Conteúdo verificado

Associação de futebol

Assuntos relacionados: Esportes

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Associação de futebol
Iu Futebol 1996.jpg
Um jogador atacante (No. 10) tenta chutar a bola para o goleiro da equipe adversária e entre os postes para marcar um gol.
Maior corpo diretivo FIFA
Apelido (s) Futebol, futebol, footy / footie, " O jogo bonito "," O jogo do mundo "
Primeiro jogado Mid-19th século Inglaterra
Características
Contato Sim
Membros da equipe 11 por lado
Gênero misto Sim, competições separadas
Categorização Esporte de equipe, esporte da bola
Equipamento Futebol (ou bola de futebol)
Foro Campo de futebol (ou campo de futebol)
Olímpico Sim, uma vez que o 1900 Jogos Olímpicos
Paraolímpico Sim, 5-a-side desde 2004 e 7-a-lado desde 1984
País ou região No Mundo Todo

O futebol de associação, conhecido geralmente como o futebol ou o futebol, é um esporte jogado entre duas equipes de onze tipicamente jogadores, embora outras variações no número de jogadores, tais como 5 e 7 também são disputados, com uma esférica bola. Na virada do século 21, o jogo foi jogado por mais de 250 milhões de jogadores em mais de 200 países, tornando-o esporte mais popular do mundo. O jogo é jogado em uma rectangular campo de grama ou verde relva artificial, com um meta no meio de cada uma das extremidades curtas. O objetivo do jogo é marcar por chutar a bola para o gol adversário.

O jogo é jogado em todos os níveis, desde as equipes unrefereed de alguns (não necessariamente até onze) crianças sem espectadores em um campo de qualquer tamanho, com pares de casacos como postes e não rigorosamente de acordo com as regras, para regulado estritamente jogos entre equipas de jogadores profissionais altamente competentes, antes de multidões entusiasmadas 100.000 ou mais em um construído finalidade- estádio.

No jogo geral, o os guarda-redes são os únicos jogadores permitidos tocar na bola com seus mãos ou braços (a não ser que a bola é realizada fora de jogo, onde os jogadores de campo são necessários para reiniciar por uma reposição da bola de jogo), enquanto os jogadores de campo normalmente usam seus pés para chutar a bola, ocasionalmente usando outras partes de suas pernas, seu torso, ou sua cabeça. A equipa que marcar mais golos no final das vitórias. Se o placar estiver empatado no final do jogo, ou uma tração está declarada ou o jogo entra no tempo adicional e / ou um disputa de pênaltis, dependendo do formato da competição. O Leis do jogo foram codificadas em Inglaterra pela A Associação de Futebol em 1863 e evoluíram desde então. O futebol de associação é governado internacional pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA; francês : Fédération Internationale de Football Association), que organiza a Copa do Mundo FIFA de quatro em quatro anos.

Etimologia e nomes

As regras da associação de futebol foram codificadas em Inglaterra pela Associação de Futebol em 1863 ea associação de futebol nome foi cunhado para distinguir o jogo no outras formas de futebol jogado na época, especificamente do futebol de rugby . O futebol termo se originou na Inglaterra, sua primeira aparição na década de 1880 como um Oxford "-er" abreviatura da palavra "associação".

Dentro do mundo de fala Inglês , futebol de associação é agora geralmente chamado futebol no Reino Unido, e principalmente de futebol, no Canadá e nos Estados Unidos. Outros países, como a Austrália ea Nova Zelândia, pode usar um ou ambos os termos.

Gameplay

Um guarda-redes salvando um tiro à queima-roupa de dentro da grande área

Associação de futebol é jogado de acordo com um conjunto de regras conhecido como Leis do Jogo. O jogo é jogado com uma bola esférica (de 71 cm (28 pol) circunferência no jogo FIFA), conhecido como o futebol (ou bola de futebol). Duas equipes de onze jogadores cada competem para pegar a bola no gol do outro time (entre os postes e por baixo da barra), marcando, assim, uma meta. A equipe que marcar mais golos no final do jogo é o vencedor; se ambas as equipas marcaram o mesmo número de golos em seguida, o jogo termina empatado. Cada equipe é liderada por um capitão que tem apenas uma responsabilidade oficial como manda as Leis do Jogo: para ser envolvido no lance da moeda antes do pontapé de saída ou pênaltis.

O direito primário é que os jogadores que não seja goleiros não podem deliberadamente segurar a bola com as mãos ou braços durante o jogo, embora eles usam suas mãos durante uma jogá-in reinício. Embora os jogadores costumam usar os pés para mover a bola ao redor, eles podem usar qualquer parte do seu corpo (nomeadamente, "heading" com a testa), excepto as mãos ou braços. Dentro de reprodução normal, todos os jogadores são livres para jogar a bola em qualquer direção e se mover por todo o campo, embora a bola não pode ser recebido em um posição de impedimento.

Em jogo típico, os jogadores tentam criar oportunidades de golo através de controle individual de posse de bola, como por drible, passe a bola para um companheiro de equipe, e tomando tiros no objetivo, que é guardado pelo guarda-redes. Contrariando os jogadores podem tentar recuperar o controle da bola, interceptando um passe ou através enfrentar o adversário em posse da bola; no entanto, o contato físico entre os adversários é restrito. O futebol é geralmente um jogo de escoamento livre, com o jogo parando apenas quando a bola saiu do terreno de jogo ou quando o jogo foi interrompido pelo árbitro por uma infracção das regras. Depois de uma paralisação, o jogo recomeça com um reinício especificado.

A nível profissional, a maioria das partidas produzir apenas alguns objetivos. Por exemplo, a 2005-06 temporada do Inglês Premier League produziu uma média de 2,48 gols por jogo. As Leis do Jogo não especificar quaisquer outros do que o guarda-redes posições dos jogadores, mas uma série de funções especializadas evoluíram. Em termos gerais, estes incluem três categorias principais: grevistas, ou para a frente, cuja principal tarefa é marcar gols; defensores, que se especializam na prevenção de seus adversários de pontuação; e meio-campistas, que subjugar a oposição e manter a posse da bola, a fim de passá-lo para a frente em sua equipe. Os jogadores nestas posições são referidos jogadores como parte exterior do campo, a fim de distingui-los do goleiro. Estas posições são subdivididos de acordo com a área do campo em que o jogador passa a maior parte do tempo. Por exemplo, existem zagueiro e meio-campistas esquerda e direita. Os dez jogadores de campo podem ser organizados em qualquer combinação. O número de jogadores em cada posição determina o estilo de jogo da equipe; mais para a frente e menos defensores cria um jogo mais agressivo e ofensivo de espírito, enquanto o inverso cria um estilo mais lento, mais defensivo do jogo. Enquanto os jogadores costumam passar a maior parte do jogo em uma posição específica, existem poucas restrições no movimento do jogador, e os jogadores podem trocar de posições a qualquer momento. O layout de jogadores de um time é conhecido como um formação. Definindo formação e as táticas da equipe geralmente é prerrogativa da equipe de Gerente.

História

Inglaterra joga Escócia, em um jogo representante em 1872 em O Oval
O Equipa Royal Engineers que alcançou o primeiro Final da FA Cup em 1872

Jogos giram em torno do chute de uma bola de ter sido jogado em muitos países ao longo da história, como woggabaliri na Austrália, harpastum no Império Romano , e cuju na China. As regras modernas de associação de futebol são baseadas nos esforços de meados do século 19 para padronizar a amplamente formas variadas de futebol jogado nas escolas públicas de Inglaterra. A história do futebol na Inglaterra remonta a pelo menos, o século VIII.

O Regras de Cambridge, primeiro elaborados na Universidade de Cambridge em 1848, foram particularmente influentes no desenvolvimento de códigos subseqüentes, incluindo associação de futebol. O Regimento Cambridge foram escritos no Trinity College, em Cambridge , em uma reunião com a participação de representantes de Eton, Harrow, Rugby, Winchester e Escolas Shrewsbury. Eles não eram universalmente adotado. Durante a década de 1850, muitos clubes não relacionada com escolas ou universidades foram formados em todo o mundo de fala Inglês, para reproduzir várias formas de futebol. Alguns subiam com os seus próprios códigos de regras distinto, mais notavelmente o Sheffield Football Club, formado por ex-alunos de escolas públicas em 1857, o que levou à formação de um FA Sheffield em 1867. Em 1862, John Charles de Thring Uppingham escola também desenvolveu um influente grupo de regras.

Estes esforços continuados contribuiu para a formação de A Associação de Futebol (FA A) em 1863, que pela primeira vez na manhã de 26 de Outubro de 1863 na Tavern 'maçons em Great Queen Street, London. A única escola a ser representado nesta ocasião foi Charterhouse. Tavern do Freemason foi o cenário para mais cinco reuniões entre outubro e dezembro, o que eventualmente produziu o primeiro conjunto abrangente de regras. Na reunião final, o primeiro tesoureiro FA, o representante da Blackheath, retirou o seu clube da FA através da remoção de dois projectos de regras na reunião anterior: o primeiro permitido para correr com a bola na mão; o segundo para obstruir tal uma corrida por hackers (chutando um adversário nas canelas), tropeçar e exploração. Outro Inglês clubes de rugby seguiu esta liderança e não aderir à FA e em vez disso, em 1871, formou o Rugby Union Football. Os onze clubes restantes, sob a acusação de Ebenezer Cobb Morley, passou a ratificar os treze leis originais do jogo. Estas regras incluídas manipulação da esfera por "marcas" e da falta de uma trave, regras que tornaram notavelmente semelhante a regras Victorian futebol sendo desenvolvidas naquele tempo, na Austrália. A FA Sheffield desempenhado por suas próprias regras, até a década de 1870 com a FA absorvendo algumas das suas regras até que houve pouca diferença entre os jogos.

As leis do jogo estão atualmente determinado pelo International Football Association Board (IFAB). O Conselho foi formado em 1886 depois de uma reunião em Manchester da The Football Association, a Scottish Football Association, a Associação de Futebol do País de Gales, eo Associação Irlandesa de Futebol. Mais antiga competição de futebol do mundo é a Taça de Inglaterra , que foi fundada por CW Alcock e tem sido contestada por equipas inglesas desde 1872. A primeira partida oficial de futebol internacional ocorreu em 1872 entre a Escócia ea Inglaterra, em Glasgow , novamente por iniciativa do CW Alcock. Inglaterra é a casa do primeiro do mundo Liga de Futebol, que foi fundada em Birmingham em 1888 por Diretor Aston Villa William McGregor. O formato original continha 12 clubes do Midlands eo Norte de Inglaterra. FIFA , o organismo internacional de futebol, foi formado em Paris em 1904 e declararam que iriam aderir à Leis do Jogo da Associação de Futebol. A crescente popularidade do jogo internacional levou à admissão de representantes da FIFA para o Internacional Football Association Board em 1913. Atualmente, o conselho é composto por quatro representantes da FIFA e um representante de cada uma das quatro associações britânicas.

Hoje, o futebol é jogado em um nível profissional em todo o mundo. Milhões de pessoas vão regularmente aos estádios de futebol para acompanhar seus times favoritos, enquanto bilhões a mais assistir ao jogo na televisão ou na internet. Um número muito grande de pessoas também jogar futebol em um nível amador. De acordo com uma pesquisa realizada pela FIFA, publicado em 2001, mais de 240 milhões de pessoas de mais de 200 países regularmente jogar futebol. Futebol tem a maior audiência televisiva mundial no esporte.

Em muitas partes do mundo do futebol evoca grandes paixões e desempenha um papel importante na vida do indivíduo fãs, comunidades locais, e até mesmo nações. R. Kapuscinski diz que as pessoas que são educados, modesto ou mesmo humilde na Europa caem facilmente em raiva com o jogo ou assistir a jogos de futebol. O Costa do Marfim equipa nacional de futebol ajudou a garantir uma trégua para a nação de guerra civil em 2006 e ajudou a reduzir ainda mais as tensões entre as forças governamentais e rebeldes em 2007, jogando uma partida na capital rebelde de Bouaké, uma ocasião que trouxe os dois exércitos juntos em paz pela primeira vez. Por outro lado, o futebol é amplamente considerado como tendo sido a causa imediata final para o Guerra do Futebol em junho de 1969 entre El Salvador e Honduras . O esporte também exacerbaram as tensões no início do Guerras iugoslavas da década de 1990, quando uma correspondência entre Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado degenerou em distúrbios em Maio de 1990.

Leis

Existem 17 leis nas Leis oficial do jogo, cada um contendo uma coleção de estipulação e orientações. As mesmas leis se destinam a aplicar-se a todos os níveis do futebol, embora sejam permitidas algumas modificações para grupos como juniores, idosos, mulheres e pessoas com deficiências físicas. As leis são frequentemente enquadradas em termos gerais, que permitem flexibilidade na sua aplicação, dependendo da natureza do jogo. As Leis do Jogo são publicadas pela FIFA, mas são mantidas pela International Football Association Board (IFAB). Além dos dezessete leis, numerosas decisões IFAB e outras directivas contribuem para a regulação do futebol.

Jogadores, equipamentos e funcionários

Cada equipe é composta por um máximo de onze jogadores (excluindo suplentes), um dos quais deve ser o goleiro. As regras da concorrência pode indicar um número mínimo de jogadores necessários para constituir uma equipe, que normalmente é de sete. Os guarda-redes são os únicos jogadores permitidos para jogar a bola com as mãos ou os braços, desde que o façam dentro do área de grande penalidade na frente de sua própria meta. Embora haja uma variedade de posições em que as (não-goleiro) jogadores de campo estão estrategicamente colocados por um treinador, estas posições não são definidos ou exigido pela legislação.

O equipamento básico ou jogadores do kit são obrigados a usar inclui uma camisa, shorts, meias, calçado e adequada caneleiras. Arnês não é uma peça de equipamento básico obrigatório, mas os jogadores de hoje podem escolher usá-lo para se proteger de ferimentos na cabeça. Jogadores estão proibidos de vestir ou usar qualquer coisa que é perigoso para si ou para outro jogador, como jóias ou relógios. O goleiro deve usar roupas que é facilmente distinguível de que vestidos pelos outros jogadores e os árbitros.

Um número de jogadores pode ser substituído por substitutos, durante o curso do jogo. O número máximo de substituições permitidas em jogos do campeonato internacionais e nacionais mais competitivos é de três, embora o número permitido pode variar em outras competições ou no jogos amistosos. As razões mais comuns para uma substituição incluem lesão, cansaço, ineficácia, um interruptor tático, ou timewasting no fim de um jogo finamente preparada. Em partidas de adultos normais, um jogador que tenha sido substituído pode não tomar mais parte em uma partida. IFAB recomenda que "que um jogo não deve continuar se houver menos de sete jogadores em qualquer equipe." Qualquer decisão sobre pontos atribuídos para jogos abandonados é deixado para as associações de futebol individuais.

Um jogo é presidida por um árbitro, que tem "plena autoridade para fazer cumprir as Leis do Jogo no quadro do jogo para o qual ele foi nomeado" (Lei 5), e cujas decisões são finais. O árbitro é ajudado por dois Árbitros assistentes. Em muitos jogos de alto nível, há também um é quarto árbitro que auxilia o árbitro e pode substituir outro funcionário em caso de necessidade.

Arremesso

Medidas padrão de passo ( Veja a versão imperial)

Como as leis foram formuladas na Inglaterra, e foram inicialmente administrado exclusivamente pelas quatro associações de futebol britânicas dentro IFAB, as dimensões padrão de um campo de futebol foram originalmente expressos em unidades imperiais. As Leis agora expressar com dimensões aproximadas equivalentes métricos (seguido de unidades tradicionais entre parênteses), embora o uso popular, tende a continuar a usar unidades tradicionais em países de língua inglesa com uma história relativamente recente metrication (ou único metrication parcial), como a Grã-Bretanha.

O comprimento do campo de jogos internacionais adultos está na gama de 100-110 m (110-120 km) e a largura é na gama de 64-75 m (70-80 km). Os campos para jogos não-internacionais pode ser 90-120 m (100-130 km) de comprimento e 45-90 m (50-100 km) de largura, desde que o terreno de jogo não se torne quadrado. Embora, em 2008, a IFAB aprovou inicialmente um tamanho fixo de 105 m (344 pés) de comprimento e 68 m (223 pés) de largura como uma dimensão afinação padrão para uma jogos internacionais, esta decisão foi posteriormente colocado em espera e nunca foi realmente implementado.

As linhas de marcação mais compridas são alas, enquanto os limites mais curtos (no qual as metas são colocados) são linhas de gol. Um objectivo rectangular é posicionado no meio de cada linha de golo. As arestas interiores das traves verticais devem ser 7,32 m (8 yd) de distância, ea borda inferior do travessão horizontal apoiado pelos postes da baliza deve ser de 2,44 m (8 pés) acima do solo. Nets são geralmente colocados por trás da baliza, mas não são obrigados pela legislação.

Na frente de cada gol é uma área conhecida como o área de grande penalidade. Esta área é marcada pela linha de meta, duas linhas a partir da linha de golo 16,5 m (18 km) a partir os postes e estendendo 16,5 m (18 km) para o campo perpendicular à linha de baliza, e uma linha que une-los. Esta área tem uma série de funções, sendo a mais proeminente para marcar onde o goleiro pode controlar a bola e onde um pénalti por um membro da equipe de defesa se torna punível com uma pontapé de grande penalidade. Outras marcações definem a posição da bola ou jogadores em kick-offs, tiros de meta, pênaltis e escanteios.

Duração e métodos de desempate

Uma partida de futebol adulto padrão consiste em dois períodos de 45 minutos cada, conhecido como metades. Cada metade é executado continuamente, o que significa que o relógio não está parado quando a bola estiver fora de jogo. Geralmente, há uma pausa de meia hora de 15 minutos entre as metades. O final do jogo é conhecido como a tempo inteiro. O árbitro é o cronometrista oficial para o jogo, e pode fazer uma provisão para perda de tempo por meio de substituições, os jogadores lesionados que necessitam de atenção, ou outras paragens. Este tempo é adicionado mais comumente referido como tempo de paragem ou o tempo de lesão, enquanto que a perda de tempo pode também ser utilizado como um sinónimo. A duração do tempo de paralisação é a exclusivo critério do árbitro. O árbitro só sinaliza o fim da partida. Em partidas onde um quarto árbitro é nomeado, em direção ao final do semestre os sinais árbitro quantos minutos de tempo de paralisação que pretende adicionar. O quarto árbitro, em seguida, informa os jogadores e espectadores, mantendo-se uma placa mostrando esse número. O tempo de paralisação sinalizou poderá ser novamente prorrogado pelo árbitro. Tempo de compensação foi introduzido por causa de um incidente que aconteceu em 1891, durante uma partida entre Stoke e Aston Villa. Arrastando 1-0 e com apenas dois minutos restantes, Stoke teve uma penalidade. O goleiro do Villa chutou a bola para fora da terra, e pelo tempo que a bola tinha sido recuperado, os 90 minutos se passaram eo jogo acabou. A mesma lei também destaca que a duração de cada período é prorrogado até ao pontapé de grande penalidade a ser executado ou repetido for concluída, portanto, nenhum jogo termina com uma grande penalidade a tomar.

Em competições da liga, jogos podem terminar em um empate. Em competições eliminatórias, onde um vencedor é necessária vários métodos podem ser utilizados para quebrar esse impasse, alguns concursos podem invocar replays. Um jogo empatado no final do tempo regulamentar pode ir para prolongamento, que consiste em dois períodos adicionais de 15 minutos. Se o resultado ainda está vinculado, após prolongamento, algumas competições permitir o uso de pênaltis (conhecido oficialmente nas Leis do Jogo como "pontapés da marca de grande penalidade") para determinar qual equipe vai avançar para a próxima fase do torneio. Golos marcados durante períodos extras contam para a pontuação final do jogo, mas pontapés da marca de grande penalidade são usadas apenas para decidir a equipe que avança para a próxima parte do torneio (com gols marcados em uma disputa de pênaltis não fazendo parte de a pontuação final).

Em competições usando jogos de duas pernas, cada equipe compete em casa uma vez, com uma pontuação total das duas partidas que decidem qual equipe avança. Em que os agregados são iguais, o regra dos golos marcados fora podem ser utilizados para determinar os vencedores, caso em que o vencedor é a equipa que marcou mais golos na perna jogaram longe de casa. São necessários se o resultado ainda é igual, o tempo extra e, potencialmente, uma disputa de pênaltis.

No final de 1990 e início de 2000, o IFAB experimentou com formas de criação de um vencedor sem a necessidade de uma disputa de pênaltis, que foi muitas vezes visto como uma maneira indesejável de terminar um jogo. Estas regras envolvidas terminando um jogo no tempo extra cedo, ou quando o primeiro gol no tempo extra foi marcado ( gol de ouro), ou se uma equipe tem uma vantagem no final do primeiro período do tempo extra ( golo de prata). Gol de ouro foi usada na Copa do Mundo em 1998 e 2002. O primeiro jogo da Copa do Mundo decidido por um golo de ouro foi Vitória da França sobre Paraguai em 1998. Alemanha foi a primeira nação a marcar um golo de ouro em uma competição importante, batendo República Checa na final da Euro meta 1996. A prata foi utilizado em Euro 2004. Ambos os experimentos foram descontinuados pela IFAB.

Bola dentro e fora de jogo

Sob as leis, os dois estados básicos de jogo durante um jogo são bola em jogo e bola fora de jogo. Desde o início de cada período de jogo com um pontapé de saída até o final do período de jogo, a bola está em jogo em todos os momentos, exceto quando quer a bola sai do campo de jogo, ou o jogo foi interrompido pelo árbitro. Quando a bola se torna fora de jogo, o jogo recomeça por um dos oito métodos de reinício, dependendo de como ele saiu do jogo:

Um jogador leva um pontapé livre, enquanto a oposição formar uma "parede" para tentar bloquear a bola
  • Kick-off: na sequência de um gol pelo time adversário, ou no começo de cada período de jogo.
  • Jogá-in: quando a bola cruzou pela ala; concedido à equipe adversária à que tocou por último na bola.
  • Tiro de meta: quando a bola cruzou totalmente a linha de meta sem um objetivo de ter sido marcado e tendo sido tocada por último por um jogador da equipa atacante; concedido a defesa da equipe.
  • Canto: quando a bola cruzou totalmente a linha de meta sem um objetivo de ter sido marcado e tendo sido tocada por último por um jogador da equipa que defende; concedido a atacar equipa.
  • Tiro livre indireto: concedido à equipa adversária seguinte faltas "não-penais", determinadas infracções técnicas, ou quando o jogo é interrompido para advertir ou enviá-off um adversário sem uma falta específica tendo ocorrido. A meta não pode ser marcado directamente (sem a bola antes tocar outro jogador) a partir de um tiro livre indireto.
  • Pontapé livre directo: concedido à equipe derrubado seguindo certas constantes faltas "penal". Um golo pode ser marcado directamente de um pontapé livre directo.
  • Pontapé de grande penalidade: concedido à equipa derrubado após cometer uma falta geralmente punível com um tiro livre direto, mas que tenha ocorrido dentro da área do seu oponente.
  • Caiu-ball: ocorre quando o árbitro parou o jogo por qualquer outro motivo, como uma lesão grave a um jogador, interferência por uma entidade externa, ou uma bola tornar-se defeituoso.

Mau comportamento

On-campo

Os jogadores são advertidos com um cartão amarelo, e expulso com um cartão vermelho. Estas cores foram introduzidas pela primeira vez na Copa do Mundo FIFA 1970 e usado de forma consistente desde então.
Um jogador marca um pontapé de grande penalidade proferidas após uma infracção for cometida dentro da área de grande penalidade

A falta ocorrer quando um jogador comete uma ofensa listada nas Leis do Jogo, enquanto a bola estiver em jogo. As infracções que constituem uma falta estão listados na Lei 12. Manusear a bola deliberadamente, tropeçando um oponente, ou empurrando um adversário, são exemplos de "faltas penais", puníveis com uma pontapé-livre directo ou pontapé de grande penalidade, dependendo de onde ocorreu a infração. Outras faltas são punidas com uma pontapé-livre indirecto. O árbitro pode punir um jogador ou substituto do má conduta por uma precaução ( cartão amarelo) ou expulsão ( cartão vermelho). Um segundo cartão amarelo no mesmo jogo leva a um cartão vermelho, e, portanto, a uma expulsão. Um jogador recebe cartão amarelo é dito ter sido "reservado", o árbitro escrever o nome do jogador em seu caderno oficial. Se um jogador foi expulso, nenhum substituto pode ser provocada em seu lugar. Má conduta pode ocorrer a qualquer momento, e enquanto as infracções que constituem má conduta são listados, as definições são amplas. Em especial, o crime de "comportamento antidesportivo" pode ser usado para lidar com a maioria dos eventos que violam o espírito do jogo, mesmo se eles não estão listados como delitos específicos. Um árbitro pode mostrar um cartão amarelo ou vermelho a um jogador, substituto ou um jogador substituído. Não-jogadores, como gerentes e pessoal de apoio não pode ser mostrado o cartão amarelo ou vermelho, mas pode ser expulso da área técnica se eles não se comportarem de forma responsável.

Ao invés de parar o jogo, o árbitro pode permitir que o jogo continue se isso irá beneficiar a equipa contra a qual uma infracção tenha sido cometida. Isto é conhecido como "jogar uma vantagem". O árbitro pode "chamar de volta" jogar e penalizar a ofensa original se a vantagem prevista não se concretizar dentro de "alguns segundos". Mesmo que uma infracção não seja penalizado devido à vantagem que está sendo jogado, o infractor pode ainda ser sancionado por má conduta na próxima parada de jogo.

A decisão do árbitro em assuntos tudo dentro de campo é considerado final. A pontuação de um jogo não pode ser alterada após o jogo, mesmo que as evidências mais tarde mostra que decisões (incluindo as concessões / não-prêmios de objetivos) estão incorretos.

Off-campo

Junto com a administração geral do esporte, associações de futebol e organizadores do concurso também reforçam a boa conduta em aspectos mais amplos do jogo, que tratam de questões tais como comentários à imprensa, a gestão financeira dos clubes, doping, fraude idade e viciação de resultados. Alguns incidentes em campo, se consideradas muito graves (como acusações de abuso racial), pode resultar em ação adicional do que aquele que está no poder de um árbitro em campo. Algumas associações permitem recursos contra suspensões jogador incorridos em campo se os clubes sentir um árbitro estava incorreto ou excessivamente duro.

As sanções para tais infrações poderá incidir sobre indivíduos ou sobre a clubes como um todo. As sanções podem variar de multas, pontos deduções (em competições da liga) à expulsão das competições. Por exemplo, o Inglês e ligas escocesas, muitas vezes, deduzir 10 pontos de uma equipe que entra administração financeira.

Órgãos sociais

O órgão internacional reconhecido de futebol (e jogos associados, tais como futsal e futebol de praia) é FIFA . A sede da FIFA estão localizados em Zurique . Seis confederações regionais estão associados à FIFA; estes são:

  • Ásia: Confederação Asiática de Futebol (AFC)
  • África: Confederação de Futebol Africano (CAF)
  • Europa: União das Associações Europeias de Futebol (UEFA)
  • América do Norte / Central & Caribe: Confederação do Norte, América Central e Associação Caribenha de Futebol (CONCACAF)
  • Oceania: Oceania Football Confederation (OFC)
  • América do Sul: Confederación Sudamericana de Fútbol / Confederação Sul-americana de Futebol (Confederação Sul-Americana de Futebol, CONMEBOL)

As associações nacionais de futebol supervisionar dentro de cada país. Estes são geralmente sinônimo de Estados soberanos, (por exemplo: o Federação Camaronesa de Futebol dos Camarões), mas também incluir um número menor de associações responsáveis por entidades subnacionais ou regiões autónomas (por exemplo, o Scottish Football Association na Escócia). 208 associações nacionais são filiados tanto com a FIFA e com as respectivas confederações continentais.

Enquanto FIFA é responsável por organizar competições e a maioria das regras relativas à concorrência internacional, as Leis real do jogo são definidas pelo International Football Association Board, onde cada uma das Associações britânicas tem um voto, enquanto a FIFA tem coletivamente quatro votos.

Competições internacionais

A Minuto de silêncio antes de uma partida internacional

A grande competição internacional no futebol é a Copa do Mundo , organizado pela FIFA. Esta competição tem lugar ao longo de quatro em quatro anos. Aproximadamente 190-200 equipes nacionais competem em torneios de qualificação no âmbito das confederações continentais por um lugar na final. A fase final, que é realizada a cada quatro anos, envolve 32 equipes nacionais que competem ao longo de um período de quatro semanas. O torneio mais recente, o Copa do Mundo FIFA 2010, foi realizada na África do Sul a partir de 11 junho - 11 julho, o primeiro a ser realizado na Africano continente.

Tem havido um torneio de futebol em todos os Jogos Olímpicos de Verão desde 1900, exceto para os jogos em 1932 Los Angeles. Antes do início da Copa do Mundo, as Olimpíadas (especialmente durante a década de 1920) tinha o mesmo status que a Copa do Mundo. Originalmente, o evento foi para amadores única, no entanto, uma vez que o 1984 Jogos Olímpicos de Verão jogadores profissionais foram autorizados, embora com certas restrições que impedem os países de alinharem os seus lados mais fortes. Atualmente, torneio masculino olímpico é jogado no escalão de Sub-23. No passado, os Jogos Olímpicos têm permitido um número restrito de jogadores acima da idade por equipe ;. Um torneio feminino foi introduzido em 1996; em contraste com o evento masculino, os lados internacionais completos sem restrições de idade jogar torneio olímpico feminino.

Após a Copa do Mundo, as mais importantes competições internacionais de futebol são os campeonatos continentais, que são organizadas por cada confederação continental e contestadas entre equipas nacionais. Estes são o Campeonato da Europa (UEFA), o Copa América (CONMEBOL), Campeonato Africano das Nações (CAF), o Copa da Ásia (AFC), o CONCACAF Gold Cup (CONCACAF) eo Taça da Oceania (OFC). O Copa das Confederações é contestada pelos vencedores de todos os seis campeonatos continentais, a corrente da Copa do Mundo FIFA campeões e do país que está hospedando a Copa das Confederações. Este é geralmente considerado como um torneio de aquecimento para a Copa do Mundo da FIFA próxima e não carregam o mesmo prestígio como a Copa do Mundo em si. As competições de maior prestígio no clube de futebol são os respectivos campeonatos continentais, que são geralmente objecto de contestação entre campeões nacionais, por exemplo, a UEFA Champions League na Europa e nos Copa Libertadores de América na América do Sul. Os vencedores de cada competição continental do Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Competições Nacionais

Os órgãos sociais em cada país operar sistemas de liga em um temporada nacional, normalmente compreendendo vários divisões, em que as equipas de obter pontos ao longo da estação dependendo dos resultados. As equipes são colocados em tabelas, colocando-os em ordem de acordo com os pontos acumulados. Mais comumente, cada equipe joga todas as outras equipes em sua liga em casa e fora, em cada estação, em um torneio round-robin. No final de uma temporada, a equipa de topo é declarado o campeão. Os melhores poucas equipes podem ser promovido para uma divisão mais elevada, e uma ou mais das equipas de acabamento na parte inferior são relegado para uma divisão inferior. As equipes de acabamento no topo da liga de um país pode ser elegível também a tocar em competições internacionais de clubes na temporada seguinte. As principais exceções a este sistema ocorrer em algumas ligas latino-americanos, que dividem campeonatos de futebol em duas seções nomeados Apertura e Clausura (espanhol para abertura e fechamento), a concessão de um campeão para cada um. A maioria dos países completar o sistema liga com um ou mais competições "cálice", organizadas numa knock-out base.

Principais divisões de alguns países apresentam muito bem pagos jogadores da estrela; em países menores e divisões inferiores, os jogadores podem ser em tempo parcial com um segundo emprego, ou amadores. Os cinco principais ligas europeias - a Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Serie A (Itália), aBundesliga (Alemanha) eLigue 1 (França) - atrair a maioria dos melhores jogadores do mundo e cada uma das ligas tem um custo salarial total em excesso de £ 600.000.000 / 763.000.000 € / US 1,185 bilhões dólares.

Futebol feminino

Dois jogadores que tentam ganhar o controle da bola

As mulheres têm vindo a desempenhar associação de futebol desde futebol feminino registrados pela primeira vez em 1895 no norte de Londres. Ela tem sido tradicionalmente associado com jogos de caridade e exercício físico, principalmente no Reino Unido. Essa percepção começou a mudar na década de 1970 com a descoberta de futebol feminino organizado. Associação de futebol é o mais proeminente esporte de equipe para as mulheres em vários países, e um dos esportes de equipe os poucos das mulheres com ligas profissionais.

O crescimento do futebol feminino tem visto grandes competições sendo lançados, tanto nacional e nível internacional espelhando as competições masculinas. O futebol feminino enfrentado muitas lutas ao longo de sua luta pela direita. Ele tinha uma "idade de ouro" no Reino Unido no início de 1920, quando multidões alcançou 50.000 em algumas partidas; este foi interrompido em 05 de dezembro de 1921, quando Associação de Futebol da Inglaterra votaram para proibir o jogo de motivos usados ​​por seus clubes. A proibição da FA foi rescindido em dezembro de 1969 com a UEFA a votar a reconhecer oficialmente o futebol feminino em 1971. A Copa do Mundo Feminina da FIFA foi inaugurado em 1991 e tem sido realizada a cada quatro anos desde então.

Variantes e jogo casual

Variantes de futebol foram codificadas para as equipes de tamanho reduzido (ou seja,futebol de cinco de cada lado) jogar em ambientes não-campo (ou seja,Futebol de praia,futebol de salão, eFutsal) e para as equipes com deficiência (ou sejaParaolímpico associação de futebol).

Uma das atrações da associação de futebol é que um jogo casual pode ser jogado com apenas o mínimo de equipamento - um jogo básico pode ser jogado em quase qualquer área aberta de tamanho razoável com apenas uma bola e itens para marcar as posições dos dois conjuntos de postes. Esses jogos podem muitas vezes têm tamanhos que variam consideravelmente equipe de 11-a-side, use um subconjunto limitado e / ou alterações das regras oficiais, e são susceptíveis de ser auto-presidida pelos jogadores.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Association_football&oldid=543043107 "