Conteúdo verificado

Xangai

Assuntos Relacionados: Ásia ; Cidades Asiáticas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Xangai
上海
- Municipality -
Município de Shanghai
上海市
No sentido horário da parte superior: Uma vista da Pudong skyline; Yu Garden, China Pavilion, juntamente com o Expo Axis, sinais de néon sobre Nanjing Road, e The Bund
Localização de Xangai Município dentro China
Coordenadas: 31 ° 12'N 121 ° 30'E Coordenadas: 31 ° 12'N 121 ° 30'E
País República Popular da China
Estabelecido Século 5o-7o
Incorporado
- Cidade

751
- County 1292
- Concelho 07 de julho de 1927
Divisões
- De nível County
- Township-
nível

16 distritos, um condado
210 cidades e subdistritos
Governo
• Tipo Municipalidade
CPC Secretário CTTE Han Zheng
• Prefeito Yang Xiong
Área
• Município 6,340.5 km 2 (2,448.1 sq mi)
• Água 697 km 2 (269 sq mi)
Elevação 4 m (13 pés)
População (2010)
• Município 23019148
• Densidade Bad arredondamento aqui 3.600 / km 2 (Bad arredondamento aqui 9.400 / sq mi)
Demonym Xangai
Fuso horário Tempo padrão China ( UTC + 8)
Código postal 2000 00- 2021 00
Código (s) área 21
PIB 2011
- Total CNY 1920000000000
EUA 297.000 milhões dólares americanos ( 11º)
- Per capita CNY82,560
US $ 12.784 ( 2)
- Crescimento Aumentar 8,2%
HDI (2008) 0,908 ( 1a) - muito alta
Prefixos da matrícula 沪 A, B, D, E, F, G, H, J, K
沪 C (subúrbios)
Cidade flor Magnólia Yulan
Site www.shanghai.gov.cn

Xangai é a maior cidade em população nos República Popular da China (RPC) e da O maior cidade apropriada pela população no mundo. É um dos quatro municípios em nível de província da República Popular da China, com uma população total de mais de 23 milhões a partir de 2010. É um cidade global, com influência no comércio, cultura, finanças, mídia, moda, tecnologia e transporte. É um dos principais centro financeiro ea mais movimentado porto de contentores do mundo.

Localizado no Delta do Rio Yangtze, na Leste da China, Xangai fica na foz do rio Yangtze, na porção média da costa chinesa. As fronteiras municipais Jiangsu e Zhejiang Províncias para o oeste, e é delimitada a leste pela Mar da China Oriental.

Durante séculos um importante administrativa, transporte e comércio de cidade, Shanghai cresceu em importância no século 19 devido ao reconhecimento Europeu da sua favorável localização da porta e potencial econômico. A cidade foi um dos vários aberto ao comércio exterior na sequência da vitória britânica sobre a China no Primeira Guerra do Ópio ea subsequente 1842 Tratado de Nanquim que permitiu a criação da Shanghai International Settlement. A cidade, em seguida, floresceu como um centro de comércio entre o leste eo oeste, e tornou-se o centro financeiro indiscutível da Ásia-Pacífico em 1930. No entanto, com a aquisição do Partido Comunista do continente em 1949, o comércio foi reorientado para se concentrar em países socialistas, e influência global da cidade diminuiu. Na década de 1990, o reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping resultou em uma intensa re-desenvolvimento da cidade, auxiliando o retorno de finanças e investimentos estrangeiros para a cidade.

Xangai é um popular destino turístico famoso por seus monumentos históricos, tais como The Bund, City God Temple e Yu Garden, bem como o grande e crescente Skyline Lujiazui. Ele foi descrito como a "obra-mestra" da florescente economia da China continental .

Etimologia e nomes

Xangai
Shanghainame.png
"Shanghai", como escrito em chinês
Chinês 上海
Wu Zaonhe
Significado literal acima do mar ou no mar

Os dois caracteres chineses no nome da cidade são "上" (Shang - "acima") e "海" (hǎi - "mar"), junto significando "Upon-the-Sea". A primeira ocorrência deste nome remonta ao século 11o Dinastia Song , altura em que já havia uma confluência de rios e uma cidade com esse nome na área. Há controvérsias quanto à exatamente como o nome deve ser interpretado, mas os historiadores chineses concluíram que durante a Dinastia Tang Xangai foi literalmente sobre o mar, daí a origem do nome. Chineses mais velhos foi escrito da direita para a esquerda, então a ordem inversa " 上 "às vezes é usado para termos relacionados à arte e à cultura de Xangai.

Shanghai é oficialmente abreviado (HU) em chinês, uma contração de 沪渎(HU Dú, aceso " Harpoon Ditch "), um quarto ou quinto século Jin nome porque a boca do Suzhou Creek quando era o principal canal para o oceano. Esta personagem aparece em todas as placas de veículos a motor emitidas no município hoje.

Um nome mais velho para Xangai é Shen ( 申), a partir de Chunshen Jun ( 君), um nobre e herói reverenciado localmente do século III aC estado de Chu. A partir deste, que também é chamado Shencheng ( 城, "Shen City"). As equipes de esportes e jornais em Xangai costumam usar esse personagem em seus nomes.

Outro nome cedo para Xangai foi Huating ( 亭). Em 751 dC, durante a meados da dinastia Tang , Huating County foi estabelecido em tempos modernos Songjiang, a primeira administração do condado-nível dentro de moderno-dia Xangai. Hoje, Huating aparece como o nome de um hotel de quatro estrelas na cidade.

A cidade também tem vários apelidos em Inglês, incluindo "Paris do Oriente".

História

A murada Cidade velha de Shanghai.
Xangai na década de 1930, com a Shanghai International Settlement e Shanghai Concessão Francesa.

Durante a dinastia Song (960-1279 dC) Shanghai foi atualizado no estado a partir de um vila a uma cidade do mercado em 1074, e em 1172 um segundo paredão foi construído para estabilizar a costa do oceano, completando um dique anterior. A partir da dinastia Yuan em 1292 até Xangai tornou-se oficialmente uma cidade em 1927, a área foi designada apenas como uma sede de concelho administrado pelo Songjiang prefeitura.

Dois eventos importantes ajudou a promover o desenvolvimento de Xangai, na Dinastia Ming. A muralha da cidade foi construído pela primeira vez em 1554 para proteger a cidade de ataques por Piratas japoneses. Ele mede 10 metros de altura e 5 km de circunferência. Durante o reinado Wanli (1573-1620), Xangai recebeu um importante impulso psicológico a partir da construção de um City God Temple em 1602. Esta honra era geralmente reservado para lugares com o status de uma cidade, como um o capital da província normalmente não é dado a uma mera condado cidade, como Xangai foi. Ele provavelmente refletiu importância econômica da cidade, ao contrário de seu status político baixo.

Uma vista de o Bund em 1928
Nanjing Road em 1930

Durante a Dinastia Qing , Xangai se tornou um dos portos marítimos mais importantes da região do Delta de Yangtze, como resultado de duas importantes mudanças nas políticas governamentais centrais: primeiro, o Imperador Kangxi (1662-1723) em 1684 inverteu a anterior proibição Dinastia Ming no oceano vai navios - uma proibição que estava em vigor desde 1525. Em segundo lugar, em 1732 imperador Yongzheng movido a estância aduaneira para a província de Jiangsu ( 关; ver Customs House, Xangai) a partir da capital da província da cidade de Songjiang de Shanghai, e deu o controle exclusivo de Shanghai sobre coleções aduaneiros para o comércio exterior da província de Jiangsu. Como resultado dessas duas decisões críticas, Professor Linda Johnson Cooke concluiu que por volta de 1735 Shanghai havia se tornado o principal porto de comércio para todos da região do baixo rio Yangtze, apesar de ainda estar no nível mais baixo na hierarquia administrativa político.

A atenção internacional para Xangai cresceu no século 19 devido ao reconhecimento europeu do seu potencial económico e comercial no rio Yangtze . Durante o Primeira Guerra do Ópio (1839-1842), as forças britânicas ocuparam a cidade. A guerra terminou com a 1842 Tratado de Nanjing, o que permitiu que os britânicos para ditar a abertura do portos de tratado, Shanghai incluiu, para o comércio internacional. O Tratado da Bogue assinado em 1843, ea Sino-americana Tratado de Wanghia assinado em 1844 forçou concessão chinês aos desejos europeus e americanos para visitação e comércio em solo chinês. Grã-Bretanha, França e Estados Unidos toda esculpida concessões fora da cidade murada de Shanghai, que ainda era governada pelos chineses.

A antiga cidade chinesa de capital fechado de Xangai caiu para os rebeldes do Pequeno Sociedade Swords em 1853, mas foi recuperado pelo Qing em fevereiro de 1855. Em 1854, o Shanghai Conselho Municipal foi criado para gerenciar os assentamentos estrangeiros. Entre 1860-1862, o Rebeldes Taiping duas vezes atacou e destruiu Shanghai subúrbios do leste e do sul da cidade, mas não conseguiu tomar a cidade. Em 1863, o assentamento britânico para o sul da Suzhou Creek (norte Huangpu District) ea liquidação americana para o norte (sul Hongkou District) juntou-se, a fim de formar o Shanghai International Settlement. O francês optou por sair do Conselho Municipal de Xangai e mantido sua própria concessão para o sul e sudoeste.

Um bebê chorando nas ruínas de uma Estação Ferroviária de Xangai bombardeadas pelos japoneses em agosto 1937

Os cidadãos de muitos países e todos os continentes chegou a Xangai para viver e trabalhar durante as décadas que se seguiram; aqueles que permaneceram por longos períodos - alguns para as gerações - se chamavam " Shanghailanders ". Em 1920 e 1930, quase 20 mil Russos brancos e judeus russos fugiu da União Soviética recém-criada e passou a residir em Xangai. Estes Xangai russos constituíram a segunda maior comunidade estrangeira. Em 1932, Xangai tornou-se a quinta maior cidade do mundo e lar de 70 mil estrangeiros. Na década de 1930, cerca de 30.000 refugiados judeus da Europa chegaram à cidade.

O Guerra Sino-Japonesa celebrado com o Tratado de Shimonoseki, que elevou o Japão para se tornar um outro poder estrangeiro em Xangai. Japão construídas as primeiras fábricas em Xangai, que foram logo copiado por outras potências estrangeiras. Shanghai era então o centro financeiro mais importante no Extremo Oriente. Toda esta actividade internacional deu Shanghai o apelido de "o Grande Atenas da China"

Local do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China, um típico edifício shikumen

Sob a República da China (1911-1949), o status político de Xangai foi finalmente levantado à de um município em 14 de Julho de 1927. Embora o território das concessões estrangeiras foi excluído do seu controle, este novo município chinês ainda cobria uma área de 828,8 quilômetros quadrados, incluindo os distritos modernos de Baoshan, Yangpu, Zhabei, Nanshi, e Pudong. Dirigida por um prefeito chinês e conselho municipal, os novos governos municipais primeira tarefa foi a de criar um novo centro da cidade em Jiangwan cidade do distrito de Yangpu, fora dos limites das concessões estrangeiras. Este centro da cidade nova foi planejada para incluir um museu público, biblioteca, ginásio de esportes, ea prefeitura.

Em 28 de janeiro de 1932, as forças japonesas e atingiu os chineses resistiu, lutando a um impasse; um cessar-fogo foi negociado em maio. O Batalha de Xangai, em 1937, resultou na ocupação dos chineses partes de Xangai administrados fora do Acordo Internacional e da Concessão Francesa. O Acordo Internacional foi ocupada pelos japoneses em 08 de dezembro de 1941 e permaneceu ocupada até a rendição do Japão em 1945, período em que crimes de guerra foram cometidos.

Em 27 de Maio de 1949, o Exército Popular de Libertação tomou o controle de Shanghai, que foi um dos três únicos ex- República da China municípios (ROC) não se fundiram em províncias vizinhas durante a próxima década (os outros são Beijing e Tianjin ). Xangai foram submetidos a uma série de alterações nos limites das suas subdivisões, especialmente na próxima década. Depois de 1949, a maioria das empresas estrangeiras se mudou seus escritórios de Xangai para Hong Kong , como parte de um desinvestimento estrangeiro devido à vitória comunista.

Durante os anos 1950 e 1960, Xangai tornou-se um centro industrial e centro de radical esquerdismo; o esquerdista Jiang Qing e seus três coortes, junto a Gang of Four, basearam-se na cidade. No entanto, mesmo durante os tempos mais tumultuosos da Revolução Cultural, Xangai foi capaz de manter alta produtividade econômica ea estabilidade social relativa. Na maior parte da história das República Popular da China (RPC) , a fim de canalizar riqueza para as zonas rurais, Xangai tem sido um colaborador relativamente pesado de receita fiscal para o governo central. Isso veio com o custo de desenvolvimento de infra-estruturas e de capital severamente incapacitante de Xangai. Sua importância para o bem-estar fiscal do governo central também negou que liberalizações econômicas iniciada em 1978. Xangai foi finalmente autorizado a iniciar as reformas econômicas em 1991, iniciando o desenvolvimento maciço considerados ainda hoje e do nascimento de Lujiazui em Pudong.

Geografia

O Delta do Rio Yangtze é mostrado em verde neste mapa de Xangai (a leste no centro) ao lado das províncias vizinhas de Jiangsu (para o norte e oeste) e Zhejiang (para o sul e oeste). Partes de Jiangsu e Zhejiang, que estão fora do Delta do Rio Yangtze são mostrados em amarelo. Os limites da província são mostrados em roxo, limites de sub-provinciais em cinza.
A área urbana de Xangai pode ser visto esta imagem satélite cor natural ( Landsat-7 2005-08-15).

Shanghai senta-se no Delta do Rio Yangtze na costa leste da China, e é mais ou menos equidistante de Pequim e Hong Kong. O município como um todo, é constituído por um península entre o Yangtze e Baía de Hangzhou, a segunda maior ilha da China continental Chongming, e um número de ilhas menores. É limitado a norte ea oeste por Província de Jiangsu, a sul por Província de Zhejiang, e no leste pelo Mar da China Oriental. A cidade apropriada é cortada pelo Huangpu River, um afluente do Yangtze . O centro histórico da cidade, o Área Puxi, está localizado no lado ocidental do Huangpu, enquanto o recém-desenvolvido Pudong, contendo o distrito financeiro central, Lujiazui, foi desenvolvido na margem oriental.

A grande maioria dos 6,340.5 km 2 (2,448.1 sq mi) área de terra de Shanghai é plana, além de algumas colinas no canto sudoeste, com uma altitude média de 4 m (13 pés). A localização da cidade no plano planície aluvial fez com que novos arranha-céus devem ser construídas com estacas de concreto profundas para impedi-los de afundar no chão macio. O ponto mais alto está no auge de Dajinshan Island em 103 m (338 pés). A cidade tem muitos rios, canais, córregos e lagos e é conhecido por seus ricos recursos de água como parte do Área de drenagem Taihu.

Clima

Xangai tem uma clima subtropical úmido ( Köppen Cfa) e experimenta quatro estações distintas. Os invernos são frios e ventos de noroeste úmidos e frios de Sibéria pode causar temperaturas noturnas cair abaixo de zero, embora a maioria dos anos há apenas um ou dois dias de queda de neve. Os verões são quentes e úmidos, com uma média de 8,7 dias superiores a 35 ° C (95 ° F) por ano; chuvas ocasionais ou anormal trovoadas pode ser esperado. A cidade também é suscetível a tufões no verão e início do outono, nenhuma das quais nos últimos anos tem causado danos consideráveis. As estações mais agradáveis são Spring, embora mutáveis e muitas vezes chuvoso, e outono, que é geralmente ensolarado e seco. As médias da cidade 4.2 ° C (39,6 ° F) em janeiro e 27,9 ° C (82,2 ° F) em julho, para uma média anual de 16,1 ° C (61,0 ° F). Experiências de Xangai, em média, 1.878 horas de sol por ano, com a temperatura mais quente já registrado em 40,2 ° C (104 ° F), ea menor em -12,1 ° C (10 ° F).


Os dados climáticos para Xangai (1971-2000)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Média alta ° C (° F) 8.1
(46,6)
9.2
(48.6)
12,8
(55)
19,1
(66,4)
24,1
(75,4)
27,6
(81,7)
31,8
(89,2)
31,3
(88.3)
27,2
(81)
22,6
(72,7)
17,0
(62,6)
11.1
(52)
20,2
(68,4)
Média baixa ° C (° F) 1.1
(34)
2.2
(36)
5.6
(42.1)
10,9
(51,6)
16.1
(61)
20,8
(69,4)
25,0
(77)
24,9
(76,8)
20,6
(69,1)
15.1
(59,2)
9
(48.2)
3.0
(37.4)
12,9
(55,2)
Precipitações mm (polegadas) 50,6
(1.992)
56,8
(2.236)
98,8
(3,89)
89,3
(3,516)
102.3
(4.028)
169,6
(6.677)
156,3
(6.154)
157,9
(6,217)
137,3
(5.406)
62,5
(2.461)
46,2
(1.819)
37,1
(1.461)
1,164.7
(45,857)
Média de dias. Precipitação (≥ 0,1 milímetros) 9.7 10.3 13,9 12,7 12.1 14,4 12,0 11,3 11,0 8.1 7 6.5 129,0
% umidade 75 74 76 76 76 82 82 81 78 75 74 73 76,8
A média de horas de sol mensais 123,0 115,7 126,0 156,1 173,5 147,6 217,8 220.8 158,9 160,8 146,6 147,7 1,894.5
Fonte: Administração Meteorológica da China

Política

Como praticamente todas as instituições que regem na China continental, a política de Shanghai está estruturado em um sistema de partido de governo dupla, em que o Partido Comunista Chief, oficialmente denominado Partido Comunista da China Shanghai Municipal Secretário da Comissão (atualmente Han Zheng), supera o Mayor (atualmente Yang Xiong).

O poder político em Xangai é amplamente visto como um trampolim para cargos mais altos no governo nacional. Desde Jiang Zemin tornou-se o chefe do partido nacional em junho de 1989, todos, mas um ex-chefe do partido em Xangai foi elevada à Comitê Permanente do Politburo, a mais alta instância de facto na China, incluindo Jiang Zemin (Secretário-Geral e Presidente) de tomada de decisão, Zhu Rongji (Premier), Wu Bangguo (Presidente do Congresso Nacional Popular), Huang Ju (Vice Premier), Xi Jinping (secretário-geral e vice-presidente), e Yu Zhengsheng. Zeng Qinghong, um ex-vice-chefe do partido de Xangai, também subiu ao Comitê Permanente do Politburo e tornou-se o vice-presidente e um corretor de poder de influência. A única exceção é Chen Liangyu, que foi demitido em 2006 e mais tarde condenado por corrupção. Funcionários com vínculo à administração Shanghai formar uma poderosa facção no governo nacional, o chamado Clique Xangai, que muitas vezes concorre contra o rival Liga da Juventude Faction sobre nomeações de pessoal e as decisões de política: Xi Jinping, sucessor Hu Jintao como Secretário-Geral e Presidente, foi um candidato de compromisso entre os dois grupos com partidários em ambos os campos.

Divisões administrativas

Xangai é administrativamente igual a um província e é dividido em 17 divisões do condado-nível: 16 distritos e uma condado. Mesmo que cada distrito tem o seu próprio núcleo urbano, centro da cidade real é entre o Bund, a leste, Nanjing Road, ao norte, Templo Old City e Huaihai Road, ao sul. Áreas centrais de negócios proeminentes incluem Lujiazui, na margem leste do Rio Huangpu, e The Bund e Áreas Hongqiao na margem oeste do rio Huangpu. As unidades da prefeitura e major da administração estão localizados em Huangpu District, que também servir como uma área comercial, incluindo o famoso Nanjing Road. Outros grandes áreas comerciais incluem Xintiandi ea elegante Huaihai Road (anteriormente Avenue Joffre) em Huangpu District e Xujiahui (anteriormente prestado em Inglês como Zikawei, refletindo a pronúncia de Xangai) em Distrito de Xuhui. Muitos universidades em Xangai estão localizados em áreas residenciais de Yangpu District e Distrito Putuo.

Os 17 distritos e um município que compõem o município de Shanghai
Puxi:
Yangpu
Hongkou
Zhabei
Putuo
Changning
Xuhui
Jing'an
Huangpu
Chongming
Baoshan
Jiading
Pudong
Qingpu
Minhang
Songjiang
Fengxian
Jinshan
Mapa do centro de Shanghai

Oito dos distritos governar Puxi (aceso "Huangpu West Bank"), a parte mais antiga do Shanghai urbano, na margem oeste do Rio Huangpu. Estes oito distritos são colectivamente referidos como Shanghai Proper (上海市 区) ou a cidade de caroço (市中心):

  • Huangpu District (黄浦 区 Huángpǔ Qu) - fundiu-se com Nanshi District, em 2000, e Luwan Distrito em 2011
  • Xuhui District (徐汇 区 Xuhui Qu)
  • Changning District (长宁 区 Changning Qu)
  • Jing'an District (静安 区 Jing'an Qu)
  • Putuo District (普陀 区 Pǔtuó Qu)
  • Zhabei District (闸北 区 Zhabei Qu)
  • Hongkou District (虹口 区 Hóngkǒu Qu)
  • Yangpu District (杨浦 区 Yángpǔ Qu)

Pudong (aceso "Huangpu East Bank"), o mais recente parte urbana e suburbana de Xangai, na margem leste do Rio Huangpu, é regida por:

  • Pudong New District (浦东 新区 Pǔdōng Xin Qu) - Chuansha County até 1992, fundiu-se com Nanhui District em 2009

Sete dos distritos governar subúrbios, cidades satélites, e nas zonas rurais mais longe do núcleo urbano:

  • Baoshan District (宝山 区 Bǎoshān Qu) - Baoshan County até 1988
  • Minhang District (闵行区 Mǐnháng Qu) - Shanghai County até 1992
  • Jiading District (嘉定 区 Jiading Qu) - Jiading County até 1992
  • Jinshan District (金山区 Jinshan Qu) - Jinshan County até 1997
  • Songjiang District (松江 区 Songjiang Qu) - Songjiang County até 1998
  • Qingpu District (青浦 区 Qīngpǔ Qu) - Qingpu County até 1999
  • Fengxian District (奉贤 区 Fengxian Qu) - Fengxian County até 2001

Chongming Island, uma ilha na foz do Yangtze , é regida por:

  • Chongming County (崇明 县 Chongming Xian)

A partir de 2009, estas divisões do condado-nível são ainda mais dividido nas seguintes 210 divisões de nível de município: 109 cidades, 2 municípios, 99 subdistritos. Aqueles estão por sua vez divididos nas seguintes divisões a nível da aldeia: 3.661 comitês de bairro e 1704 comitês de aldeia.

Economia

Skyline de Pudong
Influência sobre mercado de capitais mundial crescente: Shanghai Stock Exchange
Shanghai Porto é o mais movimentado do mundo porto de contentores

Xangai é o centro comercial e financeiro da China continental, e ocupa o quinto lugar na edição de 2011 Índice de Centros Financeiros Globais publicado pela City of London. Foi a maior e mais próspera cidade no Extremo Oriente durante a década de 1930, e rápida re-desenvolvimento começou em 1990. Isto é exemplificado pelo Distrito de Pudong, que se tornou uma área-piloto para as reformas económicas integradas. Até o final de 2009, havia 787 instituições financeiras, das quais 170 eram estrangeiros investidos. Em 2009, o Shanghai Stock Exchange ficou em terceiro lugar entre as bolsas de valores em todo o mundo em termos de volume de negociação e sexto em termos da capitalização total das empresas listadas, eo volume de negociação de seis produtos básicos, incluindo borracha, cobre e zinco na Shanghai Futures Exchange tudo ficou em primeiro lugar no mundo.

Nas últimas duas décadas Xangai foi uma das cidades do mundo mais rápido desenvolvimento. Desde 1992 Xangai registrou crescimento de dois dígitos quase todos os anos, exceto durante a recessão global de 2008 e 2009. Em 2011, o PIB total de Shanghai cresceu para 1.920.000 milhões de yuans (US $ 297.000.000.000) com um PIB per capita de 82.560 yuans (US $ 12.784). Os três maiores indústrias de serviços são serviços financeiros, varejo e imobiliário. A fabricação e agricultura foi responsável por 39,9 por cento e 0,7 por cento da produção total, respectivamente. Rendimento disponível médio anual de moradores de Xangai, com base nos três primeiros trimestres de 2009, era de 21.871 RMB.

Localizado no coração da Delta do Rio Yangtze, Xangai tem o mundo o mais movimentado da porto de contentores, que movimentou 29.050.000 TEUs em 2010. Shanghai pretende ser um centro de navegação internacional no futuro próximo.

Xangai é um dos principais centros industriais da China, desempenhando um papel fundamental na pesadas indústrias da China. Um grande número de zonas industriais, incluindo Shanghai Hongqiao Económica e Desenvolvimento Tecnológico Zona, Jinqiao Export Processing Zone Económico, Minhang Zona Económica e Desenvolvimento Tecnológico, e Xangai Caohejing High-Tech Zona de Desenvolvimento, são backbones de Shanghai de indústria secundária. As indústrias pesadas foram responsáveis por 78% da produção industrial bruta em 2009. maior siderúrgica da China Baosteel Group e Jiangnan Shipyard, um dos mais antigos construtores navais da China são ambos localizados em Xangai. Fabricação Auto é outra indústria importante. Com sede em Xangai A SAIC Motor é uma das três maiores empresas automotivas na China, e tem parcerias estratégicas com Volkswagen e General Motors.

Demografia

População histórica
Ano Pop. ±%
1953 6204400 -
1964 10816500 + 74,3%
1982 11859700 + 9,6%
1990 13341900 + 12,5%
2000 16407700 + 23,0%
2010 23019200 + 40,3%
O tamanho da população pode ser afetada por mudanças em divisões administrativas. Fonte:
Uma seção apenas para pedestres de Nanjing Road East,

O 2010 censo colocar população total de Shanghai em 23.019.148, com crescimento de 37,53% em relação a 16.737.734 em 2000. 20,6 milhões do total da população, ou 89,3%, são urbana, e 2,5 milhões (10,7%) são rurais. Com base na população do total área administrativa, Xangai é o segundo maior dos quatro municípios diretos controlado da China, atrás Chongqing, mas é geralmente considerada a maior cidade da China, porque a população urbana da Chongqing é muito menor.

Cerca de 9 milhões dos 23 milhões de residentes de Xangai, ou mais de 39%, são de longo prazo migrantes, o triplo dos 3 milhões em 2000. As principais origens dos migrantes são Anhui (29,0%), Jiangsu (16,8%), Henan (8,7%), e Sichuan (7,0%) províncias, e 79% são de áreas rurais. Eles são responsáveis por todo o aumento da população como taxa de crescimento natural de Xangai tem sido negativo desde 1993 devido a sua extremamente baixa taxa de fertilidade - apenas 0,6 em 2010, provavelmente o nível mais baixo em qualquer lugar do mundo.

98,8% dos moradores de Xangai são da Han etnia chinesa, enquanto 1,2% pertencem a vários grupos minoritários. No entanto, a população minoritária cresceu 165,54% desde 2000, muito mais rápido do que o crescimento geral da população.

De acordo com a Shanghai Municipal Statistics Bureau, havia 152.050 estrangeiros registrados oficialmente em Xangai a partir de 2009, um aumento de 50% a partir de 100.011 em 2005. Os três maiores nacionalidades estrangeiras eram japoneses (31.490), American (21.284) e coreanos (20.700) . Note-se que estas estatísticas mostram apenas os residentes registrados oficialmente, e que o número real de cidadãos estrangeiros que vivem em Xangai é provavelmente muito maior. Por exemplo, até 2009, a comunidade sul-coreana em Xangai aumentou para mais de 70.000 de acordo com a Xinhua. Alguns expatriados estrangeiros se hospedar em Xangai como colonos longo prazo, renovando a reputação de Xangai como cidade global da China. Além disso, há um grande número de pessoas de Taiwan que vivem no município (2010 estimativas variam em torno de 700.000).

A expectativa de vida dos residentes registrados de Xangai em 2010 chegou a 82,13 anos (79,82 para homens e 84,44 para as mulheres), o maior na China continental e mais elevados do que todos, mas poucos países no mundo. No mesmo ano, a taxa de mortalidade materna em Xangai era de 9,61 por 100.000 habitantes, enquanto a taxa de mortalidade infantil caiu para 5,97 por 1.000 a partir de 6,58 em 2009. Devido à combinação de alta expectativa de vida e baixa taxa de fertilidade, há um grave problema de envelhecimento entre os residentes registrados de Xangai: a partir de 2009, apenas 8,3% do total estavam sob a idade de 14 anos, enquanto 22,54% tinham mais de 60 anos.

Religião

Pátio interno do Templo Longhua

Devido à sua história cosmopolita, Xangai tem uma rica mistura de herança religiosa como mostram os edifícios religiosos e instituições ainda espalhados pela cidade. Taoísmo tem uma presença em Xangai, na forma de vários templos, incluindo o City God Temple, no coração da cidade velha, e um templo dedicado ao Três Reinos geral Guan Yu. O Wenmiao é um templo dedicado a Confúcio . budismo tem tido uma presença em Xangai desde os tempos antigos. Templo Longhua, o maior templo em Xangai, e Jing'an Temple, foram fundadas em primeiro lugar no Período dos Três Reinos. Outro templo importante é a Jade Buddha Temple, que é nomeado após uma grande estátua de Buda esculpida jade no templo. Nas últimas décadas, dezenas de templos modernos foram construídos por toda a cidade. A religião predominante em Xangai é Budismo Mahayana, e Taoísmo também é seguido por muitos moradores de Xangai. Islam entrou em Shanghai há 700 anos e uma mesquita foi construída em 1295 em Songjiang. Em 1843, faculdade de professores também foi criada. A mesquita Xiaotaoyuan está localizado na 52 Xiaotaoyuan Lane, Oriente Fuxing Road, Distrito do Sul. Isto é onde a Associação Muçulmana Shanghai também está localizado, que tem uma reputação conhecida em todo o mundo. Xangai tem a maior percentagem Católica na China Continental (2003). Entre as igrejas católicas, Catedral de St Ignatius em Xujiahui é um dos maiores, enquanto She Shan Basilica é o único local de peregrinação ativo na China. comunidades. Cristianismo em Xangai inclui Ortodoxas Orientais minorias e, desde 1996, registadas igrejas cristãs protestantes. Durante milhares II Guerra Mundial de judeus desceu sobre Xangai, em um esforço para fugir Hitler regime 's. Os judeus viveram lado a lado em uma área designada chamado Shanghai Ghetto e formaram uma comunidade vibrante centrada na Ohel Moishe Sinagoga, que é preservado remanescente desta parte do passado religioso complexo de Xangai.

Educação

City University District em Songjiang

Xangai tem um dos melhores sistemas de ensino na China. É a primeira cidade do país a implementar nove anos de educação obrigatória. O censo de 2010 mostra que, do total da população de Xangai, 22,0% tiveram uma educação universitária, o dobro do nível de 2000, enquanto 21,0% tinham o ensino médio, 36,5% ensino médio e 1,35% o ensino primário. 2,74% dos moradores de 15 anos ou mais de idade eram analfabetos.

Xangai tem mais de 930 jardins de infância, 1200 primário e 850 escolas de ensino médio. Mais de 760 mil alunos de escolas de nível médio e 871 mil alunos do ensino fundamental são ministradas por funcionários 76.000 64.000 e ensino respectivamente.

Shanghai é um importante centro de ensino superior na China, com mais de 30 universidades e faculdades. Um número de Mais prestigiadas universidades da China estão com sede em Xangai, incluindo Universidade Fudan, Shanghai Jiao Tong University, Tongji University, East China Normal University, Shanghai University, Shanghai International Studies University, e Xangai Universidade de Finanças e Economia. A escola de quadros China Academia de Liderança Executiva em Pudong também está localizado em Xangai.

Em 2010, Xangai assumiu a liderança na última rodada da avaliação mais abrangente de escolas estaduais do mundo. Conforme Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) resulta, estudantes de Xangai, incluindo os filhos de migrantes, marcou mais alto em todos os aspectos (matemática, leitura e ciências) no mundo. O estudo também afirmou que as escolas públicas com financiamento em Xangai tem a mais alta qualidade de ensino no mundo.

Transporte

Transporte público

Shanghai Metro é a maior rede de metrô do mundo
O Maglev com uma velocidade máxima de 431 km / h (268 mph) de sair do Aeroporto Internacional de Pudong

Xangai tem um extenso sistema de transportes públicos, em grande parte baseado em metrôs, ônibus e táxis. Pagamento de todas essas ferramentas de transporte público pode ser feito usando a Shanghai cartão de transporte público.

Sistema de trânsito rápido de Xangai, o Shanghai Metro, incorpora tanto de metrô e luz linhas ferroviárias e estende-se a todos os distritos urbanos do núcleo, bem como bairros periféricos vizinhos.

A partir de 2010, há doze linhas de metrô (incluindo o Transrapid de Xangai), 273 estações e mais de 420 km de pistas em operação, tornando-o o terceira rede mais longa do mundo. Em 22 de Outubro de 2010, que estabeleceu um recorde de número de passageiros diária de 7.548.000. A tarifa depende do comprimento da distância de percurso a partir de 3 RMB.

Xangai também tem mais extensa rede mundial de urbano rotas de ônibus, com cerca de mil linhas de ônibus, operados por várias empresas de transporte. O sistema inclui sistema de trólebus mais antiga do mundo. A tarifa de ônibus normalmente custa 2 RMB.

Os táxis são abundantes em Xangai. A tarifa básica é atualmente ¥ 14 (incluindo uma sobretaxa de 1 ¥ combustível; ¥ 18 23:00 - 05h00), que abrange os primeiros três quilômetros. Km adicionais custam ¥ 2,4 cada (¥ 3,2 23:00-05h00).

Estradas

Shanghai é um importante pólo de Rede via expressa da China. Muitas vias expressas nacionais (com prefixo G) passar através ou terminar em Xangai, incluindo G2 Pequim-Xangai Expressway (sobreposição G42 Xangai-Chengdu), G15 Shenyang-Haikou, G40 Xangai, Xi'an, Xangai, Chongqing G50, G60 Shanghai-Kunming (sobreposição G92 Shanghai, Ningbo), e G1501 Shanghai Anel Expressway. Além disso, também existem numerosas vias expressas municipais prefixados com S (S1, S2, S20, etc). No centro da cidade, existem várias vias expressas elevadas para diminuir a pressão do tráfego nas ruas de superfície, mas o tráfego e em torno de Shanghai é muitas vezes pesado e congestionamentos são comuns durante a hora do rush. Há ciclovias separar o tráfego automóvel em muitas ruas de superfície, mas bicicletas e motocicletas estão proibidas de a maioria das principais estradas, incluindo as vias expressas elevadas.

Automóveis particulares em Xangai tem vindo a aumentar rapidamente nos últimos anos, mas um novo carro particular não pode ser conduzido até que o proprietário compra uma licença no leilão placa de carro privado mensal. Cerca de 8.000 placas são leiloados a cada mês eo preço médio é de cerca de 45.291 iuanes (5.201 €). O objetivo desta política é limitar o crescimento do tráfego automóvel e para aliviar o congestionamento.

Estrada de ferro

Xangai tem quatro estações ferroviárias principais: Estação Ferroviária de Xangai, Shanghai South Railway Station, Estação Ferroviária Oeste de Xangai, e A Estação Ferroviária de Hongqiao Shanghai. Três estão ligados ao rede de metro e servem como hubs no rede ferroviária da China. Duas ferrovias principais terminam em Shanghai: Jinghu Ferroviária de Pequim, e Huhang Ferroviária de Hangzhou.Estação Hongqiao também serve como o principal Shanghai terminal de três linhas ferroviárias de alta velocidade: oShanghai-Hangzhou de alta velocidade ferroviária, aShanghai-Nanjing alta velocidade ferroviária, eaPequim-Xangai de alta velocidade ferroviária, o mais importante de alta da China A linha ferroviária de alta velocidade.

Ar

Xangai é um dos principais gateways de transporte aéreo na Ásia. A cidade tem dois aeroportos comerciais: Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong e Xangai Hongqiao International Airport. Aeroporto de Pudong é o principal aeroporto internacional, enquanto o aeroporto de Hongqiao opera principalmente vôos domésticos com voos internacionais de curta distância limitadas. Em 2010 os dois aeroportos servido 71,7 milhões de passageiros (40,4 milhões Pudong, Hongqiao 31,3 milhões), e tratadas 3,7 milhões de toneladas de carga (Pudong 3,22 milhões de toneladas, Hongqiao 480 mil toneladas).

Arquitetura

A barreira na noite.

Xangai tem uma rica coleção de edifícios e estruturas de vários estilos arquitetônicos. The Bund, localizado junto à margem do Rio Huangpu, contém uma rica coleção de arquitetura do início do século 20, que variam em estilo de neoclássico HSBC edifício ao art deco Sassoon House. Um número de áreas nas antigas concessões estrangeiras também são bem-preservada, os mais notáveis ​​sendo a Concessão Francesa. Xangai tem um dos mundos maior número de edifícios Art Déco, como resultado do boom da construção durante os anos 1920 e 1930. Um dos mais famosos arquitetos que trabalham em Xangai foi László Hudec, um arquiteto húngaro-eslovaca, que viveu na cidade entre 1918-1947. Alguns de seus mais notáveis ​​edifícios Art Déco incluem o Park Hotel eo Grand Theatre. Outros arquitetos proeminentes que contribuíram para o estilo Art Deco são Parker & Palmer, que projetou o Hotel Peace, Metropole Hotel, ea Broadway Mansions, e arquiteto austríaco GH Gonda que projetou o Teatro Capital. Os Bunds primeira revitalização iniciados em 1986 com um novo passeio pelo arquiteto holandês Paulus Snoeren, a conclusão foi em meados da década de 1990.

Apesar redesenvolvimento desenfreado, a cidade antiga ainda mantém alguns edifícios de estilo tradicional, como oJardim Yuyuan, um jardim tradicional elaborado noestilo Jiangnan.

Shanghai World Financial Centre (esquerda) eJinmao Tower (à direita)
Renovado pistas Shikumen emXintiandi, agora um restaurante high-end e do centro comercial
O Centro Internacional de Exposições de Xangai, um exemplo de arquitetura neoclássica soviética em Xangai

Nos últimos anos, um grande número de edifícios arquitectonicamente distintas e até mesmo excêntricas surgiram ao longo Xangai. Os exemplos notáveis ​​da arquitectura contemporânea incluem o Museu de Xangai, Grande Teatro de Xangai nas Popular delegacia Square e Shanghai Oriental Art Centre.

Um elemento cultural de Xangai é exclusivamente os shikumen (石库门) residências, que são duas ou três andares moradias, com o jardim da frente protegido por um muro alto de tijolos. Cada residência está conectado e dispostas em linha reta, becos conhecidos como Longtang (弄堂), pronunciada longdang em Xangai. A entrada de cada beco é geralmente encimada por um arco de pedra estilística. O todo se assemelha casas do terraço ou townhouses comumente visto em países anglo-americanos, mas distingue-se pela, parede de tijolo pesado de altura na frente de cada casa. O nome "shikumen" significa "porta de armazenamento de pedra", referindo-se ao forte porta de entrada para cada casa.

O shikumen é uma mistura cultural de elementos encontrados na arquitetura ocidental com a tradicional Lower Yangtze (Jiangnan) arquitetura chinesa e comportamento social. Todas as habitações tradicionais chineses tinham um pátio, eo shikumen não foi excepção. No entanto, se comprometer com sua natureza urbana, era muito menor e forneceu um "paraíso interior" aos tumultos nas ruas, permitindo pingos de chuva a cair e vegetação cresça livremente dentro de uma residência. O pátio também permitiu que a luz solar e ventilação adequada para os quartos.

A cidade também tem alguns belos exemplos de Soviética arquitetura neoclássica. Estes edifícios foram construídos principalmente durante o período da fundação das República Popular em 1949 até a ruptura sino-soviética na década de 1960. Durante esta década, um grande número de especialistas soviéticos, incluindo arquitetos, vertida em China para ajudar o país na construção de um Estado comunista. Os exemplos de arquitetura neoclássica soviética em Xangai incluem o que é hoje o Centro Internacional de Exposições de Xangai. Pequim, capital do país, exibe uma ainda maior variedade de este tipo particular de arquitetura.

O distrito de Pudong de Shanghai mostra uma ampla gama de arranha-céus, muitos dos quais estão entre os mais altos do mundo. Os exemplos mais proeminentes incluem o Jin Mao Tower eo mais alto Shanghai World Financial Centre, que a 492 metros de altura é o arranha-céu mais alto na China continental e ocupa o terceiro lugar no mundo. O distintivo Oriental Pearl Tower, em 468 metros, está localizado nas proximidades, e sua menor esfera está agora disponível para salas de estar. Outra highrise na área de Pudong é recém-terminado a Torre Desenvolvimento, situando-se em 269 metros.

Desde 2008, Shanghai vangloriou-se edifícios mais free-standing acima de 400m (3) do que qualquer outra cidade. No futuro, a Torre Xangai, prevista para ser concluída em 2014, será o edifício mais alto da China. Com uma altura de 632 metros (2.074 pés), o edifício terá 127 andares e uma área total de 380.000 metros quadrados. O Shanghai Torre começou a construção em 2008.

Ambiente

Parques e resorts

A Guangqi Park, em Xangai, ondeXu Guangqi foi sepultado
Fuxing Parque

Parques de Xangai oferecer algum alívio da selva urbana. Devido à escassez de espaço de recreação para crianças, quase todos os parques têm uma secção para crianças. O ex-pista virou central park, parque Praça do Povo está localizado no coração do centro de Shanghai e é conhecido por sua proximidade com outros grandes marcos Xangai. Fuxing Park, na antiga concessão francesa de Xangai, apresenta jardins formais em estilo francês e é cercado por bares e cafés de ponta. Zhongshan Park, no noroeste do centro de Xangai é famosa por seu monumento de Chopin, a mais alta estátua dedicado ao compositor do mundo. Construído em 1914 como Jessfield Park, uma vez continha o campus de St. Universidade de John, primeira faculdade internacional de Xangai; hoje, é conhecida por suas extensas rosa e peônia jardins, área de recreação para crianças grandes, e como o local de uma importante estação de transferência no sistema de metrô da cidade de. Shanghai Jardim Botânico está localizado a 12 km ao sudoeste do centro da cidade e foi criada em 1978. Uma das mais recentes é na área de Xujiahui - Xujiahui Park, construído em 1999 nas antigas terras do Grande chinês Rubber Works fábrica eo Estúdio de Gravação EMI (agora La Villa Rouge restaurante). O parque tem um lago artificial com uma ponte céu correndo pelo parque, e oferece um agradável refúgio para os compradores Xujiahui.

O Shanghai Disney Projeto foi aprovado pelo Governo em 4 de Novembro de 2009. É atualmente em construção. O resort está prevista para estar operacional em 2016. A 4400 milhões dólares parque temático e resort em Pudong terá um castelo que será o maior entre os resorts da Disney .

Xangai parques bem conhecidos incluem:

  • Popular Square Park
  • Gongqing Forest Park
  • Fuxing Parque
  • Zhongshan Park
  • Parque de Lu Xun
  • Century Park
  • Jing'an Parque

Proteção ambiental

Sensibilização do público para o ambiente está crescendo, ea cidade está investindo em uma série de projetos de proteção ambiental. A 10 anos, US $ 1 bilhão de limpeza de Suzhou Creek, que atravessa o centro da cidade, a era esperado para ser concluído em 2008, eo governo também prevê incentivos para as empresas de transporte de investir em LPG ônibus e Táxis. A poluição do ar em Xangai é baixo em comparação com outras cidades chinesas, mas o rápido desenvolvimento nas últimas décadas significa que ele ainda é alta em padrões mundiais. O governo mudou-se quase todas as empresas dentro do centro, quer arredores de Xangai ou as vizinhas de Jiangsu e Zhejiang Províncias nas últimas duas décadas. Além disso, vários parques foram construídos na cidade. Como resultado, a qualidade do ar de Xangai tem vindo a melhorar desde os anos 1990.

Em março de 2013 mais de 12.000 suínos mortos foram encontrados no rio Huangpu, que fornece Xangai, com um pouco de sua água potável. Os porcos foram despejados por agricultores na vizinha Jiaxing, província de Zhejiang, uma das principais áreas da suinocultura que está a montante de Xangai.

Cultura

Embora muitas vezes visto como uma metrópole moderna, Xangai ainda contém algumas pitorescas áreas suburbanas rurais.
O Mercedes-Benz Arena, anteriormente conhecido como o Centro Cultural Expo durante aexposição mundial em 2010.

Por causa do estatuto de Xangai como o centro cultural e econômico do Leste da Ásia para a primeira metade do século XX, é popularmente visto como o local de nascimento de tudo considerado moderno na China. Foi em Xangai, por exemplo, que o primeiro automóvel foi conduzido e (tecnicamente) os primeiros trilhos de trem e esgotos modernas foram estabelecidas. Foi também o campo de batalha intelectual entre escritores socialistas que se concentraram em realismo crítico, que foi iniciada por Lu Xun, Mao Dun, Nien Cheng e do famoso romance francês de André Malraux, o destino do homem , e quanto mais " burguês ", mais romântico e esteticamente escritores inclinadas, como Shi Zhecun, Shao Xunmei, Ye Lingfeng, e Eileen Chang.

Nos últimos cinco anos Xangai tem sido amplamente reconhecida como uma nova influência e inspiração para a cultura cyberpunk. Edifícios futuristas, como a Oriental Pearl Tower eo neon -illuminated Yan'an Rua Elevada estão alguns exemplos que têm ajudado a se vangloriar imagem cyberpunk de Xangai.

Língua

A maioria dos moradores de Xangai são os descendentes de imigrantes das duas províncias adjacentes de Jiangsu e Zhejiang que se mudaram para Xangai no final do século XIX e início do século XX, as regiões cuja população, em geral, também falam Wu chinês. Nas últimas décadas, muitos migrantes de outras áreas da China não mencionadas acima têm vindo a Shanghai para o trabalho. Eles muitas vezes não pode falar a língua local e, portanto, usar mandarim como um língua franca.

O língua vernácula é Shangai, um dialeto do Chinês Wu, enquanto a língua oficial em todo o país é Mandarin. a língua local é mutuamente ininteligíveis com mandarim, e é, portanto, uma parte inseparável da identidade de Xangai. O moderno linguagem de Xangai é baseado no dialeto Suzhou de Wu, o prestígio dialeto de Wu falado dentro da cidade chinesa de Xangai antes da expansão moderna da cidade, o dialeto Ningbo de Wu, eo dialeto de áreas tradicionais de Xangai agora dentro dos distritos Hongkou, Baoshan e Pudong, que é simplesmente chamado de "a língua local, "( Os livros话). Ela é influenciada em menor medida pelas linguagens de outras regiões próximas de onde grande número de pessoas migraram para Xangai desde o século 20, e inclui um número significativo de termos emprestados de línguas europeias. A prevalência de Mandarin fluência é geralmente maior para os nascidos depois de 1949 do que aqueles que nasceram antes, enquanto a prevalência de fluência em Inglês é mais elevado para as pessoas que receberam a sua educação secundária e terciária antes de 1949 do que aqueles que o fizeram depois de 1949 e antes de 1990.

Museus

O Museu de Xangai, localizada naPraça do Povo

Shanghai possui vários museus de importância regional e nacional. O Shanghai Museu de arte e história tem uma das melhores coleções de artefatos históricos chineses no mundo, incluindo importantes descobertas arqueológicas desde 1949. O Museu de Arte de Xangai, localizado no antigo edifício Shanghai Race Club nos Praça do Povo, é um grande museu de arte a realização de exposições permanentes e temporárias. O Shanghai Natural History Museum é uma grande escala museu de história natural. Além disso, há uma variedade de menores, museus especializados, alguns alojados em locais históricos importantes, como o site do Governo Provisório da República da Coreia e do local do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China. Para os interessados ​​em história da arte e disposta para ir um pouco fora do caminho batido, o Shanghai Propaganda Poster Centro de Arte e vale bem a pena a caça.

Cinema

Além de literatura, Xangai foi também o berço de cinema chinês e teatro. Primeiro curta-metragem da China, o casal Difícil (難夫難妻, Nanfu Nanqi , 1913), e primeiro longa-metragem de ficção do país, um órfão Salvamentos do seu avô (孤兒救祖記, Gu'er Jiu Zuji , 1923) foram ambos produzidos em Xangai. Estes dois filmes eram muito influentes, e estabeleceu Xangai, o centro de chineses filme-making. Indústria do cinema de Xangai passou a florescer durante o início dos anos 1930, a geração de estrelas como Marilyn Monroe-como Zhou Xuan. Outra estrela de cinema, Jiang Qing, passou a se tornar Madame Mao Zedong . O talento ea paixão de cineastas de Xangai após a Segunda Guerra Mundial e da revolução comunista na China contribuíram enormemente para o desenvolvimento da indústria cinematográfica de Hong Kong. Muitos aspectos da cultura popular de Xangai (Shangai "Pops") foram transferidos para Hong Kong pelos numerosos emigrantes e refugiados de Xangai depois da Revolução Comunista. O filme In the Mood for Love , que foi dirigido por Wong Kar-wai (um nativo de Xangai si mesmo), mostra uma fatia da comunidade deslocada de Xangai em Hong Kong ea nostalgia para a época, com 1940 músicas de Zhou Xuan.

Artes

十萬圖之四( No. 4 de cem mil Scenes ) por Ren Xiong, um pioneiro da Escola de Shanghai da arte chinesa, c. 1850.

O " Shanghai Escola "foi uma importante escola de artes tradicionais chinesas durante a Dinastia Qing e do século XX. De acordo com os mestres desta escola, arte chinesa tradicional desenvolvido para o estilo moderno de " pintura chinesa ". A Escola Shanghai desafiado e quebrou a tradição elitista da arte chinesa, e ao mesmo tempo homenagear técnico com os antigos mestres e melhoria nas técnicas tradicionais existentes. Os membros desta escola eram eles mesmos educados literatos que tinham vindo a questionar o seu próprio estatuto e da finalidade da arte e havia previsto a modernização iminente da sociedade chinesa . Em uma era de rápida mudança social, funciona a partir da Escola de Xangai foram amplamente inovador e diversificado e, muitas vezes contidas comentário social pensativo e sutil. As figuras mais conhecidas desta escola são Qi Baishi, Ren Xiong, Ren Yi, Zhao Zhiqian, Wu Changshuo, Sha Menghai, Pan Tianshou, Fu Baoshi, e . Wang Zhen Wang ou Yiting Na literatura, o termo foi usado na década de 1930 por alguns intelectuais Movimento Quatro de Maio - nomeadamente Zhou Zuoren e Shen Congwen - como um rótulo depreciativo para a literatura produzido em Xangai no momento. Eles argumentaram que a literatura Shanghai Escola foi meramente comercial e, portanto, não promover o progresso social. Isso ficou conhecido como o Jingpai contra Haipai (Beijing v. Shanghai Escola) debate.

O " Songjiang School "(淞江派) foi uma pequena escola de pintura durante aDinastia Ming. É comumente considerado como uma continuação do desenvolvimento doWu ouWumen Escola no centro, em seguida,-cultural da região,Suzhou. O Huating School (华亭派) foi outra escola de arte importante durante o meio de Dinastia Ming. Suas principais realizações foram na pintura tradicional chinesa, caligrafia e poesia. Ele foi especialmente famoso por suapintura Renwen (人文画).Dong Qichang foi um dos mestres desta escola .

Moda

Duas mulheres usam Shanghai-estilo qipaoenquanto jogava golfe neste 1930 Shanghai anúncio publicitário.

Outros artefatos culturais de Xangai incluem o cheongsam (Xangai: zansae ), uma modernização do tradicional Manchu qipao. Isso contrasta fortemente com o qipao tradicional, que foi projetado para esconder a figura e ser usado independentemente da idade. O cheongsam fui bem com o sobretudo eo cachecol ocidental, e retratou uma modernidade do Leste asiático original, epitomizing a população de Xangai em geral. Conforme as modas ocidentais alterado, o projeto básico cheongsam mudou, também, a introdução de vestidos sem mangas de alta pescoço, mangas sino-like, ea renda preta e espumava pela bainha de um vestido de baile. Por volta de 1940, cheongsams entrou transparente preto, corpetes frisado, capas e até mesmo de veludo correspondentes. E, mais tarde, tornou-se verificado tecidos também é bastante comum. A Revolução Comunista 1949 terminou o cheongsam e outras modas em Xangai. No entanto, os estilos de Xangai ter visto um recente ressurgimento como elegantes vestidos de festa. A indústria da moda tem sido revitalizar rapidamente na última década. Como a arquitetura de Xangai, os estilistas locais se esforçam para criar uma fusão de desenhos ocidentais e tradicionais, muitas vezes com resultados controversos inovadoras se.

Nos últimos tempos Shanghai tem obtido sua própria semana de moda chamado Shanghai Fashion Week. Ela é realizada duas vezes por ano em outubro e abril. A sessão de Abril é uma parte do Shanghai International Fashion Festival de Cultura que normalmente tem a duração de um mês, enquanto Shanghai Fashion Week tem a duração de sete dias, e o local principal é em Fuxing Park, Xangai, enquanto a abertura eo fechamento cerimônia está em Xangai Moda Center . Compatível com a República Popular Ministério do Comércio, Shanghai Fashion Week é um evento importante de negócios e cultura de classe de âmbito nacional organizada pelo Governo Municipal de Xangai. Shanghai Fashion Week é com o objetivo de construir uma plataforma internacional e profissional, reunindo todos os talentos de design superior da Ásia. O evento conta com designers internacionais, mas o objetivo principal é mostrar os designers chineses. A presença internacional incluiu muitos dos mais promissores jovens estilistas britânicos.

Esportes

F1 GP da China em Xangai

Xangai é o lar de várias equipes de futebol profissionais, incluindo Shanghai Shenhua da Super Liga chinesa, um dos mais populares da China e bem sucedida. O Shanghai Sharks da Associação Chinesa de Basquete desenvolvido Yao Ming antes de entrar na NBA . Xangai também tem uma equipe de hóquei no gelo, China Dragon, e uma equipe de beisebol, as Xangai Golden Eagles, que joga no Baseball League China.

Xangai é a cidade natal de muitos atletas profissionais chineses proeminentes e bem conhecidos, como Yao Ming, do hurdler 110 metrosLiu Xiang, eotênis de mesajogadorWang Liqin.

A partir de 2004, Shanghai começou hospedando o Grande Prêmio da China, uma rodada da Formula One World Championship . A corrida foi encenado no Circuito Internacional de Xangai. Em 2010, Xangai também se tornou a cidade anfitriã de Turismo Alemão mestres do carro ( DTM), que correu em um circuito de rua em Pudong.

Xangai também detém otorneio de tênis Masters de Xangai, e osBMW Mestres eWGC-HSBC Campeões torneios de golfe.

Geminação de cidades

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Shanghai&oldid=549311107 "