Conteúdo verificado

Hammurabi

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Hammurabi
Nascido c. 1792 aC ( meio)
Morreu c. 1686 aC ( meio)
Ocupação Monarca
Título Rei da Babilônia
Sucessor Samsu-Iluna

Hammurabi ( Acadiano de Amorreus ˤAmmurāpi, "o parente é um curandeiro," a partir de Ammu, "parente paternal", e rapi, "curandeiro"; (Ca. 1792-1686 BC cronologia meio) foi o sexto rei de Babilônia. Ele se tornou o primeiro rei do Império Babilônico , estendendo-se do controle da Babilônia sobre a Mesopotâmia ao vencer uma série de guerras contra reinos vizinhos. Embora seu império controlava toda a Mesopotâmia, no momento da sua morte, seus sucessores foram incapazes de manter seu império.

Hammurabi é conhecido para o conjunto de leis chamado Código de Hammurabi , um dos primeiros escritos códigos de lei em história registrada. Estas leis foram escritas em uma tabuleta de pedra em pé ao longo de oito pés de altura (2,4 metros) que foi encontrado em 1901. Devido à sua reputação nos tempos modernos como um antigo legislador, o retrato de Hamurabi é, em muitos edifícios do governo em todo o mundo.

História

Mapa mostrando o território babilônico sobre a ascensão de Hammurabi em c. 1728 aC, e após a sua morte em c. 1686 aC

Hammurabi era um Primeira Dinastia rei do cidade-estado de Babilônia, e herdou o poder de seu pai, Sin-muballit, em ca. 1728 aC. Babilônia era uma das muitas antigas cidades-estados que pontilhavam a planície da Mesopotâmia e travaram guerra entre si pelo controle da fértil agrícola terra. Embora muitas culturas coexistiram na Mesopotâmia, cultura babilônica ganhou um grau de destaque entre os alfabetizados aulas em todo o Médio Oriente . Os reis que vieram antes de Hammurabi tinha começado a consolidar a regra do centro de Mesopotâmia sob babilônico hegemonia e, no momento do seu reinado, havia conquistado as cidades-estados da Borsippa, Quis, e Sipar. Assim Hammurabi ascendeu ao trono como o rei de um reino menor no meio de um complexo situação geopolítica. O poderoso reino de Eshnunna controlada do alto rio Tigre, enquanto Larsa controlada do delta do rio. Para os leigos a leste do reino de Elam. Para o norte, Shamshi-Adad I estava empreendendo guerras expansionistas, apesar de sua morte prematura fragmentaria sua recém-conquistada Império semita.

As primeiras décadas do reinado de Hammurabi eram relativamente pacífica. Hammurabi usou seu poder para realizar uma série de obras públicas, incluindo aumentando as muralhas da cidade para fins defensivos, e expandir os templos. Em ca. 1702 aC, o reino poderoso de Elam, que montou importantes comércio rotas em todo o Montanhas Zagros, invadiu a planície da Mesopotâmia. Com aliados entre os estados de deslizamento, Elam atacaram e destruíram o império de Eshnunna, destruindo várias cidades e impondo seu domínio sobre porções da planície pela primeira vez. A fim de consolidar a sua posição, Elam tentou iniciar uma guerra entre reino da Babilônia de Hamurabi e do reino de Larsa. Hammurabi eo rei de Larsa fez uma aliança quando descobriram esta duplicidade e foram capazes de esmagar os elamitas, embora Larsa não contribuiu grandemente para o esforço militar. Irritado com a falha de Larsa para vir em seu auxílio, Hammurabi ligado que o poder do sul, ganhando assim o controle da totalidade da planície da Mesopotâmia inferior em cerca de 1699 aC

Como Hammurabi foi assistido durante a guerra no sul por seus aliados do norte, a ausência de soldados no norte levou a distúrbios. Continuando sua expansão, Hammurabi voltou sua atenção para o norte, sufocar a agitação e logo após o esmagamento Eshnunna. Em seguida, os exércitos babilônios conquistaram os estados do norte restantes, incluindo o ex-aliado de Babilônia Mari, embora seja possível que a "conquista" de Mari foi uma rendição sem qualquer conflito real. Em apenas alguns anos, Hammurabi tinha conseguido unir todos Mesopotâmia sob seu domínio. Das principais cidades-estados da região, única Aleppo e Qatna para o oeste na Síria mantiveram sua independência. No entanto, uma estela de Hamurabi foi encontrado tão ao norte como Diyarbekir, onde ele afirma que o título de "Rei dos amorreus".

Um vasto número de contrato comprimidos, datado do reinado de Hammurabi e seus sucessores, foram descobertos, bem como 55 das suas próprias letras. Estas cartas dão um vislumbre dos ensaios diários de governar um império, de lidar com inundações e exigindo alterações a uma falho calendário, para cuidar de grandes rebanhos de gado de Babilônia. Hammurabi morreu e passou as rédeas do império para o filho Samsu-Iluna em ca. 1686 aC

Código de leis

A parte superior da estela de código de leis de Hammurabi

Hammurabi é mais conhecido para o promulgação de um novo código de Lei babilônica: o Código de Hamurabi . Isto foi escrito em um Estela, um grande monumento de pedra, e colocado em um lugar público para que todos pudessem vê-lo, embora acredita-se que poucos eram alfabetizados. A estela foi posteriormente saqueada pelos elamitas e removido para o seu capital, Susa; foi redescoberto há em 1901 e está agora no Museu do Louvre em Paris . O código de Hamurabi continha 252 leis, escritos por escribas sobre 12 comprimidos. Ao contrário de leis anteriores, foi escrito em Acadiano, a língua diária de Babilônia, e poderia, portanto, ser lido por qualquer pessoa alfabetizada na cidade.

Uma inscrição do Código de Hamurabi

A estrutura do código é muito específica, com cada ataque de receber um castigo especificado. As punições tendem a ser duras para os padrões modernos, com muitas ofensas, resultando em morte, desfiguração, ou o uso do " Olho por olho, dente por dente "( Lex Talionis "lei de talião") filosofia. Colocar as leis em escrever era importante em si mesmo, porque ele sugeriu que as leis eram imutáveis e acima do poder de qualquer rei terreno de mudar. O código também é um dos primeiros exemplos da idéia de presunção de inocência, e também sugere que o acusado e acusador terá a oportunidade de fornecer provas. No entanto, não existe nenhuma disposição para circunstâncias atenuantes para alterar a punição prescrita.

A escultura na parte superior da estela retrata Hammurabi receber as leis do deus Shamash, e os estados prefácio que Hammurabi foi escolhido pelos deuses de seu povo para trazer as leis para eles. Parallels para esta inspiração divina para as leis podem ser vistos nas leis dadas a Moisés para o antigo Hebreus . Códigos de direito semelhantes foram criados em várias civilizações vizinhas, incluindo o neo- anterior sumeriana exemplo de Código de Ur-Namu, e mais tarde Hitita código de leis.

Legado e representações

Segundo as regras dos sucessores de Hammurabi, o Império Babilônico foi enfraquecida pela pressão militar do Hititas, que saquearam Babilônia por volta de 1531 aC. No entanto, era o Kassites que finalmente conquistou a Babilônia e Mesopotâmia governaram por 400 anos, adotando partes do babilônico cultura , incluindo código de leis de Hammurabi.

Devido à reputação de Hammurabi como legislador, sua descrição pode ser encontrada em vários edifícios do governo dos EUA. Hammurabi é um dos 23 legisladores representadas nas mármore baixos-relevos no câmara da Casa dos Representantes dos EUA na Capitólio dos Estados Unidos. Uma imagem de Hammurabi receber o Código de Hammurabi da Babilónia deus sol (provavelmente Shamash) é representado no friso na parede sul do Edifício Suprema Corte dos EUA.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Hammurabi&oldid=317409366 "