Conteúdo verificado

Hebrides

Assuntos Relacionados: Geografia da Grã-Bretanha

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

The Hebrides

The Hebrides (HEB-ri-deez, Gaélico: Innse Gall) compreendem uma ampla e diversificada arquipélago ao largo da costa oeste de Scotland . Há dois grupos principais, o Inner e Outer Hebrides. Essas ilhas têm uma longa história de ocupação remonta ao Mesolítico e da cultura dos moradores tem sido afetado pelas influências sucessivas de Celtic, Nórdicos e ingleses povos de língua, que isso se reflete em nomes dados às ilhas.

Geologia e geografia

As Hébridas tem uma diversificada geologia variando em idade de pré-cambriano estratos que estão entre as rochas mais antigas da Europa para Terciárias ígneas intrusões. Eles podem ser divididos em dois grupos principais:

  • Inner Hebrides , incluindo Islay, Jura, Skye, Mull, Raasay, Staffa eo Pequenas Ilhas
  • Outer Hebrides , incluindo Barra, Berneray, Harris, Lewis, North Uist, South Uist, e St Kilda

The Hebrides como um todo são muitas vezes referidas como as ilhas ocidentais , mas este termo é aplicado de forma mais precisa só para as Hébridas Exteriores, que foram outrora conhecido como The Long Island.

As Hébridas são provavelmente o grupo mais conhecido de Ilhas escocesas, mas outros grupos incluem o ilhas do Firth of Clyde, Islands of the Forth eo Norte Isles. As ilhas no Clyde, especialmente Arran, são às vezes erroneamente chamado Hebrides também.

As Hébridas encontram-se na Mar das Hébridas; ver mapa .

Língua

As Hébridas conter a maior concentração de falantes de gaélico escocês na Escócia. Isto é especialmente verdadeiro do Hébridas Exteriores , onde a maioria das pessoas em geral falam. O colégio gaélico escocês, Sabhal Mòr Ostaig, é baseado em Skye e Islay.

Etimologia

Em Inglês , até o século 18, as pessoas costumavam chamar apenas uma parte das Hébridas com o nome comum Ilhas Ocidentais (ou seja, " Outer Hebrides "). As Hébridas é uma redescoberta do século 18 e incompreensão da clássica Latina nome Hebudes, onde u foi descaracterizou ri. Os formulários clássicos latinos Hebudes ou Hæbudes foram usados pelos escritores romanos Plínio, o Velho, Pomponius Mela e Solino. Em grego antigo do arquipélago foi chamado Αἱβοῦδαι = Haiboudai por Ptolomeu .

O velho Nome velho dos noruegueses, durante o Viking ocupação, foi Suðreyjar, o que significa "Ilhas do Sul" (ver também Sodor). Foi dada em contraste com Norðreyjar, ou o " Norte Isles ", ou seja, Orkney e Shetland .

Ironicamente, dado o estatuto das ilhas ocidentais como o último Gàidhlig reduto falar em Scotland , o nome do idioma gaélico para as ilhas - Innse Gall - significa "ilhas de os estrangeiros", que tem raízes no momento em que eles estavam sob Norse ocupação e colonização, e em referência ao Norse-Gaels, conhecidos em Gaélico como o Gall Gaidhel (que significa Gaels Estrangeiros).

História

Pré-história

As Hébridas foram resolvidos no início da colonização das ilhas britânicas, talvez tão cedo quanto o Mesolítico, em torno de 8500-8250 aC, após as condições climáticas melhoraram o suficiente para sustentar o assentamento humano. Há exemplos de estruturas possivelmente datam de até 3000 aC, o melhor exemplo sendo os menires na Callanish, mas alguns arqueólogos datam o site como Idade do Bronze . Pouco se sabe sobre as pessoas que se instalaram nas Hébridas, mas eles eram provavelmente do mesmo estoque Celtic que se instalara Escócia. Assentamentos na Northton, Harris, têm ambos Copo & Casas neolíticas habitação, a mais antiga das ilhas ocidentais, que atestam a liquidação.

Era Celtic

A menção mais antiga de escrita Hébridas Exteriores foi por Pomponius Mela, um geógrafo romano-Espanhol do primeiro século, que refere-se a um grupo de sete ilhas que deu o nome Haemodae. Plínio o Velho Naturalis Historia de 77AD dá o nome como Hebudes. Outros escritores antigos, como o astrônomo egípcio Ptolomeu , e Solino (século 3 dC) todos parecem mencionar o Hebrides, atestando a algum contato dos povos de lá para o mundo romano.

Pouco se sabe sobre a história dos povos da Hebrides antes do século 6 como eles, como o resto da Escócia, estavam nas profundezas do Idade das Trevas. Os primeiros registros escritos das ilhas vem com a chegada de St. Columba no século 6 dC. Foi esse santo irlandês-escocês que primeiro trouxe o cristianismo para as ilhas no século 6, fundando várias igrejas.

Controlo norueguês

As Hébridas começou a vir sob Controle dos noruegueses e liquidação já antes do século 9 , conhecido como Suðreyar ou em ilhas do sul Nórdico antigo. O controlo norueguês das Hébridas foi formalizada em 1098 quando Edgar da Escócia reconheceu a reivindicação de Magnus III da Noruega. A aceitação escocesa de Magnus III como Rei das Ilhas veio depois que o rei norueguês tinha conquistado as Ilhas Orkney , as Hébridas ea Ilha de Man em uma campanha rápida no início do mesmo ano, dirigida contra os líderes noruegueses locais das várias ilhas. Ao capturar as ilhas Magnus III subjugou o Nórdicos que haviam tomado as ilhas séculos antes e impôs o controle real mais direta.

O controlo norueguês, tanto do Inner e Outer Hebrides veria guerra quase constante até ser finalmente solucionados pela compartimentação dos Isles ocidentais em 1156. O Outer Hebrides permaneceria sob o Reino de Mann e das Ilhas enquanto os Inner Hebrides eclodiu sob Somerled, o parente Norse-Gael de ambos Lulach e da casa real Manx.

Depois de sua vitória de 1156 Somerled passou a dois anos mais tarde assumir o controle sobre a Ilha de Man-se e tornar-se o último King of Mann e das Ilhas de governar sobre todas as ilhas do reino já havia incluído. Após a morte de Somerled em 1164 os governantes de Mann não seria mais no controle das Inner Hebrides.

Controle escocês

Em 1262 houve uma invasão escocesa em Skye e isso causou Haakon IV, Rei da Noruega, embarcar para a Escócia para resolver a questão. No final de 1263 Haakon dirigiu-se para a Escócia com uma grande força de invasão consistindo de 200 navios e 15.000 homens. As tempestades ao redor da costa da Escócia tomaram seu pedágio na frota norueguesa, que em um ponto significava arrastando quarenta navios de terra para Loch Lomond. No final, uma pequena escaramuça ocorreu no Batalha de Largs, onde os noruegueses e seus aliados sob Manx Magnus III da Ilha de Man não conseguiu alcançar algo mais do que uma vitória tática menor contra os escoceses liderados por Alexander III, Rei da Escócia. Após a batalha o mau tempo forçou a frota Norwegian-Manx para navegar de volta para Orkney. Após chegar em Kirkwall, Haakon decidiu inverno em Palácio do Bispo antes de retomar a sua campanha no verão seguinte. Isso não ocorreu como o rei foi atingido por doença e morreu em seu palácio em dezembro do mesmo ano. A morte de Haakon deixou a coroa para seu filho Magnus o Legislador, que considerou a paz com os escoceses mais importante do que segurando as posses norueguesas da Escócia ocidental e no Mar da Irlanda . O Tratado de Perth de 1266 deixou as Hébridas ea Ilha de Man para a Escócia para 4000 marcas e um pagamento anual de 100 marcas. O tratado também confirmou soberania norueguesa sobre Shetland e Orkney. Ainda assim, regra escocesa sobre a Ilha de Man foi confirmado finalmente somente após o Manx e seu último rei nórdico, Godred VI Magnuson foram decisivamente derrotado em 1275 Batalha de Ronaldsway.

As artes

O The Hebrides, também conhecido como Gruta de Fingal, é uma insinuação famoso escrito por Felix Mendelssohn , enquanto que residem nessas ilhas, enquanto Granville Bantock escreveu o Hebridean Symphony. Músicos contemporâneos associados às ilhas incluem Ian Anderson, Donovan e Runrig. O poeta Sorley MacLean nasceu em Raasay, a configuração para o seu melhor poema conhecido, Hallaig. Iain Smith Crichton foi criado em Lewis e Derick Thomson nasceu lá. As Hébridas são o cenário de The Solitary ceifeira, por William Wordsworth.

O romancista Compton Mackenzie vivia na Barra e George Orwell escreveu 1984 enquanto vivendo em Jura. De JM Barrie Rose Marie contém referências a Harris inspirado por uma visita de férias para Castelo Amhuinnsuidhe e ele escreveu um roteiro para o 1924 adaptação cinematográfica de Peter Pan, enquanto em Eilean Shona.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Hebrides&oldid=230092086 "