Conteúdo verificado

Togo

Assuntos Relacionados: África ; Países Africanos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

República do Togo
République Togolaise
Bandeira Brasão
Lema: "Travail, Liberté, Patrie" ( francês )
"Trabalho, liberdade, Homeland"
Anthem: Salut à toi, pays de nos aïeux (francês)
Hail to thee, terra de nossos antepassados
Localização do Togo (azul escuro) - em África (cinza claro azul & escura) - na União Africano (azul claro)
Local de   Togo    (Azul escuro)

- Em África    (Azul claro e cinza escuro)
- Na União Africano    (Azul claro)

Capital
e maior cidade
Lomé
6 ° 7'N 1 ° 13'E
Línguas oficiais Francês
Vernáculo
línguas
  • Gbe línguas um
  • Kotocoli
  • Kabiyé
Grupos étnicos
  • 99% Africano (37 tribos) b
  • 1% outros c
Demonym Togolês
Governo República
- Presidente Faure Gnassingbé
- O primeiro-ministro Kwesi Ahoomey-Zunu
Legislatura Assembléia nacional
Independência
- de França 27 de abril de 1960
Área
- Total 56,785 km 2 ( 125)
21.925 sq mi
- Água (%) 4.2
População
- 2009 estimativa 6.619.000 ( 101 d)
- Densidade 116,6 / km 2 ( E 93)
301,9 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 6415 milhões dólares
- Per capita $ 898
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 3611 milhões dólares americanos
- Per capita $ 505
HDI (2010) Aumentar 0,428
· baixo 139
Moeda Francos CFA ( XOF )
Fuso horário GMT ( UTC + 0)
Unidades no direito
Chamando código 228
Código ISO 3166 TG
TLD Internet .tg
um. Tal como Ewe, Mina e Aja.
b. O maior é o Ewe, Mina, Tem Kotokoli e Kabre.
c. Principalmente Europeu e Sírio-Libanês.
d. As estimativas para este país tomar explicitamente em conta os efeitos do excesso de mortalidade por AIDS; isso pode resultar em menor expectativa de vida, taxas de mortalidade infantil e de mortalidade mais elevadas, as taxas de crescimento populacional e inferiores, e as mudanças na distribuição da população por idade e sexo do que de outra forma seria esperado.
e. Rankings com base em números de 2005 ( CIA World Factbook - Togo)

Togo, oficialmente République Togolaise ou, em Inglês, a República do Togo / t ɡ /, É um país da África Ocidental fronteira com Ghana ao oeste, Benin ao leste e Burkina Faso ao norte. Ele se estende para o sul para o Golfo da Guiné , onde a capital Lomé está localizado. Togo cobre uma área de aproximadamente 57.000 quilômetros quadrados (22.000 MI quadrado) com uma população de aproximadamente 6,7 milhões.

Togo é um tropical , subsariana nação, altamente dependente da agricultura , com um clima que proporciona boas estações de crescimento. Togo é um dos menores países de toda a África. A língua oficial é o francês , com muitas outras línguas faladas em Togo, particularmente os da Gbe família. O maior grupo religioso no Togo são aqueles com crenças indígenas, e há significativa Christian e Minorias muçulmanas. Togo é um membro da Organização das Nações Unidas , da União Africano , Organização de Cooperação Islâmica, Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, Francofonia e Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano.

A partir do dia 11 ao século 16, vários tribos incorporaram a região de todos os sentidos. A partir do século 16 para o século 18, a região costeira foi um importante centro de comércio para os europeus em busca de escravos, ganhando Togo ea região circunvizinha o nome "The A costa do escravo. "Em 1884, a Alemanha declarou Togolândia um protetorado. Após a I Guerra Mundial , regra sobre Togo foi transferido para a França . Togo ganhou sua independência da França em 1960.

Em 1967, Gnassingbé Eyadéma conduziu um golpe militar bem sucedido, depois que ele se tornou presidente. Na época de sua morte em 2005, Eyadéma era o líder do longo-serviço na história Africano moderno, depois de ter sido presidente por 38 anos. Em 2005, seu filho Faure Gnassingbé foi eleito presidente.

História

Durante o período do século 11 ao século 16, vários tribos incorporaram a região de todos os sentidos: o Ewé do leste, eo Mina e Guin do oeste. A maioria se estabeleceu em áreas costeiras.

Togoland de 1908

O comércio de escravos começou no século 16, e para os próximos 200 anos a região costeira foi um importante centro de comércio para os europeus em busca de escravos, ganhando Togo ea região circunvizinha o nome "The A costa do escravo ".

Em 1884 um tratado foi assinado em Togoville com o Rei Mlapa III, em que a Alemanha alegou um protectorado sobre um estiramento do território ao longo da costa e estendeu gradualmente seu controle interior. Em 1905, este tornou-se o Colônia alemã de Togoland. Durante a I Guerra Mundial este território alemão foi invadida por tropas britânicas do vizinho Gold Coast colônia e as tropas francesas provenientes de Dahomey.

Togolândia foi separado em dois Liga dos mandatos das nações, administrada pela Grã-Bretanha e França. Após a Segunda Guerra Mundial , esses mandatos se tornou Territórios sob tutela das Nações Unidas. Os moradores de Togoland britânico votou para se juntar ao Gold Coast como parte da nova nação independente de Gana , em 1957, e Francês Togoland transformou-se uma república autônoma dentro da União Francesa em 1959.

Independência (1960)

Independência para o francês Togoland veio em 1960 sob Sylvanus Olympio. Ele era assassinado em um golpe militar em 13 de janeiro 1963 por um grupo de soldados sob a direcção de O sargento Etienne Eyadéma Gnassingbé. O líder da oposição Nicolas Grunitzky foi nomeado presidente pelo "Comitê de Insurreição", encabeçada por Emmanuel Bodjollé.

Em 13 de Janeiro de 1967, Eyadéma Gnassingbé derrubou Grunitzky em um golpe sem derramamento de sangue e assumiu a presidência, que prendeu a partir dessa data até sua morte súbita em 5 de Fevereiro de 2005, após 38 anos no poder, a ocupação mais longa de qualquer ditador na África. Instalação imediata, mas de curta duração das forças armadas de seu filho, Faure Gnassingbé, como o presidente provocou condenação internacional generalizada, com exceção da França. Alguns líderes africanos eleitos democraticamente, como Abdoulaye Wade do Senegal e Olusegun Obasanjo da Nigéria apoiou o movimento, criando assim um racha dentro da União Africano .

Economia

Representação gráfica das exportações de produtos de Togo em 28 categorias codificadas por cores.

Togo serve como um centro comercial e comércio regional. Esforço de uma década do governo, apoiado pela Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), para implementar medidas de reforma económica, encorajar o investimento estrangeiro e trazer receitas em linha com os gastos, estagnou. Agitação política, incluindo greves do setor público e privado ao longo de 1992 e 1993, posta em causa o programa de reforma, encolheu a base tributária, e interrompeu a atividade econômica vital.

A 12 de janeiro de 1994 a desvalorização da moeda em 50%, desde um importante impulso ao ajustamento estrutural renovada; estes esforços foram facilitadas pelo fim do conflito em 1994 e um retorno à calma ostensiva política. O progresso depende de uma maior abertura nas operações financeiras do governo (para acomodar aumento das despesas de serviço social) e possível redução do forças armadas, em que o regime tem dependido para ficar no lugar. Falta de ajuda, juntamente com os preços do cacau deprimidos, gerou uma queda de 1% no PIB em 1998, com crescimento de retomar em 1999.

Togo é um membro da Organização para a Harmonização do Direito dos Negócios em África (OHADA).

Geografia

Mapa de Togo

Togo é um pequeno país do Oeste Africano. Faz fronteira com o Golfo de Benin, no sul; Gana fica a oeste; Benin ao leste; e ao norte Togo está vinculado por Burkina Faso . Togo encontra-se principalmente entre as latitudes 6 ° e 11 ° N e longitudes 0 ° e 2 ° E.

No norte da terra é caracterizada por um suavemente ondulada savana, em contraste com o centro do país, que é caracterizada por colinas. A sul de Togo é caracterizada por um savana e floresta planalto que chega a uma planície costeira com lagoas e pântanos extensos. O terreno é 21.925 sq mi (56,785 km 2), com uma densidade média de 253 pessoas por milha quadrada (98 / km 2) população.

Clima

O clima é geralmente tropical com temperaturas médias que variam de 27,5 ° C (81,5 ° F) na costa a cerca de 30 ° C (86 ° F) nas regiões mais setentrionais, com um clima seco e características de um savana tropical. Ao sul há duas estações de chuva (o primeiro entre abril e julho eo segundo entre setembro e novembro), embora a precipitação média não é muito elevado.

Governo

Transição para a democracia de Togo está parado. Suas instituições democráticas permanecem nascente e frágil. Presidente Gnassingbé Eyadéma, que governou Togo sob um sistema de partido único, morreu de um ataque cardíaco em 5 de Fevereiro de 2005. Gravelly doente, ele estava sendo transportado de avião para um país estrangeiro para atendimento. Ele morreu em trânsito, enquanto a Tunísia. Nos termos da Constituição togolesa, o presidente do Parlamento, Fambare Ouattara Natchaba, deveria ter se tornado presidente do país, enquanto se aguarda uma nova eleição presidencial para ser chamado dentro de sessenta dias. Natchaba estava fora do país, retornando em um avião da Air France a partir de Paris.

O exército do Togo, conhecido como membros das Forças Armadas Togolaises (FAT) - ou Forças Armadas togolesas fecharam as fronteiras do país, forçando o avião a pousar na cidade vizinha de Benin. Com um vácuo de poder engenharia, o Parlamento votou para remover a cláusula constitucional que teria requerido uma eleição no prazo de 60 dias, e declarou que o filho de Eyadema, Faure Gnassingbé, herdaria a presidência e ocupará o cargo durante o resto do mandato de seu pai. Faure foi empossado em 7 de Fevereiro de 2005, apesar de críticas internacionais sobre a sucessão.

A União Africano descreveu a aquisição como um militar golpe de Estado. A pressão internacional veio também da Organização das Nações Unidas . Dentro de Togo, a oposição à aquisição culminaram em tumultos nos quais centenas morreram. Houve revoltas em muitas cidades e vilas, localizadas principalmente na parte sul do país. Na cidade de Aneho relatos de uma revolta civil em geral seguido de um massacre em grande escala pelas tropas do governo foram em grande parte não declarada. Em resposta, Faure Gnassingbé concordaram em realizar eleições e em 25 de Fevereiro, Gnassingbé renunciou à presidência, mas logo depois aceitou a nomeação para concorrer ao cargo em abril.

Em 24 de abril de 2005, foi eleito Presidente Gnassingbé do Togo, que recebe mais de 60% dos votos de acordo com os resultados oficiais. Seu principal rival na corrida tinha sido Emmanuel Bob-Akitani do Union des Forces du Changement (UFC) ou União das Forças para a Mudança. No entanto foi suspeita de fraude eleitoral, devido a uma falta de União Europeia ou outra supervisão independente. Parlamento designado Vice-Presidente, Bonfoh Abbass, como presidente interino até a inauguração.

Actual situação política

Em 3 de maio de 2005, Faure Gnassingbé foi empossado como o novo presidente, depois de ganhar 60% dos votos, de acordo com os resultados oficiais. A oposição novamente alegada fraude eleitoral, alegando que os militares haviam roubado urnas de várias assembleias de voto no sul, e que os encerramentos de telecomunicações foram deliberadamente impostos de influenciar os resultados. A União Europeia suspendeu a ajuda ao Togo em apoio das reivindicações da oposição, ao contrário da União Africano e os Estados Unidos que declarou o voto "razoavelmente justa." O presidente nigeriano e presidente da União Africana, Olusegun Obasanjo, buscou negociar entre o atual governo ea oposição para estabelecer um governo de coalizão, mas rejeitou um encontro da Comissão da UA do ex- zambiano presidente, Kenneth Kaunda, enviado especial da UA para Togo. Em junho, o presidente Gnassingbé nomeado líder da oposição Edem Kodjo como Primeiro-Ministro.

Conversas de reconciliação entre governo e oposição continuou até Gnassingbé Eyadema a morte de, em fevereiro de 2005. Em agosto de ambas as partes assinaram o acordo de Ouagadougou chamando para um governo de transição para organizar eleições parlamentares. Em 16 de setembro, o presidente nomeado Yaovi do Agboyibor Comité de Acção para a Renovação (CAR) primeiro-ministro, esnobando o principal partido da oposição União das Forças da Mudança (UFC), que em reação se recusaram a participar do governo. Professor Léopold Gnininvi do Convenção Democrática dos Povos Africanos (CDPA) foi nomeado em 20 de Setembro de 2006.

Em outubro de 2007, após vários adiamentos, as eleições foram realizadas sob representação proporcional. Isto permitiu que a norte menos povoada para acomodar tantos deputados como o sul mais povoada. O partido apoiou-presidente Rally do Povo Togolês (RPT) venceu com maioria absoluta do UFC vindo segunda e as outras partes alegando representação inconseqüente. Novamente votar acusações de aparelhamento foram niveladas na RPT suportada pelo aparelho de segurança civil e militar. Apesar da presença de uma missão de observação da UE, cédulas de voto cancelados e ilegal ocorreu, a maioria dos quais em fortalezas RPT. A eleição foi declarado justo pela comunidade internacional e elogiado como um modelo com pouco intimidação e alguns atos violentos, pela primeira vez desde que um sistema multipartidário foi reintegrado. Em 03 de dezembro de 2007 Komlan Mally do RPT foi nomeado para primeiro-ministro sucedendo Agboyibor. No entanto, em 5 de Setembro de 2008, depois de apenas 10 meses no cargo, Mally renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Togo.

Faure Gnassingbé foi reeleito nas eleições presidenciais de Março de 2010, tendo 61% dos votos contra Jean-Pierre Fabre do UFC, que tinha sido apoiado por uma coalizão de oposição chamado FRAC (Frente Republicana para a Mudança). Embora a eleição Março de 2010 foi em grande parte pacífica, observadores eleitorais observou "erros processuais" e problemas técnicos, ea oposição não reconheceu os resultados, alegando irregularidades tinha afetado o resultado. Protestos periódicos seguido da eleição. Em maio de 2010, o líder da oposição de longa data Gilchrist Olympio anunciou que iria entrar em um acordo de partilha de poder com o governo, um acordo de coalizão que fornece o UFC com oito postos ministeriais. Em junho de 2012, as reformas eleitorais solicitado manifestantes para levar para a rua em Lomé por vários dias; manifestantes procuraram um retorno à constituição de 1992 que re-estabelecer limites do mandato presidencial. De julho de 2012, viu a demissão surpresa do primeiro-ministro, Gilbert Houngbo. Dias depois, o ministro do Comércio, Kwesi Ahoomey-Zunu, foi nomeado para liderar o novo governo. No mesmo mês, a casa do líder da oposição Jean Pierre Fabre foi invadida pelas forças de segurança, e milhares de manifestantes se reuniram novamente publicamente contra a repressão do governo.

Divisões administrativas

Um mapa clicável de Togo exibindo suas cinco regiões.
Sobre esta imagem

Togo é dividido em 5 regiões, que são subdivididas por sua vez em 30 prefeituras e 1 comuna. De norte a sul são as regiões Savanes, Kara, Centrale, Plateaux e Maritime.

Relações exteriores

Embora a política externa do Togo é não-alinhado, tem fortes laços históricos e culturais com a Europa Ocidental, especialmente a França ea Alemanha. Togo reconhece os República Popular da China , Coréia do Norte e Cuba . Ele restabeleceu as relações com Israel em 1987.

Togo desenvolve uma política externa ativa e participa de muitas organizações internacionais. É particularmente activo no Oeste Africano assuntos regionais e na União Africano . As relações entre Togo e Estados vizinhos são geralmente boas.

Militar

Os militares do Togo, em Francês (FAT membros das Forças Armadas togolaises ", forças armadas togolesas"), consiste no exército, marinha, força aérea, e gendarmerie. Total de gastos militares durante a exercício de 2005 totalizaram 1,6% do país PIB . As bases militares existir em Lomé, Temedja, Kara, Niamtougou, e Dapaong. O atual chefe da Maior Geral é o brigadeiro-general Titikpina Atcha Mohamed, que tomou posse em 19 de maio de 2009. A Força Aérea está equipada com jactos de greve Alpha construídos por um consórcio franco-alemão.

Demografia

Mulheres togolesas em Sokodé.

Novos dados do novembro de 2010 censo deu Togo uma população de 6.191.155, mais que o dobro do total contabilizado no último censo. Esse censo, tomada em 1981, mostrou a nação tinha uma população de 2.719.567. A capital e maior cidade, Lomé, cresceu de 375.499 em 1981 para 837.437 em 2010. Quando a população urbana de cerca Golfe prefeitura é adicionado, o Lomé Aglomeração continha 1.477.660 habitantes em 2010.

Outras grandes cidades em Togo de acordo com o novo censo foram Sokodé (95.070), Kara (94.878), Kpalimé (75.084), Atakpamé (69.261), Dapaong (58.071) e Tsévié (54.474). Com uma população estimada de 6.619.000 (em 2009), Togo é o maior país 107 por população. A maioria da população (65%) vivem em aldeias rurais dedicadas à agricultura ou pastagens. A população do Togo mostra um forte crescimento: de 1961 (um ano após a independência) para 2003, quintuplicou.

Cidades mais populosas

Grupos étnicos

No Togo, existem cerca de 40 diferentes grupos étnicos, os mais numerosos dos quais são o Ovelha no sul que compõem 32% da população. Ao longo da costa sul eles respondem por 21% da população. Também são encontrados Kotokoli ou TEM e Tchamba no centro e o Kabye pessoas no norte do país (22%). O Ouatchis são 14% da população. Às vezes, as Ovelhas e Ouatchis são considerados o mesmo, mas os franceses que estudou ambos os grupos consideraram-nos pessoas diferentes. Outros grupos étnicos incluem o Mina, Mossi, e Aja pessoas (cerca de 8%). Há também uma população europeia que representam menos de 1%.

Religião

Mesquita em Sokodé.

Aproximadamente 51% da população tem crenças indígenas, 29% é cristã , e 20% Muçulmano.

Idiomas

Francês é a língua oficial do Togo e é a língua do comércio. O muitos indígenas Línguas africanas faladas por togolês incluem: Gbe línguas tais como Ovelha e Mina (as duas principais línguas africanas no sul), Kabiyé (no norte), bem como Kotokoli ou Tem, Aja, Akessele, Bassar, Losso, e outros.

Saúde

Despesas de saúde estava em US $ 63 (PPP) per capita em 2004. A taxa de mortalidade infantil é de aproximadamente 50 óbitos por 1.000 crianças em 2012. Masculino a expectativa de vida ao nascer era de 60,6 em em 2012, ao passo que era a 65,8 para o sexo feminino. Havia quatro médicos por 100.000 pessoas no início da década de 2000. Aproximadamente metade da população vive abaixo da linha de pobreza internacional de US $ 1,25 por dia.

A partir de 2010, a taxa de mortalidade materna por 100.000 nascidos para Togo é de 350, em comparação com 447,1 em 2008 e 539,7 em 1990. A taxa de mortalidade menores de 5 anos, por 1.000 nascimentos é 100 ea mortalidade neonatal como uma percentagem inferior a 5 de mortalidade é de 32 . No Togo o número de parteiras por 1.000 nascidos vivos é de 2 e 1 em 67 nos mostra o risco de morte para as mulheres grávidas.

Educação

Educação no Togo é obrigatória para seis anos. Em 1996, a taxa de escolarização primária bruta foi de 119,6%, ea taxa de escolarização primária líquida foi de 81,3%. O sistema de educação tem sofrido com a escassez de professores, baixa qualidade da educação nas zonas rurais, e alta taxas de repetência e evasão escolar.

Cultura

Casas tradicionais Taberma

Cultura do Togo reflete as influências de seus diversos grupos étnicos, o maior e mais influente do que são o Ewe, Mina, Tem, e Tchamba Kabre.

Apesar das influências do cristianismo e do islamismo, mais da metade do povo de Togo seguir nativa práticas e crenças animistas.

Ewe estatuária é caracterizada pela sua famosa estatuetas que ilustram a adoração do ibeji. Esculturas e troféus de caça foram usadas em vez das máscaras africanas mais onipresentes. Os entalhadores de Kloto são famosos por suas "cadeias do matrimônio": dois personagens estão ligados por anéis tiradas de apenas um pedaço de madeira.

O tecido tingido batiks do centro artesanal de Kloto representam cenas estilizadas e coloridas da vida cotidiana antiga. As tangas usadas nas cerimônias dos tecelões de Assahoun são famosos. Obras do pintor Sokey Edorh são inspiradas nas imensas extensões áridas, varrida pelo harmattan, e onde a laterita mantém as marcas dos homens e dos animais. O técnico plásticos Paul Ahyi é internacionalmente reconhecido hoje. Ele pratica o " Zota ", uma espécie de pyroengraving, e suas realizações monumentais decorar Lomé.

Esporte

Jogador de futebol Emmanuel Adebayor.

Jogos Olímpicos

Em 12 de agosto de 2008, Benjamin Boukpeti (filho de pai togolês e mãe francesa) ganhou uma medalha de bronze em K1 Kayak Slalom dos Homens, a primeira medalha já ganho por um membro da equipa do Togo nos Jogos Olímpicos.

Futebol

Como em grande parte da África, o futebol é a busca esportivo mais popular. Até 2006, o Togo foi muito mais uma força menor no mundo do futebol, mas como companheiros de nações do Oeste Africano, tais como Senegal, Nigéria e Camarões, antes deles, o Equipa nacional do Togo finalmente se classificou para a Copa do Mundo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Togo&oldid=543668110 "