Conteúdo verificado

Ilhas Cook

Assuntos Relacionados: Oceania (Australasia)

Você sabia ...

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. patrocínio SOS Criança é legal!

Ilhas Cook
Kūki 'Āirani
Bandeira Brasão
Anthem: Te Atua Mou E
Deus é a Verdade
Capital
e maior cidade
Avarua
21 ° 12'S 159 ° 46'W
Línguas oficiais Inglês
Ilhas Cook Māori
Grupos étnicos 87,7% Maori, 5,8% parte Maori, 6,5% outros
Demonym Insular do cozinheiro
Governo Monarquia constitucional
- Chefe de Estado Rainha Elizabeth II
- Representante da Rainha
Sir Frederick Goodwin
- O primeiro-ministro Jim Marurai
Estado associado
- Auto-governo em livre associação com a Nova Zelândia 04 de agosto de 1965
Área
- Total 240 km 2 ( 206)
91 sq mi
População
- Recenseamento 2006 19.569
- Densidade 76 / km 2 ( 124)
197 mi / sq
PIB ( PPP) Estimativa 2005
- Total 183,2 milhões dólares ( não classificados)
- Per capita $ 9100 ( não classificados)
Moeda Dólar neozelandês
( Dólar das Ilhas Cook também usado) ( NZD )
Fuso horário ( UTC-10)
Unidades no esquerda
Chamando código 682
Código ISO 3166 CK
TLD Internet .ck

As Ilhas Cook / kʊk aɪləndz / ( Ilhas Cook Māori: Kūki 'Āirani) são uma democracia parlamentar auto-governado em livre associação com a Nova Zelândia . As quinze ilhas pequenas neste oceano de South Pacific país tem uma área total de 240 quilômetros quadrados (92,7 sq mi), mas as Ilhas Cook Zona Económica Exclusiva (ZEE) cobre 1,8 milhões de quilômetros quadrados (0,7 milhões sq mi) do oceano.

Os principais centros populacionais estão na ilha de Rarotonga (14.153 em 2006), onde há um aeroporto internacional. Há também uma população muito maior de insulares do cozinheiro em Nova Zelândia, em particular o North Island. No censo de 2006, 58.008 auto-identificados como sendo de etnia Descida Ilha Cook Māori.

Com mais de 90.000 visitantes que viajam para as ilhas em 2006, o turismo é o número um da indústria do país, eo elemento principal da economia, muito à frente da operação bancária offshore, pérolas, marinha e exportações de frutas.

A defesa é a responsabilidade de New Zealand , em consulta com as Ilhas Cook e, a seu pedido. Nos últimos tempos, as Ilhas Cook adotaram uma política externa cada vez mais independente.

Política

O edifício do parlamento das Ilhas Cook, anteriormente um hotel.

A política das Ilhas Cook tem lugar num quadro de um parlamentar representativo democrático Estado associado, pelo que o Rainha da Nova Zelândia, representada nas Ilhas Cook pelo Representante da Rainha, é Chefe de Estado e do ministro-chefe é o chefe de governo. Há um sistema multipartidário pluriforme e as ilhas são self-governing em livre associação com a Nova Zelândia e totalmente responsável por ambos os assuntos internos e externos. Nova Zelândia mantém alguma responsabilidade para os assuntos externos, em consulta com as Ilhas Cook. A partir de 2005, tem relações diplomáticas em seu próprio nome com dezoito outros países. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido no governo e no Parlamento das Ilhas Cook.

As Ilhas Cook não é um Nações Unidas membro pleno, mas participa da OMS e UNESCO , e é membro associado da Comissão Económica e Social para a Ásia eo Pacífico ( UNESCAP).

O Judiciário é independente do executivo e do legislativo.

Geografia

Wyspy Cooka.png

As Ilhas Cook são no Oceano Pacífico do Sul, nordeste da Nova Zelândia, entre Polinésia Francesa e Samoa Americana . Há quinze ilhas principais, distribuídos por 2,2 milhões de quilômetros quadrados de oceano, divididos em dois grupos distintos: as Ilhas Cook do Sul, e nas Ilhas Cook do norte de atóis de coral. As ilhas foram formadas por atividade vulcânica; o grupo do norte é mais velho e é composto por seis atóis (vulcões submersos encimado por crescimento coral). O clima é moderado a tropical.

A 15 ilhas e dois recifes são agrupados da seguinte forma:

  • Southern Cook Islands:
    • Nga-pu-Toru ("Três Raízes", o nome do grupo para as ilhas mais orientais do Grupo Sul)
      • Atiu (Enua Manu ou Ilha das Aves)
      • Ma'uke (Akatokamanava)
      • Mitiaro (Nukuroa)
    • Restante ilhas do Sul:
      • Aitutaki (Araura Enua)
      • Mangaia (AUAU Enua)
      • Rarotonga (Tumutevarovaro) e também com o capital, Avarua.
      • Palmerston Island (pamati) às vezes agrupados com o Grupo Norte.
      • Manuae
      • Takutea
      • Winslow Reef (submerso)
  • Northern Cook Islands:
    • Manihiki (Te Fuinga o Niva)
    • Nassau (Te Nuku o Ngalewu)
    • Penrhyn Island (Tongareva ou Mangarongaro)
    • Pukapuka (Te Ulu Watu o te)
    • Rakahanga (Tapuahua)
    • Suwarrow também chamado Suvorov
    • Tema Reef (submerso)

Subdivisões administrativas

Existem conselhos de ilha em todas as ilhas habitadas exteriores (Ilhas Outer Local Government Act 1987, com alterações até 2004 e Palmerston Ilha Governo Local Act 1993), excepto Nassau, que é regida pelo Pukapuka ( Suwarrow, com apenas um zelador que vivem na ilha, também governada por Pukapuka, não é contado com as ilhas habitadas, neste contexto). Cada conselho é chefiado por um prefeito.

Os dez ilhas exteriores conselhos são
Aitutakitopo.png Aitutaki Aerial.jpg Aitutaki (incluindo desabitada Manuae)
Mangaia version.png Inglês Mangaia (orientação correta) .JPG Mangaia
Atiumap.png Atiu Aerial.jpg Atiu (incluindo desabitada Takutea)
Mauke map.jpg Mauke Aerial.jpg Ma'uke
Mitiaro Ilha map.jpg Mitiaro Aerial.jpg Mitiaro
Manihiki.jpg Manihiki Aerial.jpg Manihiki
Penrhyn.png 70px Penrhyn
Rakahanga.jpg ISS002-E-10047rakahanga.jpg Rakahanga
Pukapuka.png Pukapuka Atoll.jpg Pukapuka (incluindo Nassau e Suwarrow)
Palmerston Ilha map.jpg Palmerston Aerial.jpg Palmerston
Distritos de Rarotonga.

Os três conselhos Vaka de ilha principal Rarotonga criada em 1997 (Lei do Governo Local Rarotonga 1997), que também eram chefiados por prefeitos, foram abolidas em fevereiro de 2008, apesar de muita controvérsia

Os três conselhos Vaka, a principal ilha Rarotonga foram
Te au o tonga (Equivalente a Avarua, a capital nacional das Ilhas Cook)
Puaikura
Takitumu

No nível mais baixo, existem comitês de aldeia. Nassau, que é regida pelo Pukapuka, tem uma comissão de ilha (Nassau Comitê Island), que aconselha o Conselho de Ilha Pukapuka em matéria respeitante à sua própria ilha.

História

Praia em Rarotonga.

As Ilhas Cook foram estabelecidos primeiramente no século 6 CE por Povos polinésios que migraram de perto Tahiti, a sudeste.

Espanhol navios visitou as ilhas no século XVI; o primeiro registro escrito de contato com as ilhas veio com o avistamento de Pukapuka pelo marinheiro espanhol Álvaro de Mendaña em 1595, que o chamou de San Bernardo (São Bernardo). Português-espanhol Pedro Fernández de Quirós, fez o pouso Europeia registrado pela primeira vez nas ilhas quando ele pôs os pés em Rakahanga em 1606, chamando-o de Gente Hermosa (Pessoas bonitas).

Navegador britânico Capitão James Cook chegou em 1773 e 1777 e nomeou as ilhas Ilhas Hervey; o nome de "Ilhas Cook", em honra de Cook, apareceu em uma carta publicada naval russa na década de 1820.

Em 1813, John Williams, um missionário no Endeavour (não o mesmo navio como o de Cook), fez a primeira aparição oficial da ilha de Rarotonga.

O primeiro pouso gravado em Rarotonga pelos europeus foi em 1814 pela Cumberland; problema eclodiu entre os marinheiros e os Islanders e muitos foram mortos em ambos os lados.

As ilhas não viu mais europeus até missionários chegaram da Inglaterra em 1821. cristianismo rapidamente pegou na cultura e muitos ilhéus continuam a ser cristãos hoje.

As Ilhas Cook tornou-se um britânico protetorado a seu próprio pedido, em 1888, principalmente para frustrar expansionismo francês. Eles foram transferidos para a Nova Zelândia em 1901. Eles permaneceram um protetorado Nova Zelândia até 1965, altura em que eles se tornou um auto-regulam território em livre associação com a Nova Zelândia. Naquele ano, Albert Henry do Ilhas Partido Cook foi eleito como o primeiro Primeiro-Ministro. Sir Albert Henry levou o país até que ele foi acusado de fraude eleitoral. Ele foi sucedido em 1978 por Tom Davis do Partido Democrata.

Hoje, as Ilhas Cook são essencialmente independente ("auto-governo em livre associação com a Nova Zelândia"), mas a Nova Zelândia está encarregado de supervisionar a defesa do país.

Em 11 de junho de 1980, o Estados Unidos assinaram um tratado com as Ilhas Cook especificando a fronteira marítima entre as Ilhas Cook e Samoa Americana e também abrindo mão de sua reivindicação às ilhas de Penrhyn, Pukapuka, Manihiki, e Rakahanga. Em 1990, as Ilhas Cook assinado um tratado com a França , que delimitou a fronteira entre as Ilhas Cook e Polinésia Francesa .

Economia

Cultura

Flutuador da parada durante as celebrações anuais Maeva Nui.

Língua

As línguas das Ilhas Cook incluem Inglês , Ilhas Cook Maori, ou "Rarotongan", e Pukapukan. Dialetos do Ilhas Cook incluem Maori Penrhyn; Rakahanga-Manihiki; o dialeto de Ngaputoru Atiu, Mitiaro, e Mauke; o Dialeto Aitutaki; e o Dialeto Mangaian. Ilhas Cook Maori e suas variantes dialéticas são intimamente relacionado com ambos Tahitian e Nova Zelândia Maori. Pukapukan, pelo contrário, é considerado intimamente relacionado com o Língua samoana. Inglês e Ilhas Cook Maori são considerados línguas oficiais das Ilhas Cook.

Feriados
Data Nome
01 de janeiro Dia de Ano Novo
02 de janeiro Dia após Dia de Ano Novo
A sexta-feira antes do Domingo de Páscoa Sexta-feira Santa
O dia depois do Domingo de Páscoa Páscoa segunda-feira
25 de abril Dia ANZAC
A primeira segunda-feira em junho Aniversário da Rainha
durante julho Rarotonga Dia Evangelho
04 de agosto Dia da Constituição (Celebrations Te Maevea Nui)
26 de outubro Dia Evangelho
25 de dezembro Natal
26 de dezembro Boxing Day

Arte

Carving - Woodcarving é uma forma de arte comum nas Ilhas Cook. Escultura em pedra é muito mais raro, embora existam alguns excelentes esculturas em basalto por Mike Tavioni. A proximidade das ilhas do grupo sul ajudou a produzir um estilo homogéneo de escultura, mas que teve desenvolvimentos especiais em cada ilha. Rarotonga é conhecida por deuses de seu pescador e funcionários-deuses, Atiu para seus assentos de madeira, Mitiaro, Ma'uke e Atiu para mace e laje deuses e Mangaia para seus adzes cerimoniais. A maior parte das esculturas em madeira originais ou foram arrebatados por colecionadores europeus adiantados ou foram queimados em grandes números por fanáticos missionários. Hoje, escultura não é mais a principal forma de arte com a mesma ênfase espiritual e cultural que lhe é dada pelo Maori da Nova Zelândia. No entanto, existem esforços contínuos para interessar os jovens na sua herança e de um bom trabalho está sendo transformado sob a orientação dos escultores mais velhos. Atiu, em particular, tem uma forte tradição de artesanato tanto em escultura e de fibras locais artes, como tapa. Mangaia é a fonte de muitos adzes finos esculpidos em um estilo idiossincrático distintivo com o chamado duplo-k. Mangaia também produz trituradores de alimentos esculpidas a partir da calcite pesado encontrado em suas extensas cavernas de calcário.

Tecelagem - As ilhas exteriores produzir tradicional tecelagem de tapetes, cestaria e de chapéus. Exemplos particularmente finas de rito chapéus são usados por mulheres à igreja aos domingos. Eles são feitos a partir da fibra imaturo uncurled do coqueiro e são de muito alta qualidade. O equivalente polinésia de chapéus Panamá, eles são altamente valorizados e estão muito procurada por visitantes polinésios do Taiti. Muitas vezes, eles são decorados com hatbands feitas de conchas pupu minúsculas que são pintadas e costurados pela mão. Embora pupu são encontrados em outras ilhas a coleta e uso delas em trabalhos de decoração tornou-se uma especialidade de Mangaia. A tecelagem de rito é uma especialidade do norte da ilha de Penrhyn.

Tivaevae - Uma forma de arte importante nas Ilhas Cook é tivaevae. Isto é, em essência, a arte de fazer de cenário tropical Ilha de colchas de retalhos handmade. Introduzida pelas esposas de missionários no século 19, o ofício cresceu em uma atividade comum e é provavelmente uma das principais razões para a sua popularidade. As Ilhas Cook fazer algumas das mais belas demonstrações de tivaevae os olhos podem ver.

Arte Contemporânea - os consoles de cozinheiro produziu notável e reconhecido internacionalmente artistas contemporâneos e da principal ilha de Rarotonga tem uma cena de arte contemporânea excepcionalmente vibrante. Artistas incluem pintor (e fotógrafo) Mahiriki Tangaroa, escultores Eruera (Ted) Nia (originalmente um cineasta) e mestre entalhador Mike Tavioni, pintor (e entusiasta tatuagem polinésia) pintor Upoko'ina Ian George, Aitutakian-nascido Tim Manavaroa Buchanan, Loretta Reynolds, Judith KUNZLE, Joan Rolls Gragg, Kay George (que também é conhecido por seus desenhos de tecido requintado), apii Rongo, e multi-mídia, instalação e comunidade em projetos artista Ani O'Neil, todos os quais vivem atualmente na principal ilha de Rarotonga. Baseado no Atiuan Andrea Eimke é um artista que trabalha no médio de tapa e outros produtos têxteis, e também co-autor do livro "A Arte da Tivaivai 'com o acadêmico britânico Susanne Kuechler. Muitos desses artistas já estudou na Universidade de escolas de arte na Nova Zelândia e continuar a desfrutar de relações estreitas com a cena artística de Nova Zelândia.


Artistas da Nova Zelândia insular do cozinheiro incluir Michel Tuffrey, imprimir-maker David Teata, Richard Shortland Cooper, Sylvia Marsters, e Jim Vivieaere, que tem orientado muitos de seus compatriotas e é um curador e artista de instalações bem conhecido.


Em Rarotonga, as principais galerias comerciais são de Arte Contemporânea Beachcomber (Taputapuatea, Avarua) dirigido por Ben Bergman, ea galeria de arte ('Arorangi), dirigido por Kay e Ian George. O Museu Nacional Ilhas Cook também apresenta arte.

Biologia

A flor nacional das Ilhas Cook é o Tiare Maori ou Tiale Maoli (Penrhyn, Nassau, Pukapuka). As Ilhas Cook são infestadas com Ratos polinésia. A infestação tem devastado a população de aves nas ilhas.

Esporte

União do rugby é o esporte mais popular nas Ilhas Cook com associação de futebol (soccer) e rugby league também popular.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cook_Islands&oldid=346859038 "