Conteúdo verificado

Maçã

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Maçã
Flores, frutas e folhas da árvore de maçã (Malus domestica)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Subfamília: Maloideae
Género: Malus
Espécie: M. domestica
Nome binomial
Malus domestica
Borkh.

A maçã é a pomáceo fruto da macieira, espécie Malus domestica na família de rosa Rosaceae. É uma das mais amplamente frutas de árvores cultivadas. A árvore é pequena e deciduous, alcançando 5-12 m de altura, com uma ampla, coroa frequentemente densa twiggy. O folhas são alternadamente dispostas ovais simples 12/05 cm de comprimento e 3-6 cm de largura de um 2-5 cm pecíolo com uma ponta aguda, uma margem serrilhada e um lado de baixo leve downy. flores são produzidas na mola simultaneamente com a brotamento das folhas. As flores são brancas com um tom rosa que desaparece gradativamente, cinco petaled, 2.5-3.5 cm de diâmetro. O fruto amadurece no outono , e é tipicamente 5-9 cm de diâmetro. O centro do fruto contem cinco carpelos arranjados em uma estrela de cinco pontos, cada carpelo que contem 1-3 sementes .

A árvore originou de Ásia , onde seu antepassado selvagem é encontrado ainda hoje. Há mais de 7.500 conhecidos cultivares de maçãs, resultando em escala de características desejadas. Deve-se notar no entanto, que variam na sua cultivares rendimento e no tamanho final da árvore, mesmo quando cultivadas na mesma porta-enxerto.

Informações Botânico

Selvagem Malus maçã sieversii no Cazaquistão

O selvagem antepassado do Malus domestica é Malus sieversii. Não tem nenhum nome comum em Inglês, mas é conhecido no Cazaquistão , onde é nativo, como alma; na verdade, a região onde se pensa para originar é chamado Alma-Ata , ou "pai das maçãs". Esta árvore é encontrada ainda selvagem nas montanhas de Ásia Central no sul do Cazaquistão, Quirguistão , Tajiquistão , e Xinjiang, China .

Maçã corte horizontal, mostrando sementes

Por muitos anos, houve um debate sobre se M. domestica evoluiu de chance de hibridização entre as várias espécies selvagens. Análise de DNA recentes por Barrie Juniper, Emeritus Fellow no Departamento de Ciências Vegetais na Universidade de Oxford e outros, indicou, no entanto, que a teoria de hibridação é provavelmente falsa. Em vez disso, parece que uma única espécie ainda que cresce no vale de Ili nas inclinações do norte das montanhas Tien Shan na fronteira do noroeste da China e da antiga república soviética do Cazaquistão é o progenitor das maçãs que nós comemos hoje. Folhas retiradas de árvores nesta área foram analisadas para a composição do DNA, que mostrou que todos eles pertencem à espécie M. sieversii, com algumas seqüências genéticas comuns ao M. domestica. Outras espécies que foram previamente pensado para ter feito contribuições para o genoma das maçãs domésticas são Malus baccata e Malus sylvestris, mas não há provas concretas para este efeito nos mais velhos maçã cultivares . Estas e outras espécies Malus têm sido utilizados em alguns programas de melhoramento recentes para desenvolver maçãs adequados para o cultivo em climas inadequados para M. domestica, principalmente para aumento da tolerância ao frio.

História

O centro de diversidade do gênero Malus é o leste da Turquia , do sudoeste da Rússia região de Ásia Menor. A árvore de maçã era talvez a mais antiga árvore a ser cultivada, e seus frutos foram melhorados com a seleção sobre um período de milhares de anos pelos primeiros agricultores. Alexandre, o Grande é creditado com encontrar maçãs anãs na Ásia Menor em 300 aC; aqueles que ele trouxe de volta para a Grécia poderia ter sido os progenitores de porta-enxertos de nanismo. Maçãs foram trazidos para a América do Norte com os colonos nos 1600s, eo primeiro pomar de maçã no continente foi dito para ficar perto de Boston em 1625. maçãs do inverno, escolhidas no final do outono e armazenados pouco acima de zero, foram um alimento importante em Ásia e Europa há milênios, assim como na Argentina e no Estados Unidos desde o chegada dos europeus. Em 1900, os projetos de irrigação no estado de Washington começaram e permitiram o desenvolvimento da indústria do dólar fruta multi-bilhões, dos quais a maçã é a espécie de liderança.

Aspectos culturais

Mitologia grega

Heracles com a maçã de Hesperides

Apples aparecem em muitos tradições religiosas, muitas vezes como um místico ou fruta proibida. Um dos problemas para identificar maçãs em religião , mitologia e contos populares é que a palavra "apple" foi usado como um termo genérico para todas as frutas (estrangeira), excepto bagas mas incluindo nozes, tão tarde como o 17o C. CE .; Por exemplo, na mitologia grega, o Herói grego Hércules , como parte de sua Doze Trabalhos , foi obrigado a viajar para o Jardim das Hespérides e pegar as maçãs de ouro fora do Árvore da vida crescendo em seu centro.

A deusa grega da discórdia, Eris, tornou-se descontente depois que ela foi excluída do casamento de Peleu e Thetis. Em retaliação, ela jogou uma maçã de ouro inscrita Kallisti ('Para o mais bonito'), na festa de casamento. Três deusas reivindicou a maçã: Hera, Athena , e Afrodite. Paris de Troy foi nomeado para selecionar o destinatário. Depois de ter sido subornado por ambos Hera e Atena, Afrodite tentou induzi-lo com a mulher mais bonita do mundo, Helena de Esparta . Ele concedeu a maçã para Afrodite, assim, causando indiretamente a Guerra de Tróia .

Adão e Eva
A descrição clássica do conto bíblico mostrando a maçã como um símbolo do pecado.
Albrecht Dürer, 1507; Óleo no painel; 209 x 81 cm (por painel); Museo Nacional del Prado, Madrid . .

Atalanta, também da mitologia grega, correu todos os seus pretendentes em uma tentativa de evitar o casamento. Ela ultrapassou todos, mas Hippomenes (aka Melanion, um nome derivado possivelmente melão da palavra grega para tanto "maçã" e frutas em geral), que derrotou-a pela astúcia, não de velocidade. Hippomenes sabia que ele não poderia ganhar em uma corrida justa, então ele usou três maçãs douradas (presentes de Afrodite, a deusa do amor) para distrair a Atalanta. Levou os três maçãs e toda a sua velocidade, mas Hippomenes foi finalmente bem-sucedida, vencer a corrida e mão de Atalanta.

A Bíblia

Embora o fruto proibido no Livro de Gênesis não é identificado, popular cristã tradição já decidiu que era uma maçã que Eva persuadiu Adam compartilhar com ela. Este pode ter sido o resultado de renascentistas pintores adicionando elementos de mitologia grega em cenas bíblicas. Neste caso, a fruta sem nome de Eden tornou-se uma maçã sob a influência da história do maçãs douradas na Jardim das Hespérides. Como resultado, na história de Adão e Eva a maçã se tornou um símbolo para o conhecimento, a imortalidade, tentação, a queda do homem em pecado, e pecado em si. Em latim , as palavras para 'maçã' e por ' mal "são semelhantes no singular (malum - maçã, malus - mal) e idêntico no plural (mala). Isso também pode ter influenciado a maçã se tornando interpretado como o bíblico "fruto proibido", embora a palavra malum para a maçã vem do Hitita Mahla que significa "videira, ramo" e não tem nada a ver com malus. O laringe na garganta humana tem sido chamada Maçã por causa de uma noção de Adão que foi causado pela degola fruto proibido na garganta de Adam. A maçã como símbolo de sedução sexual tem sido usado para implicar a sexualidade entre homens, possivelmente em uma veia irônica.

Cultivares de macieira

Há mais de 7.500 conhecidos cultivares de maçãs. Diferentes cultivares estão disponíveis para temperadas e subtropicais climas. Supostamente maior coleção do mundo de maçã cultivares está alojado no Colecção Nacional de fruta na Inglaterra . Maçãs não florescem em climas tropicais porque têm uma necessidade de frio.

Diferentes tipos de cultivares de macieira em um supermercado

Comercialmente cultivares de macieira populares são suave, mas crisp. Outras qualidades desejadas na criação de animais comercial moderna da maçã são uma pele colorida, ausência de carepa, facilidade de transporte, capacidade de armazenamento longo, altos rendimentos, resistência a doenças, típico " Red Delicious "forma de maçã, haste longa (para permitir pesticidas para penetrar na parte superior do fruto), e sabor popular.

Cultivares antigas são muitas vezes de forma estranha, russeted, e têm uma variedade de texturas e cores. Alguns encontrá-los a ter um sabor melhor do que cultivadores modernos, mas podem ter outros problemas que os tornam comercialmente inviáveis, como baixo rendimento, a responsabilidade à doença, ou baixa tolerância para armazenamento ou transporte. Algumas cultivares antigas ainda são produzidos em grande escala, mas muitos foram mantidos vivos por jardineiros e agricultores que vendem diretamente aos mercados locais. Muitas cultivares incomuns e localmente importantes com seus próprios gosto e aparência estão lá fora para descobrir; campanhas de conservação da maçã saltaram acima ao redor do mundo para preservar tais cultivares locais da extinção. No Reino Unido cultivares antigas, como a Orange Pippin de Cox e Egremont Russett são ainda comercialmente importante mesmo que por padrões modernos que são de baixo rendimento e doença propensos.

Embora a maioria dos cultivares são criados para comer frescos (maças), alguns são cultivados especificamente para cozinhar ( cozinhar maçãs) ou a produção de cidra . Maçãs para sidra são tipicamente muito azedo e adstringente para comer fresco, mas dão a bebida um sabor rico que as maçãs sobremesa não pode.

Maçãs modernas são geralmente mais doces do que os cultivares mais velhos. A maioria dos norte-americanos e europeus favorecem doces, maçãs subacid, mas maçãs azedas têm uma minoria forte seguinte. Maçãs extremamente doces com mal todo o sabor ácido são populares na Ásia e especialmente na Índia.

Gostos em maçãs variam de uma pessoa para outra e mudam continuamente ao longo do tempo. Como um exemplo, a Estado americano de Washington fez sua reputação para a maçã que cresce em Red Delicious. Nos últimos anos, muitos conhecedores da maçã vieram considerar o vermelho delicioso como inferiores aos cultivares como Fuji e Gala, devido ao seu sabor meramente suave e textura insuficientemente firme.

Maçãs crescentes

Neste híbrido de um pomar de maçã com uma cultivar crabapple vermelho de frutos, a polpa é da mesma cor que a casca.

Criação da Apple

Como a maioria das frutas perenes, maçãs normalmente propagar-se assexuadamente por enxerto. Muda maçãs são diferentes de seus pais, às vezes radicalmente. A maioria dos novos cultivares de macieira originam como mudas, que quer surgir por acaso ou são produzidos deliberadamente cruzando cultivares com características promissoras. As palavras 'mudas', 'Pippin', e 'núcleo' no nome de uma cultivar da maçã sugerem que se originou como uma muda. As maçãs também podem formar esportes bud (mutações em um único ramo). Alguns esportes bud vir a ser melhorado linhagens da cultivar pai. Alguns diferem suficientemente da árvore do pai a ser considerada novas cultivares.

Por meio do cruzamento, maçãs mais rígidas pode ser conseguida por reprodutores. Por exemplo, a Estação de Experiência do Excelsior Universidade de Minnesota tem, desde 1930, introduziu uma progressão constante das maçãs résistentes importantes que são amplamente cultivadas, ambos orchardists comercialmente e por quintal, ao longo de Minnesota e Wisconsin. Suas introduções mais importantes incluíram " Haralson "(que é a maçã o mais extensamente cultivada em Minnesota), 'ricos', 'Honeygold', e ' Honeycrisp '.

Polinização

Árvore de Apple na flor

As maçãs são auto-incompatíveis; eles devem polinização cruzada para desenvolver fruta. Durante a floração a cada temporada, os produtores de maçã geralmente fornecem polinizadores para transportar o pólen. abelha colmeias são mais comumente usados. Abelhas pomar pedreiro também são usados como polinizadores suplementares em pomares comerciais. Bumble rainhas são por vezes presentes em pomares, mas geralmente não em quantidade suficiente para ser polinizadores significativos.

Há 4-7 grupos de polinização em maçãs, dependendo do clima:

  • Grupo A - Florescimento precoce, 1-03 maio na Inglaterra ( Gravenstein, Red Astrachan)
  • Grupo B - maio 4-7 ( Idared, McIntosh)
  • Grupo C - Mid-época de floração, 8 de maio a 11 ( Granny Smith, Cox laranja Pippin)
  • Grupo D - Mid / temporada de floração tardia, 12 de maio a 15 ( Golden Delicious, Calville Blanc d'Hiver).
  • Grupo E - floração tardia, 16 de maio a 18 ( Braeburn, Reinette d'Orléans)
  • Grupo F - 19-23 maio ( Suntan)
  • Grupo H - 24-28 maio ( Tribunal Pendu Plat)

Um cultivar pode ser polinizada por uma cultivar compatível a partir do mesmo grupo ou perto (A com A ou A com B, mas não um com C ou D).

Maturação e colheita

Árvore de Apple pronto para a colheita

Cultivares variam em seu rendimento e no tamanho final da árvore, mesmo quando crescido no mesmo porta-enxerto. Algumas cultivares, se deixou unpruned, vai crescer muito grande, o que lhes permite suportar muito mais fruta, mas torna muito difícil a colheita. Árvores maduras normalmente suportar 40-200 kg de maçãs a cada ano, embora a produtividade pode ser próximo de zero em anos pobres. As maçãs são colhidas usando escadas de três pontos que são projetados para caber entre os ramos. Árvores anãs irá suportar cerca de 10-80 kg de frutas por ano.

Pragas e doenças

Folhas com inseto dano significativo.

As árvores são suscetíveis a uma série de fungos e bactérias doenças e insetos pragas. Muitos pomares comerciais prosseguir um programa agressivo de sprays químicos para manter a alta qualidade do fruto, saúde árvore, e altos rendimentos. Uma tendência no manejo do pomar é a utilização de métodos biológicos. Estes usam um métodos menos agressivos e diretos da agricultura convencional. Em vez de pulverizar produtos químicos potentes, muitas vezes demonstrado ser potencialmente perigosa e maléfica à árvore, a longo prazo, os métodos orgânicos incluem incentivar ou desencorajar determinados ciclos e pragas.

Para controlar uma praga específica, os produtores de orgânicos pode incentivar a prosperidade de seu predador natural, em vez de matá-lo abertamente, e com ela a bioquímica natural em torno da árvore. Maçãs orgânicas geralmente têm o mesmo ou maior gosto do que maçãs cultivados convencionalmente, com redução aparências cosméticos.

Entre os problemas de doenças mais graves são fireblight, uma doença bacteriana; e Gymnosporangium ferrugem, sarna da macieira, e mancha preta, três doenças fúngicas.

O ameixa Curculio é a mais grave das pragas de insectos. Outros incluem Maçã e da larva lagartas.

Macieiras jovens também são propensos a mamífero pragas como ratos e veados, que se alimentam de casca macia das árvores, especialmente no inverno.

Comércio

Saída da Apple em 2005

Pelo menos 55 milhões de toneladas de maçãs foram cultivados no mundo em 2005, com um valor de cerca de US $ 10 bilhões. China produziu cerca de dois quintos desse total. Estados Unidos é o segundo principal produtor, com mais de 7,5% da produção mundial. Turquia , França , Itália e Irã estão entre os principais exportadores de maçã.

No Estados Unidos , mais de 60% de todas as maçãs vendidos comercialmente são cultivadas em Estado de Washington. Maçãs importadas de Nova Zelândia e de outras áreas mais temperadas estão competindo com a produção dos Estados Unidos e aumentando a cada ano.

Consumo humano

Maçãs pode ser enlatada, espremido e, opcionalmente, fermentada para produzir suco de maçã, cidra , ciderkin, vinagre, e pectina. Maçã cidra destilada produz o espíritos applejack e Calvados. Vinho de maçã também pode ser feita. Eles fazem uma fruta lancheira popular também.

As maçãs são um ingrediente importante em muitos inverno sobremesas, por exemplo torta de maçã, maçã desintegrar-se, maçã crocante e bolo de maçã. Eles são frequentemente consumidos cozido ou estufado, e que também pode ser seco e comido ou reconstituído (embebido em água, álcool ou qualquer outro líquido) para uso posterior. Puré maçãs são geralmente conhecidos como molho de maçã. As maçãs também são feitas em manteiga de maçã e geléia de maçã. Eles também são usados (cozido) em pratos de carne.

  • No Reino Unido, uma toffee maçã é um doce tradicional feito por revestimento de uma maçã em quente toffee e deixar arrefecer. Deleites similares em os EUA são maçãs de doces (revestido em uma casca dura de xarope de açúcar cristalizado), e maçãs de caramelo, revestido com arrefecida caramelo.
  • Maçãs são comidos com mel ao ano novo judaico de Rosh Hashanah para simbolizar um ano novo doce.
  • Fazendas com pomares de maçã pode abri-los ao público, para que os consumidores podem-se escolher as maçãs que eles vão comprar.

Maçãs cortadas virar marrom com exposição ao ar devido à conversão de substâncias fenólicas natural em melanina após exposição a oxigénio . Diferentes cultivares diferem em sua propensão para marrom após o corte. Fruta cortada pode ser tratada com água acidulada para evitar este efeito.

Maçãs orgânicas são comumente produzidos nos Estados Unidos. A produção biológica é difícil na Europa, embora alguns pomares de ter feito isso com sucesso comercial, uso de cultivares resistentes a doenças e melhores controles culturais. A última ferramenta no repertório orgânica é um spray de uma leve camada de argila de caulino, o qual forma uma barreira física para algumas pragas, e também ajuda a prevenir sol maçã escaldadura.

Benefícios para a saúde

Maçãs, com pele (partes comestíveis)
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 218 kJ (52 kcal)
Os hidratos de carbono 13,81 g
- Açúcares 10,39 g
- A fibra dietética 2,4 g
Gordura 0,17 g
Proteína 0,26 g
Vitamina A equiv. 3 ug (0%)
Tiamina (vit. B 1) 0,017 mg (1%)
A riboflavina (vit. B 2) 0,026 mg (2%)
Niacina (vit. B 3) 0,091 mg (1%)
O ácido pantotênico (B 5) 0,061 mg (1%)
A vitamina B 6 0,041 mg (3%)
Folato (vit. B 9) 3 ug (1%)
Vitamina C 4,6 mg (6%)
Cálcio 6 mg (1%)
Ferro 0,12 mg (1%)
Magnésio 5 mg (1%)
Fósforo 11 mg (2%)
Potássio 107 mg (2%)
Zinco 0,04 mg (0%)
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados

Um velho provérbio atesta os benefícios de saúde da fruta: "Uma maçã por dia mantém o médico longe". A investigação sugere que as maçãs podem reduzir o risco de cancro do cólon, câncer de próstata e câncer de pulmão . Como muitas frutas, maçãs contêm vitamina C , bem como uma série de outros antioxidantes compostos, o que pode reduzir o risco de câncer, impedindo DNA danos. O teor de fibra, embora menos do que na maioria das outras frutas, ajuda a regular os movimentos intestinais e podem, assim, reduzir o risco de cancro do cólon. Eles também podem ajudar com doença cardíaca, perda de peso e controlar colesterol, uma vez que não têm qualquer colesterol, têm fibras (o que reduz o colesterol, prevenindo a reabsorção), e são volumosos pelo seu teor calórico como a maioria das frutas e legumes.

Há evidências de que in vitro, maçãs possuem compostos fenólicos que podem ser câncer de proteção e demonstrar antioxidante atividade. Os fitoquímicos fenólicos predominantes nas maçãs são quercetina, epicatequina, e procyanidin B2.

As sementes são levemente venenoso, contendo uma pequena quantidade de amigdalina, uma cyanogenic glicósido, mas uma grande quantidade teria de ser mastigada para ter qualquer efeito tóxico.

Armazenamento

Comercialmente, maçãs pode ser armazenado por alguns meses em câmaras de atmosfera controlada para atrasar etileno induzida início do amadurecimento. Amadurecimento começa quando o fruto é removido. Para o armazenamento em casa, a maioria das variedades de maçã pode ser armazenado durante aproximadamente duas semanas, quando mantidas à parte mais fria do refrigerador (ou seja, abaixo de 5 ° C). Alguns tipos de maçã, incluindo o Granny Smith e Fuji, têm uma vida útil muito mais tempo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Apple&oldid=192269774 "