Conteúdo verificado

Samuel Taylor Coleridge

Assuntos Relacionados: Poesia e Opera ; escritores e críticos

Informações de fundo

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Samuel Taylor Coleridge
Ocupação Poeta, crítico, filósofo
Movimento literário Romantismo
Crianças Sara Coleridge, Derwent Coleridge, Hartley Coleridge

Samuel Taylor Coleridge ( 21 de outubro de 1772 - 25 de julho de 1834) foi um Inglês poeta, crítico e filósofo que era, junto com seu amigo William Wordsworth, um dos fundadores do movimento romântico em Inglaterra e um dos Poetas do lago. Ele é provavelmente mais conhecido por seus poemas o Rime of the Ancient Mariner e Kubla Khan , bem como sua principal obra em prosa Biographia Literaria.

Juventude e educação

Samuel Taylor Coleridge nasceu em 21 de outubro de 1772 na cidade rural de Ottery St Mary, Devonshire. Ele era o caçula de dez filhos, e seu pai, o reverendo John Coleridge, era um bem respeitado vigário. Coleridge sofria de ridículo constante por seu irmão mais velho Frank, em parte devido ao ciúme, como Samuel foi frequentemente elogiado e favorecido por seus pais. Para escapar desse abuso, ele freqüentemente se refugiou em uma biblioteca local, que o levou a descobrir sua paixão pela poesia.

Em um de uma série de cartas biográficos escritos para Thomas Poole, Coleridge escreveu:

" Aos seis anos, eu me lembro de ter lido Belisário, Robinson Crusoé, e Philip Quarll - e então eu encontrei Entertainments os Arabian Nights "- um conto de que (o conto de um homem que foi obrigado a procurar uma virgem pura) feitas de modo profunda impressão em mim (eu tinha lido à noite, enquanto minha mãe estava remendando meias) que eu estava assombrada por fantasmas sempre que eu estava no escuro - e eu lembro claramente a ansiedade ansioso e com medo de que eu costumava assistir a janela em que os livros leigos - e sempre que o sol deitou-se sobre eles, eu iria aproveitá-la, levá-lo junto à parede, e relaxar e ler. "

Após a morte de seu pai em 1781, contrariamente aos seus desejos, ele foi enviado para Hospital de Cristo. A escola foi fundada originalmente no século 16 em Greyfriars, Londres e Hertford. [Agora, um internato em West Sussex]. A escola era conhecida por sua atmosfera hostil e sob regime rigoroso O Rev. James Bowyer, muitos anos Cabeça Mestre da escola secundária, que fomentou pensamentos de culpa e depressão em mente amadurecimento do jovem Samuel.

No entanto, Coleridge parece ter apreciado o seu professor, como ele escreveu em lembranças detalhadas de seus tempos de escola em Biographia Literaria:

" Eu gostei a vantagem inestimável de um muito sensata, apesar de, ao mesmo tempo, um muito severo mestre ... Ao mesmo tempo que estávamos estudando os poetas trágicos gregos, ele nos fez ler Shakespeare e Milton como lições: e eles foram os lições também, o que exigiu mais tempo e dificuldade para abrir, a fim de escapar de sua censura. Eu aprendi com ele, que a Poesia, mesmo que da mais sublime, e, aparentemente, a das odes mais selvagens, tinha uma lógica própria, tão grave quanto o da ciência; e mais difícil, porque as causas mais sutis, mais complexas e dependentes de mais e mais fugitivos ....

Em nossas próprias composições em inglês (pelo menos para os três últimos anos de nossa educação escolar), ele não mostrou misericórdia a frase, metáfora, ou imagem, não suportado por uma sensação de som, ou onde a mesma sensação pode ter sido veiculados com igual força e dignidade em palavras mais claras ... Em extravagante eu quase posso ouvi-lo agora, exclamando harpa? Harpa? Lyre? Pena e tinta, menino, você quer dizer! Muse, menino, Muse? A filha de sua enfermeira, você quer dizer! Primavera Pierian? Oh sim! claustro-bomba, eu suponho! ... Seja como for, houve um costume de nosso mestrado, que eu não posso deixar passar em silêncio, porque eu acho que ... digno de imitação. Ele costumava permitir que nossos exercícios temáticos, ... a acumular-se, até que cada jovem tinha quatro ou cinco anos para ser olhou. Em seguida, colocar o número inteiro par em sua mesa, que vai pedir ao escritor, por esta ou aquela frase não poderia ter encontrado um lugar tão apropriado sob esta ou aquela outra tese: e se não houver resposta satisfatória poderia ser devolvido, e duas falhas do mesmo tipo foram encontradas em um exercício, o veredicto irrevogável seguida, o exercício foi rasgado, e outro sobre o mesmo assunto a ser produzido, para além das tarefas do dia.

"

Ao longo da vida, Coleridge idealizada seu pai como piedoso e inocente, enquanto seu relacionamento com sua mãe era mais problemática. Sua infância foi caracterizada pela busca de atenção, que tem sido associada à sua personalidade dependente como um adulto. Ele raramente tinha permissão para voltar para casa durante o período escolar, e esta distância de sua família em um momento tão turbulento provou emocionalmente prejudicial. Mais tarde, ele escreveu sobre sua solidão na escola no poema de Frost na meia-noite: "Com tampas não fechadas, já sonhei / Da minha doce berço"

De 1791 até 1794 Coleridge participaram Jesus College, Cambridge. Em 1792 ele ganhou a medalha de ouro Browne para uma Ode que ele escreveu sobre o comércio de escravos. Em novembro de 1793, ele deixou a faculdade e se alistou no Real Dragoons, talvez por causa de dívidas ou porque a menina que ele amava, Mary Evans, o havia rejeitado. Seus irmãos arranjado para sua quitação alguns meses mais tarde (ironicamente por causa da suposta insanidade) e ele foi readmitido Jesus College, embora ele nunca iria receber um diploma de Cambridge.

Pantisocracy e casamento

Coleridge em 1795, 27 anos de idade.

Na universidade ele foi apresentado a idéias políticas e teológicas então consideradas radicais, incluindo os do poeta Robert Southey. Coleridge se juntou Southey em um plano, logo abandonou, para fundar uma utópico sociedade comuna-like, chamado pantisocracy, no deserto da Pensilvânia. Em 1795, os dois amigos se casou com Sarah e irmãs Edith Fricker, mas o casamento de Coleridge provou infeliz. Ele cresceu para detestar sua esposa, a quem ele só se casou por causa de restrições sociais, e, eventualmente, divorciou-se dela. Em 1795 conheceu o poeta Coleridge William Wordsworth e sua irmã Dorothy. Tornaram-se amigos imediatos.

Por volta de 1796, Coleridge começou a tomar Láudano como um analgésico (veja Coleridge e Opium). Seu sofrimento, causado por muitas doenças, incluindo dor de dente e facial neuralgia, é mencionado no seu próprio computador portátil, bem como a de Dorothy Wordsworth. Não havia nenhum estigma associado com a tomada de ópio no momento, mas também pouca compreensão dos perigos do vício.

Os anos 1797 e 1798, durante os quais viveu em Nether Stowey, Somerset, e Wordsworth, tendo visitado ele e ser encantado pelo ambiente, alugado Alfoxton Park, pouco mais de três milhas (cinco quilômetros) de distância, estavam entre os mais fecunda de vida de Coleridge. Além do Rime do navegador antigo, ele compôs o poema simbólico Kubla Khan , o próprio escrito-Coleridge reivindicou-como resultado de um sonho do ópio, em "uma espécie de devaneio"; ea primeira parte do poema narrativo Christabel. A escrita de Kubla Khan foi dito ter sido interrompida pela chegada de um Pessoa de Porlock - um evento que foi embelezado em cima em tais contextos tão variados como ficção científica e de Nabokov Lolita. Durante este período, ele também produziu suas muito elogiado "conversa" poemas Este Lime-Tree Bower minha prisão, geada na meia-noite, eo rouxinol.

Uma estátua do navegador antigo no porto de Watchet, Somerset, Inglaterra, revelou em setembro de 2003 como uma homenagem a Samuel Taylor Coleridge.
Ah! bem a-dia! O que parece mal
Se eu tivesse de jovens e velhos!
Em vez da cruz, o albatroz
Sobre o meu pescoço estava pendurado.

Em 1798, Coleridge e Wordsworth publicou um volume conjunto de poesia, Lyrical Ballads, que provou ser o ponto de partida para o Inglês movimento romântico . Embora o Wordsworth produtivo contribuiu mais poemas para o volume, primeira versão de Coleridge de The Rime of the Ancient Mariner foi o poema mais longo e chamou a atenção mais imediata do que qualquer outra coisa.

Na primavera de 1798, Coleridge lhe sucedeu temporariamente para Rev. Joshua Toulmin na Mary Street Unitarian Chapel de Taunton, enquanto Rev. Toulmin se entristeceu com a morte por afogamento de sua filha Jane. Poeticamente comentando sobre a força do Rev. Toulmin, Coleridge escreveu em uma carta a John 1798 Prior Estlin,

Eu andei em Taunton (11 milhas) e de volta, e executou os serviços divinos para Dr. Toulmin. Eu suponho que você deve ter ouvido falar que sua filha, (Jane, em 15 de abril de 1798 ) em um desarranjo melancolia, sofreu-se a ser engolido pela maré na costa do mar entre Sidmouth e Bere (sic. Beer). Estes eventos corte cruelmente nos corações dos homens velhos, mas o bom Dr. Toulmin carrega-lo como o verdadeiro prático Christian, - há de fato uma lágrima em seu olho, mas que olho é levantado até o Pai Celestial.

No outono de 1798, Coleridge e Wordsworth partiu para uma estadia na Alemanha ; Coleridge logo seguiu seu próprio caminho e passou grande parte de seu tempo em cidades universitárias. Durante este período, ele ficou interessado na filosofia alemã, especialmente a idealismo transcendental de Immanuel Kant , e na crítica literária do dramaturgo do século 18 Gotthold Lessing. Coleridge estudou alemão e, após seu retorno à Inglaterra, traduzido a trilogia dramática Wallenstein pelo poeta clássico alemão Friedrich Schiller para o Inglês.

Em 1799, Coleridge e Wordsworth se hospedaram no fazenda de Thomas Hutchinson sobre as Tees em Sockburn, perto Darlington. Há os dois se apaixonaram, Coleridge com Sara Hutchinson ('Asra'), e Wordsworth com sua irmã Mary, com quem se casou em 1802.

Foi em Sockburn que Coleridge escreveu seu poema-balada 'Love', dirigido a Sara. O cavaleiro mencionado é a figura enviado no túmulo Conyers na igreja arruinada Sockburn. A figura tem um wyvern a seus pés, uma referência para o worm Sockburn morto por Sir John Conyers (e uma possível fonte para Jabberwock de Lewis Carroll). O worm foi supostamente enterrado sob a rocha no pasto nas proximidades; este foi o 'Greystone' de primeiro esboço de Coleridge, mais tarde transformado em um 'monte'. O poema foi uma inspiração direta para 'Famoso poema "John Keats La Belle Dame Sans Merci' The Conyers falchion é tradicionalmente apresentado para entrada Bispos de Durham, como eles andam através da ponte na Croft.

Maiores dívidas intelectuais de Coleridge foram os primeiros a Justiça Política de William Godwin, especialmente durante o seu período Pantisocratic, e Observações de David Hartley sobre o homem, que é a fonte do psychology que encontramos em "Geada na meia-noite." Hartley argumentou que nos tornamos conscientes de eventos sensoriais como impressões, e que "idéias" são derivados por perceber semelhanças e diferenças entre as impressões e, em seguida, nomeando-os. Conexões resultantes da coincidência de impressões criar vínculos, a fim de que a ocorrência de uma impressão desencadeia esses laços e chama-se a memória daquelas idéias com o qual está associado (Veja Dorothy Emmet ", Coleridge e Filosofia").

Coleridge era crítico do gosto literário de seus contemporâneos, e um conservador literária na medida em que ele estava com medo que a falta de sabor nas massas cada vez maiores de pessoas alfabetizadas significaria uma profanação continuou da própria literatura.

Em 1800 ele retornou à Inglaterra e, pouco depois instalou com sua família e amigos no Keswick no Lake District de Cumberland para estar perto Grasmere, onde Wordsworth tinha movido. Logo, porém, ele foi atormentado por problemas conjugais, doenças, aumento da dependência do ópio, as tensões com Wordsworth, e uma falta de confiança em seus poderes poéticos, tudo o que alimentou a composição do Dejection: An Ode e uma intensificação de seus estudos filosóficos.

Em 1804, ele viajou para a Sicília e Malta, trabalhando por um tempo como Secretário Interino Pública de Malta sob o Comissário, Alexander Ball. Ele deu esta se e voltou para a Inglaterra em 1806. Dorothy Wordsworth estava chocado com a sua condição após o seu regresso. De 1807 a 1808, Coleridge voltou a Malta e, em seguida, viajou em Sicília e Itália , na esperança de que deixando clima úmido da Grã-Bretanha iria melhorar a sua saúde e, assim, permitir-lhe reduzir o seu consumo de ópio. Thomas de Quincey alega em suas lembranças sobre os lagos e os poetas do lago que foi durante este período que Coleridge tornou-se um viciado em ópio full-blown, usando a droga como um substituto para o vigor perdido e criatividade de sua juventude. Foi sugerido, no entanto, que isso reflete próprias experiências de De Quincey mais de Coleridge.

Sua dependência do ópio (ele estava usando até dois litros de láudano por semana) agora começou a tomar conta de sua vida: ele se separou de sua esposa em 1808, brigou com Wordsworth, em 1810, perdeu parte de sua renda em 1811, colocou-se sob os cuidados do Dr. Daniel em 1814.

Em 1809 Coleridge instigado sua segunda tentativa de tornar-se um editor de jornal com a publicação da revista, intitulado O Amigo. O amigo era uma publicação semanal que, num estilo tipicamente ambiciosa de Coleridge, foi escrito, editado e publicado quase inteiramente sozinho. Dado que Coleridge tendiam a ser altamente desorganizado e não tinha cabeça para o negócio significava que o amigo estava condenado desde o início. Coleridge financiou o jornal com a venda de mais de quinhentos assinaturas, mais de duas dezenas dos quais foram vendidos aos membros do parlamento. O amigo era uma publicação eclética que inspirou-se em todos os cantos do conhecimento extremamente diversificada de Coleridge de Direito, Filosofia, moral, política, história e crítica literária. E, embora muitas vezes era bombástico, desmedido, e inacessível para a maioria dos leitores, o amigo correu por 25 questões e foi republicado no livro de formar um número de vezes. Anos depois de sua primeira publicação O amigo se tornou um trabalho muito influente e seu efeito foi sentido em escritores e filósofos de JS para Emerson.

Entre 1810 e 1820 este "gigante entre anões", como ele foi muitas vezes considerado por seus contemporâneos, deu uma série de palestras em Londres e Bristol - aqueles em Shakespeare interesse renovado no dramaturgo como um modelo para writers.Much contemporânea da reputação de Coleridge como um crítico literário é fundada sobre as palestras que ele se comprometeu, no inverno de 1810-1811, que foram patrocinados pelo Instituto Filosófico e dada a Corporação Municipal de Scot off Fetter Lane, Fleet Street. Essas palestras foram anunciadas no Prospecto como "um ciclo de palestras sobre Shakespeare e Milton, em Ilustração dos Princípios da Poesia." Problemas de saúde de Coleridge, problemas de dependência, e personalidade um pouco instável significava que todas as suas palestras foram atormentado com problemas de atrasos e uma irregularidade geral de qualidade de uma palestra para o próximo. Além disso, a mente de Coleridge foi extremamente dinâmico e sua personalidade era irregular. Como resultado desses fatores, Coleridge muitas vezes não conseguiu preparar qualquer coisa, mas o loosest de notas para suas palestras e entrou regularmente em extremamente longas digressões que suas audiências encontrados difícil de seguir. No entanto, foi a palestra sobre Hamlet dada em 2 de Janeiro de 1812 que foi considerado o melhor e tem influenciado estudos Hamlet desde então. Antes de Coleridge Hamlet foi muitas vezes denegridos e desprezados pela crítica de Voltaire para Dr. Johnson Mas Coleridge resgatado Hamlet e seus pensamentos sobre o jogo muitas vezes são ainda publicados como suplementos ao texto.

Em agosto de 1814, Coleridge foi abordado por Lord Byron da editora, John Murray, sobre a possibilidade de traduzir Goethe clássico oculto infame 's Faust (1808). Coleridge foi considerado por muitos como o maior escritor vivo na demoníaca e ele aceitou a comissão, só para abandonar o trabalho sobre ele após seis semanas. Até recentemente estudiosos têm aceito que Coleridge nunca mais voltou para o projeto, apesar própria crença de Goethe na década de 1820 que Coleridge tinham, de facto concluído uma tradução longo da obra. Em setembro de 2007, Oxford University Press provocou uma controvérsia acadêmica aquecida através da publicação de uma tradução em Inglês da obra de Goethe, que pretendia ser longa obra-prima perdida de Coleridge. O texto em questão apareceu pela primeira vez de forma anônima em 1821.

Em 1817 Coleridge, com seu vício piora, o ânimo deprimido, e sua família alienada, tomou residência na casa do médico James Gillman, a 3 The Grove, Highgate, Londres, Inglaterra. Na casa de Gillman ele terminou sua grande obra em prosa, o Biographia Literaria (1815), um volume composto por 23 capítulos de notas autobiográficas e dissertações sobre vários assuntos, incluindo alguns teoria literária e crítica incisiva. Ele compôs muita poesia aqui e tinha muitas inspirações - alguns deles de ópio overdose. Talvez porque ele concebeu esses grandes projetos, ele tinha dificuldade em executá-las até a sua conclusão, e ele repreendeu a si mesmo por sua "indolência". Não está claro se o uso crescente de ópio era um sintoma ou uma causa de sua depressão crescente.

Ele publicou outros escritos enquanto ele estava morando na casa Gillman, folhas nomeadamente sibilinos (1820), Aids to Reflection (1823), e da Igreja e do Estado (1826). Ele morreu de uma doença pulmonar incluindo alguns insuficiência cardíaca a partir do ópio que ele estava tomando em Highgate em 25 de julho de 1834.

Poesia

Coleridge é provavelmente mais conhecido por seus longos poemas, The Rime of the Ancient Mariner e Christabel. Mesmo aqueles que nunca leram o Rime estão sob sua influência: as suas palavras deram o idioma Inglês a metáfora de um albatroz em volta um do pescoço, a citação de "água, água em toda parte, ne uma gota para beber (quase sempre interpretados como" mas nem uma gota para beber ")", ea frase "um triste e um homem mais sábio (mais uma vez, normalmente processado como" o homem mais triste mas mais sábia ")". Christabel é conhecido por seu ritmo musical, língua, e sua Conto gótico.

Kubla Khan , ou, uma visão em um sonho, um fragmento, embora menor, também é amplamente conhecido. Ambos Kubla Khan e Christabel tem uma aura "romântico" adicional, porque eles nunca foram concluídas. Stopford Brooke caracterizado ambos os poemas como não tendo rival devido ao seu "movimento métrico requintado" e "fraseado imaginativo."

Mais curtos, meditativo "poemas conversa" de Coleridge no entanto, provou ser o mais influente de sua obra. Estes incluem ambos os poemas tranqüilos como Este Lime-Tree Bower minha prisão e Frost at Midnight e também poemas fortemente emocionais como Dejection e as dores de sono. Wordsworth adoptadas imediatamente o modelo desses poemas, e é usado para compor vários de seus principais poemas. Via Wordsworth, o poema conversa tornou-se um veículo padrão para Inglês expressão poética, e, talvez, a abordagem mais comum entre os poetas modernos. O Eolian Harp, Falando simbolicamente em termos de harpa e brisa, implicação de Coleridge é que cada ser é apenas uma única parte do a alma do mundo ou sobre-espírito que emana do Uno. É interessante notar que Coleridge para o momento sente que ele se aventurou muito longe, para ele, em seguida, se retrai "estes shapings da mente não regenerada", e conclui o poema prometendo abandonar "primavera vão de philsophy aye-balbuciar."

É importante entender que, apesar de não desfrutar o reconhecimento do nome que Wordsworth ou Shelley tiveram, Coleridge é uma das vozes mais importantes da poesia Inglês. Seus poemas diretamente e profundamente influenciado todos os grandes poetas da época. Ele era conhecido por seus contemporâneos como um artesão meticuloso que foi mais rigoroso em sua revisão cuidadosa de seus poemas que qualquer outro poeta, e Southey e Wordsworth eram dependentes de seu conselho profissional. Sua influência sobre Wordsworth é particularmente importante porque muitos críticos creditaram Coleridge com a própria idéia de 'conversação Poesia ". A idéia de utilizar uma linguagem cotidiana comum para expressar profundas imagens e idéias para que Wordsworth se tornou tão famoso poéticas pode ter se originado quase que inteiramente em A mente de Coleridge. É difícil imaginar grandes poemas de Wordsworth A excursão ou o prelúdio de jamais ter sido escrito sem a influência direta da originalidade de Coleridge.

E tão importante quanto Coleridge foi a poesia como um poeta, ele era igualmente importante para a poesia como um crítico. Filosofia da poesia de Coleridge que ele desenvolveu ao longo de muitos anos tem sido profundamente influente no campo da crítica literária. Esta influência pode ser vista em tais críticos como AOLovejoy e IA Richards. (Mais precisa ser adicionado aqui)

Coleridge e a influência do gótico

Romances góticos como Polidori de O vampiro, Walpole de O Castelo de Otranto, Mrs Radcliffe de Os Mistérios de Udolpho e O italiano, e Matthew Lewis O Monk foram os best-sellers do final do século XVIII, e emocionou muitas mulheres jovens (que muitas vezes eram estritamente proibidos de lê-los). Jane Austen satiriza o estilo impiedosamente em Northanger Abbey.

Coleridge escreveu resenhas de livros da Sra Radcliffe e de The Mad Monk, entre outros. Ele comenta em seus comentários:

" Situações de tormento e imagens de horror nu, são facilmente concebida; e um escritor em cujas obras eles abundam, merece a nossa gratidão quase igualmente com ele que deve arrastar-nos por meio do esporte através de um hospital militar, ou nos forçar a sentar-se à mesa de dissecação-a de um filósofo natural. Para traçar os limites legais, para além do qual terror e simpatia são abandonadas pelas emoções prazerosas, - para chegar a esses limites, mas nunca para passá-las, o trabalho hic, hic est opus. "

e:

" O Horrível eo sobrenatural têm geralmente apreendidos no gosto popular, na ascensão e declínio da literatura. Estimulantes mais poderosos, eles nunca pode ser necessária, exceto pelo torpor de um unawakened, ou a languidez de um exausto, apetite ... Confiamos, porém, que a saciedade vai banir o bom senso deveria ter impedido; e que, cansado com demônios, personagens incompreensíveis, com gritos, assassinatos, e calabouços subterrâneos, o público vai aprender, pela multidão dos fabricantes, com o quão pouco custa de pensamento ou imaginação esta espécie de composição é fabricado. "

No entanto, Coleridge usado elementos misteriosos e demoníacas em poemas como The Rime of the Ancient Mariner (1798), Christabel e Kubla Khan (publicado 1816, mas conhecido na forma de manuscrito antes disso) e, certamente, influenciou outros poetas e escritores da época. Poemas como esta tanto inspirou-se e ajudou a inflamar a mania de O romance gótico. Mary Shelley , que conhecia bem Coleridge, menciona The Rime of the Ancient Mariner duas vezes diretamente no Frankenstein , e algumas das descrições do romance eco-lo indiretamente. Embora William Godwin, o pai dela, discordou de Coleridge em algumas questões importantes, respeitava suas opiniões e Coleridge frequentemente visitado os Godwins. Mary Shelley recordou mais tarde que esconde atrás do sofá e ouvir a sua voz cantando The Rime of the Ancient Mariner.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Samuel_Taylor_Coleridge&oldid=220162476 "