Conteúdo verificado

Gallimimus

Assuntos Relacionados: Dinosaurs

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Gallimimus
Intervalo temporal: Cretáceo Superior, 70MA
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
Elenco esqueleto montado, Natural History Museum, Londres
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Saurischia
Superfamília: Ornithomimoidea
Família: Ornithomimidae
Género: Gallimimus
Osmólska, Roniewics & Barsbold, 1972
Espécie: G. bullatus
Nome binomial
Gallimimus bullatus
Osmólska, Roniewics & Barsbold de 1972

Gallimimus (pron .: / ˌ ɡ æ l ɨ m m ə s / GAL -i- MEUS -məs; que significa "galinha ou galo imitador") é um género de ornithomimid theropod dinossauro do final do Cretáceo período ( Fase Maastrichtian) Formação Nemegt da Mongólia . Com os indivíduos, enquanto 8 metros (26 pés), foi um dos maiores ornithomimosaurs. Gallimimus é conhecida a partir de vários indivíduos, que vão desde juvenil (cerca de 0,5 metros de altura no quadril) para adultos (cerca de dois metros de altura no quadril) .

Descoberta

Feathered Gallimimus.
Um juvenil Gallimimus bullatus

Os primeiros fósseis restos deste dinossauro foram descobertos no início de agosto 1963 por uma equipe do professor Zofia Kielan-Jaworowska em Tsagan Khushu durante uma expedição polaco-mongol para o Deserto de Gobi da Mongólia. A descoberta foi relatada por ela em 1965. Em 1972, foi nomeado e descrito por paleontólogos Rinchen Barsbold, Halszka Osmólska, e Ewa Roniewicz. A única espécie nomeados é o Tipo de espécies Gallimimus bullatus. O nome genérico é derivado do latim gallus, "galinha", e mimus, "imitador", em referência ao arcos neurais das vértebras do pescoço frente que se assemelham aos da Galliformes. O nome específico é derivado do latim bolha, uma cápsula mágica usado por jovens romano em torno do pescoço, em referência a um inchaço bulbosa na caixa craniana no lado de baixo do paresfenóide, sob a forma de uma cápsula.

O espécime holótipo, IGM 100/11, consiste de um esqueleto parcial, incluindo o crânio e mandíbula. É um esqueleto maior; vários outros esqueletos parciais têm sido descritos, a maioria dos juvenis, e numerosos ossos individuais.

Uma segunda espécie anunciadas pelo Barsbold em 1996, "Gallimimus mongoliensis" com base em amostra IGM 100/14 do mais velho Formação Bayanshiree, nunca foi formalmente referido a este gênero. Em uma reanálise do esqueleto quase completo de "Gallimimus mongoliensis" Barsbold concluiu em 2006 que não é uma espécie de Gallimimus mas pode representar uma nova, gênero ornithomimid atualmente anónimos.

Descrição

Gallimimus foi bastante avestruz -como, com uma cabeça pequena, sem dentes bico, grandes olhos, um longo pescoço, braços curtos, pernas longas e uma longa cauda. Um personagem de diagnóstico de Gallimimus é uma 'mão' distintamente curto em relação ao comprimento úmero, quando comparado com outros ornithomimids. A cauda foi utilizado como um contrapeso. Os olhos estavam localizados nas laterais da sua cabeça, o que significa que não possuíam visão binocular. Como a maioria dos pássaros modernos e outros terópodes , tinha ossos ocos. Gallimimus teve uma série de adaptações que sugerem uma boa capacidade de execução, tais como um forte ílio, base da cauda pesado, membros longos, um longo e tíbia metatarso e dedos curtos, mas não se sabe o quão rápido ele pode correr. Todos os ornithomimids tinha crânios longos mas que de Gallimimus foi excepcionalmente alongado, devido a um alongamento do focinho. Os focinhos dos espécimes juvenis são muito mais curtos.

Pesquisador norueguês Jørn Hurum H. em 2001 publicou uma descrição detalhada de um osso maxilar inferior completo de Gallimimus bullatus. Ele observou novos recursos no "papel fina" mandíbula e corrige erros menores feitas nas reconstruções anteriores da mandíbula inferior de G. bullatus. Hurum sugere que uma "grande alargamento do extremidade anterior do prearticular "é um apomorfia para Gallimimus bullatus. Ele também observa que o apertado conjunta intramandibular iria impedir qualquer movimento entre as porções dianteira e traseira do maxilar inferior.

Filogenia

Um grupo de esqueletos Gallimimus

Gallimimus foi em 1972, atribuído ao Ornithomimidae. Isto é confirmado por recente análises cladísticas.

Bico e Paleoecology

Os hábitos alimentares de ornithomimids têm sido controversos. Os descritores originais pensei Gallimimus predados pequenos animais, usando seus braços longos como ancinhos para remover material de cobertura vegetal sobre o solo. Sugestões posteriores incluíram onívoria e herbivoria .

Em 2001 Norell et ai. relatado um espécime de Gallimimus (IGM 100/1133): um crânio com preservação dos tecidos moles. Este espécime, bem como um outro novo crânio fóssil de Ornithomimus, tinha um bico queratinoso com ranhuras verticais se projectam a partir da mandíbula superior óssea. Estas estruturas são uma reminiscência das lamelas visto em patos, em que funcionam a estirpe pequenos itens comestíveis, como plantas, forams, moluscos e ostracodes da água. Os autores ainda notar que ornithomimids eram abundantes em ambientes mésicos, e mais raro em ambientes mais áridos, sugerindo que eles podem ter dependia de fontes de alimentos à base de água, possivelmente filtrar alimentação. Eles observaram que ornithomimids primitivas tinham dentes bem desenvolvidos, enquanto as formas derivadas eram desdentados e provavelmente não poderia se alimentar de animais de grande porte.

Um papel mais tarde questionaram as conclusões do Norell et al. Barrett (2005) observou que sulcos verticais são vistos na superfície interna dos bicos de tartarugas estritamente herbívoros, e também o edmontossauro hadrossaurídeo. Barrett também ofereceu cálculos que calcula a quantidade de energia pode ser derivada de alimentação do filtro e as necessidades energéticas prováveis de um animal tão grande quanto Gallimimus. Ele concluiu que a herbivoria era mais provável.

Na cultura popular

Gallimimus apareceu na imagem em movimento Parque Jurássico. Um bando foi visto correndo através de um vasto campo de um Tyrannosaurus , que atacou e matou um dos ornithomimids. Gallimimus também é destaque na primeira seqüência do filme, O Mundo Perdido: Jurassic Park, durante a seqüência de "ajuntamento".

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Gallimimus&oldid=539473917 "