Conteúdo verificado

Canadá

Assuntos Relacionados: Americas ; Norte Geografia americana

Informações de fundo

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Canadá
Triband vertical (vermelho, branco, vermelho) com uma folha de bordo vermelha no centro Um escudo de quatro retângulos ao longo de um triângulo. O primeiro retângulo contém três guardant passant dos leões em ouro no vermelho; o segundo, um leão vermelho desenfreado no ouro; o terceiro, uma harpa ouro no azul; o quarto, três de ouro flores-de-lis em azul. O triângulo contém três folhas de plátano vermelhas sobre um fundo branco. Um capacete de ouro senta-se em cima do escudo, em cima de que é um leão coroado, segurando uma folha de bordo vermelha. À direita está um leão desenfreado voando a bandeira britânica. À esquerda, há um unicórnio voador a flores-de-lis. Uma fita vermelha em torno do escudo diz
Bandeira Brasão
Lema: " A Mari usque ad Mare "( latim )
"De Mar a Mar"
Anthem: O Canada
Hino Royal: God Save the Queen
Projeção da América do Norte com o Canadá em verde
Capital Otawa
45 ° 24'N 75 ° 40'W
A maior cidade Toronto
Línguas oficiais
  • Inglês
  • Francês
Reconhecido
línguas regionais
  • Chipewyan
  • Cree
  • Gwich'in
  • Inuinnaqtun
  • Inuktitut
  • Inuvialuktun
  • Slavey (Norte / Sul)
  • Tłįchǫ
Demonym Canadense
Governo Federal parlamentar
democracia sob
monarquia constitucional
- Monarca Elizabeth II
- Governador Geral David Johnston
- O primeiro-ministro Stephen Harper
- Chefe de Justiça Beverley McLachlin
Legislatura Parlamento
- Casa de cima Senado
- Lower casa Câmara dos comuns
Estabelecimento do Reino Unido
- Lei da Constituição 01 de julho de 1867
- Estatuto de Westminster 11 de dezembro de 1931
- Canada Act 17 de abril de 1982
Área
- Total 9,98467 milhões km 2 ( 2)
3.854.085 sq mi
- Água (%) 8,92 (891,163 km 2 / 344.080 mi 2)
População
- 2011 censo 33.476.688 ( 35)
- Densidade 3,41 / km 2 ( 228)
8,3 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 1445 bilião dólares ( 14)
- Per capita $ 41.506 ( 12º)
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total $ 1,770 trilhões ( 10)
- Per capita $ 50,826 ( 9)
Gini (2005) 32,1
médio
HDI (2013) Aumentar 0,911
muito alto 11
Moeda Dólar canadense ($) ( CAD )
Fuso horário ( UTC-3,5 a -8)
- Summer ( DST) ( UTC-2,5 a -7)
Formato de data
  • dd-mm-aaaa
  • mm-dd-aaaa
  • aaaa-mm-dd ( CE)
Unidades no direito
Chamando código +1
Código ISO 3166 CA
TLD Internet .ca

Canadá ( / k æ n ə d ə /) É uma norte-americana país consistindo de dez províncias e três territórios. Localizado na parte norte do continente, estende-se desde o Atlântico até o Pacífico e para o norte no oceano ártico. O Canadá é o mundo o segundo maior país em área total, eo seu fronteira comum com a dos Estados Unidos é o mundo da mais longa fronteira terrestre.

A terra que é agora Canadá foi habitada há milênios por diversos Aborígenes. A partir do final do século 15, Britânico e Expedições coloniais francesas exploradas, e estabelecidas mais tarde, na costa Atlântica da região. France cedeu quase todas suas colônias na América do Norte para o Reino Unido em 1763 após a Guerra Franco-Indígena, que era essencialmente o teatro norte-americano do Guerra dos Sete Anos. Em 1867, com a união de três Colónias britânicas na América do Norte por meio de Confederação, Canadá foi formado como uma autoridade federal de quatro províncias. Isto começou um aumento das províncias e territórios e um processo de aumentar a autonomia, que culminou com a Canada Act 1982.

O Canadá é um Estado federal governado como uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional , com rainha Elizabeth II como seu chefe de Estado. O país é oficialmente bilíngue e multicultural ao nível federal, com uma população de aproximadamente 35 milhões em economia avançada 2013. do Canadá é um dos maiores do mundo, contando principalmente sobre seus recursos naturais abundantes e redes comerciais bem desenvolvidas, especialmente com os Estados Unidos, com a qual teve um relação longa e complexa.

O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com o nono maior renda per capita a nível mundial, ea sexta maior no ranking de desenvolvimento humano. Subsequentemente, Canadá está entre as mais altas medidas internacionais de educação, transparência do governo, liberdades civis, a qualidade de vida e liberdade econômica. Canadá é um reconhecido potência média e membro de várias instituições internacionais, incluindo a G7, G8, G20, NATO , NAFTA, OCDE, OMC , Commonwealth of Nations , Francophonie, OEA, APEC, ea Organização das Nações Unidas .

Etimologia

O nome vem do Canadá St. Lawrence Iroquoian palavra kanata, que significa "aldeia" ou "liquidação". Em 1535, os habitantes indígenas da atual Região Quebec City usou a palavra para dirigir explorador francês Jacques Cartier para a aldeia de Stadacona. Cartier usado mais tarde a palavra Canadá para se referir não apenas a essa aldeia em particular, mas toda a área sujeita a Donnacona (o chefe da Stadacona); por 1545, livros e mapas europeus tinham começado referindo-se a esta região como o Canadá.

Nos séculos 18 e início 17o, " Canadá "se refere à parte do Nova França que jaziam no St. Lawrence River e as margens norte dos Grandes Lagos . A área foi mais tarde dividido em duas colônias britânicas, Upper Canada e Abaixe Canadá. Eles foram reunificadas como a Província do Canadá em 1841.

Sobre Confederação em 1867, o Canadá foi adotado como o nome legal para o novo país, ea palavra Dominion foi conferido o título do país. No entanto, como o Canadá afirmou sua autonomia política do Reino Unido, o governo federal cada vez mais usado simplesmente Canadá em documentos estaduais e tratados, uma mudança que se refletiu na mudança de nome do feriado nacional de Dominion Day to Dia do Canadá, em 1982.

História

Aborígenes

Os estudos arqueológicos e análises genéticas indicaram uma presença humana no norte Yukon região de 24.500 aC, e no sul Ontário a partir de 7500 aC. O Sítios arqueológicos Paleo-índios na Old Crow e Flats Anchova Caves são dois dos locais mais antigos de ocupação humana no Canadá. As características das sociedades aborígenes canadenses incluídos assentamentos permanentes, a agricultura, as hierarquias sociais complexas e redes de comércio. Algumas dessas culturas tinha desmoronado pelo tempo exploradores europeus chegaram nos séculos 16 e início do 15, e só foram descobertos através de investigações arqueológicas.

A população indígena é estimada para ter sido entre 200 mil e dois milhões no final do século 15, com um valor de 500.000 aceite pela Comissão Real do Canadá em Aboriginal Health. Como consequência da colonização européia, Povos aborígenes do Canadá sofreu repetidos surtos de recém-introduzidas doenças infecciosas , como gripe , sarampo e varíola (para as quais não tinham imunidade natural), resultando em uma quarenta a oitenta por cento de diminuição da população nos séculos depois da chegada dos europeus. Aborígenes na atual Canadá incluem o Primeiras Nações, Inuit, e Métis. Os Métis são um pessoas mestiços que se originaram em meados do século 17, quando as pessoas Primeiras Nações e Inuits casado colonos europeus. Em geral, o Inuit teve interação mais limitada com colonos europeus durante o período de colonização.

Colonização européia

Benjamin ocidental de A morte do general Wolfe (1771) dramatiza A morte de James Wolfe durante o Batalha das Planícies de Abraham na Quebec em 1759.

A primeira tentativa conhecida no Colonização européia começou quando Norsemen resolvida brevemente L'Anse aux Meadows em Terra Nova por volta de 1000 dC. Nenhuma outra exploração européia ocorreu até 1497, quando marítimo italiano John Cabot explorou costa atlântica do Canadá para a Inglaterra. Basco e marinheiros portugueses estabelecidos sazonais baleeiras e postos avançados de pesca ao longo da costa atlântica, no início do século 16. Em 1534, o explorador francês Jacques Cartier explorou o rio St. Lawrence, onde em 24 de julho ele plantou um medidor de 10 (33 pés) cruzar com as palavras "Viva o rei da França", e tomou posse do território em nome do Rei Francisco I de França.

Em 1583, Sir Humphrey Gilbert afirmou St. John, Terra Nova, como o primeiro da América do Norte Colônia Inglês pela prerrogativa real da rainha Elizabeth I . explorador francês Samuel de Champlain chegou em 1603, e estabeleceu os primeiros pagamentos europeus permanentes em Port Royal em 1605 e Cidade de Québec em 1608. Entre as Colonos franceses de Nova França, Canadiens extensivamente ocupado o vale do rio St. Lawrence e Acadians resolvido o atual Maritimas, enquanto comerciantes de peles e missionários católicos explorado dos Grandes Lagos, Hudson Bay , ea bacia do Mississipi para Louisiana. O Beaver guerras eclodiu em meados do século 17o sobre o controle do Comércio de peles norte-americano.

As colônias adicionais estabelecidas em Inglês Cupidos e Ferryland, Terra Nova, começando em 1610. O Treze Colônias para o sul foram fundadas logo após. Uma série de quatro Guerras francesas e indianas surgiram entre 1689 e 1763. Mainland Nova Scotia ficou sob domínio britânico com o 1713 Tratado de Utrecht; o Tratado de Paris (1763) cedeu Canadá ea maior parte da Nova França à Grã-Bretanha após a Guerra dos Sete Anos.

O Proclamação Real de 1763 criou o Província de Québec fora da Nova França, e anexou Cape Breton Island para Nova Scotia. Ilha de São João (agora Prince Edward Island) tornou-se uma colônia separada em 1769. Para evitar o conflito em Quebec, os britânicos passaram a Quebec Act de 1774, ampliando o território de Quebec para os Grandes Lagos e Ohio Valley. Ele restabeleceu a língua francesa, a fé católica, e direito civil francês lá. Isto irritou muitos residentes das treze colônias, alimentando o sentimento anti-britânico nos anos anteriores a 1775 a eclosão da Revolução Americana.

A 1783 Tratado de Paris reconheceu a independência e territórios cedidos americana ao sul dos Grandes Lagos para os Estados Unidos. New Brunswick foi dividido a partir de Nova Escócia como parte de uma reorganização dos assentamentos legalistas nos Maritimes. Legalistas de língua Inglês para acomodar em Quebec, o Lei Constitucional de 1791 dividiu a província em francófona Abaixe Canadá (mais tarde Quebec) e Inglês de língua Upper Canada (mais tarde Ontario), a concessão de cada um a sua própria assembleia legislativa eleita.

Robert Harris de Padres da Confederação (1884), um amálgama do Charlottetown e Conferências Quebec de 1864.

O Canadas foram a principal frente na Guerra de 1812 entre os Estados Unidos ea Grã-Bretanha. Depois da guerra, a imigração em grande escala para o Canadá da Grã-Bretanha e da Irlanda começou em 1815. Entre 1825 e 1846, 626.628 imigrantes europeus supostamente desembarcou em portos canadenses. Entre um quarto e um terço de todos os europeus que imigraram para o Canadá antes de 1891 morreu de doenças infecciosas.

O desejo de governo responsável resultou na abortiva Rebeliões de 1837. O Durham Relatório posteriormente recomendado governo responsável e para a assimilação de franco-canadenses na cultura Inglês. O Ato de União 1840 fundiu os Canadas em um unido Província do Canadá. Foi estabelecido governo responsável por todas as províncias norte-americanas britânicas por 1849. A assinatura do Tratado de Oregon pela Grã-Bretanha e os Estados Unidos, em 1846, terminou a Oregon fronteira disputa, que se estende da fronteira oeste ao longo do Paralelo 49. Isso pavimentou o caminho para colônias britânicas na Vancouver Island (1849) e em British Columbia (1858).

Confederação e expansão

referem-se a legenda
Um mapa que mostra animado o crescimento ea mudança de províncias e territórios do Canadá desde Confederação em 1867.

Após várias conferências constitucionais, o 1867 Lei Constitucional proclamou oficialmente Confederação Canadense em 1 de Julho de 1867, inicialmente com quatro províncias - Ontario, Quebec, Nova Scotia, e New Brunswick. Canadá assumiu o controle da Terra e de Rupert o Território do Norte-Ocidental para formar o Territórios do Noroeste, onde as queixas do Métis 'acendeu o Red River rebelião ea criação da província de Manitoba em julho de 1870. British Columbia e Vancouver Island (que se tinham unido em 1866) entrou para a Confederação em 1871, enquanto Prince Edward Island aderiu em 1873. O primeiro-ministro John A. Macdonald e sua O governo conservador estabeleceu um Política Nacional de tarifas para proteger as indústrias nascentes canadenses.

Para abrir o Ocidente, o governo patrocinou a construção de três ferrovias transcontinentais (incluindo o Canadian Pacific Railway), abriu as pradarias a liquidação com a Dominion Lands Act, e estabeleceu o North-West Mounted Police a afirmar a sua autoridade sobre este território. Em 1898, durante o Klondike Gold Rush nos Territórios do Noroeste, o governo canadense criou o território de Yukon. Debaixo de Liberal primeiro-ministro Wilfrid Laurier, imigrantes europeus continentais liquidadas as pradarias, e Alberta e Saskatchewan tornou províncias em 1905.

Início do século 20.

Grupo de soldados armados de março passado um tanque destruído e um corpo
Soldados e um canadense Tanque Mark II no Batalha de Vimy em 1917.

Porque a Grã-Bretanha ainda manteve o controle das Relações Exteriores do Canadá sob a Lei Confederação, a sua declaração de guerra em 1914 trouxe automaticamente Canadá na Primeira Guerra Mundial voluntários enviados para o Frente Ocidental mais tarde se tornou parte do Corps canadense. O Corpo desempenhado um papel importante na Batalha de Vimy Ridge e outros importantes compromissos da guerra. Dos cerca de 625.000 canadenses que serviram na Primeira Guerra Mundial, cerca de 60.000 foram mortos e outros 173 mil ficaram feridos. O Crise Conscription de 1917 eclodiu quando primeiro-ministro conservador Robert Borden trazidos serviço militar obrigatório sobre as objeções dos quebequenses de língua francesa. Em 1919, o Canadá entrou para a Liga das Nações , independentemente da Grã-Bretanha, eo 1931 Estatuto de Westminster afirmou a independência do Canadá.

O grande depressão no Canadá durante o início dos anos 1930 viu uma recessão económica, levando a dificuldades em todo o país. Em resposta à crise, o Co-operative Federation Commonwealth (CCF) em Saskatchewan introduziu muitos elementos de um Estado-Providência (como pioneira por Tommy Douglas) em 1940 e 1950. Canadá guerra declarada na Alemanha de forma independente durante a Segunda Guerra Mundial, sob o primeiro-ministro Liberal William Lyon Mackenzie King, três dias depois de a Grã-Bretanha. As primeiras unidades do Exército canadense chegou na Grã-Bretanha em dezembro de 1939.

Tropas canadenses desempenharam papéis importantes em muitas batalhas principais da guerra, incluindo o fracassado 1942 Dieppe Raid, o Invasão aliada da Itália, Desembarque na Normandia, o Batalha da Normandia, eo Batalha do rio Escalda em 1944. O Canadá forneceu asilo para o Monarquia holandesa, enquanto que país foi ocupado, e é creditado pelos Países Baixos para grandes contribuições para a sua libertação da Alemanha nazista . A economia canadense cresceu durante a guerra como suas indústrias fabricados militar material destinado Canadá, Grã-Bretanha, China, e da União Soviética . Apesar outro Crise Conscription em Quebec em 1944, o Canadá terminou a guerra com um grande exército e economia forte.

Tempos modernos

Em Rideau Hall, Governador Geral o visconde Alexandre de Tunis (centro) recebe o projeto de lei de finalizar a união de Terra Nova e no Canadá em 31 de março de 1949.

O Domínio de Terra Nova (hoje Newfoundland and Labrador) foi unificado com o Canadá em 1949. crescimento econômico do pós-guerra do Canadá, combinado com as políticas de sucessivos governos liberais, levou ao surgimento de uma nova Identidade canadense, marcado pela adopção do actual Bandeira da folha de bordo em 1965, a implementação de bilinguismo oficial (Inglês e Francês) em 1969, ea instituição do multiculturalismo oficial em 1971. Socialmente programas democráticos também foram instituídos, tais como Medicare, o Canada Pension Plan, e Canadá empréstimos estudantis, embora governos provinciais, particularmente Quebec e Alberta, oposição destes como incursões em suas jurisdições. Finalmente, uma outra série de conferências constitucionais resultou no 1982 patriamento de constituição do Canadá a partir do Reino Unido, em simultâneo com a criação do Carta Canadense de Direitos e Liberdades. Em 1999, Nunavut se tornou o terceiro território do Canadá após uma série de negociações com o governo federal.

Ao mesmo tempo, Quebec sofreu profundas alterações sociais e económicas através da Revolução Silenciosa da década de 1960, dando origem a um moderno movimento nacionalista. O radical Front de Libération du Québec (FLQ) iniciou a Crise de Outubro com uma série de atentados e seqüestros em 1970, ea soberanista Parti Québécois foi eleito em 1976, a organização de uma mal sucedida referendo sobre a soberania-associação em 1980. As tentativas de acomodar nacionalismo Quebec constitucionalmente através da Meech Lake Accord falhou em 1990. Isto levou à formação do Bloc Québécois em Quebec e no fortalecimento da Reformistas do Canadá no Oeste. A segundo referendo seguido em 1995, em que a soberania foi rejeitada por uma margem de apenas mais magro 50,6-49,4 por cento. Em 1997, o Suprema Corte decidiu que secessão unilateral de uma província seria inconstitucional, ea Lei Clarity foi aprovado pelo parlamento, delineando os termos de uma saída negociada da Confederação.

Além das questões de Quebec soberania, uma série de crises abalou a sociedade canadense no final de 1980 e início de 1990. Estes incluíram a explosão de Air India voo 182, em 1985, o maior assassinato em massa na história do Canadá; o École Polytechnique massacre em 1989, um universidade filmagens segmentação estudantes do sexo feminino; e o Oka Crise de 1990, o primeiro de uma série de violentos confrontos entre o governo e grupos aborígenes. O Canadá também se juntou ao Guerra do Golfo, em 1990, como parte de uma força de coalizão liderada pelos Estados Unidos, e foi ativo em várias missões de manutenção da paz na década de 1990, incluindo o Missão FORPRONU na ex-Jugoslávia. Canadá enviou tropas para o Afeganistão em 2001 , mas se recusou a enviar forças para o Iraque quando os EUA invadido em 2003. Em 2009, a economia do Canadá sofreu no mundo todo Grande Recessão, mas desde então se recuperaram modestamente. Em 2011, as forças canadenses participaram da intervenção liderada pela Otan no Guerra civil da Líbia.

Geografia

Canadá ocupa a maior parte do norte da América do Norte , partilha fronteiras terrestres com a Estados Unidos contíguos ao sul e do Estado americano de Alaska para o noroeste. Canadá se estende do Oceano Atlântico no leste ao Oceano Pacífico no oeste; ao norte encontra-se o Oceano Ártico . Groenlândia é para o nordeste, enquanto Saint Pierre e Miquelon é sul de Terra Nova. Por área total (incluindo as águas), o Canadá é o o segundo maior país do mundo, depois da Rússia. Pela área de terra sozinho, Canadá ocupa a quarta posição. O país encontra-se entre as latitudes 41 ° e 84 ° N e longitudes 52 ° e 141 ° W.

Uma imagem composta por satélite do Canadá. As florestas boreais prevalecer, no rochoso Protetor canadense, enquanto gelo e tundra são proeminentes no Ártico . As geleiras são visíveis no Montanhas Rochosas canadenses e Montanhas costeiras. O plano e fértil pradarias facilitar a agricultura. Os Grandes Lagos alimentar o St. Lawrence River, no sudeste, onde planícies sediar grande parte da população do Canadá.

Desde 1925, o Canadá tem reivindicado a parte do Ártico entre 60 ° e 141 ° W longitude, mas essa afirmação não é universalmente reconhecido. Canadá é o lar de assentamento mais setentrional do mundo, Canadian Forces Station Alert, no extremo norte de Ellesmere Island - latitude 82,5 ° N - que fica 817 quilômetros (508 milhas) do Pólo Norte. Grande parte do Ártico canadense é coberto por gelo e permafrost. Canadá tem o litoral mais extenso do mundo, com um comprimento total de 202.080 quilômetros (125.570 milhas); Além disso, sua fronteira com os Estados Unidos é a mais longa fronteira terrestre do mundo, que se estende 8891 km (5525 mi).

Desde o fim da última período glacial, Canadá consistiu em oito regiões de florestas distintas, incluindo extensa boreal floresta no Escudo Canadense. Canadá tem cerca de 31.700 grandes lagos, mais que qualquer outro país, que contém a maior parte do mundo água doce. Há também geleiras de água doce no Montanhas Rochosas canadenses e do Montanhas costeiras. Canadá é geologicamente ativa, tendo muitos terremotos e vulcões potencialmente activos, nomeadamente Mount Meager, Mount Garibaldi, Montagem Cayley, eo Mount Edziza complexo vulcânico. A erupção vulcânica do Tseax Cone em 1775 estava entre piores desastres naturais do Canadá, matando 2.000 Nisga'a pessoas e destruindo a sua aldeia no Nass vale do rio do norte do Columbia Britânica. A erupção produziu um 22,5 km (14,0 mi) lava fluxo, e, de acordo com Nisga'a lenda, bloqueou o fluxo do rio Nass.

Densidade de população do Canadá, a 3,3 habitantes por quilômetro quadrado (8,5 / sq mi), está entre os mais baixos do mundo. A parte mais densamente povoada do país é o Quebec City - Windsor Corredor, situado no sul do Quebec e Ontário do sul ao longo dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço.

Média inverno e no verão alta temperaturas em todo o Canadá pode variar de região para região. Os invernos podem ser duras em muitas partes do país, particularmente nas províncias do interior e da pradaria, que experimentam uma clima continental, onde as temperaturas médias diárias são perto de -15 ° C (5 ° F), mas pode cair abaixo de -40 ° C (-40 ° F) com grave calafrios vento. Em regiões noncoastal, neve pode cobrir o chão por quase seis meses do ano, enquanto que em partes do norte neve pode persistir durante todo o ano. Coastal British Columbia tem um clima temperado, com um inverno ameno e chuvoso. Nas costas leste e oeste, as temperaturas médias elevadas são geralmente nos anos 20 ° C (baixa 70s ° F), enquanto entre as costas, a média de verão a alta temperatura varia de 25 a 30 ° C (77 a 86 ° F), com temperaturas em alguns locais interiores ocasionalmente superior a 40 ° C (104 ° F).

Governo e política

Um edifício com uma torre de relógio central, passando de um bloco
Parliament Hill na capital do Canadá, Ottawa

O Canadá tem um sistema parlamentar no contexto de uma monarquia constitucional , o monarquia do Canadá sendo a fundação do executivo, legislativo, e Judiciário. O soberano é a Rainha Elizabeth II , que também atua como chefe de Estado Outros 15 países da Commonwealth e cada uma das dez províncias do Canadá. Como tal representante, da rainha, o Governador Geral do Canadá (actualmente David Lloyd Johnston), realiza a maior parte dos deveres reais federais no Canadá.

A participação direta das figuras reais e vice-real em áreas de governança é limitado. Na prática, a sua utilização dos poderes executivos é dirigido por Conselho de Ministros, uma comissão de ministros da Coroa responsáveis para o eleito Câmara dos Comuns e escolhido e chefiado pelo O primeiro-ministro do Canadá (actualmente Stephen Harper ), o chefe de governo. O governador geral ou monarca pode, porém, em certa crise situações exercer o seu poder sem ministerial conselho. Para garantir a estabilidade do governo, o governador-geral normalmente nomear como primeiro-ministro a pessoa que é o atual líder do partido político que pode obter a confiança de um pluralidade na Câmara dos Comuns. O Gabinete do Primeiro Ministro (PMO) é, portanto, uma das instituições mais poderosas no governo, dando início a maior parte da legislação para a aprovação parlamentar e seleção para a nomeação pela Coroa, além do referido, o governador-geral, vice-governadores, senadores, juízes de tribunais federais, e chefes de Corporações da Coroa e agências governamentais. O líder do partido com a segunda mais assentos geralmente se torna o Líder da oposição leal de Sua Majestade (atualmente Thomas Mulcair) e faz parte de um sistema parlamentar contraditório destina-se a manter o governo em xeque.

A câmara de Senado dentro do Centre Block em Parliament Hill

Cada um dos 308 membros do Parlamento na Câmara dos Comuns é eleita pelo pluralidade simples em um distrito eleitoral ou equitação. As eleições gerais devem ser convocadas pelo governador geral, quer no conselho do primeiro-ministro, no prazo de quatro anos da eleição anterior, ou se o governo perde um confiança votação na Câmara. Os 105 membros do Senado, cujos lugares são repartidos, numa base regional, servir até a idade de 75. Cinco partidos tinham representantes eleitos para o parlamento federal nas eleições de 2011: o Partido Conservador do Canadá (partido do governo), o Novo Partido Democrático (o Oposição Oficial), o Liberal Party of Canada, o Bloc Québécois, ea Partido Verde do Canadá. A lista de as partes históricos com representação eleita é substancial.

Estrutura federal do Canadá divide responsabilidades do governo entre o governo federal e as dez províncias. Legislaturas provinciais são unicameral e operar de forma semelhante ao parlamentar na Câmara dos Comuns. Três territórios do Canadá também têm legislaturas, mas estes não são soberanos e têm menos responsabilidades constitucionais do que as províncias. As legislaturas territoriais também diferem estruturalmente de suas contrapartes provinciais.

Lei

O Constituição do Canadá é a lei suprema do país, e consiste em um texto escrito e convenções não escritas. A Lei Constitucional de 1867 (conhecido como o América do Norte Britânica Act antes de 1982), afirmou governança com base em precedente parlamentar e poderes divididos entre os governos federal e provincial. O Estatuto de Westminster 1931 concedeu total autonomia ea Constituição Act de 1982, encerrado em todos os laços legislativas para o Reino Unido, bem como a adição de uma fórmula e que altera constitucional Carta Canadense de Direitos e Liberdades. A Carta garante os direitos fundamentais e as liberdades que normalmente não podem ser substituídas por qualquer governo, embora uma não obstante cláusula permite que o parlamento federal e legislaturas provinciais para substituir determinadas seções da Carta por um período de cinco anos.

Dois lados de uma medalha de prata: o perfil da rainha Victoria ea inscrição
A Medalha de chefes indianos, apresentado para comemorar o Tratados numeradas

Embora não sem conflitos, Primeiras interações Canadenses Europeias com as Primeiras Nações e os povos Inuit, foram relativamente pacífica. Os povos aborígines da Coroa e começou interações durante o período de colonização europeia. O Ata Indígena, diversos tratados e leis de caso foram estabelecidos para mediar as relações entre os europeus e os povos nativos. Mais notavelmente, uma série de onze tratados conhecido como o Tratados numerados foram assinados entre os aborígines do Canadá e dos monarcas reinantes do Canadá entre 1871 e 1921. Esses tratados são acordos com o Canadá Crown-em-Conselho, administrado pela Canadian direito aborígene, e supervisionado pelo Ministro de Assuntos Aborígines e Desenvolvimento do Norte. O papel dos tratados e os direitos que eles suportam foram reafirmados por Secção Trinta e cinco do Ato Constitucional de 1982. Estes direitos podem incluir o fornecimento de serviços, tais como cuidados de saúde, e isenção de impostos. O quadro jurídico e político em que Canadá e Primeiras Nações operar foi ainda formalizada em 2005, através do Primeiro-Nations Federal Accord Crown político.

O Suprema Corte do Canadá, em Ottawa, a oeste de Parliament Hill

Judiciário do Canadá desempenha um papel importante na interpretação de leis e tem o poder de derrubar leis do Parlamento que violam a Constituição. O Suprema Corte do Canadá é o mais alto tribunal e árbitro final e tem sido liderada desde 2000 pelo Chefe de Justiça Beverley McLachlin (a primeira mulher chefe de Justiça). Seus nove membros são nomeados pelo governador geral sobre o conselho do primeiro-ministro e ministro da Justiça. Todos os juízes nos níveis superiores e tribunais de recurso são nomeados após consulta com os órgãos legais não-governamentais. O Gabinete federal também nomeia os juízes para tribunais superiores nas jurisdições provinciais e territoriais.

O direito comum prevalece em toda parte exceto em Quebec, onde o direito civil predomina. O direito penal é apenas uma responsabilidade federal e é uniforme em todo o Canadá. A aplicação da lei, incluindo tribunais criminais, é oficialmente uma responsabilidade provincial, realizado pelas forças policiais estaduais e municipais. No entanto, na maioria das áreas rurais e algumas áreas urbanas, as responsabilidades de policiamento são contratados para o governo federal Royal Canadian Mounted Police.

Relações Exteriores e militares

O primeiro-ministro Stephen Harper reunião o presidente dos Estados Unidos Barack Obama em 2009

Canadá emprega atualmente uma, voluntário força militar profissional de 65.000 funcionários regulares e cerca de 53.000 pessoal de reserva, incluindo as reservas suplementares e empregados civis. A unificada Forças Canadenses (CF) compreendem o Exército canadense, Royal Canadian Navy, e Real Força Aérea Canadense. Em 2011, o Canadá de gastos militares totalizaram aproximadamente C 24.500 milhões dólares.

O Canadá e os Estados Unidos partilham maior fronteira indefesa do mundo, co-operar em campanhas militares e exercícios, e são o maior parceiro comercial um do outro. Canadá, no entanto, tem uma política externa independente, sobretudo manter relações plenas com Cuba e recusando-se a participar oficialmente na Invasão do Iraque em 2003. O Canadá também mantém laços históricos com o Reino Unido e França e para outras ex-colônias britânicas e francesas por meio da associação do Canadá na comunidade das nações eo Francophonie. Canadá é conhecido por ter um positivo relacionamento com os Países Baixos, devido, em parte, à sua contribuição para a libertação holandês durante a Segunda Guerra Mundial.

Forte apego do Canadá para o Império Britânico e da Commonwealth levou a maior participação nos esforços militares britânicos na Segunda Guerra dos Bôeres , Primeira Guerra Mundial ea Segunda Guerra Mundial. Desde então, o Canadá tem sido um defensor do multilateralismo, fazendo esforços para resolver questões globais em colaboração com outras nações. O Canadá foi um dos membros fundadores das Nações Unidas em 1945 e da OTAN em 1949. Durante o Guerra Fria, o Canadá foi um dos principais contribuintes para as forças da ONU no Guerra da Coréia e fundou a North American Comando de Defesa Aeroespacial (NORAD), em cooperação com os Estados Unidos para se defender contra potenciais ataques aéreos da União Soviética.

Soldados canadenses do exército do Real Regimento de implantação durante 22 UNITAS exerce em abril de 2009

Durante o Crise do Suez de 1956, futuro primeiro-ministro Lester B. Pearson aliviou as tensões, propondo a criação da Força de Manutenção de Paz das Nações Unidas , para o qual ele foi premiado com o 1957 Prêmio Nobel da Paz . Como esta foi a primeira missão de paz da ONU, Pearson é muitas vezes creditado como o inventor do conceito. Canadá tem servido desde então em 50 missões de manutenção da paz, incluindo todos os esforços de manutenção da paz das Nações Unidas até 1989, e tem forças em missões internacionais em mantida desde o Ruanda , o ex- Jugoslávia , e em outros lugares; O Canadá tem por vezes confrontados controvérsia sobre seu envolvimento em países estrangeiros, nomeadamente em 1993 Caso Somália.

Canadá se juntou ao Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1990 e organizou a Assembléia Geral da OEA em Windsor, Ontário, em Junho de 2000 ea terceira Cúpula das Américas na cidade de Quebec em abril de 2001. Canada pretende expandir seus laços com Pacific Rim economias através de adesão a Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

O Halifax -classe fragata HMCS Regina, um navio de guerra da Marinha Real Canadense, próximo Hawaii, durante o 2004 Exercícios Rimpac

Em 2001, o Canadá implantado tropas para o Afeganistão como parte da US força de estabilização ea ONU-autorizadas, liderada pela NATO Força Internacional de Assistência à Segurança. A partir de julho de 2011, o Canadá começou a retirar suas tropas do Afeganistão. Ao todo, o Canadá perdeu 158 soldados, um diplomata, dois trabalhadores humanitários, e de um jornalista durante a missão, que custou aproximadamente C 11,3 bilhões dólares.

Em fevereiro de 2007, Canadá, Itália, Reino Unido, Noruega e Rússia anunciaram seu compromisso comum de um projeto de US $ 1,5 bilhões para ajudar a desenvolver vacinas para países em desenvolvimento, e exortou outros países a se juntar a eles. Em agosto de 2007, do Canadá reivindicações territoriais no Ártico foram desafiados após um Russo expedição subaquática para o Polo Norte; Canadá considerou que a área a ser território soberano desde 1925. Entre março e outubro de 2011, as forças canadenses participaram de uma intervenção da OTAN mandatada pelas Nações Unidas para o 2011 líbio guerra civil.

Províncias e territórios

O Canadá é uma federação composta por dez províncias e três territórios. Por sua vez, estes podem ser agrupados em quatro regiões principais: Western Canadá, Central Canada, Canadá Atlântico, e Norte Canadense ("Leste do Canadá" refere-se ao centro do Canadá e do Canadá Atlântico juntos). Províncias têm mais autonomia do que os territórios, tendo a responsabilidade de programas sociais, como cuidados de saúde, educação e bem-estar. Juntas, as províncias recolher mais receita do que o governo federal, uma estrutura quase única entre as federações do mundo. Usando seus poderes de gastos, o governo federal pode dar início a políticas nacionais em áreas provinciais, como o Canada Health Act; as províncias podem optar por estes, mas raramente o fazem na prática. pagamentos de equalização são feitos pelo governo federal para garantir que os padrões razoavelmente uniformes de serviços e tributação são mantidos entre as províncias mais ricas e mais pobres.

Um mapa clicável do Canadá exibindo seus dez províncias e três territórios, e suas capitais.
EdmontonTorontoOttawaEdmontonOttawaTorontoA clickable map of Canada exhibiting its ten provinces and three territories, and their capitals.
Sobre esta imagem

Economia

Nações que têm acordos de livre comércio com o Canadá a partir de 2009 estão em azul escuro, as nações em negociações estão em ciano. Canadá é verde.

O Canadá é o mundo economia décimo-grande, com 2.012 PIB nominal de cerca de US 1,77 trillion dólares. Ele é um membro da Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) e do G8, e é um dos dez melhores do mundo nações comerciais, com uma altamente globalizado economia. O Canadá é um economia mista, ficando acima os EUA ea maioria dos países europeus ocidentais no Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation, e experimentar um nível relativamente baixo de disparidade de renda . Em 2008, as mercadorias importadas do Canadá valiam mais de 442.900 milhões dólares, dos quais 280,8 bilhões dólares originado nos Estados Unidos, 11,7 bilhões dólares do Japão, e 11,3 bilhões dólares a partir do Reino Unido. 2009 do país déficit comercial totalizou C $ 4,8 bilhões, em comparação com um excedente C 46,9 bilhões dólares em 2008.

Desde o início do século 20, o crescimento da manufatura, mineração e setores de serviços do Canadá tem transformado a nação de uma economia predominantemente rural para uma urbanizado um, industrial. Como muitas outras nações do Primeiro Mundo, a economia canadense é dominada pelo setor de serviços, que emprega cerca de três quartos da força de trabalho do país. No entanto, o Canadá é incomum entre os países desenvolvidos da importância do seu sector primário, em que as madeireiras e indústrias de petróleo são dois dos componentes mais importantes.

O Canadá é um dos poucos países desenvolvidos que são exportadores líquidos de energia. Atlantic Canada possui vastos depósitos marítimos de gás natural, e Alberta também abriga grandes recursos de petróleo e gás. As imensas areias betuminosas de Athabasca dar Canadá segunda maior comprovadas do mundo reservas de petróleo, depois da Arábia Saudita . O Canadá é, adicionalmente, um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas; pradarias canadenses são um dos mais importantes produtores mundiais de trigo, canola, e outros grãos. O Canadá é um grande produtor de zinco e urânio , e é um dos principais exportadores de muitos outros minerais, como ouro , níquel , alumínio e chumbo . Muitas cidades no norte do Canadá, onde a agricultura é difícil, são sustentáveis ​​por causa de minas próximas ou as fontes de madeira. O Canadá também tem um setor industrial considerável centrada no sul de Ontário e Quebec, com automóveis e aeronáutica representantes das indústrias particularmente importantes.

Representantes dos governos do Canadá, México e Estados Unidos assinam oAcordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) em 1992.

Integração econômica do Canadá com os Estados Unidos tem aumentado significativamente desde a Segunda Guerra Mundial. O Produtos Automotivos Acordo de Comércio de 1965 abriu as fronteiras do Canadá para o comércio na indústria de fabrico de automóveis. Na década de 1970, as preocupações com a auto-suficiência energética e à propriedade estrangeira em setores de manufatura solicitado primeiro-ministro do governo Liberal de Pierre Trudeau para decretar o Programa Nacional de Energia (PNE) e da Agência de Avaliação de Investimento Estrangeiro (FIRA). Na década de 1980, o primeiro-ministro progressivos os conservadores de Brian Mulroney aboliu a NEP e mudou o nome da FIRA de " Investment Canada ", a fim de encorajar o investimento estrangeiro. O Canadá - Acordo de Livre Comércio Estados Unidos (TLC) de 1988 eliminou as tarifas entre os dois países, enquanto que o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) ampliou a zona de livre comércio para incluir o México em 1994. Em meados dos anos 1990, Jean Chrétien de governo liberal começou a postar excedentes orçamentais anuais, e de forma constante pago a dívida nacional.

O crise financeira global de 2008 provocou uma grande recessão, o que levou a um aumento significativo do desemprego no Canadá. Em outubro de 2009, nacional do Canadá taxa de desemprego havia alcançado 8,6 por cento, com taxas de desemprego provinciais variam de uma baixa de 5,8 por cento em Manitoba para uma alta de 17 por cento em Newfoundland and Labrador. Entre outubro de 2008 e outubro de 2010, o mercado de trabalho canadense perdeu 162.000 empregos a tempo inteiro e um total de 224.000 postos de trabalho permanentes. dívida federal do Canadá foi estimado para o total de 566,7 bilhões dólares para o ano fiscal de 2010-11, acima dos 463,7 bilhões dólares em 2008-09 . Além disso, a rede do Canadá dívida externa aumentou em 41.000 milhões dólares para 194.000 milhões dólares americanos no primeiro trimestre de 2010. No entanto, o sector do Canadá regulamentado bancário (comparativamente conservadora entre as nações do G8), pré-crise excedentes orçamentais do governo federal, e as suas políticas de longo prazo de reduzir a dívida nacional, resultou em uma recessão menos grave em comparação com outros países do G8. A partir do final de 2012, a maior parte da economia canadense se estabilizou, embora o país continua a ser perturbada por um crescimento lento, sensibilidade à crise da Zona Euro e as taxas de desemprego mais elevadas do que o normal. O governo federal e muitos setores canadenses também começaram a expandir o comércio com os mercados emergentes da Ásia, em uma tentativa de diversificar as exportações; em 2011, a Ásia foi o segundo maior mercado de exportação do Canadá, depois dos Estados Unidos. propostas de oleodutos amplamente debatido, em particular, são a esperança de aumentar as exportações de reservas de petróleo do Canadá para a China.

Ciência e Tecnologia

A shuttle in space, with Earth in the background. A mechanical arm labeled
O Manipulador robótico Canadarm em ação novaivém espacialDescobertadurante amissão STS-116 em 2006.

Em 2011, o Canadá gastou aproximadamente C 29,9 bilhões dólar no doméstico pesquisa e desenvolvimento. A partir de 2012, o país produziu catorze prêmios Nobel em física , química e medicina, e ficou em quarto lugar a nível mundial para a qualidade da investigação científica em uma grande pesquisa de cientistas internacionais de 2012. Além disso é o lar de uma série de empresas de tecnologia globais. Canadá classifica XVII no mundo para usuários de Internet como uma proporção da população, com mais de 28,4 milhões de usuários, o equivalente a cerca de 83 por cento da sua população total de 2012.

O Agência Espacial Canadense opera uma altamente ativo programa espacial, a realização do espaço profundo, planetário, e pesquisa da aviação e de foguetes e satélites em desenvolvimento. O Canadá foi o terceiro país a lançar um satélite ao espaço após a URSS e os Estados Unidos, com o 1962 Alouette um lançamento. Em 1984, Marc Garneau se tornou o primeiro astronauta do Canadá. A partir de 2012, nove canadenses, sobrevoaram o espaço, ao longo de quinze missões tripuladas.

O Canadá é um participante na Estação Espacial Internacional (ISS), e é pioneira no espaço de robótica, tendo construído os Canadarm, Canadarm2 e manipuladores robóticos Dextre para a ISS e NASA Space Shuttle. Desde os anos 1960, a indústria aeroespacial do Canadá projetou e construiu numerosos marques de via satélite, incluindo o Radarsat-1 e 2, ISIS e MOST. O Canadá também tem produzido uma bem-sucedida e amplamente utilizado foguete de sondagem, o Brant Negro; mais de 1.000 Brants pretas foram lançados desde a introdução do foguete em 1961.

Demografia

O 2011 censo canadense contou uma população total de 33.476.688, um aumento de cerca de 5,9 por cento sobre o valor de 2006. Entre 1990 e 2008, a população aumentou em 5,6 milhões, o equivalente a 20,4 por cento de crescimento global. Os principais motores do crescimento populacional são da imigração e, em menor medida, o crescimento natural. Cerca de quatro quintos da população vive a menos de 150 quilômetros (93 mi) da fronteira dos Estados Unidos. Aproximadamente 80 por cento dos canadenses vivem em áreas urbanas concentradas na Cidade-Windsor Corredor Quebec, a British Columbia Lower Mainland, eo Corredor Calgary-Edmonton, em Alberta. Canadá abrange latitudinalmente do paralelo 83 norte para o norte paralelo 41, e cerca de 95% da população se encontra abaixo do paralelo 55 norte. Em comum com muitos outros países desenvolvidos, o Canadá está passando por uma mudança demográfica para uma população mais velha, com mais aposentados e menos pessoas em idade de trabalhar. Em 2006, a idade média foi de 39,5 anos; em 2011, tinha subido para cerca de 39,9 anos. A partir de 2013, a média de expectativa de vida para os canadenses é de 81 anos.

Mapa das origens étnicas auto-identificados dominantes de antepassados ​​por divisão censo de 2006.
 Canadense
 Inglês
 Francês
 Escocesa
 Alemão
 Italiano
 Primeiras Nações
 Ucraniano
 Indiano do Leste
 Inuit

De acordo com Censo de 2006, o maior do país origem étnica auto-referida é canadense (responsável por 32% da população), seguido de Inglês (21%), francês (15,8%), Scottish (15,1%), Irlanda (13,9%), alemão (10,2%), italiano (4,6%), chinês (4,3%), Primeiras Nações (4,0%), Ucrânia (3,9%) e Países Baixos (3,3%). Há 600 reconhecidos governos ou primeiras faixas das nações, abrangendo um total de 1.172.790 pessoas.

População aborígine do Canadá está crescendo a quase o dobro da taxa nacional, e quatro por cento da população do Canadá afirmou identidade indígena em 2006. Outro 16,2 por cento da população pertencia a um não-indígena minoria visível. Os maiores grupos minoritários são visíveis do Sul da Ásia (4,0%), chinês (3,9%) e Black (2,5%). Entre 2001 e 2006, a população da minoria visível cresceu 27,2 por cento. Em 1961, menos de dois por cento da população do Canadá (cerca de 300.000 pessoas) poderiam ser classificados como pertencentes a um grupo minoritário visível, e menos de um por cento como indígena. Em 2007, quase um em cada cinco (19,8%) eram estrangeiros, com quase 60 por cento de novos imigrantes vindos da Ásia (incluindo o Oriente Médio ). As principais fontes de imigrantes para o Canadá foram a China, Filipinas e Índia. Conforme Statistics Canada, grupos minoritários visíveis poderia ser responsável por um terço da população canadense em 2031.

O Canadá tem uma das maiores taxas de imigração per-capita do mundo, impulsionada pela política económica e reagrupamento familiar. Em 2010, um recorde de 280.636 pessoas emigraram para o Canadá. O governo canadense antecipado entre 240.000 e 265.000 novos residentes permanentes em 2012, um número semelhante de imigrantes como nos últimos anos. Novos imigrantes liquidar principalmente nas grandes áreas urbanas, como Toronto e Vancouver. O Canadá também aceita um grande número de refugiados, representando mais de 10 por cento dos reassentamentos anuais de refugiados globais.

O Canadá é religiosamente diversificada, abrangendo uma vasta gama de crenças e costumes. De acordo com o censo de 2001, 77,1 por cento dos canadenses se identificam como cristãos; deste, os católicos formam o maior grupo, representando 43,6 por cento da população. O maior denominação protestante é a Igreja Unida do Canadá (representando 9,5% dos canadenses), seguido por anglicanos (6,8%), batistas (2,4%), luteranos (2%), e outras denominações cristãs (4,4%). Cerca de 16,5 por cento declaram sem filiação religiosa, e os 6,3 por cento restantes são filiados com religiões não-cristãs, a maior das quais são Islam (2,0%) e do Judaísmo (1,1%).

Províncias e territórios canadenses são responsáveis ​​pela educação. A idade da escolaridade obrigatória varia entre 5-7 para 16-18 anos, contribuindo para uma taxa de alfabetização de adultos de 99 por cento. A partir de 2011, 88 por cento dos adultos com idades entre 25 e 64 ganharam o equivalente a um diploma de ensino médio, em comparação com uma média da OCDE de 74 por cento. Em 2002, 43 por cento dos canadenses com idade entre 25 e 64 possuíam uma educação pós-secundária; para aqueles com idade de 25 a 34, a taxa de ensino pós-secundário atingiu 51 por cento. O Programa para Avaliação Internacional de Estudantes indica que estudantes canadenses executam bem acima da média da OCDE, especialmente em matemática, ciências e leitura.

Maiores áreas metropolitanasCanadápor população (Censo 2011)
Nome Província População Nome Província População
Toronto Ontario 5583064 Londres Ontario 474786
Montreal Quebec 3824221St. Catharines-Niagara Ontario 392184
Vancouver Columbia Britânica 2313328Halifax Nova Escócia 390328
Ottawa- Gatineau Ontário- Quebec 1236324Oshawa Ontario 356177
Calgary Alberta 1214839 Vitória Columbia Britânica 344615
Edmonton Alberta 1159869 Windsor Ontario 319246
Quebec Quebec 0765706Saskatoon Saskatchewan 260600
Winnipeg Manitoba 0730018 Regina Saskatchewan 210556
Hamilton Ontario 0721053Sherbrooke Quebec 201890
Kitchener-Cambridge- Waterloo Ontario 0477160São João Newfoundland and Labrador 196966


Língua

Map of Canada showing distribution of English-speaking, French-speaking and bilingual residents
Em 2006, cerca de 17,4 por cento da população teriam sido bilíngüe.
 Inglês - 57,8%
 Inglês e Francês (bilingue) - 17,4%
 Francês - 22,1%
 Área pouco povoada (<0,4 pessoas por km2)

Duas línguas oficiais do Canadá são canadense Inglês e francês canadense. bilinguismo oficial é definido na Carta Canadense de Direitos e Liberdades, a Lei sobre línguas oficiais, e dos Regulamentos de língua oficial; ela é aplicada pelo Comissário de Línguas Oficiais. Inglês e francês têm o mesmo estatuto em tribunais federais, o Parlamento, e em todas as instituições federais. Os cidadãos têm o direito, onde há demanda suficiente, para receber serviços do governo federal em Inglês ou Francês, e as minorias de língua oficial são garantidas suas próprias escolas em todas as províncias e territórios.

Inglês e francês são as primeiras linguagens de 59,7 e 23,2 por cento da população, respectivamente. Aproximadamente 98 por cento dos canadenses falam Inglês ou Francês: 57,8 por cento falam apenas em Inglês, 22,1 por cento falam apenas francês, e 17,4 por cento falam tanto. Os ingleses e franceses comunidades de língua oficial, definidos pela primeira língua oficial falada, constituem 73,0 e 23,6 por cento da população, respectivamente.

1977 Carta da Língua Francesa estabelecido o francês como língua oficial do Quebec. Embora mais de 85 por cento dos canadenses francófonos vivem em Quebec, existem substanciais populações francófonos em Ontario, Alberta, e sul Manitoba; Ontario tem a maior população de língua francesa fora Quebec. New Brunswick, a província única oficialmente bilíngue, tem uma minoria de língua francesa Acadian constituindo 33 por cento da população. Há também grupos de Acadians no sudoeste da Nova Escócia, em Cape Breton Island, e através de central e ocidental Prince Edward Island.

Outras províncias não têm línguas oficiais, como tal, mas o francês é utilizado como língua de instrução, nos tribunais, e para outros serviços do governo, além de Inglês. Manitoba, Ontário e Quebec permitir tanto Inglês e Francês para ser falado nas legislaturas provinciais, e as leis são promulgadas em ambas as línguas. Em Ontário, o francês tem algum status legal, mas não é totalmente co-oficial. Existem 11 grupos de línguas aborígenes, composto por mais de 65 dialetos distintos. Destes, apenas os Cree, inuktitut e idiomas Ojibway tem uma grande população de falantes fluentes suficiente para ser considerado viável para sobreviver no longo prazo. Várias línguas aborígenes têm status oficial nos Territórios do Noroeste. Inuktitut é a língua maioritária em Nunavut, e é uma das três línguas oficiais no território.

Em 2011, cerca de 6,8 milhões de canadenses listadas uma língua não-oficial como língua materna. Algumas das primeiras línguas não-oficiais mais comuns incluem Chinês (principalmente cantonês; 1.012.065 caixas de som de primeira língua), italiano (455,040), alemão (450,570), Punjabi (367.505) e Espanhol (345.345).

Cultura

Bill Reid 1980 escultura do corvo e Os Primeiros Homens . O corvo é uma figura comum a muitas das mitologias aborígenes do Canadá.

Cultura do Canadá atrai influências de sua ampla gama de nacionalidades constituintes, e as políticas que promovem o multiculturalismo são constitucionalmente protegidos. Em Quebec, a identidade cultural é forte, e muitos comentaristas francófonos falam de uma cultura de Quebec que é distinto de Inglês cultura canadense. No entanto, como um todo, o Canadá é, em teoria, um mosaico cultural - uma coleção de várias subculturas regionais, aborígenes e étnicas. As políticas governamentais, tais como cuidados com financiamento público de saúde, uma tributação mais elevada para redistribuir a riqueza, a proibição da pena capital, fortes esforços para eliminar a pobreza, o rigoroso controle de armas, ea legalização do casamento do mesmo sexo são outros indicadores sociais de valores políticos e culturais do Canadá.

Historicamente, o Canadá tem sido influenciado pelo britânico, francês e culturas e tradições indígenas. Através de sua linguagem, arte e música, povos indígenas continuam a influenciar a identidade canadense. Muitos canadenses valorizam multiculturalismo e ver o Canadá como sendo inerentemente multicultural. Mídia e entretenimento americano são populares, se não dominante, em Inglês no Canadá; inversamente, muitos produtos e animadores culturais canadenses são bem sucedidos nos Estados Unidos e no mundo. A preservação de uma cultura distintamente canadense é apoiada por programas federais de governo, leis e instituições como a Canadian Broadcasting Corporation (CBC), o National Film Board do Canadá (NFB), ea Rádio-televisão canadense e Comissão de Telecomunicações (CRTC) .

Oil on canvas painting of a tree dominating its rocky landscape during a sunset.
O Jack Pine por Tom Thomson. Óleo sobre tela, 1916, na coleção da National Gallery of Canada.

Arte visual do Canadá tem sido dominado por figuras como Tom Thomson - o pintor mais famoso do país - e pelo Grupo dos Sete. A carreira de Thomson pintar paisagens canadenses durou uma década até sua morte em 1917 aos 39 anos do grupo foram pintores com foco nacionalista e idealista, que primeiro exibiu suas obras distintas maio de 1920. Embora referido como tendo sete membros, cinco artistas - Lawren Harris, AY Jackson, Arthur Lismer, JEH MacDonald, e Frederick Varley - foram responsáveis ​​por articular idéias do Grupo. Eles se juntaram brevemente por Frank Johnston, e pelo artista comercial Franklin Carmichael. AJ Casson tornou-se parte do Grupo em 1926. Associated com o Grupo foi outro artista canadense proeminente, Emily Carr, conhecido por suas paisagens e retratos dos povos indígenas da Costa do noroeste do Pacífico. Desde 1950, obras de arte inuit foram dadas como presentes para dignitários estrangeiros por parte do governo canadense.

O Indústria da música canadense produziu renome internacional compositores, músicos e conjuntos. Música radiodifusão no país é regulada pela Radio-televisão canadense e Comissão de Telecomunicações (CRTC). O Canadian Academy de Artes e Ciências apresenta prêmios da indústria de música do Canadá, dos Juno Awards, que foram concedidos pela primeira vez em 1970. O hino nacional do Canadá, O Canadá , foi originalmente encomendado pelo vice-governador de Quebec, o Sr. Théodore Robitaille, para o 1880 St. Jean-Baptiste cerimônia do Dia, e foi adotado oficialmente em 1980. Calixa Lavallée escreveu a música, que foi um cenário de um poema patriótico composto pelo poeta e juiz Sir Adolphe-Basile Routhier. O texto foi originalmente apenas em francês, antes que ele foi traduzido para Inglês em 1906.

Hockey players and fans celebrating
Do Canadáde hóquei no gelovitória nasOlimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver

O raízes de esportes organizados no Canadá datam da década de 1770. Esportes nacionais oficiais do Canadá são hóquei no gelo e lacrosse. Sete dos oito maiores regiões metropolitanas do Canadá - Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Calgary, Edmonton e Winnipeg - têm franquias no National Hockey League (NHL). Outros espectador popular esportes no Canadá incluem curling e futebol; este último é jogado profissionalmente na Liga de futebol canadense (CFL). Golfe, baseball, esqui , futebol, críquete , voleibol, rugby league e basquete são amplamente jogado em jovens e os níveis de amadores, mas ligas profissionais e franquias não são generalizadas. Canadá tem participado em quase todos os Jogos Olímpicos desde sua estréia olímpica em 1900, e já recebeu vários eventos esportivos internacionais de alto perfil, incluindo os Jogos Olímpicos de Verão de 1976 em Montreal, os Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 em Calgary, o Campeonato Mundial de basquetebol de 1994 ea FIFA 2007 U-20 World Cup. O Canadá foi o país anfitrião para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver e Whistler, British Columbia.

Símbolos nacionais do Canadá são influenciadas por fontes naturais, históricas e aborígenes. O uso da folha de bordo como um símbolo canadense remonta ao início do século 18. A folha de bordo é descrita na do Canadá atuais e pavilhões anteriores, na moeda de um centavo, e sobre os braços de Canadá. Outros símbolos proeminentes incluem o castor , Ganso do Canadá , Loon comum, a Coroa, a Royal Canadian Mounted Police, e, mais recentemente, o totem e Inuksuk.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Canada&oldid=544849806 "