Conteúdo verificado

Radiohead

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Crianças SOS é a maior instituição de caridade do mundo dando órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Radiohead

Radiohead (da esquerda para a direita): Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O'Brien e Phil Selway
Informações gerais
Origem Abingdon, Oxfordshire, Inglaterra
Gêneros Rock alternativo , música eletrônica, rock experimental
Anos ativos 1985-presente
Labels XL, TBD, Intercomunicador, Capitólio
Atos associados Átomos para a Paz
Site radiohead.com
Deputados
Thom Yorke
Jonny Greenwood
Ed O'Brien
Colin Greenwood
Phil Selway

Radiohead são uma Inglês rock alternativo banda Abingdon, Oxfordshire, formada em 1985. A banda é formada por Thom Yorke (vocais, guitarra, piano), Jonny Greenwood (guitarra, teclados, outros instrumentos), Ed O'Brien (guitarra, vocal de apoio), Colin Greenwood (baixo, sintetizador) e Phil Selway (bateria, percussão).

O Radiohead lançou seu primeiro single, " Creep ", em 1992. A canção foi inicialmente mal sucedida, mas tornou-se um hit mundial vários meses após o lançamento de seu álbum de estréia, Pablo Honey (1993). A popularidade desta banda subiu no Reino Unido com o lançamento de seu segundo álbum, The Bends (1995). O terceiro álbum do Radiohead, OK Computer (1997), impulsionado-los a maior fama internacional. Contando com um som bastante expansivo e temas de moderno alienação, OK Computer é aclamado até hoje como um marco dos anos 1990.

Kid A (2000) e Amnesiac (2001) marcou uma evolução no estilo musical do Radiohead, como o grupo incorporou experimental música eletrônica, Krautrock, pós-punk e jazz influências. Hail to the Thief (2003), uma mistura de guitarra-driven rock, eletrônica e letras inspiradas pela guerra, foi o último álbum da banda pela sua gravadora major, EMI. Seis primeiros álbuns da banda, lançado via EMI, tinha vendido mais de vinte e cinco milhões de cópias até 2007. O Radiohead lançou seu sétimo álbum de forma independente, In Rainbows (2007), originalmente como um download digital para as quais os clientes poderiam definir seu próprio preço, e mais tarde em forma física para o sucesso crítico e gráfico.

O trabalho de Radiohead apareceu em um grande número de pesquisas de ouvinte e listas dos críticos. Em 2005, o Radiohead foram classificados número 73 em Lista de "Os Maiores Artistas de Todos os Tempos" Rolling Stone 's. Enquanto álbuns anteriores da banda foram influentes no rock britânico e da música pop, músicos em uma ampla variedade de gêneros foram influenciados por sua obra posterior.

História

Formação e primeiros anos (1985-1991)

Abingdon School, onde a banda se formou

Os músicos que formaram Radiohead conheceu enquanto participava Abingdon School, um só de meninos de escola pública em Abingdon, Oxfordshire. Thom Yorke e Colin Greenwood estavam no mesmo ano, Ed O'Brien e Phil Selway eram um ano mais velho e Jonny Greenwood dois anos mais novo que seu irmão. Em 1985, eles formaram a banda "On a Friday", o nome referindo-se ao dia de ensaio habitual da banda em sala de música da escola. O grupo fez seu primeiro show no final de 1986 na Universidade de Oxford de Jericho Tavern; Jonny Greenwood juntou originalmente como um jogador de gaita de teclado e, em seguida, mas ele logo se tornou o guitarrista.

Apesar de Yorke, O'Brien, Selway, e Colin Greenwood tinha deixado Abingdon em 1987 para frequentar a universidade, a banda continuou a ensaiar muitas vezes nos fins de semana e feriados. Em 1991, quando todos os membros, exceto Jonny tinha concluído os seus cursos universitários, On a Friday reagrupou, começou a gravar demos, como Manic Hedgehog, e realizou shows ao vivo em torno de Oxford. Oxfordshire eo Thames Valley teve uma ativa cena da música independente no final de 1980, mas centrada em torno de bandas Shoegazing como Ride e Slowdive; Na sexta-feira nunca mais foram vistos como cabendo esta tendência, comentando que eles tinham perdido pelo tempo eles voltaram de universidade.

No entanto, como em um número de sexta-feira de espectáculos ao vivo aumentou, gravadoras e produtores se interessaram. Chris Hufford, produtor de Slowdive e co-proprietário do Courtyard Studios de Oxford, participou de um início em um concerto de sexta-feira no Jericho Tavern. Impressionado com a banda, ele e seu parceiro Bryce Borda produziu uma fita demo e tornou-se uma relativa aos gestores de sexta-feira; eles permanecem gerentes da banda até hoje. Na sequência de um encontro casual entre Colin Greenwood e EMI A & R representante Keith Wozencroft na loja de discos onde Greenwood trabalhado, a banda assinou um contrato de gravação de seis álbuns com a gravadora no final de 1991. A pedido da EMI, a banda mudou seu nome para Radiohead, inspirado no título de uma canção em Talking Heads ' Álbum True Stories.

Pablo Honey, The Bends e sucesso precoce (1992-1995)

Radiohead gravou seu disco de estréia, o Broca EP, com Chris Hufford e Bryce Borda no Courtyard Studios. Lançada em março de 1992, o seu desempenho gráfico era muito pobre. Posteriormente, a banda recrutou Paul Kolderie e Sean Slade-que havia trabalhado com bandas indie dos EUA Pixies e Dinosaur Jr.-to produzir seu álbum de estréia, gravado rapidamente em um estúdio de Oxford, em 1992. Com o lançamento do " Creep "single no final do ano, Radiohead começou a receber atenção da imprensa musical britânica, não toda ela favorável. NME descreveu-os como "uma desculpa covarde para uma banda de rock", e "Creep" foi colocado na lista negra por BBC Radio 1, porque ele foi considerado "muito deprimente".

A banda lançou seu álbum de estréia, Pablo Honey, em Fevereiro de 1993. Ele parou no número 22 nas paradas britânicas, como "Creep" e seus hinos individuais de acompanhamento " Anyone Can Play Guitar "e" Parar Whispering "não conseguiu se tornar hits de rádio ou vídeo." Pop Is Dead ", um único não-álbum mais tarde desmentiu pela banda, vendeu igualmente mal. Alguns críticos em comparação estilo inicial da banda para a onda de música grunge popular no início dos anos 1990, na medida do Radiohead sendo apelidado " Nirvana-lite "-yet Pablo Honey não conseguiu fazer tanto uma crítica ou um respingo comercial aquando do seu lançamento inicial. Apesar influências compartilhadas com atos de guitarra-heavy populares, e alguns pré-aviso para Yorke do falsete voz, a banda excursionou apenas universidades e clubes britânicos.

Nos primeiros meses de 1993, o Radiohead começou a atrair ouvintes em outros lugares. "Creep" tinha sido jogado com muita freqüência em Israel por rádio influente DJ Yoav Kutner, e em março, após a canção se tornou um hit em gráficos do país, Radiohead foram convidados a Tel Aviv para seu primeiro show ao vivo no exterior. Na mesma época, o San Francisco estação de rádio alternativa KITS adicionou a música à sua lista de reprodução. Logo outras estações de rádio ao longo da costa oeste dos Estados Unidos seguiram o exemplo. Até o momento Radiohead começou sua primeira turnê norte-americana em junho de 1993, o vídeo da música "Creep" estava em alta rotação na MTV. A canção subiu para número dois sobre os EUA parada de rock moderno, entrou no curso inferior do top 40 chart pop, e, finalmente, bateu o número sete na parada de singles do Reino Unido quando EMI re-lançado na Grã-Bretanha no final do ano.

Atenção inesperada para o único na América causou o rótulo de improvisar novos planos promocionais, ea banda empurrados para trás e para frente entre continentes, jogando mais de 150 concertos em 1993. Radiohead quase quebrou-se devido à pressão do sucesso repentino como o passeio Pablo Honey apoio estendido em seu segundo ano. Os membros da banda descreveu a turnê como difícil se adaptar a, dizendo que para o seu fim eles estavam "ainda tocando as mesmas músicas que [tinham] registrados dois anos antes ... como sendo realizada em um túnel do tempo", quando eles estavam ansiosos para trabalhar em novas canções.

A banda começou a trabalhar em seu segundo álbum em 1994, a contratação de veterano Abbey Road estúdios produtor John Leckie. A tensão era alta, com a montagem de expectativas sobre a banda para entregar um superior follow-up para igualar ou superar o sucesso de "Creep". Gravação sentida não natural no estúdio, membros da banda ter mais ensaiada seu material. Eles buscavam uma mudança de cenário, em visita ao Extremo Oriente, Austrália e México em uma tentativa de reduzir a pressão. A banda encontrou uma maior confiança realizando a sua nova música ao vivo. No entanto, confrontado novamente pela fama que tinha conseguido, Yorke ficou desiludido por ter sido "à direita no final afiada da, sassy, estilo de vida MTV sexy eye-candy" ele sentiu que estava ajudando a vender para o mundo.

My Iron Lung, um EP e single lançado no final de 1994, foi a reação de Radiohead, marcando uma transição para a maior profundidade pretendiam obter em seu segundo álbum. Promovido através de estações de rádio alternativas, as vendas do single de arestas duras foram melhores do que o esperado, e sugeriu pela primeira vez que a banda tinha encontrado uma base de fãs leais além de um hit. Tendo introduzidas mais músicas novas na turnê, Radiohead terminou de gravar seu segundo álbum no final do ano, e eles lançaram Os Bends em Março de 1995. O álbum foi impulsionado por riffs densos e atmosferas etéreas de três guitarristas da banda, com uma maior utilização de teclados do que sua estréia. Ele também recebeu críticas mais fortes, tanto para composições e performances.

Enquanto Radiohead foram vistos como estranhos à Cena britpop, que dominou a atenção da mídia na época, eles foram finalmente bem-sucedida em seu país de origem com The Bends, como singles " Fake Plastic Trees "," High and Dry "," Just ", e" Street Spirit (Fade Out) "fizeram o seu caminho para o sucesso da carta do Reino Unido;. A última canção colocado Radiohead entre os cinco primeiros pela primeira vez em 1995, Radiohead novamente excursionou pela América do Norte e Europa, desta vez em apoio do REM, uma das suas influências e na época uma das maiores bandas de rock do mundo. O burburinho gerado por esses fãs famosos como Michael Stipe, juntamente com vídeos de música distintos para "Apenas" e "Espírito Street", ajudou a sustentar a popularidade do Radiohead fora do Reino Unido.

No entanto, a crescente base de fãs do Radiohead foi insuficiente para eles para repetir a popularidade comercial de "Creep" em todo o mundo. "High and Dry" se tornou um sucesso modesto, mas The Bends alcançou a posição 88 nas paradas de álbuns dos EUA, que continua a ser menor do Radiohead mostrando lá. Radiohead estavam satisfeitos com a recepção do álbum. Jonny Greenwood disse: "Eu acho que o ponto de viragem para nós veio cerca de nove ou doze meses depois de The Bends foi lançado e começou a aparecer em pessoas de [melhor de] urnas para o final do ano. É quando ele começou a se sentir como fizemos a escolha certa sobre ser uma banda ".

OK Computer, fama e aclamação da crítica (1996-1998)

No final de 1995, o Radiohead já havia gravado uma música que faria o seu próximo registro. " Lucky ", lançada como um single para promover o Caridade da War Child A Ajuda Album, tinha saído de uma breve sessão com Nigel Godrich, um jovem engenheiro de áudio que tinham assistido em The Bends e também produziu um 1996 B-lado, " Talk show ". A banda decidiu produzir seu próximo álbum com a ajuda de Godrich, e eles começaram a trabalhar no início de 1996. Em julho haviam gravado quatro músicas em seu estúdio de ensaio, Aplausos enlatado, uma maçã convertido derramado na zona rural perto Didcot, Oxfordshire.

Em agosto de 1996, o Radiohead excursionou como banda de abertura para Alanis Morissette, buscando aperfeiçoar suas novas músicas ao vivo antes de completar o registro. Eles, então, retomou a gravação, novamente fora de um estúdio de música tradicional, estabelecendo-se em vez disso em uma mansão do século 15, Court, perto de Bath de Santa Catarina. As sessões de gravação foram relaxadas, com a banda tocando em todas as horas do dia, gravando canções em diferentes salas, e ouvindo os Beatles , DJ Shadow, Ennio Morricone e Miles Davis para a inspiração. Radiohead contribuiu "talk show", bem como uma canção recém-gravado chamado " Exit Music (For a Film) ", para Adaptação de Baz Luhrmann Romeo + Juliet no final do ano. A maior parte do resto do álbum foi concluída até o final de 1996 e em março de 1997, o registro foi mixado e masterizado.

O Radiohead lançou seu terceiro álbum, OK Computer, em Junho de 1997. Em grande parte composto por canções de rock melódico, o novo registro também descobriu a banda experimentando com estruturas musicais e incorporando alguns ambiente, avant garde e influências eletrônicas. As letras do álbum tomou um tom mais observacional, menos pessoal do que The Bends, expressando o que uma revista chamada "azuis de fim-de-the-milênio". OK Computer recebido com grande aclamação da crítica, e Yorke admitiu que estava "surpreso ele obteve o reação que fez. Nenhum de nós sabia mais se era bom ou ruim. O que realmente explodiu minha cabeça foi o fato de que as pessoas tem todas as coisas, todas as texturas e os sons e as atmosferas que estávamos tentando criar. "

OK Computer foi o primeiro número um do Reino Unido gráfico estréia da banda, impulsionando Radiohead para o sucesso comercial em todo o mundo. Apesar chegando ao número 21 no Paradas dos EUA, o álbum finalmente encontrou-se com o reconhecimento popular lá, recebendo o primeiro Reconhecimento Grammy de carreira da banda, uma vitória para Melhor Álbum Alternativo e uma nomeação para Álbum do Ano. " Paranoid Android "," Karma Police "e" No Surprises "foram lançadas como singles do álbum, de que" Karma Police "foi mais bem sucedido internacionalmente.

O lançamento de OK Computer foi seguido pelo "contra os demônios" turnê mundial. Grant Gee, o diretor do "No Surprises" vídeo, acompanhou e filmou a banda, liberando as filmagens do documentário 1999 Povos da reunião é fácil. O filme retrata o descontentamento da banda com a indústria da música e imprensa, mostrando sua neutralização como eles evoluíram a partir de suas primeiras datas da turnê em meados de 1997 a meados de 1998, quase um ano depois. O filme também é notável para documentar versões anteriores de músicas que nunca foram lançadas ou não foram liberados até anos mais tarde, como "How to Disappear Completely", "Life in a Glasshouse" e "Nude". Durante esse tempo, a banda também lançou um vídeo compilação de música, 7 comerciais de televisão, bem como dois EPs, Airbag / How Am I Driving? E No Surprises / corrida de Demons, que compilou os seus lados B de singles OK Computer.

Kid A, Amnesiac e uma mudança no som (1999-2001)

Jonny Greenwood tem usado uma variedade de instrumentos, como este glockenspiel, em concertos ao vivo e gravações.

Radiohead foram em grande parte inativo após a sua excursão 1997-1998; após o seu término, a sua única apresentação pública em 1998 estava em um Anistia Internacional concerto em Paris. Yorke admitiu mais tarde que, durante esse período a banda esteve perto de se separar, e que ele tinha desenvolvido depressão grave. No início de 1999, o Radiohead começou a trabalhar em um follow-up para OK Computer. Apesar de não haver mais qualquer pressão ou mesmo um prazo de sua gravadora, a tensão durante este período foi alta. Todos os membros da banda tinham visões diferentes para o futuro do Radiohead, Yorke e estava experimentando o bloco do escritor, influenciando-o em direção a uma forma mais abstrata, fragmentada do songwriting. Radiohead-se isolado, com Nigel Godrich produtor em estúdios em Paris, Copenhagen , e Gloucester, e em seu estúdio recém-concluída em Oxford . Eventualmente, todos os membros concordaram em uma nova direção musical, redefinindo seus papéis instrumentais na banda. Depois de quase 18 meses, as sessões de gravação do Radiohead foram concluídas em Abril de 2000.

Em outubro de 2000 Radiohead lançou seu quarto álbum, Kid A, o primeiro de dois álbuns a partir destas sessões de gravação. Ao invés de ser uma sequela estilística de OK Computer, Kid A apresentou um estilo minimalista e texturizado com partes de guitarra menos evidentes e instrumentação mais diversificada, incluindo o ondes Martenot, programado batidas eletrônicas, cordas, e chifres de jazz. Ele estreou no número um em muitos países, incluindo os EUA, onde sua estréia no topo da Billboard marcada uma primeira vez para a banda e um sucesso raro em os EUA por músicos do Reino Unido. Este sucesso foi atribuída vària ao marketing, ao vazamento do álbum na rede de compartilhamento de arquivos Napster alguns meses antes de seu lançamento, e para avançar antecipação com base, em parte, o sucesso de OK Computer. Embora Radiohead não lançar qualquer single de Kid A, promos de " Otimista "e" Idioteque "recebeu o jogo de rádio, e uma série de" blips ", ou vídeos de curta duração definida para porções de faixas, foram reproduzidos em canais de música e lançou livremente na Internet. A banda tinha lido Naomi Klein livro anti-globalização No Logo durante a gravação, e eles decidiram continuar o tour da Europa do Verão de 2000 no final do ano em uma barraca livre custom-built da publicidade; eles também promoveu Kid A, com três concertos esgotados norte-americana de teatro.

Kid A recebeu uma Grammy de Melhor Álbum Alternativo e uma nomeação para Álbum do Ano no início de 2001. No entanto, ele ganhou tanto elogios como críticas em círculos musicais independentes para se apropriar subterrâneos estilos de música, enquanto alguns críticos britânicos tradicionais viu Kid A como uma "nota de suicídio comercial", rotulando-a "intencionalmente difícil" e saudade para um retorno ao estilo anterior da banda. Os fãs de Radiohead foram igualmente divididas; juntamente com aqueles que ficaram horrorizados ou mistificada, havia muitos que viram o álbum como o melhor trabalho da banda. Yorke, no entanto, negou que o Radiohead tinha a intenção de evitar expectativas comerciais, dizendo: "Eu estava muito, muito surpreso com o quão mal [Kid A] estava sendo visto ... porque a música não é tão difícil de entender. Nós não somos tentando ser difícil ... Na verdade, estamos tentando comunicar, mas em algum lugar ao longo da linha, que apenas parecia irritar muita gente ... O que estamos fazendo não é tão radical. "

Amnesiac, lançado em Junho de 2001, faixas adicionais englobados das sessões de gravação Kid A. O estilo musical de Radiohead na essas músicas foi semelhante ao de Kid A, em sua fusão de música e jazz influências eletrônicas, embora mais dependente do uso de guitarras. O disco foi um sucesso comercial e de crítica em todo o mundo, que liderou a UK Albums Chart e alcançou o número dois em os EUA, ser nomeado para um Grammy Award eo Mercury Music Prize. Após a liberação Amnesiac 's, a banda embarcou em uma turnê mundial, visitando América do Norte, Europa e Japão. Enquanto isso, " Pyramid Song "e" Knives Out ", solteiros primeira emissão do Radiohead desde 1998, foram modestamente bem-sucedido, e" I Might Be Wrong ", inicialmente planejado como um terceiro single, expandiu-se para, até agora, só vivem recorde do Radiohead. I Might Be Wrong: Live Recordings, lançado em novembro de 2001, contou com performances de sete canções de Kid A e Amnesiac junto com a acústica, inéditas "True Love Waits".

Hail to the Thief e um hiato (2002-2004)

Durante julho e agosto de 2002, o Radiohead turnê Portugal e Espanha, jogando uma série de canções recém-escritos. Eles, então, gravou o novo material em duas semanas em uma Los Angeles estúdio com Nigel Godrich, acrescentando várias faixas mais tarde, em Oxford, onde a banda continuou seu trabalho no próximo ano. Membros Radiohead descrito o processo de gravação o mais relaxado, em contraste com as sessões tensas para Kid A e Amnesiac. Sexto álbum da banda, Hail to the Thief, foi lançado em junho de 2003. A mistura de sons ao longo da sua carreira, Hail to the combina rock baseado em guitarras Ladrão com influências eletrônicas e letras tópicas por Yorke. Embora o álbum foi elogiado pela crítica, muitos críticos sentiram que Radiohead foram pisando na água de forma criativa em vez de continuar a tendência de "gênero-redefinição" que OK Computer tinha começado. No entanto, Hail to the Thief fez sucesso comercial, estreando em número um no Reino Unido e número três na Billboard e, eventualmente, ser certificada platina no Reino Unido e ouro em os EUA. Singles do álbum, " There There "," Go to Sleep "e" 2 + 2 = 5 ", atingiu um nível de jogo em rádios de rock moderno. No Grammy Awards de 2003, Radiohead foram novamente nomeados para Melhor Álbum Alternativo, enquanto produtor e engenheiro Godrich Darrell Thorp recebeu o Grammy Award de Melhor Álbum Engineered.

Yorke negou que Hail to o título do ladrão era um comentário sobre o polêmico 2000 eleição presidencial dos EUA, explicando que ele ouviu pela primeira vez as palavras em um BBC Radio 4 discussão da política americana do século 19. Yorke disse que suas letras tinham sido afetados por notícias de guerra em 2001, para 2002 e "a sensação de que estamos entrando em uma era de intolerância e medo, onde o poder de nos expressar em uma democracia e ter nossas vozes sejam ouvidas está sendo negado nós", mas disse: "[Radiohead] não escreveu um registro protesto, nós não escrever uma história política." Após o lançamento de Hail to the Thief, o Radiohead embarcou-se em Maio de 2003 sobre uma turnê mundial, incluindo uma performance atração principal no Festival de Glastonbury . A turnê terminou em Maio de 2004, um desempenho no Festival Coachella. Durante sua turnê, a banda lançou LAG COM, um EP compilar a maioria de seus b-sides do tempo. Seguindo a sua turnê, a banda começou a escrever e ensaiar em seu estúdio Oxford, mas logo entrou em hiato. Livre de seu contrato rótulo, Radiohead passou o restante de 2004 que descansa com suas famílias e trabalhar em projetos solo.

In Rainbows (2005-2009)

Yorke em conjunto com Radiohead em 2006

Radiohead começou a trabalhar em seu sétimo álbum em fevereiro de 2005. Em setembro de 2005, a banda gravou uma canção baseada em piano, "Eu quero nada disso", para o War Child álbum de caridade Ajuda: Um dia na vida. O álbum foi vendido on-line, com "Eu quero nada disso", sendo a faixa mais baixada, embora não tenha sido lançada como single. Radiohead já havia começado a gravar seu próximo álbum por conta própria e, em seguida, com o produtor Mark Stent. No entanto, no final de 2006, após a turnê pela Europa e América do Norte e estreando 13 novas músicas lá, a banda voltou a trabalhar com Nigel Godrich em Londres, Oxford e várias localidades rurais em Somerset, Inglaterra. O trabalho foi concluído em Junho de 2007 e as gravações foram masterizadas no mês seguinte.

Sétimo álbum do Radiohead, In Rainbows, foi lançado através do próprio site da banda em outubro de 2007 como um download digital para as quais os clientes poderiam fazer qualquer pagamento que for considerado adequado, incluindo pagando nada; o site só aconselhou, "cabe a você". Na sequência do anúncio repentino da banda 10 dias de antemão, a estratégia incomum do Radiohead recebeu muita atenção na indústria da música e além. 1,2 milhões de downloads foram alegadamente vendido pelo dia da liberação, mas a gerência da banda não divulgou números oficiais de vendas, alegando que a Internet só de distribuição foi destinado a impulsionar as vendas de varejo mais tarde. Colin Greenwood explicou a liberação Internet como uma forma de evitar as "playlists regulamentados" e "formatos endireitados" de rádio e TV, garantindo fãs ao redor do mundo todos pudessem experimentar a música, ao mesmo tempo, e prevenir vazamentos antes de um lançamento físico . A "discbox", incluindo um segundo disco a partir das edições sessões de gravação, vinil e CD do álbum, e um livro de capa dura de obras de arte, também foi vendido e enviado no final de 2007.

In Rainbows foi lançado fisicamente no Reino Unido no final de Dezembro de 2007, sobre XL Recordings e na América do Norte em janeiro de 2008, sobre TBD Records, chegando ao número um tanto no Reino Unido e os EUA. O sucesso do recorde em os EUA marcaram mais alto sucesso nas paradas do Radiohead no país desde Kid A, enquanto era seu quinto UK número um álbum. In Rainbows vendeu mais de três milhões de cópias no prazo de um ano de lançamento. In Rainbows também recebeu críticas extremamente positivas, entre os melhores da carreira do Radiohead; críticos elogiaram o álbum para ter um som mais acessível e estilo pessoal de letras do que seus trabalhos anteriores. O álbum foi nomeado para a lista curta do Mercury Music Prize, e passou a ganhar a 2009 Grammy Award de Melhor Álbum de Música Alternativa. Sua equipe de produção ganhou o Grammy de Melhor encaixotado ou especial limitada pacote de edição, enquanto Radiohead recebeu sua terceira indicação para Álbum do Ano. Junto com outros três nomeações para a banda, o trabalho de produção de Godrich eo " House of Cards "vídeo da música também recebeu indicações.

O Radiohead lançou uma série de singles de In Rainbows em apoio ao álbum; " Jigsaw Falling Into Place ", o primeiro, foi lançado no Reino Unido em Janeiro de 2008. O segundo single," Nude ", estreou no número 37 na Billboard Hot 100, primeira música do Radiohead para fazer esse gráfico desde 1995 do "High and Dry" e seu primeiro top 40 hit em os EUA desde "Creep". Radiohead continuou a colocar para fora faixas de In Rainbows como singles e vídeos; em julho de um vídeo filmado digitalmente para "House of Cards" foi disponibilizado. "House of Cards", junto com " Bodysnatchers ", também recebeu uma única liberação no rádio. Em setembro a banda anunciou quarto single," Reckoner ", e um competição Remix semelhante a um organizado para "Nude". A álbum de greatest hits, intitulada Radiohead: The Best Of, foi lançado pela EMI em junho de 2008. A compilação foi feita sem a entrada da banda e também não contém quaisquer canções de In Rainbows, como a banda já havia deixado sua marca. Yorke expressou sua desaprovação em nome do Radiohead: "Nós realmente não tenho tido qualquer hits Assim que é exatamente a finalidade ... É uma oportunidade perdida no que se tivéssemos sido por trás dele, e queríamos fazê-lo, então? que poderia ter sido bom. " A partir de meados de 2008 a início de 2009, o Radiohead turnê pela América do Norte, Europa, Japão, México e América do Sul para promover In Rainbows. A banda encabeçou o Festivais de Reading e Leeds, em Agosto de 2009.

Trabalho independente e novo álbum de sessões (2009-presente)

Em maio de 2009, a banda começou a novas sessões de gravação com o produtor Nigel Godrich. Poucos meses depois, em agosto de Radiohead lançou dois singles a partir destas sessões em seu site. Primeiro, " Harry Patch de (In Memory Of) ", foi gravado em homenagem ao recentemente falecido Harry Patch, o último sobrevivente soldado britânico ter lutado na Primeira Guerra Mundial . A canção foi vendido por £ 1, com rendimentos doados à Legião Britânica. "Harry Patch de (In Memory Of)" featured Thom Yorke letras cantando com base em declarações do próprio patch sobre a sua experiência de guerra, sobre um contexto orquestra de cordas arranjadas por Jonny Greenwood. Mais tarde, naquele mês, uma nova canção " Estas são as minhas palavras Twisted ", foi disponibilizado como um download gratuito. Jonny Greenwood explicou que a canção tinha sido um dos primeiros produtos de sessões de estúdio recentes da banda.

Em uma entrevista NME meados de 2009, sugeriu que Yorke Radiohead iria transformar seu foco de álbuns completos de EPs liberando, incluindo a possibilidade de um EP de música orquestral. Em dezembro daquele ano, O'Brien indicado no site do Radiohead que a banda iria começar a trabalhar em seu próximo álbum em janeiro, "A vibração no campo é fantástico no presente, e nós dirigimos fora para o estúdio em janeiro para continuar a partir do trabalho que começamos no verão passado ... 10 anos atrás estávamos todos em conjunto (que é a banda) na terra de Kid A ... e, embora extremamente orgulhoso desse registro, que não era um lugar divertido para ser ... o que é reconfortante agora, é que estamos mais definitivamente uma banda diferente, que deve, portanto, dizer que a música é muito diferente e que é o objectivo do jogo. " Em uma entrevista com BBC 6 Music, em Junho de 2010, Ed O'Brien fez comentários semelhantes, que o Radiohead eram "no coração da [gravação] agora". O'Brien também disse que a banda esperava ser capaz de liberar o registro até o final do ano. Em setembro de 2010, Colin Greenwood mencionou que eles tinham acabado de terminar um novo conjunto de canções e "começaram a se perguntar sobre como liberá-los em uma paisagem digital que mudou de novo". Phil Selway adicionado mais tarde nesse mês que a banda vai "fazer um balanço" do novo material e disse que é tudo "no ar".

Em janeiro de 2010, enquanto os membros do Radiohead estavam em Los Angeles para gravar, a banda fez seu único show do ano como um benefício para Oxfam. Os bilhetes foram leiloadas pela melhor oferta, permitindo que o show em LA de Henry Fonda Theatre para levantar mais de meio milhão de dólares americanos para a ONG trabalho 's no Haiti , que no início do mês tinha sido atingido por um devastador terremoto . Um grupo de fãs vídeo editado digital tomada em conjunto pelos participantes para fazer um documento multi-câmera do concerto, que eles disponibilizados através do YouTube e torrents em dezembro de 2010, com o apoio da banda e um link "pagar o que você quer" para doar a Oxfam. Em 2010, um outro coletivo de fãs fez um vídeo não-para-lucro de 2,009 concerto de Praga do Radiohead e distribuiu livremente na Internet, com tampo de áudio fornecido pela banda. Live in Praha e Radiohead para o Haiti foram revisadas pelos principais meios de comunicação e foram descritos como exemplos de abertura da banda para os fãs e sua positividade em direção a formas não comerciais de distribuição de Internet.

Estilo e songwriting

Entre primeiras influências dos membros Radiohead eram rainha e Elvis Costello; pós-punk atos como Joy Division e Magazine; e significativamente anos 1980 rock alternativo bandas como REM, Pixies, The Smiths e Sonic Youth. Em meados da década de 1990, o Radiohead começou a mencionar o interesse em música eletrônica, especialmente a de DJ Shadow, que a banda citada como uma influência sobre partes de OK Computer. Outras influências do álbum foram Miles Davis e Ennio Morricone, juntamente com grupos de rock dos anos 1960, como The Beatles e Os Beach Boys. Jonny Greenwood também citou compositor Krzysztof Penderecki como uma inspiração no som de OK Computer. O estilo eletrônica de Kid A e Amnesiac foi o resultado da admiração de Thom Yorke para falha, techno ambiente e IDM como exemplificado por Warp Records artistas como Autechre e Aphex Twin. O jazz de Charles Mingus, John Coltrane e Miles Davis , e 1970 Bandas Krautrock como Pode e Neu !, foram outras grandes influências durante este período. O interesse de Jonny Greenwood em Música clássica do século 20 também teve um papel, como a influência de ambos Penderecki e compositor Olivier Messiaen era aparente; para várias canções em OK Computer e álbuns posteriores, Greenwood tem desempenhado o ondes Martenot, um instrumento eletrônico início popularizado por Messiaen. Enquanto trabalhava em Hail to the Thief, o Radiohead colocou uma ênfase renovada na guitarra rock. The Beatles, The Rolling Stones e particularmente Neil Young foram relatados fontes de inspiração para a banda durante este período. Desde começando a gravar In Rainbows, os membros do Radiohead ter mencionado uma variedade de rock, eletrônica, hip hop e músicos experimentais como influências, incluindo Björk, Mentirosos, Modeselektor e Spank Rock.

Desde a sua formação Radiohead têm, liricamente e musicalmente, foi liderada por Yorke. No entanto, embora Yorke é responsável por escrever quase todas as letras, songwriting é um esforço colaborativo, e verificou-se em entrevistas que todos os membros da banda têm papéis no processo. Como resultado, todas as músicas da banda são oficialmente creditada a "Radiohead". As sessões de Kid A / Amnesiac trouxe uma mudança no estilo musical do Radiohead, e uma mudança ainda mais radical em método de trabalho da banda. Desde a mudança da banda de música rock instrumentação padrão em direção a uma ênfase no som eletrônico, membros da banda tiveram uma maior flexibilidade e, agora, mudar regularmente instrumentos de acordo com os requisitos específicos da canção. No Kid A e Amnesiac , Yorke tocou teclado e baixo, enquanto Jonny Greenwood, muitas vezes jogados ondes Martenot em vez de guitarra, o baixista Colin Greenwood trabalhou na amostragem, e O'Brien e Selway ramificou para drum machines e manipulações digitais, também encontrando maneiras de incorporar seus instrumentos primários, violão e percussão, respectivamente, para o novo som. Os relaxado sessões de gravação de 2003 para Hail to the Thief levou a uma dinâmica diferente em Radiohead, com Yorke admitir em entrevistas que "[sua] poder dentro da banda foi absolutamente desequilibrada e [ele] seria subverter o poder de todo mundo a todo o custo. Mas. .. é realmente muito mais saudável agora, a democracia sábio, do que costumava ser. "

Colaboradores

A banda mantém uma relação estreita com o seu produtor Nigel Godrich, bem como com o artista gráfico Stanley Donwood. Godrich fez seu nome com Radiohead, trabalhando com a banda desde The Bends , e como produtor desde OK Computer . Ele, às vezes, foi apelidado de "sexto membro" da banda em uma alusão a George Martin sendo chamado de " quinto Beatle ". Donwood, outro associado de longa data da banda, produziu todas as capas de álbuns de Radiohead e obra de arte visual desde 1994. Juntamente com Yorke, Donwood ganhou um Grammy em 2002 para uma edição especial de Amnesiac empacotado como um livro da biblioteca. Outros colaboradores incluem Dilly Gent, e Peter Clements. Gent tem sido responsável pela colocação em todos os vídeos de música Radiohead desde OK Computer , trabalhando com a banda para encontrar um diretor apropriado para cada projeto. Técnico da banda ao vivo, Peter Clements, ou "Plank", tem trabalhado com a banda desde antes de The Bends , a criação de seus instrumentos, tanto para gravações de estúdio e apresentações ao vivo.

Discografia

  • Pablo Honey(1993)
  • The Bends(1995)
  • OK Computer(1997)
  • Kid A(2000)
  • Amnésico(2001)
  • Hail to the Thief(2003)
  • In Rainbows(2007)

Prêmios e indicações

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Radiohead&oldid=406647426 "