Conteúdo verificado

O ródio (III), cloreto de

Assuntos Relacionados: Os compostos químicos

Você sabia ...

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Os dados de segurança
Identificadores
Número da CE 233-165-4
Número RTECS VI9290000
Propriedades
Fórmula molecular RhCl 3
Massa molar 209,26 g / mol (anidro)
Aparência sólido vermelho escuro
Densidade 5,38 g / cm 3, sólido
Ponto de fusão

450 ° C (incerta)

Ponto de ebulição

717 ° C

Solubilidade em água solúvel
Acidez (p Ka) em solução ácida
Estrutura
A estrutura de cristal Ycl 3
Coordenação
geometria
octaédrico
Termoquímica
Entalpia padrão de
formação Δ f H o 298
-234 KJ / mol
Perigos
Classificação da UE não listado
Ponto de centelha não inflamável
Os compostos relacionados
Outros aniões O ródio (III), fluoreto
O ródio (III) brometo de
O ródio (III), iodeto de
Outros cátions O cobalto (II), cloreto de
Irídio (III) cloreto de
Os compostos relacionados Ruténio (III), cloreto de
Paládio (II) cloreto de
Excepto quando indicado, os dados são dados para materiais no seu estado normal (a 25 ° C, 100 kPa)
Referências de Infobox

O ródio (III), cloreto geralmente refere-se a tricloreto de ródio hidratado, de um composto com a fórmula molecular RhCl 3 (H 2 O) 3. Outra cloreto de ródio é proeminente RhCl 3, um sólido polimérico com a estrutura AlCl3. Trabalhadores inexperientes às vezes confundem os dois cloretos de ródio, mas seu comportamento é completamente diferente. Mais química atribuída a "tricloreto de ródio" requer a utilização da forma hidratada. Alguns procedimentos que exigem um cloreto de ródio implicam a utilização de Na 3RhCl 6, que é também um molecular, portanto, reactivo, a forma de Rh (III).

Cloretos de ródio (III) são os produtos da separação de ródio da outra metais do grupo da platina.

Propriedades

RhCl 3 (H 2 O) x existe a vermelho escuro diamagnetic cristais. É moderadamente higroscópico. É solúvel em água para dar soluções avermelhado que, dependendo da idade da solução, contêm quantidades variáveis de RhCl 3 (H 2 O) 3, [RhCl 2 (H2O) 4] + e [RhCl (H 2 O) 5] 2+.

Preparação

RhCl 3 (H 2 O) 3 é produzido pela acção de ácido clorídrico em hidratada de ródio (III) óxido. RhCl 3 (H 2 O) 3 pode ser cristalizado a partir de uma solução concentrada de ácido clorídrico . Este método ajuda a remover o nitrogênio molecular contendo impurezas.

RhCl 3 é preparado por reacção do cloro com ródio esponja a 200-300 ° C. A reacção correspondente no fundido de cloreto de sódio proporciona 6 Na 3RhCl.

Complexos de coordenação

RhCl 3 (H 2 O) 3 é usado para preparar uma variedade de complexos, como ilustrado abaixo. Os complexos de Rh (III) são geralmente cineticamente inerte com geometria octaédrica. Rh (I) derivados tendem a ser planar quadrado.

Ammines

Soluções em etanol de RhCl 3 (H 2 O) 3 reage com amónia para se obter o cloreto de pentammine [RhCl (NH3) 5] 2+. Zinco redução deste catião seguido pela adição de sulfato dá o hidreto incolor [[RHH (NH 3) 5] SO 4. Note-se que os complexos de NH3 são geralmente referidos como "ammines".

Tio�eres

Etanólicos soluções de RhCl 3 (H 2 O) 3 reage com sulfuretos de dialquilo.

RhCl 3 (H 2 O) 3 + 3 SR 2 → RhCl 3 (SR 2) 3 + 3 H2O

Ambos fac e mer estereoisómeros de tais compostos foram isolados.

Fosfinas terciárias

A reacção de 3 RhCl (H 2 O) 3 sob condições suaves com fosfinas terciárias proporciona aductos semelhante aos complexos de tioéter acima mencionados. Quando estas reacções são conduzidas em ebulição etanol solução, obtém-se Rh (I), tais como derivados de RhCl (PPh3) 3, Catalisador de Wilkinson. Neste caso, o etanol provavelmente serve como agente redutor, obtendo-se o acetaldeído.

RhCl 3 (H 2 O) 3 + 3 PPh3 + CH 3 CH 2 OH RhCl (PPh3) 3 + CH 3 CHO + 2 HCl + 3 H2O

Alternativamente, PPh3 / H2O poderia ser o agente redutor, obtendo-se OPPh 3 e HCl.

Piridina

Após a ebulição numa mistura de etanol e piridina (PY), RhCl 3 (H 2 O) 3 dá trans- [RhCl 2 (aa) 4)] Cl. A influência redutora do etanol é evidente porque a reacção correspondente na água proporciona fac-RhCl 3 (piridina) 3, análogos aos derivados de tioéter. A oxidação de uma solução etanólica aquosa de piridina e RhCl 3 (H 2 O) 3 por ar proporciona azul paramagnética [Cl (py) 4 Rh-O 2 Rh (py) 4 Cl] 5+.

Alkenes

A reacção de 3 RhCl (H 2 O) 3 com olefinas proporciona compostos do tipo Rh 2 Cl 2 (alceno) 4. Mais comumente, dialkenes são empregues nesta reacção, tal como norbornadieno e 1,5-ciclooctadieno. Ilustrativa da sua elevada reactividade dos seus complexos de alceno, em que 1,3-ciclooctadieno é tratada com 3 RhCl (H 2 O) 3, em etanol, obtém-se o complexo de 1,5-ciclooctadieno. Os ligandos de diolefina pode ser removido por descomplexação usando cianeto.

Monóxido de carbono

Agitando um metanol solução de RhCl 3 (H 2 O) 3 sob 1 bar de monóxido de carbono produz o anião dicarbonyldichlororhodate (I), [RhCl 2 (CO) 2] -. O tratamento de um sólido RhCl 3 (H 2 O) 3, com fluxo de CO dá [RhCl (CO) 2] 2, um sólido de cor vermelha que por sua vez se dissolve em álcoois na presença de cloreto, para dar o dicloreto acima mencionado.

Numerosos Rh-CO-PR 3 (R = grupo orgânico) compostos foram preparados no decurso de investigações extensivas sobre a catálise de hidroformilação. RhCl (PPh3) 3 reage com CO para dar trans-RhCl (CO) (PPh3) 2, análogo ao estequiometricamente mas menos reactivos do que Complexo de Vaska. Este mesmo composto pode ser preparado utilizando formaldeído no lugar de CO. Trans-RhCl (CO) (PPh3) 2 reage com uma mistura de NaBH4 e PPh3 dá RHH (CO) (PPh3) 3.

Ródio e catálise

Começando especialmente na década de 1960, RhCl 3 (H 2 O) 3 foi demonstrado ser cataliticamente activo para uma variedade de reacções envolvendo CO, H 2, e alceno . Por exemplo, RhCl 3 (H 2 O) 3 foi mostrado para dimerise eteno a uma mistura de cis e trans 2-buteno:

2 C 2 H 4 CH3-CH = CH-CH 3

(Infelizmente essa reação falhar por alcenos mais elevados).

Nas décadas seguintes, no entanto, a catálise baseado em ródio tem enfatizado reacções em solventes orgânicos com ligandos orgânicos em lugar de H 2 O. Assim, a dimerização de etileno foi demonstrado que envolvem catálise por Rh 2 Cl 2 (C 2 H 4) 4. Isto e muitas descobertas relacionadas alimentada então jovem campo de "catálise homogénea", em que os catalisadores são dissolvidos no meio com o substrato. Anterior a essa época, a maioria dos catalisadores de metal eram "heterogêneo", ou seja, os catalisadores foram sólidos e os substratos foram líquido ou gases.

Um avanço significativo na área de catálise homogénea foi a descoberta de que PPh 3 -derived complexos foram particularmente activos cataliticamente, bem como solúvel em solventes orgânicos. Mais conhecido dos catalisadores suportados-fosfina é RhCl (PPh3) 3,:, que catalisa a hidrogenação e isomerização de alcenos. O hidroformilação. de alcenos é catalisada pela RHH relacionada (CO) (PPh3) 3. Catálise por ródio é tão eficiente que se deslocou de forma significativa a tecnologia anterior, com base em catalisadores de cobalto menos caros.


Segurança

Ródio (III) cloreto não está listado no Anexo I da Directiva 67/548 / CEE do Conselho, mas é geralmente classificado como nocivo, R22: Nocivo por ingestão. Alguns compostos Rh têm sido investigados como fármacos anti-cancro. O ródio não é um elemento essencial.

Ele é listado no inventário do Toxic Substances Control Act (TSCA).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Rhodium(III)_chloride&oldid=223043489 "