Conteúdo verificado

Daniel Day-Lewis

Assuntos Relacionados: atores, modelos e celebridades

Informações de fundo

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Daniel Day-Lewis
Um homem de sorriso que veste um chapéu cinza com tubulação acima da banda, e uma camisa tan estilo ocidental, está em um escritório, posando para a câmera.
Day-Lewis em Nova York, 2007
Nascido Daniel Michael Blake Day-Lewis
(1957/04/29) 29 de abril de 1957
Greenwich, Londres , Inglaterra, Reino Unido
Ocupação Ator
Anos ativos 1971-presente
Cônjuge (s) Rebecca Miller (1996-presente)
Parceiro (s) Isabelle Adjani (1989-1994)

Daniel Michael Blake Day-Lewis (nascido em 29 de abril de 1957) é um britânico ator com dupla Britânico e Cidadania irlandesa. Ele é conhecido como um dos atores mais seletivos na indústria cinematográfica, tendo estrelado em apenas cinco filmes a partir de 1997, com até cinco anos entre papéis.

Seus retratos de Christy Brown em Meu Pé Esquerdo (1989) e Daniel Plainview em There Will Be Blood (2007) won Academia e Prémios BAFTA de Melhor Ator, e Screen Actors Guild, bem como Prémio Globo de Ouro para Haverá Sangue. Seu papel como Bill "The Butcher" Cutting em Gangues de Nova York (2002) lhe rendeu o Prêmio BAFTA e um Screen Actors Guild Award.

Day-Lewis, que cresceu em Londres, é o filho do Irlandês-nascido Poet Laureate, Cecil Day-Lewis. Ele é um método ator, conhecido por sua devoção constante à pesquisa e de seus papéis. Muitas vezes, ele vai permanecer completamente no personagem para a duração do cronograma de filmagens de seus filmes, mesmo ao ponto de prejudicar sua saúde.

Infância

Day-Lewis nasceu em Londres, filho da atriz Jill Balcon e-irlandês nascido Poeta Laureado Cecil Day-Lewis. Sua mãe era de Baltic judaica descida, a filha de Sir Michael Balcon, que foi o ex-chefe da Ealing Studios. Dois anos depois de seu nascimento, em Londres, a família Day-Lewis mudou para a Colina de Croom, Greenwich, onde Daniel cresceu junto com sua irmã mais velha, Tamasin Day-Lewis, que mais tarde tornou-se um cineasta de documentários e chef de televisão. Cecil Day-Lewis já foi de 53 anos de idade na época do nascimento de seu filho, e parecia ter pouco interesse em seus filhos.

Viver na classe média Greenwich, Day-Lewis encontrou-se entre crianças difíceis South London, e, por ser judeu e "luxuosas", ele foi muitas vezes vítima de bullying. Ele domina o sotaque e maneirismos local e créditos que com ser suas primeiras performances convincentes. Mais tarde na vida, ele era conhecido por falar de si mesmo como muito mais um caráter desordenado em seus anos mais jovens, muitas vezes em apuros por furto e outros crimes menores.

Em 1968, os pais de Day-Lewis, encontrando-o a ser muito selvagem, mandou para o independente Sevenoaks School, em Kent, como pensionista. Embora ele detestava a escola, ele foi apresentado a seus dois interesses mais importantes, tratamento de madeira e agindo. Seu desdém para a escola cresceu, e depois de dois anos em Sevenoaks, ele foi transferido para outro estabelecimento independente, Bedales School, em Petersfield, que participou de sua irmã. Esta transferência levou a sua estréia no cinema com a idade de 14 em Sunday Bloody Sunday, no qual interpretou um vândalo em um papel não creditado. Ele descreveu a experiência como "céu", para ser pago £ 2 para vandalizar carros caros estacionados fora de sua igreja local.

Deixando Bedales em 1975, sua atitude rebelde havia desaparecido e ele precisava fazer uma escolha de carreira. Apesar de ter se destacou no palco do National Youth Theatre, ele decidiu se tornar um marceneiro, aplicando para um estágio de cinco anos. No entanto, devido à falta de experiência, ele não foi aceite. Ele então aplicada (e foi aceite) ao Bristol Old Vic Theatre School, que frequentou durante três anos, eventualmente apresentando no Bristol Old Vic em si. Em um ponto ele jogou suplente de Pete Postlethwaite, com quem viria a contracenar em Em nome do Pai, e com quem compartilha uma breve cena em Último dos Moicanos, onde Postlethwaite é um oficial britânico.

Carreira

1980

Durante os anos 80 adiantados, Day-Lewis trabalhou no teatro e na televisão, incluindo Geada em Maio (onde jogou um impotente homem-criança) e como Miles Many to Babylon? (Como um oficial da Primeira Guerra Mundial dividido entre a lealdade à Grã-Bretanha e da Irlanda) para a BBC. Onze anos depois de sua estréia no cinema, Day-Lewis continuou sua carreira no cinema com um pequeno papel em Gandhi (1982) como Colin, um bandido de rua que tiraniza o personagem-título, apenas para ser imediatamente repreendido por sua mãe tenso. No final de 1982 ele teve sua grande chance teatro quando ele assumiu a liderança na Outro País. No ano seguinte, ele teve um papel de apoio como o conflito, mas em última análise leal primeiro companheiro em The Bounty, depois que ele se juntou ao Royal Shakespeare Company, jogando Romeo em Romeu e Julieta e flauta em Sonho de Uma Noite de Verão.

Em seguida, ele desempenhou um homem gay em um relacionamento interracial no filme Minha Bela Lavandaria. Day-Lewis ganhou notoriedade ainda mais público com A Room with a View (1986), no qual ele interpretou um personagem totalmente diferente: Cecil Vyse, o effete noivo de classe alta do personagem principal (interpretada por Helena Bonham Carter).

Em 1987, Day-Lewis assumiu status de líder do homem por estrelando Milan Kundera do A Insustentável Leveza do Ser, co-estrelado por Lena Olin e Juliette Binoche, como um Médico Checa cuja hiperativo e puramente vida sexual física é lançada em confusão quando ele se permite tornar-se emocionalmente envolvido com uma mulher. Durante as filmagens de oito meses ele aprendeu Checa e começou a recusar-se a quebrar personagem dentro ou fora do jogo para todo o cronograma de filmagem.

Day-Lewis colocou sua versão pessoal do " method acting "em plena utilização em 1989 com seu desempenho como Christy Brown em Jim Sheridan de Meu Pé Esquerdo, que lhe ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Oscar de melhor ator. Durante as filmagens, suas excentricidades veio à tona, devido à sua recusa em romper personagem. Interpretando um personagem severamente paralisado na tela, para fora da tela Day-Lewis tinha de ser transferida em torno do jogo em sua cadeira de rodas, e os membros da tripulação iria amaldiçoar por ter que levantá-lo ao longo de câmera e iluminação fios, tudo para que ele possa ganhar a introspecção em todos os aspectos da vida de Brown, incluindo os embaraços. Ele quebrou duas costelas durante as filmagens de assumir uma posição encurvada-over em sua cadeira de rodas durante tantas semanas.

Dia-Lewis retornado ao estágio em 1989 para trabalhar com Richard Eyre, em Hamlet no Teatro Nacional , mas entrou em colapso no meio de uma cena em que o fantasma do pai de Hamlet aparece pela primeira vez ao seu filho. Ele começou a soluçar incontrolavelmente e se recusou a voltar ao palco; ele foi substituído por Ian Charleson antes de um então desconhecido Jeremy Northam terminou o pouco que restava de execução da produção. Embora o incidente foi oficialmente atribuída a exaustão, um rumor após o incidente foi que Day-Lewis tinha visto o fantasma de seu próprio pai. Ele confirmou na britânico celebridade talk show Parkinson, que esse boato era verdade. Ele não apareceu no palco desde então.

1990

Em 1992, três anos após a sua vitória Oscar, O Último dos Moicanos foi lançado. Investigação personagem de Day-Lewis para este filme foi bem divulgada; ele teria passou por um treinamento rigoroso de peso e aprendeu a viver da terra e da floresta, onde seu personagem viveu, camping, caça e pesca. Ele ainda carregava um long rifle em todos os momentos durante as filmagens, a fim de permanecer no personagem e aprendeu a esfolar animais.

Ele voltou a trabalhar com Jim Sheridan em Em nome do Pai, no qual ele interpretou Gerry Conlon, um dos Quatro de Guildford, que foram injustamente condenado por um bombardeio realizado pela IRA Provisório. Ele perdeu uma quantidade substancial de peso para o papel, manteve seu sotaque irlandês do Norte dentro e fora do set para todo o cronograma de filmagens, e passou períodos de tempo em uma cela de prisão. Ele também insistiu que os membros da tripulação jogar água fria para ele e abusar verbalmente ele. O filme lhe rendeu sua segunda indicação ao Oscar, sua terceira indicação ao BAFTA, e sua segunda indicação ao Globo de Ouro.

Day-Lewis retornou em 1993, jogando Newland Archer em Martin Scorsese adaptação do Edith Wharton romance A Idade da Inocência, de frente Winona Ryder e Michelle Pfeiffer. Para se preparar para o filme, ambientado na América do Gilded Age, ele usava 1870-período roupas aristocrática em torno de New York City por dois meses, incluindo cartola, bengala e capa durante os períodos mais frios.

Em 1996, Day-Lewis estrelou uma versão do filme Os Crucible, o jogo por Arthur Miller, novamente ao lado de Winona Ryder. Ele seguiu com Jim Sheridan de O Boxer como um ex- boxer e membro do IRA, recentemente libertado da prisão. Sua preparação incluiu o treinamento com o ex-campeão mundial de boxe Barry McGuigan.

Seguindo The Boxer, Day-Lewis tirou uma licença de ausência de agir, colocando-se em "semi-aposentadoria" e retornando ao seu antigo paixão de madeira. Ele se mudou para Florença, Itália , onde ele ficou intrigado com o ofício de sapataria, eventualmente aprendiz como sapateiro. Por um tempo o seu paradeiro e as ações exatas não foram dados a conhecer publicamente. Day-Lewis recusou-se a discutir este período de sua vida, afirmando que "foi um período da minha vida que eu tinha o direito de, sem qualquer intervenção desse tipo."

2000s

Depois de uma ausência de cinco anos a partir de filmagens, Day-Lewis voltou a atuar em múltiplos Oscar -nominated filmes como Gangues de Nova York, um filme dirigido por Martin Scorsese (com quem ele tinha trabalhado em The Age of Innocence) e produzido por Harvey Weinstein. Em seu papel como o vilão líder de gangue "Bill the Butcher", ele estrelou junto com Leonardo DiCaprio , que interpretou o jovem protegido de Bill. Ele começou sua, processo auto-disciplinado demorado por ter aulas de como um açougueiro aprendiz, e durante as filmagens, ele nunca estava fora do personagem entre as tomadas (incluindo manter o sotaque de seu caráter Nova York). Em um ponto durante as filmagens, tendo sido diagnosticado com pneumonia , ele se recusou a usar um casaco mais quente ou para tomar o tratamento porque não estava de acordo com o período; no entanto, ele acabou sendo convencido a procurar tratamento médico. Sua atuação em Gangues de Nova York lhe valeu sua terceira indicação ao Oscar e ganhou-lhe a BAFTA Award de Melhor Ator.

Depois de Gangues de Nova York, a esposa de Day-Lewis, diretor Rebecca Miller (filha do dramaturgo Arthur Miller), lhe ofereceu o papel principal em seu filme A Balada de Jack e Rose, no qual ele interpretou um homem morrer com arrependimentos sobre como sua vida tinha evoluído e sobre como ele tinha levantado a sua filha adolescente. Durante as filmagens ele arranjou para viver separadamente de sua esposa, a fim de alcançar o "isolamento" precisava se concentrar em sua própria realidade do personagem. O filme recebeu críticas mistas.

Em 2007, Day-Lewis apareceu em diretor Solta adaptação do de Paul Thomas Anderson Upton Sinclair novela Oil!, Intitulada Haverá Sangue. Dia-Lewis recebeu o Oscar de melhor ator, BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal, Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama, Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor em um papel principal - Motion Picture (que ele dedicou a Heath Ledger , dizendo que ele foi inspirado pela atuação de Ledger e chamando o desempenho do ator em O Segredo de Brokeback Mountain "único, perfeito"), e uma variedade de prêmios críticos de cinema círculo para o papel.

Em 2009, Day-Lewis estrelou Adaptação musical de Rob Marshall Nine como diretor de cinema Guido Contini. Day-Lewis foi nomeado para o Golden Globe Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia e do Satellite Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia por seu papel, assim como a partilha de candidaturas para a Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme eo Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco e do Satellite Award de Melhor Elenco - Motion Picture com o resto dos membros do elenco.

Em novembro de 2010, foi anunciado que Day-Lewis foi escolhido para o papel principal em Steven Spielberg próximo filme biográfico 's sobre Abraham Lincoln .

Vida pessoal

Day-Lewis raramente fala em público sobre sua vida pessoal. Ele teve um relacionamento com a atriz francesa Isabelle Adjani, que durou seis anos e, eventualmente, terminou depois de uma separação e reconciliação. Gabriel-Kane Day-Lewis nasceu em 1995 em Nova Iorque, meses após a relação entre os dois agentes tinha terminado.

Em 1996, enquanto trabalhava na versão cinematográfica da fase-play Os Crucible, ele visitou a casa do dramaturgo Arthur Miller, onde ele foi apresentado a filha do escritor, Rebecca Miller. Eles se casaram no final daquele ano. O casal tem dois filhos, Ronan Cal Day-Lewis (nascido em 14 de Junho de 1998) e Cashel Blake Day-Lewis (nascido em Maio de 2002) e dividem seu tempo entre suas casas em os EUA e Irlanda. Day-Lewis detém atualmente dual Britânico e Cidadania irlandesa, Ele tornou-se um cidadão irlandês em 1993. Ele é um defensor da Millwall Football Club. Em 15 de julho de 2010, ele recebeu um doutorado honorário em Letras pela Universidade de Bristol , em parte por causa de sua participação na Bristol Old Vic Theatre School em sua juventude.

Filmografia

Ano Filme Papel Notas
1971 Sunday Bloody Sunday Vandalismo Criança (Sem créditos)
1982 Gandhi Colin - Sul-Africano Rua Thug
1984 The Bounty John Fryer
1985 Minha Bela Lavandaria Johnny National Board of Review Award de Melhor Ator Coadjuvante também para A Room with a View
New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator Coadjuvante também para A Room with a View
A Room with a View Cecil Vyse National Board of Review Award de Melhor Ator Coadjuvante também para Minha Bela Lavandaria
New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator Coadjuvante também para Minha Bela Lavandaria
1988 A Insustentável Leveza do Ser Tomas
Estrelas e as barras Henderson Dores
1989 Eversmile, New Jersey Dr. Fergus O'Connell
Meu Pé Esquerdo Christy Brown Oscar de melhor ator
BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal
Evening British Standard Film Award de Melhor Ator
London Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Los Angeles Film Critics Association Award de Melhor Ator
Festival Montreal World Film Award de Melhor Ator
Montreal World Film Festival - Prêmio do Júri Ecumênico - Menção Especial compartilhado com Jim Sheridan
Sociedade Nacional de Críticos de Cinema Award de Melhor Ator
New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Nomeadas - European Film Award de Melhor Ator
Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
1992 O Último dos Moicanos Hawkeye (Nathaniel Poe) Evening British Standard Film Award de Melhor Ator
London Film Critics Circle Award de Melhor Ator Britânico do Ano
Nomeadas - BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal
1993 The Age of Innocence Newland Archer
Em Nome do Pai Gerry Conlon Boston Society of Film Critics Award de Melhor Ator
Nomeadas - Oscar de melhor ator
Nomeadas - BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal
Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
1996 The Crucible John Proctor
1997 The Boxer Danny Flynn Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
2002 Gangues de Nova York Bill Cutting 'The Butcher' BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal
Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Ator amarrado com Jack Nicholson para About Schmidt
Central Ohio Film Critics Association Award de Melhor Ator
Chicago Film Critics Association Award de Melhor Ator
Florida Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Kansas City Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Las Vegas Film Critics Society Award de Melhor Ator
Los Angeles Film Critics Association Award de Melhor Ator amarrado com Jack Nicholson para About Schmidt
New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Online Film Critics Society Award de Melhor Ator
Aliança Russa de Film Critics Award de Melhor Ator Estrangeiro
San Diego Film Critics Society Award de Melhor Ator
Satellite Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama amarrado com Michael Caine para O Americano Tranquilo
Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor em um papel principal - Filme
Seattle Film Critics Award de Melhor Ator
Southeastern Film Critics Association Award de Melhor Ator
Vancouver Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Nomeadas - Oscar de melhor ator
Nomeadas - Empire Award de Melhor Ator
Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
Nomeadas - MTV Movie Award de Melhor Vilão
Nomeadas - Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Ator
2005 A Balada de Jack e Rose Jack Slavin Marrakech Internacional Film Festival Award de Melhor Ator
2007 Haverá Sangue Daniel Plainview Oscar de melhor ator
Austin Film Critics Award de Melhor Ator
BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal
Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Ator
Central Ohio Film Critics Association Award de Melhor Ator
Chicago Film Critics Association Award de Melhor Ator
Chlotrudis Award de Melhor Ator
Dallas-Fort Worth Film Critics Association Award de Melhor Ator
Evening British Standard Film Award de Melhor Ator
Florida Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama
Irish Film Award de Melhor Ator
Kansas City Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Las Vegas Film Critics Society Award de Melhor Ator
London Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Los Angeles Film Critics Association Award de Melhor Ator
Sociedade Nacional de Críticos de Cinema Award de Melhor Ator
New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Online Film Critics Society Award de Melhor Ator
Palm Springs International Film Festival - Desert Palm Achievement Award
Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Ator
San Diego Film Critics Society Award de Melhor Ator
Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor em um papel principal - Filme
Southeastern Film Critics Association Award de Melhor Ator
Vancouver Film Critics Circle Award de Melhor Ator
Nomeadas - Empire Award de Melhor Ator
Nomeadas - Saturn Award de Melhor Ator
2009 Nove Guido Contini Satellite Award de Melhor Elenco - Motion Picture
Nomeadas - Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco
Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia
Nomeadas - Satellite Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia
Nomeadas - Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme
Nomeadas - Críticos Washington DC Area Film Association Award de Melhor Elenco
2012 Lincoln Abraham Lincoln
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Daniel_Day-Lewis&oldid=401723135 "