Conteúdo verificado

Glasgow

Assuntos Relacionados: Cidades britânicas ; Grã-Bretanha

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Coordenadas: 55,858 N ° 4.259 ° W / 55,858; -4,259

Glasgow
Gaélico escocês: Glaschu
Escocês: Glesga
Vista de Glasgow do Queens Park.jpg
Panorama sobre Glasgow ocidental de Parque da Rainha
Glasgow está localizado na área do conselho Glasgow
Glasgow

Glasgow mostrado dentro Glasgow
Área   67,76 sq mi (175,5 km 2)
População 580,690 (2006)
- Densidade  
Urbano 1750000
Metro Husa. 2550000
Língua Inglês , Scots (veja Glasgow Patter)
OS referência da grelha NS590655
- Edinburgh 42 mi (68 km)
- Londres 403 mi (649 km)
Área Conselho Glasgow City Council
Área Lieutenancy Glasgow
País Escócia
Estado soberano Reino Unido
Publicar cidade GLASGOW
Distrito Código Postal G1-G80
Código de discagem 0141
Polícia Strathclyde
Fogo Strathclyde
Ambulância Escocesa
Parlamento da UE Escócia
Parlamento do Reino Unido Glasgow Central
Glasgow East
North Glasgow
Glasgow North East
North West Glasgow
Glasgow Sul
Glasgow South West
O parlamento escocês Glasgow
Glasgow Anniesland
Glasgow Baillieston
Glasgow Cathcart
Glasgow Govan
Glasgow Kelvin
Glasgow Maryhill
Glasgow Pollok
Glasgow Rutherglen
Glasgow Shettleston
Glasgow Springburn
Site www.glasgow.gov.uk
Lista de locais
Reino Unido
Escócia
Glasgow

Glasgow ( / ɡ l æ z ɡ / GLAZ -goh; Escocês: Glesga ouvir; Gaélico escocês: Glaschu, pronunciado [Kɫ̪as̪xu]) é a maior cidade da Escócia e terceiro mais populoso do Reino Unido . A cidade situa-se na Rio Clyde no país de planícies centrais ocidentais. Uma pessoa de Glasgow é conhecido como um Glaswegian.

Glasgow cresceu a partir da medieval Bispado de Glasgow eo estabelecimento depois do Universidade de Glasgow, no século 15, que posteriormente tornou-se um importante centro do Iluminação escocesa no século 18. A partir do século 18, a cidade também cresceu como um dos principais centros da Grã-Bretanha de transatlântico comércio com Britânica América do Norte e do Índias Ocidentais Britânicas. Com a Revolução Industrial , região da cidade e em torno deslocou-se para se tornar um dos centros pré-eminentes do mundo de Heavy Engenharia , principalmente no Construção naval e Indústria de engenharia naval, que produziu muitos navios inovadores e famosos. Glasgow era conhecido como o " Segunda cidade do Império Britânico "por grande parte da Era vitoriana e Período de Edwardian. Hoje ele é um dos vinte principais centros financeiros da Europa e é o lar de muitas das principais empresas da Escócia. Glasgow também está classificada como a cidade mais habitável 57 no mundo.

No final dos anos 19 e início do século 20 Glasgow cresceu a uma população de mais de um milhão, e foi a quarta maior cidade da Europa, depois de Londres , Paris e Berlim . Na década de 1960, a deslocalização de grande escala para novas cidades e periférica subúrbios, seguido por sucessivas mudanças do limite, ter reduzido a população atual da cidade de Glasgow área unitária da autoridade para 580.690, com 1.199.629 pessoas vivendo na Grande Glasgow área urbana. Toda a região em torno do conurbação abrange cerca de 2,3 milhões de pessoas, 41% da população da Escócia.

História

Origens e desenvolvimento precoce

O selar ou selo de Jocelin , Bispo de Glasgow, fundador do burgo de Glasgow

O local atual de Glasgow tem sido utilizada desde tempos pré-históricos para liquidação devido ao facto de ser o mais a jusante ponto do rio Clyde que passa, no momento da sua confluência com o Molendinar queimadura. As origens de Glasgow como uma cidade estabelecida derivem em última análise a sua posição medieval como a segunda maior bispado da Escócia. Glasgow aumentou de importância durante os séculos 10 e 11 como o local deste bispado, reorganizada pelo Rei David I da Escócia e John, Bispo de Glasgow.

Tinha havido um local religioso anteriormente estabelecido pela São Mungo, no século 6. O bispado se tornou um dos maiores e mais rica do Reino da Escócia , trazendo riqueza e status para a cidade. Entre 1175 e 1178 esta posição foi reforçada ainda mais quando o bispo Jocelin obtido para a liquidação episcopal o status de Burgh Real do Rei William I da Escócia, permitindo a resolução para expandir com os benefícios de monopólios comerciais e outras garantias legais. Em algum momento entre 1189 e 1195 esse status foi complementada por uma feira anual, que sobrevive até hoje como o Glasgow Fair.

Glasgow cresceu ao longo dos séculos seguintes, a primeira ponte sobre o rio Clyde em Glasgow foi gravadas em torno de 1285, dando o seu nome para a área de Briggait da cidade, formando a principal via Norte-Sul sobre o rio via Glasgow Cruz. A fundação da Universidade de Glasgow em 1451 e elevação do bispado para se tornar o Arquidiocese de Glasgow em 1492 também aumentou status religioso e educacional da cidade.

Daniel Defoe visitou a cidade no início do século 18 e famosa opinou em seu livro Um passeio thro 'o Toda a ilha da Grã-Bretanha, que Glasgow foi "a cidade mais limpa e beautifullest, e melhor construído na Grã-Bretanha, Londres exceção." Naquela época, a população da cidade numerada aproximadamente 12.000, e ainda estava a sofrer grandes mudanças para a cidade de economia e tecido urbano, provocadas pelas influências do Iluminismo escocês e Revolução Industrial .

Porto comercial

Após os atos da união em 1707, Scotland ganharam acesso de negociação para os vastos mercados do Império Britânico e Glasgow tornou-se proeminente no comércio internacional como um centro de comércio para as Américas, especialmente no movimento do tabaco, do algodão e do açúcar na água profunda porta que tinha sido criada por comerciantes da cidade na Port Glasgow sobre o Firth of Clyde, devido à superficialidade do rio dentro da própria cidade naquela época. Até o final do século 18 mais da metade do comércio do tabaco britânico foi concentrada no rio Clyde, em Glasgow, com mais de 47 milhões lb (21.000.000 kg ) de tabaco que está sendo importado em seu pico.

Industrialização

Envio na Clyde, Grimshaw 1881

Em sua era industrial subsequente, Glasgow produzido têxteis, produtos químicos, produtos de engenharia e aço, que foram exportados. A abertura do Monkland Canal e bacia em Porto Dundas em 1795, facilitou o acesso às minas de minério de ferro e carvão em Lanarkshire. Após uma extensa Projetos de engenharia de dragagem de rios e aprofundar o rio Clyde, na medida do Glasgow, construção naval tornou-se uma grande indústria nos trechos superiores do rio, a construção de muitos navios famosos (embora muitos foram realmente construídos em Clydebank). O rio Clyde, em seguida, tornou-se uma importante fonte de inspiração para os artistas, tais como John Atkinson Grimshaw, disposto a retratar a nova era industrial e do mundo moderno. A população de Glasgow havia superado o de Edimburgo por 1821. Até o final do século 19 a cidade era conhecida como a " Second City do Empire "e em 1870 estava produzindo mais de arqueação metade da Grã-Bretanha de transporte e um quarto de todas as locomotivas do mundo. Durante este período, a construção de muitas das maiores obras arquitetônicas da cidade e mais ambiciosos projectos de engenharia civil, tais como o Loch Katrine aqueduto, Metrô, Eléctricos, City Chambers, Mitchell Biblioteca e Kelvingrove Art Gallery and Museum estavam sendo financiado por sua riqueza. A cidade também realizou uma série de Exposições Internacionais na Kelvingrove Park, em 1888, 1901 e 1911, com o Exposição Império, posteriormente, realizada em 1938.

A regeneração de Glasgow tem-se centrado sobre o Rio Clyde e criou estruturas emblemáticos como o Armadillo.

O século 20 presenciou tanto declínio e renovação na cidade. Após a I Guerra Mundial, a cidade sofreu com o impacto da Primeira Guerra Mundial pós-recessão e da tarde Grande Depressão, isso também levou a um aumento radical do socialismo eo " Red Clydeside movimento ". A cidade tinha recuperado pela eclosão da II Guerra Mundial e cresceu através do boom do pós-guerra que durou até os anos 1950. Na década de 1960, a falta de investimento e da inovação levou a uma concorrência crescente no exterior, em países como Japão e Alemanha, que enfraqueceu a posição uma vez preeminente de muitas das indústrias da cidade. Como resultado disto, Glasgow entrou num longo período de declínio económico relativo e rápida desindustrialização, levando a elevada taxa de desemprego, degradação urbana, o declínio da população, a dependência do bem-estar e problemas de saúde para os habitantes da cidade. Houve tentativas ativas na regeneração da cidade, quando o Glasgow Corporação publicou o seu controverso Bruce relatório, que estabelecem uma série abrangente de iniciativas destinadas a se virar o declínio da cidade. Há também acusações de que os Scottish escritório tinha deliberadamente tentou minar a influência económica e política do Glasgow no pós-guerra Scotland, desviando o investimento estrangeiro em novas indústrias para outras regiões durante o Silicon Glen crescimento e criar o novas cidades de Cumbernauld, Glenrothes, Irvine, Livingston e East Kilbride, dispersos em toda a Scottish Lowlands, a fim de reduzir pela metade base populacional da cidade.

Ao final de 1980, tinha havido um ressurgimento significativo na situação econômica de Glasgow. O ' Milhas melhor campanha de Glasgow ", lançado em 1983, e abertura da Burrell Collection em 1983 e Scottish Exhibition and Conference Centre, em 1985, facilitou o novo papel de Glasgow como um centro europeu de serviços de negócios e finanças e promoveu um aumento no turismo e investimento estrangeiro. Este último continua a ser reforçado pelo legado da cidade Festival Garden Glasgow em 1988, o seu estatuto Capital Europeia da Cultura em 1990, e as tentativas concertadas para diversificar a economia da cidade. Este renascimento econômico persistiu eo curso regeneração de áreas do centro da cidade, incluindo a grande escala Clyde Waterfront Regeneração, levou para as pessoas mais ricas se movendo para trás para viver no centro de Glasgow, alimentando acusações de gentrificação. A cidade agora reside no Mercer índice das 50 maiores cidades mais seguras do mundo e é considerado por Lonely Planet para ser uma das 10 melhores cidades turísticas do mundo. Apesar renascimento econômico de Glasgow, o East End da cidade continua a ser o foco de privação social grave. Um relatório de auditoria Económica Glasgow publicado em 2007 afirmou que o fosso entre as áreas prósperas e privadas da cidade está aumentando. Em 2006, 47% da população vivia em Glasgow aos mais desfavorecidos 15% das áreas na Escócia, enquanto o Centro de Justiça Social informou 29,4% dos residentes em idade activa da cidade para ser "economicamente inactivas". Embora marginalmente atrás da média do Reino Unido, Glasgow ainda tem uma taxa de emprego superior a Birmingham, Liverpool e Manchester.

Toponímia

É comum para derivar o nome Glasgow desde os mais velhos Cumbric glas cau ou um Cognato gaélico Médio, o que teria significado oco verde. A liquidação provavelmente tinha um nome anterior Cumbric, Cathures; o nome moderno aparece pela primeira vez no período gaélico (1116), como Glasgu. Também está registrado que o King of Strathclyde, Rhydderch Hael, congratulou-se com São Kentigern (também conhecido como São Mungo), e obteve sua consagração como bispo sobre 540. Para alguns 13 anos Kentigern trabalhou na região, a construção de sua igreja no Molendinar Burn, e fazendo muitos convertidos. Uma grande comunidade desenvolveu em torno dele e ficou conhecido como Glasgu (muitas vezes glosado como "o querido verde" ou "querida lugar verde").

Heráldica

O brasão de armas da cidade de Glasgow
Brasão de Arms.png Glasgow
Detalhes
Adotado 1866
Crista São Mungo
Supporters Dois salmão, anéis de rolamento
Lema Vamos Glasgow floreio

O brasão de armas da cidade de Glasgow foi concedido ao burgo real pelo Lord Lyon em 25 de outubro de 1866. Ele incorpora uma série de símbolos e emblemas associados com a vida do santo padroeiro de Glasgow, Mungo, que tinha sido usado em selos oficiais anteriores a essa data. Os emblemas representam milagres deveriam ter sido realizados por Mungo e estão listados na rima tradicional:

Aqui está o pássaro, que nunca voou
Aqui está a árvore que nunca cresceu
Aqui está o sino que não tocou
Aqui está o peixe, que nunca nadou
A Bell de St Mungo

St Mungo é também disse ter pregado um sermão contendo as palavras do Senhor: Deixa Glasgow floreio pela pregação da palavra eo louvor de teu nome. Este foi abreviado para "Deixe-Glasgow Flourish" e adotou como lema da cidade. O lema foi mais recentemente comemorado em uma canção chamada "Mãe Glasgow", que foi escrito por Dundonian cantor / compositor Michael Marra, mas popularizado por Matiz e grito.

Em 1450, John Stewart, o primeiro Senhor Reitor de Glasgow, deixou uma doação para que "Sino de St Mungo" um poderia ser feito e com portagem em toda a cidade para que os cidadãos iria rezar por sua alma. Um novo sino foi comprado pelos magistrados em 1641 e que sino continua a ser exibido no Popular Palace Museum, perto de Glasgow Green.

Os adeptos estão dois anéis de rolamento salmão, ea crista é uma figura metade do comprimento de São Mungo. Ele usa vestes litúrgicas e mitra de um bispo e tem sua mão levantada no "o ato de bênção ". A concessão 1866 original colocado na crista em cima de um leme, mas isso foi removido em doações subsequentes. A versão atual (1996) tem um ouro Coroa mural entre o escudo ea crista. Esta forma de coroa, assemelhando-se a uma parede da cidade em apuros, foi permitido aos quatro conselhos da área com estatuto de cidade.

Os braços foram re-matriculados pela cidade de Conselho Distrital de Glasgow, em 6 de fevereiro de 1975, e pelo actual conselho área em 25 de Março de 1996. A única alteração feita em cada ocasião foi no tipo de coroa ao longo dos braços.

Governo

Glasgow City Chambers é a sede da Câmara Municipal de Glasgow e da sede do Governo Local na cidade

Uma vez que o Representação do Povo Act 1918, Glasgow tem cada vez mais apoiado Idéias e da política de esquerda. O conselho da cidade foi controlado pelo Partido Trabalhista por 30 anos, desde o declínio da Os progressistas. O apoio de esquerda emana do legado da cidade como uma potência industrial, ea relativa pobreza de muitos Glaswegian círculos eleitorais e enfermarias. No rescaldo da Revolução Russa de 1917 e Revolução Alemã, greves freqüentes da cidade e Organizações militantes causou alarme sério Westminster, com uma insurreição em janeiro de 1919 o que levou o O primeiro-ministro, David Lloyd George para implantar 10.000 soldados e tanques para as ruas da cidade. Uma enorme manifestação na cidade de George Square em 31 de janeiro terminou em violência após a Riot Act foi lido.

Ação industrial nos estaleiros deu origem ao " Red Clydeside "epíteto. Durante a década de 1930, Glasgow foi a base principal da Partido Trabalhista Independente. Perto do final do século 20, tornou-se um centro da luta contra o poll tax, e, em seguida, a principal base do Partido Socialista Escocês, uma unidade do partido esquerdo, na Escócia. A cidade não teve um conservador MP desde o Hillhead 1982 por-eleição, quando o SDP tomou o lugar, na área mais rica de Glasgow. Círculos eleitorais revistos agora tornar difícil para eleger um deputado conservador na próspera West End de Glasgow, porque a área é dividida entre dois círculos eleitorais que incluem grandes propriedades do conselho que votaram predominantemente do Trabalho.

Região Parlamento escocês

O Glasgow região eleitoral do Parlamento escocês abrange concelho de Glasgow City, o Área do rutherglen South Lanarkshire e uma pequena porção oriental Renfrewshire. Ela elege dez do parlamento de 73 primeiro passado os membros do círculo eleitoral e pós sete dos 56 membros adicionais. Ambos os tipos de membro são conhecidos como Membros do Parlamento Escocês (MSPs). O sistema de eleição é concebido para produzir uma forma de representação proporcional.

A primeira passado os assentos pós foram criados em 1999, com os nomes e os limites da então existentes Westminster ( House of Commons ) círculos eleitorais. Em 2005, o número de Westminster Membros do Parlamento (MPs), representando a Escócia foi reduzido para 59, com novos grupos em formação, enquanto que o número existente de MSPs foi mantida em Holyrood.

Os dez círculos eleitorais Scottish Parliament na região eleitoral do Glasgow são: -

  • Glasgow Anniesland
  • Glasgow Baillieston
  • Glasgow Cathcart
  • Glasgow Govan
  • Glasgow Kelvin
  • Glasgow Maryhill
  • Glasgow Pollok
  • Glasgow Rutherglen
  • Glasgow Shettleston
  • Glasgow Springburn

Eleitorados Reino Unido Parlamento

Na sequência da reforma dos círculos eleitorais da Câmara dos Comuns do Parlamento do Reino Unido ( Westminster ), em 2005, o que reduziu o número de escocês Membros do Parlamento (MPs), os círculos eleitorais de Westminster atuais representam Glasgow são: -

  • Glasgow Central
  • Glasgow East
  • North Glasgow
  • Glasgow North East
  • North West Glasgow
  • Glasgow Sul
  • Glasgow South West

Geografia

Glasgow está localizado nas margens do Rio Clyde, em Oeste da Escócia Central. Seu segundo rio mais importante é a Kelvin cujo nome foi usado para criar o título de Barão Kelvin e, assim, terminou como a unidade científica da temperatura . Glasgow está no antigo condado geográfica de Lanarkshire. Para o governo local Glasgow é uma autoridade unitária.

Localização

Clima

Apesar da sua latitude norte, perto da mesma linha de Moscou , o clima de Glasgow é classificado como Oceanic ( Köppen Cfb). Devido à sua posição oeste e proximidade com o mar, Glasgow é uma das áreas mais leves da Escócia. As temperaturas são geralmente mais elevadas do que a maioria dos lugares de igual latitude de distância do Reino Unido, devido à influência do aquecimento da Corrente do Golfo.

Os invernos são normalmente frio, úmido e nublado, com uma média de janeiro do 4.0 ° C (39,2 ° F), embora baixos, por vezes, caem abaixo de zero. Dias claros ou secas são raros. Neve ocorre, mas raramente se encontra no centro da cidade. Os meses de primavera (março-maio) são geralmente leves. Muitas das árvores e plantas de Glasgow começam a florescer nesta época do ano e parques e jardins estão cheios de cores da primavera. Os meses de Verão (Junho a Setembro) podem variar consideravelmente entre clima ameno ou quente e úmido e ensolarado. O mês mais quente é geralmente julho, com uma máxima média próxima dos 20 ° C (68 ° F). Outonos são legais para suave, com o aumento da umidade. Extremos variam de -20 a 31,2 ° C (-4 a 88 ° F), a última ocorrendo 04 de agosto de 1975.


Os dados climáticos para Glasgow ( Paisley 32m asl, 1981-2010, 1959- extremos)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 13.5
(56,3)
14,4
(57,9)
17,2
(63)
24,4
(75,9)
26.5
(79,7)
29,6
(85,3)
30
(86)
31
(87,8)
26,7
(80.1)
22,8
(73)
17,7
(63,9)
14,1
(57,4)
31
(87,8)
Média alta ° C (° F) 6.9
(44,4)
7,4
(45.3)
9.6
(49.3)
12,6
(54,7)
15,9
(60,6)
18,1
(64,6)
19,7
(67,5)
19,2
(66,6)
16,4
(61,5)
12,7
(54,9)
9.4
(48.9)
6.9
(44,4)
12,9
(55,2)
Média baixa ° C (° F) 1,8
(35.2)
1,8
(35.2)
3
(37.4)
4.8
(40.6)
7.3
(45.1)
10.1
(50.2)
12
(53,6)
11,7
(53,1)
9.7
(49.5)
6,7
(44.1)
4
(39.2)
1,7
(35.1)
6.2
(43.2)
Recorde de baixa ° C (° F) -14,8
(5.4)
-7.5
(18,5)
-8.3
(17,1)
-4.4
(24.1)
-1.1
(30)
1,5
(34.7)
3.9
(39)
2.2
(36)
-0.2
(31.6)
-3.5
(25.7)
-6.8
(19,8)
-14.5
(5,9)
-14,8
(5.4)
Chuvas mm (polegadas) 148,2
(5,835)
104.6
(4,118)
112,3
(4,421)
63,6
(2.504)
67,5
(2.657)
66,4
(2.614)
73
(2,87)
92,5
(3.642)
112.5
(4.429)
143.1
(5,634)
126,4
(4,976)
135,2
(5,323)
1.245,1
(49.02)
Méd. Dias chuvosos (≥ 1,0 mm) 17,3 13,2 14,9 11,6 11,9 11.1 12 12,8 13,8 16,8 16 15.5 166,9
A média de horas de sol mensais 37,6 66,9 98,6 134,5 180.1 158,9 154,3 146,8 114,9 85,2 54 33,1 1265
Fonte # 1: Met Office
Fonte # 2: KNMI / Royal Meteorological Institute holandês


Demografia

A população da área de Glasgow City Council atingiu o pico na década de 1950 em 1.200.000 pessoas e antes que por 80 anos foi mais de 1 milhão. Durante este período, Glasgow foi uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. Após a década de 1960, clareiras de áreas atingidas pela pobreza centro da cidade, como o Gorbals e deslocalização de ' novas "cidades como East Kilbride e Cumbernauld levou à diminuição da população. Além disso, os limites da cidade foram alteradas duas vezes durante o final do século 20, fazendo comparações diretas difícil. A cidade continua a se expandir para além dos limites oficiais do conselho da cidade em áreas suburbanas adjacentes, abrangendo cerca de 400 milhas quadradas (1.000 quilômetros 2) de todos os subúrbios adjacentes, se cidades-dormitórios e vilas estão incluídos.

Há duas definições distintas para a população de Glasgow: City Area Conselho a Glasgow (que perdeu os distritos de Rutherglen e Cambuslang para South Lanarkshire em 1996) e área da Grande Glasgow urbana (que inclui a aglomeração em torno da cidade).

Desde a década de 1840 até os dias atuais, um grande número de Os imigrantes irlandeses se instalaram e contribuíram para a cidade. Em um ponto única cidade de Nova York tinha uma população irlandesa maior do que Glasgow. Um grande número de escocês Highlanders também migraram para a cidade como um resultado da Folgas Highland. Os irlandeses e os escoceses escoceses contribuiu para o crescimento explosivo do catolicismo romano na cidade.

No início do século 20, muitos lituanos refugiados começaram a se estabelecer em Glasgow e em seu auge na década de 1950 havia cerca de 10 mil na área de Glasgow. Muitos Scots italianos também se estabeleceram em Glasgow, provenientes de províncias como Frosinone entre Roma e Nápoles e Lucca no noroeste da Toscana, neste momento, muitos originalmente trabalhar como " Pokey Pokey "homens. Nos anos 1960 e 70, muitos Asian-escoceses também se estabeleceram em Glasgow, principalmente no Área de Pollokshields. Estes número 30.000 15.000 paquistaneses, indianos e bengaleses 3000, bem como Os imigrantes chineses, muitos dos quais se instalaram na Garnethill área da cidade. Desde 2000, o governo do Reino Unido tem prosseguido uma política de dispersão de os requerentes de asilo para aliviar a pressão sobre a habitação social na London área.

Localização População Área Densidade
Glasgow City Council 620.000
Greater Glasgow Área Urbana 1750270
Fonte: Censo da Escócia resultados on-line

Uma vez que o Censo de 2001 o declínio da população se estabilizou. A população da área do conselho municipal de 2004 foi de 685.090, ea população de ambos área da cidade de Glasgow Conselho e Grande Glasgow está prevista para crescer no futuro próximo. Cerca de 2,3 milhões de pessoas vivem na área de Glasgow de viagens para o trabalho. Esta área é definida como tendo 10% e mais de residentes que viajem em Glasgow para o trabalho, e não tem limites fixos.

Comparado com Interior de Londres, que tem., A maior cidade da Escócia tem menos da metade da densidade populacional atual do capitalismo Inglês Em 1931 a densidade populacional era, destacando as 'folgas' subseqüentes para os subúrbios e cidades novas que foram construídas para esvaziar um da Europa mais densamente povoada cidades.

Glasgow tem o menor a expectativa de vida de qualquer cidade do Reino Unido em 72,9 anos. Muito foi feito isso durante a 2008 Glasgow East por-eleição. Em 2008, a Organização Mundial de Saúde relatório sobre as desigualdades na saúde, revelando que a expectativa de vida masculina variou de 54 em Calton a 82 nas proximidades Lenzie, East Dunbartonshire.

Distritos e subúrbios

Áreas de Glasgow. Clique para ampliar.

A cidade velha de Glasgow originalmente desenvolvido em torno de Catedral de Glasgow e para baixo o velho High Street para o Rio Clyde via Glasgow Cruz. Os limites de Glasgow mudaram em várias ocasiões para fins políticos, com muitos lugares que se vêem como parte de Glasgow caindo no exterior da autoridade local Glasgow City criado em 1996. Para mais informações sobre o que locais estão dentro da área do conselho da cidade e aqueles que se encontram outwith mas estão incluídos em outras definições de Glasgow, ver o Lista de lugares em Glasgow página.

Centro

O Centro da cidade é banhada pelo High Street para o leste, o Rio Clyde para o sul e o M8 auto-estrada para o oeste e norte, que foi construída através da Townhead, Charing Cross, Cowcaddens e Anderston áreas na década de 1960.

Distrito de varejo e teatro

Olhando para baixo Buchanan Street em direção Estação de metrô St Enoch

O centro da cidade baseia-se numa sistema de grade de ruas na margem norte do rio Clyde. O coração da cidade é George Square, palco de muitas das De Glasgow estátuas públicas eo elaborada Victorian Glasgow City Chambers, sede da Glasgow City Council. Para o sul e oeste são as zonas comerciais de Argyle Street, Sauchiehall Street e Buchanan Street, este último com os varejistas mais sofisticado e vencedor de 2008. Os principais centros comerciais da Academia de Urbanismo "Grande Prémio Rua 'são Buchanan Galleries e da Enoch Centre St., com o up-market Princes Square e do Centro de italiana especializada em grifes. A loja de departamentos com sede em Londres Selfridges comprou um sítio na cidade há alguns anos, como parte de seus planos para expandir lojas, planos que já foram arquivados de acordo com a empresa. Carteira de varejo de Glasgow forma sector segunda maior e economicamente mais importante de varejo do Reino Unido depois de Central London .

O centro da cidade é o lar de mais de principais espaços culturais de Glasgow: O Theatre Royal (casa Scottish Opera e ex- Scottish Ballet (que agora reside na Tramway teatro)), O Teatro Pavilion, Teatro do Rei, Glasgow Royal Concert Hall, Film Theatre Glasgow, Tron Theatre, Galeria de Arte Moderna (Goma), Mitchell Biblioteca e Teatro, o Centro de Arte Contemporânea, McLellan Galleries e O Farol Museu de Arquitetura. Cinema mais alto do mundo, o ecrã dezoito Cineworld está situado na Renfrew Street. O centro da cidade também é o lar de quatro instituições de ensino superior de Glasgow: A Universidade de Strathclyde, The Royal Scottish Academy of Music and Drama, Glasgow School of Art and Glasgow Caledonian University.

Merchant City

O Tolbooth Steeple domina Glasgow Cruz e marca o lado leste da Merchant City.

Para o leste é o distrito comercial e residencial de Merchant City. A Cidade Merchant anteriormente era um bairro residencial dos ricos comerciantes da cidade nos séculos 19 e início dos anos 18, em particular o Lords tabaco de quem muitas das ruas levam seu nome. À medida que a Revolução Industrial ea riqueza que trouxe para a cidade resultou na expansão da área central de Glasgow para o oeste, o centro medieval original foi deixado para trás. Glasgow Cruz, situado na junção da High Street, Gallowgate, Trongate e Saltmarket era o centro original da cidade, simbolizado por seu Cruz Mercat. Glasgow Cruz engloba o Tolbooth Torre do Relógio; tudo o que resta do original City Chambers, que foi destruído por um incêndio em 1926. Movendo-se para o norte em direção a High Street Rottenrow e Townhead encontra-se o século 15 Catedral de Glasgow e da Senhorio de Provand. Devido ao crescente nível de poluição industrial no meio-de-final do século 19, a área caiu em desgraça com os moradores.

Desde o final dos anos 1980, a Cidade Merchant foi rejuvenescido com apartamentos no centro da cidade de luxo e conversões de armazém. Esta regeneração apoiou um número crescente de cafés e restaurantes. A área também é lar de uma série de high-end lojas de estilo boutique e algumas das lojas mais exclusivas de Glasgow.

Royal Exchange Square à noite ( Merchant City)

A Cidade Merchant é o centro da crescente 'área cultural' de Glasgow, com base em King Street, a Saltmarket e Trongate, e no coração da anual Merchant Festival City. A área tem apoiado um enorme crescimento em galerias de arte, as origens do que pode ser encontrado no final dos anos 80, quando ele atraiu organizações lideradas por artistas que podiam pagar os aluguéis baratos necessárias para operar na fabricação vago ou espaços de varejo. O potencial artístico e cultural da cidade de comércio como um "bairro cultural 'foi aproveitado por organizações de artes independentes e Glasgow City Council, eo recente desenvolvimento de Trongate 103, que abriga galerias, oficinas, estúdios de arte e espaços de produção, é considerado um dos principais resultados da parceria contínua entre ambos. A área também contém uma série de teatros e salas de concerto, incluindo o Tron Theatre, o Fruitmarket Velha, o Trades Hall, St. Andrews na Praça, Merchant Square, eo Prefeituras.

Distrito financeiro

Clyde Arc, também conhecido como "Squinty ponte".

Para a borda ocidental do centro da cidade, ocupando as áreas de Blythswood Hill e Anderston, encontra-se o distrito financeiro de Glasgow, conhecido oficialmente como a Financial District Services International (IFSD), embora muitas vezes de forma irreverente apelidado pela imprensa contemporânea como o "quilômetro quadrado" ou "Wall Street em Clyde". Desde o final da década de 1980 a construção de muitos prédios de escritórios modernos e desenvolvimentos altos abriram o caminho para a IFSD para se tornar um dos maiores UKs trimestres financeiros. Com uma reputação como um centro de serviços financeiros instituídos, juntamente com serviços de suporte abrangentes, Glasgow continua a atrair e crescer novos negócios. Dos 10 maiores empresas de seguros gerais no Reino Unido, em 8 de ter uma base ou a sua sede em Glasgow - incluindo Linha Direta, Esure, AXA e Norwich Union. Principais empresas do setor bancário também se mudaram alguns dos seus serviços para a propriedade comercial em Glasgow - Resolução, JPMorgan Chase, Abbey, HBOS , Barclays Wealth, Tesco Personal Finance, Morgan Stanley, Lloyds TSB , Clydesdale Bank, BNP Paribas, HSBC e do Royal Bank of Scotland. O Ministério da Defesa tem vários departamentos e Clydeport, o Glasgow Bolsa de Valores, Estudante Empréstimos Companhia, Executivo escocês Empresas, Transportes e ao Longo da Vida Departamento de Aprendizagem, BT Group, Scottish Qualifications Authority e Scottish Enterprise também têm a sua sede baseada no distrito.

West End

Kelvingrove Art Gallery and Museum Glasgow é de museu premier e galeria de arte, que abriga uma das melhores coleções de arte da Europa cívicas.

West End de Glasgow refere-se ao bairro boêmio de cafés, salões de chá, bares, boutiques, hotéis de luxo, clubes e restaurantes no interior de Kelvingrove Park, o Universidade de Glasgow, Jardins Botânicos e Glasgow a Scottish Exhibition and Conference Centre, especialmente na rua principal da área, Byres Road, e em Ashton Lane. A área é popular entre os turistas, e contém muitos hotéis, incluindo o prestigioso One Devonshire Gardens, que tem acomodados uma série de convidados famosos em visitas à cidade.

O West End inclui áreas residenciais de Hillhead, Dowanhill, Kelvingrove, Kelvinside, Hyndland, e, de forma crescente, Partick. O nome é cada vez mais sendo usado para se referir a qualquer área a oeste da Charing Cross. Isto inclui áreas tais como Scotstoun, Jordanhill, Kelvindale e Anniesland.

O West End é cortada pelo Rio Kelvin, que flui dos Kilsyth Hills no Norte e deságua no rio Clyde na Bacia Yorkhill.

O pináculo de Sir George Gilbert Scott Edifício principal da universidade de Glasgow (a segunda maior Neogótico edifício na Grã-Bretanha) é um importante marco local, e pode ser vista de milhas ao redor, sentado em cima de Gilmorehill. A universidade em si é a quarta mais antiga do mundo de fala Inglês. Grande parte da população estudantil da cidade é baseada no West End, acrescentando a sua vitalidade cultural.

A área também é a casa do Kelvingrove Art Gallery & Museum, Hunterian Museum and Art Gallery, Kelvin Salão International Sports Arena, Henry Wood Hall (casa do Royal Scottish National Orchestra) eo Museu dos Transportes, que deverá ser reconstruída em um antigo local docas na Glasgow Harbour para um projeto por Zaha Hadid. O West End Festival, um dos maiores festivais de Glasgow, é realizada anualmente em junho.

Glasgow é a casa do SECC, o maior centro de exposições e conferências do Reino Unido. A grande expansão das instalações SECC na antiga doca da rainha por Foster and Partners está actualmente prevista, incluindo uma arena de 12.000 assentos, e um hotel 5 estrelas e entretenimento complexa.

East End

O Palácio do Povo, em Glasgow Green

O East End de Glasgow estende Cruz, no centro da cidade até a fronteira com Norte e South Lanarkshire. É o lar do famoso Barrowland Mercado Glasgow, popularmente conhecido como "O Barras ', Barrowlands, Glasgow Green, e Celtic Park, casa do Celtic FC . Muitos dos prédios de arenito originais permanecem neste distrito. O East End foi outrora um importante centro industrial, que abriga Sir William Arrol & Co. e William Beardmore and Company. Um empregador local notável continua a ser o Wellpark Brewery, casa de Lager do Tennent.

O Glasgow Necropolis Cemetery foi criado em uma colina acima da Catedral de São Mungo na curva de 1831. Rotas através da paisagem subindo até o 62 metros (203 pés) de altura estátua de John Knox na cimeira. Há dois prédios do século 18 atrasados em Gallowgate. Datado de 1771 e 1780, ambos foram bem restaurado. A construção de Charlotte Street foi financiado pela David Dale, cujas pretensões primeiro pode ser medido pelo uma casa restante, agora gerido pela National Trust for Scotland. Mais adiante, Charlotte Street lá está um moderno Gillespie, Kidd & Coia edifício de alguma nota. Uma vez que uma escola, que foi convertido em escritórios. Em torno desses edifícios são uma série de empreendimentos habitacionais inovadoras concebidas como 'Casas para o futuro ", parte de um projeto durante o ano da cidade como Reino Unido Cidade de Arquitetura e Design, em 1999.

Leste de Glasgow Cruz é o Igreja de Santo André, a mais antiga igreja pós-Reforma na Escócia, construída em 1739-1757 e exibindo uma grandeza Presbyterian condizente com a igreja da cidade de ricos comerciantes de tabaco. Também por perto é o mais modesto episcopal St. ANDREW'S-by-the-Green, a mais antiga igreja Episcopal da Escócia. A Igreja Episcopal St Andrew também era conhecido como o "Whistlin" Kirk ", devido ao facto de ser a primeira igreja depois da reforma de possuir um órgão.

The Fountain Doulton em Glasgow Green

Com vista Glasgow Green é a fachada deTempleton On The Green, com vibrantealvenaria policromática destina-se a evocar oPalácio do Doge em Veneza.

A extensa Tollcross Park foi originalmente desenvolvido a partir do espólio de James Dunlop, o proprietário de uma siderúrgica local. Sua grande opulenta mansão foi construída em 1848 por David Bryce, que mais tarde abrigou Museu da Criança da cidade até os anos 1980. Hoje, a mansão é um complexo habitacional abrigado.

O novo Scottish National Indoor Arena Sports, um substituto moderno para o Kelvin Hall, está prevista para Dalmarnock. A área também será o local da vila dos atletas para os Jogos da Commonwealth de 2014, localizado ao lado da nova arena de esportes coberta.

Ao norte do East End encontram-se os dois maciços gasómetros de Provan Gas Works, que estão com vista para Alexandra Park e um grande intercâmbio entre os M8 e M80 auto-estradas. Muitas vezes usado para a exibição de grandes slogans publicitários da cidade, as torres se tornaram um portal não oficial para a cidade para os utentes da estrada que chegam do norte e leste.

O Fim Saudável Centro de estar Oriente (EEHLC) foi criada em meados de 2005 em Crownpoint Estrada com Lottery Financiamento e subvenções da cidade para servir as necessidades da comunidade na área. O centro oferece serviços como instalações desportivas, conselhos de saúde, gestão do stress, lazer e classes profissionais.

Lado Sul

Casa para um amante da arte está situado emBellahouston Park, Glasgow.

South Side de Glasgow alastra para fora ao sul do Clyde, que abrange áreas incluindo Gorbals, Toryglen, Govan, Ibrox, Shawlands, Simshill, Strathbungo, Cardonald, Florida,Pollokshaws,Nitshill,Pollokshields,Battlefield,Langside,Govanhill,Crosshill,Cessnock,Mosspark,Kinning Mansewood, Arden, Darnley, Newlands, Deaconsbank, Pollok, Croftfoot, Castlemilk, King's Park, Cathcart, Muirend and Barrhead, Busby, Clarkston, Giffnock, Thornliebank, Netherlee, and Newton Mearns in the East Renfrewshire council area, as well as Cambuslang, East Kilbride, and Rutherglen in the South Lanarkshire council area.

Embora predominantemente residencial, a área tem vários edifícios públicos, incluindo notáveis, de Charles Rennie Mackintosh Museu Scotland Street School e Casa para um amante da arte; o mundialmente famoso Burrell Collection em Pollok Country Park; "grego" Alexander Thomson Holmwood House villa; o Estádio Nacional de Futebol Hampden Park em Mount Florida, (casa do Queens Park FC) e Ibrox Stadium, (casa do Rangers FC ).

O antigo local docas noPacífico Quay, na margem sul do rio Clyde, em frente ao SECC, é o site doCentro de Ciências de Glasgow e da nova sede para aBBC Escócia eSTV Group plc (proprietário daSTV), que foram realocados lá para um nova finalidade construída campus mídia digital.

Olhando paraRainha Park Baptist Church no inverno.

Além disso, várias novas pontes sobre o rio Clyde foram construídas ou estão actualmente planeadas, incluindo oArc Clyde conhecida pelos habitantes locais como a Ponte Squinty noPacífico Quay e outros emTradeston e Springfield Quay.

O South Side também inclui muitos grandes parques, incluindo Linn Park, Parque da Rainha, Bellahouston Park e Rouken Glen Park, e vários clubes de golfe, incluindo o curso campeonato em Haggs Castle. O South Side também é o lar de Pollok Country Park, que foi agraciado com o prêmio de Melhor Parque de 2008. Pollok Parque da Europa é o maior parque de Glasgow eo único parque do país, dentro dos limites da cidade. Ele também é o lar de Poloc Cricket Club. O nome foi tirado de um dos primeiros grafias da área, para diferenciá-lo de Pollok Juniors Football Club.

Govan é um distrito e ex-burgo na parte sul-ocidental da cidade. Ele está situado na margem sul do rio Clyde, em frente Partick. Foi uma Polícia Burgh administrativamente independente desde 1864 até que foi incorporada na cidade em expansão de Glasgow em 1912. Govan tem um legado como um engenharia e centro de construção naval de reputação internacional e é lar de um dos dois Navios de superfície da BAE Systems estaleiros no Rio Clyde ea empresa de engenharia de precisão, Thales Optronics. Ele também é o lar do Southern General Hospital, um dos maiores hospitais universitários do país, eo centro de manutenção para o sistema de Metro de Glasgow.

North Glasgow

Ruchill Igreja, visto a partir doForth e Clyde Canal.

North Glasgow se estende para fora a partir do norte do centro da cidade para os subúrbios ricos de Bearsden, Milngavie e Bishopbriggs em East Dunbartonshire e Clydebank em West Dunbartonshire. A área também contém algumas das mais pobres zonas residenciais da cidade. Possilpark é uma dessas áreas, onde os níveis de desemprego e de abuso de drogas continuam a ser acima da média nacional. Grande parte da habitação em áreas como Possilpark e Hamiltonhill havia caído em um estado de abandono nos últimos anos. Isto levou a reconstrução em larga escala de grande parte do parque habitacional mais pobre no norte de Glasgow, ea regeneração mais ampla de muitas áreas, tais como Ruchill, que foram transformadas; muitos prédios degradados agora foram renovados ou substituídos por modernos conjuntos habitacionais. Grande parte do parque habitacional no norte de Glasgow é alugado a habitação social, com uma alta proporção de blocos torre de arranha-céus, gerida pela Associação de Habitação Glasgow.

Maryhill consiste em bem cuidados prédios de arenito tradicionais. Embora historicamente uma área de classe operária, suas fronteiras com o sofisticado West End da cidade significa que é relativamente rico em comparação com o resto do norte da cidade, contendo áreas ricas, como Maryhill Park e North Kelvinside. Maryhill também é o lar de Firhill Stadium, casa do Partick Thistle FC desde 1909, eo profissional de Rugby Union equipe, Glasgow Warriors. O equipa júnior, Maryhill FC também estão localizados nesta parte do norte de Glasgow.

O Forth e Clyde Canal atravessa esta parte da cidade, e em um estágio formado uma parte vital da economia local. Foi por muitos anos poluído e em grande parte não utilizada após o declínio da indústria pesada, mas os recentes esforços para regenerar e voltar a abrir o canal para navegação tê-lo visto rejuvenescido.

Sighthill abriga a maior da Escóciacomunidade requerente de asilo.

Uma grande parte da vida económica de Glasgow uma vez foi localizado em Springburn, onde o Saracen Foundry, obras de engenharia de empresas como Charles Tennant e oficinas de locomotivas empregou muitos Glaswegians. Na verdade, Glasgow dominado este tipo de produção, com 25% de todas as locomotivas do mundo que está sendo construído na área em um palco. Ele estava em casa para a sede do Norte britânica Locomotive Company. Hoje parte do St. Obras ferroviárias rollox continua em uso como uma instalação de manutenção ferroviária, tudo o que resta da indústria em Springburn.

Cultura

Estabelecido pelo rico comerciante de tabaco Stephen Mitchell, aBiblioteca Mitchell é agora uma das maiores referência públicabibliotecasna Europa

A cidade tem muitas comodidades para uma ampla gama de atividades culturais, de ondulação para ópera , ballet e de futebol a arte apreciação; ele também tem uma grande selecção de museus que incluem aqueles dedicados ao transporte , religião , e arte moderna. muitos dos locais culturais da cidade foram comemorados em 1990, quando Glasgow foi designada Capital Europeia da Cultura.

Biblioteca principais da cidade, aBiblioteca Mitchell, tem crescido em um dos maiores de referência públicabibliotecasna Europa, atualmente abriga cerca de 1,3 milhões de livros, uma grande coleção dejornaise milhares defotografias emapas.

A maioria das organizações artísticas nacionais da Escócia são baseados em Glasgow, incluindoScottish Opera,Scottish Ballet, TheNational Theatre of Scotland,Real Orquestra Nacional Escocês,BBC Scottish Symphony Orchestra eScottish Youth Theatre.

Glasgow tem o seu próprio "Poeta Laureado ", um cargo criado em 1999 porEdwin Morgan e em 2007 ocupada porLiz Lochhead.Weegie cozinha é famosa na Grã-Bretanha por ser muito gordo, com exemplos como odeep-fried bar Marte e daStonner kebab proveniente de Glasgow.

Recreação

Glasgow é o lar de uma variedade de teatros, incluindo Teatro do Rei, o Teatro Real e Teatro Cidadãos e é o lar de muitos museus municipais e galerias de arte, sendo o mais famoso o Kelvingrove Art Gallery and Museum, a Galeria de Arte Moderna (Goma) eo Burrell Collection. A maioria dos museus em Glasgow são de propriedade e livre para entrar publicamente.

A cidade já sediou muitas exposições ao longo dos anos, inclusive sendo o Reino Unido Cidade da Arquitetura 1999,Capital Europeia da Cultura 1990, o National City of Sport 1995-1999 e Capital Europeia do Desporto de 2003.

Além disso, ao contrário do mais velho e maior Festival de Edimburgo (onde todos os principais festivais de Edimburgo ocorrer nas últimas três semanas de agosto), festivais de Glasgow preencher o calendário. Festivais incluem o Festival Internacional de Comédia Glasgow, Glasgow International Jazz Festival, Celtic Connections, Glasgow Fair, Festival de Cinema de Glasgow, West End Festival, Merchant City Festival, Glasgay, e os campeonatos do mundo da faixa da tubulação.

Cena musical

Glasgow Royal Concert Hall

Glasgow tem muitos locais de música ao vivo, bares, clubes. Alguns dos mais conhecidos locais da cidade incluem a Sala de Concertos Glasgow Royal, o SECC, Wah Wah Hut do rei Tut (onde Oasis foram vistos e assinado pelo magnata da ficha Glaswegian Alan McGee), o Queen Margaret Union (que têm pegada de Kurt Cobain bloqueado em um cofre) e do Barrowland, salão de festas convertido em um local de música ao vivo. Mais recentes locais de médio porte incluem ABC e O 2 Academy, que abrigam uma faixa semelhante de actos. Há também um grande número de estabelecimentos e bares que acolhem muitos músicos locais e de turismo, incluindo Stereo, 13 de Nota e agradável N Sleazy menores. Em 2010, foi nomeado quarta Glasgow City 'musical mais "do Reino Unido pelo PRS for Music.

Nos últimos anos, o sucesso de bandas como Belle & Sebastian, Camera Obscura, Biffy Clyro, Franz Ferdinand, Mogwai, Snow Patrol e Travis ou bandas indie como Primal Scream impulsionou significativamente o perfil da cena musical de Glasgow, o que levou a revista Time a comparar Glasgow a Detroit durante a sua década de 1960 Motown apogeu. Sucessos mais recentes incluem The Fratellis e Glasvegas. A cidade de Glasgow foi nomeado UNESCO Cidade da Música em 20 de agosto de 2008 como parte da Rede de Cidades Criativas.

Glasgow também tem uma cena de música de dança próspera liderada pelo Slam, e sua gravadora Soma Quality Recordings. Eles também são as pessoas por trás das noites de muito sucesso no clube pressão no The Arches que atraíram DJs e clubbers de todo o mundo.

Os prestigiadosPrémios MOBO foram realizadas noSECC, em 30 de Setembro de 2009, tornando Glasgow a primeira fora-de-Londrescidade para sediar o evento desde o seu lançamento em 1995.

Religião

Catedral de Glasgow marca o local ondeSão Mungo construiu sua igreja e estabeleceu Glasgow

Glasgow é uma cidade de diversidade religiosa significativa. O Igreja da Escócia e da Igreja Católica Romana são as duas maiores denominações cristãs na cidade. Há 147 congregações na Igreja da Escócia do Presbitério de Glasgow (dos quais 104 se encontram dentro dos limites da cidade, o outro sendo 43 em áreas adjacentes, como Giffnock). A cidade possui quatro cristãos catedrais: Catedral de Glasgow, da Igreja da Escócia; Catedral de St Andrew, da Igreja Católica ; Catedral de St Mary, da Igreja Episcopal da Escócia , e Catedral de St Luke, do Igreja Ortodoxa Grega.

A presença de grandes comunidades protestantes e católicas tem, por vezes, levou a cidade a experimentar tensões sectárias. No passado, isso era, talvez, a maior parte visível na rivalidade entre os partidários de dois grandes profissionais da cidade futebol clubes, Celtic FC e Rangers FC . No passado, o Rangers chamou o seu apoio a partir da cidade comunidade protestante, enquanto o católico romano população historicamente apoiado Celtic.

Unitarians bíblicas são representados por trêsEcclesias Cristadelfianas, referido geograficamente, como 'Sul', 'Central' e 'Kelvin'.

Mesquita Central de Glasgow no distrito Gorbals é a maior mesquita na Escócia e, juntamente com outros doze mesquitas na cidade, serve para a cidade de população muçulmana estimada em 33.000. Glasgow também tem um Hindu Mandir, e uma permissão de planeamento para um novo templo Sikh foi apresentado em Junho de 2007. Este novo templo irá complementar o existente quatro templos Sikh ( Gurdwaras ) em Glasgow com dois no West End ( Central Gurdwara Singh Sabha em Finnieston e Guru Nanak Sikh Temple em Kelvinbridge) e dois na área de Southside de Pollokshields ( Guru Granth Sahib Gurdwara e Sri Guru Tegh Bahadur Gurdwara ). Mais de 2.000 sikhs em Glasgow, que constituem mais de um terço de todos os sikhs na Escócia.

Glasgow tem setesinagogas com o sétimo maiorjudaicapopulação no Reino Unido depois deLondres,Manchester,Leeds,Gateshead,BrightoneBournemouth, mas uma vez que teve uma segunda população judaica apenas para Londres, estimado em 20 mil nosGorbals sozinho.

Em 1993, a St Mungo Museu da Vida Religiosa e Arte inaugurado em Glasgow. Acredita-se para ser o único museu público para examinar todas as mais importantes do mundo religiosas religiões.

Dialeto

Glaswegian, também conhecido como oalinhador Glasgow, é uma variedade de locais Scots.

Glaswegian é um dialeto, mais do que uma pronúncia alternativa; palavras também mudar seu significado como todo na Escócia, por exemplo, "ausente" pode significar "sair" como em A'm de distância , uma instrução para deixar de ser um incômodo como em distância wi-vos , ou "bêbado" ou "demente", como em ele está longe wi-lo . Ginger é um termo para qualquer bebida gaseificada macio ( Uma garrafa o gengibre , IPA: [ə ə boʔl dʒɪndʒər] ). Depois, há palavras cujo significado não tem nenhuma relação óbvia de que em Inglês padrão: coupon significa "rosto", via "para perfurar um cupom bilhete". A cabeçada é conhecido em muitas partes das ilhas britânicas como um "beijo Glasgow", embora este termo é raramente usado por Glaswegians, que dizem "Malkie" eg "ah'll Malkie vós" ou "pau a heid / porca em vós".

Um alto-falante de Glaswegian poderia referir-se os emanados dasTerras Altas da Escóciae asIlhas Ocidentaiscomo Teuchters, enquanto eles iriam retribuir, referindo-se a Glaswegians comokeeliese os do Leste da Escócia consulte Glaswegians comoWeegies(ou Weedgies).

O drama de longa duração TV Taggarte as comédias vazios, Chewin o Gordo, Rab C. Nesbitt,Still Gamee Caro Green Placeretratam o Glaswegian patois, enquantoCraig Ferguson eBilly Connolly fez humor Glaswegian conhecido no resto do mundo .

Arquitetura

A parte traseira do Senhorio de Provand

Muito pouco do medieval Glasgow permanece, os dois principais marcos deste período sendo o século 15 do Senhorio Provand e do século 13 St. Catedral de Mungo. A grande maioria da cidade como datas hoje visto a partir do século 19. Como resultado, Glasgow tem uma herança impressionante de arquitetura vitoriana: o Chambers Glasgow City; o edifício principal da Universidade de Glasgow, desenhado por Sir George Gilbert Scott; e o Kelvingrove Art Gallery & Museum, desenhado por Sir John W. Simpson são exemplos notáveis.

A cidade é notável para arquitetura projetada pela Escola de Glasgow, o expoente mais notável do que o estilo de ser Charles Rennie Mackintosh. Mackintosh era um arquiteto e desenhista no movimento de artes e ofícios eo principal expoente da Art Nouveau no Reino Unido, projetando numerosos edifícios observou Glasgow, como a Escola de Arte de Glasgow, Willow Tearooms eo Museu Scotland Street School. Um tesouro escondido de Glasgow, também desenhado por Mackintosh, é a Cruz da igreja Rainha, a única igreja pelo renomado artista a ser construído.

Sir Norman Foster'sClyde Auditorium, coloquialmente conhecido como "Tatu".

Outro arquiteto que teve um impacto duradouro sobre a aparência da cidade foiAlexander Thomson com exemplos notáveis, incluindo avila Holmwood House.

Os edifícios refletem a riqueza e auto-confiança dos moradores do "Second City do Império" . Glasgow gerado imensa riqueza do comércio e as indústrias que se desenvolveram a partir da Revolução Industrial . O estaleiros, engenharia naval, siderúrgica tomada, e indústria pesada, contribuíram para o crescimento da cidade.

Muitos dos edifícios mais impressionantes da cidade foram construídas com ruivos ou loirosarenito, mas durante a era industrial as cores desapareceram sob uma camada preta penetrante de fuligem e poluentes dosfornos, até que oClean Air Act foi introduzido em 1956. Nos últimos anos, muitos destes edifícios foram limpos e restaurados à sua aparência original.

Edifícios modernos em Glasgow incluem oGlasgow Royal Concert Hall, e ao longo das margens do Clyde são oCentro de Glasgow Ciência e daScottish Exhibition and Conference Centre, cujaClyde Auditorium foi projetado porSir Norman Foster, e é carinhosamente conhecido como "Tatu" .Zaha Hadid ganhou uma competição para projetar o novoMuseu dos Transportes, que irá se mover para o mar.

Impressionantes tradições arquitetônicas históricas e modernas de Glasgow foram comemorados em 1999, quando a cidade foi designada Reino Unido Cidade de Arquitetura e Design, ganhando o prêmio sobre oLiverpooleEdimburgo.

Habitação

O Holmwood House villa emCathcart, desenhado porAlexander 'grego' Thomson.

Glasgow é conhecido por seus cortiços. Estes eram a forma mais popular de habitação no século 19 e 20 de Glasgow e permanecem a forma mais comum de moradia em Glasgow hoje. Cortiços são comumente comprados por uma vasta gama de tipos sociais e são favorecidos por seus quartos amplos, tectos altos e características originais da época. O Hyndland área de Glasgow é a única área de conservação cortiço no Reino Unido e inclui algumas cortiços com até seis quartos .

Arenito vermelho típico Glasgow cortiço lado sul (Shawlands)

Como muitas cidades do Reino Unido, Glasgow testemunhou a construção de habitação high-rise em blocos de torre na década de 1960, juntamente com grandes propriedades transbordamento na periferia da cidade, em áreas como Pollok, Nitshill, Castlemilk, Easterhouse, Milton e Drumchapel. Estes foram construídos para substituir os do centro da cidade cortiços em decomposição originalmente construídos para os trabalhadores que migraram da zona rural circundante, as Highlands, e no resto do Reino Unido, particularmente a Irlanda, a fim de alimentar a demanda local de trabalho. A enorme demanda superou novo edifício e muitos, originalmente multa, cortiços, muitas vezes tornou-se superlotadas e insalubres. Muitos degenerou em Glasgow infames as favelas, como as Gorbals.

Os esforços para melhorar esta situação habitacional, com mais sucesso com oCidade Melhoria Confia no final do século 19, cancelou as favelas das zonas antigas da cidade, como oTrongate,High Street e Glasgow Cruz. Subseqüente iniciativas de renovação urbana, como aqueles motivados peloRelatório Bruce, implicava a demolição completa de áreas cortiço, o desenvolvimento denovas cidades na periferia da cidade, ea construção de torres.

A política de demolição cortiço é agora considerado como tendo sido míope, desperdício e muito mal sucedido. Muitos dos piores cortiços de Glasgow foram renovados em alojamento desejável na década de 1970 e 1980 e a política de demolição é considerada ter destruído muitos bons exemplos de um estilo "universalmente admirada arquitetônica". O Glasgow Housing Association tomou posse do parque habitacional da prefeitura em 7 de março de 2003, e iniciou um apuramento e demolição programa de £ 96.000.000 para limpar e demolir muitos dos apartamentos high-rise.

Cuidados de Saúde

A assistência médica é fornecida principalmente pelo NHS Scotland e é administrada diretamente pelo NHS Greater Glasgow e Clyde. Grandes hospitais, incluindo aqueles com Accident & Emergency disposição, são: o Infirmary Ocidental, Gartnavel Hospital Geral e do Royal Hospital for Sick Children, no West End, Glasgow Royal Infirmary e do Hospital Dental no Centro da cidade, Stobhill Hospital no Norte e o Victoria Infirmary e Southern General Hospital, no South Side. Há também um serviço de telefone de emergência fornecido pelo NHS 24 e acesso 24 horas a General Practitioners através fora do horário centros. paramédico serviços são fornecidos pelo Serviço de Ambulâncias Escocês e apoiada por organizações de voluntários, como o St. Associação Ambulância de Andrew. Uma forte tradição de ensino é mantida entre principais hospitais da cidade e da Universidade da Escola de Medicina Glasgow.

Todas as farmácias fornecer uma ampla gama de serviços, incluindo conselhos mal menor, a contracepção hormonal de emergência, aradvice saúde pública, alguns oferecem a troca de oxigênio e agulha.

Existem clínicas e hospitais privados noNuffield no West End e Ross Hall, no lado sul da cidade.

Academia

O Universidade de Glasgow é a quarta mais antiga universidade do mundo de fala Inglês e atualmente um de dezessete instituições de ensino superior britânicos classificados entre os top 100 no mundo.

Glasgow é um importante centro deensino superior e pesquisa acadêmica, com quatro universidades numa distância de 10 milhas (16 km) do centro da cidade:

  • University of Glasgow
  • Universidade Strathclyde
  • Glasgow Caledonian University
  • University of the West of Scotland

Também há atualmente sete instituições de ensino superior na cidade: Anniesland College, Cardonald College, City of Glasgow College, Stow College, North Glasgow College, John Wheatley College, e Langside universitários. Faculdades de ensino superior na cidade incluem Jordanhill Teacher Training College, a Royal Scottish Academy of Music and Drama e da Escola de Arte de Glasgow.

Glasgow é o lar de uma população estudantil de mais de 168.000, o maior da Escócia e segundo maior no Reino Unido. A maioria dos que vivem longe de casa residir em Shawlands, Dennistoun e do West End da cidade.

A Câmara Municipal opera vinte e nove escolas secundárias, 149 escolas primárias e três escolas especializadas - a Escola de Dança da Escócia, Glasgow School of Sport eo gaélico Glasgow School ( Sgoil Ghàidhlig Ghlaschu ), a única escola secundária na Escócia para ensinar exclusivamente em gaélico . Instalações de educação ao ar livre são fornecidos pela prefeitura no Centro Blairvadach, perto Helensburgh. Jordanhill Escola é operado diretamente pelo Governo escocês. Glasgow também tem um número de escolas independentes que operam outwith setor estatal, como Fernhill School, St. Aloysius College, Grammar School Hutchesons ', Kelvinside Academy, Glasgow Academy e The High Escola de Glasgow.

Esporte

Futebol

O primeiro do mundo internacional de futebol partida foi realizada em 1872 no oeste da Escócia de Cricket Club Hamilton Crescent terreno na área Partick da cidade. A partida, entre Escócia e Inglaterra terminou 0-0.

Glasgow é um dos únicos três cidades (juntamente comLiverpoolem 1985 eMadridem 1986) ter tido dois times de futebol em finais europeias na mesma temporada: em 1967Celtic FCcompetiu nafinal da Taça Europeia comRangers FCcompetir nosTaça dos Vencedores 'final da Copa.

Hampden Park, que é estádio nacional de futebol da Escócia, detém o recorde europeu para a participação em um jogo de futebol: 149.547 vi Escócia derrotou a Inglaterra por 3-1, em 1937, nos dias antes de liderar estádios britânico ficou all-sentado. Hampden Park sediou a final da UEFA Champions League em três ocasiões, mais recentemente, em 2002 e sediou a Final da Taça UEFA em 2007. Celtic Park (60.832 lugares) está localizado no extremo leste de Glasgow, e Ibrox Stadium (51.082 lugares) no lado sul.

Glasgow tem três clubes de futebol profissional:Rangers FCeCeltic FCem conjunto conhecido como oOld Firm, ePartick Thistle FC Um quarto clube,rainha Parque FC, é um clube amador que joga naDivisão escocesa 3. Antes disso, tinha cinco Glasgow outros clubes profissionais:Clyde FC, que se mudou paraCumbernauld, alémThird Lanark AC,Cambuslang FC,FC Cowlairs eClydesdale FC, que tudo foi à falência. Há um número de clubes Scottish Football Association Júnior dentro da cidade, bem, comoPollok FC,FC Maryhill,Ashfield FC eFC Petershill, bem como um número incontável de equipes amadoras.

A história do futebol na cidade, bem como o estatuto do Old Firm, atrai muitos visitantes para os jogos de futebol na cidade durante toda a temporada. O Scottish Football Association, o órgão nacional, ea Scottish Football Museum são baseados em Glasgow, assim como a Scottish Football League, Scottish Premier League, Scottish Football Association Júnior e Amador Scottish Football Association. O Glasgow Cup foi um torneio que já foi popular, que foi competiu pelo Celtic, o Rangers, Clyde, Partick Thistle e Parque da Rainha. A competição é agora desempenhado pelos lados para jovens dos cinco equipes.

Clube Liga Foro Capacidade
FC Celtic Scottish Premier League Celtic Park 60.832
Partick Thistle FC Scottish Football League Firhill Stadium10.887
Rainha Parque FC Scottish Football League Hampden Park52.670
Rangers FC Scottish Premier League Ibrox Stadium51.082
Hampden Park.Início da equipa nacional de futebol na Escócia

Rugby Union

Glasgow tem um profissionalda união do rugbyclube, osguerreiros de Glasgow, que joga naMagners League ao lado de equipes da Escócia, Irlanda, País de Gales e na Itália.

Na Liga escocesa, Glasgow Hawks foi formada em 1997 pela fusão de dois dos mais antigos clubes de Glasgow: Glasgow e Glasgow Academicals alta Kelvinside (GHK). Apesar da fusão, as equipas de segunda divisão de Glasgow e Glasgow Academicals alta Kelvinside reentrou na liga escocesa de rugby em 1998.

Outro dos antigos clubes de Glasgow é Cartha Queens Park RFC formada em 1906 como um clube de rugby atletismo surgiu como o seu princípio e agora só esporte. O clube hospeda cinco homens que jogam as equipas, bem como uma equipe feminina. Eles estão atualmente na terceira divisão BT Premiership.

No subúrbio de South Glasgow Giffnock é baseado outro dos clubes mais importantes de Glasgow Glasgow Hutchesons Aloysians RFC (GHA). GHA foi formada em 2002 com a fusão de dois dos principais clubes de Glasgow no momento, Glasgow Southern RFC e Hutchesons 'Aloysians RFC.

Rugby League

Glasgow tem acolhido muitos Scotland Rugby League Internationals nos últimos anos, incluindo do ano passado Copa do Mundo Qualifier Versus Wales em que a Escócia se classificou para a Copa do Mundo de Rugby League 2008 no agregado apesar de ir para baixo por dois pontos. Glasgow também acolhe regularmente Scotland A jogos em casa na Copa do Início Unidas.

Em 2009, uma equipe de Rugby League com base Glasgow entrará em National League 2. O clube será o primeiro semi-pro time Scottish Rugby League. O nome e local de jogo da equipe ainda está para ser anunciado. A equipe vai tentar seguir os passos de Celtic Crusaders e ser escolhido para uma Licença de Super League.

Hockey No Gelo

Desde outubro de 2010 uma equipe chamada a Braehead Clã baseado no Braehead Arena jogou no profissional Elite Ice Hockey League ao lado de duas outras equipas escocesas, os Capitals Edimburgo e Dundee estrelas. Esta é a primeira vez que um nível superior de hóquei no gelo equipe tenha realizado em Glasgow.

Apesar de ainda ser um desporto minoritário na Escócia, Hóquei no Gelo tem visto um número de equipes com base na vizinha Paisley, sendo o mais famoso dosPiratas Paisley.

Natação

O Arlington Baths Club é o mais antigo clube de natação do mundo e foi fundada em 1870. O Club em Arlington Street, na área de Charing Cross da cidade está prosperando ainda hoje. Acredita-se do Clube primeiro Banhos Mestre William Wilson (esportes aquáticos) inventou pólo aquático no clube. O edifício vitoriano de Arlington é o lar de um pool de 21M, com trapézio e exercício anéis aéreos. O Arlington inspirou outros clubes de natação e os banhos ocidentais (inaugurado em 1876) é também ainda em existência na vizinha Hillhead. A maioria das Piscinas vitoriana e eduardiana de Glasgow foram fechadas ou demolidas, com o investimento conselho da cidade em grandes novos centros de lazer, como Tollcross, Scotstoun ou Bellahouston. Um grupo da comunidade está esperando para reabrir Govanhill Baths, no southside da cidade.

Outros esportes

As principais arenas esportivas internacionais incluem o Kelvin Hall e Scotstoun Sports Centre. Em 2003, a Academia Nacional de Badminton foi concluída em Scotstoun. Em 2003, Glasgow, também foi dado o título de Capital Europeia do Desporto.

Glasgow é também sede de muitos cricket clubes, incluindo Clydesdale Cricket Club que foram vencedores título para o Scottish Cup muitas vezes. Este clube também agiu como um local neutro para um jogo Dia Internacional One entre Índia e Paquistão em 2007, mas devido ao mau tempo que foi chamado off.

Pequenas instalações desportivas incluem uma abundância de ao ar livre campos de jogos, bem como clubes de golfe como o Castelo de Hagg e pistas de esqui artificiais. Entre 1998 e 2004, a Scottish Claymores futebol americano time jogou alguns ou todos os seus jogos em casa a cada temporada, em Hampden Park e do local que também acolheu Mundial Bacia XI.

Glasgow Green e os Gorbals são o lar de uma série de clubes de remo, alguns com a adesão aberta o resto pertencentes a universidades ou escolas. Historicamente, as corridas de remo no rio Clyde aqui atraiu enormes multidões de espectadores para assistir regatas no final do século 19 e início do século 20; antes futebol capturado a imaginação do público. Dois dos clubes de remo de Glasgow reivindicar separadamente que era seus membros que estavam entre os fundadores do Rangers Football Club.

Motociclismo speedway foi introduzido pela primeira vez para Glasgow em 1928 e atualmente é encenado no Saracen Park, no norte da cidade.

Os locais foram ao Estádio Olímpico, também conhecido como Glasgow Nelson (1928 & 1932), Carntyne Stadium (1928 & 1930), White City Stadium (1928-1931, 1939-1940, 1945-1954, 1956, 1964-1968), Celtic Park (1928), Hampden Park (1969-1972), Saracen Park (1949-1953, 1999 até hoje), Shawfield Stadium (1988-1998). Detalhes em Speedway, na Escócia - Tempus Publishing.

Condizente com suas fortes ligações Highland como a Cidade do Gael Baile Mòr nan Gaidheal , Glasgow é também um dos cinco lugares na Escócia, que hospeda a final da Taça da Escócia de Shinty, mais conhecida como a Copa do Camanachd. Isso geralmente é realizada no Old Anniesland. Uma vez que o lar de inúmeros clubes Shinty, há agora apenas um clube sénior em Glasgow, Glasgow Mid-Argyll, bem como dois lados universitários da Universidade de Strathclyde e Universidade de Glasgow.

Jogos da Commonwealth de 2014

Em 9 de novembro de 2007, Glasgow foi escolhida para ser a cidade anfitriã dos 2014 Jogos da Commonwealth . Os jogos serão baseadas em uma série de espaços desportivos existentes e recém-construídos em toda a cidade, incluindo um renovado Hampden Park, Kelvingrove Park, o Kelvin Hall, eo planejado Scottish National Arena no SECC. A cerimônia de abertura será realizada no Celtic Park. Planos já foram elaborados para um campus Jogos da Commonwealth na extremidade leste da cidade, que irá incluir uma nova arena coberta, instalações velódromo e alojamento em Dalmarnock e Parkhead, com um Centro Aquático atualizado na próxima Tollcross Park. 2014 será a terceira vez que os Jogos foram realizados na Escócia.

Economia

HMSDaringfoi construído pelaBAE Sistemas Navios de superfície em Glasgow e lançado em 2006. Embora diminuído desde seus primeiros alturas do século 20, Glasgow continua a ser o centro do Reino Unido de Indústria de construção naval.

Glasgow tem a maior economia da Escócia e está no centro da área metropolitana de West Central Scotland. Glasgow também tem o terceiro maior PIB per capita de qualquer cidade do Reino Unido (depois de Londres e Edimburgo ). A cidade em si sustenta mais de 410 mil postos de trabalho em mais de 12.000 empresas. Mais de 153 mil empregos foram criados na cidade entre 2000 e 2005 - uma taxa de crescimento de 32%. Taxa econômico anual de Glasgow crescimento de 4,4% é agora apenas a segunda a de Londres. Em 2005, foram criadas mais de 17.000 novos postos de trabalho, e 2006 viu o investimento do sector privado na cidade atingindo 4200000000 £ libras, um aumento de 22% em um único ano. 55% dos residentes na área comutar Greater Glasgow para a cidade todos os dias. Uma vez dominantes exportação orientada indústrias como a construção naval e outras obras de engenharia pesada têm sido gradualmente substituídos em importância pelas formas mais diversificadas de atividade econômica.

Glasgow foi outrora uma das cidades mais importantes no Reino Unido para a fabricação, o que gerou uma grande quantidade de riqueza da cidade; sendo a mais proeminente da indústria de construção naval com base no Rio Clyde. Apesar de Glasgow deve muito de seu crescimento econômico para a indústria da construção naval, que ainda continua hoje sob a forma de dois estaleiros, a cidade tem suas raízes no comércio do tabaco e é anotado para ter "ressuscitado é sono medieval "do comércio do tabaco. A cidade também foi notada por sua indústria de construção locomotiva, que cresceu durante o século 19 antes de entrar em um declínio na década de 1960.

Torre de Glasgow, a torre mais alta da Escócia, eoIMAX Cinema noCentro de Ciências de Glasgow simbolizar o aumento da importância do turismo para a economia da cidade.

Enquanto fabricação diminuiu, a economia de Glasgow tem visto crescimento relativo significativo de indústrias do setor terciário, tais como serviços financeiros e empresariais, comunicações, biociências , indústrias criativas, da saúde, do ensino superior, varejo e turismo. Glasgow é agora o segundo destino turístico estrangeiro mais popular na Escócia (quarto no Reino Unido) e seu maior centro de varejo.

Entre 1998 e 2001, o setor de serviços financeiros da cidade cresceu a uma taxa de 30%, fazendo ganhos consideráveis ​​em Edimburgo, que historicamente tem sido o centro do setor financeiro escocês. Glasgow é agora um dos dezesseis maiores centros financeiros da Europa, com um número crescente de companhias blue chip do setor financeiro que estabelecem operações significativas ou sede na cidade.

A década de 1990 e primeira década do século 21 viu um crescimento substancial no número de call centers baseados em Glasgow. Em 2007, cerca de 20.000 pessoas, um terço de todos os funcionários do call center, na Escócia, foram empregados por call centers Glasgow. Este crescimento ea sua elevada utilização de agências de recrutamento para contratar graduados como trabalhadores temporários levou a acusações de práticas de exploração, como longas horas, pobres pagam e falta de segurança no emprego pelo TUC e outros órgãos da União. Nos últimos anos, alguns call centers têm tomado medidas para corrigir essa crítica.

Principais indústrias da cidade incluem empresas envolvidas na; construção naval, engenharia, construção, fabricação de cerveja e destilação, impressão e publicação, produtos químicos e têxteis, bem como sectores de crescimento mais recentes, tais como optoeletrônica, desenvolvimento de software e biotecnologia . Glasgow constitui a parte ocidental do setor de alta tecnologia Silicon Glen of Scotland.

Transporte

Transporte público

Estação Central de Glasgow é o término do norte dalinha principal da costa ocidental

Glasgow tem um grande sistema de transporte urbano, principalmente gerida pelaParceria para o Transporte de Strathclyde (SPT).

A cidade tem muitos serviços de ônibus; desde ônibus desregulamentação quase todos são fornecidos por operadores privados embora SPT períodos de fundos de alguns serviços. Os principais operadores de ônibus dentro da cidade são: Primeira Glasgow, Escócia Arriva Oeste, Stagecoach oeste da Escócia e Glasgow Citybus. O principal terminal de ônibus na cidade é estação de ônibus Buchanan.

Glasgow tem a mais extensa rede ferroviária urbana do Reino Unido fora de Londres com os serviços ferroviários que viajam para uma grande parte do oeste da Escócia. Todos os comboios que circulam na Escócia, incluindo os trens locais Glasgow, são operados pela Primeira ScotRail, que possui a franquia, conforme determinado pelo Governo escocês. Estação Central ea Estação Queen Street são os dois principais terminais ferroviários. Glasgow Central é o término do 641,6 quilômetros (398,7 milhas) de comprimento West Coast Main Line de London Euston. Todos os serviços de e para Inglaterra usar esta estação. Glasgow Central é também o terminal para serviços suburbanos no lado sul de Glasgow, Ayrshire e Inverclyde, bem como sendo servido pelo link cidade cruzamento Dalmuir para Motherwell. A maioria dos outros serviços da Escócia - a linha principal de Edimburgo, além de serviços para Aberdeen, Dundee, Inverness e das Highlands ocidentais - operar a partir de estação de Queen Street.

Rede suburbana da cidade está dividida pelo rio Clyde, ea iniciativa Crossrail Glasgow foi proposto para vinculá-los; que está actualmente a aguardar financiamento do Governo escocês. A cidade está ligada a Edimburgo por três ligações ferroviárias directas; em mais um, o Airdrie-Bathgate Rail Link, é proposto para a conclusão em 2010. Além da rede ferroviária suburbana, SPT opera o Metro de Glasgow. O metro só é completamente subterrânea do Reino Unido sistema de metrô, e é geralmente reconhecido como terceiro ferroviária subterrânea do mundo depois de Londres e Budapeste . Ambas as estações ferroviárias e de metrô têm um número de parques dissuasores instalações.

Como parte da regeneração mais amplo ao longo das margens doRio Clyde, um pré-Bonde do sistema, usando faixas exclusivas para ônibus, chamadoClyde Fastlink está em construção.

Vista de Estação Central de Glasgow (com a fachada característica deguarda-chuva de Heilanman à esquerda) a partir do 5º andar doRadisson SAS Hotel maio 2009

Expedição

Ferries usado para conectar os lados opostos do Clyde em Glasgow, mas eles se tornaram quase obsoleto, por pontes e túneis, incluindo a ponte de Erskine, Kingston Bridge, eo Túnel Clyde. Os únicos remanescentes via são as Renfrew Ferry entre Renfrew e Yoker, eo Kilcreggan Ferry em Inverclyde, tanto administrado por SPT mas aparte o limite da cidade. O PS Waverley , última marítima em actividade do mundo paddle-steamer, fornece serviços de City Centre Glasgow, principalmente catering para o mercado de cruzeiros prazer. Um serviço regular serviço de ônibus aquático liga o centro da cidade com Braehead em Renfrewshire, alguns 30 minutos a jusante. Um serviço de Loch Lomond Seaplanes, que liga a cidade com destinos em Argyll e Bute começou em 2007. A única doca operacional deixado em Glasgow operado por Clydeport é o Rei George V Dock, perto de Braehead. Desde o advento da Containerization, a maioria das outras instalações, como Hunterston Terminal estão localizados nas águas profundas do Firth of Clyde, que juntos lidar com cerca de 7,5 milhões de toneladas de carga por ano.

Estradas

Auto-estrada M8, a auto-estrada mais movimentada na Escócia

A cidade é o foco da Escócia rede tronco estrada e tem muitas ligações rodoviárias para outras cidades. A principal M8 auto-estrada passa pelo centro da cidade e se conecta ao M77, M73 e auto-estradas M80. O A82 liga a cidade de Argyll e os ocidentais Highlands . O M74 é executado diretamente sul em direção Carlisle; o esquema altamente controversa conclusão M74 vai estender a auto-estrada de Tollcross na área Tradeston para se juntar à M8. Um desafio legal para parar a extensão foi retirada em 2006, ea estrada está agora programado para ser concluído até 2011.

Outras propostas incluem a estradaEast End Regeneração Route, que visa facilitar o acesso a áreas privadas do East End.

Aeroportos

A cidade é servida por um dois aeroportos internacionais e um terminal de hidroaviões: Aeroporto Internacional de Glasgow (GLA) (13 km / 8 mi oeste do centro da cidade), Prestwick Aeroporto Internacional de Glasgow (PIK) e Seaplane Terminal Glasgow, pelo Centro de Ciências de Glasgow sobre o rio Clyde. Há também um pequeno aeródromo em Cumbernauld (29 km / 18 mi para o norte-leste) e Glasgow City Heliport localizado na Stobcross Quay nas margens do Clyde. Um plano para fornecer uma ligação ferroviária directa para Glasgow Internacional foi abandonada com o cancelamento do Aeroporto de Glasgow Rail Link em 2009. Em junho de 2007, o Aeroporto Internacional de Glasgow foi alvo de uma tentativa de ataque terrorista.

Geminação de cidades

Glasgow égeminada com várias cidades.

País Lugar Estado / Província / Região / Governorate Data
Alemanha Alemanha Wappen von Nürnberg.svg Nuremberg Flag of Bavaria (lozengy).svg Bavaria 1985
Rússia Rússia Coat of Arms of Rostov-na-Donu.png Rostov-on-Don Flag of the Rostov Oblast.png Rostov Oblast 1986
China República Popular da China Dalian Liaoning 1997
Cuba Cuba Escudo de la Habana.svg Havana Havana 2002
Itália Itália Torino-Stemma.png Turin Piemonte.svg Piedmont 2003
Paquistão Paquistão Lahore Punjab 2006
França França Marselha Flag of Provence-Alpes-Cote dAzur.svg Provence-Alpes-Côte d'Azur 2006
Territórios palestinos Autoridade Palestiniana Belém Bethlehem Governorate 2007
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Glasgow&oldid=409138898 "