Conteúdo verificado

Bangkok

Assuntos Relacionados: Ásia ; Cidades Asiáticas

Você sabia ...

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Bangkok
กรุงเทพมหานคร
Krung Thep Maha Nakhon
- Cidade -
Uma imagem composta, a linha superior mostra uma skyline com vários arranha-céus; o segundo mostra de linha, à esquerda, um complexo de templo tailandês, e à direita, um templo com uma grande stupa cercado por quatro menores em um banco de rio; eo terceiro mostrando a remos, à esquerda, um monumento com figuras de bronze que estão ao redor da base de um obelisco, rodeado por um grande círculo de tráfego, com uma linha de trem elevado passando em primeiro plano, e, à direita, um alto portão-like estrutura, pintado em vermelho
No sentido horário da parte superior: Si Lom- Distrito de negócios Sathon, Wat Arun, Balanço gigante, Monumento da Vitória, e Wat Phra Kaeo
Uma bandeira rectangular verde com o selo de Bangkok no centro
Bandeira
Um selo redondo com a imagem de Indra montando Airavata entre nuvens, com as palavras
Selo
Mapa de Tailândia, com uma pequena área destacada perto do centro do país, perto da costa do Golfo da Tailândia
Localização dentro Tailândia
Coordenadas: 13 ° 45'N 100 ° 28'E Coordenadas: 13 ° 45'N 100 ° 28'E
País Tailândia
Região Tailândia central
Estabelecido c século 15
Fundada como capital 21 de abril de 1782
Re-incorporado 13 de dezembro de 1972
Fundador Rei Rama I
Junta de Governo Administração Bangkok Metropolitan
Governo
• Tipo Área administrativa especial
• Governador Sukhumbhand Paribatra
Área
• Cidade 1,568.737 km 2 (605,693 MI quadrado)
• Metro 7,761.6 km 2 (2,996.8 sq mi)
Elevação 1,5 m (4,9 pés)
População (Censo 2010)
• Cidade 8280925
• Densidade Bad arredondamento aqui 5.300 / km 2 (Bad arredondamento aqui 14.000 / sq mi)
Metro 14565547
• densidade Metro Bad arredondamento aqui 1.900 / km 2 (Bad arredondamento aqui 4.900 / sq mi)
Demonym Bangkokian
Fuso horário Tailândia ( UTC + 7)
Código postal 10 ###
Código (s) área 02
Código ISO 3166 TH-10
Site www.bangkok.go.th

Bangkok é a capital de ea cidade mais populosa da Tailândia . É conhecido na Tailandês como Krung Thep Maha Nakhon (กรุงเทพมหานคร, pronunciado [KRun TEP máhǎː nákʰɔ̄ːn]) ou simplesmente Krung Thep. A cidade ocupa 1,568.7 quilômetros quadrados (605,7 MI quadrado) na Chao Phraya River delta na Tailândia Central, e tem uma população de mais de oito milhões, ou 12,6 por cento da população do país. Mais de quatorze milhões de pessoas (22,2 por cento) vivem dentro da envolvente Região Metropolitana de Bangkok, Bangkok tornando um extremo cidade primata, superando outros centros urbanos da Tailândia em termos de importância.

Bangkok traça as suas raízes para um pequeno posto de comércio durante o Ayutthaya Unido no século 15, o que, eventualmente, cresceu em tamanho e se tornou o local de duas capitais: Thonburi em 1768 e Rattanakosin em 1782. Bangkok estava no coração de Siam de (como Tailândia costumava ser conhecido) modernização durante o final do século XIX , como o país enfrentou pressões do Ocidente. A cidade era o centro do palco de lutas políticas da Tailândia ao longo do século XX, como o país aboliu a monarquia absoluta e sofreu inúmeras golpes e revoltas. A cidade cresceu rapidamente durante a década de 1960 até a década de 1980 e agora exerce um impacto significativo entre os da Tailândia política, economia, educação, mídia e sociedade moderna.

O Boom de investimento asiático nos anos 1980 e 1990, levou muitas empresas multinacionais para localizar a sua sede regional em Banguecoque. A cidade é hoje uma importante força regional em finanças e negócios. É um centro internacional de transporte e de saúde, e está emergindo como um centro regional para as artes, moda e entretenimento. Vida de rua e culturais marcos vibrantes da cidade, bem como a sua notória distritos da luz vermelha, deram-lhe um apelo exótico. O histórico Grand Palace e templos budistas, incluindo Wat Arun e Wat Pho estão em contraste com outras atrações turísticas, tais como as cenas de animação nocturna de Khaosan Road e Patpong. Bangkok está entre os destinos turísticos do mundo superior. Ele ocupa a terceira posição depois de Londres e Paris no destino global da MasterCard Índice de Cidades, e foi nomeada "Melhor cidade do mundo" por três anos consecutivos por Revista Travel + Leisure.

Rápido crescimento de Banguecoque em meio pouco de planejamento e regulação urbana resultou em uma paisagem urbana desordenada e sistemas de infra-estrutura inadequada. Estradas limitadas, apesar de uma extensa rede via expressa, juntamente com o uso substancial de estacionamento privado, resultou em congestionamento do tráfego crônica e incapacitante. Este, por sua vez, causou grave poluição do ar na década de 1990. A cidade, desde então, virou-se para os transportes públicos, numa tentativa de resolver este grande problema. Quatro linhas de trânsito rápido estão agora em operação, com mais sistemas em construção ou planejadas pelo governo nacional eo Administração Metropolitana de Bangkok.

História

Um mapa gravado intitulado
Mapa do século 17 Bangkok, a partir de De Simon de la Loubère Du Royaume de Siam

A área de Bangkok datas, pelo menos para o início do século XV, quando era uma aldeia na margem oeste do rio Chao Phraya, sob o governo de Ayutthaya. Devido à sua localização estratégica, perto da foz do rio, a cidade aumentou gradualmente em importância. Bangkok inicialmente serviu como um posto avançado aduaneira com fortes em ambos os lados do rio, e se tornou o local de um cerco em 1688 em que os franceses foram expulsos de Siam. Após a queda de Ayutthaya para o Birmanês Unido em 1767, o Rei recém-declarado Taksin estabeleceu a sua capital na cidade, que se tornou a base da Thonburi Unido. Rei Phutthayotfa Chulalok (Rama I), que sucedeu Taksin, mudou a capital para o banco oriental e fundou a Rattanakosin Unido em 1782. O Da coluna da cidade foi erigida em 21 de abril, que é considerada como a data de fundação da atual cidade.

A economia de Bangkok expandido gradualmente através do comércio internacional, em primeiro lugar com a China, em seguida, com os comerciantes ocidentais retornando no início a meados do século XIX. Como a capital, Bangkok era o centro de modernização do Siam como ele enfrentou a pressão das potências ocidentais no final do século XIX. Os reinados dos Reis Mongkut (Rama IV, 1851-1868) e Chulalongkorn (Rama V, 1868-1910) viu a introdução da máquina a vapor, máquina impressora, transporte ferroviário e serviços públicos de infra-estrutura na cidade, bem como a educação formal e de saúde. Bangkok tornou-se o centro do palco para lutas de poder entre a elite militar e política que o país aboliu a monarquia absoluta em 1932. Foi sujeito a Ocupação japonesa e Bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial , mas cresceu rapidamente no período pós-guerra, como resultado de Estados Unidos da ajuda ao desenvolvimento e de investimento patrocinado pelo governo. Papel de Banguecoque como um militar americano R & R destino lançou sua indústria do turismo, bem como comércio do sexo. Desenvolvimento urbano desproporcional levou ao aumento das desigualdades de renda e migração sem precedentes de áreas rurais em Banguecoque; sua população aumentou 1,8-3 milhões em 1960. Após a retirada dos Estados Unidos do Vietnã, as empresas japonesas assumiu como líderes em investimento, ea expansão da produção orientada para a exportação levou a um crescimento do mercado financeiro em Banguecoque. O rápido crescimento da cidade continuou até a década de 1980 e início de 1990, até que foi parado pela Crise financeira asiática de 1997. Até então, muitas questões públicas e sociais havia surgido, entre eles a pressão sobre infra-estrutura reflete em engarrafamentos notórios da cidade. O papel de Banguecoque como palco político da nação continua a ser visto em cordas de protestos populares, a partir das revoltas estudantis em 1973 e 1976, manifestações anti-militares em 1992 e sucessivos protestos contra o governo pela " Camisa amarela "e" Camisa Vermelha "movimentos a partir de 2008.

A administração da cidade foi formalizada pela primeira vez pelo rei Chulalongkorn em 1906, com o estabelecimento de Krung Thep Monthon Phra Maha Nakhon (มณฑล กรุงเทพ พระ มหานคร) como uma subdivisão nacional. Em 1915, a monthon foi dividida em várias províncias, os limites administrativos de que, desde então, posteriormente alterada. A cidade na sua forma actual foi criado em 1972 com a formação do Administração Metropolitana de Bangkok, na sequência da fusão de Phra Nakhon Province, na margem oriental do rio Chao Phraya e da província de Thonburi, a oeste, durante o ano anterior.

Nome

Uma pequena árvore frondosa
A planta Makok pode ter dado Bangkok seu nome.

A etimologia do nome Bangkok (บางกอก, pronunciado em tailandês como [Ban kɔːk]) não é clara. Bang é uma palavra tailandesa que significa "uma aldeia situada em um córrego", eo nome pode ter sido derivado da Bang Ko (บาง เกาะ), ko significado "ilha", uma referência a paisagem da área que foi esculpida por rios e canais. Outra teoria especula que ele é encurtado da Bang Makok (บาง มะกอก), Makok sendo o nome do Spondias pinnata, uma planta que carrega fruto da oliveira-like. Isto é apoiado pelo facto Wat Arun, um templo histórico na área, costumava ser chamado Wat Makok. Oficialmente, no entanto, a cidade era conhecida como Thonburi Si mahasamut (ธนบุรี ศรี มหาสมุทร, a partir de Pali e Sânscrito , lit. "Cidade de tesouros que enfeitam o mar"), de acordo com crônicas Ayutthaya. Bangkok foi provavelmente um nome coloquial, ainda que amplamente adotado pelos visitantes estrangeiros, cujo uso do nome, finalmente, resultou em que continuou a ser adotado oficialmente com a criação do Metropolitan Bangkok Administração.

Quando o rei Rama Eu estabeleceu a sua nova capital na margem oriental do rio, ele nomeou-o Krung Rattanakosin Em Ayothaya (กรุง รัตนโกสินทร์ อินท์ อ โยธ ยา), ea cidade eo reino Siamese durante o período ficou conhecido como Rattanakosin. Nome tailandês atual de Bangkok, Krung Thep Maha Nakhon, é uma abreviatura de seu nome cerimonial cheio mais tarde dada por Reis Nangklao (Rama III) e Mongkut:

Krungthepmahanakhon Amonrattanakosin Mahintharayutthaya Mahadilokphop Noppharatratchathaniburirom Udomratchaniwetmahasathan Amonphimanawatansathit Sakkathattiyawitsanukamprasit
กรุงเทพมหานคร อมร รัตนโกสินทร์ ม หิน ท รา ยุ ธ ยา มหา ดิลก ภพ นพ รัตน ราชธานี บูรี รมย์ อุดม ราช นิเวศน์ มหา สถาน อมร พิมาน อวตาร สถิต สักกะ ทัต ติ ย วิษณุกรรม ประสิทธิ์ (escute))

O nome, composto principalmente de Pali e Sânscrito raiz palavras, traduz como:

Cidade dos anjos, grande cidade dos imortais, magnífica cidade do nove pedras preciosas, sede do rei, cidade de palácios reais, casa de deuses encarnados, erguido por Visvakarman em Mando de Indra.

Escolares tailandeses são ensinados o nome completo, embora poucos podem explicar o seu significado como muitas das palavras são arcaicas, e conhecido por poucos. A maioria dos tailandeses que lembram o nome completo fazê-lo por causa de seu uso em uma canção popular, "Krung Thep Maha Nakhon" (1989) (amostra) por Asanee-Wasan e muitas vezes vai contá-la cantando-a, tanto quanto Inglês viva-voz pode cantar a alfabeto canção para recitar o alfabeto. A totalidade das letras é apenas o nome da cidade repetido várias vezes.

Governo

Um sinal de granito com um nome longo no roteiro tailandês, e um edifício em segundo plano
A cidade de nome cerimonial (parcialmente visível) é exibido em frente ao Bangkok City Hall. No edifício é o selo BMA tendo uma imagem de Indra montando Erawan.

A cidade de Bangkok é governado localmente pela Administração Metropolitana de Bangcoc (BMA). Apesar de seus limites estão no provincial ( Changwat) nível, ao contrário das outras 76 províncias Bangkok é uma área administrativa especial cujo governador é eleito por sufrágio directo para um mandato de quatro anos. O governador, juntamente com quatro deputados nomeados, formam o órgão executivo, que implementar políticas através do serviço público BMA chefiada pelo Secretário Permanente para o BMA. Nas eleições separadas, cada distrito elege um ou mais vereadores, que formam o Conselho Metropolitano de Bangkok. O conselho é o órgão legislativo da BMA, e tem poder sobre posturas municipais e orçamento da cidade. O atual Governador Bangkok é MR Sukhumbhand Paribatra do Partido Democrata, que foi reeleito para seu segundo mandato em 2013.

Bangkok é subdividida em cinquenta distritos (khet, equivalentes a amphoe nas outras províncias), que estão subdivididos em 169 subdistritos (khwaeng, equivalente a tambon). Cada distrito é dirigido por um director distrital nomeado pelo governador. Os conselhos distritais, eleitos para mandatos de quatro anos, servem como órgãos consultivos para seus respectivos diretores distritais.

A BMA é dividido em dezesseis departamentos, cada um supervisionando diferentes aspectos da responsabilidade da administração. A maioria dessas responsabilidades diz respeito a infraestrutura da cidade, e incluem o planejamento da cidade, controle de construção, transporte, drenagem, gestão de resíduos e embelezamento da cidade, bem como serviços de educação, saúde e salvamento. Muitos destes serviços são prestados em conjunto com outras agências. O BMA tem autoridade para implementar as leis locais, embora a aplicação da lei civil, cai sob a jurisdição do Metropolitan Police Bureau.

O selo da cidade mostra o deus Indra montando nas nuvens em Airavata, um elefante divina conhecida em tailandês como Erawan. Em sua mão Indra mantém sua arma, o vajra. O vedante é baseada em uma pintura feita por Príncipe Naris. O símbolo da árvore de Bangkok é Ficus benjamina.

Como a capital da Tailândia, Bangkok é a sede de todos os ramos da governo nacional. O Casa do Governo, Parliament House e Suprema, Administrativa e Cortes Constitucionais estão todos localizados dentro da cidade. Bangkok é o local da Grand Palace e Chitralada Villa, respectivamente, a residência oficial e de facto do rei. A maioria dos ministérios do governo também têm sede e escritórios na capital.

Geografia

Imagem de satélite mostrando um rio que flui para o mar, com grandes áreas construídas ao longo de seus lados, pouco antes da foz do rio
A cidade de Banguecoque adequado é destacada esta imagem de satélite do delta inferior Chao Phraya em. Observe o built-up área urbana ao longo do Rio Chao Phraya, que se estende para o norte e para o sul em Nonthaburi e Samut Prakan Províncias.

O Bangkok cidade propriamente dita ocupa uma área de 1,568.737 quilômetros quadrados (605,693 MI quadrado), ocupando o 69º entre as outras 76 províncias da Tailândia. Desse total, cerca de 700 quilômetros quadrados (270 MI quadrado) formam o built-up área urbana. É classificado 73 do mundo em termos de área de terra por City Mayors. A cidade de expansão urbana atinge em partes das outras seis províncias faz fronteira, ou seja, no sentido horário do noroeste: Nonthaburi, Pathum Thani, Chachoengsao, Samut Prakan, Samut Sakhon e Nakhon Pathom. Com a exceção de Chachoengsao, estas províncias, juntamente com Bangkok, formam o maior Banguecoque Região Metropolitana.

Topografia

Bangkok está situado na Chao Phraya delta no rio da Tailândia planícies centrais. O rio serpenteia através da cidade na direção sul, desaguando no Golfo da Tailândia aproximadamente 25 quilômetros (16 milhas) ao sul do centro da cidade. A área é plana e de baixa altitude, com uma elevação média de 1,5 metros (4 pés em 11) acima do nível do mar. A maior parte da área foi originalmente pantanal, que foi gradualmente drenado e irrigado para a agricultura através da construção de canais ( khlong) que teve lugar durante todo o décimo sexto ao décimo nono séculos. O curso do rio que flui através de Bangkok foi modificado pela construção de vários canais de atalho.

Principais canais de Banguecoque são mostrados neste mapa detalhando o curso original do rio e seus canais de atalho.

Esta rede de vias navegáveis intrincado serviu como o principal modo de transporte até o final do século XIX, quando as estradas modernas começou a ser construída. Até então, a maioria das pessoas vivia perto ou sobre a água, levando a cidade a ser conhecido durante o século XIX como o " Veneza do Oriente ". Muitos desses canais já foram preenchidas ou pavimentada, mas outros ainda atravessam a cidade, servindo como principais canais de drenagem e rotas de transporte. A maioria dos canais são agora extremamente poluído, embora o BMA assumiu o compromisso de o tratamento e limpeza de vários canais.

A geologia da área de Bangkok é caracterizada por uma camada superior macia de argila marinha conhecida como argila Bangkok, com média de 15 metros (49 pés) de espessura, que se sobrepõe uma sistema aqüífero consiste de oito unidades conhecidas. Esta característica tem contribuído para os efeitos da subsidência causada por extensa bombeamento de água do solo. Primeiro reconhecido na década de 1970, subsidência logo se tornou uma questão crítica, atingindo uma taxa de 120 milímetros (4.7 polegadas) por ano em 1981. Chão de gestão da água e de mitigação medidas, desde então, diminuiu a gravidade da situação, embora subsidência ainda está ocorrendo em um taxa de 10 a 30 milímetros (0,39-1,2 em) por ano, e as partes da cidade são agora um metro (3 ft 3 in) abaixo do nível do mar. Há temores de que a cidade pode ser submerso em 2030. A subsidência tem conduzido ao aumento do risco de inundação, como Bangkok já está propensa a inundações devido a sua baixa altitude e infra-estrutura de drenagem inadequada resultante da rápida urbanização. A cidade agora conta com barreiras contra inundações e aumentando a drenagem de canais por bombeamento e construção de túneis de drenagem, mas partes de Banguecoque e seus subúrbios ainda são regularmente afectada por inundações. Chuvas pesadas, resultando em sistemas de drenagem esmagadora escoamento urbano e descarga de escoamento de áreas a montante, são os principais fatores desencadeantes. Graves inundações que afetam grande parte da cidade ocorreu recentemente em 1995 e 2011. Neste último, a maioria dos distritos do norte, leste e oeste de Bangcoc ficou inundada, em alguns lugares há mais de dois meses. A erosão costeira é também uma questão na área costeira do golfo, um pequeno comprimento de que se encontra dentro estrondo Khun Thian de Banguecoque. O aquecimento global representa riscos mais graves, e um estudo da OCDE estimou que 5.138.000 pessoas em Bangkok pode ser exposto a inundações costeiras em 2070, o sétimo mais alto entre cidades portuárias do mundo.

Clima

Como a maioria da Tailândia, Bangkok tem uma clima tropical úmido e seco sob o KÖPPEN classificação do clima e está sob a influência da Sistema de monção do sul da Ásia. Ele experimenta quente, chuvoso e fresco, embora as temperaturas são bastante quente durante todo o ano, que vão desde uma baixa média de 20,8 ° C (69,4 ° F) em dezembro para uma alta média de 34,9 ° C (94,8 ° F) em abril. A estação chuvosa começa com a chegada da monção sudoeste à volta de meados de maio. Setembro é o mês mais chuvoso, com uma queda média de chuva de 344,2 milímetros (13.55 in). A estação chuvosa dura até outubro, quando a monção nordeste seco e frio toma conta até fevereiro. A estação quente é geralmente seco, mas também vê tempestades ocasionais de verão. A magnitude superfície de Banguecoque de ilha de calor urbano foi medido em 2,5 ° C (4,5 ° F) durante o dia e 8,0 ° C (14 ° F) à noite. A temperatura mais alta registrada em Bangkok é de 40,8 ° C (105,4 ° F) em maio de 1983, ea menor temperatura registrada é de 9,9 ° C (49,8 ° F) em janeiro 1955.

Os dados climáticos para Bangkok (1961-1990)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 35,7
(96,3)
36,6
(97.9)
37,8
(100)
40,0
(104)
39,5
(103.1)
37,7
(99,9)
37,8
(100)
37,0
(98,6)
36,0
(96,8)
35,3
(95,5)
35,1
(95,2)
35,2
(95,4)
40
(104)
Média alta ° C (° F) 32,0
(89,6)
32,7
(90,9)
33,7
(92,7)
34,9
(94,8)
34,0
(93,2)
33,1
(91,6)
32,7
(90,9)
32,5
(90,5)
32,3
(90,1)
32,0
(89,6)
31,6
(88,9)
31,3
(88.3)
32,7
(90,9)
Média diária ° C (° F) 25,9
(78,6)
27,4
(81,3)
28,7
(83,7)
29,7
(85,5)
29,2
(84,6)
28,7
(83,7)
28,3
(82,9)
28,1
(82,6)
27,8
(82)
27,6
(81,7)
26,9
(80,4)
25,6
(78,1)
27,8
(82)
Média baixa ° C (° F) 21,0
(69,8)
23,3
(73,9)
24,9
(76,8)
26,1
(79)
25,6
(78,1)
25,4
(77,7)
25,0
(77)
24,9
(76,8)
24,6
(76.3)
24,3
(75,7)
23,1
(73,6)
20,8
(69,4)
24,1
(75,4)
Recorde de baixa ° C (° F) 11.5
(52,7)
14,9
(58,8)
15,7
(60.3)
19,9
(67,8)
21,1
(70)
21,7
(71,1)
22,2
(72)
21,2
(70,2)
21,7
(71,1)
18,3
(64,9)
14,2
(57,6)
10.5
(50,9)
10.5
(50,9)
Chuvas mm (polegadas) 9.1
(0,358)
29,9
(1.177)
28,6
(1.126)
64,7
(2,547)
220.4
(8,677)
149,3
(5,878)
154,5
(6,083)
196,7
(7,744)
344.2
(13,551)
241.6
(9,512)
48,1
(1.894)
9.7
(0,382)
1,496.8
(58,929)
Méd. Dias chuvosos (≥ 1 mm) 1 3 3 6 16 16 18 20 21 17 6 1 128
A média de horas de sol mensais 272.8 251.4 269,7 258,0 217,0 177,0 170,5 161.2 156,0 198.4 234,0 263,5 2,629.5
Fonte # 1: Departamento Meteorológico Tailandês
Fonte # 2: Observatório de Hong Kong (média diária, a luz do sol), NOAA (extremos)

Distritos

Cinquenta distritos de Banguecoque servir como subdivisões administrativas sob a autoridade do BMA. Trinta e cinco desses distritos encontram-se ao leste do rio Chao Phraya, enquanto quinze estão na margem ocidental, conhecido como o lado Thonburi da cidade. Os cinquenta distritos, organizados por código de distrito, são:

Um mapa de Banguecoque
Mapa mostrando os 50 distritos de Banguecoque divididos em 12 grupos:
      Rattanakosin
      Lumphini
      Vibhavadi
      Chao Phraya
      Thonburi
      Taksin
      Phra Nakhon Nuea
      Burapha
      Suwinthawong
      Sinakharin
      Mahasawat
      Sanam Chai
  1. Phra Nakhon
  2. Dusit District
  3. Nong Chok District
  4. Bang Rak District
  5. Bang Khen District
  6. Bang Kapi District
  7. Pathum Wan District
  8. Pom Prap Sattru Phai District
  9. Phra Khanong District
  10. Min Buri District
  11. Lat Krabang District
  12. Yan Nawa District
  13. Samphanthawong District
  14. Phaya Thai District
  15. Thon Buri District
  16. Bangkok Yai
  17. Huai Khwang District
  18. Khlong San District
  19. Taling Chan District
  20. Bangkok Noi District
  21. Estrondo Khun Thian District
  22. Phasi Charoen District
  23. Nong Khaem District
  24. Rat Burana District
  25. Bang Phlat District
  1. Din Daeng
  2. Bueng Kum District
  3. Sathon District
  4. Bang Sue District
  5. Chatuchak District
  6. Bang Kho Laem District
  7. Prawet District
  8. Khlong Toei
  9. Suan Luang District
  10. Chom Thong District
  11. Don Mueang District
  12. Ratchathewi District
  13. Lat Phrao District
  14. Watthana District
  15. Estrondo Khae District
  16. Lak Si District
  17. Sai Mai District
  18. Khan Na Yao District
  19. Saphan Sung District
  20. Wang Thonglang District
  21. Khlong Sam Wa District
  22. Bang Na District
  23. Thawi Watthana District
  24. Thung Khru District
  25. Bang Bon District

A BMA usa vários esquemas para organizar os distritos em grupos para fins de planejamento administrativas e gerais. O regime adoptado em 2004 usa doze grupos característicos, apresentados no mapa acima:

  1. Cluster de Rattanakosin - conservação histórica, administrativos, de varejo tradicional, e áreas de turismo cultural
  2. Cluster de Lumphini - negócio central, áreas comerciais e de turismo
  3. Fragmentação Vibhavadi - Emprego, varejo e serviços, e de alta densidade áreas residenciais
  4. Cluster de Chao Phraya - Emerging áreas económicas
  5. Cluster de Thonburi - áreas de conservação e turismo histórico e cultural
  6. Cluster de Taksin - áreas residenciais emergentes de emprego e de alta densidade
  7. Phra Nakhon cluster de Nuea - áreas residenciais; zona de transição para o potencial de expansão da cidade
  8. Aglomerado Burapha - áreas residenciais; zona de transição para o potencial de expansão da cidade
  9. Aglomerado Suwinthawong - Agricultura e residenciais áreas
  10. Aglomerado Sinakharin - Suburban áreas do centro da comunidade
  11. Aglomerado Mahasawat - áreas residenciais e Agricultura
  12. Cluster de Sanam Chai - agricultura, áreas de turismo industrial, residencial, e ecológicas

Cityscape

Uma grande praça com uma estátua de bronze de um homem em um cavalo no centro; além da praça é um grande edifício de dois andares com um teto abobadado, janelas e colunas arqueadas
O Royal Plaza em Dusit District foi inspirado por visitas do rei Chulalongkorn para a Europa.

Áreas de Banguecoque, muitas vezes não representar fielmente as divisões funcionais de seus bairros ou usos reais de terra. Embora políticas de planeamento urbano data para a comissão do "plano de Litchfield" em 1960, que definiu estratégias para uso do solo, transporte e infra-estrutura geral melhorias, regulamentações atuais de zoneamento não foram implementadas até 1992. Como resultado, a cidade cresceu organicamente ao longo do período de sua rápida expansão, tanto horizontal como desenvolvimentos fita estendida ao longo das estradas recentemente construídas, e verticalmente, com um número crescente de edifícios altos e arranha-céus a ser construído em várias áreas comerciais. A cidade cresceu a partir do seu centro original ao longo do rio para uma metrópole cercada por trechos de desenvolvimento residencial suburbana que se estendem de norte a sul em províncias vizinhas. As cidades altamente povoadas e crescentes de Nonthaburi, Pak Kret, Rangsit e Samut Prakan são efetivamente subúrbios de Banguecoque. No entanto, grandes áreas agrícolas permanecem dentro da cidade propriamente dita em suas franjas orientais e ocidentais. O uso da terra na cidade é composta por 23 por cento o uso residencial, 24 por cento a agricultura, e 30 por cento usada para comércio, indústria e pelo governo. Departamento de Urbanismo da BMA é responsável pelo planejamento e moldar o desenvolvimento. Tem publicado atualizações Plano Diretor em 1999 e 2006, e uma terceira revisão está passando por audiências públicas em 2012.

O centro histórico de Bangkok é o Rattanakosin Island em Phra Nakhon. É o local do Grand Palace and the City Pillar Shrine, marcos principais de fundação da cidade, assim como muitos templos budistas importantes. Phra Nakhon, junto com os vizinhos Pom Prap Sattru Phai e Samphanthawong Distritos, formaram o que foi a própria cidade no final do século XIX. Muitos bairros e mercados tradicionais estão localizados aqui, incluindo o estabelecimento chinês de Sampheng. A cidade foi expandido para Dusit District no início do século XIX, na sequência de deslocalização do Rei Chulalongkorn da casa real para o novo Palácio de Dusit. Os edifícios do palácio, incluindo o neoclássico Ananta Samakhom Throne Hall, bem como a Royal Plaza e Ratchadamnoen Avenue, que leva a ele desde o Grand Palace, refletem a influência pesada da arquitectura europeia na época. Escritórios governamentais importantes linha da avenida, assim como o Monumento a democracia. A área é o local de bancos do país de poder, bem como marcos turísticos da cidade mais populares.

Em contraste com as áreas históricas de baixo crescimento, o distrito comercial em Si Lom e Sathon Estradas em Bang Rak e Distritos Sathon está repleto de arranha-céus. É o local de muitas das principais sedes corporativas do país, mas também de alguns dos da cidade infame distritos da luz vermelha. O Siam e Áreas de Ratchaprasong em Pathum Wan são o lar de alguns dos maiores shoppings do Sudeste Asiático. Inúmeras lojas e hotéis também se estendem ao longo Sukhumvit Road levando a sudeste através Watthana e Khlong Toei Distritos. Mais torres de escritórios alinham as ruas que se ramificam Sukhumvit, especialmente Asok Montri, enquanto espaço de habitação de luxo muitos de seus então é.

Embora Bangkok não tem um centro claro geográfica, "centro" é geralmente considerado para ser a ou perto Siam Square, que contém muitos dos shoppings maiores e áreas comerciais da cidade, bem como Estação Siam, o único ponto de transferência entre duas linhas de trem elevadas da cidade. O Victory Monument em Ratchathewi District está entre seus cruzamentos mais importantes, servindo mais de cem linhas de ônibus, bem como uma estação de trem elevada. A partir do monumento, Phahonyothin e Ratchawithi / Estradas de Din Daeng, respectivamente correr para o norte e para o leste com links para as principais áreas residenciais. Desenvolvimento mais de alta densidade está localizado dentro (mi 44 sq) área de 113 quilômetros quadrados cercados pela Ratchadaphisek anel viário interno. Ratchadaphisek está alinhada com as empresas e lojas de varejo, e edifícios de escritórios também concentrar-se em torno de Ratchayothin Intersection em Chatuchak District ao norte. Mais distante do centro da cidade, a maioria das áreas são principalmente de médio e de baixa densidade residencial. O lado Thonburi da cidade é menos desenvolvido, com poucos prédios altos. Com exceção de uns poucos centros urbanos secundários, Thonburi, bem como os distritos do leste periféricas, consistem principalmente de áreas residenciais e rurais.

Enquanto a maioria das ruas de Banguecoque estão liderada por vernáculo shophouses, o frenesi de construção em grande parte irrestrita da década de 1980 transformou a cidade em uma selva urbana de arranha-céus e edifícios altos exibem estilos contrastantes e conflitantes. Há 117 arranha-céus mais de 100 metros (330 pés) de altura na cidade, com 37 em construção a partir de 2012. Bangkok foi classificados como vigésima terceira-a mais alta cidade do mundo em 2011. Por outro lado, em resultado da disparidade econômica , muitas favelas surgiram na cidade. Em 2000, havia mais de um milhão de pessoas que vivem em cerca de oitocentos favelas. Um grande número de favelas estão concentradas próximo ao Porto de Bangkok em Khlong Toei.

Fotografia panorama em tempo noite que mostra uma paisagem expansiva com vários arranha-céus em primeiro plano, a um parque no centro, e um grande grupo de edifícios em todo o parque
Arranha-céus de Ratchadamri e Sukhumvit à noite, visto através Lumphini Park do Si Lom - Distrito de negócios Sathon

Parques e zonas verdes

Um parque com muitas árvores e um lago; um bronze estátua estar em frente ao parque; muitos edifícios no fundo
Parque de Lumphini aparece como um oásis de vegetação entre os arranha-céus de Ratchadamri e Sukhumvit.

Bangkok tem vários parques, embora estes equivalem a uma área do parque per-capita total de apenas 1,82 metros quadrados (19,6 m²) na cidade apropriada. Espaço verde total para toda a cidade é moderada, em 11,8 metros quadrados (127 pés quadrados) por pessoa; no entanto, nas áreas mais densamente povoadas da cidade esses números são tão baixos como 1,73 e 0,72 metros quadrados (18,6 e 7,8 pés quadrados) por pessoa. Áreas de zonas verdes incluem cerca de 700 quilômetros quadrados (270 MI quadrado) de plantações de arroz e pomares nas extremidades leste e oeste da cidade propriamente dita, embora o seu objectivo principal é servir como inundação bacias de detenção, em vez de limitar a expansão urbana. Estrondo Kachao, a 20 quilômetros quadrados (7,7 MI quadrado) em uma área de conservação oxbow do rio Chao Phraya, encontra-se apenas em frente às zonas ribeirinhas do sul, em Samut Prakan. Um plano de desenvolvimento mestre foi proposta para aumentar a área total do parque para 4 metros quadrados (43 m²) por pessoa.

Maiores parques de Bangkok incluem a localização central Lumphini Park perto do Si Lom - distrito de negócios Sathon com uma área de 57,6 hectares (142 acres), a 80 hectares (200 acres) Suanluang Rama IX, no leste da cidade, eo Chatuchak- Rainha Sirikit- Complexo do parque Wachirabenchathat no norte de Banguecoque, que tem uma área total de 92 hectares (230 acres).

Demografia

Populações do censo histórico
Ano População
1919 437294
1929 713384
1937 890453
1947 1178881
1960 2136435
1970 3077361
1980 4697071
1990 5882411
2000 6355144
2010 8280925

A cidade de Banguecoque tem uma população de 8.280.925 de acordo com o censo de 2010, ou 12,6 por cento da população nacional. No entanto, há apenas 5.701.394 residentes registados, pertencentes a famílias 2.400.540. Um grande número de população de dia de Banguecoque comuta de províncias vizinhas na Região Metropolitana de Bangkok, a população total do que é 14.565.547. Bangkok é uma cidade cosmopolita; o censo mostrou que é o lar de 81.570 japoneses e 55.893 cidadãos chineses, bem como 117.071 estrangeiros de outros países asiáticos, 48.341 na Europa, 23.418 das Américas, 5289, da Austrália e da África 3022. Os imigrantes de países vizinhos incluem 303.595 birmanês, 63.438 cambojanos e 18.126 Lao.

Embora tenha sido o maior centro populacional da Tailândia desde a sua criação como capital em 1782, Bangkok cresceu apenas ligeiramente ao longo dos séculos XVIII e XIX. Diplomata britânico John Crawfurd, visitando em 1822, sua população estimada em não mais do que 50.000. Como resultado da medicina ocidental trazida pelos missionários, bem como o aumento da imigração, tanto dentro de Siam e no exterior, a população de Banguecoque aumentou gradualmente modernizado como a cidade no final do século XIX. Este crescimento tornou-se ainda mais pronunciada na década de 1930, após a descoberta de antibióticos. Embora o planejamento familiar e controle de natalidade foi introduzido na década de 1960, a taxa de natalidade baixou foi mais do que compensado pelo aumento da migração das províncias como a expansão econômica acelerada. Somente na década de 1990 têm taxas de crescimento da população de Banguecoque diminuiu, seguindo a taxa nacional. Tailândia tinha muito que se tornam altamente centralizado em torno da capital. Em 1980, a população de Bangkok era vezes cinqüenta e um a de Hat Yai e Songkhla, o segundo maior centro urbano, tornando-se o mais proeminente do mundo cidade primata.

A street during sunset lined with many stalls and shops with a lot of signs bearing Thai and Chinese names
Yaowarat é Chinatown de Banguecoque. Imigrantes chineses e seus descendentes formam o maior grupo minoritário na cidade.

A maioria da população de Bangkok são de etnia Thai, embora detalhes sobre composição étnica da cidade não estão disponíveis, como o censo nacional não apresenta provas documentais corrida. Pluralismo cultural de Banguecoque remonta aos primórdios da sua fundação; várias comunidades étnicas foram formados por imigrantes e colonos forçados, incluindo o Khmer, Northern Thai, Lao, vietnamita, Tavoyan, Mon e malaio. O mais proeminente eram os chineses, que desempenharam papéis importantes no comércio da cidade e tornou-se a maior parte da população de estimativas de Banguecoque incluir até três quartos em 1828 e quase a metade na década de 1950. No entanto, a imigração chinesa se ​​restringiu a partir de 1930 e efetivamente cessado após a Revolução Chinesa em 1949. Sua proeminência posteriormente diminuído como as gerações mais jovens de tailandeses chineses têm cada vez mais integrado e adoptou uma identidade tailandesa. Bangkok ainda é, no entanto, que abriga uma grande comunidade chinesa, com maior concentração em Yaowarat, Chinatown de Banguecoque. A maioria (91 por cento) da população da cidade é budista. Outras religiões incluem o Islã (4,7%), o cristianismo (2,0%), Hinduísmo (0,5%), Sikhismo (0,1%) e do Confucionismo (0,1%).

Além de Yaowarat, Bangkok também tem vários outros bairros étnicos distintos. A comunidade indígena está centrada em Phahurat, onde o Gurdwara Siri Guru Singh Sabha, fundada em 1933, está localizado. Ban Khrua em Saen Saep Canal é o lar de descendentes da Cham que se estabeleceram no final do século XVIII. Embora o Português que se estabeleceram durante o período de Thonburi tenham deixado de existir como uma comunidade distinta, seu passado é refletido em Santa Igreja Kruz, na margem oeste do rio. Da mesma forma, o Catedral da Assunção em Charoen Krung Road é entre muitos edifícios de estilo europeu, no Old Quarter Farang, onde diplomatas e comerciantes europeus viveu durante o século XIX a início do século XX. Nas proximidades, a Mesquita Haroon é o centro de uma comunidade muçulmana. Comunidades de expatriados mais recentes existem ao longo Sukhumvit Road, incluindo a comunidade japonesa perto Soi Phrom Phong, eo bairro árabe e norte-Africano, juntamente Soi Nana. Sukhumvit Plaza, um shopping on Soi Sukhumvit 12, é conhecido popularmente como Korea Town.

Economia

A road with a lot of traffic; an elevated train running above the road; several buildings, one with the appearance of a robot, during sunset
O BTS Skytrain passa pelo distrito de negócios de Sathon. O Robot Building (centro-direita) foi concluída em 1986 e é um símbolo do rápido crescimento de Banguecoque, em meados da década de 1980.

Bangkok é o centro econômico da Tailândia, e no coração de investimento e desenvolvimento do país. Em 2010, a cidade tinha uma produção econômica de 3.142.000 milhões de baht (aprox. US $ 98.34bn), contribuindo 29,1 por cento do produto interno bruto (PIB). Este valor correspondeu a um valor de ฿ 456,911 ($ 14,301), quase três vezes a média nacional de ฿ 160,556 ($ 5,025) PIB per capita. A Região Metropolitana de Bangkok tinha uma potência combinada de ฿ 4,773bn ($ 149.39bn), ou 44,2 por cento do PIB. A economia de Bangkok classifica como o sexto lugar entre cidades asiáticas em termos de PIB per capita, depois de Cingapura, Hong Kong, Tóquio, Osaka-Kobe e Seul.

Comércio por grosso ea retalho é o maior sector da economia da cidade, contribuindo 24,0 por cento do produto bruto provincial de Banguecoque. Ele é seguido por indústrias transformadoras (14,3%); Actividades imobiliárias, alugueres e serviços empresariais (12,4%); transportes e comunicações (11,6%); e intermediação financeira (11,1%). Bangkok responde sozinho por 48,4 por cento do setor de serviços da Tailândia, que por sua vez constitui 49,0 por cento do PIB. Quando a Região Metropolitana de Bangkok é considerado, de fabricação é a contribuição mais significativa em 28,2 por cento do produto regional bruto, o que reflecte a densidade da indústria em províncias vizinhas do Bangkok. A indústria automotiva baseada em torno de Greater Bangkok é o maior pólo de produção no sudeste da Ásia. O turismo é também um contributo significativo para a economia de Bangkok, gerando ฿ 427.5bn ($ 13.38bn) em receitas em 2010.

Vista exterior da MBK (Maboonkrong) Centro opostoárea de Siam (casa do local de compras em Banguecoque, desde 70s '.

O Bolsa de Valores da Tailândia (SET) está localizado na estrada de Ratchadaphisek em Banguecoque interior. A SET, juntamente com o Mercado de Investimento Alternativo (MAI) tem 648 empresas listadas a partir do final de 2011, com uma capitalização de 8.485.000 milhões de baht ($ 267.64bn) de mercado combinada. Devido à grande quantidade de representação externa, a Tailândia tem por vários anos foi um dos pilares da economia do sudeste asiático e um centro-chave no negócio asiático. O Globalization and World Cities Rede de Pesquisa classifica Bangkok como um "Alfa" cidade do mundo, e é classificou 59 em Z / Yen Centros Financeiros Globais Index 11 .

Bangkok é a casa para a sede de todos os principais bancos comerciais da Tailândia e instituições financeiras, bem como as maiores empresas do país. Um grande número de corporações multinacionais baseiam a sua sede regional em Banguecoque devido ao menor custo da força de trabalho e operações firmes em relação a outros grandes centros comerciais asiáticos. Dezessete empresas tailandesas estão listadas na Forbes 2000, todos os quais são baseados na capital, incluindo PTT, a única empresa da Fortune Global 500 na Tailândia.

A desigualdade de renda é uma questão importante em Banguecoque, especialmente entre os imigrantes pouco qualificados de baixa renda das províncias rurais e os países vizinhos, e os profissionais de classe média e as elites empresariais. Embora as taxas de pobreza absoluta são baixas somente 0,64 por cento dos residentes registrados de Banguecoque estavam vivendo abaixo da linha de pobreza em 2010, em comparação com uma média nacional de 7,75 disparidade-econômica ainda é substancial. A cidade tem uma coeficiente de Gini de 0,48, indicando um alto nível de desigualdade.

Turismo

A Thai temple complex with several ornate buildings and a stupa, and a lot of visitors
Wat Phra Kaeo noGrand Palace está entre as principais atracções turísticas de Banguecoque.

Bangkok é uma das principais cidades de destino turístico do mundo. Ele ocupa o terceiro lugar no número de visitantes internacionais no destino global de Cidades Índice da MasterCard, depois de Londres e Paris, com 12,2 milhões de visitantes previstos para chegar em 2012. Ele também ocupa o terceiro lugar nos gastos visitante internacional, com 19,3 bilhões de dólares projetados para 2012, depois de Londres e Nova Iorque. Euromonitor International classificou Bangkok quinto nos seus destinos Top Ranking da cidade para 2010. Bangkok também tem sido chamado de "Cidade Melhor do Mundo" pela Travel + Leisure pesquisa da revista de seus leitores por três anos consecutivos desde 2010.

Como a principal porta de entrada através do qual os visitantes chegam na Tailândia, Bangkok é visitado pela maioria dos turistas internacionais para o país. O turismo doméstico também é proeminente. O Departamento de Turismo registrou 26.861.095 tailandesa e 11.361.808 visitantes estrangeiros para Bangkok em 2010. Bandas foram feitas por 15.031.244 visitantes, que ocuparam 49,9 por cento da cidade de 86.687 quartos de hotel.

Multifacetada pontos turísticos, atrações e vida na cidade apelo de Bangkok para diversos grupos de turistas. Palácios e templos reais, bem como vários museus constituem as suas principais atracções turísticas históricas e culturais. Compras e refeições experiências oferecer uma ampla gama de opções e preços. A cidade também é famosa por sua vida noturna dinâmica. Apesar de Banguecoque cena turismo sexual é bem conhecido para os estrangeiros, que geralmente não é abertamente reconhecido por moradores ou o governo.

Night scene on a pedestrian street, with many people and street vendors; shops along the street bearing brightly lit signs with names like
Khao San Road é revestida por orçamento alojamento, lojas e bares que atendem a turistas.

Entre os famosos pontos turísticos de Banguecoque são o Grand Palace e os principais templos budistas, incluindo Wat Phra Kaew, Wat Pho, e Wat Arun. O balanço gigante e Santuário de Erawan demonstrar a influência do hinduísmo profundamente enraizada na cultura tailandesa. Vimanmek Mansion em Dusit Palace é famoso como maior edifício de teca do mundo, enquanto a Casa de Jim Thompson fornece um exemplo de tradicional arquitetura tailandesa. Outros importantes museus incluem o Museu Nacional de Banguecoque e do Museu Nacional real da barca. Cruzeiros e passeios de barco no Chao Phraya e canais de Thonburi oferecem vistas sobre alguns de arquitectura tradicional da cidade e modos de vida à beira-mar.

Estabelecimentos comerciais, muitos dos quais são populares com turistas e habitantes locais, variam de shopping centers e lojas de departamento concentradas em Siam e Ratchaprasong ao alastrando Chatuchak Weekend Market. Taling Mercado Flutuante Chan está entre os poucos desses mercados em Banguecoque. Yaowarat é conhecida por suas lojas, bem como barracas de comida do lado da rua e restaurantes, que também são encontrados em toda a cidade. Khao San Road tem sido famoso como um destino de mochileiros, com as suas acomodações com preços acessíveis, lojas e bares que atraem visitantes de todo o línguas e raças.

Bangkok tem uma reputação no exterior como um importante destino na indústria do sexo. Embora prostituição é tecnicamente ilegal e raramente é discutido abertamente na Tailândia, que normalmente ocorre entre casas de massagem, saunas e hotéis de hora em hora, servindo os turistas estrangeiros, bem como os moradores locais. Bangkok adquiriu o apelido de "Sin City da Ásia" por seu nível de turismo sexual.

Problemas frequentemente encontrados por turistas estrangeiros incluem fraudes, sobrecarga e dupla afixação dos preços. Em uma pesquisa com 616 turistas que visitam a Tailândia, 7,79 por cento relataram encontrando um golpe, o mais comum dos quais foi o golpe gem, em que os turistas são levados a compra de jóias muito caro.

Cultura

A cultura de Banguecoque reflete sua posição como centro de riqueza e modernização da Tailândia. A cidade tem sido a porta de entrada de conceitos ocidentais e bens materiais, que foram adoptadas e misturados com valores tailandeses em vários graus por seus moradores. Isso é mais evidente nos estilos de vida da classe média em expansão. O consumo conspícuo serve como uma exibição de status econômico e social, e os centros comerciais são hangouts populares fim de semana. A propriedade dos produtos eletrônicos de consumo e, como telefones celulares é onipresente. Este tem sido acompanhada por um grau de secularismo, como o papel da religião na vida cotidiana tem diminuído bastante. Embora essas tendências se espalharam para outros centros urbanos, e, até certo ponto, o campo, Bangkok continua na vanguarda da mudança social.

Uma característica distinta de Bangkok é a onipresença dos vendedores ambulantes que vendem produtos que vão desde alimentos a roupas e acessórios. Estima-se que a cidade pode ter mais de 100.000 vendedores ambulantes. Enquanto o BMA autorizou a prática em 287 locais, a maioria das atividades em mais de 407 instalações se realiza de forma ilegal. Embora eles ocupam espaço pavimento e tráfego de pedestres bloco, muitos dos moradores da cidade dependem desses fornecedores para as suas refeições, e os esforços do BMA para conter os seus números têm falhado.

Festas e eventos

An elaborate double archway above a road, with pictures of King Bhumibol Adulyadej; trees decorated with lights
Ratchadamnoen Avenue está decorado anualmente com luzes e exibe na celebração do aniversário do rei.

Os residentes de Banguecoque comemorar muitos dos festivais anuais da Tailândia. Durante Songkran em abril 13-15, rituais tradicionais, bem como lutas de água ocorrem durante todo a cidade. Loi Krathong, geralmente em novembro, é acompanhada pela montagem dourada Fair. Celebrações do Ano Novo ter lugar em muitos locais, sendo o mais proeminente a praça em frente CentralWorld. Observâncias relacionadas com a família real são realizadas principalmente em Bangkok. Grinaldas são colocados em estátua equestre do rei Chulalongkorn no Royal Plaza, em 23 de outubro, que é Rei Chulalongkorn Memorial Day. O aniversários da rainha, respectivamente em 05 de dezembro e 12 de agosto presente do rei e, são celebradas pelo público reais na véspera do dia em que o rei ou a rainha faz um discurso, e reuniões públicas no dia da observância. Aniversário do rei também é marcada pelas desfile Guardas Reais '.

Sanam Luang é o local da Thai Kite, Esporte e festival de música, geralmente realizada em março, ea cerimónia real ara o que acontece em maio. A Cruz Vermelha Fair no início de abril é realizada em Suan Amporn e do Royal Plaza, e apresenta inúmeros estandes oferecendo bens, jogos e exposições. O Ano Novo Chinês (janeiro-fevereiro) e Festival Vegetariano (setembro-outubro) são comemorados extensamente por a comunidade chinesa, especialmente em Yaowarat.

Arte

A modern-looking building with a smooth curved exterior on the corner of a road junction
Bangkok Centro de Arte e Cultura, local importante de arte contemporânea público da cidade, foi inaugurado em 2008, após muitos obstáculos.

Tradicional Arte tailandesa, muito desenvolvida em contextos religiosos e reais, continua a ser patrocinado por várias agências governamentais em Bangkok, incluindo o Departamento do Escritório de Artes Tradicionais Belas Artes '. A Fundação de Apoio em Chitralada Palace patrocina artesanato tradicional e popular. Várias comunidades em toda a cidade ainda praticam seus ofícios tradicionais, incluindo a produção de Khon máscaras, esmolas taças, e instrumentos musicais clássicos. O National Gallery abriga coleção permanente de arte tradicional e moderna, com exposições temporárias contemporâneos. Bangcoc cena de arte contemporânea tem crescido lentamente de uma relativa obscuridade para a esfera pública ao longo dos últimos dois décadas. Galerias privadas gradualmente surgiu para proporcionar a exposição de novos artistas, incluindo o Teatro Patravadi e H Gallery. A localização central Bangkok Centro de Arte e Cultura, inaugurado em 2008, após uma campanha de lobby de quinze anos, é agora o maior espaço de exposição pública na cidade. Há também muitos outros público e privado galerias de arte e museus.

Realizando cena artística da cidade e possui teatro e dança tradicionais, bem como peças de estilo ocidental.Khone outras danças tradicionais são realizados regularmente noTeatro Nacional eSalachalermkrung teatro real, enquanto oCentro Cultural da Tailândia é uma nova arena multiuso, que também anfitriões musicais, orquestras e outros eventos.diversos estabelecimentos apresentam regularmente uma variedade de performances por toda a cidade.

Esporte

Several men playing a ball game; two of them jumping mid-air on either side of a net about eye-level high, appearing to be kicking the ball over the net; graffiti on a wall in the background
Jogos deSEPAKTAKRAW pode ser notado em toda parques e ruas de Banguecoque.

Bangkok moderna desenvolveu uma forte cultura esporte espectador. Enquanto muay kickboxing partidas tailandeses em Rajadamnern e Lumpini estádios são regularmente transmitidos pela televisão, o esporte tem sido quase sempre ultrapassado em popularidade pela associação de futebol . Várias ligas e competições estrangeiras, especialmente da Inglaterra Premier League , tem muitos seguidores em Banguecoque, bem como outros centros urbanos tailandeses. Nos últimos anos, o Thai Premier League tem vindo a ganhar popularidade. Muangthong United e BEC Tero Sasana-são grandes clubes baseados na Região Metropolitana de Bangkok.

Enquanto SEPAKTAKRAW pode ser visto jogado em espaços abertos por toda a cidade, especialmente pela classe trabalhadora, futebol e outros esportes modernos são agora mais da norma. Esportes ocidentais foram introduzidas durante o reinado do rei Chulalongkorn, e foram inicialmente disponível apenas para os privilegiados. Esse estatuto ainda está associado a certos esportes. Golf é popular entre o móvel para cima, e enquanto os clubes mais famosos da Tailândia estão no campo, existem vários cursos na própria Bangkok. Passeios a cavalo e corrida terá lugar em um par de clubes exclusivos na cidade.

Há muitos público instalações desportivas localizadas em todo Bangkok. Os dois centros principais são o complexo Estádio Nacional, que remonta a 1938, eo mais recente Complexo Hua Mak Sports, que foi construído para os Jogos de 1998 asiáticos. Bangkok também foi o anfitrião dos jogos em 1966, 1970 e 1978. A cidade foi o anfitrião dos primeiros Jogos mar em 1959, e da Universiade de Verão em 2007. A Tailândia é o anfitrião da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012 e Bangkok é uma das cidades-sede, juntamente com Nakhon Ratchasima.

Transporte

Night photograph looking down at a large elevated road interchange; many billboards along the roads
Streetlamps e faróis iluminam o Makkasan Interchange da via expressa. O sistema vê um tráfego de mais de 1,5 milhões de veículos por dia.

Embora canais de Banguecoque historicamente servido como um importante meio de transporte, que há muito que foi superado em importância pelo tráfego terra. Charoen Krung Road, o primeiro a ser construído por meio de técnicas ocidentais, foi concluída em 1864. Desde então, a rede rodoviária tem vastamente expandida para acomodar o grande cidade. A elevada complexa rede via expressa ajuda a trazer tráfego para dentro e para fora do centro da cidade, mas o crescimento rápido de Banguecoque colocou uma grande pressão sobre infra-estrutura, e os engarrafamentos têm assolado a cidade desde os anos 1990. Embora o transporte ferroviário foi introduzido em 1893 e bondes elétricos serviu a cidade 1894-1968, foi apenas em 1999 que o primeiro de Banguecoque sistema de trânsito rápido começou a operação. Sistemas de transporte público mais velhos incluem uma extensa rede de ônibus e serviços de barco que ainda operam na Chao Phraya e dois canais. Os táxis aparecem na forma de carros, motocicletas e tuk-tuk auto rickshaws.

Bangkok está ligado ao resto do país através das rodovias nacionais e redes ferroviárias, bem como por voos domésticos de e para dois aeroportos internacionais da cidade. Seu transporte marítimo de séculos de idade de mercadorias ainda é conduzida através de Khlong Toei Porto.

A BMA é em grande parte responsável por supervisionar a construção e manutenção da rede de estradas e sistemas de transportes através do seu Departamento de Obras Públicas e Trânsito e Departamento de Transportes. No entanto, muitas agências governamentais separadas também estão no comando dos sistemas individuais, e muito do planejamento de políticas relacionadas com o transporte e financiamento é contribuiu para o governo nacional.

Estradas

Transporte baseado em Road é o principal modo de viagens em Banguecoque. Devido ao desenvolvimento orgânico da cidade, suas ruas não seguem uma estrutura de grade organizada. Quarenta e oito principais estradas ligar as diferentes áreas da cidade, ramificação em ruas menores e pistas ( SOI ), que servem bairros locais. Onze pontes sobre o Chao Phraya ligar os dois lados da cidade, enquanto a estrada Ratchadaphisek interior anel circunda a cidade. Várias estradas que ligam Bangkok com as províncias vizinhas e outras são designadas como estradas nacionais, incluindo as principais rotas Phahonyothin (rota 1), Sukhumvit (rota 3), e Phetkasem (via 4). O anel viário externo, Kanchanaphisek ( via auto-estrada 9), atravessa subúrbios de Banguecoque, a ligação com Nonthaburi, Pathum Thani e Samut Prakan, enquanto o Bangkok- Chonburi Auto-estrada (via 7) corre para a província litoral leste, passando Aeroporto Suvarnabhumi a caminho .

A traffic jam
Os engarrafamentos são comuns em Bangkok.

Bangkok tem uma extensa rede de autocarros, com serviços de trânsito locais dentro da área de Greater Bangkok. O Bangkok Mass Transit Authority (BMTA) opera um monopólio sobre serviços de ônibus, com concessões substanciais concedidos a operadores privados. 3506 ônibus BMTA, juntamente com autocarros privados conjuntas, microônibus, música Thaeo ônibus e vans, totalizando 16.321 em número, operar em 470 rotas em toda a região. Embora um grande número de passageiros ainda andar de ônibus diariamente, o número de passageiros ter sido quase de forma consistente em declínio nas últimas duas décadas. O BMTA relataram uma média de 1.048.442 viagens por dia em 2010, um quarto da relatou 4.073.883 em 1992.

Um separado ônibus sistema de trânsito rápido de propriedade da BMA está em operação desde 2010. Conhecido simplesmente como o BRT, o sistema é actualmente constituído por uma única linha traçada a partir do distrito de negócios em Sathon para Ratchaphruek no lado ocidental da cidade. Embora novas linhas havia sido planejada, o desenvolvimento em todas as expansões de rota são atualmente interrompido.

Serviços de ônibus de longa distância para operar todas as províncias fora de Banguecoque. O Transport Co., Ltd. é a contraparte de longa distância do BMTA. Ônibus norte-nordeste e amarrou-partem do Chatuchak (Mo Chit 2) Terminal de ônibus, enquanto que no sentido leste e sentido sul ônibus saem de terminais Ekkamai e Sul de Banguecoque, respectivamente.

Táxis

A Toyota saloon/sedan driving on the road, its top half painted in yellow and the bottom half in green, with a sign on the roof saying
Táxis em Bangkok são facilmente reconhecidos por suas cores distintivas brilhantes.

Os táxis são onipresentes em Banguecoque, e são uma forma popular de transporte. Em agosto de 2012, há 106.050 automóveis, 58.276 motociclos e 8.996 tuk-tuk motorizados triciclos cumulativamente registrados para uso como táxis. Medidores de ter sido necessário para táxis de carro desde 1992, enquanto tuk-tuk 's tarifas geralmente são esperava. Os táxis da motocicleta operar a partir de fileiras regulamentadas, com tarifas ou fixos ou negociáveis, e geralmente são utilizados para viagens relativamente curtas.

Táxis de carro ou são de propriedade privada, ou pertencer a uma empresa ou cooperativa. Essa propriedade é refletido em suas pinturas brilhantes e distintas: táxis privados são verde / amarelo, enquanto que diferentes empresas têm diferentes esquemas de cores. Apesar de sua popularidade, os táxis ganharam uma má reputação por vezes recusando passageiros quando a rota solicitada não é a conveniência do motorista. Em junho de 2012, o Departamento de Transportes Terrestres anunciou uma campanha para reformar inscrições motorista de táxi, já que revelou que tinha havido apenas 66.645 taxistas legalmente registadas. Uma campanha de punições mais rigorosas para recusar passageiros foi anunciado em setembro, juntamente com o lançamento de novos sistemas queixa-hospedagem.

Os táxis da motocicleta foram anteriormente não regulamentada, e sujeitos a extorsão por quadrilhas do crime organizado. Desde 2003, o registo foi requerido para a motocicleta pontos de táxi e motoristas agora usar distintivos coletes numerados designem seu distrito de registo e onde eles estão autorizados a aceitar passageiros.

Sistemas ferroviários

An elevated train, painted in blue, white and a red stripe and with advertisements with the name
Um trem BTS passa sobre a movimentada Sala Daeng Intersecção. O MRT também atravessa abaixo da rua neste local.

Bangkok é a localização da Estação Ferroviária Hua Lamphong, o principal terminal da rede ferroviária nacional operado pela State Railway da Tailândia (SRT). Além de serviços de longa distância, o SRT também opera alguns trens diários em execução de e para os arredores da cidade durante a hora do rush, mas o número de passageiros mantiveram-se baixos.

Bangkok é actualmente servida por três sistemas de trânsito rápido: o BTS Skytrain, o metro MRT ea elevada Airport Rail Link. Apesar de propostas para o desenvolvimento de trânsito rápido em Bangkok tinha sido feito desde 1975, foi apenas em 1999 que as BTS finalmente começou a operação.

O BTS é composto por duas linhas, Sukhumvit e Silom, com trinta estações ao longo 30,95 quilômetros (19,23 mi). O MRT aberto para uso em julho de 2004, e atualmente é composto por uma linha, a Linha Azul. Ele é executado por 20 quilômetros (12 milhas) e tem dezoito estações, três dos quais se conectam ao sistema BTS. O Aeroporto Rail Link, mais recentemente inaugurado em Agosto de 2010, é operado pela SRT e liga o centro da cidade para o Aeroporto Suvarnabhumi para o leste. Seus oito estações abrangem uma distância de 28 quilómetros (17 milhas).

Embora os números iniciais de passageiros foram baixos e sua área de serviço continua a ser limitada ao interior da cidade, esses sistemas se tornaram indispensáveis ​​para muitos viajantes. A BTS relataram uma média de 392.167 viagens diárias em 2010, enquanto o MRT tinha 178.334 viagens de passageiros por dia. No entanto, relativamente elevados preços de tarifa mantiveram esses sistemas inacessíveis a uma porção da população.

A BTS teve duas extensões de rotas desde a sua abertura. A partir de 2012, o trabalho de construção está a ser feito para estender a sudoeste e sudeste extremidades da BTS, bem como o dobro do comprimento da linha azul MRT. Várias linhas de trânsito adicionais também estão em construção, incluindo o norte Purple Line ea Luz linha de trens urbanos Red separados por categoria, a ser executado pela SRT. A inteira Metropolitan Mass Rapid Transit Plano Diretor em Banguecoque Região consiste em oito linhas principais e quatro linhas de alimentação, totalizando 508 km (316 mi), a executar até 2029. Além de trânsito rápido e linhas ferroviárias pesadas, houve propostas de vários monotrilho sistemas.

Transporte de água

A boat, about ten metres long, travelling along a canal, the dark water breaking up in foam as it passes
O ônibus água Khlong Saen Saep serve mais de 50.000 passageiros por dia.

Embora muito diminuída de sua proeminência passado, transporte à base de água ainda desempenha um papel importante em Banguecoque e nas províncias de upstream e downstream imediatos. Vários ônibus aquáticos servir os passageiros diariamente. O Chao Phraya Express Boat transporta passageiros ao longo do rio, que serve regularmente trinta e quatro paragens da Rat Burana de Nonthaburi e transportando uma média de 35.586 passageiros por dia em 2010. O menor serviço de barco Khlong Saen Saep serve vinte e sete paragens de Wat Si Bun Rueang para Phan Fa Lilat em Saen Saep Canal, e outro de serviço serve treze pára em Khlong Phra Khanong. Eles servido uma média diária de 57.557 e 721 passageiros, respectivamente. barcos da Longo-cauda operar em quinze rotas regulares sobre o Chao Phraya, com uma média de 2.889 passageiros por dia. Ferries de passageiros em trinta e duas travessias de rios servido uma média de 136.927 passageiros por dia em 2010.

Bangkok Porto, popularmente conhecida por sua localização como Khlong Toei Porto, foi o principal porto internacional da Tailândia desde a sua abertura em 1947, até que foi substituído pelo deep-sea Laemchabang Porto em 1991. É principalmente um porto de carga, embora seus limites interiores localização acesso aos navios de 12 mil toneladas de porte bruto ou menos. O porto movimentou 11.936.855 toneladas (13.158.130 toneladas) de carga nos primeiros oito meses do ano fiscal de 2010, cerca de 22 por cento do total dos portos internacionais do país.

Aeroportos

Bangkok é um dos mais movimentados da Ásia hubs de transporte aéreo. Dois aeroportos comerciais servem a cidade, o mais velho Aeroporto Internacional Don Mueang e do novo Aeroporto Internacional de Banguecoque, vulgarmente conhecido como Suvarnabhumi. Suvarnabhumi, que substituiu Don Mueang como principal aeroporto de Bangcoc na sua abertura em 2006, serviu 47.910.744 passageiros em 2011, tornando-se o aeroporto XVI mais movimentado do mundo em volume de passageiros eo quinto mais movimentado da região Ásia-Pacífico. No entanto, essa quantidade de tráfego já é superior a sua capacidade projetada de 45 milhões de passageiros. Don Mueang já foi reaberto para vôos domésticos em 2007, e retomou os serviços internacionais com foco em companhias de baixo custo em outubro de 2012. Suvarnabhumi está em fase de expansão, a fim de aumentar a sua capacidade para 60 milhões, que está prevista para ser concluída até 2016.

Saúde e educação

Educação

The campus of Chulalongkorn University, with many red-roofed buildings and trees; many tall buildings in the background
O campus de Universidade Chulalongkorn foi rodeado por campos rurais, quando foi criada em 1917.Pathum Wan District desde então se tornou parte do centro da cidade de Banguecoque.

Bangkok tem, desde o início, foi o centro da educação moderna na Tailândia. As primeiras escolas do país foram estabelecidas aqui no final do século XIX. A cidade é lar de cinco universidades do país mais antigos, Chulalongkorn, Thammasat, Kasetsart, Mahidol e Silpakorn, fundadas entre 1917 e 1943. A cidade, desde então, continuou a sua posição dominante, especialmente no ensino superior; a maioria das universidades do país, tanto públicas como privadas, estão localizados em Bangkok ou da Região Metropolitana. Chulalongkorn e Mahidol são as únicas universidades tailandeses ter aparecido no top cinco cem do Times Higher Education e os QS World University Rankings.

Ao longo das últimas décadas a tendência geral de obter um diploma universitário levou a fundação de novas universidades para suprir as necessidades dos estudantes tailandeses. Bangkok não se tornou apenas um lugar onde os imigrantes e Thais provinciais ir para oportunidades de emprego, mas também para a chance de receber um diploma universitário. Universidade de Ramkhamhaeng surgiu em 1971 como a primeira universidade aberta da Tailândia; agora tem a maior inscrição no país. A demanda por educação superior levou à fundação de muitas outras universidades e faculdades, públicas e privadas. Enquanto muitas universidades foram estabelecidas nas principais províncias, região da Grande Bangkok permanece em casa para a grande maioria das instituições, e cena da cidade ensino superior continua a ser sobre-povoado com não-Bangkokians. A situação não se limita ao ensino superior, quer. Na década de 1960, de 60 a 70 por cento de dez a idade de dezenove anos de que estavam na escola haviam migrado para Bangkok para o ensino secundário. Este foi devido tanto a falta de escolas secundárias nas províncias e percebido padrões mais elevados de ensino na capital. Embora essa discrepância, desde então, em grande parte diminuído, dezenas de milhares de estudantes ainda competir por lugares em escolas principais de Banguecoque. Educação tem sido um fator primordial na centralização de Banguecoque e vai desempenhar um papel vital nos esforços do governo para descentralizar o país.

Cuidados de Saúde

A large complex of buildings, most over ten storeys high, on the bank of a river; one bears a sign with the words
Siriraj Hospital, criado em 1888, é o mais antigo hospital na Tailândia.

Grande parte dos recursos médicos da Tailândia são desproporcionalmente concentrada na capital. Em 2000, Bangkok tinha 39,6 por cento dos médicos do país e uma relação médico-população de 1: 794, em comparação com uma média de 1: 5667 entre todas as províncias. A cidade é lar de 42 hospitais públicos, dos quais 5 são hospitais universitários, bem como 98 hospitais privados e 4.063 clínicas registrados. A BMA opera nove hospitais públicos por meio de seu Departamento de Assistência Médica, e de seu Departamento de Saúde presta cuidados primários através sessenta e oito centros de saúde da comunidade. Universal da Tailândia sistema de saúde é implementada através de fornecedores privados públicas hospitais e centros de saúde, bem como participantes.

Afiliadas da escola de medicina de pesquisa orientada, como Siriraj, Rei Chulalongkorn Memorial e Ramathibodi Hospitais estão entre os maiores do país, e atuar como centros de cuidados terciários, recebendo referências de partes distantes do país. Ultimamente, especialmente no setor privado, houve muito crescimento no turismo médico, com hospitais, como Bumrungrad e Bangkok Hospital, entre outros, a prestação de serviços de catering especificamente para estrangeiros. Estima-se que 200.000 turistas médicos visitou a Tailândia em 2011, tornando Bangkok o destino mundial mais popular para o turismo médico.

Crime e segurança

Banguecoque tem uma taxa de criminalidade relativamente moderado quando comparado com contrapartes urbanas ao redor do mundo. Os acidentes de trânsito são um perigo, enquanto que os desastres naturais são raros. Episódios intermitentes de agitação política resultaram em perdas de vida.

Os acidentes de trânsito são um grande perigo em Banguecoque. Havia 37.985 acidentes na cidade em 2010, resultando em 16.602 lesões e 456 mortes, bem como 426,42 milhões de baht em perdas e danos. No entanto, a taxa de acidentes fatais é muito menor do que no resto da Tailândia. Enquanto acidentes em Bangkok ascendeu a 50,9 por cento de todo o país, apenas 6,2 por cento das mortes ocorreu na cidade. Outro perigo para a saúde pública grave vem de cães vadios de Banguecoque. Até 300.000 animais vadios são estimados para vaguear pelas ruas da cidade, e mordidas de cães estão entre as lesões mais comuns tratados nos departamentos de emergência de hospitais da cidade. A raiva é predominante entre a população de cães e tratamento para picadas de representar um fardo pesado público. As catástrofes naturais, por outro lado, são raras. Enquanto as graves inundações de 2011 afetou negativamente Bangkok, nenhuma morte foi relatada na própria cidade. Essa inundação extrema é incomum, embora as inundações limitada não ocorrem regularmente em alguns bairros.

Relações internacionais

Many people holding signs in front of a building with green layered roofs; many national flags on flag poles lined in two rows in front of the building
Manifestantes em frente ao Edifício das Nações Unidas durante o 2009 Bangkok Mudanças Climáticas Conferência-Bangkok é o lar de vários escritórios da ONU.

Relações internacionais formais de Banguecoque são geridas pela Divisão de Assuntos Internacionais da BMA. Suas missões incluem a facilitar a cooperação com outras grandes cidades através de acordos de cidade irmã, participação e adesão a organizações internacionais, e prosseguindo as actividades de cooperação com as muitas missões diplomáticas estrangeiras sediadas na cidade.

A participação internacional

Bangkok é membro de várias organizações internacionais e redes de governo da cidade regionais, incluindo aRede Asiática de Grandes Cidades 21, a Ásia-Pacífico Cúpula liderado pelo Japão City, oCities Climate Leadership Group C40, a Rede Regional ESCAP-patrocinado de Autoridades Locais pela Gestão de Assentamentos Humanos da Ásia e do Pacífico (CITYNET), do JapãoConselho de Autoridades Locais para Relações Internacionais, a Associação Mundial das Grandes Metrópoles eGovernos Locais para a Sustentabilidade, entre outros.

Com a sua localização geográfica no centro do continente Sudeste da Ásia e como um dos centros de transportes da Ásia, Bangkok é o lar de muitas organizações internacionais e regionais. Entre outros, Bangkok é a sede do Secretariado da Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia eo Pacífico ( ESCAP), bem como os escritórios regionais da Ásia-Pacífico da Organização para Agricultura e Alimentação ( FAO), a Organização da Aviação Civil Internacional ( ICAO), a Organização Internacional do Trabalho ( OIT), a União Internacional das Telecomunicações ( UIT), o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados ( ACNUR) eo Fundo das Crianças das Nações Unidas ( UNICEF).

Cidades irmãs

Bangkok fez acordos para a cidade e / ou amizade irmã com vinte e três outras cidades em quinze países, a partir de 2012. São eles:

  • Indonésia Jakarta, Indonésia, desde 2002
  • Vietnã Hanoi, Vietname, desde 2004
  • Laos Vientiane, Laos, desde 2004
  • Cazaquistão Astana, Cazaquistão, desde 2004
  • China Chaozhou, China, desde 2005
  • Japão Fukuoka, Japão, desde 2006
  • Coreia Do Sul Seoul, Coreia do Sul, desde 2006
  • China Guangzhou, China, desde 2009
  • Suíça Lausanne, Suíça, desde 2009
  • Coreia Do Sul Busan, Coreia do Sul, desde 2011
  • China Chonqing, China, desde 2011
  • China Tianjin, China, desde 2012
  • Peru Ancara, Turquia, desde 2012
  • Malásia George Town, Malásia, desde 2012
  • Japão Aichi, Japão, desde 2012
  • Camboja Phnom Penh, Camboja, desde 2013
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bangkok&oldid=543628728 "