Conteúdo verificado

Dia

Assuntos Relacionados: Cotidiano

Informações de fundo

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Água, Coelho, e Deer: três dos símbolos 20 dias no Asteca calendário, a partir da Aztec Sun Stone.

Um dia (símbolo: d) é um unidade de tempo equivalente a 24 horas. Não é um Unidade SI mas é aceito para uso com SI. O termo vem do Inglês Antigo DAEG. O termo também é utilizado para significar dia, o período de daylight experimentado uma vez por dia e alternando com a noite .

Definições

O dia tem várias definições.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Um dia contém 86.400 SI segundos. Cada segundo é actualmente definido como

... A duração de 9192631770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio-133.

No século 19 que também tinha sido sugerido para fazer uma fracção decimal (1 / 10.000 ou 1 / 100.000) de um dia astronomia a unidade de base de tempo. Este foi um arrebol da tempo decimal utilizado com o Calendário revolucionário francês, que já havia sido cedido.

Astronomia

Um dia de exatamente 86.400 segundos SI é a unidade fundamental de tempo na astronomia.

Para um dado planeta, existem dois tipos de dias definido em astronomia :

1 aparente dia sideral
= A rotação de um único planeta com relação às estrelas distantes
(Por terra é 23,934 horas solares)

Coloquial

A palavra refere-se a várias idéias correlata definidos, incluindo o seguinte:

  • O período de luz quando o Sol está acima do local, horizonte (ou seja, o período do nascer ao pôr do sol), oposta à noite . Ver Daytime (astronomia).
  • No dia completo cobrindo uma escuro e um período de luz, a partir do início do período de obscuridade ou a partir de um ponto próximo do meio do período de obscuridade.
  • Um período escuro e plena luz, às vezes chamado de nychthemeron em Inglês , a partir do grego para a noite-dia.
  • O período de 6:00-18:00 ou 21:00 ou algum outro período de relógio fixo sobreposição ou partiu de outros períodos, tais como "morning", "evening", ou "noite".
  • O intervalo normal na maior parte de um despertar, geralmente na parte da manhã (dia pessoal).
Dagr, o Deus nórdico do dia, monte seu cavalo neste século 19 pintura de Peter Nicolai Arbo.

Introdução

A palavra dia é utilizada para diversas unidades de tempo com base na rotação da terra em torno do seu eixo. A mais importante delas segue o movimento aparente do Sol no céu (dia solar; ver tempo solar). A razão para isto é o movimento aparente rotação da Terra em torno de seu eixo, bem como a revolução da Terra em sua orbitam em torno do Sol

Um dia, em oposição a noite , é geralmente definida como o período durante o qual a luz solar atinge directamente o solo, assumindo que não há obstáculos locais. Dois efeitos tornam dias em média mais do que noites. A Sun não é um ponto, mas tem um tamanho aparente de cerca de 32 minutos de arco. Além disso, a atmosfera refracta a luz solar de tal maneira que alguns dos que atinge o solo mesmo quando o sol está abaixo do horizonte por cerca de 34 minutos de arco. Assim, a primeira luz atinge o solo, quando o centro do Sol ainda está abaixo do horizonte por cerca de 50 minutos de arco. A diferença de tempo depende do ângulo em que o Sol se levanta e conjuntos (-se uma função da latitude ), mas eleva-se a cerca de sete minutos pelo menos.

Antigo costume tem um novo começo em cada dia o nascer ou pôr-do-Sol no horizonte local (cômputo italiano, por exemplo) O momento exacto da, eo intervalo entre, dois nasceres do sol ou dois pores do sol depende da posição geográfica ( longitude, bem como a latitude), e o tempo de ano. Este é o tempo, conforme indicado pela antiga hemisférica relógios de sol.

Um dia mais constante pode ser definida pelo sol que passa através do local de meridiano, o que acontece a nível local meio-dia (superior culminação) ou meia-noite (inferior culminar). O momento exacto depende da longitude geográfica, e, em menor medida, da época do ano. O comprimento de um tal dia é quase constante (24 horas ± 30 segundos). Este é o tempo, conforme indicado por relógios modernos.

Uma melhoria adicional define um Sol significativo fictício que se move com velocidade constante ao longo do equador celeste; a velocidade é igual à velocidade média real do Sol, mas isso elimina a variação ao longo de um ano como a Terra se move ao longo da sua órbita em torno do Sol (devido tanto a sua velocidade e a sua inclinação axial).

Dia da Terra aumentou em comprimento ao longo do tempo. O comprimento original de um dia, quando a Terra era nova cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, era cerca de seis horas, conforme determinado por simulação em computador. Ele foi 21,9 horas 620 milhões anos atrás, como registrado por ritmitos (camadas alternadas em arenito). Este fenômeno é devido a marés levantadas pela Lua que lenta rotação da Terra. Devido à forma como a segundo é definido, o comprimento médio de um dia é agora cerca de 86,400.002 segundos, e está aumentando em cerca de 1,7 milissegundos por século (uma média ao longo dos últimos 2.700 anos). Ver aceleração de maré para mais detalhes.

Durante o bíblico Semana da criação, o dia aparece em várias formas: Como os sete dias da semana da Criação ("a noite ea manhã", um nychthemeron ou dia de 24 horas), como a luz criada durante o primeiro dia ("Haja luz ... e Deus chamou à luz dia" (luz do dia, não à noite, Gênesis 1: 3-5), como períodos de tempo delimitados pelas luzes criados durante o quarto dia ("para estações, e para dias e anos", Gênesis 1:14), e para a Sun criado durante o quarto dia de governar ("a luz maior para governar o dia", luz do dia, Gênesis 1:16).

Dia Civil

Para fins civis um relógio comum foi definida para toda uma região com base no tempo médio solar local em algum meridiano central. Esses fusos horários começou a ser adotado em meados do século 19 , quando as ferrovias com horários regulares entrou em uso, com a maioria dos principais países que adoptaram-los por 1929. Por todo o mundo, 39 tais fusos horários estão agora em uso. A principal delas é "tempo do mundo" ou UTC (Tempo Universal Coordenado).

A presente convenção comum tem o dia civil, começando à meia-noite, que é perto da hora do inferior culminação da média Sol no meridiano central da zona de tempo. Um dia é comumente dividido em 24 horas de 60 minutos com 60 segundos cada.

Segundos bissextos

O período médio real de rotação da terra em relação ao sol é ligeiramente mais longo do que no dia SI de 86.400 segundo. É mais quase 86,400.002 segundos. Este tempo adicional acumula a cerca de 0,7 s por ano, ou cerca de sete segundos a cada 10 anos, que exige a adição de um segundo extra para o relógio civil, ocasionalmente, para retardar-lo e mantê-lo mais sincronizado com o movimento aparente do sol. Em meados deste século a quantidade de tempo a ser adicionada ao relógio irá aumentar para um segundo a cada ano. Esta segunda adicional é chamada uma segundo salto. Um dia relógio civil é tipicamente 86.400 SI segundos de duração, mas vai ser 86.401 ou 86.399 s s longo no caso de um segundo salto.

Segundos bissextos são anunciadas previamente pelo Internacional Earth Rotation and Reference sistemas Service que mede a rotação da Terra e determina se um segundo salto é necessário. Leap segundos ocorrem apenas no final de um mês UTC, e apenas foram já inserido na extremidade de 30 de Junho ou 31 de Dezembro.

Astronomia

Em astronomia , o dia sidéreo também é utilizado; é cerca de 3 minutos 56 segundo mais curtos do que o dia solar, e perto do período de rotação real da Terra, em oposição ao movimento aparente do Sol. Na verdade, a Terra gira 366 vezes sobre o seu eixo durante um ano de 365 dias, porque a revolução da Terra em torno do Sol remove uma volta aparente do Sol sobre a Terra.

Limites do dia

Para a maioria dos animais diurnos, incluindo o Homo sapiens, o dia naturalmente começa em amanhecer e termina no pôr do sol. Os seres humanos, com as suas normas culturais e conhecimento científico, têm suplantado natureza com várias concepções diferentes de fronteiras do dia. O judeu dia começa em uma ou outra pôr do sol ou ao cair da noite (quando três estrelas de segunda grandeza aparecer). Medieval Europa seguiu esta tradição, conhecida como Cômputo Florentine: neste sistema, uma referência como "duas horas no dia" significava duas horas após o pôr do sol e, portanto, a necessidade vezes durante à noite para ser deslocado para trás um dia de calendário no cômputo moderna. Dias, tais como Véspera de Natal, Dia das Bruxas , ea véspera de Santa Inês são os restos de o padrão mais velho quando feriados começou na noite anterior. Convenção comum presente é para o dia civil para começar em meia-noite, que é 00:00 (inclusive), e durar um total de vinte e quatro horas até às 24:00 (exclusive).

No antigo Egito , o dia foi contado a partir nascer do sol ao nascer do sol. Os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol a cada dia do mês de Ramadan. O " Documento de Damasco ", cópias dos quais também foram encontrados entre os Manuscritos do Mar Morto , estados respeito A observância do sábado que "ninguém é de fazer qualquer trabalho na sexta-feira a partir do momento que o disco solar fica distante do horizonte pelo comprimento do seu próprio diâmetro", presumivelmente indicando que a comunidade monástica responsável pela produção deste trabalho contou o dia como terminando pouco antes de o sol tinha começado a se pôr.

No Estados Unidos , as noites são nomeados após o dia anterior, por exemplo, "Friday night" normalmente significa toda a noite entre sexta-feira e Sábado. Isto é o oposto do padrão judaica. Eventos a partir de meia-noite são muitas vezes anunciada como ocorrendo no dia anterior. TV-guias tendem a listar programas noturnos no dia anterior, embora a programação VCR requer a lógica estrita de começar o novo dia às 00:00 (para confundir ainda mais a questão, videocassetes definido para o Relógio notação de 12 horas irá rotular este "00:00"). Expressões como "hoje", "ontem" e "amanhã" tornar-se ambígua durante a noite.

Prazo de validade da bilhetes, passagens, etc., por um dia ou um número de dias pode terminar à meia-noite, ou hora de fecho, quando isso for anterior. No entanto, se um serviço (por exemplo, transportes públicos) opera a partir de por exemplo 6:00 - 1:00 no dia seguinte (que pode ser indicada como 25:00), a última hora pode também contar como sendo parte do dia anterior (também para o arranjo da calendário). Para serviços, dependendo do dia ("fechado aos domingos", "não é executado nas sextas-feiras", etc.), há um risco de ambiguidade. Como um exemplo, para o Estradas de ferro holandeses, um bilhete diário é válido de 28 horas, a partir de 00:00 a 28:00 (ie 04:00 no dia seguinte). Para dar outro exemplo, a validade de uma passagem sobre os serviços regionais de transporte de Londres é até o final do "dia do transporte" - ou seja, até as 4:30 horas da manhã do dia seguinte à data "caducidade" carimbado no passe .

Um composto digital de vários panoramas do mesmo local no mesmo dia mostrar o passar do tempo - no hemisfério norte, à esquerda é oeste e pôr do sol, à direita fica a leste e ao amanhecer

Dias metafóricas

Na Bíblia, como uma maneira de descrever que o tempo é irrelevante para Deus , um dia é descrito como sendo como mil anos (Salmo 90: 4, 2 Pedro 3: 8) para ele. Também em 2 Pedro 3: 8, mil anos é descrito como sendo como um dia. No entanto, alguns especialistas da Bíblia interpretar isso mais literalmente como uma maneira de entender algumas profecias como as de livro de Daniel e outros (como o Livro do Apocalipse), onde são dias mencionado na forma de semanas e anos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Day&oldid=216497688 "