Conteúdo verificado

Honduras

Assuntos Relacionados: Americas ; Países

Fundo para as escolas Wikipédia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

República de Honduras
República de Honduras
Bandeira Brasão
Lema:
  • "Libre, Soberana e Independiente" ( Espanhol )
  • "Livre, soberano e independente"
Anthem: Himno Nacional de Honduras
Hino Nacional de Honduras
Capital
e maior cidade
Tegucigalpa
14 ° 6'N 87 ° 13'W
Línguas oficiais Espanhol
Línguas regionais reconhecidas
  • Inglês
  • Garifuna
  • Miskito
  • outras línguas indígenas
Grupos étnicos ( )
  • 90% Mestizo um
  • 7% Ameríndia
  • 2% Preto
  • 1% Branco
Demonym
  • Hondurenho
  • Catracho
Governo República constitucional
- Presidente Porfirio Lobo Sosa
- Vice-Presidente María Antonieta de Bográn
- Presidente da
Congresso Nacional
Juan Orlando Hernández
- Presidente do Supremo Tribunal Jorge Rivera Avilés
Legislatura Congresso Nacional
Independência
- B declarados a partir de Espanha 15 de setembro de 1821
- Declarada do
Primeiro Império Mexicano
01 de julho de 1823
- Declarada, como Honduras, a partir da República Federal da América Central 05 de novembro de 1838
Área
- Total 112,492 km 2 ( 102)
43.278 sq mi
População
- 2010 estimativa 8.249.574 ( 94)
- Censo de 2007 7529403
- Densidade 64 / km 2 ( 128)
166 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 35.697 milhões dólares
- Per capita 4345 $
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 17,381 bilhões dólares
- Per capita $ 2115
Gini (1992-2007) 55,3
alto
HDI (2010) Aumentar 0,604
· meio 106
Moeda Lempira ( HNL )
Fuso horário CST ( UTC-6)
Unidades no direito
Chamando código +504
Código ISO 3166 HN
TLD Internet .HN
um. Mistura de europeus e Índio Americano.
b. Como parte do República Federal da América Central.
As estimativas da população ter explicitamente em conta os efeitos do excesso de mortalidade por AIDS; isso pode resultar em menor expectativa de vida, taxas de mortalidade infantil e de mortalidade mais elevadas, as taxas de crescimento populacional e inferiores, e mudanças na distribuição da população por idade e sexo do que seria de se esperar, a partir de julho de 2007.

Honduras ( / h ɒ n d ʊər ə s /), Oficialmente a República de Honduras ( espanhol : República de Honduras [Repuβlika ðe onduɾas]), é uma república na América Central . Foi por vezes referido como o espanhol Honduras para diferenciá-lo Honduras Britânicas, que se tornou o estado moderno de Belize . O país faz fronteira a oeste pela Guatemala , a sudoeste por El Salvador , ao sudeste por Nicarágua , ao sul pelo Oceano Pacífico no Golfo de Fonseca, e ao norte pela Golfo de Honduras, uma grande entrada do mar do Caribe .

Honduras foi o lar de várias culturas indígenas importantes, principalmente a Maya . Grande parte do país foi conquistado pela Espanha, que apresentou sua língua agora predominante e muitos de seus costumes no século XVI. Tornou-se independente em 1821 e tem sido uma república desde o fim do domínio espanhol.

A área de Honduras é de cerca de 112.492 km² e população superior a oito milhões. As suas porções norte fazem parte do Zona do Caribe ocidental. Honduras é o mais notável para a produção de minerais, café, frutas tropicais, cana-de-açúcar e, recentemente, para exportar roupas para o mercado internacional.

Etimologia

  • Higueras - uma referência para as cabaças que vêm da árvore Jicaro, muitos dos quais foram encontrados flutuando nas águas ao largo da costa noroeste de Honduras.
  • . Honduras - literalmente "profundezas" em espanhol Columbus é tradicionalmente citado como tendo escrito "Gracias a Dios Que hemos salido de esas Honduras" (Inglês: "Graças a Deus que saíram dessas profundidades"), enquanto ao longo da costa nordeste. No entanto, William Davidson observa que não há nenhuma forma de esta citação nos documentos primários da viagem de Colombo, e que na verdade vem de contas ao longo de um século depois.
  • Honduras a partir de fondura, uma palavra que significa língua leonesa ancoragem que é uma das primeiras palavras para a região a aparecer no mapa, na segunda década do século 16 aplicado à baía de Trujillo. Não foi até o final do século 16 que Honduras foi usado para toda a província. Antes de 1580, Honduras se refere à parte oriental da província, e Higueras referido na parte ocidental.
  • Outro nome é cedo Guaymuras, reviveu como o nome para o diálogo político em 2009, que teve lugar em Honduras, em oposição a Costa Rica.

História

Mayan Stelae, um símbolo emblemático da civilização maia de Honduras em Copán.

Período pré-colonial

Em tempos pré-colombianos, Honduras modernos era parte da área cultural mesoamericana. No oeste, a civilização maia floresceu por centenas de anos. O estado dominante dentro das fronteiras de Honduras foi que, com base em Copán. Copán caiu com os outros centros da planície durante os incêndios do clássico do Terminal, no início do século nono. O Maya desta civilização sobreviver no oeste de Honduras como o chorti, isolado de seus pares linguísticos Choltian a oeste.

Restos de outras culturas pré-colombianas são encontrados em todo o país. Os arqueólogos que estudaram sites como o Naco e La Sierra, no Vale do Naco, Los Naranjos, no Lago Yojoa, Yarumela no vale de Comayagua, La Ceiba e Salitron Viejo (ambos agora sob o reservatório Cajon Dam), Selin Farm e Cuyamel no vale Aguán , Cerro Palenque, Travesia, Curruste, Ticamaya, Despoloncal no baixo vale do rio Ulua, e muitos outros.

Período da Conquista

Em sua quarta e final viagem para o Novo Mundo, em 1502, Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a visitar as Ilhas Bay na costa de Honduras. Colombo desembarcou perto da cidade moderna de Trujillo, nas imediações da Lagoa Guaimoreto.

Em 1524, os espanhóis chegaram em Honduras liderada por Hernán Cortés, trazendo forças para baixo de México. Grande parte da conquista foi feito nas duas décadas seguintes, primeiro por grupos leais ao Cristóbal de Olid, e depois por aqueles leais de Francisco Montejo mas mais particularmente por aqueles que seguem Alvarado. Além dos recursos espanhóis, os conquistadores invocado forças fortemente armadas do México- Tlaxcalans e astecas exércitos de milhares de pessoas que viviam na na região como guarnições. Resistência a conquista foi conduzido em particular por Lempira, e muitas regiões do norte nunca caiu para o espanhol, nomeadamente a Miskito Unido. Após a conquista espanhola, Honduras se tornou parte do vasto império da Espanha no Novo Mundo dentro do Reino da Guatemala. Trujillo e Gracias foram as primeiras cidades-capitais. Os espanhóis dominaram a região por cerca de três séculos.

Período colonial

Honduras foi organizado como uma província do "Reino de Guatemala" eo capital foi fixada, pela primeira vez na Trujillo, na costa atlântica, e mais tarde em Comayagua, e, finalmente, Tegucigalpa na parte central do país.

Mineração de prata foi um fator-chave para a conquista espanhola e liquidação de Honduras. Inicialmente as minas foram trabalhados pela população local através da sistema de encomienda, mas como a doença ea resistência fez esta menos disponível, os escravos de outras partes da América Central foram trazidos, e após a conclusão do período de comércio de escravos local no final do século XVI, os escravos africanos, principalmente de Angola foram obtidos . Depois de cerca de 1650, muito poucos escravos ou outros trabalhadores externos chegaram em Honduras.

Embora os espanhóis conquistaram a porção sul do Pacífico ou de Honduras rapidamente eles foram menos bem sucedidos no lado norte ou Atlântico. Eles conseguiram encontrei algumas cidades ao longo da costa, em Puerto Caballos e Trujillo, em particular, mas não conseguiu conquistar a porção oriental da região e muitos bolsos dos povos indígenas independentes também. O Miskito Unido, situada no nordeste foi particularmente eficaz em resistir conquista. Os misquitos, por sua vez, encontrou o apoio de corsários do norte da Europa, piratas e especialmente a colônia Inglês de Jamaica , que colocou muito do que sob a sua protecção após 1740.

Fortaleza de San Fernando de Omoa foi construída pelos espanhóis para proteger a costa de Honduras de piratas ingleses.

Independência e do século XIX

Honduras se tornou independente da Espanha em 1821 e foi para uma parte do tempo Primeiro Império Mexicano até 1823, quando se tornou parte do Províncias Unidas da América Central federação. Depois de 1838 era uma república independente e realizou eleições regulares.

Comayagua foi a capital de Honduras até 1880, quando foi transferido para Tegucigalpa.

Nas décadas de 1840 e 1850 Honduras participou de várias tentativas falhadas para restaurar a unidade da América Central, como a Confederação da América Central (1842-1845), o pacto de Guatemala (1842), a Dieta de Sonsonate (1846), a dieta de Nacaome (1847) e representação nacional na América Central (1849-1852).

Embora Honduras, eventualmente, adotou o nome de República de Honduras, o ideal sindicalista nunca diminuiu, e Honduras foi um dos países da América Central, que empurrou mais difícil para a política de unidade regional.

Desde a independência, cerca de 300 pequenas rebeliões internas e guerras civis têm ocorrido no país, incluindo algumas mudanças de governo.

Políticas liberais que favorecem o comércio eo investimento internacional começou em 1870, e logo interesses estrangeiros envolveu-se pela primeira vez no transporte, especialmente de frutas tropicais (mais notavelmente bananas) da costa norte, e em seguida, na construção ferroviária. Em 1888, uma linha ferroviária projetada a partir da costa do Caribe para a capital, Tegucigalpa, ficou sem dinheiro quando chegou a San Pedro Sula, resultando em seu crescimento no principal centro industrial do país e segunda maior cidade.

Influência internacional no século 20

No final do século XIX, as empresas em expansão de infra-estrutura e de frutas baseada nos Estados Unidos foram concedidas terras e isenções substancial para o desenvolvimento das regiões do norte. Como resultado, milhares de trabalhadores chegou à costa norte de trabalhar no plantações de banana e as outras indústrias que cresceram em torno da indústria de exportação. A banana empresas exportadoras, dominado por Cuyamel Fruit Company (até 1930), United Fruit Company, e Standard Fruit Company, construiu um economia de enclave no norte de Honduras, que controlam infra-estrutura e criando, setores isentas de impostos auto-suficientes que contribuíram relativamente pouco para o crescimento económico. Além de desenhar muitos trabalhadores da América Central para o norte, as empresas de frutas também encorajou a imigração de trabalhadores da Inglês de língua Caribe, nomeadamente Jamaica e Belize , que introduziu um Africano desceu, falar Inglês e população majoritariamente protestante no país, embora muitos esquerda após mudanças na lei de imigração em 1939.

Na sequência do ataque a Pearl Harbour , Honduras se juntou ao Nações Aliadas em 8 de dezembro de 1941. Junto com vinte e cinco outros governos, Honduras assinou o Declaração das Nações Unidas sobre 01 de janeiro de 1942.

Crises constitucionais na década de 1940 levou a reformas na década de 1950, e como resultado de uma tal reforma, os trabalhadores receberam permissão para organizar, o que levou a um greve geral em 1954 que paralisou a parte norte do país por mais de dois meses, mas o que levou a reformas mais gerais.

Em 1969, Honduras e El Salvador lutou o que se tornaria conhecido como o Guerra do Futebol. Houve tensões fronteiriças entre os dois países após Oswaldo López Arellano, ex-presidente de Honduras, culpou a deterioração da economia sobre o grande número de imigrantes de El Salvador. Daquele ponto em diante, a relação entre os dois países cresceu amarga e chegou a um baixo quando El Salvador se reuniu Honduras para um três-redonda partida de eliminação de futebol como uma preliminar para a Copa do Mundo . As tensões aumentaram, e em 14 de março de 1969, o exército salvadorenho lançou um ataque contra o exército Honduras. O Organização dos Estados Americanos negociado um cessar-fogo, que entrou em vigor em 20 de julho e provocou uma retirada das tropas salvadorenhas no início de agosto. Os fatores que contribuem para o conflito fosse uma disputa de fronteiras ea presença de milhares de salvadorenhos que vivem em Honduras ilegalmente. Depois da guerra de futebol de uma semana, como muitos como 130 mil imigrantes salvadorenhos foram expulsos. El Salvador tinham acordado uma trégua para resolver a questão de fronteira, mas Honduras depois paga os custos de guerra danos para os refugiados expulsos.

Hurricane Fifi causou graves danos enquanto desnatação à costa norte de Honduras, em 18 e 19 de Setembro de 1974. Melgar Castro (1975-1978) e Paz Garcia (1978-1982) em grande parte construída a atual infra-estrutura de telecomunicações e sistema físico de Honduras.

Em 1979, o país voltou ao regime civil. A assembleia constituinte foi eleito pelo povo em abril de 1980 e as eleições gerais foram realizadas em novembro de 1981. Uma nova constituição foi aprovada em 1982 eo Governo de PLH Roberto Suazo assumiu o poder. Roberto Suazo ganhou as eleições com a promessa de levar a cabo um programa ambicioso de desenvolvimento econômico e social em Honduras, a fim de combater a recessão do país. Presidente Roberto Suazo Córdova lançou projetos de desenvolvimento social e econômico ambiciosos, patrocinado pela ajuda ao desenvolvimento americano. Honduras tornou-se palco para a maior Missão do corpo de paz no mundo, e agências de voluntários não-governamentais e internacionais proliferaram.

Durante o início da década de 1980, os Estados Unidos estabeleceram uma presença militar contínua em Honduras com o objetivo de apoiar o Guerrilhas que lutam contra a Nicarágua governo e também desenvolveu uma tira do ar e um porto moderno em Honduras. Embora poupados das sangrentas guerras civis wracking seus vizinhos, o exército hondurenho silenciosamente uma campanha contra Milícias marxistas-leninistas como o Movimento de Libertação Popular Cinchoneros, notório por seqüestros e atentados, e muitos não-militantes. A operação incluiu uma campanha CIA-backed de execuções extrajudiciais por unidades apoiadas pelo governo, mais notavelmente Batalhão 316.

Beach at Roatán.

Em 1998, o furacão Mitch causou tanta destruição maciça e generalizada que o ex-presidente de Honduras Carlos Roberto Flores afirmou que cinquenta anos de progresso no país foram revertidos. Mitch obliterado cerca de 70% das lavouras e um número estimado de 70-80% da infra-estrutura de transporte, incluindo quase todas as pontes e estradas secundárias. Em todo o país, 33.000 casas foram destruídas, um adicional de 50.000 danificadas, cerca de 5.000 pessoas mortas, 12 mil feridos - para uma perda total estimada em USD $ 3 bilhões.

Século 21

As inundações 2008 hondurenhos foram graves e cerca de metade estradas do país foram danificadas ou destruídas como resultado.

Em 2009, um crise constitucional culminou em uma transferência de poder do presidente para a cabeça do Congresso. Todos os países do mundo inteiro, a OEA ea ONU formalmente e por unanimidade condenou a ação como um golpe de Estado e se recusou a reconhecer o governo de facto, apesar de um documento apresentado ao Congresso dos Estados Unidos declarou que a expulsão para ser legal de acordo com a a opinião dos advogados consultados pela Biblioteca do Congresso. Em qualquer caso, a Suprema Corte de Honduras também determinou que as decisões sejam legal.The governo que se seguiu ao Regime Facto De, criada uma Comissão da Verdade, Comisión de la Verdad y Reconciliación, que depois de mais de um ano de pesquisa e debate concluiu a destituição ser um golpe de Estado "para o poder executivo", ilegal em sua opinião.

Geografia

Honduras é cercado pelo mar do Caribe (em cima), Nicarágua , um golfo no Oceano Pacífico, El Salvador (canto inferior esquerdo) e Guatemala (à esquerda).

Honduras faz fronteira com o Mar do Caribe , na costa norte eo Oceano Pacífico no sul através do Golfo de Fonseca. É na maior parte encontra-se entre as latitudes 13 ° e 17 ° N (a pequena área fica ao sul de 13 °, eo Ilhas Swan estão a norte de 17 °), e longitudes 83 ° e 90 ° W.

O clima varia entre tropical no planícies de temperado nas montanhas. As regiões central e sul são relativamente mais quente e menos úmido do que o litoral norte.

O território hondurenho consiste principalmente de montanhas, mas há planícies estreitas ao longo das costas, uma grande floresta de várzea subdesenvolvido La Mosquitia região no nordeste, ea planície do vale Sula densamente povoadas no noroeste. Em La Mosquitia, encontra-se a UNESCO local, Património da Humanidade Río Plátano Reserva da Biosfera, com o Rio Coco, que divide o país a partir de Nicarágua .

O Islas de la Bahía e as Ilhas Swan (todos ao largo da costa norte) fazem parte de Honduras. Misteriosa Banco e Rosario Bank, 130-150 km (80-93 milhas) ao norte das ilhas Swan, se enquadram no ZEE de Honduras.

Floresta tropical de Honduras

Os recursos naturais incluem madeira, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco , minério de ferro, antimónio , carvão, peixe, camarão, e energia hidrelétrica.

Ecologia

A região é considerada uma hotspot de biodiversidade por causa das inúmeras espécies vegetais e animais que podem ser encontrados lá. À semelhança de outros países da região, Honduras contém vastos recursos biológicos. O país abriga mais de 6.000 espécies de plantas vasculares, dos quais 630 (descritas até agora são) orquídeas; cerca de 250 répteis e anfíbios, mais de 700 espécies de aves e 110 espécies de mamíferos, a metade deles sendo morcegos.

Na região nordeste do La Mosquitia encontra-se a Río Plátano Reserva da Biosfera, uma floresta de várzea, que é o lar de uma grande diversidade de vida. A reserva foi adicionado ao Património Mundial da UNESCO Sites Lista em 1982.

Honduras tem florestas tropicais, florestas de nuvens (que pode subir até cerca de três mil metros acima do nível do mar), mangues, savanas e cadeias de montanhas com pinheiros e carvalhos, ea Mesoamericana Barrier Reef Sistema. No Bay Islands há golfinhos , raias, peixe papagaio, escolas de blue tang e tubarão-baleia .

Governo e política

Política contemporânea

Honduras tem cinco registrados partidos políticos: Partido Nacional (Partido Nacional de Honduras: PNH); Partido Liberal (Partido Liberal de Honduras: PLH); Sociais-Democratas (Partido Innovación y Unidad Social-Demócrata: PINU-SD), os cristãos Sociais (Partido Democrata-Cristiano de Honduras: DCH); e da Unificação Democrática (Partido Unificación Democrática: UD). PNH e PLH têm governado o país durante décadas. Nos últimos anos, Honduras teve seis presidentes liberais: Roberto Suazo Córdova, José Azcona del Hoyo, Carlos Roberto Reina, Carlos Roberto Flores, Manuel Zelaya e Roberto Micheletti, e três nacionalistas: Rafael Leonardo Callejas Romero, Ricardo Maduro e Porfirio Lobo Sosa. As eleições têm sido cheia de controvérsias, incluindo questões sobre se Azcona nasceu na Espanha, e se Maduro deveria ter sido capaz de ficar de pé, dado que ele nasceu no Panamá.

Em 1963, um golpe militar foi montado contra o presidente democraticamente eleito Ramón Villeda Morales. Este evento começou uma seqüência de Os governos militares que detinham o poder quase ininterruptamente até 1981, quando Suazo Córdova (LPH) foi eleito presidente e Honduras passou de um regime autoritário militar.

Em 1986, havia cinco candidatos liberais e quatro nacionalistas concorrendo à presidência. Porque ninguém candidato obteve uma maioria clara, o chamado "fórmula B" foi invocado e Azcona del Hoyo tornou-se presidente. Em 1990, Callejas ganhou a eleição sob o lema "Llegó el momento del Cambio" (Inglês: "O momento para a mudança chegou"), que foi fortemente criticado por se assemelha a "arenas" campanha política de El Salvador. Uma vez no poder, Callejas Romero ganhou uma reputação de enriquecimento ilícito, e tem sido alvo de vários escândalos e acusações. Foi durante o mandato de Flores Facussé que o furacão Mitch atingiu o país e décadas de crescimento econômico foram erradicados em menos de uma semana.

Ministérios do governo são muitas vezes incapazes de realizar seu mandato devido a restrições orçamentais. Em uma entrevista com Rodolfo Pastor Fasquelle, Ministro de Esportes e Cultura e um dos três responsáveis pela coordenação dos ministérios relacionados aos serviços públicos (segurança e económica sendo os outros dois), publicado em Honduras This Week em Julho 31, 2006 "super ministros", foi relatado que 94% do orçamento do departamento foi gasto com burocracia e apenas 6% foram para apoiar as actividades e as organizações abrangidas pelo mandato. Salários dentro desse ministério foram identificados como o maior consumidor orçamento.

A administração do presidente Maduro "de-nacionalizada" sector das telecomunicações em um movimento para promover a rápida difusão destes serviços à população hondurenha. Em novembro de 2005, havia cerca de 10 empresas de telecomunicações do setor privado no mercado de Honduras, incluindo duas empresas de telefonia móvel. Em meados de 2007, a emissão de tele-comunicações continua a ser muito prejudicial para o atual governo. Principais jornais do país são La Prensa, El Heraldo, La Tribuna e Diario Tiempo. O jornal oficial La Gaceta.

A Eleição Presidencial e Geral foi realizada no dia 27 de Novembro de 2005. Manuel Zelaya do Partido Liberal de Honduras (Partido Liberal de Honduras: PLH) venceu, com Porfirio Pepe Lobo do Partido Nacional de Honduras (Partido Nacional de Honduras: PNH) vem em segundo lugar. A PNH desafiou os resultados eleitorais, e Lobo Sosa não conceder até 7 de dezembro. Para o final de dezembro, o governo finalmente lançou a contagem total escrutínio, dando Zelaya a vitória oficial. Zelaya foi empossado como novo presidente de Honduras em 27 de Janeiro de 2006.

Zelaya precipitou uma crise nacional por tentar realizar um não vinculativo referendo nacional para pedir o povo hondurenho: "Você concorda que, durante as eleições gerais de novembro 2009 deve haver uma quarta urna para decidir se a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte que irá aprovar uma nova Constituição política?" Esta Assembleia possível, então, não pode ou, mais provavelmente poderia ter proposto alterações constitucionais a duração dos limites - como os militares eo Supremo Tribunal considerado possível - e outras mudanças constitucionais mais prováveis, independentes e legais.

2009 hondurenho crise constitucional

Os manifestantes que apoiam Micheletti
Manuel Zelaya em 2009
Roberto Micheletti

O 2009 hondurenho crise constitucional resultou em um evento da comunidade internacional quase que universalmente se refere como um golpe de Estado. O golpe durou de 28 de junho de 2009 a 27 de janeiro de 2010. Presidente Manuel Zelaya tentou realizar um "referendo não vinculativo" em 28 de Junho pedindo aos eleitores se as próximas eleições de novembro deve incluir uma caixa de cédula adicional. A urna perguntaria se o povo hondurenho desejava formar uma Assembléia Constituinte no prazo de o novo presidente eleito. O Supremo Tribunal confirmou a decisão de primeira instância que encontrou um referendo prévio com base no mesmo assunto inconstitucional e proibiu.

Referendo

Zelaya ignorou a Suprema Corte e decidiu proceder sobre o referendo, baseando a sua decisão sobre a Lei de Participação Cidadã, aprovada em 2006. Zelaya demitiu o chefe do comando militar, o general Romeo Vásquez Velásquez, por desobedecer uma ordem para realizar a pesquisa, mas a Suprema Corte ordenou a sua reintegração. O Supremo Tribunal ordenou, em seguida, os militares (que como uma força não-civil não tinha jurisdição sobre o assunto) para deter Zelaya. A votação do referendo foi agendada para 28 de Junho de 2009. No início da manhã naquele dia, o exército prendeu Zelaya em sua casa.

Zelaya foi realizada em uma base aérea dos EUA no exterior Tegucigalpa antes de ser enviado para forçosamente San José, Costa Rica. Zelaya tentou reentrada no país em várias ocasiões. De acordo com a Constituição, é ilegal expatriado qualquer cidadão hondurenho. Roberto Micheletti, o ex-presidente do Congresso hondurenho e um membro do mesmo partido que Zelaya, foi empossado como presidente pelo Congresso Nacional na tarde de domingo, 28 de junho por um prazo que terminou em 27 de Janeiro de 2010.

Nenhum país reconheceu o governo de facto como legítimo; todos os membros da ONU condenou a remoção de Zelaya como um golpe de Estado. Alguns Os membros do Partido Republicano do Congresso dos EUA manifestaram apoio no momento para o novo governo. Em 21 de setembro de 2009, Zelaya retornou a Honduras e entrou na embaixada brasileira. Desde o seu telhado, ele tentou incitar os seus apoiantes em uma rebelião. O governo interromperam serviços de utilidade para a embaixada e impôs um toque de recolher em uma tentativa de manter a ordem na área quando partidários de Zelaya protestaram ao redor da embaixada.

No dia seguinte, no Decreto PCM-M-016-2009, o governo suspendeu cinco Direitos constitucionais: a liberdade pessoal (artigo 69), a liberdade de expressão (artigo 72), liberdade de circulação (artigo 81), habeas corpus (artigo 84) e liberdade de associação e de reunião. Ele fechou uma rádio de esquerda e uma estação de televisão. O decreto que suspende os direitos humanos foi oficialmente revogada em 19 de Outubro de 2009, em La Gaceta.

2009 eleição

A eleição presidencial de 29 de Novembro de 2009 foi realizada sob um estado de tensão de turbulência política e golpe em curso. Porfirio Lobo Sosa do Partido Nacional de Honduras derrotou o candidato do Partido Liberal de Honduras, engenheiro civil Elvin Ernesto Santos Ordoñez. Sosa foi empossado como presidente em 2010, e declarou seu desejo de trazer para o país e reaplicar para a sociedade na Organização dos Estados Americanos.

Presidentes de Honduras

Honduras teve muitos líderes de vários partidos desde que ganhou sua independência da Espanha e do México; dezenove têm servido como presidente durante o período em Honduras foi uma parte da República Federal da América Central. Sessenta e sete homens têm servido como presidente da República de Honduras. O atual presidente de Honduras é o presidente Porfirio Lobo. Além disso, houve vários governos conjuntas.

Departamentos e municípios

Divisão departamental de Honduras

Honduras está dividida em 18 departamentos. A capital é Tegucigalpa no Distrito Central dentro do departamento de Francisco Morazán.

  1. Atlántida
  2. Choluteca
  3. Colón
  4. Comayagua
  5. Copán
  6. Cortés
  7. El Paraíso
  8. Francisco Morazán
  9. Gracias a Dios
  10. Intibucá
  11. Islas de la Bahía
  12. La Paz
  13. Lempira
  14. Ocotepeque
  15. Olancho
  16. Santa Bárbara
  17. Valle
  18. Yoro

Economia

Centro da cidade San Pedro Sula

A economia continuou a crescer lentamente, mas a distribuição da riqueza permanece muito polarizado com salários médios restantes baixa. O crescimento econômico nos últimos anos foi em média 7% ao ano, uma das mais altas taxas da América Latina, mas 50% da população, cerca de 3,7 milhões de pessoas, ainda permanece abaixo da linha de pobreza. Estima-se que existem mais de 1,2 milhões de pessoas que são desempregados, a taxa de desemprego situando-se em 27,9%. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, Honduras é o sexto país mais pobre / menos desenvolvidos da América Latina, depois do Haiti, Nicarágua, Guatemala, Guiana e Bolívia.

Sky Residence Club, um dos edifício mais alto de Tegucigalpa, situando-se em 318 pés (97 metros) no bairro de Lomas del Mayab.

Honduras foi declarada uma das países pobres altamente endividados pelo Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, e foi feito elegível para alívio da dívida em 2005.

O governo opera tanto a eletricidade (ENEE) e serviços de telefonia terra (Hondutel), como ENEE recebe pesados subsídios para os seus problemas financeiros crônicos. HONDUTEL, no entanto, já não é um monopólio, como o sector das telecomunicações foi aberto ao setor privado, em 25 de Dezembro de 2005, tal como foi exigido pela CAFTA. O preço do petróleo é controlado, eo Congresso ratifica frequentemente regulamentações temporárias de preços dos produtos básicos.

Ouro, prata, chumbo e zinco são produzidas em minas de propriedade de empresas estrangeiras.

Depois de anos de declínio em relação ao dólar, lempira recentemente estabilizou em cerca de 19 lempiras por dólar. Em junho de 2008, a taxa de câmbio entre o dólar norte-americano e lempira foi de aproximadamente 1-18,85.

Em 2005, Honduras assinou o CAFTA, o acordo de livre comércio com os Estados Unidos. Em dezembro de 2005, Puerto Cortes, o principal porto marítimo em Honduras, foi incluído em os EUA Container Security Initiative.

Em 7 de Dezembro de 2006, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e da Departamento de Energia anunciou a primeira fase do frete Iniciativa de Segurança, um esforço sem precedentes para construir em cima medidas de segurança portuária existentes, aumentando a autoridade do governo os EUA a varredura de contêineres do exterior para materiais nucleares e radiológicos para avaliar melhor o risco de contentores de entrada. A fase inicial do frete seguro envolve a implantação de detecção nuclear e outros dispositivos para seis portos estrangeiros: Porto Qasim no Paquistão; Puerto Cortes, em Honduras; Southampton , no Reino Unido; Porto Salalah, em Omã ; Port of Singapore; e do Terminal Gamman em Port Busan na Coréia. Desde o início de 2007, os recipientes a partir desses portos foram verificados quanto a fatores de radiação e outros riscos antes de serem autorizados a partir para os Estados Unidos.

Estado dentro do Estado

Para melhorar a economia, em 04 de setembro de 2012 o governo de Honduras assinou um memorando de entendimento com um grupo de investidores internacionais para construir uma zona (cidade) com as suas próprias leis, sistema fiscal, judiciais e policiais, mas os adversários tentaram apresentar um terno na corte suprema sobre o assunto ("Estado dentro do Estado").

Infra-estrutura

Energia

Cerca de metade da setor elétrico em Honduras é de propriedade privada. O restante capacidade de geração é dirigida por ENEE (Empresa Nacional de Energía Eléctrica). Os principais desafios do setor são:

  • Como financiar os investimentos em geração e transmissão, na ausência de um utilitário financeiramente saudável ou de fundos concessionais por doadores externos para esses tipos de investimentos;
  • Como reajustamento das tarifas, corte em atraso e reduzir as perdas comerciais - incluindo o roubo de eletricidade - sem promover a agitação social; e
  • Como conciliar as preocupações ambientais com o objetivo do governo de construir duas novas grandes barragens e usinas hidrelétricas associados.
  • Como melhorar o acesso em áreas rurais.

Educação

Em Honduras sobre 83,6% da população do país é alfabetizada . A taxa de escolarização primária líquida foi de 94% em 2004, enquanto em 2007 a taxa de conclusão do ensino primário foi relatada a ser de 40%. Honduras tem bilíngüe (Espanhol e Inglês) e até mesmo trilingue (Espanhol, Inglês, Alemão / Turco) escolas e várias universidades.

A universidade é governado por Universidade Nacional Autônoma de Honduras que têm centros nas cidades mais importantes em Honduras.

Abastecimento de água e saneamento

Abastecimento de água e saneamento em Honduras varia muito dos centros urbanos para as aldeias rurais. Centros populacionais grandes geralmente têm sistemas de tratamento e distribuição de água modernizados, no entanto a qualidade da água é muitas vezes deficiente devido à falta de manutenção e tratamento adequado. As zonas rurais geralmente têm sistemas básicos de água potável com capacidade limitada para tratamento de água. Muitas áreas urbanas têm sistemas de esgoto no local para a recolha de águas residuais, tratamento de águas residuais no entanto adequada de é escassa. Nas áreas rurais, instalações sanitárias são geralmente limitados a latrinas e fossas sépticas básicos.

Serviços de água e saneamento foram historicamente fornecido pelo Servicio Autonomo de alcantarillas y Aqueductos (SANAA). Em 2003, uma nova "lei da água" foi aprovado, que apelou para a descentralização dos serviços de água. Com a lei de 2003, as comunidades locais têm o direito ea responsabilidade de possuir, operar e controlar os seus próprios sistemas de água potável e de águas residuais. Desde a aprovação da nova lei, muitas comunidades se uniram para tratar de questões de água e saneamento em base regional.

Muitas organizações não-governamentais nacionais e internacionais têm uma história de trabalho em projetos de água e saneamento em Honduras. Grupos internacionais incluem, mas não estão limitados a, a Cruz Vermelha , 1a água, Rotary Club, Catholic Relief Services, Water for People, Fundo de Desenvolvimento EcoLogic, CARE, CESO-SACO, Engenheiros Sem Fronteiras EUA, Flood The Nations, SHH, Brigadas globais, e Agua para el Pueblo, em parceria com Aguaclara na Universidade de Cornell.

Além disso, muitas organizações governamentais que trabalham em projetos incluem: a União Europeia , USAID, o Army Corps of Engineers, Cooperacion Andaluzia, o Governo do Japão, e muitos outros.

Transporte

Estrada em Honduras

Transporte em Honduras consiste no seguinte infra-estrutura: 699 km de vias férreas; 13.603 km de rodovias; sete portos e portos; e 112 aeroportos no total (12 pavimentadas, não pavimentadas 100). A responsabilidade pela política no sector dos transportes cabe ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação (SOPRTRAVI após a sua sigla em espanhol).

Crime e aplicação da lei

De acordo com Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Honduras tem a maior taxa de homicídio intencional no mundo, com 6.239 homicídios dolosos, ou 82,1 por 100.000 da população em 2010. Esta é significativamente mais elevada do que a taxa emEl Salvador, que em 66,0 por 100.000 em 2010, tem a segunda maior taxa de homicídio doloso no mundo.

Condições sociais

Ao longo dos séculos, o território de Honduras tem conhecido uma série de sistemas sociais, que vão desde grupos de forrageiras antigos através de sociedades complexas início aos mais elaborados, como as do Maya e Lenca. Conquista espanhola construída sobre estes, e as suas tradições transitam para o período pós-independência. Surgimento de Honduras no final do século XIX, como uma colheita de dinheiro produzindo exportador e, em seguida, sua industrialização limitada através do sistema maquiladora trouxeram sobre as condições de hoje.

Em 2010, 2011 e 2012, Honduras foi classificado como tendo amaior taxa de homicídio doloso no mundo.

Demografia

Etnia

De acordo com CIA World Factbook, Honduras tem uma população de 8.143.564 em Julho de 2011; CIA World Factbook afirma que a composição da população é: "mestiço (mixed ameríndio e europeu), 90%, 7% ameríndia, preto 2%, branco 1%".

Religião

Cardeal Oscar Andres Rodriguez foi um dos candidatos mais fortes para se tornar papa depois da morte de João Paulo II.

Embora a maioria dos hondurenhos são nominalmente católico romano (que seria considerada a principal religião), de acordo com um relatório, membro da Igreja Católica Romana está em declínio, enquanto membros de igrejas protestantes está aumentando. O Relatório sobre Liberdade Religiosa Internacional de 2008, observa que uma pesquisa CID Gallup informou que 47% da população se identificaram como católicos, 36% como protestante evangélica, e 17%, desde nenhuma resposta ou se consideravam "outro". Costumeiras contagens Igreja Católica e associação estima 81% católica, onde o sacerdote (em mais de 185 paróquias) é necessário para preencher um conta pastoral da paróquia a cada ano.

A CIA Factbook tem Honduras listado como 97% católica e protestante de 3%. Comentando sobre variações estatísticas em todos os lugares, John Green da Pew Forum sobre Religião e Vida Pública observa que: "Não é que ... os números são mais certo do que números [de outra pessoa] ... mas como se conceitua o grupo muitas vezes as pessoas. assistir a uma igreja sem abrir mão de sua igreja "casa". Muitos que freqüentam mega-igrejas evangélicas em os EUA, por exemplo, participar de mais de uma igreja. Este deslocamento e fluidez é comum no Brasil, onde dois quintos daqueles que foram levantadas evangélica não são mais evangélica e católicos parecem deslocar-se dentro e fora de várias igrejas, muitas vezes, enquanto ainda permanecem Católica.

A maioria das pesquisas de opinião sugerem uma pesquisa anual feita ao longo de vários anos iria fornecer o melhor método de saber demografia religiosas e variações em um único país. Ainda assim, em Honduras estão prosperando Anglicana , Presbiteriana, Metodista , Adventista do Sétimo Dia, Luterana, Santos dos Últimos Dias ( Mórmon) e igrejas pentecostais. Há seminários protestantes. A Igreja Católica, ainda a única "igreja" que é reconhecido, também está prosperando no número de escolas, hospitais e instituições pastorais (incluindo a sua própria escola de medicina) que atua. Ele arcebispo, Oscar Andres Rodriguez Maradiaga, também é muito popular, tanto com o governo, outras igrejas, e em sua própria igreja. Praticantes do budista , judaica, islâmica, Bahá'í, Rastafari e denominações indígenas e religiões existe.

Folclore

Wilson Palacios, um dos atletas mais conhecidos de Honduras, joga para aequipa nacional de futebol Honduras e paraStoke City doCampeonato Inglês.

Lendas e contos de fadas são fundamentais dentro da cultura Honduras; Lluvia de Peces (chuva dos peixes) é um exemplo disso. A lenda do El Cadejo, La Llorona e La ciguanaba (La Sucia) também são populares.

Saúde

O A taxa de fertilidade é de aproximadamente 3,7 por mulher. A taxa de mortalidade de menores de cinco anos é de 40 por 1.000 nascidos vivos. As despesas de saúde foi de US $ (PPP) 197 por pessoa em 2004. Há cerca de 57 médicos por 100.000 pessoas.

Idade e expectativa de vida

As seguintes estatísticas demográficas são doCIA World Factbook, salvo indicação em contrário.

Estrutura etária:
0-14 anos:36,7% (homens 1.528.271 / 1.464.428 do sexo feminino)
15-64 anos:59,5% (homens 2.431.607 / feminino 2.412.951)
65 anos ou mais:3,8% (masculino 136,03 / feminino 170.272) (2011 est .)

Taxa de crescimento populacional:1,888% (2011 est.)

Taxa de nascimento:25,14 nascimentos / 1.000 habitantes (2011 est.)

Taxa de mortalidade:5,02 mortes / 1.000 habitantes (2006 est.)

Taxa de migração:-1,39 migrante (s) / 1.000 habitantes (2006 est.)

Taxa de mortalidade infantil:20,44 mortes / 1.000 nascimentos (2011 est.)

A expectativa de vida ao nascer:
população total:70,61 anos
homens:68,93 anos
mulheres:(. 2011 est) 72,37 anos

A taxa de fertilidade total:3.09 crianças nascidas / mulher (2011 est.)

Proporção sexual

No nascimento: 1,05 homens (s) / feminino menores de 15 anos: 1,04 masculino (s) / feminino 15-64 anos: um do sexo masculino (s) / feminino 65 anos ou mais: 0.83 masculino (s) / femininoPopulação total:1.01 masculino (s) / feminino (2006 est.)

Distribuição Geográfica

De acordo com o Censo de 2001 da População Honduras, os departamentos mais populosos são: Cortés (1,2 milhões), Francisco Morazán (1,2 milhões), Yoro (466.000), Olancho (420.000), Choluteca (391.000) e Comayagua (353.000 ). A menos populoso são Islas de la Bahia e Gracias a Dios. De acordo com a mesma fonte, as principais cidades são: Tegucigalpa (894.000 hab.-Distrito Central só-), San Pedro Sula (517.000 hab.), Choloma (160 mil hab.), La Ceiba (140,00 hab.), El Progreso (106.000 hab.), Choluteca, Comayagua, Puerto Cortes, La Lima e Danli. No entanto, as principais áreas metropolitanas são Tegucigalpa (1.200.000 hab. -est. 2007-) e San Pedro Sula (900.000 hab. -Mesma Ano-). Entre o Censo 1988 e 2001, San Pedro Sula dobrou sua população. O país tem 20 cidades acima de 20.000 habitantes. Honduras é o único país da América Central que sua segunda cidade mais importante tem a metade da população da capital da cidade. Considerando apenas áreas metropolitanas, a capital hondurenha é a terceira maior da América Central urbana aglomeração, depois de Cidade da Guatemala e San Salvador.

Diaspora

Desde 1975, a emigração de Honduras acelerou como os candidatos a emprego e refugiados políticos procuraram uma vida melhor em outro lugar. Embora muitos hondurenhos têm parentes na Espanha , México , Nicarágua e Canadá , a maioria dos hondurenhos expatriados vivem no Estados Unidos .

Em Espanha, a comunidade hondurenha é a maior entre as pessoas da América Central vivem lá, com uma estimativa de 8500, segundo as estatísticas espanholas para 2006. Os principais números indicam que 2130 vive em Barcelona e 1.100 em Madrid. Além disso Catalunha tem 4.854 hondurenhos; Comunidad de Madrid, 1086; Comunidad Valenciana, 556; e Castilla y Leon, 524.

De acordo com dados CELADE (Investigación Migración Internacional de Latinoamérica) 's, em 1992, mais de 8.700 hondurenhos estavam vivendo em El Salvador ; 9700 na Nicarágua (1995), 5.500 em Guatemala (2002), 3000 em Costa Rica (de 2000); e 2.400 em Belize (1990). Nota: Os valores não são comparáveis. Além disso, de acordo com o Anuário Demográfico das Nações Unidas (2000) 8700 de Honduras vivem em Canadá .

Recentes estimativas do Departamento de Estado sugerem que há entre 800.000 e 1 milhão de hondurenhos que vivem nos Estados Unidos, quase 15% da população interna de Honduras. A grande incerteza é devido ao número significativo de imigrantes hondurenhos indocumentados atualmente acredita-se estar residindo nos Estados Unidos. O Censo de 2010 EU contou 633.401 hondurenhos nos Estados Unidos, acima dos 217.569 em 2000.

Cultura

Empreendimentos criativos

A Catedral deComayagua

O pintor hondurenho mais famoso é José Antonio Velásquez. Outros pintores importantes incluem Carlos Garay, e Roque Zelaya. Alguns dos mais notáveis ​​escritores Honduras são Lucila Gamero de Medina, Froylan Turcios, Ramón Amaya Amador e Juan Pablo Suazo Euceda, Marco Antonio Rosa, Roberto Sosa, Eduardo Bähr, Amanda Castro, Javier Espinoza Abril, Teófilo Trejo, e Roberto Quesada. Alguns dos músicos notáveis ​​de Honduras incluem Rafael Ramos Coello, Lidia Handal, Victoriano Lopez, Guillermo Anderson, Victor Donaire, Matilde Quan, Moises Canelo, Julio Quan Francisco Carranza e Camilo Guevara Rivera.

Hondurenhos são muitas vezes referidos como Catracho ou Catracha (fem) em espanhol. A palavra foi cunhada por nicaragüenses e deriva do sobrenome do espanhol hondurenho Geral Florencio Xatruch, que, em 1857, liderou as forças armadas hondurenhas contra uma tentativa de invasão pelo aventureiro norte-americano William Walker. O apelido é considerada cortesia, não depreciativa. A língua principal é o espanhol, falado por 94% como primeira língua. Línguas minoritárias são faladas por menos de 4%. Estes são línguas ameríndias como Garifuna, Miskito, e Pech; Honduras linguagem gestual; Inglês e nas ilhas da baía ao largo da costa norte.

Honduras This Week é um jornal de língua Inglês semanal que foi publicada por 17 anos em Tegucigalpa. Nas ilhas de Roatan, Utila e Guanaja, a Voz Ilhas Bay tem sido uma fonte de notícias mensal desde 2003.

Cozinha hondurenha faz uso extensivo de coco, em ambos os alimentos doces e salgados, e até mesmo em sopas.

O teatro José Francisco Saybe emSan Pedro Sula é a casa do Círculo Teatral Sampedrano (Teatral Círculo de San Pedro Sula)

Celebrações

Tapetes de serragem deComayagua durante as celebrações da Páscoa.

Alguns dos feriados nacionais de Honduras incluem o Dia da Independência de Honduras em 15 de setembro e Dia das Crianças ou Día del Niño, que é comemorado em casas, escolas e igrejas em 10 de setembro; Neste dia, as crianças recebem presentes e festas semelhantes ao Natal ou festas de aniversário. Alguns bairros têm piñatas na rua. Outros feriados são Páscoa, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Dia do Soldado (03 de outubro para comemorar o nascimento de Francisco Morazán), Natal, El Dia de Lempira, em 20 de julho, e da véspera de Ano Novo.

Festividades do Dia da Independência de Honduras começar no início da manhã com as bandas. Cada banda usa diferentes cores e características líderes de torcida. Fiesta Catracha acontece neste mesmo dia: comidas típicas hondurenhos tais como feijão , tamales, baleadas, mandioca com chicharron, e tortillas são oferecidos. Na véspera de Natal, as pessoas se reunir com suas famílias e amigos íntimos para jantar, em seguida, dar os presentes à meia-noite. Em algumas cidades fogos de artifício são vistos e ouvidos à meia-noite. Na véspera de Ano Novo há comida e "cohetes", fogos de artifício e festas. Aniversários são também grandes eventos, e incluem as famosas "piñata", que está repleta de doces e surpresas para as crianças convidadas.

La Feria Isidra é comemorado em La Ceiba, cidade localizada no litoral norte, na segunda quinzena de maio para celebrar o dia do santo padroeiro da cidade Santo Isidoro. Pessoas de todo o mundo vêm para uma semana de festividades. Todas as noites há um pouco de carnaval (carnavalito) em um bairro. Finalmente, no sábado, há um grande desfile com carros alegóricos e exibe com pessoas de muitos países. Esta celebração é também acompanhada pela Feira Leite, onde muitos hondurenhos vêm para mostrar seus produtos e animais de fazenda.

Símbolos nacionais

Pássaro nacional, Ara macao

O bandeira de Honduras é composto por três faixas horizontais iguais, com os superiores e inferiores ser azul e representando o Oceano Pacífico eo Mar do Caribe. A faixa central é branco. Ele contém cinco estrelas azuis que representam os cinco estados da União Centro-Americana. A estrela do meio representa Honduras, localizado no centro da União da América Central.

O brasão de armas foi criada em 1945. É um triângulo equilátero, na base é um vulcão entre três castelos, sobre o que é um arco-íris eo sol brilhando. O triângulo é colocado em uma área que simboliza sendo banhado por ambos os mares. Em torno de tudo isso um oval contendo em letras de ouro: "República de Honduras, gratuito, soberano e independente".

O Hino Nacional de Honduras é o resultado de um concurso realizado em 1914 durante a presidência de Manuel Bonilla. No final, foi o poeta Augosto C. Coello que acabou escrevendo o hino, com a participação do compositor alemão Carlos Hartling escrever a música. O hino foi adotado oficialmente em 15 de novembro de 1915, durante a presidência de Alberto Membreño. O hino é composto por um coro e sete stroonduran, que é muito longo.

A flor nacional é a famosa orquídea, Rhyncholaelia digbyana(anteriormente conhecido comoBrassavola digbyana), que substituiu a rosa em 1969. A mudança da flor nacional foi realizada durante o governo do generalOswaldo López Arellano, pensando queBrassavola digbiana"é um planta indígena de Honduras; tendo esta flor características excepcionais de beleza, vigor e distinção ", como o decreto determina isso.

A Árvore Nacional de Honduras é a Honduras Pine ( Pinus caribaea var. hondurensis ). Além disso, o uso da árvore foi regulamentada, "para evitar as destruições desnecessárias causadas por choppings ou incêndios de floresta."

A Mamífero Nacional é o veados de cauda branca ( Odocoileus virginianus ), que foi adoptado como uma medida para evitar a depredação excessiva. É uma das duas espécies de cervos que vivem em Honduras. O pássaro nacional de Honduras é a Scarlet Macaw ( Ara macao ). Esta ave foi muito valorizada pelas civilizações pré-colombianas de Honduras.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Honduras&oldid=559304283 "