaterais contratos comerciais (por exemplo, acordos de peering), e por especificações ou protocolos que descrevem como a troca de dados através da rede técnicos. De fato, a Internet é definida por suas interconexões e políticas de roteamento.

Encaminhamento

Roteamento de pacotes Internet é realizado entre os vários níveis de fornecedores de serviços Internet.

Internet Service Providers conectar clientes (de pensamento no "fundo" da hierarquia de roteamento) para clientes de outros provedores. No "top" da hierarquia de roteamento são dez ou mais Redes de Camada 1, grandes empresas de telecomunicações que troquem tráfego diretamente "através" de todas as outras redes de Camada 1 via não remunerado peering acordos. Nível 2 redes compra Trânsito Internet a partir de outro ISP para alcançar, pelo menos, alguns partidos na Internet global, embora eles também podem se envolver em troca de tráfego não remunerado (especialmente para os parceiros locais de dimensão semelhante). ISPs podem usar um único provedor de "upstream" para conectividade, ou usar multihoming para fornecer proteção contra problemas com links individuais. Pontos de troca de Internet criar conexões físicas entre os vários ISPs, muitas vezes hospedados em edifícios de propriedade de terceiros independentes.

Computadores e roteadores uso tabelas de roteamento para direcionar pacotes IP entre máquinas conectadas localmente. As tabelas podem ser construído manualmente ou automaticamente através DHCP para um computador individual ou uma protocolo de roteamento para os próprios routers. Em situações individuais-hospedada, uma rota padrão geralmente aponta "para cima" em direção a um ISP fornecendo trânsito. ISPs de nível superior usar o Border Gateway Protocol para resolver os caminhos para um determinado intervalo de endereços IP através das conexões complexas da Internet global.

Instituições académicas, grandes empresas, governos e outras organizações podem desempenhar o mesmo papel que os ISPs, participando de peering e trânsito de compra em nome de suas redes internas de computadores individuais. Redes de pesquisa tendem a interligar em grandes sub-redes, como GEANT, Gloriad, Internet2, e no Reino Unido de investigação nacional e rede de ensino, JANET. Estes, por sua vez, são construídas em torno de redes menores.

Nem todos redes de computadores estão ligados à Internet. Por exemplo, alguns classificados sites Estados Unidos são acessíveis apenas a partir de redes seguras separadas.

Estrutura geral

A estrutura da Internet e as suas características de utilização têm sido estudados extensivamente. Foi determinado que ambas as estruturas de encaminhamento IP da Internet e de hipertexto elos da World Wide Web são exemplos de redes de escala livre.

Muitos cientistas da computação descrever a Internet como um "exemplo de uma grande escala, altamente projetados, ainda sistema altamente complexo". A Internet é heterogêneo; por exemplo, taxas de transferência de dados e características físicas das ligações variam amplamente. As exposições da Internet " fenômenos emergentes "que dependem da sua organização em grande escala. Por exemplo, as taxas de transferência de dados exibem temporais auto-similaridade. Os princípios do encaminhamento e métodos de endereçamento para o tráfego na Internet chegar de volta às suas origens em 1960, quando a eventual dimensão e popularidade da rede não poderia ser antecipado. Assim, a possibilidade de desenvolvimento de estruturas alternativas é investigada. A estrutura de Internet foi encontrado para ser altamente resistente a falhas aleatórias e muito vulnerável a ataques de alto grau.

Governo

Sede da ICANN em Marina Del Rey, Califórnia, Estados Unidos

A Internet é uma globalmente distribuídos de rede que compreende muitas redes autónomas voluntariamente interligados. Ele opera sem um órgão central. No entanto, para manter a interoperabilidade, o principal espaços de nomes da Internet são administrados pelo Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), com sede em Marina del Rey, Califórnia. A ICANN é a entidade que coordena a atribuição de identificadores únicos para uso na Internet, incluindo nomes de domínio, Internet Protocol (IP) endereços, números de porta aplicação dos protocolos de transporte, e muitos outros parâmetros. Nome espaços globalmente unificada, na qual os nomes e os números são atribuídos de forma única, são essenciais para manter o alcance global da Internet. ICANN é governada por um conselho internacional de diretores vindos de todo as comunidades não comerciais Internet técnico, negocial, acadêmicos e outros.

O papel da ICANN na coordenação da atribuição de identificadores únicos a distingue como talvez o único organismo de coordenação central para a Internet global. O governo dos Estados Unidos continua a ter um papel fundamental na aprovação de alterações ao Zona de raiz do DNS que está no cerne do sistema de nomes de domínio. Em 16 de Novembro de 2005, as Nações Unidas patrocinado Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação, realizada em Tunis , estabeleceu o Internet Governance Forum (IGF) para discutir questões relacionadas à Internet.

A base técnica e padronização dos protocolos de núcleo da Internet ( IPv4 e IPv6) é uma actividade da Internet Engineering Task Force (IETF), uma organização sem fins lucrativos de participantes internacionais vagamente filiados que qualquer pessoa pode associar-se ao contribuir perícia técnica.

Usos modernos

A Internet permite uma maior flexibilidade no horário de trabalho e localização, especialmente com a difusão de conexões de alta velocidade de acesso ilimitado. A Internet pode ser acessado em qualquer lugar por vários meios, inclusive através dispositivos móveis de Internet. Telefones celulares, datacards, consolas de jogos portáteis e routers celulares permitem aos usuários se conectar à Internet sem fio. Dentro das limitações impostas pelas telas pequenas e outras instalações limitadas de tais dispositivos de bolso, os serviços da Internet, incluindo e-mail e da Web, podem estar disponíveis. Os prestadores de serviços podem restringir os serviços oferecidos e as tarifas de dados móveis pode ser significativamente mais elevado do que outros métodos de acesso.

Material educativo em todos os níveis da pré-escola ao pós-doutorado está disponível a partir de sites. Os exemplos vão desde CBeebies, através de guias escolares e de revisão do ensino médio e universidades virtuais, ao acesso à literatura acadêmica top-end através dos gostos de Google Scholar. Para educação a distância, ajudar com lição de casa e outras tarefas, a aprendizagem auto-guiada, passando o tempo afastado tempo livre, ou apenas olhando-se mais detalhes sobre um fato interessante, nunca foi tão fácil para que as pessoas acessem a informação educacional em qualquer nível de qualquer lugar. A Internet em geral e da World Wide Web , em particular, constituem elementos importantes de ambos formais e educação informal.

O baixo custo ea partilha quase instantânea de ideias, conhecimentos e habilidades fez trabalho colaborativo drasticamente mais fácil, com a ajuda de software colaborativo. Não só pode um grupo barata comunicar e compartilhar idéias, mas o amplo alcance da Internet permite que esses grupos com mais facilidade para se formar. Um exemplo disto é a movimento do software livre, que produziu, entre outras coisas, Linux , Mozilla Firefox e OpenOffice.org . Chat na Internet, seja usando um IRC sala de bate-papo, um sistema de mensagens instantâneas, ou um site de rede social, permite que colegas de ficar em contato em uma maneira muito conveniente ao trabalhar em seus computadores durante o dia. As mensagens podem ser trocadas ainda mais rápida e conveniente do que via e-mail. Estes sistemas podem permitir que arquivos sejam trocadas, desenhos e imagens para ser compartilhado, ou contato de voz e vídeo entre os membros da equipe.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem colaborar equipes para trabalhar em conjuntos de documentos compartilhados simultaneamente sem acidentalmente destruindo trabalho um do outro. Equipes do negócio e do projeto podem compartilhar calendários, bem como documentos e outras informações. Tal colaboração ocorre em uma ampla variedade de áreas, incluindo a investigação científica, desenvolvimento de software, planejamento da conferência, ativismo político e escrita criativa. Colaboração social e política também está se tornando mais generalizada tanto como acesso à Internet e computador propagação alfabetização.

A Internet permite que os usuários de computador para acessar remotamente outros computadores e armazena informações facilmente, onde quer que estejam. Eles podem fazer isso com ou sem segurança informática, tecnologias de autenticação e criptografia ou seja, dependendo das exigências. Este é incentivar novas formas de trabalhar a partir de casa, colaboração e compartilhamento de informações em muitas indústrias. Um contador sentado em casa pode auditar os livros de uma empresa com sede em outro país, em uma servidor situado num país terceiro que é remotamente mantido por especialistas em TI para quarto. Estas contas poderiam ter sido criado por guarda-livros em casa trabalhando, em outros locais remotos, com base na informação enviada a eles a partir de escritórios em todo o mundo. Algumas dessas coisas eram possíveis antes do uso difundido da Internet, mas o custo de privada linhas alugadas teria feito muitos deles inviável na prática. Um trabalhador de escritório longe de sua mesa, talvez no outro lado do mundo, em uma viagem de negócios ou férias, pode acessar seus e-mails, acessar seus dados usando computação em nuvem, ou aberto um sessão de desktop remoto em seu PC do escritório usando um seguro Conexão de rede virtual privada (VPN) na Internet. Isso pode dar ao trabalhador o acesso completo a todos os seus arquivos e dados normais, incluindo e-mail e outras aplicações, enquanto estiver fora do escritório. Tem sido referido entre administradores de sistemas como o Pesadelo Virtual Private, porque estende o perímetro de segurança de uma rede corporativa em locais remotos e casas de seus empregados.

Serviços

World Wide Web

Muitas pessoas usam os termos Internet e World Wide Web, ou simplesmente Web, como sinônimos, mas os dois termos não são sinónimos. A World Wide Web é um conjunto global de documentos, imagens e outros recursos, logicamente interligados por hyperlinks e referenciados com Uniform Resource Identificadores (URIs). URIs identificar simbolicamente serviços, servidores e outros bancos de dados e os documentos e os recursos que elas podem proporcionar. Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é o principal protocolo de acesso da World Wide Web, mas é apenas uma das centenas de protocolos de comunicação usados na Internet. Serviços da Web também usam HTTP para permitir que os sistemas de software para se comunicar, a fim de compartilhar e de lógica de negócios e troca de dados.

Software navegador da World Wide Web, como o Microsoft Internet Explorer , Mozilla Firefox , Opera, a Apple 's Safari e Google Chrome , permite aos usuários navegar de uma página web para outro através de hiperlinks embutidos nos documentos. Estes documentos podem também conter qualquer combinação de dados informáticos, incluindo gráficos, sons, texto, vídeo, multimídia e conteúdo interativo que é executado enquanto o usuário está interagindo com a página. Software do lado do cliente pode incluir animações, jogos, aplicações de escritório e demonstrações científicas. Através orientada por palavra-chave Pesquisa na Internet usando motores de busca como Yahoo! e Google, os usuários em todo o mundo tenham acesso fácil e imediato a uma quantidade vasta e diversificada de informações online. Comparado aos meios de comunicação impressos, livros, enciclopédias e bibliotecas tradicionais, o World Wide Web permitiu a descentralização da informação em larga escala.

A Web também permitiu indivíduos e organizações para publicar idéias e informações para uma potencialmente grande audiência on-line em grande despesa e atraso de tempo reduzido. A publicação de uma página web, um blog, ou construir um site envolve pouco inicial custo e muitos serviços sem custo estão disponíveis. Publicação e manutenção dos sites de grandes profissionais com atrativa, diversa e up-to-date informação ainda é uma tarefa difícil e caro, no entanto. Muitos indivíduos e algumas empresas e grupos usam web logs ou blogs, que são em grande parte utilizados como diários on-line facilmente atualizáveis. Algumas organizações comerciais incentivar o pessoal a comunicar conselhos em suas áreas de especialização, na esperança de que os visitantes vão ficar impressionados com o conhecimento especializado e informação livre, e ser atraído para a corporação como um resultado. Um exemplo dessa prática é a Microsoft , cujo os desenvolvedores de produtos publicar seus blogs pessoais, a fim de despertar o interesse do público em seu trabalho. Colecções de páginas web pessoais publicados por grandes provedores de serviços continuam a ser populares, e tornaram-se cada vez mais sofisticados. Considerando que as operações tais como a Angelfire e GeoCities já existiam desde os primeiros dias da Web, as ofertas mais recentes de, por exemplo, Facebook e Twitter tem atualmente muitos seguidores. Estas operações, muitas vezes marca-se como serviços de rede social e não simplesmente como página web anfitriões.

Publicidade em páginas populares da web pode ser lucrativo, e e-commerce ou a venda de produtos e serviços diretamente através da Web continua a crescer.

Quando a Web começou na década de 1990, uma página da web típico foi armazenado em formulário preenchido em um servidor web, formatado em HTML, pronto para ser enviado para o navegador do usuário em resposta a um pedido. Ao longo do tempo, o processo de criar e servir páginas web se tornou mais automatizado e mais dinâmico. Sites são muitas vezes criados usando gerenciamento de conteúdo ou wiki software com, inicialmente, muito pouco conteúdo. Contribuíram para estes sistemas, que podem ser pagos funcionários, membros de um clube ou outra organização ou membros do público, preencher bancos de dados com o conteúdo usando a edição de páginas destinadas para o efeito subjacente, enquanto os visitantes casuais ver e ler este conteúdo em sua forma final, HTML . Não pode ou não ser editorial, sistemas de aprovação e de segurança incorporados ao processo de tomada de conteúdo recém-entrado e torná-lo disponível para os visitantes alvo.

Comunicação

E-mail é um serviço de comunicações importantes disponíveis na Internet. O conceito de envio de mensagens de texto electrónicos entre as partes de forma análoga a enviar cartas ou memorandos antecede a criação da Internet. Fotos, documentos e outros arquivos são enviados como anexos de e-mail. E-mails podem ser cc-ed para múltiplos endereço de e-mail.

Telefonia via Internet é outro serviço de comunicações comum tornada possível pela criação da Internet. VoIP está para a voz-over Internet Protocol, referindo-se ao protocolo que está subjacente a toda a comunicação via Internet. A idéia começou no início de 1990 com aplicações de voz-walkie-talkie como para computadores pessoais. Nos últimos anos, muitos sistemas de VoIP tornaram-se tão fácil de usar e tão conveniente como um telefone normal. A vantagem é que, como a Internet carrega o tráfego de voz, o VoIP pode ser gratuito ou custar muito menos do que uma chamada de telefone tradicional, especialmente em longas distâncias e especialmente para aqueles com sempre-em conexões de Internet, tais como cabo ou ADSL. VoIP está amadurecendo em uma alternativa competitiva ao serviço de telefone tradicional. A interoperabilidade entre diferentes fornecedores melhorou ea capacidade de chamar ou receber uma chamada de um telefone tradicional está disponível. , Adaptadores de rede VoIP barato simples estão disponíveis que eliminam a necessidade de um computador pessoal.

A qualidade de voz ainda pode variar de chamada para chamar, mas muitas vezes é igual a e até mesmo pode exceder o das chamadas tradicionais. Problemas restantes para incluir VoIP número de telefone de emergência marcação e fiabilidade. Atualmente, alguns provedores de VoIP oferecem um serviço de emergência, mas não é universalmente disponível. Telefones tradicionais são line-powered e operar durante uma falha de energia; VoIP não fazê-lo sem um fonte de alimentação de backup para o equipamento de telefone e os dispositivos de acesso à Internet. VoIP também se tornou cada vez mais popular para aplicações de jogos, como uma forma de comunicação entre os jogadores. Clientes VoIP populares para jogos incluem Ventrilo e Teamspeak. Wii , PlayStation 3, e Xbox 360 também oferecem recursos de bate-papo VoIP.

Transferência de dados

O compartilhamento de arquivos é um exemplo de transferência de grandes quantidades de dados através da Internet. A arquivo de computador pode ser enviado para clientes, colegas e amigos como um anexo. Ele pode ser carregado para um site ou Servidor de FTP para facilitar o download por outros. Ele pode ser colocado em um "local compartilhado" ou para um servidor de arquivos para uso imediato pelos colegas. A carga de descargas em massa para muitos usuários pode ser facilitado pelo uso de " espelho "ou servidores redes peer-to-peer. Em qualquer destes casos, o acesso ao processo pode ser controlado pelo utilizador autenticação, o trânsito do arquivo através da Internet pode ser obscurecido por criptografia, eo dinheiro pode mudar de mãos para o acesso ao arquivo. O preço pode ser pago com o carregamento remoto de fundos a partir de, por exemplo, um cartão de crédito cujos detalhes também são passados - geralmente totalmente criptografado - através da Internet. A origem ea autenticidade do arquivo recebido pode ser verificado assinaturas digitais ou por MD5 ou outros resumos de mensagem. Estas características simples da Internet, através de uma base mundial, estão a mudar a produção, venda e distribuição de qualquer coisa que pode ser reduzido a um arquivo de computador para a transmissão. Isso inclui todos os tipos de publicações impressas, produtos de software, notícias, música, filme, vídeo, fotografia, gráficos e outras artes. Isto, por sua vez, causou mudanças sísmicas em cada um dos sectores existentes que anteriormente eram controladas a produção e a distribuição desses produtos.

Streaming de mídia é a entrega em tempo real de mídia digital para o consumo imediato ou fruição pelos usuários finais. Muitas emissoras de rádio e televisão fornecem feeds de Internet de suas produções de áudio e vídeo ao vivo. Eles também podem permitir a visualização time-shift ou a ouvir tais como visualização, clipes clássicos e ouvir de novo apresenta. Esses prestadores estão unidos por uma gama de puros Internet "emissoras" que nunca tiveram licenças no ar. Isto significa que um dispositivo ligado à Internet, tal como um computador ou algo mais específico, pode ser usado para aceder a meios de comunicação em-linha em muito da mesma maneira como foi anteriormente possível apenas com um receptor de televisão ou de rádio. A gama de tipos disponíveis de conteúdo é muito mais amplo, de técnicos especializados webcasts para serviços de multimídia on-demand populares. Podcasting é uma variação sobre este tema, onde - geralmente áudio - material é baixado e reproduzido em um computador ou deslocado para um portátil media player para ser ouvido em movimento. Estas técnicas utilizam equipamento simples permitem a qualquer um, com pouca censura ou controle de licenciamento, para transmitir o material áudio-visual em todo o mundo.

Streaming de mídia digital aumenta a demanda por largura de banda de rede. Por exemplo, a qualidade de imagem padrão precisa de 1 Mbit / s velocidade do link para SD 480p, 720p HD qualidade requer 2,5 Mbit / s, ea qualidade HDX top-of-the-line precisa de 4,5 Mbit / s para 1080p.

Webcams são uma extensão de baixo custo desse fenômeno. Enquanto algumas webcams pode dar video-estrutura de plena velocidade, o quadro ou é geralmente pequena ou atualizações lentamente. Os internautas podem assistir animais em torno de um charco Africano, navios no Canal do Panamá , o tráfego em uma rotatória local ou monitorar suas próprias instalações, ao vivo e em tempo real. Vídeo salas de chat e videoconferência também são populares com muitos usos que está sendo encontrado para webcams pessoais, com e sem som de duas vias. O YouTube foi fundado em 15 de fevereiro de 2005 e é agora o site líder para streaming de vídeo livre com um grande número de usuários. Ele usa um leitor de web baseado em flash para transmitir e mostrar arquivos de vídeo. Os utilizadores registados podem fazer upload de uma quantidade ilimitada de vídeo e construir seu próprio perfil pessoal. YouTube afirma que seus usuários assistir a centenas de milhões, e carregar centenas de milhares de vídeos diariamente.

Acesso

Os métodos comuns de acesso à Internet nos lares incluem dial-up, rede fixa de banda larga (mais de cabo coaxial, fibra óptica ou fios de cobre), Wi-Fi , por satélite e 3G / 4G tecnologia telefones celulares . Locais públicos para usar a Internet incluem bibliotecas e cafés de Internet, onde os computadores com conexões de Internet estão disponíveis. Há também Pontos de acesso à Internet em muitos locais públicos, como salas de aeroportos e cafés, em alguns casos, apenas para uso breve em pé. Vários termos são usados, como "quiosque Internet pública", "terminal de acesso público", e "Web telefone público ". Muitos hotéis agora também têm terminais públicos, embora estes são geralmente com base em taxa. Estes terminais são amplamente acessado por vários uso como reserva de bilhetes, depósito bancário, pagamento on-line etc. Wi-Fi fornece acesso sem fio a redes de computadores, e, portanto, pode fazê-lo à própria Internet. Hotspots para tal acesso incluem cafés Wi-Fi , onde pretensos usuários precisam trazer seus próprios dispositivos habilitados para sem fio, como um laptop ou PDA. Estes serviços podem ser livre para todos, gratuitamente para os clientes apenas, ou com base em taxa. Um ponto de acesso não necessita de ser limitada a um local confinado. Um campus inteiro ou parque, ou mesmo uma cidade inteira pode ser ativado.

Bases esforços levaram a redes comunitárias sem fio. Serviços comerciais Wi-Fi que abrangem grandes áreas da cidade estão no lugar em Londres, Viena , Toronto , San Francisco, Filadélfia , Chicago e Pittsburgh. A Internet pode ser acessado a partir de lugares como um banco do parque. Além de Wi-Fi, houve experimentos com redes proprietárias móveis sem fio, como Ricochet, vários serviços de dados de alta velocidade através de redes de telefonia celular e serviços fixos sem fio. High-end telefones móveis, como smartphones em geral contam com acesso à Internet através da rede de telefone. Os navegadores da Web, tais como Opera estão disponíveis nestes aparelhos avançados, o que também pode executar uma grande variedade de outros softwares Internet. Mais telefones celulares têm acesso à Internet do que os PCs, embora isto não é tão amplamente utilizado. Uma matriz de provedor de acesso à Internet e protocolo diferencia os métodos utilizados para obter on-line.

Um apagão da Internet ou falha pode ser causada por interrupções de sinalização locais. Rompimentos de cabos de comunicações submarinos podem causar apagões ou lentidão para grandes áreas, como no cabo submarino interrupção 2008. Os países menos desenvolvidos são mais vulneráveis ​​devido a um pequeno número de links de alta capacidade. Cabos terrestres também são vulneráveis, como em 2011, quando uma mulher que escava para a sucata cortada mais conectividade para a nação da Armênia. Blackouts Internet que afectam os países quase inteiras pode ser alcançado pelos governos como uma forma de censura na Internet, como no bloqueio da Internet no Egito, em que cerca de 93% das redes estavam sem acesso em 2011 em uma tentativa de parar de mobilização para protestos anti-governo .

Usuários

Usuários de Internet por 100 habitantesFonte:UIT
Usuários de Internet por língua
Línguas conteúdo do site

Uso geral da Internet tem um enorme crescimento. De 2000 a 2009, o número de utilizadores da Internet em todo o mundo aumentou de 394 a 1858 milhões. Em 2010, 22 por cento da população do mundo tinha acesso a computadores com 1 bilhão de Google de buscas todos os dias, 300 milhões de usuários de Internet que lêem blogs e 2 bilhões de vídeos assistidos diariamente no YouTube.

O idioma predominante para a comunicação na Internet tem sido Inglês. Isso pode ser um resultado de a origem da Internet, bem como o papel da linguagem como língua franca. sistemas de computadores adiantados foram limitados aos caracteres na American Standard Code for Information Interchange (ASCII), um subconjunto do alfabeto latino .

Depois de Inglês (27%), as línguas mais solicitadas na World Wide Web são chineses (23%), espanhol (8%), japonês (5%), Português e Alemão (4% cada), árabe, francês e russo ( 3% de cada), e coreana (2%). Por região, 42% da população mundial de usuários de Internet são baseadas na Ásia, 24% na Europa, 14% na América do Norte, 10% na América Latina e no Caribe em conjunto, 6% na África, 3% no Oriente Médio e 1 % na Austrália / Oceania. As tecnologias da Internet têm desenvolvido o suficiente nos últimos anos, especialmente no uso de Unicode, que boas instalações estão disponíveis para o desenvolvimento ea comunicação em línguas amplamente utilizados do mundo. No entanto, algumas falhas, tais como mojibake (exibição incorreta de caracteres de alguns idiomas) ainda permanecem.

Em um estudo americano em 2005, a percentagem de homens que utilizam a Internet foi muito ligeiramente à frente da percentagem de mulheres, embora essa diferença revertido em menores de 30. Homens sessão iniciada com mais freqüência, passou mais tempo online, e eram mais propensos a ser usuários de banda larga, enquanto as mulheres tendem a fazer mais uso das oportunidades para se comunicar (tais como e-mail). Os homens eram mais propensos a usar a Internet para pagar contas, participar de leilões e para a recreação como o download de música e vídeos. Homens e mulheres eram igualmente propensos a usar a Internet para fazer compras e bancário. Estudos mais recentes indicam que, em 2008, as mulheres superaram os homens significativamente na maioria dos sites de redes sociais, como Facebook e Myspace, embora os índices variavam com a idade. Além disso, as mulheres assistiram mais conteúdo streaming, enquanto que os homens baixado mais. Em termos de blogs, os homens eram mais propensos a blog em primeiro lugar; entre aqueles que blogue, os homens eram mais propensos a ter um blog profissional, ao passo que as mulheres eram mais propensos a ter um blog pessoal.

De acordo com a Euromonitor, em 2020, 43,7% da população do mundo será usuários da Internet. Divisão por país, em 2011, a Islândia, a Noruega ea Holanda teve a maior penetração de internet por número de usuários, com mais de 90% da população com acesso.

Impacto social

A Internet permitiu inteiramente novas formas de interação social, atividades e organizadora, graças às suas características básicas, tais como usabilidade generalizada e acesso. Na primeira década do século 21, a primeira geração é gerado com ampla disponibilidade de conectividade com a Internet, trazendo conseqüências e preocupações em áreas como a privacidade ea identidade pessoal, e distribuição de materiais protegidos por direitos autorais. Estes " nativos digitais "enfrentam uma série de desafios que foram não apresentar para as gerações anteriores.

Redes sociais e entretenimento

Muitas pessoas usam o World Wide Web para acessar notícias, tempo e relatórios de esportes, para planejar e reservar as férias e para saber mais sobre os seus interesses. As pessoas usam bate-papo, mensagens e e-mail para fazer e ficar em contato com amigos em todo o mundo, às vezes, da mesma forma como alguns anteriormente tinha amigos por correspondência. A Internet tem visto um número crescente de desktops da Web, onde os usuários podem acessar seus arquivos e configurações através da Internet.

Sites de redes sociais como Facebook , Twitter e MySpace têm criado novas formas de socializar e interagir. Os usuários destes sites são capazes de adicionar uma ampla variedade de informações para as páginas, para perseguir interesses comuns, e para se conectar com os outros. É também possível encontrar conhecidos existentes, para permitir a comunicação entre os grupos de pessoas existentes. Sites como LinkedIn promover ligações comerciais e de negócios. YouTube e Flickr especializar em vídeos e fotografias dos usuários.

A Internet tem sido um mercado importante para a atividade de lazer desde a sua criação, com divertidos experimentos sociais, como MUDs e MOOs sendo realizado em servidores universitários, e relacionadas com o humor grupos Usenet recebendo muito tráfego. Hoje, muitos fóruns na Internet têm seções dedicadas aos jogos e vídeos engraçados; pequenos desenhos animados sob a forma de filmes Flash também são populares. Mais de 6 milhões de pessoas usam blogs ou fóruns de mensagens como um meio de comunicação e para a partilha de ideias. O pornografia na internet e indústrias de jogos online têm aproveitado a World Wide Web, e muitas vezes fornecem uma fonte significativa de receitas de publicidade para outros sites. Embora muitos governos tentaram restringir o uso da Internet de ambas as indústrias, em geral, este não foi capaz de parar a sua popularidade.

Outra área de atividade de lazer na Internet é o jogo multiplayer. Esta forma de recreação cria comunidades, onde as pessoas de todas as idades e origens desfrutar do mundo acelerado de jogos multiplayer. Estes variam de MMORPG de tiro em primeira pessoa, a partir de jogos de vídeo role-playing para jogos de azar online. Enquanto jogos on-line tem sido em torno desde 1970, modos modernos de jogos on-line começou com serviços de assinatura, como GameSpy e MPlayer. Os não-assinantes foram limitados a certos tipos de jogo ou certos jogos. Muitas pessoas usam a Internet para acessar e baixar músicas, filmes e outras obras para a sua diversão e relaxamento. Existem serviços gratuitos e com base em taxa para todas estas actividades, usando servidores centralizados e distribuídos tecnologias peer-to-peer. Algumas destas fontes exercer mais cuidado no que diz respeito aos direitos autorais dos artistas originais "do que outros.

A utilização da Internet tem sido correlacionada à solidão dos usuários. Pessoas solitárias tendem a usar a Internet como uma saída para os seus sentimentos e para compartilhar suas histórias com os outros, como no " I am lonely ninguém vai falar comigo "thread.

Cybersectarianism é uma nova forma de organização que envolve: "pequenos grupos altamente dispersas de profissionais que possam permanecer em grande parte anônimos dentro do contexto social mais amplo e operam em relativo segredo, enquanto ainda ligado remotamente a uma rede maior de crentes que compartilham um conjunto de práticas e textos ., e muitas vezes uma devoção comum a um líder em particular apoiantes no exterior fornecer financiamento e apoio; praticantes domésticos distribuir panfletos, participar de atos de resistência, e compartilhar informações sobre a situação interna com pessoas de fora Coletivamente, os membros e os praticantes de tais seitas construir viável virtual. comunidades de fé, a troca de testemunhos pessoais e engajar-se em estudo coletivo via e-mail, on-line salas de chat e fóruns de mensagens baseados na web ".

Cyberslacking pode se tornar um dreno de recursos corporativos; a média dos trabalhadores do Reino Unido passou 57 minutos por dia a navegar na Web, enquanto no trabalho, de acordo com um estudo de 2003 pela Península Serviços de Negócios. transtorno de vício em internet é o uso excessivo do computador que interfere com a vida diária. Psicólogo Nicolas Carr acredita que o uso da Internet tem outros efeitos sobre os indivíduos, por exemplo, melhorar as habilidades de leitura e digitalização interferir com o pensamento profundo que conduz à verdadeira criatividade.

Negócios eletrônicos

Negócios eletrônicos (e-business) envolve os processos de negócios que abrangem toda acadeia de valor: compras electrónicas egestão da cadeia de fornecimento, processamento de pedidos por via electrónica, manipulação atendimento ao cliente, e cooperar com parceiros de negócios.E-commerce procura adicionar fontes de receita usando a Internet para construir e melhorar o relacionamento com clientes e parceiros.

Segundo a empresa de pesquisaIDC, o tamanho do e-commerce total mundial, quando global de business-to-business e operações -consumer são somados, irá igualar para US $ 16 trilhões em 2013.Idate, outra empresa de pesquisa, estima que o mercado global de arte digital produtos e serviços a 4,4 trillion dólares em 2013. Um relatório daOxford Economics acrescenta os dois juntos para estimar o tamanho total daeconomia digital em 20.400 bilião dólares, o equivalente a cerca de 13,8% das vendas globais.

Embora muito tenha sido escrito sobre as vantagens econômicas de comércio habilitado para Internet, há também evidências de que alguns aspectos da internet, tais como mapas e serviços de localização-aware pode servir para reforçar a desigualdade econômica ea exclusão digital. O comércio eletrônico pode ser responsável pela consolidação eo declínio do mom-and-pop, argamassa empresas, resultando em aumentos de tijolo e desigualdade de renda .

Teletrabalho

Trabalho remoto é facilitada por ferramentas como groupware, redes privadas virtuais, chamadas em conferência, videoconferência e voz sobre IP (VOIP). Ele pode ser eficiente e útil para as empresas, uma vez que permite que os trabalhadores se comunicar a longas distâncias, economizando uma quantidade significativa de tempo de viagem e custo. Como conexões de Internet de banda larga se tornar mais comum, mais e mais trabalhadores têm largura de banda adequada em casa para usar essas ferramentas para conectar-se a sua a casa de sua corporativa intranet e redes de telefone internos.

Crowdsourcing

Internet fornece um particularmente bom local para crowdsourcing (terceirização de tarefas para um grupo distribuído de pessoas) uma vez que os indivíduos tendem a ser mais abertos em projetos baseados na web quando não estão a ser julgados fisicamente ou examinados e, portanto, pode se sentir mais confortável partilha.

Crowdsourcing sistemas são utilizados para realizar uma variedade de tarefas. Por exemplo, a multidão pode ser convidado a desenvolver uma nova tecnologia, realizar uma tarefa de projeto, refinar ou a executar os passos de um algoritmo (veja computação humana à base), ou ajuda captura, sistematização, ou analisar grandes quantidades de dados ( ver também ciência do cidadão).

Wikis também têm sido usados ​​na comunidade acadêmica para a partilha e disseminação de informação através de fronteiras institucionais e internacionais. Nessas configurações, eles foram encontrados útil para a colaboração em escrita da concessão, planejamento estratégico, documentação departamental, eo trabalho da comissão. O United States Patent and Trademark Office usa um wiki para permitir que o público a colaborar na busca da técnica pertinente ao exame de patente pendente aplicações. Queens, New York usou um wiki para que os cidadãos possam colaborar na concepção e planeamento de um parque local.

O Inglês Wikipedia tem a maior base de usuários entre wikis na World Wide Web e fileiras no top 10 entre todos os sites em termos de tráfego.

Política e políticos revoluções

A Internet tem alcançado nova relevância como instrumento político. A campanha presidencial de Howard Dean em 2004 nos Estados Unidos foi notável por seu sucesso na solicitação de doação através da Internet. Muitos grupos políticos usam a Internet para alcançar um novo método de organização, a fim de realizar a sua missão, tendo dado origem a ativismo Internet, principalmente praticado por rebeldes na Primavera Árabe.

The New York Timessugeriu quesites de mídia social, como Facebook e Twitter, ajudou as pessoas a organizar as revoluções políticas no Egito, onde ele ajudou a certas classes de manifestantes organizam protestos, comunicar queixas e disseminar informações.

O potencial da Internet como uma ferramenta cívica de poder comunicativo foi exaustivamente explorado porSimon RB Berdal em sua tese de 2004:

À medida que a Internet evolui globalmente fornece sempre novos pontos de acesso a fóruns virtuais discurso, ele também promove novas relações cívicas e associações em que o poder comunicativo pode fluem e se acumulam. Assim, tradicionalmente ... periferias nacionais embutido se envolver em maiores periferias, internacional, com fortes poderes combinados ... A Internet, como conseqüência, altera a topologia do modelo "centro-periferia", estimulando periferias convencionais para interligar em estruturas de "super-periferia", que encerram e "sitiar" vários centros ao mesmo tempo.

Berdal, portanto, estende a noção habermasiana da esfera pública para a Internet, e sublinha a natureza global e cívica inerente que as tecnologias da Internet intervowen fornecer. Para limitar o crescimento potencial cívico da Internet, Berdal também observa como "medidas de auto-protecção" são postas em prática por aqueles ameaçados por ele:

Se considerarmos as tentativas da China de filtrar "material inadequado" da Internet, a maioria de nós concordaria que este se assemelha a uma medida de auto-protecção do sistema contra as crescentes potenciais cívicos da Internet. No entanto, ambos os tipos representam limitações para "capacidades periféricas". Assim, o governo chinês tenta impedir que o poder comunicativo para construir e desencadear (como a Praça Tiananmen 1989 levante sugere, o governo pode achar que é sábio para instalar "medidas a montante"). Apesar de limitada, a Internet está provando ser uma ferramenta de capacitação também para a periferia chinês: Analistas acreditam que as petições Internet influenciaram a implementação de políticas a favor da vontade em linha articulada do público ...

Filantropia

A disseminação do acesso à Internet de baixo custo em países em desenvolvimento, abriu novas possibilidades para peer-to-peer instituições de caridade, que permitem que as pessoas a contribuírem pequenas quantidades para projetos de caridade para outros indivíduos. Sites, como o DonorsChoose e GlobalGiving, permitir que os doadores de pequena escala para direcionar fundos para projectos individuais de sua escolha.

Uma torção popular na filantropia baseado na Internet é o uso de empréstimos peer-to-peer para fins de caridade. Kiva foi pioneira neste conceito em 2005, oferecendo o primeiro serviço baseado na web para publicar perfis de empréstimos individuais para financiamento. Kiva levanta fundos para intermediários locais organizações de microfinanças que destacam histórias e atualizações em nome dos mutuários. Lenders pode contribuir tão pouco quanto $ 25 a empréstimos da sua escolha, e receber seu dinheiro de volta como mutuários reembolsar. Kiva está longe de ser uma instituição de caridade pura peer-to-peer, em que os empréstimos são desembolsados ​​antes de ser financiado pelos credores e devedores não se comunicam com os próprios credores.

No entanto, a recente propagação do acesso à Internet de baixo custo em países em desenvolvimento fez genuína filantropia internacional pessoa-a-pessoa cada vez mais viável. Em 2009, a organização sem fins lucrativos com sede nos EUA Zidisha aproveitado para esta tendência para oferecer a primeira plataforma de microfinanças pessoa-a-pessoa para conectar credores e devedores através de fronteiras internacionais sem intermediários. Os membros podem financiar empréstimos para o tão pouco quanto um dólar, o que os mutuários, em seguida, usar para desenvolver actividades empresariais que melhoram renda de suas famílias, enquanto a reembolsar empréstimos para os membros com interesse. Os mutuários acessar a internet via cybercafés públicos, laptops doados nas escolas das aldeias, e até mesmo telefones inteligentes, em seguida, criar suas próprias páginas de perfil através do qual eles compartilham fotos e informações sobre si mesmos e seus negócios. Como eles reembolsar os seus empréstimos, os mutuários continuar a compartilhar atualizações e diálogo com os credores através de suas páginas de perfil. Esta conexão baseada na Web direto permite próprios membros a assumir muitas das tarefas de comunicação e gravação tradicionalmente realizados por organizações locais, ultrapassando barreiras geográficas e reduzindo drasticamente o custo de serviços de microfinanças para os empresários.

Censura

Censura na Internet por país
 Censura Pervasive
 Censura substancial
 Censura seletiva
 Sob vigilância por Repórteres Sem Fronteiras
 Pouca ou nenhuma censura
 Não classificado / sem dados

Alguns governos, como as da Birmânia , Irã , Coréia do Norte, a China Continental, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos restringir o que as pessoas em seus países podem acessar na Internet, especialmente conteúdo político e religioso. Isto é conseguido através de um software que filtra domínios e conteúdo, de modo a que não possam ser facilmente acessados ​​ou obtidos sem evasão elaborado.

Na Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia, os principais fornecedores de serviços de Internet têm voluntariamente, possivelmente para evitar um tal acordo ser transformado em lei, concordaram em restringir o acesso a sites listados pelas autoridades. Embora esta lista de URLs proibidos deve conter endereços de sites de pornografia infantil conhecidos apenas, o conteúdo da lista é secreto. Muitos países, incluindo os Estados Unidos, promulgaram leis contra a posse ou a distribuição de certos materiais, como a pornografia infantil, através da Internet, mas não mandato software de filtragem. Há muitos programas gratuitos e disponíveis comercialmente, chamado filtro de conteúdo, com o qual um usuário pode escolher para bloquear sites ofensivos em computadores ou redes individuais, a fim de limitar o acesso da criança a material pornográfico ou representação da violência.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Internet&oldid=549295139 "