Conteúdo verificado

Judo

Assuntos relacionados: Esportes

Você sabia ...

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.


Judo
(柔道)
050.907-H-7747B-002-Judo.jpg
Execução de um tiro judo ( Ouchi-gari)
Foco Grappling
País de origem Japão Japão
Criador Jigoro Kano
Praticantes famosos Mitsuo Maeda, Kyuzo Mifune, Masahiko Kimura, Gene LeBell, Anton Geesink, Yasuhiro Yamashita, Neil Adams, Karo Parisyan, Hidehiko Yoshida, Kosei Inoue
Paternidade Vário escolas de Jujutsu, incluindo Tenjin shinyō-ryū, Kito-ryu, e Fusen-Ryu
Esporte olímpico Desde 1964 ( homens) e 1992 ( mulheres)

Judo ( judo), que significa "caminho suave", é um moderno Arte marcial japonesa ( gendai budō) e esporte de combate, que se originou no Japão no final do século XIX. Sua característica mais proeminente é o seu elemento competitivo, onde o objeto é ao jogue um oponente à terra, imobiliza ou subdue de outra maneira seu oponente com uma lutando manobra, ou forçar um oponente a submeter pela junção que trava o cotovelo ou pela aplicação de um estrangulamento. Greves e impulsos (por mãos e pés) -, bem como defesas de armas - são uma parte do judo, mas somente em formulários pre-arranjados ( kata) e não são permitidas na competição do judo ou na prática livre ( randori).

Em última análise, a filosofia ea pedagogia subseqüente desenvolvidas para o judo se tornou o modelo para quase todas as artes marciais japonesas modernas que se desenvolveram a partir de escolas "tradicionais" ( Koryu).

Praticantes de judo são chamados judoka.

História e filosofia

Jigoro Kano.

Início da vida do fundador

O início da história do judô é inseparável de seu fundador, Japonês polímata e educador Jigoro Kano (嘉納治五郎Jigoro Kano, 1860-1938). Kano nasceu em uma família japonesa bem-fazer. Seu avô era um homem self-made: um cervejeiro causa de Província de Shiga no Japão central. No entanto, o pai de Kano não era o filho mais velho e, portanto, não herdou o negócio. Em vez disso, ele se tornou um Xintoísmo padre e oficial do governo, com influência suficiente para o seu filho para entrar na segunda classe de entrada de Universidade Imperial de Tóquio.

Fundador prossegue jujutsu

Kano era um menino pequeno, frágil, que, mesmo em seus vinte anos, não pesam mais de uma centena de libras (45 kg), e foi muitas vezes escolhido por valentões. Ele começou a perseguir jujutsu, naquele tempo uma arte de morrer, com a idade de 17, mas teve pouco sucesso. Isso foi em parte devido a dificuldades em encontrar um professor que iria levá-lo sobre como um estudante. Quando ele foi para a universidade para estudar literatura na idade de 18 anos, ele continuou seus estudos de artes marciais, acabou ganhando um encaminhamento para Fukuda Hachinosuke (c.1828-c.1880), um mestre da Tenjin shinyō-ryū e avô de Keiko Fukuda (nascido em 1913), que é estudante único sobrevivente de Kano, eo judoca feminina de maior patente no mundo. Fukuda Hachinosuke é dito ter técnica enfatizado ao longo do exercício formal, semeando as sementes da ênfase de treinos livres de Kano ( randori) no judô.

Um pouco mais de um ano depois de Kano se juntou a escola de Fukuda, Fukuda ficou doente e morreu. Kano, em seguida, tornou-se um aluno de outra escola Tenjin Shin'yō-ryu, que de Iso Masatomo (c.1820-c.1881), que colocou mais ênfase na prática de formas pré-arranjadas ( kata) do que Fukuda teve. Através de dedicação, Kano rapidamente ganhou o título de mestre instrutor ( shihan) e tornou-se instrutor assistente do Iso na idade de 21. Infelizmente, Iso logo ficou doente, e Kano, sentindo que ele ainda tinha muito a aprender, pegou outro estilo, tornando-se um estudante de Iikubo Tsunetoshi (1835-1889) de Kito-ryu. Como Fukuda, Iikubo colocado muita ênfase na prática livre. Por outro lado, Kito-ryu enfatizou técnicas jogando em um grau muito maior do que tenjin shinyō-ryū.

Fundação

Por esta altura, Kano foi concepção de novas técnicas, tais como a "roda de ombro" (kata-guruma, conhecida como carry de um bombeiro para lutadores ocidentais que usam uma forma ligeiramente diferente desta técnica) e do "hip flutuante" (uki goshi) jogar. No entanto, ele já estava pensando em fazer muito mais do que apenas expandir os cânones da Kito-ryu e tenjin shinyō-ryū. Cheio de idéias novas, Kano tinha em mente uma grande reforma do jujutsu, com técnicas baseadas em princípios científicos sólidos, e com foco no desenvolvimento do corpo, mente e do caráter dos jovens, além de desenvolvimento de habilidade marcial. Na idade de 22, quando ele estava prestes a terminar a sua licenciatura na Universidade, Kano levou nove alunos da escola de Iikubo para estudar Jujutsu sob ele no Eisho-ji, um templo budista em Kamakura, e Iikubo veio ao templo três dias por semana para ajudar a ensinar. Apesar de dois anos se passariam antes que o templo seria chamado pelo nome " Kodokan ", ou" lugar para ensinar o caminho ", e Kano ainda não tinha sido concedido o título de" mestre "no Kito-ryu, este é considerado agora como a fundação da Kodokan.

Judo era originalmente conhecida como Kano Jiu-Jitsu ou Kano Jiu-Do, e mais tarde como Kodokan Jiu-Do ou simplesmente 'Jiu-Do "ou" Judo ". Nos primeiros dias, também foi ainda referido genericamente simplesmente como "Jiu-Jitsu".

Significado de "judo"

Formalismo e rígida conduta são típicas do judô tradicional.

A palavra "judo" partilha a mesma raiz ideograma como "jujutsu": "Ju" (柔), o que pode significar "gentileza", "suavidade", "flexibilidade" e até mesmo "fácil", dependendo de seu contexto. Tais tentativas de traduzir são enganosos, no entanto. O uso de Ju em cada uma dessas palavras é uma referência explícita ao princípio das artes marciais do "método suave" (柔 Juho). O método macio é caracterizado por a aplicação indirecta de força para derrotar um adversário. Mais especificamente, é o princípio de usar a força de um oponente contra ele e se adaptando bem à evolução das circunstâncias. Por exemplo, se o atacante seria empurrar o seu adversário iria encontrar seu oponente pisa para o lado e permitindo que seu ímpeto (muitas vezes com a ajuda de um pé-lo tropeçar) para jogá-lo para a frente (o inverso de ser verdadeiro para puxar.) Kano Jujutsu viu como um saco de truques desconectado, e procurou unificar-lo de acordo com um princípio, que ele encontrou na noção de "máxima eficiência". Técnicas de Jujutsu que contam apenas com a força superior foram descartados ou adaptado em favor daqueles que envolveu redirecionar a força do oponente, off-equilibrar o adversário, ou fazendo uso de superiores alavancagem.

O segundo caracteres de judô e judo diferentes. Onde jujutsu (柔 Jujutsu) significa a "arte" ou "ciência" de suavidade, judo significa a "maneira" de suavidade. O uso de "fazer" (道), significando maneira, estrada ou caminho (e é o mesmo personagem como a palavra chinesa " tao "), tem conotações espirituais ou filosóficas. Esta é a mesma distinção que é feita entre Budō e Bujutsu. O uso deste termo é uma saída deliberada de artes marciais antigas, cujo único propósito era para matar. Kano de judô viu como um meio para governar e melhorar a si mesmo fisicamente, mentalmente, emocionalmente e moralmente. Ele mesmo ampliou o princípio físico de eficiência máxima na vida diária, evoluindo-la em "prosperidade mútua". A este respeito, o judô é visto como uma abordagem holística da vida que se estende muito além dos limites do dojo.

Judoca (praticante)

Um praticante de judô é agora conhecido como um judoca. Tradicionalmente, somente aqueles da 4ª Dan ou superior foram chamados de "judoca". O sufixo -ka, quando adicionado a um substantivo, significa uma pessoa com experiência ou conhecimento especial em que subject..eg Benkyo-ka = "erudito". Outros praticantes abaixo o posto de 4º dan foram chamados de "trainees" "Kenkyu-sei" ou. Hoje em dia, o termo é usado incorretamente judoca onde judoca refere-se a qualquer praticante de judô onde nenhum nível de especialização é necessariamente implícita.

Um professor de judô é chamado sensei. A palavra vem do sensei "sen ou saquê" (antes) e "sei" (vida) .. ou seja, aquele que você passou. Em dojos ocidentais é comum chamar qualquer instrutor de sensei grau de dan. Tradicionalmente, este título é reservado para instrutores de quarto dan e acima.

Judogi (uniforme)

O judogi é de um tecido pesado, a fim de suportar as tensões de jogar e grappling.

Praticantes de judô tradicionalmente usam uniformes brancos chamados judogi, o que significa simplesmente "uniforme de judô", para a prática de judo. Às vezes, a palavra é visto encurtado simplesmente " gi "(uniforme). O Judogi foi criado por Kano em 1907, e uniformes semelhantes foram posteriormente adotado por muitas outras artes marciais. O Judogi moderna consiste em calças de cordão de algodão brancas ou azuis e um acolchoado branco ou azul de harmonização de algodão casaco, preso por um cinto ( obi). O cinto é geralmente de cor para indicar rank. O revestimento destina-se a suportar as tensões de luta, e, como resultado, é muito mais espessa do que a de um uniforme Karate ( karategi).

O uso moderno do judogi azul foi sugerida pela primeira vez por Anton Geesink na Assembleia Maastricht IJF DC 1986. Para a competição, um Judogi azul é usado por um dos dois concorrentes para facilitar a distinção por juízes, árbitros e espectadores. No Japão, os dois judoca ainda usar um judogi branco ea faixa vermelha tradicional (baseado em cores da bandeira) é afixado ao cinto de um concorrente. Fora do Japão, uma faixa de cor também podem ser usados para a conveniência em competições locais, o judogi azul só ser obrigatória em nível regional ou superior. Profissionais e puristas japoneses tendem a olhar para baixo sobre o uso do azul Judogi.

Técnicas e práticas

Para imagens, vídeos e descrições de técnicas de Judô ver Técnicas de Judo - Judo Informações do site

Enquanto judo inclui uma variedade de pães, quedas, lança, mantenha baixos, engasga,-fechaduras comuns, e greves, o foco principal é em jogar (投げ nage-waza), e bases (ne-waza). Lança são divididos em dois grupos de técnicas, técnicas (tachi-waza) e técnicas de sacrifício (捨身 sutemi-waza) em pé. Permanente técnicas são ainda divididas em técnicas de mão (手 te-waza), técnicas de quadril (腰 koshi-waza) e técnicas de pé e perna (足 ashi-waza). Técnicas de sacrifício são divididos entre aqueles em que o atirador cai diretamente para trás (真捨身 ma-sutemi-waza), e aqueles em que ele cai para o lado (橫捨身 yoko-sutemi-waza).

O técnicas de luta no chão são divididos em ataques contra as articulações ou fechamentos comuns (関節 kansetsu-waza), estrangulamentos ou chokeholds (絞 shime-waza), e mantendo ou técnicas de pinagem (押込 osaekomi-waza).

Um tipo de disputa é praticado no judô, conhecido como randori (乱取り), que significa "livre prática". Em randori, dois adversários podem atacar uns aos outros com qualquer lance judo ou a braços técnica. Técnicas impressionantes (atemi-waza), tais como socos e pontapés, juntamente com técnicas de faca e espada são retidos no kata. Esta forma de pedagogia é geralmente reservado para os profissionais ranking mais elevado (por exemplo, no kime-no-kata), mas são proibidas em competição, e normalmente proibidas em randori por razões de segurança. Também por razões de segurança, chokeholds, bloqueio articular, e as técnicas de sacrifício estão sujeitos a restrições de idade ou de classificação. Por exemplo, nos Estados Unidos, deve-se ter 13 anos ou mais para usar chokeholds, e 16 ou mais para usar armlocks.

Em randori e torneio (shiai) prática, quando um oponente executa com sucesso um chokehold ou bloqueio articular, alguém se submete, ou "bate para fora", tocando no tapete ou de um oponente pelo menos duas vezes de uma forma que indica claramente a apresentação. Quando isso ocorre a partida terminar, o jogador tocando perdeu, eo estrangulamento ou bloqueio articular cessa.

Kata (formas)

Formas (kata) são padrões pré-estabelecidos de ataque e defesa, que no judô são praticados com um parceiro com o propósito de aperfeiçoar técnicas de judô. Mais especificamente, os seus efeitos incluem ilustrando os princípios básicos do judô, demonstrando a correta execução de uma técnica, ensinando os princípios filosóficos sobre o qual se baseia judo, permitindo a prática de técnicas que não são permitidas na competição, e para preservar técnicas antigas que são historicamente importantes, mas não são mais usados no judô contemporânea.

Conhecimento de vários kata é um requisito para a obtenção de uma classificação mais elevada.

Há sete kata que são reconhecidos pelo Kodokan hoje:

  • Formas de treinos livres (Randori no Kata), compreendendo dois kata:
    • Jogando formas ( Nage no Kata)
    • Grappling formas ( KATAME no Kata)
  • Formas de auto-defesa estilo antigo ( Kime no Kata)
  • Formas de auto-defesa modernas ( Jutsu Kodokan Goshin)
  • Formas de "mansidão" ( Ju no Kata)
  • As cinco formas ( Itsutsu no Kata)
  • Formas antigas ( Koshiki no Kata)
  • Eficiência máxima kata educação física nacional ( Seiryoku Zen'yō Kokumin Taiiku no Kata)

Há também outros kata que não são oficialmente reconhecidos pela Kodokan, mas que continuam a ser praticadas. O exemplo mais importante deles é a Vá no sen nenhum kata, um kata que se concentra em contra-ataques a tentativa de lances.

Randori (luta)

Judô enfatiza um free-style sparring, chamado randori, como uma de suas principais formas de treinamento. Parte do tempo de combate é gasto de sparring de pé, chamado tachi-waza, ea outra parte no chão, chamado ne-waza. Sparring, mesmo sujeitos a regras de segurança, é muito mais eficaz do que praticamente única praticando técnicas por conta própria, que é o que jujutsuka foram usadas para fazer. Usando desenvolve a força total músculos e sistema cardio-vascular no lado físico das coisas, e ele se desenvolve estratégia e tempo de reação no lado mental das coisas, e ajuda o praticante aprender a usar técnicas contra um adversário resistir. Um ditado comum entre judoca é "a melhor formação para o judô é judô."

Existem vários tipos de exercícios de sparring, como ju Renshu (ambos ataque judoca de uma forma muito suave, onde é aplicada nenhuma resistência); e kakari geiko (apenas um judoca ataques, enquanto o outro se baseia exclusivamente em técnicas defensivas e evasivas, mas sem o uso de força bruta.)

Fases de combate

Tachi-waza termina e ne-waza começa uma vez que o judoca ir para o chão.

No judô, existem duas principais fases do combate: a pé ( tachi-waza) e solo ( ne-waza) fase. Cada fase requer o seu próprio (principalmente separado) técnicas, estratégias, randori, condicionado e assim por diante. Formação especial também é dedicado às técnicas de "transição" para preencher a lacuna. Judoca pode tornar-se muito hábil em uma fase e ser bastante fraco no outro, dependendo de onde os seus interesses mais mentira, embora a maioria seja equilibrada entre os dois.

Equilíbrio de Judo entre ambas as fases permanentes e terrestres de combate dá judoca a capacidade de derrubar os adversários que estão em pé para cima e, em seguida, pin e submetê-los no chão. Esta teoria equilibrada de combate fez judo uma escolha popular da arte marcial ou esporte de combate.

Fase de apoio

Na fase de pé, que tem primazia de acordo com as regras do concurso, os adversários tentam jogar uns aos outros. Embora em pé -lock conjunta e choke / estrangulamento técnicas de apresentação são legais na fase de apoio, eles são bastante rara, devido ao fato de que eles são muito mais difíceis de aplicar em pé do que lances são. Alguns judoca, no entanto, são muito hábeis em combinar takedowns com submissões, onde uma técnica de apresentação é iniciado em pé e terminou no chão.

Greves (ou seja, socos, pontapés, etc ...) não são permitidos devido a sua certeza de lesão, mas um atleta é suposto "levá-los em consideração", enquanto a formação, por exemplo, não lutando em uma posição curvada por muito tempo, uma vez que esta posição é vulnerável a joelho-ataques e outros ataques impressionantes.

O principal objetivo das técnicas de arremesso ( nage-waza) é tomar um adversário que é que está em seus pés, móveis e perigosos, para baixo em suas costas, onde ele não pode mover-se de forma tão eficaz. Assim, a principal razão para jogar o adversário é controlar o adversário e colocar-se em um posição dominante. Deste modo, o praticante tem um maior potencial para processar um resultado decisivo. Outra razão para jogar o adversário é chocar seu corpo através de esmagamento-lo com força no chão. Se um oponente executa um lançamento poderoso contudo totalmente controlada, ele pode ganhar um jogo firme (por ippon) com base no que ele tem apresentado superioridade suficiente. A pontuação mais baixa é dada para menor joga. A pontuação para um lance só é dado quando executado a partir de uma posição ereta.

De acordo com a ênfase de Kano em análises científicas e raciocínio, a pedagogia judô Kodokan padrão dita que qualquer técnica de projeção é, teoricamente, um evento de quatro fases: off-equilíbrio ( kuzushi); posicionamento do corpo (作 tsukuri); execução (掛 kake); e, finalmente, o acabamento ou coup de grâce (極 kime). Cada fase segue a anterior com grande rapidez - idealmente eles acontecem quase simultaneamente.

Fase do-chão

Ao praticar ne-waza, os praticantes podem começar a partir de seus joelhos.

Na competição, o combate pode continuar no chão depois de um lance ocorre ou se os concorrentes de outro modo legalmente acabam no chão; um concorrente não é permitido simplesmente cair no chão para começar a luta de chão.

No terreno, os competidores têm como objectivo ou obter um segure, ou para obter o seu oponente a submeter ou usando um estrangulamento ou estrangulamento ou armlock (bloqueios em outros do que o cotovelo articulações não são permitidos por razões de segurança.)

Baixos preensão

Baixos espera (押さえ込 osaekomi) são importantes, uma vez em uma luta real da pessoa que tem o controle de seu oponente pode acertá-lo com socos, joelhadas, cabeçadas, e outros ataques. Se osaekomi é mantida por vinte e cinco segundos, a pessoa que faz a exploração para baixo ganha o jogo. Um osaekomi envolve manter um adversário, principalmente em suas costas, e livre de suas pernas.

De acordo com as regras que estavam em 1905, só era necessário para manter derrubou um adversário, em seus ombros, por dois segundos - disse para refletir o tempo necessário para um samurai para chegar a sua faca ou a espada e despachar seu adversário realizada. Os mais recentes requisitos já não reflectem a realidade de combate que um lutador deve imobilizar seu oponente para uma quantidade substancial de tempo, a fim de atacar de forma eficaz.

A pontuação para um porão baixo é determinado por quanto tempo o segure é realizada. Um baixo de espera pode, por vezes, resultar em uma apresentação se o adversário não pode suportar a pressão do porão para baixo.

Os 'guarda' e 'tesoura' corpo

Se a pessoa que está sendo pressionado envolveu as pernas em torno de qualquer parte do corpo ou tronco inferior do seu oponente, ele deposita seu oponente tanto quanto ele está sendo preso, porque seu adversário não pode se levantar e fugir, a menos que a pessoa na parte inferior solta . Enquanto as pernas estão em volta do seu oponente, a pessoa na parte inferior pode empregar várias técnicas de ataque, incluindo estrangula, armlocks e "corpo" (tesoura fazer-jime), controlando o oponente para que ele não pode efetivamente atingir a partir de cima. Nesta posição, muitas vezes referida como o " guarda "em Inglês, a pessoa em cima não tem controle suficiente sobre seu adversário para a posição a ser considerado osaekomi. (Note-se que enquanto o guarda é comumente usado, faça-jime não é mais legal no judô concorrência.) A pessoa em superior pode tentar passar pernas do adversário e por sua vez, mantenha pressionada ou finalizá-lo, ou ele pode tentar fugir da guarda de seu adversário e ficar de pé. A pessoa na parte inferior pode tentar enviar o seu adversário de sua guarda ou rolar o seu adversário até chegar em cima dele.

Fechaduras comuns

Fechaduras comuns (kansetsu-waza) são técnicas de combate eficazes porque elas permitem que um judoca de controlar o seu adversário através de dor conformidade, ou se necessário, para provocar a ruptura da junta bloqueado. Fechaduras comuns no cotovelo são considerados seguros o suficiente para executar em quase com força total na competição para forçar a submissão de um adversário. Judo tem, no passado, permitiu leglocks, wristlocks, bloqueios espinhais e várias outras técnicas que já foram glosadas em concorrência para proteger a segurança dos atletas. Foi decidido que atacar aqueles outro articulações resultaria em muitas lesões no atletas e causaria uma deterioração gradual dessas articulações. Mesmo assim, alguns judoca ainda gosta de aprender e lutando entre si informalmente usando essas técnicas que estão proibidas de competições formais, e muitas dessas técnicas ainda são usados ativamente em outras artes, tais como sambo, Brazilian Jiu-Jitsu, e Jujutsu.

Chokes e estrangulamentos

Chokes e estrangulamentos (締め shime-waza) permitir a aplicação do afogador para forçar o adversário a inconsciência e até mesmo a morte . Estrangulamento corta o sangue de alimentação para o cérebro através de compressão sobre os lados do pescoço, ao passo que os blocos de um estrangulamento das vias respiratórias a partir da frente do pescoço. Os termos são freqüentemente intercambiáveis no uso comum, e uma diferenciação formal não é feita pela maioria dos judoca. Na competição, o judoca ganha se o adversário submete ou torna-se inconsciente. Um estrangulamento, uma vez devidamente travado, pode render um adversário inconsciente em apenas alguns segundos, mas normalmente não causa nenhum prejuízo.

Judo como esporte

Judo pictogram.svg

Apesar de uma arte marcial inteiramente caracterizado, judô também desenvolveu como um esporte.

A primeira vez foi visto judô nos Jogos Olímpicos foi em 1932 Games em Los Angeles, onde Kano e cerca de 200 alunos de judô deu uma demonstração. Judo tornou-se um olímpico do esporte para homens em 1964 Tóquio jogos. Com a persistência de uma mulher americana com o nome de Rusty Kanokogi e muitos outros, o judô tornou-se um esporte olímpico para as mulheres, bem como em 1988 . Afirma-se frequentemente que o evento de judô dos homens em 1964 foi um evento de demonstração, mas de acordo com o Judo Federation International (IJF) e Comitê Olímpico Internacional, Judo era de fato um esporte oficial nos 1964 jogos. Naquele Jogos Dutchman Anton Geesink conquistou a medalha de ouro na divisão aberta derrotar Aiko Kaminaga do Japão. Judo, em seguida, perdeu a imagem de ser "apenas em japonês" e passou a se tornar um dos esportes mais amplamente praticada no mundo. Caso das mulheres era um evento de demonstração em 1988, e tornou-se um evento oficial medalha de 4 anos mais tarde. Homens e mulheres competem separadamente, embora muitas vezes eles treinam juntos.

Judo tem sido um Esporte paraolímpico (para deficientes visuais) desde 1988. O judo é também um dos esportes no Special Olympics.

Collegiate competição no Estados Unidos , especialmente entre UC Berkeley e San Jose State, contribuiu para refino de judô no esporte visto nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. No 1940 Henry Stone e Yosh Uchida, os treinadores na Cal e SJSU, desenvolveu uma sistema de classes de peso para utilização nas competições freqüentes entre as escolas. Em 1953 , Stone e Uchida solicitou com sucesso o Amateur Athletic Union aceitar judo como um esporte, com seu sistema de classe de peso como um componente oficial. Em 1961 , Uchida representou os Estados Unidos nas reuniões da FIJ em Paris , onde o IJF adotadas classes de peso para todos os futuros campeonatos. A FIJ foi criado em grande parte com base na anterior União Europeia de Judo, onde classes de peso também tinha sido usado por muitos anos.

Divisões de peso

Atualmente existem sete categorias de peso, sujeitos a alteração por órgãos, e pode ser modificado com base na idade dos concorrentes:

Homens
Sob 60 kg 60 ~ 66 kg 66 ~ 73 kg 73 ~ 81 kg 81 ~ 90 kg 90 ~ 100 kg Mais de 100 kg
Mulheres
Sob 48 quilogramas 48 ~ 52 kg 52 ~ 57 kg 57 ~ 63 kg 63 ~ 70 kg 70 ~ 78 kg Mais de 78 kg

Regras

As sanções podem ser dadas por estar inativa durante a partida, ou para o uso de técnicas ilegais. Lutar deve ser interrompida quando um participante está fora da área designada na esteira (tatami). Se o árbitro e os juízes precisam discutir algo durante bases, o árbitro chamará sonomama (que significa "não se movem") e ambos os lutadores devem parar na posição em que estão. Quando são feitos, o árbitro diz Yoshi ea partida continuou.

Todos os pontos e as penalidades são dadas pelo árbitro. Os juízes podem tomar uma decisão que altera a pontuação ou penalidade dado pelo árbitro.

Existem pequenas diferenças nas regras da FIJ para acomodar judô cegos.

Competição de pontuação

O objeto em uma partida judo, quer seja para jogar o adversário para o chão em suas costas; para fixá-lo no chão, principalmente em suas costas; ou para forçá-lo a submeter-se a um estrangulamento ou uma chave de braço. Qualquer um destes marcar ippon (一 本), imediatamente ganhar o jogo.

Judo tem quatro graus de pontuação: ippon, waza-ari, yuko e koka. Um ippon significa literalmente "um ponto" e ganha o jogo. Um ippon é concedido para (a) um lance que pousa o adversário em grande parte em sua parte traseira de uma maneira controlada com velocidade e força; (B) para um porão esteira de duração suficiente (vinte e cinco segundos); ou (c) para a apresentação adversário. A waza-ari é atribuído por um lance que não chega a ter poder ou controle suficiente para ser considerado ippon; ou para um porão de vinte segundos. A waza-ari é um meio ponto, e, se dois estão marcados, constituem o ponto do necessário para uma vitória.

Yuko e koka são mais baixos graus de pontuação, e só contam como tie-breakers - eles não são cumulativos com o outro. A pontuação é lexicographic; um waza-ari bate qualquer número de yuko, mas um waza-ari e yuko a bater um waza-ari sem yuko. Não é incomum para uma correspondência a ser decidida com base em koka.

A quinze segundos mantenha pontuação yuko e um de dez segundos mantenha pontuação koka. Se a pessoa que já garantiu o segure tem um waza-ari, eles só precisa segurar o mantenha por vinte segundos para marcar ippon por meio de dois waza-ari (waza-ari-awasete-ippon). Lança faltando ainda mais os requisitos de um ippon ou um waza-ari pode marcar um yuko ou um koka. Os chamados "takedowns hábeis" também são permitidos (por exemplo, o vôo braço-bar), mas não marcar.

Se as pontuações são idênticos no final da partida, o concurso é resolvido pela regra Golden Score. Golden Score é uma situação morte súbita, onde o relógio é redefinido para corresponder-tempo, eo primeiro concorrente para alcançar qualquer pontuação ganha. Se não houver pontuação durante este período, então o vencedor é decidido por Hantei, a opinião da maioria do árbitro e os dois juízes de canto.

Representação dos escores

Placares de Judô mostra o número de waza-ari, yuko e koka escores marcados por cada jogador. Muitas vezes, um ippon não está representada no placar, porque sobre atribuição de um ippon a partida será encerrada imediatamente. Alguns placares computadorizados irá indicar brevemente que um ippon ter sido marcado.

Placares normalmente também mostram o número de penas aplicadas a cada jogador, e às vezes o número de consultas médicas para cada um. (Apenas dois atenções "médicos" são permitidos para cada concorrente durante uma partida - na maioria das vezes para sangramentos menores.)

Placares eletrônicos também incluem geralmente temporizadores para medir tanto tempo de competição e tempo osekomi.

A partida com o primeiro jogador marcou um waza-ari, dois Yukos, e dois Kokas, batendo o seu adversário que marcou menos um Kokas seria exibido no placar como: "122" versus "121"; enquanto na cópia tal resultado seria frequentemente representado como: "1W2Y2K" versus "1W2Y1K".

Judo para auto-defesa

Em 1902, Barton-Wright escreveu: "Judo e jiu-jitsu não foram concebidos como principal meio de ataque e defesa contra um boxeador ou um homem que você chuta, mas foram apenas para ser usado após a vinda para fechar trimestres, e a fim de obter para a fechar trimestres era absolutamente necessário compreender boxe e a utilização do pé. "

Enquanto lances executado com pausa adequada cai sobre tapetes macios pode parecer relativamente leve e gracioso, a sua aplicação mais prática em uma superfície dura pode ser muito perigoso (especialmente com maior intenção de prejudicar).

Além disso, chão grappling tinha sido provado ser uma forma eficaz de auto-defesa (contra um único atacante.) Esse fato foi demonstrado pelo sucesso da Fusen-Ryu jujutsuka contra judoca Kodokan no início de um jogo desafio realizado em 1900 , e novamente quase 100 anos mais tarde, quando Royce Gracie venceu todos os cantos do primeiro torneio de UFC (em 1991 ) com Brazilian Jiu-Jitsu.

Formação que é orientada para a auto-defesa varia de dojo para dojo. Judô russo coloca grande ênfase à auto-defesa. Muitos dojos passar muito pouco tempo especificamente ensinando qualquer auto-defesa.

Judo nas artes marciais mistas

Usando seus conhecimentos em ne-waza / grappling e tachi-waza / pé-de luta, vários praticantes de judô realizados também ter competido em artes marciais misturadas jogos. O ex-campeão nacional russo judo Fedor Emelianenko é geralmente classificado como melhor peso pesado 'artes marciais misturadas. Karo Parisyan luta em Divisão meio-médio do UFC, e Rameau Thierry Sokoudjou e Hidehiko Yoshida, um medalhista de ouro olímpico em 1992 e Campeão Mundial de Judô em 1999, também foram lutadores do agora extinto PRIDE FC. Outros medalhista de ouro e campeão do mundo judocas olímpicos como Pawel Nastula, Yoon Dong Sik e Jung Kyung-Bu também lutar no MMA. Invicto Campeão dos médios do WEC Paulo Filho creditou judô e jiu-jitsu para o seu sucesso. Fighters Sanae Kikuta e Hayato Sakurai também vêm de fundos de judô.

Estilos

Jigoro Kano de Judô Kodokan é o estilo mais popular e bem conhecido do judô, mas não é o único. Os termos judô e judo foram bastante intercambiáveis, nos primeiros anos, portanto, algumas dessas formas de judô ainda são conhecidos como jujutsu ou jiu-jitsu ou por essa razão, ou simplesmente para diferenciá-los de judo mainstream. De estilo original de Kano de judô, várias formas conexas evoluíram, alguns agora amplamente considerado como artes distintas:

  • Judo Olímpico: Esta é a forma predominante de Kodokan de judô.
  • Brazilian Jiu-Jitsu: Mitsuyo Maeda introduzido judo para Brasil em 1914. Maeda ensinou judô para Carlos Gracie (1902-1994) e outros no Brasil. Brazilian Jiu-Jitsu não seguiu as alterações posteriores às regras internacionais de judo que foram adicionados ao enfatizar a fase de apoio da luta, nem as regras que foram introduzidas para banir as técnicas mais perigosas. Embora todas as técnicas são praticamente os mesmos, sistema de ponto de pontuação bastante diferente do BJJ é em grande parte responsável por dar o seu carácter diferente.
  • Judo-do: Na Áustria , Julius Fleck e outros desenvolveram um sistema de jogar por objectivo alargar judo que eles chamavam de Judo-do.
  • Kawaishi-Ryu Jujutsu: Ensinando em França , Mikonosuke Kawaishi desenvolvido Kawaishi-Ryu Jujutsu como uma abordagem alternativa para a instrução que continuou a ensinar muitas técnicas proibidas na competição olímpica / Kodokan Judo moderno.
  • Kosen Judo (高專柔道): Como um sub-estilo de Kodokan Judo que tornou-se popular no início de competição japonesa do século 20 inter-escolar, estilo Kosen tem a mesma variedade de técnicas, mas uma maior latitude é permitida a técnica de chão. Este estilo de judô é muito mais próximo do original 1900 judo que a atual olímpico de judô é.
  • Judô russo: Este estilo distinto de judô foi influenciado pelo Sambo. Ele é representado por treinadores bem conhecidos, tais como Alexander e Retuinskih Igor Yakimov, e lutadores de artes marciais mistas, tais como Igor Zinoviev, Fedor Emelianenko e Karo Parisyan. Por sua vez, o judô russo influenciou tradicional judo, com técnicas como o armlock voador sendo aceitos no judô Kodokan.
  • Sambo (especialmente Esporte Sambo): Vasili Oshchepkov foi o primeiro faixa-preta de judô Europeia ao abrigo Kano. Oshchepkov passou a criar Sambo da influência de judo, integrando outras técnicas de combate em seu novo sistema. Oshchepkov morreram durante o político expurgos de 1937 para se recusar a negar sua educação no judô japonês sob Kano. Na sua História do Sambo, Dr. Brett Jacques e Scott Anderson escreveu que na Rússia "judo e SOMBO foram considerados a mesma coisa" - embora com um uniforme diferente e algumas diferenças nas regras.

Segurança

A pesquisa mostra que o judô é um esporte particularmente seguro para os jovens, apesar de judô competitivo adulto tem uma relativamente maior incidência de lesões em comparação com não-colisão ou não-esferas de contato de desportos, por exemplo, mas semelhante à de outros esportes de contato competitivos.

Chokes

Embora as bobinas são potencialmente letais técnicas, um chokehold devidamente aplicado, se forem libertados em breve após a apresentação ou inconsciência, não causa nenhum prejuízo.

Há amplo de dados demonstrando a segurança da aplicação chokeholds e treinamento inclui atendimento de emergência e reanimação (Kappo.)

Organizações de Judô

A organização internacional para o judô é a Federação Internacional de Judô (FIJ).

Apesar de não ter posição oficial no judô, aFederação Internacional de Lutas Associadas Styles (FILA) define judo como um dos quatro principais formas de competitivo amadorde wrestlingpraticado internacionalmente (os outros três queluta greco-romana,Freestyle wrestling esambo).

Rank e classificação

Rank Judo geralmente não é de importância primordial entre os judocas que participam nos torneios. Judô moderno é praticado principalmente como um esporte, por isso, tende a haver mais ênfase em registros de torneios do que em rank. Desde classificação não determina o desempenho competitivo, e uma vez que os torneios não são estruturadas por rank (exceto nos níveis mais baixos novatos), não é incomum ver os concorrentes mais baixos do ranking derrotar adversários mais elevados do ranking. Um concorrente activo não podem exercer altos comandos, preferindo se concentrar em preparação para a competição; por exemplo, uma medalha de prata foi ganha por um Ikkyu (faixa marrom) concorrente do sexo feminino, Lorena Pierce, na categoria de -70 kg nos Jogos Paraolímpicos de 2004. Além do conhecimento e capacidade, os requisitos de classificação incluem, tipicamente, uma idade mínima. Portanto, não é raro encontrar concorrentes adolescentes na competição de nível nacional que têm praticado judô há 10 anos que podem bater os profissionais adultos, mas que são apenas cintos roxo ou marrom devido a ser demasiado jovem para se qualificar para um dan rank. Uma vez que um indivíduo atinge o nível de um posto dan, novas promoções podem ser concedida a uma variedade de razões, incluindo o nível de habilidade, o desempenho da concorrência e / ou contribuições para o judô como o ensino e tempo voluntariado. Portanto, uma classificação mais elevada dan não significa necessariamente que o titular é um lutador melhor (embora muitas vezes ele faz.)

Para dan graus, os cinco primeiros são de cor preta, 6ª, 7ª, 8ª e dan foram alternando painéis vermelhos e brancos, e para 9 e 10 de dan os cintos são vermelhos sólidos. No entanto, os detentores de notas acima godan (5º dan ), muitas vezes, usar um cinto preto liso no treinamento regular.

Alguns países também usam pontas coloridas em correias, para indicar os grupos etários júnior, e historicamente, cintos de mulher tinha uma listra branca ao longo do centro.

Requisitos de exame variam dependendo do país, faixa etária e, claro, o grau a ser tentada. O exame em si podem incluir concorrência e kata. Os Kyu fileiras são normalmente concedidos por instrutores locais ( sensei ), mas dan fileiras são normalmente concedidos apenas após um exame supervisionado por juízes independentes de uma associação nacional de judô. Para um ranking a ser reconhecido ele deve ser registrado com a organização judô nacional ou o Kodokan.

Cores da correia Judô no Brasil
Branco Ceinture blanche.png
Azul Ceinture bleue.png
Amarelo Ceinture jaune.png
Laranja Ceinture orange.png
Verde Ceinture verte.png
Roxo Ceinture violette.png
Marrom Ceinture marron.png
Preto Ceinture noire.png
Cores da correia Judo na Austrália, Europa, Canadá (Seniors apenas)
Branco Ceinture blanche.png
Amarelo Ceinture jaune.png
Laranja Ceinture orange.png
Verde Ceinture verte.png
Azul Ceinture bleue.png
Marrom Ceinture marron.png
Preto Ceinture noire.png

Austrália e Europa

Para a Austrália ea maior parte da Europa , as cores da correia em ordem crescente são branco, amarelo, laranja, verde, azul, marrom e finalmente preta. Alguns países europeus utilizam, adicionalmente, uma faixa vermelha para significar um completo iniciante, ao passo que outros países europeus como o Reino Unido use um cinto vermelho como o cinto de um grau acima de um novato para mostrar que a pessoa é membro de pleno direito de um clube.

Brasil

Brasileiros rankings cinto são normalmente branco, azul, amarelo, laranja, verde, roxo, marrom e preto. Além disso, um cinto de cinza pode ser dada a muito jovem judoca (com menos de 11 ou 13 anos de idade) pouco antes do azul. Concorrentes são organizadas em duas categorias, dependendo da classificação; o primeiro é do branco ao verde, ea segunda é através de roxo preto.

Canadá

Em Canadá rankings cinto para a terceira idade são, em ordem crescente: branco, amarelo, laranja, verde, azul, marrom e finalmente preta. Rankings cinto para Juniors usar branco, branco-amarelo, amarelo, amarelo-laranja, laranja, laranja-verde, verde, verde-azul, azul, azul-marrom, e marrom.

Estados Unidos

Judokyūcores da correia nos Estados Unidos
Japonês
Kyunomes
USJF
Senior
USJF
Júnior
USJA
Senior
USJA
Júnior
USJA júnior
nomes de nível
Jūnikyū Judo yellow belt.PNG
Amarelo
Júnior 1º Grau
Jūichikyū Judo white belt.PNG
Branco
Judo yellow belt.PNG
Amarelo
Júnior 2º grau
Jūkyū Judo white-yellow belt.PNG
White-
amarelo
Judo orange belt.PNG
Laranja
Júnior 3rd Degree
Kūkyū Judo yellow belt.PNG
Amarelo
Judo orange belt.PNG
Laranja
Júnior quarta Grau
Hachikyū Judo yellow-orange belt.PNG
Amarelo-
laranja
Judo green belt.PNG
Verde
5 Grau Júnior
Nanakyū Judo orange belt.PNG
Laranja
Judo green belt.PNG
Verde
Júnior 6 Degree
Rokkyū Judo white belt.PNG
Branco
45px
Orange-
verde
Judo yellow belt.PNG
Amarelo
Judo blue belt.PNG
Azul
7o Grau Júnior
Gokyū Judo green belt.PNG
Verde
Judo green belt.PNG
Verde
Judo orange belt.PNG
Laranja
Judo blue belt.PNG
Azul
Júnior 8o Grau
Yonkyū Judo blue belt.PNG
Azul
45px
Green-
azul
Judo green belt.PNG
Verde
Judo purple belt.PNG
Roxo
9 Grau Júnior
SANKYU Judo brown belt.PNG
Marrom
Judo blue belt.PNG
Azul
Judo brown belt.PNG
Marrom
Judo purple belt.PNG
Roxo
10 Degree Júnior
Nikyu Judo brown belt.PNG
Marrom
Judo blue-purple belt.PNG
Blue-
roxo
Judo brown belt.PNG
Marrom
Judo brown belt.PNG
Marrom
11 Degree Júnior
Ikkyu Judo brown belt.PNG
Marrom
Judo purple belt.PNG
Roxo
Judo brown belt.PNG
Marrom
Judo brown belt.PNG
Marrom
Júnior 12o Grau

Em o US únicos jogadores seniores (adultos, geralmente aqueles 16 anos ou mais de idade) estão autorizados a ganhar dan níveis, significadas por vestindo um cinto preto. O USJF e USJA reconhecer dan notas atribuídas pela outra organização. Avançados Kyu níveis podem ser obtidas por ambos os séniores e juniores (crianças com idade inferior a cerca de 16) e são significadas através do uso de cintos de vários outros que não o preto cores. A ordem das cores da correia pode variar de dojo para dojo.

Idosos

Para os jogadores de alto nível, tanto a Estados Unidos Judo Federation (USJF) e Estados Unidos Judo Association (USJA) especificar quatro cores da correia para os seis kyū , conforme listado na tabela. O USJA também especifica o uso do patch especificando o nível do praticante. Isto é verdade tanto para kyū e dan níveis.

Juniors

O sistema de classificação USJF Juniors especifica fileiras a 11 kyū ( jūichikyū ). O sistema de classificação USJA Juniors especifica doze níveis de kyū classificação, começando com "Junior 1º Grau" (equivalente a jūnikyū , ou 12 kyū ) e terminando com "Junior 12o Grau" (equivalente a Ikkyu ). Tal como acontece com os profissionais sênior, a USJA especifica que juniors usar um patch especificando sua posição.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Judo&oldid=186806964 "