Conteúdo verificado

Pachycephalosaurus

Assuntos Relacionados: Dinosaurs

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Pachycephalosaurus
Intervalo temporal: Cretáceo Superior, 70-65.5Ma
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
Crânio fundido, Oxford University Museum of Natural History
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Ornithischia
Família: Pachycephalosauridae
Subfamília: Pachycephalosaurinae
Tribo: Pachycephalosaurini
Género: Pachycephalosaurus
Brown & Schlaikjer de 1943 ( protectum nomen)
Espécie: P. wyomingensis
Nome binomial
Pachycephalosaurus wyomingensis
( Gilmore, 1931
[Nomen protectum, originalmente Troodon])
Sinônimos

Tylosteus ornatus Leidy, 1872
( nomen rejectum)
Troodon wyomingensis Gilmore, 1931
Spinifer Stygimoloch? Galton & Sues de 1983
Dracorex hogwartsia? Bakker et al., 2006

Pachycephalosaurus (pron .: / ˌ p æ k ɨ ˌ s ɛ f əl ə s ɔr ə s /; que significa "lagarto dirigido densamente," a partir de grego pachys- / παχυς- "grosso", kephale / κεφαλη "cabeça" e sauros / σαυρος "lagarto") é um género de pachycephalosaurid dinossauro . Ele viveu durante o final do cretáceo Período ( Maastrichtian fase) do que hoje é a América do Norte . Restos foram escavados em Montana, Dakota do Sul, e Wyoming. Era um herbívoros ou criatura onívora que só é conhecido a partir de um único crânio e alguns extremamente grossa telhados crânio. Este dinossauro é monotypic, significando que o espécie-tipo, P. wyomingensis, é a única espécie conhecida. Paquicefalossauro era um dos últimos dinossauros não-aviários antes da Cretáceo-Paleogene evento de extinção. Outro dinossauro, Tylosteus do oeste da América do Norte, tem sido sinonimizada com Pachycephalosaurus.

Como outros pachycephalosaurids, Paquicefalossauro era um bípede onívoro com um extremamente grossa teto do crânio. Ele possuía membros posteriores longas e pequenas patas dianteiras. Pachycephalosaurus é o maior pachycephalosaur conhecida.

As cúpulas cabeça dura Pachycephalosaurus e gêneros relacionados deu origem à hipótese de que paquicefalossauros usado seus crânios em combate intra-específica. Esta hipótese tem sido contestada nos últimos anos.

Descrição

A comparação do tamanho de um adulto P. wyomingensis (verde), estágios de crescimento potencial, e um ser humano

A anatomia de Pachycephalosaurus é pouco conhecida, uma vez que apenas restos do crânio têm sido descritas. Pachycephalosaurus é famosa por ter uma grande cúpula, ósseo no topo de seu crânio, até 25 cm (10 pol) de espessura, que almofadadas com segurança seu minúsculo cérebro. Aspecto traseiro da abóbada foi afiado com botões ósseos e picos ósseas curtas projetados para cima do focinho. Os picos foram, provavelmente, sem corte, sem nitidez.

O crânio era curto, e possuía grandes órbitas oculares arredondadas que enfrentaram para a frente, o que sugere que o animal tinha uma boa visão e era capaz de visão binocular. Pachycephalosaurus tinha um focinho pequeno que terminou em um bico pontiagudo. Os dentes foram pequenas, com coroas em forma de folha. A cabeça foi apoiada por um "S" - ou "U" em forma de pescoço.

Pachycephalosaurus era provavelmente bípede e foi a maior da pachycephalosaurid (osso de cabeça) dinossauros. Estimou-se que era cerca de 4,5 Paquicefalossauro metros (15 pés) de comprimento e pesava 450 kg (990 lb). Com base em outros pachycephalosaurids, ele provavelmente teve um relativamente curto, pescoço grosso, membros dianteiros curtos, um corpo volumoso, longas pernas traseiras e uma cauda pesada, que foi provavelmente realizado por rígida ossificada tendões.

Classificação e sistemática

Pachycephalosauria

Stenopelix



Wannanosaurus



Yaverlandia


anônimo

Goyocephale


anônimo

Homalocephale


Pachycephalosauridae

Stegoceras


Pachycephalosaurinae
anônimo

Tylocephale



Prenocefale



anônimo

Sphaerotholus


anônimo

Stygimoloch



Pachycephalosaurus









O cladogram aqui apresentado segue uma análise de Williamson e Carr, 2002. Um género listados acima, Yaverlandia, não é mais considerado um pachycephalosaurian.

Pachycephalosaurus dá nome ao Pachycephalosauria, uma clade de herbívoros ornithischian ("pássaro hipped") dinossauros que viveram durante o Período Cretáceo Superior na América do Norte e Ásia . Apesar de sua postura bípede, eles provavelmente foram mais estreitamente relacionado com o ceratópsios do que o ornithopods.

Pachycephalosaurus é o membro mais famoso da Pachycephalosauria (embora não o membro mais bem preservado). O clado também inclui Stenopelix, Wannanosaurus, Goyocephale, Stegoceras, Homalocephale, Tylocephale, Sphaerotholus e Prenocefale. Dentro da tribo Pachycephalosaurini, Pachycephalosaurus é mais estreitamente relacionadas com Dracorex e Stygimoloch, embora estes possam ser formas juvenis de Pachycephalosaurus.

Descoberta e história

Um esqueleto Pachycephalosaurus Mount com base na amostra "Sandy", em exibição no Museu Real de Ontário, Toronto.

Restos atribuível aos Pachycephalosaurus pode ter sido encontrado tão cedo quanto a década de 1850. Conforme determinado pela Donald Baird, em 1859 ou 1860 Ferdinand Vandiveer Hayden, um colecionador de fósseis no início do Oeste norte-americano, recolheu um fragmento ósseo na vizinhança da cabeça do rio Missouri , do que agora é conhecido por ser o Formação Lance no sudeste de Montana. Este espécime, agora ANSP 8568, foi descrito pela Joseph Leidy em 1872 como pertencentes à dérmica armadura de um réptil ou um tatu animais -como. Sua natureza real não foi encontrado até Baird reestudados-lo ao longo de um século mais tarde e identificou-o como uma esquamosal (osso a partir da parte posterior do crânio) de Paquicefalossauro, incluindo um conjunto de botões ósseos correspondentes aos encontrados em outras amostras de Paquicefalossauro. Porque o nome Tylosteus Paquicefalossauro antecede, de acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica Tylosteus, normalmente, seria o preferido. Em 1985, Baird pediu para ter sucesso Pachycephalosaurus usado em vez de Tylosteus porque o último nome não tinha sido utilizado por mais de 50 anos, foi baseada em materiais undiagnostic, e pobre geográfica e informação estratigráfica. Isto pode não ser o fim da história; Robert Sullivan sugeriu em 2006 que ANSP 8568 é mais parecido com o osso correspondente de Dracorex do que a de Pachycephalosaurus. A questão é de importância incerto, porém, se Dracorex realmente representa um Pachycephalosaurus juvenil, como foi recentemente proposto.

P. wyomingensis, o digite e atualmente única espécie válidos de Pachycephalosaurus, foi nomeado por Charles W. Gilmore em 1931. Ele cunhou-lo para o crânio parcial USNM 12031, da Formação Lance de Niobrara County, Wyoming. Gilmore atribuído suas novas espécies de Troodon como T. wyomingensis. Na altura, pensou que paleontólogos troodonte, então conhecida apenas a partir de dentes, foi o mesmo que Stegoceras, que tinha dentes semelhantes. Por conseguinte, o que é agora conhecido como pachycephalosaurids foram atribuídos à família Troodontidae, um equívoco não corrigido até 1945, por Charles M. Sternberg.

O crânio adulto holótipo de Pachycephalosaurus "reinheimeri" (DMNS 469)

Em 1943, Barnum Brown e Erich Maren Schlaikjer, com novo material, mais completa, estabeleceu o gênero Pachycephalosaurus. Eles nomearam duas espécies: Pachycephalosaurus grangeri, o escreva espécies do gênero Pachycephalosaurus, e Pachycephalosaurus reinheimeri. P. grangeri foi baseado em AMNH 1696, um crânio quase completo do Formação Hell Creek de Ekalaka, Carter County, Montana. P. reinheimeri foi baseado no que é agora DMNH 469, uma cúpula e alguns elementos associados da Formação Lance de Corson County, South Dakota. Eles também se refere a espécies wyomingensis mais velho "Troodon" para suas novas gênero. Seus dois mais recente espécies foram consideradas sinônimo de P. wyomingensis desde 1983.

Crescimento

Série que mostra o crescimento proposta de redução de espigas e crescimento de cúpula com a idade

Os paquicefalossauros Dracorex e Stygimoloch pode ser espécimes de Pachycephalosaurus em que a cúpula e os chifres não são bem desenvolvidos, ou porque o animal era um juvenil ou uma fêmea. Esta consideração foi apoiada na reunião anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados de 2007. Jack Horner de Montana State University apresentou evidências, a partir da análise do crânio das único espécime Dracorex existentes, que este dinossauro pode muito bem ser uma forma juvenil da Stygimoloch. Além disso, ele apresentou dados que indica que ambos os Stygimoloch e Dracorex podem ser formas juvenis de Paquicefalossauro. Horner e MB Goodwin publicou suas descobertas em 2009, mostrando que as pico / nó e cúpula do crânio ossos de exposição extrema plasticidade todos os três "espécie", e que tanto Dracorex e Stygimoloch são conhecidos apenas a partir de espécimes juvenis enquanto Pachycephalosaurus é conhecido apenas a partir de espécimes adultos . Estas observações, além do fato de que todas as três formas viveram na mesma época e lugar, levá-los a concluir que Dracorex e Stygimoloch foram simplesmente juvenil Pachycephalosaurus, que perdeu pontos e cúpulas cresceu à medida que envelheciam. Um estudo de 2010 por Nick Longrich e colegas também apoiou a hipótese de que todos os paquicefalossauros planos de crânio eram jovens, o que sugere que as formas planas de crânio como Goyocephale e homalocephale representam juvenis de adultos skulled de cúpula.

Paleobiology

Quase todos os fósseis Pachycephalosaurus foram recuperados a partir do Formação e Lance Formação Hell Creek do oeste dos Estados Unidos. Pachycephalosaurus possivelmente co-existia ao lado espécies pachycephalosaur adicionais dos gêneros Dracorex e Stygimoloch, embora estes podem representar juvenis de si Pachycephalosaurus. Outros dinossauros que compartilharam seu tempo e lugar incluem Tescelossauro, o hadrosaurid Edmontosaurus, Ceratopsid Triceratops , ankylosaurid anquilossauro , e os terópodes Ornithomimus, Troodon , e tiranossauro .

Os cientistas suspeitavam que uma vez Pachycephalosaurus e seus parentes eram os equivalentes de bípedes carneiros selvagens ou musk bois; que indivíduos do sexo masculino seria ram o outro de cabeça. Acreditava-se também que eles iriam fazer a sua cabeça, pescoço e corpo horizontalmente em linha reta, a fim de transmitir o estresse durante a abalroar. No entanto, acredita-se agora que os paquicefalossauros não poderia ter utilizado suas cúpulas desta forma.

A Pachycephalosaurus exibindo seu telhado crânio proeminente.

Acima de tudo, o telhado do crânio não poderia ter sustentado adequadamente impacto associado a essa fortificação. Além disso, não há nenhuma evidência de cicatrizes ou outros danos no crânios Pachycephalosaurus fósseis. Além disso, o dorsal cervical e vértebras anterior mostram que o pescoço foi realizada em um "S" - ou "L" em forma de curva, em vez de uma orientação linear, e, portanto, inadequado para golpes de cabeça directa. Por fim, a forma arredondada do crânio iria diminuir a área superficial em contacto durante a golpes de cabeça, resultando em olhando golpes.

É mais provável que o Pachycephalosaurus e outros pachycephalosaurid gêneros envolvidos em flanco-butting em combate intra-específica. Neste cenário, um indivíduo pode ter ficado mais ou menos paralelo ou enfrentou um rival diretamente, usando de intimidação exibe a vaca seu rival. Se intimidação falhou, o Pachycephalosaurus iria dobrar a sua cabeça para baixo e para o lado, batendo o rival pachycephalosaur no seu flanco. Essa hipótese é apoiada pelo relativamente ampla largura da maioria dos paquicefalossauros, um traço que teria protegido os órgãos vitais do dano. A teoria flanco-butting foi proposto pela primeira vez por Sues em 1978 e expandida por Ken Carpenter em 1997.

Em 2012, um estudo mostrou que as patologias cranianas em um P. espécime wyomingensis eram provavelmente devido ao comportamento agonístico. Também foi proposto que o dano semelhante em outro pachycephalosaur espécimes anteriormente explicado como artefatos tafonômicos e absorções de osso pode, em alternativa ter sido devido a tal comportamento.

Dieta

Os cientistas ainda não sabem o que estes dinossauros comiam. Ter dentes muito pequenos, sulcadas eles não poderiam ter mastigado difíceis, plantas fibrosas de forma tão eficaz como outros dinossauros da mesma época. Supõe-se que paquicefalossauros viveu em uma dieta mista de folhas, sementes, frutos e insetos. Os dentes serrilhados afiados, teria sido muito eficaz para a destruição de plantas.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pachycephalosaurus&oldid=543329042 "