Conteúdo verificado

Copa do Mundo

Assuntos Relacionados: Eventos desportivos

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Copa do Mundo
Copa Mundial de la FIFA 2010.jpg
O actual FIFA World Cup Trophy, atribuído aos campeões da Copa do Mundo desde 1974
Fundado 1930
Número de equipes 32 (final)
204 (eliminatórias para 2010)
Atuais campeões Espanha (1º título)
Mais bem sucedida equipe (s) Brasil (5 títulos)
Site Copa do mundo
Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014

A Copa do Mundo da FIFA, muitas vezes simplesmente a Copa do Mundo, é uma organização internacional associação de futebol concorrência contestada pela senior selecções dos homens dos membros da Fédération Internationale de Football Association ( FIFA ), órgão regulador global do esporte. O campeonato foi concedido a cada quatro anos desde que o torneio inaugural em 1930, exceto em 1942 e 1946, quando não foi realizada devido à Segunda Guerra Mundial . Os atuais campeões são Espanha, que venceu a 2010 torneio.

O formato atual do torneio envolve 32 equipes competindo para o título em locais dentro da nação (s) de acolhimento durante um período de cerca de um mês; esta fase é muitas vezes chamado o World Cup Finals. A fase de qualificação, que atualmente tem lugar ao longo dos últimos três anos, é usado para determinar quais times se classificam para o torneio junto com a nação (s) de acolhimento.

Os 19 torneios da Copa do Mundo foram ganhas por oito diferentes equipas nacionais. Brasil venceu cinco vezes, e eles são a única equipe a ter jogado em cada torneio. Os outros vencedores da Copa do Mundo são Itália, com quatro títulos; Alemanha, com três títulos; Argentina e os vencedores inaugural Uruguai, com dois títulos cada; e Inglaterra , França e Espanha, com um título cada.

A Copa do Mundo é o evento esportivo mais visto do mundo; uma estimativa de 715,1 milhões de pessoas assistiram ao jogo final da 2006 Copa do Mundo da FIFA realizada na Alemanha .

Os próximos três Copas do Mundo, será organizada pelo Brasil em 2014, Rússia em 2018, e Qatar em 2022.

História

Anterior competições internacionais

O primeiro jogo de futebol internacional foi um jogo desafio jogado em Glasgow em 1872 entre Escócia e Inglaterra , que terminou em um empate 0-0. O primeiro torneio internacional, a edição inaugural do British Home Championship, teve lugar em 1884. Como o futebol cresceu em popularidade em outras partes do mundo, na virada do século 20, foi realizada como um esporte de demonstração sem medalhas concedidas na 1900 e Jogos Olímpicos de Verão de 1904 (no entanto, o COI tem efeitos retroactivos atualizado seu status para eventos oficiais), e no 1906 Jogos Intercalados.

Depois FIFA foi fundada em 1904, tentou organizar um torneio de futebol internacional entre as nações fora do quadro olímpico na Suíça em 1906. Estes foram dias muito cedo para o futebol internacional, ea história oficial da FIFA descreve a competição como tendo sido um fracasso.

No Jogos Olímpicos de Verão de 1908 em Londres , o futebol tornou-se uma competição oficial. Planejado por A Associação de Futebol (FA), órgão de gestão de futebol da Inglaterra, o evento foi para somente e jogadores amadores foi considerado com desconfiança como uma apresentação em vez de uma competição. Grã-Bretanha (representado pela Inglaterra equipa nacional de futebol amador) ganhou o medalhas de ouro. Eles repetiram o feito em 1912, em Estocolmo .

Com o evento olímpico continua a ser contestada apenas entre equipes amadoras, Sir Thomas Lipton organizou a Sir Thomas Lipton Trophy torneio em Turim em 1909. A Lipton torneio foi um campeonato entre clubes individuais (não Seleções) de diferentes nações, cada um dos quais representado uma nação inteira. A competição é por vezes descrito como a Copa do Primeiro Mundo, e contou com os mais prestigiados profissionais lados do clube da Itália, Alemanha e Suíça, mas a FA da Inglaterra se recusou a ser associado com a concorrência e recusou a oferta para enviar uma equipe de profissionais. Lipton convidados West Auckland, uma equipa amadora de County Durham, Inglaterra, em vez de representar. West Auckland venceu o torneio em 1911 e voltou a defender com sucesso seu título.

Em 1914, a FIFA concordou em reconhecer o Torneio olímpico como um "campeonato mundial de futebol para amadores", e assumiu a responsabilidade pela gestão do evento. Isso pavimentou o caminho para a primeira competição de futebol intercontinental do mundo, no Jogos Olímpicos de Verão de 1920, contestados pela Egito e treze equipas europeias, e venceu por Bélgica. Uruguai venceu os próximos dois torneios de futebol olímpico em 1924 e 1928. Aqueles foram também os dois primeiros campeonatos mundiais abertos, como 1924 foi o início da era profissional da FIFA.

Estadio Centenario, o local da primeira final da Copa do Mundo, em 1930, em Montevidéu , Uruguai

Devido ao sucesso dos torneios de futebol olímpicos, FIFA, com Presidente Jules Rimet a força motriz, mais uma vez começou a olhar para encenar o seu próprio torneio internacional fora dos Jogos Olímpicos. Em 28 de Maio de 1928, o Congresso da FIFA em Amsterdam decidiu encenar-se um campeonato mundial. Com Uruguai agora bicampeões mundiais de futebol oficial e para comemorar seu centenário da independência em 1930, a FIFA nomeou o Uruguai como país anfitrião da inaugural Copa do Mundo.

As associações nacionais de países selecionados foram convidados a enviar uma equipe, mas a escolha do Uruguai como um local para a competição significava uma viagem longa e custosa através do Oceano Atlântico para clubes europeus. Na verdade, nenhum país europeu se comprometeu a enviar uma equipe de até dois meses antes do início da competição. Rimet eventualmente persuadiu equipes de Bélgica, França, Roménia, e Jugoslávia para fazer a viagem. No total, treze nações participaram: sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte.

As duas primeiras partidas da Copa do Mundo ocorreu simultaneamente em 13 de Julho de 1930, e foram vencidas por França e EUA, que derrotou México 4-1 e Bélgica por 3-0, respectivamente. O primeiro gol na história da Copa do Mundo foi marcado por Lucien Laurent da França. No final, Uruguai derrotou Argentina 4-2 na frente de uma multidão de 93.000 pessoas em Montevidéu , e ao fazê-lo tornou-se a primeira nação a vencer a Copa do Mundo.

Copas do Mundo antes da Segunda Guerra Mundial

Após a criação da Copa do Mundo, o Jogos Olímpicos de Verão de 1932, realizada em Los Angeles , não planeja incluir o futebol como parte do calendário devido à baixa popularidade de o esporte nos Estados Unidos, como futebol americano vinha crescendo em popularidade. FIFA eo COI também discordaram sobre o status de jogadores amadores, e por isso foi abandonada futebol dos Jogos. Futebol olímpico devolvido no Jogos Olímpicos de Verão de 1936, mas foi agora ofuscado pela Copa do Mundo de mais prestígio.

Os problemas enfrentados nos primeiros torneios da Copa do Mundo foram as dificuldades de viagem intercontinental, e da guerra. Poucas equipes sul-americanos estavam dispostos a viajar para a Europa para a 1934 e 1938, com torneios Brasil a única equipe sul-americana a competir em ambos. Os 1942 e 1946 competições, que a Alemanha nazista e Brasil procurado para sediar, foram canceladas devido à Segunda Guerra Mundial e suas consequências.

Copas do Mundo após a Segunda Guerra Mundial

O 1950 Copa do Mundo, realizada no Brasil , foi o primeiro a incluir participantes britânicos. Equipes britânicas retiraram da FIFA em 1920, em parte por falta de vontade de jogar contra os países que estiveram em guerra com, e em parte como um protesto contra a influência estrangeira sobre o futebol, mas voltou em 1946 na sequência do convite da Fifa. O torneio também viu o retorno de 1930 campeões Uruguai, que tinha boicotado as duas Copas anteriores. Uruguai venceu o torneio novamente depois de derrotar o país anfitrião Brasil, no jogo chamado " Maracanazo "(Português: Maracanaço).

Mapa dos melhores resultados dos países

Nos torneios entre 1934 e 1978, 16 equipes competiram em cada torneio, exceto em 1938, quando Áustria foi absorvida em Alemanha após a qualificação, deixando o torneio com 15 equipes, e em 1950, quando Índia, Escócia e Turquia retirou, deixando o torneio com 13 equipes. A maioria das nações participantes eram da Europa e América do Sul, com uma pequena minoria da América do Norte, África, Ásia e Oceania. Estas equipas foram geralmente derrotado facilmente pelas equipes europeias e sul-americanas. Até 1982, as únicas equipes de fora da Europa e América do Sul para avançar para fora da primeira rodada foram: EUA, semifinalistas em 1930; Cuba, quartas-de-finalistas em 1938; Coreia do Norte, quartas-de-finalistas 1966; e México, quartas-de-finalistas 1970.

Expansão para 32 equipas

O torneio foi expandido para 24 equipas em 1982, e, em seguida, a 32, em 1998, permitindo também mais equipes da África, Ásia e América do Norte para participar. Desde então, as equipes dessas regiões têm desfrutado de mais sucesso, com vários tendo alcançado as quartas-de-final: México, quartas-de-finalistas 1986; Camarões, quartas-de-finalistas 1990; Coreia do Sul, terminando em quarto lugar na 2002; Senegal, juntamente com EUA, ambas as quartas-de-finalistas em 2002; e Gana como quartas-de-finalistas em 2010. No entanto, as equipes europeias e sul-americanos continuam a dominar, por exemplo, as quartas-de-final em 1994, 1998 e 2006 foram todos da Europa ou da América do Sul.

Duzentos equipas entrou no 2002 Copa do Mundo FIFA rondas de qualificação; 198 nações tentativa de se qualificar para o Copa do Mundo FIFA 2006, enquanto um recorde de 204 países entraram qualificação para a Copa do Mundo da FIFA 2010.

Outros torneios da FIFA

Um torneio equivalente para o futebol feminino, o Copa do Mundo Feminina da FIFA, foi realizado pela primeira vez em 1991 nos República Popular da China . Torneio feminino é menor em escala e perfil do que os homens, mas está crescendo; o número de participantes para o torneio de 2007 foi de 120, mais do dobro que em 1991.

Futebol foi incluída em todos os Jogos Olímpicos de Verão de 1896 e, exceto 1932. Ao contrário de muitos outros esportes, os homens de torneio de futebol dos Jogos Olímpicos não é um torneio de nível superior, e, desde 1992, um torneio sub-23 com cada equipe permitida três jogadores acima da idade. O futebol feminino fez sua estréia olímpica em 1996, e é contestado entre os lados nacionais completos, sem restrições de idade.

O FIFA Confederations Cup é um torneio realizado um ano antes da Copa do Mundo no país-sede da Copa do Mundo (s) como um ensaio geral para a próxima Copa do Mundo. Ele é contestada pelos vencedores de cada uma das seis confederações da FIFA campeonatos, junto com o campeão da Copa do Mundo da FIFA e do país anfitrião.

FIFA também organiza torneios internacionais de futebol juvenil ( FIFA U-20 World Cup, FIFA U-17 World Cup, FIFA U-20 World Cup Feminina, FIFA U-17 World Cup Feminina), clube de futebol ( Mundial de Clubes), e as variantes de futebol, como futsal ( FIFA Futsal World Cup) e futebol de praia ( FIFA Mundial Praia). Desde a edição de 2010, Copa do Mundo Sub-20 Feminina tem desempenhado o mesmo papel no futebol feminino como a Copa das Confederações jogos no jogo dos homens. Quando a Copa do Mundo Sub-20 Feminina é realizada o ano antes da Copa do Mundo Feminina, ambos os torneios são entregues em um único processo de licitação, com o torneio Sub-20 servindo como um ensaio geral para a competição maior.

Troféu

O Copa do Mundo da FIFA Trophy em um alemão selo

De 1930 a 1970, o Taça Jules Rimet foi atribuído ao vencedor da Copa do Mundo. Ele foi originalmente conhecida simplesmente como a Copa do Mundo ou Coupe du Monde, mas em 1946 foi rebatizado após o presidente da Fifa, Jules Rimet, que criou o primeiro torneio. Em 1970, Terceira vitória do Brasil no torneio intitulado los a manter o troféu permanentemente. No entanto, o troféu foi roubado em 1983, e nunca foi recuperado, aparentemente derretida pelos ladrões.

Depois de 1970, um novo troféu, conhecido como o FIFA World Cup Trophy, foi projetado. Os especialistas da FIFA, provenientes de sete países diferentes, avaliou os 53 modelos apresentados, finalmente optando pela obra do designer italiano Silvio Gazzaniga. O novo troféu é de 36 cm (14,2 in) de altura, feito de sólido 18 quilates (75%) de ouro e pesa 6,175 kg (13,6 lb). A base contém duas camadas de semi-preciosas malaquita, enquanto o lado inferior do troféu tem o ano gravado eo nome de cada vencedor da Copa do Mundo da FIFA desde 1974. A descrição do troféu por Gazzaniga foi: "As linhas de saltar para fora da base, subindo em espirais, estendendo-se para receber o mundo das tensões dinâmicas notáveis do corpo compacto da escultura subir as figuras de dois atletas no. o momento de agitação de vitória. "

Este novo troféu não será concedido à nação vencedora permanentemente. Campeões do mundo reter o troféu até o próximo torneio e recebem uma réplica banhada a ouro em vez do original ouro maciço.

No momento, todos os membros (jogadores, treinadores, e gerentes) das três melhores equipes recebem medalhas com uma insígnia da Troféu da Copa do Mundo; vencedores "(ouro), vice-ups '(prata), e de terceiro lugar (bronze). No Edição de 2002, em quarto lugar medalhas foram atribuídas aos anfitriões Coréia do Sul. Antes do torneio de 1978, medalhas só foram concedidos para os onze jogadores em campo no final do final e decisão do terceiro lugar. Em novembro de 2007, a FIFA anunciou que todos os membros de esquadrões da Copa do Mundo-winning entre 1930 e 1974 estavam a ser retroativamente premiados com medalhas dos vencedores.

Formato

Qualificação

Desde a segunda Copa do Mundo em 1934, os torneios de qualificação foram realizadas para diluir o campo para o torneio final. Eles são mantidos dentro dos seis zonas continentais da FIFA ( África, Ásia, América Central e Caribe do Norte e, América do Sul, Oceania, e Europa), supervisionado por seus respectivos confederações. Para cada torneio, a FIFA decide o número de lugares atribuídos a cada uma das zonas continentais com antecedência, geralmente com base na força relativa das equipes das confederações.

O processo de qualificação pode começar tão cedo quanto há quase três anos antes da fase final e último durante um período de dois anos. Os formatos dos torneios de qualificação diferem entre confederações. Normalmente, um ou dois lugares são concedidos aos vencedores de intercontinental play-offs. Por exemplo, o vencedor da zona da Oceania eo quinto colocado equipa da zona asiática entrou em um play-off por uma vaga na Copa do Mundo 2010. Do Copa do Mundo de 1938 em diante, as nações anfitriãs recebeu a qualificação automática para o torneio final. Este direito também foi concedido para o atual campeão entre 1938 e 2002, mas foi retirada do 2006 Copa do Mundo da FIFA em diante, exigindo que os campeões para se qualificar. Brasil, vencedores em 2002, foram os primeiros campeões para jogar jogos de qualificação.

Fase final

A fase final do torneio atual dispõe de 32 equipes nacionais que competem mais de um mês na nação (s) de acolhimento. Existem duas fases: a fase de grupos, seguida pela fase eliminatória.

Na fase de grupos, as equipes competem em oito grupos de quatro equipas cada. Oito equipes são semeadas, incluindo os anfitriões, com as outras equipes semeadas selecionado usando uma fórmula baseada no FIFA World Rankings e / ou performances nos últimos Copas do Mundo, e atraídos para grupos separados. As outras equipes são atribuídos a diferentes "panelas", geralmente com base em critérios geográficos, e equipes em cada pote são sorteados aleatoriamente para os oito grupos. Desde 1998, as restrições foram aplicadas para o sorteio para garantir que nenhum grupo contém mais de duas equipas europeias ou mais de um time de qualquer outra confederação.

Cada grupo tem um torneio round-robin, em que cada equipe está prevista para três jogos contra as outras equipas do mesmo grupo. A última rodada de jogos de cada grupo está agendada ao mesmo tempo preservar a equidade entre as quatro equipas. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para a fase eliminatória. Pontos são usados para classificar as equipes dentro de um grupo. Desde 1994, três pontos foram concedidos para uma vitória, um por empate e nenhum para uma perda (antes, vencedores receberam dois pontos).

A classificação de cada equipa em cada grupo é determinada como se segue:

  1. Maior número de pontos nas partidas do grupo
  2. Maior diferença de golos nos jogos do grupo
  3. Maior número de golos marcados nos jogos do grupo
  4. Se mais de uma equipe permanecem nível após a aplicação dos critérios acima, sua classificação será determinada da seguinte forma:
    1. Maior número de pontos na cabeça-de-cabeça jogos entre as equipas
    2. Maior diferença de golos na cabeça-de-cabeça jogos entre as equipas
    3. Maior número de golos marcados na cabeça-de-cabeça jogos entre as equipas
  5. Se algum dos times acima permanecem nível após a aplicação dos critérios acima, sua classificação será determinada por sorteio

A fase eliminatória é um torneio de eliminatória simples em que as equipes jogam entre si em jogos únicos, com tempo extra e pênaltis utilizado para decidir o vencedor, se necessário. Ela começa com a rodada de 16 (ou no segundo turno), em que o vencedor de cada grupo joga contra o segundo colocado de outro grupo. Isto é seguido pelas quartas-de-final, as meias-finais, o pelo terceiro lugar da prova (contestado pelos perdedores semifinalistas), ea final.

Hosts

Processo de seleção

Copas do Mundo primeiros foram entregues a países nas reuniões do Congresso da FIFA. Os locais eram controversas porque a América do Sul e Europa foram de longe os dois centros de força no futebol e viajar entre eles necessário três semanas por barco. A decisão de realizar o primeira Copa do Mundo no Uruguai, por exemplo, levou a apenas quatro nações européias concorrentes. As próximas duas Copas do Mundo foram ambas realizadas na Europa. A decisão de realizar a segunda delas na França foi disputada, como os países sul-americanos entenderam que o local seria alternar entre os dois continentes. Argentina e Uruguai boicotaram, assim, a Copa do Mundo FIFA 1938.

Uma vez que o Copa do Mundo FIFA 1958, para evitar boicotes ou controvérsia futuros, a FIFA começou um padrão de alternância entre os anfitriões das Américas e da Europa, que continuou até o Copa do Mundo FIFA de 1998. O Copa do Mundo de 2002 da FIFA, organizada conjuntamente pela Coreia do Sul e Japão, foi o primeiro realizado na Ásia, eo único torneio com múltiplos hosts. África do Sul tornou-se o primeiro país Africano para sediar a Copa do Mundo na 2010. O Copa do Mundo de 2014 será organizada pelo Brasil, a primeira realizada na América do Sul desde 1978 e será a primeira ocasião em Copas do Mundo consecutivas são realizadas fora da Europa.

O país anfitrião agora é escolhido em uma votação pelo Comité Executivo da FIFA. Isto é feito sob uma sistema de voto exaustiva. A associação nacional de futebol de um país que pretenda organizar o evento recebe uma "convenção de acolhimento" da FIFA, o que explica os passos e requisitos que são esperados a partir de um lance forte. A associação de licitação também recebe um formulário, a apresentação das quais representa a confirmação oficial da candidatura. Depois disso, um grupo de inspectores da FIFA designado visitar o país para identificar que o país cumpre os requisitos necessários para receber o evento e um relatório sobre o país é produzido. A decisão sobre quem vai sediar a Copa do Mundo é feito geralmente seis ou sete anos antes do torneio. No entanto, houve ocasiões em que as hostes de vários torneios futuros foram anunciados ao mesmo tempo, como foi o caso para a 2018 e 2022 Copas do Mundo, que foram adjudicados a Rússia e Qatar , respectivamente.

Para as Copas do Mundo de 2010 e 2014, a fase final é rodado entre confederações, permitindo que apenas os países da confederação escolhido (África em 2010, a América do Sul em 2014) para tentar sediar o torneio. A política de rotação foi introduzida depois da controvérsia em torno da vitória da Alemanha sobre a África do Sul na votação para sediar o 2006 torneio. No entanto, a política de rotação continental não vai continuar para além de 2014, portanto, qualquer país, exceto aqueles pertencentes a confederações que sediaram os dois torneios anteriores, pode aplicar como hospedeiros para Copas do Mundo a partir de 2018. Isto é em parte para evitar um cenário semelhante ao processo de licitação para o torneio de 2014, em que o Brasil foi o único candidato oficial.

Performances

Seis dos oito campeões ganharam um de seus títulos ao jogar em sua própria pátria, as exceções sendo Brasil, que terminou como vice-campeão depois de perder o decidindo jogo em casa, em 1950, e Espanha, que alcançou a segunda rodada em casa, em 1982. Inglaterra (1966) e França (1998), ganhou seus únicos títulos enquanto estiver jogando como nações anfitriãs. Uruguai (1930), Itália (1934) e Argentina (1978), ganhou seus primeiros títulos como nações anfitriãs, mas passaram a ganhar de novo, enquanto Alemanha (1974), ganhou seu segundo título em casa.

Outras nações também têm sido bem sucedidos quando que hospeda o torneio. Suécia (vice-campeão em 1958), Chile (terceiro lugar em 1962), Coreia do Sul (quarto lugar em 2002), e México (quartas de final em 1970 e 1986) têm todos os seus melhores resultados quando servir como hospedeiros. Até agora, África do Sul (2010) foi a única nação anfitriã a não avançar além da primeira rodada.

Resultados

Ano Hospedeiro Vencedores Ponto Runners-up Terceiro lugar Ponto Quarto lugar Número de equipes
1930
Detalhes
Uruguai
Uruguai
4-2
Argentina

Estados Unidos

Jugoslávia
13
1934
Detalhes
Itália
Itália
2-1
( após prolongamento)

Checoslováquia

Alemanha
3-2
Áustria
16
1938
Detalhes
França
Itália
4-2
Hungria

Brasil
4-2
Suécia
16/15

1950
Detalhes
Brasil
Uruguai

Brasil

Suécia

Espanha
16/13

1954
Detalhes
Suíça
Alemanha Ocidental
3-2
Hungria

Áustria
3-1
Uruguai
16
1958
Detalhes
Suécia
Brasil
5-2
Suécia

França
6-3
Alemanha Ocidental
16
1962
Detalhes
Chile
Brasil
3-1
Checoslováquia

Chile
1-0
Jugoslávia
16
1966
Detalhes
Inglaterra
Inglaterra
4-2
( após prolongamento)

Alemanha Ocidental

Portugal
2-1
União Soviética
16
1970
Detalhes
México
Brasil
4-1
Itália

Alemanha Ocidental
1-0
Uruguai
16
1974
Detalhes
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
2-1
Holanda

Polônia
1-0
Brasil
16
1978
Detalhes
Argentina
Argentina
3-1
( após prolongamento)

Holanda

Brasil
2-1
Itália
16
1982
Detalhes
Espanha
Itália
3-1
Alemanha Ocidental

Polônia
3-2
França
24
1986
Detalhes
México
Argentina
3-2
Alemanha Ocidental

França
4-2
( após prolongamento)

Bélgica
24
1990
Detalhes
Itália
Alemanha Ocidental
1-0
Argentina

Itália
2-1
Inglaterra
24
1994
Detalhes
Estados Unidos
Brasil
0-0
(3-2 p)

Itália

Suécia
4-0
Bulgária
24
1998
Detalhes
França
França
3-0
Brasil

Croácia
2-1
Holanda
32
2002
Detalhes
Coréia do Sul
& Japão

Brasil
2-0
Alemanha

Peru
3-2
Coreia Do Sul
32
2006
Detalhes
Alemanha
Itália
1-1
(5-3 p)

França

Alemanha
3-1
Portugal
32
2010
Detalhes
África do Sul
Espanha
1-0
( após prolongamento)

Holanda

Alemanha
3-2
Uruguai
32
  • AET: após prolongamento
  • p: depois de pênaltis
Notas
  1. ^ Não houve oficial da Copa do Mundo Terceiro Lugar jogo em 1930; Os Estados Unidos ea Iugoslávia perdeu nas meias-finais. FIFA reconhece agora os Estados Unidos como o terceiro colocado da Jugoslávia e que o quarto colocado da equipe, usando os registros globais das equipes no torneio.
  2. ^ Áustria desistiu após o empate como resultado do Anschluss com a Alemanha: alguns jogadores austríacos posteriormente se juntou ao esquadrão alemão, deixando o torneio com 15 equipes.
  3. ^ A b Não houve partida final oficial da Copa do Mundo em 1950. O vencedor do torneio foi decidido por um grupo de round-robin finais impugnadas por quatro equipes (Uruguai, Brasil, Suécia e Espanha). Coincidentemente, uma das últimas duas partidas do torneio opôs as duas equipes melhores classificados uns contra os outros, com 2-1 vitória do Uruguai sobre o Brasil, assim, muitas vezes sendo considerado como a final de facto da Copa do Mundo de 1950. Da mesma forma, o jogo entre as equipes com classificação mais baixa, disputada no mesmo tempo que o Uruguai contra Brasil, pode ser considerada igual a um terceiro lugar partida, com a vitória por 3-1 da Suécia sobre a Espanha assegurando que terminou em terceiro.
  4. ^ Apenas 13 equipas jogaram a Copa do Mundo FIFA de 1950. 16 equipes entraram os grupos semeando desenhar. No entanto, a Turquia e Escócia, ambas se retiraram antes do sorteio; França (eliminado na fase de qualificação) foi convidado como um substituto, deixando o torneio a ser realizada com 15 equipes. Após o sorteio, Índia e França tanto desistiu, então somente 13 equipes participaram do torneio.

Ao todo, 76 nações têm jogado em pelo menos uma Copa do Mundo. Destes, oito equipes nacionais ganharam a Copa do Mundo, e eles adicionaram estrelas para os seus emblemas, com cada estrela representa uma vitória da Copa do Mundo. (No entanto, o Uruguai são uma exceção a esta regra não escrita; eles escolhem para exibir quatro estrelas em seu crachá, representando suas duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 e 1928 e os seus dois títulos da Copa do Mundo em 1930 e 1950).

Com cinco títulos, o Brasil é o mais bem sucedido da equipe da Copa do Mundo e também a única nação a ter jogado em cada Copa do Mundo (19) até à data, e eles vão sediar o 20º em 2014. Itália (1934 e 1938) e Brasil (1958 e 1962) são os únicos países a ter ganho títulos consecutivos. Alemanha do Oeste (1982-1990) e no Brasil (1994-2002) são as únicas nações a aparecer em três finais consecutivas da Copa do Mundo. Alemanha fez a maioria dos top-quatro acabamentos, com doze anos, ao compartilhar o registro da maioria dos top-dois acabamentos com o Brasil, com sete.

Equipes que alcançam os quatro primeiros

Equipe Títulos Runners-up Terceiro lugar Quarto lugar Top 4
acabamentos
Brasil 5 ( 1958, 1962, 1970, 1994, 2002) 2 ( 1950 * , 1998) 2 ( 1938, 1978) 1 ( 1974) 10
Itália 4 ( 1934 * , 1938, 1982, 2006) 2 ( 1970, 1994) 1 ( 1990 * ) 1 ( 1978) 8
Alemanha ^ 3 ( 1954, 1974 * , 1990) 4 ( 1.966, 1982, 1986, 2002) 4 ( 1934, 1970, 2006 *, 2010) 1 ( 1958) 12
Argentina 2 ( 1978 * , 1986) 2 ( 1930, 1990) - - 4
Uruguai 2 ( 1930 * , 1950) - - 3 ( 1954, 1970, 2010) 5
França 1 ( 1998 * ) 1 ( 2006) 2 ( 1958, 1986) 1 ( 1982) 5
Inglaterra 1 ( 1966 * ) - - 1 ( 1990) 2
Espanha 1 ( 2010) - - 1 ( 1950) 2
Holanda - 3 ( 1974, 1.978, 2010) - 1 ( 1998) 4
Checoslováquia # - 2 ( 1934, 1962) - - 2
Hungria - 2 ( 1938, 1954) - - 2
Suécia - 1 ( 1958 * ) 2 ( 1950, 1994) 1 ( 1938) 4
Polônia - - 2 ( 1974, 1982) - 2
Áustria - - 1 ( 1954) 1 ( 1934) 2
Portugal - - 1 ( 1966) 1 ( 2006) 2
Estados Unidos - - 1 ( 1930) - 1
Chile - - 1 ( 1962 * ) - 1
Croácia - - 1 ( 1998) - 1
Peru - - 1 ( 2002) - 1
Jugoslávia # - - - 2 ( 1930, 1962) 2
União Soviética # - - - 1 ( 1966) 1
Bélgica - - - 1 ( 1986) 1
Bulgária - - - 1 ( 1994) 1
Coreia Do Sul - - - 1 ( 2002 * ) 1
* = Anfitriões
^ = Inclui resultados representando a Alemanha Ocidental entre 1954 e 1990
# = Estados que têm desde dividida em duas ou mais nações independentes

Melhores performances de zonas continentais

Até à data, a final da Copa do Mundo só foi contestado por Europeu e Equipes da América do Sul. Nações europeias ganharam dez títulos; Equipes sul-americanos ganharam nove. Apenas duas equipes de fora desses dois continentes já atingiu as meias-finais da competição: EUA ( Do Norte, América Central e Caribe) em 1930 e Coreia do Sul ( Ásia) que chegou às semifinais em 2002. O melhor resultado de um Time africano está a atingir as quartas-de-final: Camarões em 1990, Senegal em 2002 e Gana, em 2010. Apenas uma Qualificador da Oceania, Austrália em 2006, avançou para a segunda rodada.

Brasil, Argentina, e Espanha são as únicas equipes a ganhar uma Copa do Mundo fora do seu confederação continental; Brasil saiu vitorioso em Europa ( 1958), América do Norte ( 1970 e 1994) e Ásia ( 2002), a Argentina ganhou a Copa do Mundo norte-americano em 1986, enquanto a Espanha venceu a única Copa do Mundo Africano em 2010. Somente em três ocasiões tem Copas do Mundo consecutivas foram ganhas por equipas do mesmo continente - Itália e Brasil defendeu com sucesso seus títulos em 1938 e 1962, respectivamente, enquanto 2,010 triunfo da Espanha seguido da Itália em 2006.

Prêmios

No final de cada Copa do Mundo, os prêmios são apresentados aos jogadores e equipes para que não sejam as suas posições finais da equipe no torneio realizações. Atualmente seis prêmios:

  • O Bola de Ouro para o melhor jogador, determinado por um voto de membros da mídia (concedido pela primeira vez em 1982); a Bola de Prata ea Bola de Bronze são atribuídos aos jogadores que terminarem em segundo e terceiro na votação, respectivamente;
  • O Bota de Ouro (às vezes chamado a Bota de Ouro) para o artilheiro (concedido pela primeira vez em 1982, mas retrospectivamente aplicado a todos os torneios de 1930); mais recentemente, a Chuteira de Prata e Bronze a Chuteira de ter sido adjudicado o segundo e terceiro melhores goleadores, respectivamente;
  • O Golden Glove Award (anteriormente o Prêmio Yashin) para o melhor goleiro, decidido pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (concedido pela primeira vez em 1994);
  • O Prémio Jovem Jogador Melhor para o melhor jogador de 21 ou mais jovem idade no início do ano civil, decidido pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (concedido pela primeira vez em 2006).
  • O Fair Play da FIFA Troféu para a equipe com o melhor registo de fair play, de acordo com o sistema de pontos e os critérios estabelecidos pelo Comité de Fair Play da FIFA (concedido pela primeira vez em 1978);
  • O Equipe Mais Espetacular para a equipe que tem entretido o público a mais durante a Copa do Mundo, determinado por uma votação do público em geral (concedido pela primeira vez em 1994);

Um All-Star equipe composta dos melhores jogadores do torneio também foi anunciado para cada torneio desde 1998.

Registros e estatísticas

Dois jogadores compartilham o recorde de jogando na maioria das Copas do Mundo; Do México Antonio Carbajal (1950-1966) e Alemanha de Lothar Matthäus (1982-1998) ambos jogaram em cinco torneios. Matthäus jogou a Copa do Mundo mais jogos no geral, com 25 aparições. Alemanha Ocidental de Franz Beckenbauer (1966-1974) é o único jogador a ser nomeado para três Finals All-Star equipes.

Em novembro de 2007, a FIFA anunciou que todos os membros de esquadrões da Copa do Mundo-winning entre 1930 e 1974 estavam a ser retroativamente premiados com medalhas dos vencedores. Isso fez com que Brasil de Pelé o único jogador a ter vencido três medalhas dos vencedores da Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970, apesar de ele não jogar no final de 1962 devido a lesão), com 20 outros jogadores que ganharam medalhas de duas Taças. Seis jogadores ter recolhido todos os três tipos de Copa do Mundo medalhas (vencedores », Runner- ups ', e de terceiro lugar); cinco foram jogadores de Esquadrão da Alemanha Ocidental de 1966-1974 inclusive Franz Beckenbauer, eo mais recente foi da Itália Franco Baresi (1982, 1990, 1994).

O artilheiro geral em Copas do Mundo é o do Brasil Ronaldo, que marcou 15 gols (1998-2006). Alemanha de Miroslav Klose (2002-2010) e Alemanha Ocidental de Gerd Müller (1970-1974) está em segundo, com 14 gols. A quarta colocada goleador, France de Just Fontaine, detém o recorde de maior número de gols marcados em uma única Copa do Mundo; todos os seus 13 gols foram marcados no torneio de 1958.

Brasil de Mário Zagallo e Alemanha Ocidental de Franz Beckenbauer são as únicas pessoas até o momento de ganhar a Copa do Mundo como jogador e treinador. Zagallo ganhou em 1958 e 1962 como jogador e em 1970 como treinador principal. Beckenbauer ganhou em 1974 como capitão e em 1990 como treinador principal. Da Itália Vittorio Pozzo é o único treinador a vencer duas Copas do Mundo (1934 e 1938). Todas Copa do Mundo treinadores vencedores foram nativos do país que treinou para a vitória.

Entre as equipes nacionais, Alemanha ter jogado a maioria dos jogos da Copa do Mundo, com 99, enquanto o Brasil ter marcado mais golos Copa do Mundo, com 210. As duas equipes jogaram entre si apenas uma vez na Copa do Mundo, na 2002 final.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=FIFA_World_Cup&oldid=543371689 "