Conteúdo verificado

Ankylosaurus

Assuntos Relacionados: Dinosaurs

Você sabia ...

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Ankylosaurus
Intervalo temporal: Cretáceo Superior, 66.5-65.5Ma
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
Crânio do Formação Scollard, Alberta
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Ornithischia
Família: Ankylosauridae
Subfamília: Ankylosaurinae
Género: Ankylosaurus
Brown, 1908
Espécie: A. magniventris
Brown, 1908

Ankylosaurus (que é pronunciada / ˌæŋkɨlɵsɔrəs / [ANG-ki-lo-Sawr-nos] ou / æŋˌkaɪlɵsɔrəs / [-ang-KIE-lo-Sawr nos], e que significa "lagarto fundido") é um género de ankylosaurid dinossauro , contendo uma espécie , A. magniventris. Fósseis de anquilossauro são encontrados em formações geológicas que datam do final do Cretáceo Período (entre cerca de 66,5-65,5 milhões de anos atrás), no oeste da América do Norte .

Apesar de um esqueleto completo não foi descoberto e vários outros dinossauros são representados por mais extenso material fóssil, Ankylosaurus é muitas vezes considerado o arquetípica dinossauro blindado. Outros ankylosaurids compartilhada suas funções-o bem conhecidas corpo fortemente blindado e enorme cauda óssea clube, mas Ankylosaurus era o maior membro conhecido da família.

Paleobiology

Tamanho estimado de Ankylosaurus comparado a um ser humano.

Ankylosaurus era um animal grande para os padrões modernos, estimadas em comprimentos de 8-9 m (26-30 pés) e pesando até 6 toneladas (13.000 libras). No entanto, seguindo uma redescription significativa dos fósseis em 2004, um tamanho muito menor tem sido sugerida, com base no maior crânio conhecido, em 64,5 centímetros (25,4 polegadas) de comprimento e 74,5 centímetros (29,3 polegadas) de largura, o animal inteiro foi estimado em 6,25 m (20,5 pés) de comprimento, 1,5 m (4,9 pés) de largura e 1,7 m (5,6 pés) de altura no quadril. A forma do corpo foi rebaixado e bastante ampla. Era quadrúpede, com as patas traseiras mais longas que as patas dianteiras. Embora seus pés ainda são desconhecidos, as comparações com outros ankylosaurus sugerem Ankylosaurus provavelmente tinha cinco dedos em cada pé. O crânio era baixo e de forma triangular, mais larga do que foi longa. Como outros ankylosaurs, Ankylosaurus era herbívoro , com pequenos dentes em forma de folha, para o cultivo de vegetação. Estes dentes foram menores, em relação ao tamanho do corpo, do que em qualquer outra espécie Ankylosaurid. Ankylosaurus não partilham as baterias ranger de dentes da contemporânea ceratopsid e dinossauros Hadrosaurid, indicando que muito pouco mastigação ocorreu. Ossos do crânio, e outras partes do corpo foram fundidos, aumentando a sua resistência.

Armadura

A característica mais evidente de anquilossauro é sua armadura, que consiste em botões de massa e placas de osso, conhecidos como osteoderms ou escudos, incorporados na pele. Osteoderms também são encontrados na pele de crocodilos , tatus e alguns lagartos . O osso foi provavelmente coberto por uma camada dura, horny de queratina. Estes osteoderms variou muito em tamanho, a partir de largura, placas planas para nódulos pequenos, redondos. As placas foram alinhadas em fileiras horizontais regulares para baixo do pescoço do animal, costas e quadris, com os muitos nódulos menores que protegem as áreas entre as placas maiores. Pratos menores pode ter sido organizado nos membros e cauda. Em comparação com o ankylosaurid ligeiramente mais antigo Euoplocephalus, as placas de anquilossauro foram suave na textura, sem os altos quilhas encontrados na armadura do contemporâneo nodosaurid Edmontonia. Uma fila de pontas triangulares planas, pode ter saliente lateralmente ao longo de cada lado da cauda. Resistente, arredondado escalas protegia a parte superior do crânio, enquanto quatro grandes piramidais chifres projetado para fora de seus cantos traseiros.

Clube cauda

Ankylosaurus clube cauda, AMNH

O clube cauda famoso de anquilossauro também foi composto de várias osteoderms grandes, que foram fundidos com os últimos cauda vértebras. Foi pesada e suportado pela última vértebras sete cauda, que interligados para formar uma haste rígida na base do clube. Espesso tendões foram preservados, que acompanha a essas vértebras. Estes foram parcialmente tendões ossificou (ou ósseo) e não foram muito elástica, permitindo uma grande força para ser transmitidos para a extremidade da cauda quando foi balançado. Parece ter sido uma arma de defesa activa, capaz de produzir o suficiente de um impacto devastador para quebrar os ossos de um assaltante. Um estudo de 2009 mostrou que "grandes botões cauda poderia gerar força suficiente para quebrar osso durante a impactos, mas botões médios e pequenos não podia", e que "o comportamento rabo balançando é viável em ankylosaurids, mas não se sabe se a cauda foi utilizado para interespecífica defesa, combate intra-específica, ou ambos ". Também foi proposto que o clube cauda agiu como um chamariz para a cabeça, embora esta idéia agora é amplamente desacreditada.

Ambiente

Ilustração do Ankylosaurus magniventris

Ankylosaurus existia entre 66,5-65,5 milhões de anos atrás, na final Maastrichtian fase do Final do período Cretáceo, e estava entre os últimos espécie de dinossauro que apareceram antes do Cretáceo-Paleogene evento de extinção. O tipo de amostra é a partir da Formação Hell Creek de Montana, enquanto que outras amostras foram encontrados no Formação de Lance Wyoming eo Formação em Scollard Alberta, Canadá , todos os quais datam do final do Cretáceo.

O Lance, Hell Creek e Scollard Formações representam diferentes seções da costa ocidental do mar raso que dividiu ocidental e oriental da América do Norte durante o Cretáceo. Eles representam uma planície costeira ampla, estendendo-se para o oeste do caminho marítimo para as recém-formadas Montanhas Rochosas . Estas formações são compostos em grande parte de arenito e lamito, que têm sido atribuídas a ambientes de várzea. The Hell Creek é a melhor estudado desses ambientes antigos. Na época, essa região era subtropical , com um clima quente e úmido. Muitas espécies de plantas foram suportados, principalmente angiospermas, com menos comum coníferas, samambaias e cicas. Uma abundância de folhas de fósseis encontrados em dezenas de locais diferentes indica que a área foi em grande parte florestada por pequenas árvores. Ankylosaurus seu ambiente compartilhado com os dinossauros, incluindo os ceratópsios Triceratops e Torosaurus, hypsilophodont Tescelossauro, hadrosaurid Edmontosaurus, nodosaurid Edmontonia, pachycephalosaurian Pachycephalosaurus , e os terópodes Ornithomimus, Troodon , e tiranossauro .

Fósseis de anquilossauro são consideravelmente rara nesses sedimentos, em comparação com Edmontossauro eo super-abundante Triceratops , que compõem a maioria dos grandes fauna herbívoro. Outra anquilossauro, Edmontonia, também é encontrado nas mesmas formações. No entanto, Ankylosaurus e Edmontonia parecem ter sido separadas geograficamente e ecologicamente. Anquilossauro tinha um focinho largo, talvez utilizado para não-seletivo pastejo e, portanto, pode ter sido limitada às regiões de montanha, longe da costa, enquanto Edmontonia tinha um focinho mais estreito, indicando uma dieta mais seletiva, e parece ter vivido em altitudes mais baixas, mais perto da costa.

Classificação

Ankylosaurus foi nomeado como o Tipo de Gênero da família Ankylosauridae. Ankylosaurids são membros da maior taxon ankylosauria, que também contém o nodosaurids. Filogenia anquilossauro é um tema controverso, com várias análises mutuamente exclusivos apresentados nos últimos anos, por isso a posição exata do Ankylosaurus dentro Ankylosauridae é desconhecida. Ankylosaurus e Euoplocephalus são muitas vezes pensado para ser taxa irmã. No entanto, outras análises descobriram esses gêneros em diferentes posições. Novas descobertas ou trabalhos de investigação podem esclarecer a situação.

Descoberta

Restauração do Ankylosaurus (AMNH 5895) por Barnum Brown, 1908, antes de o clube cauda era conhecido

Ankylosaurus foi nomeado pela americana paleontólogo Barnum Brown, em 1908. O nome genérico é derivado do grego palavras αγκυλος / ankulos ("curva") e σαυρος / sauros ("lagarto"). Brown destina esse nome no mesmo sentido em que o termo médico anquilose, para se referir à rigidez produzida pela fusão de muitos ossos do crânio e do corpo, de modo que o nome é frequentemente traduzido como 'lagarto endureceu.' O espécie é o A. magniventris, a partir do latim Magnus ("grande") e ventre ("barriga"), referindo-se à grande largura do corpo do animal.

Uma equipe liderada por Brown descobriu o espécime-tipo de A. magniventris (AMNH 5895) na Formação Hell Creek de Montana, em 1906. Esta consistiu no topo do crânio, assim como vértebras, costelas, parte da cintura escapular e armadura. Seis anos antes, Brown encontrou o esqueleto de um grande terópode dinossauro (AMNH 5866) na Formação Lance de Wyoming. Este espécime foi nomeado Dynamosaurus imperiosus em 1905, mas agora é pensado para pertencer ao Tyrannosaurus rex . Associado a AMNH 5866 foram mais de 75 osteoderms de vários tamanhos, que foram atribuídos a Dynamosaurus. No entanto, estes osteodermos são quase idênticas em forma aos de A. magniventris e muito provavelmente pertencem a esta espécie. Em 1910, enquanto em uma expedição para Alberta, Barnum Brown recuperou seu terceiro espécime de A. magniventris (AMNH 5214), da Formação Scollard. AMNH 5214 inclui um crânio completo eo clube cauda primeira conhecida, bem como costelas, ossos dos membros e armadura. Todos os três das amostras acima referidas são agora alojadas na Museu Americano de História Natural, em Nova York . O maior crânio conhecido deste animal (NMC 8880) foi coletado em Alberta por Charles M. Sternberg, em 1947 e está agora alojado no Museu Canadense da Natureza. Muitos outros ossos isolados, placas de blindagem e os dentes foram encontradas ao longo dos anos.

Na cultura popular

Desde sua descrição em 1908, Ankylosaurus foi divulgado como o dinossauro blindado arquetípico, e devido à sua aparência facilmente reconhecível e do intenso interesse público em dinossauros, tem sido uma característica de todo o mundo a cultura popular por muitos anos. A reconstrução em tamanho real do Ankylosaurus destaque no 1964 Feira Mundial em Nova York contribuiu muito para sua popularidade. Ankylosaurus é nomeado em 1955 Japanese kaiju filme Godzilla Raids Novamente, como o antepassado do monstro mutante Anguirus. (Muitas variações na pronúncia e grafia existir.) Anguirus apareceu em sete Godzilla filmes entre 1955 e 2004. Anguirus também fez numerosas aparições em livros, em programas de televisão e em videogames.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Ankylosaurus&oldid=542128477 "