Conteúdo verificado

Pyongyang

Assuntos Relacionados: Geografia da Ásia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Pyongyang
평양
- Directamente regida City -
Pyongyang Cidade directamente regida
transcrição (s)
Chosŏn'gŭl
Hanja 直轄市
McCune-Reischauer P'yŏngyang Chikhalsi
Romanização Revisado Pyeongyang jikhalsi
De cima, à esquerda: Skyline de Pyongyang, Torre Juche, Kumsusan Memorial Palace, Arco do Triunfo, Arco de Reunificação, Tomb of Rei Dongmyeong & Estação Puhŭng, Pyongyang Metro
Apelido (s): "Jerusalém do Oriente" (arcaica)
Mapa da Coreia do Norte com Pyongyang em destaque
Coordenadas: 39 ° 1'10 "N 125 ° 44'17" E Coordenadas: 39 ° 1'10 "N 125 ° 44'17" E
País Coréia do Norte
Região P'yŏngan
Fundado 1122 aC
Distritos
Área
• total 3,194 km 2 (1233 sq mi)
Elevação 27 m (89 ft)
População (2008)
• total 2581076
• Dialeto P'yŏngan

Pyongyang ( 평양, coreano Pronúncia: [Pʰjɔŋjaŋ], literalmente: "Flat Land") é o capital social das República Popular Democrática da Coreia , comumente conhecida como Coréia do Norte , ea maior cidade do país. Pyongyang está localizado na Rio Taedong e, de acordo com os resultados preliminares do censo da população de 2008, tem uma população de 3.255.388. A cidade foi dividida a partir do Província do Sul P'yŏngan em 1946. Ele é administrado como um directamente regida cidade (chikhalsi), no mesmo nível que os governos provinciais, e não um cidade especial (teukbyeolsi) como Seoul está na Coréia do Sul .

Etimologia

"Pyongyang" significa literalmente "Flat Land", em Coreano. Um dos muitos nomes históricos de Pyongyang é Ryugyong (류경;柳京), ou "capital de salgueiros", como salgueiros sempre foram numerosos em toda a história da cidade, e muitos poemas foram escritos sobre estes salgueiros. Ainda hoje, a cidade tem inúmeras árvores de salgueiro, com muitos edifícios e lugares que têm "Ryugyong" em seus nomes. A mais notável delas é a incompleto Ryugyong Hotel. Outros nomes históricos da cidade incluem Kisong, Hwangsong, Rakrang, Sŏgyong, Sodo, Hogyong, e Changan. Durante o início do século 20, Pyongyang passou a ser conhecido entre os missionários como sendo a " Jerusalém do Oriente ", devido ao seu status histórico como sendo um reduto do cristianismo , ou seja, Protestantismo.

Pré-história

Em 1955, arqueólogos escavaram evidência de ocupação pré-histórica em uma grande aldeia antiga chamada Kŭmtan-ni, na área de Pyongyang, a partir do Chŭlmun e Períodos de cerâmica Mumun. Os norte-coreanos se associam com Pyongyang " Asadal "(아사달; 신시), ou Wanggomsŏng (왕검성;王儉城), a primeira capital (segundo milênio aC) do Gojoseon reino de acordo com livros de história coreanos, nomeadamente Samguk Yusa. Muitos historiadores sul-coreano negam essa afirmação, porque outros livros de história coreanos colocar Asadal em torno do Rio Liao localizado no oeste Manchúria. Além disso, tal pode ter sido afirmado pela Coréia do Norte para o uso de propaganda. No entanto, Pyongyang se tornou uma grande cidade sob Gojoseon.

História

Túmulo do Rei Dongmyeong

É provável que a área de Pyongyang pertencia a Wiman Joseon, a parte mais longa duração de Gojoseon, que caiu no Guerra Gojoseon-Han, em 108 aC. Imperador Wu da Dinastia Han encomendou quatro commanderies configurar, com Lelang Comenda, no centro, e sua capital estabelecido como "Pingrang" (平壤), ou "Pyongyang". Vários achados arqueológicos da tarde Han Oriental (25-220) períodos na área de Pyongyang parece sugerir que as forças de Han mais tarde lançou breves incursões em torno da área de Pyongyang.

A área em torno de Pyongyang foi chamado Nanglang durante o início do período dos Três Reinos. Como a capital do reino Nanglang (낙랑국; 낙랑), Pyongyang permaneceu um importante posto comercial e cultural após Lelang Comenda foi destruída por uma expansão Goguryeo em 313.

Goguryeo moveu seu capital aqui em 427. De acordo com Christopher Beckwith, Pyongyang é a Sino-coreano leitura do nome que deram-lo em sua língua, Piarna, ou "terra plana".

Em 668, Pyongyang se tornou a capital do Protetorado Geral para pacificar o Oriente, estabelecido pela dinastia Tang da China. No entanto, por 676, Pyongyang foi feita pelo Silla, mas deixou na fronteira entre Silla e Balhae (Bohai) até o momento da Dinastia Goryeo, quando a cidade foi revivido como Sŏgyŏng ( Hangul: 서경; Hanja: 西京; "Western Capital"), embora nunca foi realmente um capital de Goryeo. Foi a capital provincial do Província Pyeongan durante o Dinastia Joseon.

A importância de Pyongyang diminuiu no final do século 16, quando os japoneses conquistaram, ea cidade foi danificada mais quando foi invadida pelos manchus no início do século 17. Depois que os invasores deixaram, Coreia retirou do contacto internacional e Pyongyang, como outras cidades coreanas, foi em grande parte fechado ao mundo exterior por quase três séculos.

No século 19, tornou-se uma base de Pyongyang para missionários protestantes no país. A cidade logo teve a maior população cristã na Coréia e em 1890, foi relatado que Pyongyang tinha mais de 100 igrejas, a maioria dos quais eram protestantes.

Em 1890, a cidade tinha 40.000 habitantes. Ele foi o local de uma importante batalha durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa, o que levou à destruição e despovoamento de grande parte da cidade. No entanto, foi a capital da província de Sul Província Pyeongan de 1896. De acordo com domínio colonial, a cidade se tornou um centro industrial, conhecida em japonês como Heijō. Em 1938, Pyongyang tinha uma população de 235.000.

Em 1945, a 25 exército do Exército Soviético entrou Pyongyang, e tornou-se a capital temporária de Comitê Popular provisórias para a Coreia do Norte. Pyongyang Escola Comercial estava em Mansudae Hill, com o edifício do governo provincial para trás. O edifício provincial foi um dos mais belos edifícios em Pyongyang. O Forças Armadas soviéticas atribuído como sua sede e alocado Prefeitura de autoridades norte-coreanas, enquanto a sede do Partido Comunista foram atribuídos à Secretaria da Receita. Tornou-se a capital de facto de a República Popular Democrática da Coreia a sua criação, em 1948. Naquela época, o governo de Pyongyang almeja recapturar capital oficial da Coréia do naquele momento, Seoul . Pyongyang foi novamente severamente danificado no Guerra da Coréia, durante a qual foi brevemente ocupada por forças sul-coreanas. Em 1952, ele era o alvo do maior ataque aéreo de toda a guerra, envolvendo 1.400 aeronaves da ONU. Depois da guerra, a cidade foi rapidamente reconstruída com ajuda soviética, com muitos edifícios construídos em Classicismo Socialista. A cidade reconstruída destaque amplos parques, avenidas largas, e apartamentos de arranha-céus. Pyongyang se tornou o político, econômica, e centro de transporte da Coreia do Norte. Em 1962, a cidade tinha uma população de 653.000. A população cresceu de 1,3 milhões em 1978 e para mais de 3 milhões até 2007.

Vista satélite de Pyongyang (2007-08-22, Landsat 5).

Geografia e clima

Pyongyang
Gráfico de clima ( explicação)
J F M A M J J A S O N D
12
-1
-11
11
2
-8
25
9
-2
50
17
5
72
23
11
90
27
17
275
29
21
213
29
21
100
25
14
40
18
7
35
9
0
17
2
-7
Max média. e min. as temperaturas em ° C
Os totais de precipitação em mm
Origem: WMO

Pyongyang está localizado na parte centro-oeste da Coreia do Norte; A cidade fica em uma planície cerca de 50 quilômetros (31 milhas) a leste do Coreia Bay, um braço do Mar Amarelo. O Rio Taedong flui para sudoeste através da cidade em direção à Coreia Bay.

Pyongyang tem uma clima continental úmido ( Classificação climática de Köppen Dwa). , Ventos frios e secos podem explodir a partir de Sibéria no inverno, tornando as condições muito frio; a baixa temperatura é geralmente abaixo de zero entre novembro e início de março, embora a alta média durante o dia é de alguns graus acima de zero em cada mês, exceto janeiro. O inverno é geralmente muito mais seco do que no verão, com a neve caindo por 37 dias, em média.

A transição do, inverno seco e frio para o quente, verão chuvoso ocorre muito rapidamente entre abril e início de maio, e há um retorno abrupto semelhante a condições de inverno no final de outubro e novembro. Os verões são geralmente quente e úmido, com o Monções da Ásia Oriental a ter lugar a partir de Junho até Agosto; estes são também os meses mais quentes, com temperaturas médias de 21 a 25 ° C (70-77 ° F), e as elevações do dia muitas vezes acima de 30 ° C (86 ° F).

Situação administrativa e divisões

Um mapa de 1946 Pyongyang

Para as primeiras décadas da história da Coréia do Norte, Pyongyang não foi considerada oficialmente a capital do país. O governo norte-coreano considerou-se oficialmente o único governo legítimo de toda a península coreana, assim que até 1972, a Constituição norte-coreana Seul designada como a capital do país. De acordo com o discurso oficial da época, Seul foi considerada sob a ocupação do As forças americanas e seu cliente sul-coreano. Pyongyang, neste esquema das coisas, era apenas a sede provisória do único governo da península, para ser usado apenas até que a eventual libertação de Seul. Em 1972, Pyongyang foi oficialmente promovido ao status de capital nacional.

P'yŏngyang está dividido em 18 alas (ku- ou guyŏk) (da cidade propriamente dita) e dois municípios (kun ou arma).

  • Chung-Guyŏk (중구 역; 中區域)
  • Pyongchon-guyok (평천 구역; 平川區域)
  • Potonggang-guyok (보통 강 구역; 普通江區域)
  • Moranbong-guyok (모란봉 구역; 牡丹峰區域)
  • Sŏsŏng-guyŏk (서성 구역; 西城區域)
  • Songyo-guyok (선교 구역; 船橋區域)
  • Tongdaewŏn-guyŏk (동 대원 구역; 東大院區域)
  • Taedonggang-guyŏk (대동강 구역; 大同江區域)
  • Sadong-guyŏk (사동 구역; 寺洞區域)
  • Taesong-guyok (대성 구역; 大城區域)
  • Mangyongdae-guyok (만경대 구역; 萬景台區域)
  • Hyongjesan-guyok (형제 산 구역; 兄弟山區域)
  • Ryongsong-guyok (룡성 구역; 龍城區域)
  • Samsok-guyok (삼석 구역; 三石區域)
  • Ryokpo-guyok (력포 구역; 力浦區域)
  • Nakrang-guyok (락랑 구역; 樂浪區域)
  • Sunan-guyŏk (순안 구역; 順安區域)
  • Unjong-guyok (은정 구역; 恩情區域)
  • Kangdong County (강동군; 江東郡)
  • Kangnam County (강남 군; 江南郡)

Relatos da imprensa estrangeira, em 2010, declarou que Kangnam-gun, Chunghwa-gun, Sangwon-gun, e Sungho-guyŏk haviam sido transferidos para a administração do vizinho Província de Hwanghae do Norte.

Cultura

Marcos

A capital foi completamente redesenhado desde a Guerra da Coréia (1950-1953). Ele é projetado com largas avenidas, imponentes monumentos e edifícios monolíticos. A estrutura mais alta da cidade é o inacabado 330 metros (1.083 pés) Ryugyong Hotel. Este hotel dispõe de 105 andares e inclui 361 mil metros quadrados (3.885.772 pés quadrados) de espaço. O plano original previa coroando-o com sete restaurantes giratórios.

Marcos notáveis na cidade incluem:

  • o Kumsusan Palácio do Sol
  • o Arco do Triunfo (fortemente inspirado por mas maior do que Paris 's Arc de Triomphe)
  • o local de nascimento de renome Kim Il-sung em Mangyongdae colina na periferia da cidade
  • Torre Juche
  • dois grandes estádios:
    • Rungrado May Day Stadium
    • Kim Il Sung Stadium
  • o complexo Mansu Colina
  • Kim Il-sung Praça
  • Yanggakdo International Hotel.

Pyongyang Torre de TV é um marco menor. Outras atracções turísticas incluem o Zoo Central Coréia. O Arco de Reunificação tem um mapa de uma Coreia unida apoiado por duas mulheres coreanas concretas vestidas em trajes tradicionais abrangendo a Reunificação Highway, que se estende de Pyongyang à Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ).

A partir de 2011 a construção atual inclui um reivindicou 100 mil novas casas na cidade, incluindo um grande projeto ao longo Changjeon Street. Esta é a principal prioridade de construção e usa soldados KPA como mão de obra. Supostamente planos de construção começou após Kim Jong Il descreveu a área como "lamentável".

Cozinha

Pyongyang naengmyeon, trigo sarraceno frio sopa de macarrão originário de Pyongyang

Pyongyang serviu como a capital provincial de Pyeongan província até 1946, e Pyongyang Cozinha ações da tradição culinária geral da província Pyeongan. A mais famosa comida local é Pyongyang naengmyeon, ou também chamado naengmyeon mul ou simplesmente naengmyeon. Naengmyeon significa literalmente "macarrão frio", enquanto o mul afixo refere-se a "água", porque o prato é servido em um caldo frio. Naengmyeon consiste de macarrão de trigo sarraceno finas e mastigável em um carne-caldo frio com dongchimi (kimchi aguado) e coberto com uma fatia de doce Pêra coreana. Pyongyang naengmyeon foi originalmente comido em casas construídas com ondol (tradicional piso radiante) durante o inverno frio, por isso também é chamado ironicamente "Pyongyang deoldeori" (tremendo em Pyongyang). Pyongyang moradores às vezes se ele como um haejangguk, que é qualquer tipo de alimentos ingeridos como uma cura para ressaca, geralmente uma sopa quente.

Outro prato Pyongyang representante, Taedonggang sungeoguk, traduz como "sopa truta do Taedong River ". A sopa caracteriza a truta (abundante no rio Taedong), juntamente com pimenta preta e sal. É servida como uma cortesia para os hóspedes que visitam importantes Pyongyang. Portanto, a pergunta: "Como é bom foi a sopa truta?" é comumente usado para cumprimentar as pessoas que retornam de Pyongyang. Outra especialidade local, Pyongyang onban (literalmente "arroz quente de Pyongyang") compreende arroz recém-cozido coberto com cogumelos fatiados, frango, e um par de bindaetteok (panquecas feitas a partir de grãos e legumes mung solo).

Restaurantes famosos da cidade incluem Okryugwan e Ch'ongryugwan.

Esportes

Pyongyang tem um número de clubes desportivos, incluindo a April 25 Sports Club ea Pyongyang City Sports Club. O esporte mais popular em Pyongyang é Associação de futebol (soccer).

Transporte

Estação de metro Pyongyang
Pyongyang Eléctrico carro - Seja 4/4

Trens domésticos

Estação ferroviária Pyongyang serve as principais linhas ferroviárias, incluindo a Pyongui Line e o Linha Pyongbu.

Comboios internacionais

A cidade também tem serviços ferroviários internacionais regulares a Pequim e Moscou . Uma viagem a Pequim leva cerca de 25 horas e 25 minutos (K27 de Pequim / K28 de Pyongyang, às segundas, quartas, quintas e sábados); uma viagem a Moscou leva 6 dias. A cidade também se conecta à Eurasian Land Bridge através da Trans-Siberian Railway .

Metro e autocarro

O Pyongyang Metro é um sistema de metrô de duas linhas que tem um comprimento de 22,5 km (14,0 mi). A linha Hyoksin serve Kwangbok, Konguk, Hwanggumbol, Konsol, Hyoksin, Jonu, Jonsung, Samhung e estações Rakwon. A linha de Chollima serve estações Puhung, Yonggwang, Ponghwa, Sungni, Tongil, Kaeson, Jonu e Pulgunbyol.

Há também um 53 km (33 milhas) de comprimento Pyongyang sistema eléctrico e um 150 km (93 mi) Sistema de trólebus Pyongyang. O carrinho de pontos de ônibus são bastante ocupado.

Carros

Há poucos carros na cidade, os carros que são um símbolo de status no país devido à sua escassez, como resultado de restrições à importação por causa de sanções internacionais e regulamentos nacionais. A escassez de combustível faz com que o custo do uso de carros proibitivo. Além disso, algumas estradas estão em mau estado.

Ar

Estatal Air Koryo programou vôos a partir de O Aeroporto Internacional de Pyongyang Sunan para Pequim ( PEK), Shenyang ( SHE), Vladivostok ( VVO), Moscou ( SVO), Bangkok ( BKK), Khabarovsk ( KHV), Kuala Lumpur ( KUL), Xangai ( PVG) e Kuwait ( KWI)

Air Koryo também opera serviço regular limitada a alguns destinos domésticos. Os únicos destinos domésticos são Hamhung, Wonsan, Chongjin, Hyesan e Samjiyon. Em abril de 2008, Air China lançou um serviço regular entre Pequim e Pyongyang.

Outro aeroporto, Aeroporto Mirim está localizado no leste da cidade. Ele parece ter caído em desuso.

Hotéis

Pyongyang tem dois grandes hotéis operacionais: o Yanggakdo International Hotel eo Koryo Hotel. O Ryugyeong Hotel é programado para abrir em meados de 2013. O Ryguyeong Hotel é o edifício mais alto na Coréia do Norte. O Hotel Yanggakdo é o segundo mais alto. Os hotéis Yanggakdo, Koryo e Ryugyeong são projetados para atender aos turistas estrangeiros. Outros hotéis incluem: Taedonggang Hotel, Ryanggang Hotel, Moranbong Hotel, Haebangsan Hotel, e Sosan Hotel.

Varejo

Pyongyang é sede de várias grandes lojas de departamento, incluindo: Pyongyang Department Store No. 1, Pyongyang Department Store No. 2, Kwangbok Department Store, Ragwon Department Store, loja Pyongyang Department Station e loja de departamento de a Pyongyang Crianças.

Cidades irmãs

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pyongyang&oldid=546103563 "