Conteúdo verificado

Sapato

Assuntos Relacionados: Cotidiano

Você sabia ...

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Blucher (PSF) .jpg
Sapatas na grama
Sapatos femininos em exposição em uma vitrine de 2005.
Sapatos da moda

Um sapato é um item de calçado. Sapatos podem variar a partir de um simples flip-flop a um complexo inicialização. Sapatos pode ter saltos altos ou baixos, embora em culturas ocidentais, saltos altos são considerados um estilo das mulheres. Materiais de calçados incluem couro ou canvas. Solas de calçados esportivos pode às vezes ser feito de borracha .

História

Os primeiros sapatos conhecidos datam de cerca de 8000-7000 BCE e foram encontrados em Oregon , EUA , em 1938. No entanto, os materiais utilizados na fabricação de calçados normalmente não duram milhares de anos, por isso sapatos eram provavelmente muito antes de utilizar este. Antropólogo físico Erik Trinkaus acredita ter encontrado evidências de que o uso de sapatos começou no período entre cerca de 40.000 e 26.000 anos atrás, com base no fato de que a espessura dos ossos dos dedos dos pés (exceto o dedão do pé) diminuiu durante este período, em a premissa de que andar descalço resulta em maior crescimento ósseo antes desse período.

Partes de um sapato

Colando uma nova sola de um sapato atlético

Único

A parte inferior de um sapato é chamado a sola.

Sola interior

A palmilha é o fundo interior de um sapato, que fica directamente por baixo do pé. Muitos sapatos têm palmilhas removíveis e substituíveis, e palmilhas extras são muitas vezes adicionados para o conforto ou de saúde razões (para controlar a forma, umidade ou cheiro do sapato).

Outsole

A sola exterior é a camada em contacto directo com o solo. Sapatos sociais têm solas de couro; sapatos casuais ou orientadas para o trabalho têm solas de madeira natural de borracha ou uma imitação sintética. A sola exterior pode incluir uma única peça, ou pode compreender peças separadas de materiais diferentes. Muitas vezes, o calcanhar da sola é de borracha para maior durabilidade e tração, enquanto a frente é de couro para o estilo. Sapatos especializados, muitas vezes, têm modificações neste projeto: Atlético presilhas têm picos embutidos na sola de aderência do solo; muitos tipos de dança sapatos têm solas muito mais suaves ou mais duras.

Entressola

A camada entre a sola exterior e a sola interior, que é, tipicamente, não para a absorção de choque. Alguns tipos de calçados, como tênis, tem um outro material para absorção de choque, geralmente abaixo do calcanhar onde um coloca mais pressão para baixo. Diferentes empresas utilizam materiais diferentes para os midsoles de seus sapatos. Alguns sapatos podem não ter uma meia-sola de todo.

Calcanhar

Botas de moda feminina

A parte traseira inferior de um sapato é o calcanhar. A sua função é a de suportar o calcanhar do pé. Elas são muitas vezes feitas do mesmo material que a sola do sapato. Esta parte pode ser elevado para moda ou fazer a pessoa parecer mais alta, ou apartamento para um uso mais prático.

Vamp, ou superior

Qualquer sapato tem uma parte superior que ajuda a manter o sapato para o pé. Nos casos mais simples, tal como sandálias ou flip flops, este pode ser nada mais do que algumas tiras para prender o único no lugar. Calçado fechado, como botas, tênis e sapatos da maioria dos homens, terá um superior mais complexa. Esta parte é muitas vezes decoradas ou é feita em um certo estilo para olhar atraente. O A Patente US 3.355.535, de 1967, descreve um método para a produção de um sapato superior (Hain 1967).

Acessórios para calçado

  • Shoehorn: pode ser usado para inserir um pé em um sapato, mantendo o sapato aberto e proporcionando uma superfície lisa para o pé a deslizar em cima.
  • Árvore de sapato: colocado dentro do sapato quando o usuário não está usando-lo, para ajudar a manter a forma do sapato.
  • Shoe equipamentos de polimento:
  • Sapato polonês: a propagação de material de cera em sapatos para melhorar a aparência, brilho, e fornecer proteção.
  • Shoe escova e pano de polimento: usado para aplicar polonês para sapatos.
  • Galochas ou galochas: uma cobertura de borracha colocado sobre sapatos para chuva e neve proteção.
  • (Ortopédica) inserção de sapato: inserção de vários materiais para amortecimento, melhor ajuste, ou reduzida abrasão. Estes incluem preenchimento e revestimentos interiores. As inserções podem também ser usadas para corrigir os problemas do pé.
  • Saco de sapatos: um saco que protege sapatos contra danos quando eles não estão sendo usados.
  • Sapato maca: uma ferramenta para fazer um sapato maior ou mais largo ou mais para reduzir o desconforto em áreas de um sapato.
  • Sapato de neve: um pedaço de madeira ou couro que aumenta a área de solo coberta pelo sapato.
  • Cordão: um sistema usado para proteger sapatos.

Tipos de sapatos

Sapatos feitos de verdadeiro crocodilo pele, em uma exposição de conservação em Bristol Zoo, Inglaterra .

Vestido e sapatos casuais

Vestido sapatos são categorizados por parte superior suave e macia de couro, solas de couro, e figura elegante estreito. Sapatos casuais são caracterizadas por parte superior de couro, solas resistentes não-couro, e perfil de largura.

Alguns modelos de sapatos pode ser usado por ambos os sexos. A maioria dos sapatos têm uma cobertura superior, geralmente feitas de couro, abrangendo a maior parte do pé mais baixo, mas não cobrindo os tornozelos. Esta parte superior do sapato é muitas vezes feita sem aberturas ou aberturas, mas também pode ser feita com aberturas ou até mesmo a própria consistem de uma série de correias, por exemplo, um dedo do pé aberto destaque em calçados femininos. Sapatos com a parte superior feitas alta para cobrir os tornozelos também estão disponíveis; um sapato com a parte superior subindo acima do tornozelo é geralmente considerado um inicialização mas certos estilos podem ser referidos como sapatos altos-coberto ou de alto tops. Normalmente, um sapato de tampo é garantido por laços ou zíperes, embora alguns estilos têm inserções elásticas para facilitar o deslizamento sapato diante.

Sapatos masculinos

Sapatos masculinos podem ser categorizadas pela forma como eles estão fechados:

  • Balmorals: o vampiro tem uma fenda em forma de V para que os laços estão ligados; também conhecido como "laço fechado". Na Inglaterra, o Balmoral é conhecida como a Oxford. A palavra "Oxford" é usado por empresas de vestuário americanas para comercializar sapatos que não são Balmorals, tais como botas baixas de couro de sola de borracha.
  • Botas baixas de couro: os laços são amarrados a duas peças de couro anexado de forma independente para o vamp; também conhecido como "laço aberto". Na Inglaterra, o Blucher é conhecido como o sapato Derby.
  • Monk-correias: uma fivela e cinta em vez de laçar

Existem vários outros fechamentos mas são menos populares, tais como fechamentos do lado do elástico.

Sapatos masculinos também pode ser decorada de várias maneiras:

  • Plain-pés: tem uma aparência elegante e sem decorações extra no vamp.
  • Cap-toes: tem uma camada extra de couro que "tampas" o dedo do pé. Esta é possivelmente a decoração mais popular.
  • Brogues (Americano: Dicas de asa): O dedo do pé do sapato é coberto com um painel perfurado, o ala-ponta, que se estende para baixo ambos os lados do sapato. Brogues pode ser encontrado em ambos os estilos Balmoral e Blucher.

Sapatas das mulheres

Há uma grande variedade de sapatos disponíveis para as mulheres, além de mais de estilos dos homens sendo mais aceito como unissex. Alguns grandes categorias são:

Bombas, conhecidas em os EUA e Reino Unido como bailarinas, bombas de balé ou skimmers, são os sapatos com um salto muito baixo e um relativamente curto vamp, expondo grande parte do peito do pé. Eles são populares para o desgaste de tempo quente, e pode ser visto como mais confortável do que sapatos com um salto mais alto.

Sapatos de salto alto pode ser sapatos com saltos de 2 polegadas (5 cm) ou mais alto. Eles são muitas vezes vistos como tendo mais sex appeal de saltos baixos (ver artigo de discussão) e são, portanto, comumente usado pelas mulheres para ocasiões formais ou passeios sociais.

  • Sneaker botas e tênis bomba: um sapato que parece um sapato de desporto, mas está equipado com um salto, tornando-se uma espécie de sapato vestido novidade.

Ambos os sexos

Sandálias das mulheres
  • Tamanco
  • Sapato plataforma: sapato com sola muito grossas e saltos
  • Mocassim: originada por Nativos americanos, um sapato macio sem um calcanhar e geralmente feitas de couro.
  • Sandals: sapatos abertos constituídos por um único e várias tiras, deixando muito do pé exposta ao ar. Eles são, portanto, popular para o desgaste de tempo quente, porque eles permitem que o pé seja mais frio do que um sapato fechado dedos faria.
  • Sapata de sela: sapato de couro com uma banda em forma de sela contrastantes sobre o peito do pé, tipicamente parte superior branca com preto "sela".
  • Loafer: um vestido ou calçados casuais sem atacadores; muitas vezes com franjas, fivelas, ou detentores de moeda (loafers moeda de um centavo).
  • Boating sapatos, também conhecido como barco sapatos e sapatos de plataforma: semelhante a um loafer, mas mais casual. Laces, se presentes, são de couro geralmente simples (muitas vezes de dois tons) com sem frescura. Muitas vezes feitas de lona ou com um único branco. Eles têm solas macias / saltos para evitar estragar ou coçar a plataforma de barco.
  • Botas: sapatos longas (cobrindo o tornozelo) freqüentemente feita de couro. Alguns são projetados para ser usado em momentos de mau tempo, ou simplesmente como um estilo alternativo de uso casual ou vestido. Os estilos incluem botas de borracha e botas de neve, bem como botas de trabalho e botas de caminhada.
  • Chinelos: Para uso interno, comumente usado com pijamas.

Calçados esportivos

Homens e mulheres calçados esportivos e sapatos de funções especiais, muitas vezes têm menos diferença entre os sexos do que em sapatos. Em muitos casos, estas sapatas podem ser usados por qualquer um dos sexos. Ênfase tende a ser mais na função de estilo.

  • Sneakers / formadores (também chamados de sapatos de ginástica ou tênis): uso geral calçados esportivos; feito de borracha, pano, e / ou plástico para ser leve, flexível e ter boa tração. Variedades especiais estão disponíveis para basquete ou tênis.
  • Tênis de corrida: muito semelhante ao anterior, com ênfase adicional sobre amortecimento.
  • Acompanhar sapatos: leve; muitas vezes com plástico ou metal chuteiras
  • Cunho (sapata): um tipo de sapato que caracteriza moldados ou pregos removíveis. Normalmente usado durante a prática de esportes como rúgbi , futebol , futebol americano , ou baseball .
    Um sapato para o pé direito.
  • Golf sapatos: com "picos" para uma melhor aderência na grama e solo molhado. Originalmente, os picos ou "grampos" eram feitas de metal, mas substituíveis "picos moles" feitas de materiais plásticos sintéticas semelhantes com pinos distribuídas radialmente em torno da borda de cada pico são muito mais comum hoje em dia (e são necessários em muitos campos de golfe, uma vez que causar menos danos para os verdes).
  • Bowling sapatos: estilo intermediário entre sapatos comuns e calçados esportivos. Eles têm solas de borracha mais duras / calcanhares de modo a não danificar pisos pista de bowling. Eles são muitas vezes alugado ou emprestado no pistas de bowling.
  • Escalada sapatos: um sapato concebido para escalada. Eles normalmente têm um bom ajuste, pouco se qualquer estofo, e uma sola de borracha pegajosa lisa com uma margem de borracha estendida.
  • Caminhadas sapatos ou botas: geralmente têm uma alta um pouco dura superior com muitas ilhós rendas, para fornecer suporte de tornozelo em terreno irregular, com grande tração extra na sola.
  • Walking sapatos: têm uma sola mais flexível do que o tênis de corrida, mais leve do que a bota de caminhada, pode ter buracos de ar, pode não ser à prova de água.
  • Patinagem: sapatos normalmente chamados patins. Eles têm vários acessórios para patinagem sobre o fundo da parte de sapato.
    • Patins de gelo
    • Skate
    • Patins em linha
  • Carregador de esqui: uma bota de plástico grande, grosso especialmente concebido para ligação ao esqui.
  • Skateboarding sapatos têm solas planas para uma melhor aderência em um skate. Eles são muito grande e tem camadas extras de preenchimento para proteger os skatistas pés.
  • Sapatos de ciclismo estão equipados com uma presilha de metal ou plástico para fazer a interface com pedais, bem como uma sola rígida para maximizar a transferência de energia e apoiar o pé.
  • Snowshoes são sapatos especiais para caminhar na neve espessa. Em climas temperados, snowshoes são utilizados principalmente para fins recreativos no inverno.
  • Wrestling sapatos são leves, sapatos flexíveis que imitam os pés descalços, proporcionando tração e proteção adicional.

Sapatos ortopédicos

Ortopédica ou "conforto" sapatos são feitos com qualidades de conforto Pedorthic e anatomicamente corretas, tais como palmilhas removíveis acolchoadas, caixas de dedo do pé de largura e arco apoio são feitos especialmente para aqueles com pés problemáticos.

Sapatos de dança

  • Sapatilhas de ponta. Projetado para a dança do balé. Estes têm uma caixa de dedo do pé que está endurecido com cola e uma sola endureceu para o dançarino pode ficar nas pontas dos seus dedos. Eles são garantidos por cintas elásticas e fitas que são amarrados aos tornozelos da dançarina.
  • Balé sapatos de tacões chinelos feitos de lona ou couro, com contínua ou de duas partes único (ou seja, split-sola). A sola é tipicamente feito de couro, com material mais espesso sob a bola e calcanhar do pé, e mais finos e, portanto, o material mais flexível sob o arco de modo a que o pé pode ser apontado para o seu máximo. Sapatilhas de balé são geralmente garantidos por elásticos que se cruzam sobre a parte superior do pé. Eles são mais comumente rosa, branco, preto, ou bege pálido, embora possam ser feitas em cores especiais, tais como o vermelho ou azul.
  • Sapatos de jazz. Estes geralmente têm uma de duas partes, único emborrachado (ou seja, split-sola) para fornecer flexibilidade e de tração, e uma baixa (uma polegada ou mais curto) calcanhar. Eles são fixados ao pé por atacadores ou pastilhas elásticas.
  • Tango / sapatos de dança de flamenco.
  • . Baile sapatos Eles se dividem em duas categorias para os dois gêneros de danças como definido pela IDSF (Federação Internacional de Dança Desportiva): salão de baile e da América Latina. Ambos são caracterizados por sola de camurça. Sapatos de salão Mens 'são tipicamente laço-UPS com saltos de 1 polegada e parte superior de couro. Baile sapatos de senhora são tipicamente escarpim com saltos baixos de 2 polegadas, geralmente feito de tecido de modo que possam ser terminado com uma maior variedade de cores para combinar com o vestido da bailarina. O salto baixo Ballroom distribui o peso do bailarino em todo o pé enquanto sapatos latino-americanos têm saltos mais altos projetados para jogar o peso do bailarino para os dedos dos pés e as solas são mais flexíveis. Sapatos Latina masculinas têm tipicamente de 1,5 polegadas para saltos em forma de 2 polegadas, enquanto sapatos Latina Ladies 'tem 2,5 polegadas de saltos de 3 polegadas, abertos dedos e prenderam.
  • Sapatilhas de dança. Também chamado dansneakers, estes são uma combinação de um tênis e um sapato de dança, com um dedo do pé de borracha reforçada.
  • Sapatos de caracteres. Sapatos com um salto de um a três polegadas, que são geralmente feitas de couro, e muitas vezes têm uma ou mais tiras em todo o peito do pé para fixar o pé durante a dança. Eles podem vir em soft-sola (camurça) ou variedades de sola dura. Eles podem ser convertidos para tocar sapatos, anexando torneiras.
  • Pé tangas. Variously chamado chamado Paws pé e FootUndeez, dependendo do fabricante, estas são, tampas de pé parciais slip-on que protegem a bola do pé de uma dançarina de abrasões da pele durante a execução de curvas. De longe, cor de carne tangas pé dar um dançarino a aparência de ter os pés descalços.
Moderno sapatilhas de ponta.
Sapatilhas de balé.
Jazz sapatos. Este estilo é freqüentemente usado por dançarinos acro.
Uma tira de pé, visto a partir do lado de baixo.

Sapatos de trabalho

Sapatos de trabalho são projetados para suportar o desgaste pesado, para proteger o usuário, e fornecer alta tração. Eles são geralmente feitos a partir de parte superior de couro resistentes e solas non-couro. Às vezes, eles são usados para uniformes ou por conforto enfermeiros, garçonetes, polícia , militares, etc. Eles são comumente usados para a proteção em ambientes industriais, construção, mineração , e outros locais de trabalho. Recursos de proteção pode incluir dedos e solas com ponta de aço ou guardas tornozelo.

Shoe etiqueta

Em muitas partes do mundo (Ásia, Europa Oriental, partes do Oriente Médio e da África, grande parte da Europa do Norte e Canadá, bem como Alaska) é costume tirar os sapatos ao entrar em uma casa. Em algumas áreas dos Estados Unidos, especialmente o Centro-Oeste, espera-se que os visitantes tirar os sapatos, a menos que um host especificamente convida-los a deixar seus sapatos. As pessoas fazem isso para evitar trazer sujeira , lama ou neve na casa. Para algumas sociedades, incluindo os da Ásia, calçado de interior pode ser fornecido para os hóspedes.

No Oriente Médio, partes da África, Coréia e Tailândia, é considerado rude para mostrar as solas dos pés para outros (mesmo que acidentalmente, como por cruzar as pernas). Além disso, na Tailândia, é um insulto extremo para os pés, meias ou sapatos para tocar na cabeça de alguém ou ser colocado sobre ele. Embora pés tocando cabeças é uma ocorrência extremamente rara em qualquer sociedade, alguns Muay Tailandês boxers insulto entre si por "chutando" a cabeça do adversário com seu pé (a maioria Chutes de Muay Thai são executados com a canela).

Veja também código de vestimenta.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Shoe&oldid=224309214 "