Conteúdo verificado

El Salvador

Assuntos Relacionados: Americas ; Países

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

República de El Salvador
República de El Salvador    (Espanhol)
Bandeira Brasão
Lema: "Dios, Unión, Libertad"    (Espanhol)
"Deus, União, Liberdade"
Anthem: Himno Nacional de El Salvador
Capital
e maior cidade
San Salvador
13 ° 40'N 89 ° 10'W
Línguas oficiais Espanhol
Grupos étnicos 90% Mestizo , 9% Branco ( Espanhol, Italiano, Franceses, suíços , outros), 1% Ameríndia ( Pipil, Lenca)
Demonym Salvadorenho
Governo Presidencial república
- Presidente Mauricio Funes
Independência
- a partir de Espanha 15 de setembro de 1821
- do Primeiro Império Mexicano 1823
- do Federação Centro-Americana 1842
Área
- Total 21.040 km 2
8124 sq mi
- Água (%) 1.4
População
- Julho 2009 estimativa 7.185.218 ( 99)
- Censo de 2007 5744113
- Densidade 341,5 / km 2 ( 47)
884,4 mi / sq
PIB ( PPP) 2008 estimativa
- Total 43.748 milhões dólares
- Per capita $ 7,564
PIB (nominal) 2008 estimativa
- Total 22,115 bilhões dólares
- Per capita 3823 dólares
Gini (2002) 52,4
alto
HDI (2007) Aumentar 0,747
Erro: Invalid valor do IDH · 106
Moeda Dólar 2 ( USD )
Fuso horário ( UTC-6)
Unidades no direito
Chamando código +503 1
Código ISO 3166 SV
TLD Internet .sv
1. As companhias telefônicas (participação de mercado): Tigo (45%), Claro (25%), Movistar (24%), a Digicel (5,5%), Vermelho (0,5%).
2. O dólar norte-americano é a moeda em uso. A informação financeira pode ser expresso em dólares e em Colón de El Salvador, mas ele está fora de circulação. http://www.bcr.gob.sv/ingles/integracion/ley.html

El Salvador ( espanhol : República de El Salvador, que significa literalmente "República do Salvador", o nome original no Nahuatl era Cōzcatlān) é o menor e também o país mais densamente povoado na América Central . Faz fronteira com o Oceano Pacífico entre Guatemala e Honduras . Encontra-se no Golfo de Fonseca, como faz Honduras e Nicarágua mais ao sul.

Tem uma população de aproximadamente 7,2 milhões de pessoas a partir de 2009. A capital San Salvador é, por alguma distância, a maior cidade da república. Em 2001 El Salvador deixou cair sua própria moeda, o colón, e adotou o dólar norte-americano em seu lugar.

História

Na época da conquista espanhola, os habitantes da parte ocidental de El Salvador, o Pipil chamada que parte do país Cuzcatlan, que em Pipil significa "terra de coisas preciosas."

Domínio espanhol

No início do século XVI, os espanhóis conquistadores aventurou em portos para estender seu domínio para a área. Eles chamaram a terra "Nuestro Señor Provincia De Jesucristo El Salvador Del Mundo" ("Província de Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do Mundo"), que foi posteriormente abreviado para "El Salvador".

Pedro de Alvarado enviou uma expedição para a região da Guatemala em 1524, mas a Pipil os expulsaram em 1526. Em 1528 ele enviou uma segunda expedição, que conseguiu, e os espanhóis fundaram sua primeira capital em El Salvador em um lugar conhecido hoje como Ciudad Vieja, o primeiro site da Villa de San Salvador, a 10 km. sul de Suchitoto. Este capital foi ocupada a partir de 1528 até 1545, quando foi abandonado, ea capital mudou-se para San Salvador, onde moderno é hoje.

Para o fim de 1810, uma combinação de fatores internos e externos permitiu que as elites da América Central numa tentativa de conquistar a independência da coroa espanhola. Os fatores internos foram principalmente o interesse das elites teve em controlar os territórios que pertencem, sem envolvimento das autoridades espanholas. Os fatores externos foram o sucesso do Francês e Revoluções americana no século XVIII e do enfraquecimento do poder militar da coroa espanhola por causa de suas guerras contra França napoleônica.

O movimento de independência foi consolidado em 5 de Novembro de 1811, quando o padre salvadorenho, José Matias Delgado, soou os sinos da Iglesia La Merced, em San Salvador, fazer uma chamada para a insurreição. Depois de muitos anos de lutas internas, o Acta de Independencia (ato da independência) da América Central foi assinado na Guatemala em 15 de setembro de 1821. Quando estas províncias foram apensos com o México no início de 1822, El Salvador resistiu, insistindo na autonomia para a Central países da América. Após batalhas menores as resistências foram reconhecidos na formação de um novo país.

Independência

Em 1823, o Províncias Unidas da América Central foi formada pelos cinco estados centro-americanos sob o general Manuel José Arce. Quando esta federação foi dissolvida em 1839, El Salvador tornou-se uma organização independente república. Início da história de El Salvador como um Estado independente foi marcada por revoluções frequentes.

De 1872 a 1898, El Salvador foi uma força motriz na tentativa de restabelecer um istmo federação. Os governos de El Salvador, Honduras e Nicarágua formaram a Maior República da América Central através do Pacto de Amapala em 1895. Guatemala e Costa Rica considerou ingressar na República Maior (que foi rebatizada o Estados Unidos da América Central, quando a sua constituição entrou em vigor em 1898), mas nenhum dos dois países o fizeram. Esta união, que tinha planejado para estabelecer sua capital em Amapala na Golfo de Fonseca, não sobreviveu um golpe de Estado em El Salvador em 1898.

Os enormes lucros que café renderam como uma monocultura de exportação servido como um impulso para o processo pelo qual a terra tornou-se concentrado nas mãos de uma oligarquia de poucas famílias. Uma sucessão de presidentes das fileiras da oligarquia salvadorenha, nominalmente ambos conservador e liberal , ao longo da última metade do século XIX em geral concordaram com a promoção do café como o predominante colheita de dinheiro, no desenvolvimento de infra-estruturas ( estradas de ferro e instalações portuárias), principalmente em apoio do comércio do café, sobre a eliminação da propriedade da terra comunais para facilitar ainda mais a produção de café, na passagem de anti- leis de vadiagem para garantir que deslocou camponeses e outros residentes rurais fornecida suficiente trabalho para as fincas de café ( plantações), e sobre a repressão do descontentamento rural. Em 1912, a Guarda Nacional foi criado como uma força policial rural.

A indústria do café cresceu inexoravelmente em El Salvador e desde que a maior parte do apoio financeiro do governo através de importação direitos sobre bens importados com os estrangeiros moedas que as vendas de café ganhos.

Século 20

Monumento El Salvador del Mundo (Monumento ao Salvador do Mundo)

A economia foi baseada em depois de meados do século 19, o cultivo do café e, como o mercado mundial de índigo secou, prosperou ou sofrido como o preço mundial do café oscilou. Presidente El Salvador Tomas Regalado chegou ao poder pela força em 1898 e seu regime durou até 1903. Ele reiniciou designar sucessores presidenciais. Até 1913 El Salvador tinha sido politicamente estável, mas não havia o descontentamento popular, bem como, presidente Araujo foi morto e há muitas hipóteses para seu assassinato.

Em seguida, ele foi seguido pela dinastia Melendez-Quinonez que durou desde 1913 até 1927. Pio Romero Bosque, ex-ministro do Governo conseguiu presidente Jorge Melendez e em 1930 ele anunciou eleições livres em que Ing. Arturo Araújo chegou ao poder em 1º de março de 1931. Seu governo durou apenas 9 meses. Seu Partido Trabalhista não tinham experiência política e de governo e muitos membros do partido Labor usado escritórios do governo ineficiente.

Naquele ano, Farabundo Marti voltou do exílio que foi encomendado por Romero Bosque, mandando-o para a Califórnia e passar o tempo em San Pedro Escritório de Imigração. Ele foi visitado por alguns esquerdistas locais. Presidente Romero Bosque mandaram embora antes das próximas eleições presidenciais 1930 para suas atividades comunistas. Presidente Araujo enfrentou o descontentamento popular como as pessoas esperavam reformas económicas e terra. As manifestações começaram desde a primeira semana de seu governo em frente ao Palácio Nacional. Seu ministro da Guerra era o general Maximiliano Martinez Hernandez e diretor da Polícia Nacional seu Mr. Rochac que era o irmão presidente em lei.

Um golpe de Estado foi organizado por oficiais subalternos e a primeira greve começou no Primeiro Regimento de Infantaria em frente ao Palácio Nacional, no centro de San Salvador e somente o primeiro regimento do Calvário e da Polícia Nacional era leal ao presidente e defendeu-o ( a Polícia Nacional tinha sido pago sua folha de pagamento), mas mais tarde naquela noite de dezembro de 1931, depois de horas de luta militar e em menor número se rendeu à revolução militar.

A Direcção composta por oficiais tinham atrás de uma figura sombria, que é contada por Thomas Anderson em seu livro Matanza, seu nome era Rodolfo Duke, um homem rico e também General Martinez. As causas da revolta são principalmente suposto ser para o descontentamento do exército contra o presidente Araujo para não pagar o exército por alguns meses. Araujo deixou o Palácio Nacional e mais tarde tentou organizar para derrotar a revolta, mas não conseguiu.

O Ministro dos Estados Unidos em El Salvador reuniu-se com a Direcção e mais tarde reconheceu o governo com o vice-presidente Martinez, que concordou em ter eleições presidenciais posteriores. (Martinez renunciou em 1934, seis meses antes das eleições presidenciais de ser capaz de concorrer à presidência e, em seguida, como o único candidato ganhou a decisão eleição 1935-1939 e 1939-1943 e, finalmente, começou seu quarto mandato em 1944, mas renunciou em maio após a greve geral. Martinez disse que ia a respeitar a Constituição, que disse que não podia ser reeleito, mas não o fez).

De dezembro de 1931, o ano do golpe de Estado em que Gen. Maximiliano Hernández Martínez chegou ao poder, houve repressão brutal de resistência rural. O acontecimento mais notável foi o levante camponês salvadorenho fevereiro 1932, comumente referido como La Matanza (o massacre), organizada pela Farabundo Martí e com líderes como Abel Cuenca, e outras pessoas acadêmicas como Alfonso Luna e Mario Zapata. Apenas Abel Cuenca sobreviveu, os outros comunistas foram mortos pelo governo.

Em Western El Salvador centenas de camponeses tinham revolta e causou também a barbárie, mas esta foi esmagado pelo exército, que não só matou os camponeses revolucionários, mas também pessoas inocentes. O número de massacre é estimado em 300.000. A barbárie dos camponeses revolucionários era tal que, mesmo não havia uma ordem de Farabundo Marti dizendo para matar os ricos proprietários de terras de uma só vez e apenas deixar as crianças vivem.

Este anúncio foi recebido pelos oficiais militares e ações muito graves foram feitas contra os rebeldes. Altos oficiais como Jose Calderon conduzir as expedições para as cidades de Nahuizalco, Juayua, Apaneca e Izalco. Feliciano Ama, um líder indígena, foi enforcado e este evento foi mostrado em selos dos Correios da época. Desde então a partir 1932-1979 oficiais militares realizada no Escritório Central, com alguns presidentes com mais repressão do que outros. Problemas El Salvador incluídos salários minimun desleais, a repressão contra os estudantes e manifestações gerais e fraude eleitoral.

O PDC e os partidos PCN

Em 1960, dois partidos políticos nasceram e ainda estão ativos na política do Partido Democrata Cristão (PDC) e do Partido de Conciliação Nacional (PCN). Ambos partilhavam ideais tanto, mas uma representada a classe média eo segundo o Exército.

O líder da oposição José Napoleón Duarte a partir de ( PDC) foi o prefeito de San Salvador desde 1964-1970, vencendo três eleições durante o regime Jose Adalberto Rivera. (Este presidente permitiu eleições livres para Prefeitos e da Assembleia Nacional) O Sr. Duarte depois correu para presidente, mas foi derrotado nas eleições presidenciais de 1972 com UNO (União Nacional Oppossition), o PCN oficial foi declarado vencedor com o ex-ministro do Interior Col. Arturo Armando Molina. Duarte, em algum pedido oficiais, apoiou uma revolta para a fraude eleitoral, mas foi capturado, torturado e mais tarde exilado. Duarte voltou ao país em 1979 para entrar na política depois de trabalhar em projetos Venezuela como engenheiro.

O outubro 1979 Golpe de Estado

Em outubro de 1979, um golpe de Estado levado Junta Revolucionária de Governo de El Salvador ao poder. Ele nacionalizou muitas empresas privadas e assumiu terra muito de propriedade privada. O objectivo desta nova junta era para parar o movimento revolucionário já em curso por causa da eleição roubada de Duarte. No entanto, a oligarquia oposição reforma agrária e uma junta formada com jovens elementos liberais do Exército, como Gral. Majano e Gral. Gutierrez, bem como os progressistas, como Ungo e Alvarez.

Devido à pressão da oligarquia firme ea incapacidade de controlar o Exército na repressão o seu próprio povo, porque eles estavam lutando por seu direito de se sindicalizar, a reforma agrária, melhores salários, saúde, liberdade de expressão, esta Junta foi dissolvido. Entretanto, o movimento guerrilheiro estava se espalhando em todos os setores da sociedade salvadorenha. E ensino médio os alunos foram organizados em MERS (Movimiento Estudiantil Revolucionário de Secundaria, Movimento Revolucionário dos Estudantes Secundários); estudantes universitários estavam envolvidos com Ageus (Associação de Estudiantes Universitários Salvadoreños; Associação dos Estudantes Universitários de El Salvador); trabalhadores foram organizados em BPR (Bloque Popular Revolucionário, Bloco Popular Revolucionário).

Os EUA apoiaram e financiaram a criação de uma segunda Junta de mudar o ambiente político e impedir a propagação de uma insurreição de esquerda. Napoleon Duarte foi lembrado de seu exílio na Venezuela para dirigir esta nova Junta. No entanto, uma revolução já estava em andamento e seu novo papel como chefe da Junta foi visto como oportunista pela população em geral. Ele era incapaz de influenciar o resultado do movimento insurreicional e isto resultou no Guerra Civil de El Salvador (1980-1992).

Guerra Civil (1980-1992)

O Guerra Civil de El Salvador foi predominantemente travada entre o governo de El Salvador e uma coalizão de quatro grupos de esquerda e um grupo comunista conhecido como Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN). Esta coligação foi organizada em 1980, após Fidel Castro de Cuba pediu que haja uma frente comum. Castro teve muita influência na região e desde armas através do território da Nicarágua (então nas mãos do presidente Ortega).

Atividade subversiva começou com "El Grupo" (um grupo que mais tarde seria chamado ERP) e também a FPL que iniciou as atividades após Cayetano Carpio (seu líder) quebrou na ideologia do Partido Comunista da extinta El Salvador (PCES). Em 1970, a força de guerrilha FPL foi pequeno e não tinha treinamento militar. Mais tarde, a FPL foi uma das maiores organizações dentro da coalizão FMLN.

No início do conflito, os PCES não acreditava em tomar o poder pela força, mas através de eleições. O ERP cisão, criando o RN (Resistência Nacional) depois que os líderes de ERP matou o poeta Roque Dalton esquerdista, a quem eles acreditavam ter espionado para a CIA americana. Cerca de 75.000 pessoas foram mortas na guerra. A guerra civil de El Salvador foi travada no contexto mundial da Guerra Fria , com Cuba ea URSS apoiando os rebeldes marxistas-leninistas e os Estados Unidos apoiando o governo salvadorenho militar de direita.

Em 16 de janeiro de 1992, o governo de El Salvador representado pelo presidente Alfredo Cristiani ea guerrilha representados pelos comandantes dos cinco grupos guerrilheiros como Shafick Handal, Joaquin Villalobos, Salvador Sanchez Ceren, Francisco Jovel e Eduardo Sancho assinou os acordos de paz pondo fim a uma guerra civil 12 anos no Castelo Chapultepec, no México. A comunidade internacional estava presente e houve grande admiração porque após a assinatura do presidente, ele levantou-se e apertou a mão a todos os agora ex-comandantes da guerrilha. Os Acordos de Paz incluiu a redução do Exército, o disolution da Polícia Nacional, Polícia Tesouro e da Guarda Nacional. O disolution da Defesa Civil, um grupo paramilitar. A organização de uma nova Polícia Civil eo fim da impunidade com que o governo deixaria recomendação de uma Comissão da Verdade.

Final do século 20

De 1989 até 2004, os salvadorenhos favorecida Aliança Republicana Nacionalista (ARENA) do partido, os presidentes da ARENA votar em todas as eleições ( Alfredo Cristiani, Armando Calderón Sol, Francisco Flores Pérez, Antonio Saca).

Reformas econômicas desde o início dos anos 1990 trouxeram grandes benefícios em termos de melhoria das condições sociais, a diversificação de seu setor exportador, e acesso aos mercados financeiros internacionais a nível do grau de investimento, enquanto o crime continua a ser um grande problema para o clima de investimento.

Século 21

Com o governo de ARENA e as tentativas frustradas do partido de esquerda para ganhar uma eleição, eles decidiram mudar a sua tradição, selecionando como candidato, um jornalista, em vez de um de seus ex-líderes da guerrilha. Em 15 de março de 2009, Mauricio Funes, uma figura de televisão não associadas com milícias de esquerda, tornou-se o primeiro presidente do Partido FMLN. Ele foi inaugurado em 1 de Junho de 2009. Um dos focos do governo Funes está revelando a suposta corrupção do governo passado.

Política

O quadro político de El Salvador é um presidencial representativo democrático república com um sistema multi-partidário multiforme. O Presidente de El Salvador, atualmente Mauricio Funes, é tanto chefe de Estado e chefe de governo. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido no governo e no Assembleia Legislativa. O Judiciário do Legislativo.

Departamentos e municípios

El Salvador é dividido em 14 departamentos (departamentos), que, por sua vez, estão subdivididas em 262 municípios (municípios).

Nomes de departamento e as abreviaturas para os 14 departamentos de El Salvador:

  1. AH Ahuachapán
  2. CA Cabañas
  3. CH Chalatenango
  4. CU Cuscatlán
  5. LI La Libertad
  6. PA La Paz
  7. ONU La Unión

8. MO Morazán
9. SM San Miguel
10. SS San Salvador
11. SV San Vicente
12. SA Santa Ana
13. SO Sonsonate
14. EUA Usulután

Departamentos de El Salvador

Geografia

Mapa de relevo protegido de El Salvador
O Jiboa Vale cênica e San Vicente vulcão
Praia em Playa Los Cóbanos.

El Salvador está localizado na América Central. Tem uma área total de 8.123 milhas quadradas (21.040 quilômetros de ²) (sobre o tamanho de New Jersey). É o menor país da América continental e é carinhosamente chamado de " Tom Thumb das Américas "(" Pulgarcito de América "). Ele tem 123,6 milhas quadradas (320 km²) de água dentro de suas fronteiras.

Vários pequenos rios fluem através de El Salvador para o Oceano Pacífico, incluindo a Goascorán, Jiboa, Torola, Paz ea Río Grande de San Miguel. Apenas o maior rio, o Rio Lempa, que flui de Guatemala e Honduras através de El Salvador para o oceano, é navigatable para o tráfego comercial.

Crateras vulcânicas incluir lagos, o mais importante dos quais são Lago Ilopango (70 km² / 27 sq mi) e Lake Coatepeque (26 km² / 10 sq mi). Lago de Güija é o maior lago natural de El Salvador (44 km² / 17 sq mi). Vários lagos artificiais foram criadas pelo represamento do Lempa, a maior das quais é Embalse Cerrón Grande (135 km²).

El Salvador faz fronteira com a Guatemala e Honduras. É o único da América Central país que não tem uma Costa do Caribe. O ponto mais alto no país é Cerro El Pital em 8.957 pés (2.730 m), que faz fronteira com Honduras .

Inquérito marcador na cimeira de Cerro El Pital

Clima

El Salvador tem um clima tropical com estações secas e úmidas pronunciadas. As temperaturas variam principalmente com elevação e mostram pouca variação sazonal. As planícies pacíficas são uniformemente quente; platô e de montanha áreas centrais são mais moderados. A estação chuvosa se estende de maio a outubro. Quase toda a precipitação anual ocorre durante este tempo, e os totais anuais, particularmente sobre virado a sul encostas das montanhas, pode ser tão elevada como 217 centímetros (85 polegadas).

Áreas protegidas e do planalto central recebem menos, embora ainda significativa, de montantes. As chuvas durante esta temporada geralmente vem de baixa pressão sobre o Pacífico e geralmente cai em trovoadas à tarde pesados. furacões formam ocasionalmente no Pacífico, com a notável exceção do furacão Mitch .

De novembro a abril, o nordeste ventos alísios controlar os padrões climáticos. Durante estes meses, o ar flui do Caribe perdeu a maior parte da precipitação durante a passagem sobre as montanhas em Honduras . Até o momento este ar atinge El Salvador, é seco, quente, e obscura.

Desastres naturais

A deslizamento de terra causado por um dos 2001 terremotos de El Salvador

El Salvador encontra-se ao longo da Anel de Fogo do Pacífico, e é, portanto, sujeitas a significativa atividade tectônica, incluindo freqüentes terremotos e vulcânica atividade. Exemplos recentes incluem o terremoto em 13 de janeiro de 2001, que mediu 7,7 na Escala Richter e causou um deslizamento de terra que matou mais de oitocentas pessoas; e um outro terremoto apenas um mês após a primeira, em 13 de fevereiro de 2001, matando 255 pessoas e danificando cerca de 20% das habitações do país. Felizmente, muitas famílias foram capazes de encontrar a segurança dos deslizamentos de terra causados pelo terremoto.

A área de San Salvador foi atingida por terremotos em 1576, 1659, 1798, 1839, 1854, 1873, 1880, 1917, 1919, 1965, 1986, 2001 e 2005. A 5,7 M w -earthquake de 1986 resultaram em 1.500 mortes, 10.000 feridos e 100.000 pessoas ficaram desabrigadas.

Mais recente erupção vulcânica destrutiva de El Salvador teve lugar no dia 1 de outubro de 2005, quando a Ilamatepec expeliu uma nuvem de cinzas, lama quente e rochas, que caiu em aldeias vizinhas e causou duas mortes. A erupção vulcânica mais grave nesta área ocorreu no século 5 dC, quando o Ilopango irrompeu com um VEI força de 6, produzindo generalizada fluxos piroclásticos e devastadores cidades maias .

A posição de El Salvador no oceano Pacífico também torna mais sujeito a severas condições climáticas, incluindo tempestades pesadas e severas secas , ambos os quais podem ser feitas mais extrema pelo El Niño e La Niña efeitos. No verão de 2001, uma seca severa destruiu 80% das lavouras do país, causando a fome no campo. Em 4 de outubro de 2005, chuvas severas resultaram em inundações e perigoso deslizamentos de terra, o que causou um mínimo de cinquenta mortes. Localização de El Salvador na América Central também o torna vulnerável a furacões que saem da Caribe, porém esse risco é muito menor do que para outros países da América Central.

O Ilamatepec em El Salvador é atualmente dormente, mas enquanto ele ainda estava em erupção era muito perigoso. Lago de Coatepeque (um dos lagos de El Salvador) foi causada por uma enorme erupção.

Economia

Algodão no campo Departamento de Usulután

De acordo com FMI e CIA World Factbook, El Salvador tem a terceira maior economia da região (atrás de Costa Rica e Panamá) ao comparar nominal do Produto Interno Bruto e compra PIB poder. PIB de El Salvador per capita é de US $ 6.200, no entanto, este " país em desenvolvimento "ainda está entre os 10 países mais pobres da América Latina.

A maior parte da economia de El Salvador tem sido prejudicado por catástrofes naturais, como terremotos e furacões, mas El Salvador tem atualmente uma economia em constante crescimento.

PIB em paridade de poder aquisitivo (PPP) em 2008 foi estimado em USD 43.940 milhões dólares. O setor de serviços é o maior componente do PIB em 64,1%, seguido pelo setor industrial em 24,7% (2008 est.). A agricultura representa apenas 11,2% do PIB (2008 est.).

O PIB vem crescendo desde 1996 a uma taxa anual que calcula a média de 3,2% de crescimento real. O governo tem recentemente o compromisso de iniciativas de livre mercado e taxa de crescimento real do PIB de 2007 foi de 4,7%.

Em dezembro de 1999, as reservas internacionais líquidas igualaram US $ 1,8 bilhões, ou cerca de cinco meses de importações. Tendo esse buffer moeda forte para trabalhar, o governo salvadorenho empreendeu um plano de integração monetária a partir de 1º janeiro de 2001 por que o dólar americano tornou-se moeda legal juntamente com o Colón de El Salvador e toda a contabilidade formal foi feito em dólares americanos. Desta forma, o governo tem formalmente limitado a sua possibilidade de implementação de políticas monetárias de mercado aberto para influenciar as variáveis de curto prazo na economia. A partir de Setembro de 2007, líquida As reservas internacionais foi de 2,42 bilhões dólares americanos.

Em 2004, o colón deixou de circular e é agora nunca utilizado no país para qualquer tipo de transação.

San Salvador

Um desafio em El Salvador tem vindo a desenvolver novos sectores de crescimento para uma economia mais diversificada. Como muitas outras ex-colônias, por muitos anos El Salvador foi considerado uma economia mono-exportação (uma economia que dependia fortemente de um tipo de exportação). Durante o período colonial, o espanhol decidiu que El Salvador seria produzir e exportar índigo, mas após a invenção de corantes sintéticos no século 19, as autoridades salvadorenhas e do Estado moderno recém-criado virou-se para o café como o principal produto de exportação.

Por muitas décadas, o café foi uma das poucas fontes de moeda estrangeira na economia salvadorenha. O Guerra Civil de El Salvador na década de 1980 e da queda dos preços internacionais do café na década de 1990 pressionou o governo salvadorenho para diversificar a economia.

Há 15 zonas de comércio livre em El Salvador. O maior beneficiário foi o indústria maquila, que fornece 88.700 empregos diretos, e consiste principalmente de fornecimento de mão de obra para o corte e montagem de roupa para exportação para os Estados Unidos.

El Salvador assinaram o Acordo Centro-Americano de Livre Comércio (CAFTA) - negociado pelos cinco países da América Central ea República Dominicana - com os Estados Unidos em 2004. CAFTA exige que o governo salvadorenho adotar políticas que promovam livre comércio. El Salvador assinou acordos de livre comércio com o México, Chile , República Dominicana e Panamá e aumentou seu comércio com esses países. El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua também estão a negociar um acordo de livre comércio com o Canadá. Em outubro de 2007, esses quatro países e Costa Rica começou negociações de acordos de livre comércio com a União Europeia. As negociações começaram em 2006 para um acordo de livre comércio com a Colômbia .

El Salvador tem uma das menores cargas tributárias do continente americano (cerca de 11% do PIB). O governo tem focado na melhoria da coleção de sua atual As receitas com foco em impostos indirectos. Um 10% valor adicionado fiscal (IVA em espanhol), implementado em setembro de 1992, foi elevada para 13% em julho de 1995. O IVA é a maior fonte de receitas, representando cerca de 52,3% do total as receitas fiscais em 2004.

A inflação tem sido constante e entre os mais baixos da região. Desde 1997, a inflação foi em média de 3%, com os últimos anos aumentando para cerca de 5%. De 2000 a 2006 as exportações totais cresceram 19% em relação a 2940 milhões dólares americanos para 3510 milhões dólares. Durante este mesmo período as importações totais aumentaram 54% de $ 4.95 bilhões para 7,63 bilhões dólares. Isso resultou em um aumento de 102% no déficit comercial de 2010 milhões dólares para 4,12 bilhões dólares.

As remessas de salvadorenhos que vivem e trabalham nos Estados Unidos, enviou para a família em El Salvador, são uma importante fonte de estrangeiro renda e compensar o substancial défice comercial de 4120 milhões dólares. As remessas têm aumentado de forma constante na última década e atingiu uma alta de todos os tempos de 3,32 bilhões dólares em 2006 (um aumento de 17% em relação ao ano anterior). cerca de 16,2% do produto interno bruto (PIB).

As remessas tiveram efeitos positivos e negativos sobre El Salvador. Em 2005, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza em El Salvador foi de 20%, de acordo com um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, as remessas sem o número de salvadorenhos que vivem em extrema pobreza subiria para 37%. Embora os níveis de educação salvadorenhos têm subido, as expectativas salariais subiram mais rapidamente do que qualquer habilidades ou produtividade. Por exemplo, alguns salvadorenhos já não estão dispostos a aceitar empregos que lhes pagam menos do que aquilo que recebem mensalmente de familiares no estrangeiro. Isto levou a um afluxo de hondurenhos e nicaragüenses que estão dispostos a trabalhar para o salário vigente. Além disso, a propensão local para consumo sobre o investimento aumentou. Dinheiro de as remessas também têm aumentado os preços de algumas commodities, como o imobiliário. Muitos salvadorenhos no exterior que ganham salários muito mais altos podem pagar preços mais elevados para casas em El Salvador do que os salvadorenhos locais e, assim, empurrar para cima os preços que todos os salvadorenhos têm de pagar.

Demografia

El Salvador tem faltado dados demográficos autoritária por muitos anos porque, entre 1992 e 2007, um censo nacional não havia sido realizada. Antes do censo de 2009, os padrões de crescimento populacional levou muitos funcionários (inclusive dentro do governo salvadorenho) para estimar o tamanho da população do país em entre 7,1 e 7,2 milhões de pessoas. No entanto, em 12 de maio de 2008, Ministério da Economia de El Salvador finalmente lançado estatísticas recolhidas no censo do Maio anterior. Estes dados apresentam um valor surpreendentemente baixo para a população total - 7.185.218. Desafios para o censo de 2009, sobre uma série de motivos são próximas.

Noventa por cento da população é mestiça (mixed Nativo americano e Origem espanhola). Nove por cento relatar sua raça como sendo branco; esta população é principalmente de Ascendência espanhola, incluindo alguns dos Francês, Alemão, Suíça, e Ascendência italiana. El Salvador é de 1% indígena, principalmente Pipil, Lenca e Kakawira (Cacaopera). Muito pouco Os nativos americanos têm mantido seus nativos costumes, tradições ou idiomas, especialmente na sequência do deliberado 1932 massacres em que o Salvadorenho militar assassinado em algum lugar entre 20.000 e 30.000 camponeses.

El Salvador é o único país da América Central que não tem nenhuma população Africano visível por causa de sua falta de uma costa atlântica eo subsequente acesso ao comércio de escravos como ocorreu ao longo da costa leste do continente. Além disso, Geral Maximiliano Hernández Martínez instituiu leis raciais em 1930 que realmente proibida negros de entrar no país em tudo e não foi até a década de 1980 que esta lei foi removido.

Entre os poucos grupos de imigrantes que chegaram a El Salvador, Cristãos palestinos se destacam. Embora em número reduzido, os seus descendentes têm alcançado grande poder econômico e político no país, como evidenciado pelo ex-presidente agora Antonio Saca - cujo adversário nas eleições de 2004, Schafik Handal, também era de ascendência palestina - e as empresas de construção e florescentes comerciais, industriais detidas por eles.

A cidade capital de San Salvador tem cerca de 2,1 milhões de pessoas; estima-se que 42% da população de El Salvador vivem em áreas rurais. A urbanização se expandiu a uma taxa fenomenal em El Salvador desde 1960, dirigindo milhões para as cidades e criando problemas de crescimento para cidades ao redor do país.

No primeiro semestre de 2007 La Policía Nacional Civil de El Salvador estatísticas mostraram números menores em homicídio e extortions bem como roubo e roubo de veículos. Em 2007 homicídios em El Salvador tinha reduzido 22%, extorsões reduzida de 7%, e roubo e furto de veículos tinha descido 18%, todos em comparação com o mesmo período de 2006 .. No entanto, em 2009, houve um aumento no número de homicídios e extorsions de cerca de 30% mais do que em 2008, de acordo com algumas estatísticas

A partir de 2004, havia aproximadamente 3,2 milhões de salvadorenhos que vivem fora de El Salvador, com os EUA tradicionalmente ser o destino de escolha dos salvadorenhos à procura de melhores oportunidades econômicas. Salvadorenhos também vivem nas proximidades de Belize , Guatemala , Honduras e Nicarágua . A maioria dos expatriados emigraram durante a guerra civil da década de 1980 por razões políticas e mais tarde por causa das condições econômicas e sociais adversas. Outros países com comunidades salvadorenhas notáveis incluem Canadá, México, Reino Unido (incluindo as Ilhas Cayman ), Suécia, Brasil , Itália, Colômbia e Austrália. Há também uma grande comunidade de nicaragüenses , 100.000 de acordo com algumas figuras, muitos deles são imigrantes sazonais.

Língua

O espanhol é a língua oficial e é falado por quase todos os habitantes (alguns povos indígenas ainda falam suas línguas nativas, mas todos falam espanhol). Inglês também é falado por cerca de toda a república. Muitos salvadorenhos têm estudado ou vivido em países de língua Inglês (principalmente os EUA, mas também Canadá e Austrália ), incluindo muitos jovens salvadorenhos deportados dos Estados Unidos, muitos dos quais haviam crescido falando apenas Inglês.Além disso, hoje todas as escolas públicas ensinar Inglês como um curso obrigatório, tanto na escola primária e secundária.

O local em espanhol vernáculo é chamado Caliche . Nahuat é a língua indigeous que sobreviveu, embora ele só é usado por pequenas comunidades de salvadorenhos idosos no oeste de El Salvador. Salvadorenhos também usam voseo, como no Uruguai e Argentina; referindo-se a segunda pessoa como "vos" em vez de "tú".

Religião

De acordo com uma pesquisa realizada em 2008, 52,6% dos moradores de El Salvador estãocatólica, e 27,9% sãoprotestantes.Anglicana,Presbiteriana,Metodista, eas igrejas adventistas do sétimo dia estão crescendo, assim como aspentecostais e Mórmons

Saúde

Para o período 2005-2010 El Salvador tem a terceira mais baixa taxa de natalidade na América Central, 22,8 por mil. No entanto, tem a mais alta taxa de morte na América Central durante o mesmo período, 5,9 por mil. De acordo com a mais recente das Nações Unidas levantamento, a expectativa de vida para os homens foi de 68 anos e 74 anos para as mulheres. Expectativa de vida saudável foi de 57 para os homens e 62 para as mulheres em 2003. Há cerca de 148 médicos por 100.000 pessoas.

Cultura

Folclore ballet em El Salvador, exibindo trajes tradicionais.

A Igreja Católica tem um papel importante na cultura salvadorenha. Arcebispo Oscar Romero é um herói nacional por seu papel em falar contra violações dos direitos humanos que estavam ocorrendo na liderança até à Guerra Civil de El Salvador. Personalidades estrangeiras significativas em El Salvador foram os padres jesuítas e professores Ignacio Ellacuría, Ignacio Martín Baró-e Segundo Montes, que foram assassinados em 1989 pelo Exército salvadorenho durante o calor da guerra civil.

Pintura, cerâmica e produtos têxteis são os principais manuais artísticos expressões. Escritores Francisco Gavidia (1863-1955), Salarrué (Salvador Salazar Arrué) (1899-1975), Claudia Lars, Alfredo Espino, Pedro Geoffroy Rivas, Manlio Argueta, José Roberto Cea, e poeta Roque Dalton estão entre os mais importantes escritores derivar de El Salvador. Personagens notáveis ​​do século 20 incluem o falecido cineasta Baltasar Polio, artista Fernando Llort, e caricaturista Toño Salazar.

Entre os representantes mais ilustres das artes gráficas são os pintores Augusto Crespin, Noe Canjura, Carlos Cañas, Julia Díaz, Camilo Minero, Ricardo Carbonell, Roberto HUEZO, Miguel Angel Cerna (o pintor e escritor mais conhecido como MACLo), Esael Araujo, e muitos outros. Para obter mais informações sobre os cidadãos promiment de El Salvador verificar a Lista de salvadorenhos.

Feriados
Data Inglês nome Nome local
16 de janeiro Dia Acordos de Paz Día de los Acuerdos de Paz Celebra os acordos de paz que assinaram entre o governo ea guerrilha em 1992, que terminou a guerra civil de 12 anos. Principalmente eventos políticos.
Março AbrilSemana Santa /Páscoa Semana Santa Comemorado comeventos como Carnaval-em diferentes cidades por a grande população católica.
01 de maio Dia do Trabalho Día del trabajo Dia Internacional do Trabalho
03 de maio O Dia da Cruz Día de la Cruz Uma celebração com origens pré-coloniais que está ligado ao advento da estação chuvosa. As pessoas decoram uma cruz em seus quintais com frutas e guirlandas, em seguida, ir de casa em casa para se ajoelhar na frente do altar e fazer o sinal da cruz.
10 de maio Dia Das Mães Día de las Madres
1-07 agostoFestivais agosto * Fiestas de agosto Festival longa-de-semana em comemoração doEl Salvador del Mundo, padroeira de San Salvador.
15 de setembro Dia da Independência Día de la Independencia Celebra a independência da Espanha, alcançado em 1821.
01 de outubro Dia das crianças"Día del niño"Celebração dedicada aos Filhos do país é comemorado em todo o país.
12 de outubro Dia da corrida Día de la raza Celebração em dedicação à chegada de Cristóvão Colombo à América.
02 de novembro Dia da morte Día de los Santos Difuntos Um dia em que a maioria das pessoas visitam os túmulos de seus entes queridos falecidos. (1 de novembro pode ser comemorado também.)
21 de novembro Rainha do Dia da Paz Dia de la Reina de la Paz Dia da Rainha da Paz, o santo padroeiro. Também comemorou, o San Miguel Carnaval, (carnaval de San Miguel) uma festa conhecida em El Salvador, celebrado em San Miguel City, semelhante ao Mardi Gras de Nova Orleans, onde pode desfrutar de cerca de 45 bandas de música na rua.
12 de dezembro Dia Festival da Virgem Guadalupe Día del Festival de la Virgen Guadalupe
24 de dezembro Dia de Natal Noche Buena Em muitas comunidades, 24 de dezembro (véspera de Natal) é o principal dia de festa, muitas vezes ao ponto que é considerado o dia real deNavidad- com 25 de dezembro de servir como um dia de descanso.

* Quase única celebrado em San Salvador

Turismo

O único aeroporto que serve vôos internacionais no país é o Aeroporto Internacional de Comalapa. Este aeroporto está localizado cerca de 50 quilômetros (30 milhas) ao sudeste de San Salvador. O aeroporto é comumente conhecida como Comalapa International ou El Salvador International.

Indústria do turismo de El Salvador tem crescido de forma dinâmica nos últimos anos como o governo salvadorenho se concentra no desenvolvimento deste sector. Última turismo ano representaram 4,6% do PIB; há apenas 10 anos, foi responsável por 0,4%. Neste mesmo ano o turismo cresceu 4,5% em todo o mundo. Comparativamente, El Salvador viu um aumento de 8,97%, 1.15 a 1.27 milhões de turistas. Isto levou a receitas provenientes do turismo crescendo 35,9% a partir de 634.000 mil dólares americanos para 862 milhões dólares. Como ponto de referência, em 1996, as receitas do turismo foi 44,2 milhões dólares. Além disso, tem havido um aumento ainda maior do número de excursionistas (visitas que não incluem um pernoite). 222.000 excursionistas visitaram El Salvador, em 2006, um aumento de 24% em relação ao ano anterior.

A maioria dos turistas norte-americanos e europeus estão à procura de praias e vida nocturna de El Salvador. Além dessas duas opções, de El Salvador turismo paisagem é um pouco diferente do que os de outros países da América Central. Devido à sua dimensão geográfica e urbanização, não há muitos destino turístico de natureza temática, tais como passeios de ecoturismo ou monumentos arqueológicos. Surfing , no entanto, é um sector turístico natural que está ganhando popularidade nos últimos anos à medida que mais surfistas visitar muitas praias no litoral de La Libertad e do lado leste do país, encontrando pontos de surfe que ainda não estão superlotadas. Além disso, o uso do dólar norte-americano como moeda de El Salvador e os voos diretos de 4-6 horas da maioria das cidades nos Estados Unidos são coisas importantes a serem observados para os viajantes de primeira viagem dos Estados Unidos. Urbanização e americanização da cultura de El Salvador também levou a outra coisa que primeira vez turistas pode se surpreender ao ver: a abundância de shoppings ao estilo americano, lojas e restaurantes nas três principais áreas urbanas, especialmente maior San Salvador.

Atualmente, os turistas para El Salvador podem ser classificados em quatro grupos: centro-americanos; Os norte-americanos; Salvadorenhos que vivem no exterior, principalmente nos Estados Unidos; e europeus e sul-americanos. Os três primeiros representam a grande maioria dos turistas. Recentemente, El Salvador está a tentar alargar a sua base de turista e olhando para o último grupo. Os primeiros indicadores mostram que os esforços do governo estão trabalhando. Quando comparamos janeiro-março de 2007 com o mesmo período em 2006 (dados mais recentes disponíveis), o turismo global cresceu 10%, enquanto na América do Norte 38%, Europa 31%, e na América do Sul 36%. Na queda, Livingston Airlines iniciará o único vôo direto entre a Europa (partindo de Milão ) e El Salvador. O Decameron Salinitas, um resort recém-inaugurado, tem contribuído para o crescimento de turistas da América do Sul (por causa do reconhecimento do nome da cadeia de resort) e está à procura de fazer o mesmo com os europeus.

Mural emPerquin, ex- "capital de guerrilha "e agora um destino turístico.

Os turistas continuam a ser desenhada por passado turbulento de El Salvador. Algumas das mais recentes atrações turísticas da antiga devastado pela guerra El Salvador são fragmentos de armas, quadros, planos de combate, e esconderijos nas montanhas. Desde 1992, os residentes em áreas economicamente deprimidas estão tentando lucrar com esses restos. A cidade montanhosa de Perquin foi considerada a "capital da guerrilha." Hoje é o lar do "Museu da Revolução", com canhões, uniformes, peças de armamento soviético, e outras armas de guerra, uma vez utilizados pela sede da FMLN (Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional).

Segundo o jornal El SalvadorEl Diario de Hoy os 10 melhores atrações são as praias,La Libertad,Ruta Las Flores,Suchitoto,Playa Las Flores emSan Miguel,La Palma,Santa Ana, onde você encontra o mais alto vulcão do país,Nahuizalco,Apaneca,Juayua,San Ignacio.

Tours

Contate um Operador de Turismo Responsável e projetar seu próprio itinerário de viagem!

  • Salvadorenhos Tours: www.salvadoreantours.com Hotel sua reserva, passeios, transfer, pacotes de turismo, transporte, seguro de viagem

Cozinha

Mulher salvadorenha em uma barraca de comida.

Prato mais notável de El Salvador é o pupusa. Pupusas são uma tortilla de milho feitos à mão grossa (feito usando masa de maíz ou masa de arroz, uma massa de pão de milho ou farinha de arroz utilizado na culinária latino-americana) recheado com uma ou mais das seguintes opções: queijo (geralmente um queijo macio salvadorenho, uma exemplo popular é quesillo con loroco, ou mozarella), chicharrón, e feijão. loroco é uma videira botão de flor nativa da América Central. Há também opções vegetarianas, feijão, ou uma combinação de queijo e feijão. Alguns restaurantes aventureiros ainda oferecem pupusas recheado com camarão ou espinafre.

Pupusa vem da palavra pipil-nahuatl, pupushahua . Origens exatas do pupusa são debatidas, embora a sua presença em El Salvador é conhecido por são anteriores à chegada dos espanhóis.

Dois outros pratos típicos salvadorenhos são yuca frita e painéis rellenos. Yuca frita, que é frito servido com raiz de mandioca curtido (um repolho em conserva, cebola e cenoura no topo) e torresmo com pescaditas (sardinha bebê fritos). O Yuca é por vezes servido fervido em vez de frito. Panes con Pavo (sanduíches de peru) são submarinos de peru quentes. O peru é marinado e depois assada com especiarias e Pipil handpulled. Este sanduíche é tradicionalmente servido com o peru , tomate e agrião juntamente com pepino, cebola , alface , maionese e mostarda.

Um dos prato pequeno-almoço mais perceptível que El Salvador tem banana é frito, geralmente acompanhada de feijão, creme e queijo. É um dos grandes pratos de El Salvador em breakfasts.This placa é muito comum em restaurantes e casas salvadorenhas que se estendem também para os Estados Unidos.

Uma bebida que salvadorenhos amor é chuco, geralmente feita de milho roxo. Chuco é feito por imersão em água milho roxo, em seguida, misturando-o e cozinhar o milho em fogo médio. A bebida espessada é chamado chuco. Sementes de abóbora brindadas e feijões cozidos são adicionados à bebida.

Outra bebida que salvadorenhos amor é chamado Horchata. Horchata é mais comumente feito da semente Morro, chão em um pó, que depois é adicionado ao leite ou água e açúcar. Horchata é bebido durante todo o ano e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Na maior parte é acompanhado por um prato de pupusas ou mandioca frita.

Música

Educação

O sistema de educação pública em El Salvador é severamente falta de recursos. As turmas em escolas públicas pode alcançar 50 crianças, de modo salvadorenhos que podem pagar o custo muitas vezes optam por enviar seus filhos para escolas particulares. Famílias de baixa renda são forçados a confiar no sistema de ensino público.

Educação em El Salvador é livre até o ensino médio. Após nove anos de educação básica (ensino fundamental - da escola secundária) os alunos têm a opção de um dois anos do ensino médio ou três anos de ensino médio. A dois anos de alta escola prepara o estudante para transferir para uma universidade. A três anos do ensino médio permite que o graduado aluno com uma carreira profissional e entrar no mercado de trabalho ou transferência para uma universidade, bem como para continuar a sua educação nesse campo. A taxa de alfabetização nacional é de 80,1%

O ensino pós-secundário varia muito de preço. A universidade mais barato em El Salvador é a Universidade de El Salvador. A UES é parcialmente financiado pelo Estado ainda mantém autonomia administrativa e educativa. É a única universidade pública do país.

El Salvador tem várias universidades privadas:

  • Universidad Dr. José Matías Delgado, UJMD
  • Universidad de El Salvador, UES
  • Universidad Centroamericana "José Simeón Cañas", UCA
  • Universidad Francisco Gavidia, UFG
  • Universidad Tecnologica, UTEC
  • Universidad Don Bosco, UDB
  • Universidad Evangelica
  • Universidad Andrés Bello Dr UNAB
  • Universidad de Nueva San Salvador, UNSS
  • Universidad Albert Einstein
  • Universidad Salvadorena Alberto Masferrer, Usam
  • Universidad Abierta Modular, UMA
  • Universidad Polytecnica
  • Universidad Católica de El Salvador, UNICAES
  • Escuela de Comunicación Mónica Herrera, ECMH
  • Escuela Superior de Economía y Negocios, ESEN

Fundações e ONGs locais estão promovendo ainda mais o desenvolvimento da educação.

Rankings internacionais

Organização Vistoria Posição
Instituto de Economia e Paz Índice Global da Paz 94 de 144
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Índice de Desenvolvimento Humano 106 de 182
Transparência Internacional Índice de Percepção da Corrupção 84 de 180
Fórum Econômico Mundial Relatório de Competitividade Global77 de 133
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=El_Salvador&oldid=346963484 "