Conteúdo verificado

Água

Assuntos Relacionados: Clima e Meteorologia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Água em três estados: líquido, sólido ( gelo ), e (invisível) de vapor de água . no ar Nuvens são acumulações de gotículas de água, condensado do ar saturado de vapor.

A água é um composto químico com a fórmula química H 2 S . Uma molécula de água contém um oxigénio e dois de hidrogénio átomos ligados pela ligações covalentes. A água é um líquido em temperatura padrão e pressão ambiente, mas muitas vezes co-existe na Terra com a sua sólida estado, gelo , e gasoso Estado ( vapor de água ou vapor). A água também existe em um cristal líquido estado perto superfícies hidrofílicas.

A água cobre 71% da superfície da Terra, e é vital para todas as formas conhecidas de vida . Na Terra, 96,5% da água do planeta é encontrado nos oceanos, 1,7% nas águas subterrâneas, 1,7% em geleiras e as calotas polares da Antártida e da Groenlândia, uma pequena fração em outras grandes massas de água, e de 0,001% no ar como vapor, nuvens (formado de partículas sólidas e líquidas de água em suspensão no ar), e precipitação. Apenas 2,5% da água da Terra é água doce, e 98,8% dessa água está no gelo e águas subterrâneas. Menos de 0,3% de toda a água doce é em rios, lagos, ea atmosfera, e uma quantidade ainda menor de água doce da Terra (0,003%) está contido dentro de corpos biológicos e produtos manufaturados.

Água na Terra se move continuamente através do ciclo hidrológico de evaporação e transpiração ( evapotranspiração), condensação, precipitação, e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar . Evaporação e transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.

Seguro de água potável é essencial para os seres humanos e outras formas de vida, mesmo que não fornece calorias ou orgânicos nutrientes . O acesso à água potável tem melhorado ao longo das últimas décadas, em quase todas as partes do mundo, mas cerca de um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a água potável e mais de 2,5 bilhões não têm acesso a saneamento adequado. Há uma correlação clara entre o acesso à água potável e PIB per capita. No entanto, alguns observadores estimam que até 2025 mais de metade da população mundial estará enfrentando vulnerabilidade à base de água. Um recente relatório (Novembro de 2009) sugere que, em 2030, em algumas regiões em desenvolvimento do mundo, a demanda de água irá exceder a oferta em 50%. A água desempenha um papel importante na economia mundial, uma vez que funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas e facilita o arrefecimento industrial e de transporte. Aproximadamente 70% do água doce utilizada pelo homem vai para a agricultura .

Propriedades químicas e físicas

Modelo de pontes de hidrogênio (1) entre as moléculas de água
Impacto de uma gota de água provoca um jato para cima "rebote" cercado por circular ondas de capilaridade.
Flocos de neve por Wilson Bentley, 1902
Gotas de orvalho aderindo a uma teia da aranha
A ação capilar de água em comparação com mercúrio

A água é a substância química com a fórmula química H2O: uma molécula de água tem dois hidrogénio átomos covalentemente ligados a um único oxigénio átomo.

Água aparece na natureza em todos os três estados comuns da matéria (sólido, líquido e gasoso) e pode assumir muitas formas diferentes na Terra: o vapor de água e nuvens no céu; água do mar nos oceanos; icebergs nos oceanos polares; geleiras e rios nas montanhas ; e o líquido em aquíferos no solo.

As principais propriedades químicas e físicas da água são os seguintes:

  • A água é um líquido à temperatura padrão e pressão. É insípido e inodoro. O intrínseca cor da água e do gelo é uma muito ligeira tonalidade azul, embora ambos aparecem incolor em pequenas quantidades. O vapor de água é, essencialmente, como um gás invisível.
  • A água é transparente no visível espectro eletromagnético. Assim plantas aquáticas podem viver em água, porque a luz solar pode alcançá-los. A luz infravermelha é fortemente absorvida pelo oxigênio-hidrogênio ou ligações OH.
  • Uma vez que a molécula de água não é linear e o átomo de oxigénio tem uma maior electronegatividade do que átomos de hidrogénio, que transporta uma ligeira carga negativa, enquanto que os átomos de hidrogénio são ligeiramente positiva. Como resultado, a água é um com uma molécula polar momento de dipolo eléctrico. A água também pode formar um número invulgarmente elevado de intermoleculares ligações de hidrogénio (quatro) de uma molécula de seu tamanho. Estes factores conduzem a fortes forças de atracção entre as moléculas de água, dando origem a água de alta tensão superficial e as forças capilares. O acção capilar refere-se à tendência da água para mover-se de um tubo estreito contra a força da gravidade . Esta propriedade é invocada por todos plantas vasculares, tais como árvores.
  • A água é um bom polar solvente e é muitas vezes referida como o universal solvente . As substâncias que se dissolvem em água, por exemplo, sais , açúcares , ácidos , álcalis, e alguns gases - principalmente de oxigênio, dióxido de carbono ( carbonatação) são conhecidos como substâncias (água-loving) hidrofílicos, enquanto aqueles que são imiscível com água (por exemplo, gorduras e óleos ), como são conhecidos substâncias hidrofóbicas (temente a água).
  • A maioria dos componentes principais em células ( proteínas , ADN e polissacáridos) são também dissolvidos em água.
  • A água pura tem um baixo condutividade eléctrica, mas isto aumenta com o dissolução de uma pequena quantidade de material iónico tal como o cloreto de sódio .
  • O ponto de ebulição da água (e todos os outros líquidos) é dependente da pressão barométrica. Por exemplo, na parte superior do Mt. Everest a água ferve a 68 ° C (154 ° F), em comparação com 100 ° C (212 ° F) a do nível do mar. Inversamente, a água no fundo do oceano perto dos respiradouros geotérmicos pode atingir temperaturas de centenas de graus e permanecem no estado líquido.
  • No 4181,3 J / (kg · K), a água tem um elevado capacidade de calor específico, assim como um elevado calor de vaporização (40,65 kJ · mol -1), ambos os quais são o resultado da extensa ligação de hidrogénio entre as suas moléculas. Estas duas propriedades incomuns permitir que a água a moderada da Terra clima por tamponamento grandes flutuações na temperatura.
  • A máxima densidade de água ocorre em 3,98 ° C (39,16 ° F). Tem a propriedade de se tornar anormal menos densa, não mais, quando é arrefecida até à sua forma sólida, o gelo. Durante o congelamento, a "estrutura aberta" de gelo é gradualmente quebrado e moléculas entram cavidades na estrutura de gelo como de baixa temperatura da água. Há dois efeitos concorrentes: 1) O aumento do volume de líquido normal e 2) Diminui o volume total do líquido. Entre 0 e 3,98 ° C, o segundo efeito irá cancelar fora do primeiro efeito assim o efeito net é o encolhimento do volume com o aumento da temperatura. Ela se expande para ocupar 9% maior volume neste estado sólido, o que explica o fato de gelo flutua na água líquida, como em icebergs.
  • A sua densidade é de 1.000 kg / m 3 (£ 62,428 / cu ft ou 8,3454 £ / galão US) líquida (a 4 ° C; gelo tem uma densidade de 917 kg / m 3).
    ADR rotular para transporte de mercadorias perigosamente reativo com água
  • A água é miscíveis com muitos líquidos, tais como etanol , em todas as proporções, formando uma única líquido homogéneo. Por outro lado, a água e mais óleos são imiscíveis, geralmente formando camadas de acordo com o aumento da densidade a partir do topo. Como um gás, vapor de água é completamente miscíveis com ar.
  • A água forma um azeotropar com muitos outros solventes.
  • A água pode ser dividido por eletrólise em hidrogênio e oxigênio.
  • Como um óxido de hidrogénio, a água é formada quando hidrogénio ou compostos contendo hidrogénio queimar ou reagir com o oxigénio ou compostos contendo oxigénio. A água não é um combustível, é um produto final da combustão de hidrogénio. A energia necessária para separar a água em hidrogénio e oxigénio por electrólise ou por qualquer outro meio é maior do que a energia que pode ser recolhida quando o recombinam hidrogénio e oxigénio.
  • Elementos que são mais electropositivo do que o hidrogénio, tais como lítio , sódio , cálcio , potássio e césio deslocar de hidrogénio a partir de água, formando hidróxidos . Sendo um gás inflamável, o hidrogénio libertado é perigoso e a reacção da água com o mais electropositivo destes elementos pode ser violentamente explosivo.

Gosto e odor

A água pode dissolver muitas substâncias diferentes, dando-lhe variados gostos e odores. Os seres humanos e outros animais desenvolveram sentidos que lhes permitam avaliar a potabilidade da água, evitando que a água é muito salgado ou pútrido. O gosto de água de nascente e água mineral, frequentemente anunciados na comercialização de produtos de consumo, deriva dos minerais dissolvidos nela. No entanto, pura H2O é insípido e inodoro. A pureza anunciado de nascente e água mineral refere-se a ausência de toxinas, poluentes e micróbios, não a ausência de minerais que ocorrem naturalmente.

Distribuição na natureza

No universo

Grande parte da água do universo é produzida como um subproduto de formação de estrelas. Quando as estrelas nascem, seu nascimento é acompanhado por um forte vento para fora de gás e poeira. Quando esta saída de material eventualmente afeta a gás circundante, as ondas de choque que são criados compressa e aquecer o gás. A água observado é produzido rapidamente neste gás denso quente.

Em 22 de Julho de 2011, um relatório descreveu a descoberta de uma gigantesca nuvem de vapor de água contendo "140000000000000 vezes mais água do que todos os oceanos da Terra combinadas" em torno de um quasar localizado a 12 bilhões de anos-luz da Terra. Segundo os pesquisadores, a "descoberta mostra que a água tem sido predominante no universo por quase toda a sua existência".

A água tem sido detectada em nuvens interestelares dentro de nossa galáxia , a Via Láctea . Água provavelmente existe em abundância em outras galáxias, também, porque seus componentes, hidrogênio e oxigênio, estão entre os elementos mais abundantes no universo. Nuvens interestelares eventualmente condensam em nebulosa solar e sistemas solares como o nosso.

O vapor de água está presente nas

  • Atmosfera de Mercúrio: 3,4%, e grandes quantidades de água em Mercúrio exosfera
  • Atmosfera de Vênus: 0,002%
  • A atmosfera da Terra : ~ 0,40% em relação a atmosfera cheia, tipicamente 1-4% na superfície
  • Atmosfera de Marte: 0,03%
  • Atmosfera de Júpiter: 0,0004%
  • Atmosfera de Saturno - em única ices
  • Encélado (lua de Saturno): 91%
  • exoplanetas conhecido como HD 189733 b e HD 209458 b.

A água líquida está presente em

  • Terra: 71% de superfície
  • Europa: 100 km abaixo da superfície do oceano profundo

Fortes evidências sugerem que a água líquida está presente apenas sob a superfície da lua de Saturno Enceladus.

Gelo de água está presente no

Provas recentes apontam para a existência de gelo de água nos pólos de Mercúrio. Gelo de água pode também estar presente em Ceres e Tétis. Água e outros voláteis provavelmente compreendem a maior parte das estruturas internas de Urano e Neptuno e a água nas camadas mais profundas podem ser na forma de água iônica em que as moléculas se decompõem em uma sopa de íons de hidrogênio e oxigênio, e mais profunda para baixo como água superionic em que o oxigênio cristaliza mas os íons de hidrogênio flutuam livremente na rede de oxigênio.

Alguns dos minerais da Lua conter moléculas de água. Por exemplo, em 2008, um dispositivo de laboratório que ejeta e identifica partículas encontradas pequenas quantidades do composto no interior da rocha vulcânica trazida da Lua para a Terra pela Tripulação Apollo 15 em 1971. NASA relatou a detecção de moléculas de água por Moon Mineralogy Mapper da Nasa a bordo da Organização de Pesquisa Espacial da Índia espaçonave Chandrayaan-1 em setembro de 2009.

Água e zona habitável

A existência de água líquida, e, em menor medida as suas gasosos e formas sólidas, na Terra são vitais para a existência de vida na Terra como a conhecemos. A terra está localizada no zona habitável do sistema solar ; se fosse um pouco mais perto ou mais longe do Sol (cerca de 5%, ou cerca de 8 milhões de quilômetros), as condições que permitem que as três formas de estar presente simultaneamente seria muito menos susceptível de existir.

Terra gravidade permite que ele mantenha uma atmosfera. O vapor de água e dióxido de carbono na atmosfera proporcionar um tampão (temperatura do efeito de estufa ), que ajuda a manter uma temperatura de superfície relativamente constante. Se a Terra fosse menor, uma atmosfera mais fino permitiria que os extremos de temperatura, evitando assim o acúmulo de água, exceto em calotas polares (como em Marte ).

A temperatura da superfície da Terra tem sido relativamente constante ao longo do tempo geológico , apesar de diferentes níveis de radiação solar ( insolação), indicando que um processo dinâmico governa a temperatura da Terra através de uma combinação de gases de efeito estufa e de superfície ou atmosférico albedo . Esta proposta é conhecido como o Hipótese Gaia.

O estado da água num planeta depende da pressão ambiente, a qual é determinada pela gravidade do planeta. Se um planeta é suficientemente grande, a água pode ser sólido mesmo a temperaturas elevadas, por causa da alta pressão causada pela gravidade, como foi observado no exoplanets Gliese 436 b e GJ 1214 b.

Há várias teorias sobre origem da água na Terra.

Na Terra

A distribuição gráfica dos locais de água na Terra.
A água cobre 71% da superfície da Terra; os oceanos contêm 96,5% de água da Terra. O Manto de gelo da Antártida, que contém 61% de toda a água doce na Terra, é visível na parte inferior. Água atmosférica condensada pode ser visto como nuvens , contribuindo para a terra de albedo .

Hidrologia é o estudo do movimento, a distribuição, e a qualidade da água por toda a Terra. O estudo da distribuição de água é hidrografia. O estudo da distribuição e circulação de águas subterrâneas é hidrogeologia, das geleiras é glaciologia , de águas interiores é limnologia e distribuição dos oceanos é oceanografia . Processos ecológicos com hidrologia estão no foco de ecohidrologia.

A massa colectiva de água encontrado no, sob e sobre a superfície de um planeta é chamado o hidrosfera. Volume de água aproximado da Terra (o abastecimento total de água do mundo) é 1338 milhões km 3 (321 milhões mi 3).

A água líquida é encontrado em corpos de água, como um oceano, mar , lago, rio , córrego, canal , lagoa , ou poça. A maioria da água na Terra é água do mar . A água também está presente na atmosfera em forma sólida, líquida, e estados de vapor. Também existe como águas subterrâneas em aquíferos.

A água é importante em muitos processos geológicos. As águas subterrâneas está presente na maioria rochas , ea pressão da água subterrânea esta afeta os padrões de falha . Água na manto é responsável pela fusão que produz vulcões em zonas de subducção. Na superfície da Terra, a água é importante em ambos química e física processos de intemperismo. Água e, numa extensão menor, mas ainda significativa, gelo, são também responsáveis por uma grande quantidade de transporte de sedimentos que ocorre na superfície da terra. Deposição de sedimentos transportados formas muitos tipos de rochas sedimentares , que compõem o registro geológico da história da Terra .

Ciclo da água

O ciclo da água (conhecida cientificamente como o ciclo hidrológico) refere-se à troca contínua de água dentro do hidrosfera, entre a atmosfera , solo água, água de superfície, água subterrânea, e plantas .

A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água que consistem em processos de transferência seguinte:

  • evaporação de oceanos e outros corpos d'água para o ar e transpiração das plantas terrestres e animais para a atmosfera.
  • precipitação, condensação do vapor de água a partir do ar e caindo na terra ou no mar.
  • escoamento da terra geralmente atingindo o mar .

Mais vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água sobre a terra ao mesmo ritmo que o escoamento para o mar, cerca de 47 Tt por ano. Sobre a terra, evaporação e transpiração contribuem outros 72 Tt por ano. A chuva, a uma taxa de 119 Tt por ano sobre a terra, tem várias formas: mais comumente chuva , neve , e granizo, com alguma contribuição das nevoeiro e orvalho. Dew é de pequenas gotas de água que são condensadas quando uma alta densidade de vapor de água encontra uma superfície fria. Orvalho formam geralmente na parte da manhã, quando a temperatura é a mais baixa, imediatamente antes do nascer do sol e, quando a temperatura da superfície da terra começa a aumentar. A água condensada no ar também pode refratar a luz solar para produzir arco-íris .

O escoamento das águas, muitas vezes recolhe mais de bacias hidrográficas que flui nos rios. Um modelo matemático usado para simular o fluxo de rio ou córrego e calcular os parâmetros de qualidade da água é modelo de transporte hidrológico. Alguns de água é desviada para irrigação para a agricultura. Rios e mares oferecer oportunidade para viagens e commerce. Através da erosão , escoamento molda o ambiente de criação de rio vales e deltas que proporcionam um solo rico ea nível do solo para o estabelecimento de centros populacionais. Uma inundação ocorre quando uma área de terra, geralmente de baixa altitude, é coberta com água. É quando um rio transborda dos seus bancos ou inundação do mar. Um seca é um extenso período de meses ou anos, quando uma região observa uma deficiência no seu abastecimento de água. Isso ocorre quando uma região recebe consistentemente abaixo de precipitação média.

Armazenamento de água fresca

Bay of Fundy alta Tide.jpg Bay of Fundy Baixa Tide.jpg
O Baía de Fundy na maré alta (esquerda) e maré baixa (à direita)

Alguns água de escoamento é preso por períodos de tempo, por exemplo, em lagos. Em alta altitude, durante o inverno, e no extremo norte e sul, a neve se acumula em calotas de gelo, cobertura de neve e geleiras. A água também se infiltra no solo e entra em aquíferos. Esta águas subterrâneas mais tarde flui de volta para a superfície em molas, ou mais espetacularmente em nascentes de água quente e gêiseres. As águas subterrâneas também é extraído em artificialmente poços. Este armazenamento de água é importante, uma vez limpo, água limpa é essencial para outras formas de vida terrestre e humana. Em muitas partes do mundo, é escasso.

A água do mar

A água do mar contém cerca de 3,5% de sal sobre os valores médios, além de menores de outras substâncias. As propriedades físicas da água do mar diferem de água doce em alguns aspectos importantes. É congela a uma temperatura mais baixa (cerca de -1,9 ° C) e a sua densidade aumenta com a diminuição da temperatura para o ponto de congelação, em vez de alcançar a densidade máxima, a uma temperatura acima da congelação. A salinidade da água nos grandes mares varia de cerca de 0,7% no Mar Báltico para 4,0% no Mar Vermelho .

Marés

Marés são o cíclico subindo e descendo dos níveis do mar local causados pela forças de maré da Lua e do Sol atuando sobre os oceanos. Marés causar alterações na profundidade do marinho e estuários corpos d'água e produzir oscilante correntes conhecidas como correntes de maré. A maré mudando produzido em um determinado local é o resultado das posições de mudança da Lua e do Sol em relação à Terra, juntamente com o efeitos da rotação da Terra e local batimetria. A faixa de litoral que está submerso na maré alta e exposta na maré baixa, a zona intertidal, é um produto ecológico importante das marés do oceano.

Efeitos sobre a vida

Um é um oásis isolado fonte de água com vegetação em um deserto
Visão geral da fotossíntese e respiração. Água (à direita), em conjunto com dióxido de carbono (CO 2), a forma de oxigénio e compostos orgânicos (à esquerda), que pode ser respirado para água e (CO 2).

De um biológica ponto de vista, a água tem muitas propriedades distintas que são críticos para a proliferação de vida que o diferencia de outras substâncias. Ele realiza esse papel, permitindo que os compostos orgânicos a reagir de maneiras que, finalmente, permitem replicação. Todas as formas de vida conhecidas dependem da água. A água é vital, tanto como um solvente em que muitos dos solutos do corpo dissolver e como uma parte essencial de muitos processos metabólicos no corpo. O metabolismo é a soma total de anabolismo eo catabolismo. Em anabolismo, a água é removida a partir de moléculas (por meio de reacções químicas que requerem energia enzimáticas) a fim de crescer moléculas maiores (por exemplo, amidos, triglicéridos e proteínas para armazenamento de combustíveis e de informação). Em catabolismo, a água é utilizada para quebrar as ligações, de modo a gerar as moléculas mais pequenas (por exemplo glucose, ácidos gordos e aminoácidos para ser utilizado para combustíveis para o consumo de energia ou outras finalidades). Sem água, estes processos metabólicos particulares não poderia existir.

A água é fundamental para a fotossíntese e respiração. Células fotossintéticas utilizar a energia do sol para dividir fora de hidrogénio de água de oxigênio. O hidrogénio é combinada com CO 2 (absorvido a partir do ar ou água) para formar glucose e libertar oxigénio. Todas as células vivas usar tais combustíveis e oxidar o hidrogénio e carbono para capturar a energia e reforma da água do sol e CO 2 no processo (respiração celular).

A água também é fundamental para a neutralidade ácido-base e função da enzima. Um ácido, um ião de hidrogénio (H +, isto é, um protão) dador, pode ser neutralizado por uma base, um aceitador de protões tal como o ião hidróxido (OH -) para formar água. A água é considerada como sendo neutro, com um pH (o logaritmo negativo da concentração do ião hidrogénio) de 7. Ácidos têm valores de pH inferior a 7, enquanto bases têm valores superiores a 7.

Formas de vida aquáticas

Alguns dos biodiversidade de um recife de coral
Alguns marinho diatomáceas - uma chave grupo fitoplâncton

Águas de superfície da Terra estão cheios de vida. As primeiras formas de vida apareceram em água; quase todos os peixes vivem exclusivamente em água, e há muitos tipos de mamíferos marinhos, como golfinhos e baleias . Alguns tipos de animais, tais como anfíbios, passar parte de suas vidas na água e porções em terra. Plantas como alga marinha e algas crescem na água e são a base para alguns ecossistemas subaquáticos. Plankton é geralmente a fundação do oceano cadeia alimentar.

Vertebrados aquáticos devem obter oxigênio para sobreviver, e eles fazê-lo de várias maneiras. Os peixes têm brânquias em vez de pulmões, embora algumas espécies de peixes, como o peixes pulmonados, têm ambos. Os mamíferos marinhos, como golfinhos, baleias, lontras , e focas precisam superfície periodicamente para respirar ar. Alguns anfíbios são capazes de absorver o oxigênio através de sua pele. Invertebrados apresentam uma vasta gama de modificações de sobreviver em águas pouco oxigenadas, incluindo tubos de respiração (ver inseto e sifões de moluscos) e brânquias ( Carcinus). No entanto, como a vida de invertebrados evoluiu em um habitat aquático a maioria tem pouca ou nenhuma especialização para a respiração na água.

Efeitos sobre a civilização humana

Água fonte

A civilização floresceu historicamente em torno de rios e principais vias navegáveis; Mesopotâmia , o chamado berço da civilização, foi situado entre os principais rios Tigre e Eufrates ; a antiga sociedade do Egípcios dependia inteiramente do Nilo . Grande metrópoles como Rotterdam , Londres , Montreal , Paris , Nova York , Buenos Aires , Xangai , Tóquio , Chicago e Hong Kong devem seu sucesso em parte à sua fácil acessibilidade através da água e a expansão resultante do comércio. Ilhas com portos de águas seguras, como Cingapura , têm florescido pela mesma razão. Em lugares como a África do Norte eo Médio Oriente , onde a água é mais escassa, o acesso a água potável era e é um fator importante no desenvolvimento humano.

Saúde e poluição

Um programa de ciência ambiental - um estudante de Água de amostragem Iowa State University

Água própria para o consumo humano é chamado de água potável ou água potável . A água que não é potável pode ser feita potável por filtração ou destilação , ou por um intervalo de outros métodos.

A água que não é adequado para beber, mas não é prejudicial para os seres humanos quando utilizado para nadar ou tomar banho é chamado por vários outros do que potável ou água potável nomes, e às vezes é chamado de água potável , ou "segura para o banho". O cloro é uma pele e mucosas irritante que é usada para tornar a água segura para tomar banho ou beber. Seu uso é altamente técnico e normalmente é monitorado por regulamentações governamentais (normalmente 1 parte por milhão (ppm) para a água potável, e 1-2 ppm de cloro ainda não reagiu com impurezas das águas balneares). A água para o banho podem ser mantidos em boas condições microbiológica satisfatória usando desinfectantes químicos tais como cloro ou ozono ou através da utilização de radiação ultravioleta da luz.

Nos EUA, as formas não-potáveis de efluentes líquidos gerados por seres humanos pode ser referido como água cinza, o qual é tratável facilmente e, assim, capaz de ser feito potável novamente, e Blackwater, que geralmente contém esgoto e outras formas de resíduos que requerem tratamento adicional, a fim de ser feita reutilizável. Greywater compõe 50-80% das águas residuais residencial gerado pelo equipamento de saneamento de um agregado familiar ( pias, e chuveiros escoamento cozinha, mas não Sanitários, que geram Blackwater.) Estes termos podem ter significados diferentes em outros países e culturas.

Este recurso natural é cada vez mais escassa em determinados lugares, e sua disponibilidade é uma grande preocupação social e econômica. Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas ao redor do mundo beber rotineiramente água insalubre. A maioria dos países aceitou o objectivo de redução para metade até 2015 o número de pessoas no mundo que não têm acesso à água potável e durante o saneamento 2003 cúpula do G8 de Evian. Mesmo que essa meta difícil for atendida, ele ainda vai deixar mais do que uma metade estimada de um bilhão de pessoas sem acesso a água potável e mais de um bilhão não têm acesso a saneamento adequado. Pobre qualidade da água e saneamento ruim são mortais; cerca de cinco milhões de mortes por ano são causadas por água potável poluída. A Organização Mundial de Saúde estima que a água potável poderia evitar 1,4 milhões de mortes de crianças de diarréia a cada ano. A água, no entanto, não é um recurso finito, mas sim recirculada como água potável na precipitação em quantidades muitos graus de magnitude maior do que o consumo humano. Portanto, é a relativamente pequena quantidade de água na reserva na terra (cerca de 1% da nossa beber abastecimento de água, que é reabastecido em aquíferos em torno de cada 1 a 10 anos), que é um recurso não renovável, e é, ao invés, a distribuição de água potável e de irrigação que é escasso, e não a quantidade real de que o que existe na terra. Países pobres em água usar importação de mercadorias como o principal método de importação de água (para deixar o suficiente para o consumo humano local), uma vez que o processo de fabricação utiliza cerca de 10 a 100 vezes massas dos produtos em água.

No mundo em desenvolvimento, 90% de todos águas residuais ainda não é tratada em rios e córregos locais. Cerca de 50 países, com cerca de um terço da população do mundo, também sofrem de médio ou alto estresse hídrico, e 17 delas extrair mais água anualmente do que é recarregada através de seus ciclos naturais de água. A tensão não só afeta corpos de água doce de superfície, como rios e lagos, mas também degrada os recursos hídricos subterrâneos.

As utilizações humanas

Agricultura

Distribuição de água em subsuperfície irrigação por gotejamento.
Irrigação de culturas de campo

O uso mais importante de água na agricultura é para a irrigação , que é um componente-chave para produzir comida suficiente. Irrigação leva até 90% da água retirada em alguns países em desenvolvimento e proporções significativas nos países mais economicamente desenvolvidos (Estados Unidos, 30% do uso de água doce é para irrigação). Demora cerca de 3.000 litros de água, convertido a partir de líquido para vapor, para produzir alimentos suficientes para satisfazer as necessidades diárias de uma pessoa da dieta. Esta é uma quantidade considerável, quando comparada com a requerida para consumo, que é entre dois e cinco litros. Para produzir alimentos para os 6,5 bilhões ou mais pessoas que habitam o planeta hoje exige a água que iria preencher um canal de dez metros de profundidade, a 100 metros de largura e 7,1 milhão quilômetros de comprimento - que é o suficiente para circundar o globo 180 vezes.

Cinqüenta anos atrás, a percepção comum era que a água era um recurso infinito. Neste momento, havia menos de metade do número atual de pessoas no planeta. As pessoas não eram tão ricos como hoje, consumiram menos calorias e comeram menos carne, por isso foi necessário menos água para produzir seu alimento. Eles necessário um terço do volume de água que, actualmente, a partir de rios. Hoje, a competição pela quantidade fixa de recursos hídricos é muito mais intensa, dando origem ao conceito de água pico. Isso ocorre porque há agora quase sete bilhões de pessoas no planeta, o seu consumo de carne e legumes sedentos de água está aumentando, e há uma crescente competição pela água da indústria , urbanização e biocombustíveis culturas. No futuro, ainda mais água será necessária para produzir alimentos porque a população da Terra deverá aumentar para 9 mil milhões em 2050. Um adicional de 2,5 ou 3 bilhões de pessoas, optando por comer menos cereais e mais carne e vegetais pode adicionar um adicional de cinco milhões km para o canal virtual do mencionado acima.

Uma avaliação da gestão da água na agricultura foi realizado em 2007 pelo Instituto Internacional de Gestão da Água no Sri Lanka para ver se o mundo tinha água suficiente para fornecer alimentos para a sua população crescente. Ele avaliou a atual disponibilidade de água para a agricultura em escala global e mapeou os locais que sofrem de escassez de água. Constatou-se que um quinto da população mundial, mais de 1,2 bilhão, vivem em áreas de escassez física de água, onde não há água suficiente para atender todas as demandas. A mais 1,6 mil milhões de pessoas vivem em áreas experimentando escassez de água econômico, onde a falta de investimento em água ou insuficiente capacidade humana tornam impossível para as autoridades para satisfazer a demanda por água. O relatório constatou que seria possível produzir os alimentos necessários no futuro, mas que a continuação da produção de alimentos de hoje e as tendências ambientais levaria a crises em muitas partes do mundo. Para evitar uma crise mundial da água, os agricultores terão de se esforçar para aumentar a produtividade para atender às crescentes demandas por alimentos, enquanto a indústria e cidades encontrar maneiras de usar a água de forma mais eficiente.

Como um padrão científico

Em 07 de abril de 1795, o gramas foi definido em França para ser igual a "o peso absoluto de um volume igual de água pura a um cubo de um centésimo de um metro, e a temperatura de fusão do gelo." Para fins práticos, porém, um padrão de referência metálico foi necessário, mil vezes mais massa, o quilograma . O trabalho foi encomendado, portanto, para determinar com precisão a massa de um litro de água. Apesar do facto de a definição inexorável do gramas de água especificado a 0 ° C - uma temperatura altamente reprodutível - os cientistas escolheu para redefinir o padrão e para desempenhar as suas medições a uma temperatura de mais alta densidade de água, que foi medido no momento como 4 ° C (39 ° F).

A escala Kelvin temperatura do sistema SI é baseado na ponto triplo da água, definida como exatamente 273,16 K ou 0,01 ° C. A escala é uma temperatura absoluta escala com o mesmo incremento como a escala de temperatura em graus Celsius, o que foi originalmente definida de acordo com o ponto de ebulição (definido como 100 ° C) e o ponto de fusão (ajustado para 0 ° C) de água.

A água natural é principalmente constituída pelo isótopos de hidrogénio-1 e oxigénio-16, mas também é pequena a quantidade de isótopos mais pesados, tais como o hidrogénio-2 ( deutério). A quantidade de óxidos ou de deutério água pesada é muito pequena, mas ainda afeta as propriedades da água. Água de rios e lagos tende a conter menos deutério do que a água do mar. Portanto, a água padrão é definido na Especificação de Viena Padrão Médio Ocean Water.

Para beber

Um jovem bebendo da menina água engarrafada
A disponibilidade de água: fração da população que utiliza fontes melhoradas de água por país.

O humano corpo contém de 55% a 78% de água, dependendo do tamanho do corpo. Para funcionar adequadamente, o corpo requer entre um e sete litros de água por dia para evitar desidratação; a quantidade precisa depende do nível de actividade, temperatura, humidade, e outros factores. A maior parte desta é ingerida através de alimentos ou outros do que beber água direto bebidas. Não está claro como a ingestão de água quanto é necessário por pessoas saudáveis, embora a maioria dos defensores concordam que aproximadamente 2 litros (6-7 copos) de água por dia é o mínimo para manter a hidratação adequada. A literatura médica favorece um consumo menor, tipicamente 1 litro de água para um homem médio, excluindo prescrições adicionais devido à perda de fluido do exercício ou tempo quente. Para aqueles que têm os rins saudáveis, é bastante difícil de beber muita água, mas (especialmente no tempo quente e úmido e durante o exercício) é perigoso beber muito pouco. As pessoas podem beber muito mais água do que o necessário durante o exercício, no entanto, colocando-os em risco de intoxicação por água (hiper-hidratação), que pode ser fatal. A alegação popular de que "uma pessoa deve consumir oito copos de água por dia" parece não ter nenhuma base real na ciência. Equívocos semelhantes sobre o efeito da água na perda de peso e constipação também foram dissipadas.

Símbolo de perigo para a água não potável

Uma recomendação original para a ingestão de água em 1945 pelo Conselho de Alimentação e Nutrição Estados Unidos Conselho Nacional de Pesquisa ler: "Um padrão comum para diversas pessoas é de 1 mililitro para cada caloria de alimento maior parte desta quantidade está contida em alimentos preparados.". O último relatório de ingestão dietética de referência pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos em geral recomendada (incluindo fontes de alimento): 3,7 litros para os homens e 2,7 litros de água total para as mulheres. Especificamente, grávidas e mulheres que amamentam precisam de fluidos adicionais para se manter hidratado. O Institute of Medicine (EUA) recomenda que, em média, os homens consomem 3,0 litros e mulheres 2,2 litros; as mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de 2,4 litros (10 xícaras) e as lactantes devem obter 3 litros (12 xícaras), uma vez que uma especialmente grande quantidade de líquido é perdido durante a amamentação. Também observou é que normalmente, cerca de 20% do consumo de água provém de alimentos, enquanto o resto vem de beber água e bebidas ( Caffeinated incluído). A água é expelida do corpo em várias formas; através e urina fezes, por meio de suor, e por exalação de vapor de água na respiração. Com o esforço físico e exposição ao calor, perda de água vai aumentar e as necessidades diárias de líquidos pode aumentar também.

Os seres humanos necessitam de água com algumas impurezas. Impurezas comuns incluem sais de metais e óxidos, incluindo cobre, ferro, cálcio e chumbo, e / ou nocivas bactérias , tais como Vibrio . Alguns solutos são aceitáveis ​​e até mesmo desejável para o realce do paladar e para prestar a necessária electrólitos.

O recurso de água doce único maior (em volume) adequado para beber éo Lago Baikal, na Sibéria.

Lavando

A propensão de água para formar soluções e emulsões é útil em vários processos de lavagem. Muitos processos industriais dependem de reações que utilizam substâncias químicas dissolvidas na água, a suspensão de sólidos em água ou suspensões que utilizam água para dissolver e extrair substâncias. A lavagem é também um componente importante em vários aspectos de pessoal higiene corporal.

Transporte

O uso da água para o transporte de materiais através de rios e canais, bem como as rotas de navegação internacionais é uma parte importante da economia mundial.

Usos químicos

A água é amplamente utilizado em reacções químicas como um solvente ou reagente e menos comummente como um soluto ou catalisador . Em reacções inorgânicos, a água é um solvente comum, dissolvendo diversos compostos iónicos. Em reacções orgânicas, não é geralmente utilizado como um solvente de reacção, uma vez que não se dissolvem bem os reagentes e é anfotérico (ácido e básico) e nucleofílica. No entanto, estas propriedades são por vezes desejável. Além disso, a aceleração de tem sido observado reações Diels-Alder pela água. A água supercrítica tem sido recentemente um tópico de pesquisa. Saturado de oxigênio água supercrítica combusts poluentes orgânicos eficiente.

A troca de calor

Água e vapor são usados ​​como fluidos de transferência de calor em diversos sistemas de permuta de calor, devido à sua disponibilidade e capacidade elevada de calor, quer como um líquido de arrefecimento e para o aquecimento. A água fresca pode até ser naturalmente disponível a partir de um lago ou no mar. Condensação de vapor é um fluido de aquecimento particularmente eficiente, devido ao grande calor de vaporização. Uma desvantagem é que a água e o vapor são um pouco corrosivo. Em quase todos os elétrico estações de energia, a água é o líquido de arrefecimento, que vaporiza e impulsiona a vapor turbinas para impulsionar geradores. Em os EUA, arrefecimento usinas é o maior uso de água.

No nuclear indústria, a água também pode ser utilizada como um moderador de neutrões. Na maioria reactores nucleares, a água é tanto um refrigerante e um moderador. Isto proporciona uma espécie de medida de segurança passiva, como a remoção de água a partir do reactor, também retarda a reacção nuclear para baixo - no entanto outros métodos são favorecidos para parar a reacção e é preferido para manter o núcleo do reactor coberto com água, de modo a garantir o arrefecimento adequado .

Extinção de incêndio

A água é usada paralutar contraincêndios.

A água tem um elevado calor de vaporização e é relativamente inerte, o que o torna um bom fluido de extinção de incêndio. A evaporação da água transporta o calor para fora do fogo. É perigoso usar água em incêndios que envolvem óleos e solventes orgânicos, porque muitos materiais orgânicos flutuar na água e a água tende a espalhar o líquido inflamável.

Uso de água no combate a incêndios devem ter igualmente em conta os riscos de umaexplosão de vapor, o que pode ocorrer quando a água é utilizada em fogos muito quentes em espaços confinados, e de uma explosão de hidrogênio, quando substâncias que reagem com a água, tais como certos metais ou carvão quente, comocarvão,carvão,coque de grafite, decompor a água, produzindogás de água.

O poder de tais explosões foi visto no desastre de Chernobyl , embora a água envolvido não veio de combate a incêndios naquele momento, mas próprio sistema de resfriamento de água do reator. A explosão de vapor ocorreu quando o superaquecimento extremo do núcleo causado água a piscar em vapor. Uma explosão de hidrogénio pode ter ocorrido como resultado de uma reacção entre o vapor quente e zircónio .

Recreação

Praia Grand Anse, St. George,Grenada, Índias Ocidentais.

Os seres humanos usam água para muitos fins recreativos, bem como para o exercício e para o esporte. Algumas delas incluem natação, esqui aquático, canoagem, surf e mergulho. Além disso, alguns esportes, como hóquei no gelo e patinação no gelo , são jogados no gelo. Lakesides, praias e parques aquáticos são lugares populares para que as pessoas vão para relaxar e desfrutar de lazer. Muitos acham o som ea aparência da água que flui para ser calmante, e fontes e outras características da água são decorações populares. Alguns mantêm peixes e outras formas de vida em aquários ou lagoas para espetáculo, diversão e companheirismo. Os seres humanos também usam água para isto é esportes de neve esqui , trenó, snowmobile ou snowboard , o que exige a água a ser congelada.

Indústria da água

Um carregador de água naÍndia, 1882. Em muitos lugares onde a água corrente não está disponível, a água tem que ser transportados por pessoas.
A água manual debombanaChina

O indústria da água fornece água potável eserviços de águas residuais (incluindotratamento de esgoto) paraos agregados familiares eda indústria.instalações de abastecimento de água incluempoços de águapara cisternas decaptação de águas pluviais,rede de abastecimento de água,purificação de águainstalações,tanques de água,torres de água,tubulações de água, incluindo antigos aquedutos. geradores de água atmosférica estão em desenvolvimento.

A água potável é frequentemente recolhidas no molas, extraído de artificiais perfurações (poços) no solo, ou bombeada de lagos e rios. A construção de mais poços em locais adequados é, portanto, uma forma possível de produzir mais água, assumindo os aqüíferos pode fornecer um fluxo adequado. Outras fontes de água incluem a coleta de água da chuva. A água pode necessitar de purificação para o consumo humano. Isso pode envolver a remoção de substâncias não dissolvidas, substâncias dissolvidas e prejudiciais micróbios. métodos mais populares são a filtragem com areia que só remove o material não dissolvido, enquanto cloração e de ebulição matar micróbios nocivos. Destilação faz todas as três funções. Existem técnicas mais avançadas, como a Osmose Inversa. dessalinização da abundante de água do mar é uma solução mais cara utilizada no litoral árido climas .

A distribuição de água potável é feito através de sistemas municipais de água, entrega de petroleiro ou como água engarrafada. Os governos em muitos países têm programas para distribuir água para os necessitados, sem qualquer custo.

Reduzindo o uso usando potável (potável) apenas água para consumo humano é outra opção. Em algumas cidades, como Hong Kong , a água do mar é amplamente utilizado para vasos sanitários em toda a cidade, a fim de preservar os recursos de água doce.

Poluindo a água pode ser o maior uso indevido único de água; na medida em que um dos limites de poluentes outros usos da água, torna-se um desperdício de recursos, independentemente de benefícios para o poluidor. Como outros tipos de poluição, este não entra contabilidade padrão de custos de mercado, sendo concebida como externalidades para as quais o mercado não consegue explicar. Assim, outras pessoas pagam o preço da poluição da água, enquanto os lucros das empresas privadas não são redistribuídos para a vítima população local desta poluição. Pharmaceuticals consumidos por seres humanos muitas vezes acabam nos cursos d'água e pode ter efeitos prejudiciais sobre a vida aquática se bioacumulação e Se eles não são biodegradáveis.

Instalações de águas residuais são galerias pluviais e estações de tratamento de águas residuais. Outra forma de eliminar a poluição de águas de escoamento superficial é bioswale.

Aplicações industriais

A água é usada em geração de energia. A hidreletricidade é a electricidade obtida a partir de energia hidrelétrica. A energia hidrelétrica vem da água dirigindo uma turbina de água ligado a um gerador. A hidreletricidade é uma low-cost, fonte de energia não poluente, renovável. A energia é fornecida pelo movimento da água. Normalmente, uma barragem é construída sobre um rio, criando um lago artificial por trás dele. Água que flui para fora do lago é forçado através de turbinas que giram geradores.

Barragem das Três Gargantasé amaior estação de energia hidroeléctrica.

Água pressurizada é utilizado em jateamento de água e jacto de água cortadores. Além disso, pistolas de água muito alta pressão são utilizados para o corte preciso. Ele funciona muito bem, é relativamente segura, e não é prejudicial para o ambiente. Ele também é usado na refrigeração de máquinas para evitar o superaquecimento, ou impedir lâminas de serra de superaquecimento.

A água também é usado em muitos processos e máquinas industriais, tais como a turbina de vapor e do permutador de calor, para além da sua utilização como um produto químico dissolvente . A descarga de água não tratada de usos industriais, é a poluição . Poluição inclui solutos descarregadas ( poluição química) e água refrigerante descarregada (poluição térmica). A indústria necessita de água pura para muitas aplicações e utiliza uma variedade de técnicas de purificação tanto em abastecimento de água e de descarga.

Processamento de alimentos

A água pode ser usada para cozinhar os alimentos, tais como macarrão.

A água desempenha muitos papéis críticos dentro do campo da ciência dos alimentos. É importante para um cientista de alimentos para entender os papéis que a água desempenha dentro de processamento de alimentos para garantir o sucesso de seus produtos.

Solutos tais como sais e açúcares encontrados em água afectam as propriedades físicas da água. Os pontos de ebulição e de congelação de água são afectados por solutos, assim como a pressão do ar, o que por sua vez é afectada pela altitude. A água entra em ebulição a temperaturas mais baixas, com a pressão mais baixa do ar que ocorre em altitudes mais elevadas. Um mole de sacarose (açúcar) por quilograma de água aumenta o ponto de ebulição da água de 0,51 ° C, e uma mole de sal por kg aumenta o ponto de ebulição de 1,02 ° C; Do mesmo modo, o aumento do número de partículas dissolvidas reduz ponto de congelação da água. Solutos na água também afetam a atividade de água que afeta muitas reações químicas e o crescimento de micróbios em alimentos. A atividade de água pode ser descrita como a razão entre a pressão de vapor de água em uma solução à pressão de vapor da água pura. Solutos na água menor atividade de água. Isto é importante saber porque o crescimento mais bacteriana cessa em baixos níveis de atividade de água. Não só o crescimento microbiano afectar a segurança dos alimentos, mas também a preservação e vida útil dos alimentos.

A dureza da água é também um fator crítico no processamento de alimentos. Ele pode afectar significativamente a qualidade de um produto, bem como desempenhando um papel no saneamento. A dureza da água é classificada com base nas quantidades de cálcio removível sal de carbonato que contém por galão. A dureza da água é medida em grãos; 0,064 g de carbonato de cálcio é equivalente a um grão de dureza. A água é classificada como suave, se ele contém 1 a 4 grãos, forma se contiver grãos de 5 a 10 e duros se ele contém 11 a 20 grãos. A dureza da água pode ser alterada ou tratado por meio de um sistema de troca iónica química. A dureza da água também afecta o equilíbrio de pH, que desempenha um papel fundamental no processamento de alimentos. Por exemplo, a água dura impede a produção bem sucedida de bebidas límpidas. A dureza da água também afeta saneamento; com o aumento da dureza, há uma perda de eficácia para a sua utilização como um higienizador.

Fervendo, cozinhando e fervendo são populares métodos de cozimento que muitas vezes exigem imersão em água ou comida seu estado gasoso, de vapor. A água também é utilizada para a lavagem de loiça.

Lei da Água, a política de água e crise da água

Uma estimativa da proporção de pessoas nos países em desenvolvimento com acesso aágua potável1970-2000

A política da água é política afetadas por água e recursos hídricos . Por esta razão, a água é um recurso estratégico no mundo e um elemento importante em muitos conflitos políticos. Isso faz com que os impactos na saúde e danos à biodiversidade.

1,6 bilhão de pessoas passaram a ter acesso a uma fonte de água potável desde 1990. A proporção de pessoas nos países em desenvolvimento com acesso a água potável é calculada como tendo melhorado a partir de 30% em 1970 para 71% em 1990, 79% em 2000 e 84% em 2004. Esta tendência deverá continuar. Reduzir para metade, até 2015, a proporção de pessoas sem acesso sustentável à água potável é um dos mais Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Esta meta deverá ser alcançada.

A 2006 das Nações Unidas relatório afirma que "não há água suficiente para todos", mas que o acesso a ela é dificultada pela má gestão e corrupção. Além disso, as iniciativas globais para melhorar a eficiência da prestação da ajuda, tais como a Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda, não foram tidas em conta pelos doadores do sector da água de forma tão eficaz como eles têm na educação e na saúde, potencialmente deixando vários doadores trabalhando em sobreposição de projetos e governos beneficiários sem poderes para agir.

Os autores do 2007 de Avaliação Compreensiva do Gerenciamento de Água em Agricultura citou a má governação como uma das razões para algumas formas de escassez de água. Governança da água é o conjunto de processos formais e informais, através do qual as decisões relacionadas com a gestão da água são feitas. Boa governação da água é principalmente sobre sabendo que processos funcionam melhor em um contexto físico e socioeconômico particular. Erros foram feitas às vezes por tentar aplicar 'blueprints' que trabalham no mundo desenvolvido para o desenvolvimento de locais do mundo e contextos. O rio Mekong é um exemplo; A análise pelo Instituto Internacional de Gerenciamento de Água de políticas em seis países que dependem do rio Mekong para a água descobriu que completa e transparente análises custo-benefício e avaliações de impacto ambiental foram raramente realizadas. Eles também descobriram que projecto de lei da água do Camboja era muito mais complexa do que precisava ser.

O World Report Desenvolvimento da Água das Nações Unidas (WWDR, ​​2003) do Programa Mundial de Avaliação da Água indica que, nos próximos 20 anos, a quantidade de água disponível para todos é prevista para diminuir em 30%. 40% dos habitantes do mundo atualmente tem água fresca suficiente para mínimos higiene. Mais de 2,2 milhões de pessoas morreram em 2000 de doenças de veiculação hídrica (relacionados com o consumo de água contaminada) ou a seca . Em 2004, o Reino Unido caridade WaterAid relatou que uma criança morre a cada 15 segundos de doenças relacionadas com a água facilmente evitáveis; muitas vezes isso significa falta de disposição de esgoto; ver WC.

Organizações preocupadas com a protecção da água incluem International Water Association (IWA), WaterAid, 1º Água, Recursos Association. American Water O International Water Management Institute realiza projetos com o objetivo de utilizar gestão eficaz da água para reduzir a pobreza. Convenções da água fazem Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios, Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e Convenção de Ramsar. Dia Mundial da Água tem lugar no dia 22 de março e Ocean World Day em 8 de junho.

A água utilizada na produção de um produto ou serviço éágua virtual.

Na cultura

Religião

A água é considerada um purificador na maioria das religiões. Grandes religiões que incorporam a lavagem ritual ( ablução) incluem o Cristianismo , Hinduísmo , Islamismo , Judaísmo , movimento Rastafari, Xintoísmo , Taoísmo , e Wicca. de imersão (ou aspersão ou affusion) de uma pessoa na água é um centro de sacramento do cristianismo (onde é chamado de batismo ); é também uma parte da prática de outras religiões, incluindo o Islã ( Ghusl ), Judaísmo ( mikvah ) e Sikhismo ( Amrit Sanskar ). Além disso, um banho ritual em água pura é realizada pelos mortos em muitas religiões, incluindo o Islão eo Judaísmo. No Islã, as cinco orações diárias pode ser feito na maioria dos casos depois de concluir que lavam certas partes do corpo com água limpa ( wudu ), a menos que a água não está disponível (ver Tayammum ). Em Xintoísmo, a água é usada em quase todos os rituais para limpar uma pessoa ou uma área (por exemplo, no ritual de misogi ). A água é mencionado várias vezes na Bíblia , por exemplo: "A Terra foi formada da água e pela água" (NVI). No Alcorão, afirma-se que "as coisas vivas são feitas de água" e é muitas vezes usado para descrever o paraíso.

Filosofia

O filósofo grego antigo Empédocles considerou que a água é um dos quatro elementos clássicos, juntamente com fogo , terra e ar, e foi considerado como o ylem, ou substância básica do universo. Água foi considerado frio e úmido. Na teoria dos quatro humores corporais, a água foi associada com catarro. O elemento clássico da água também foi um dos cinco elementos no tradicional filosofia chinesa, junto com terra, fogo, a madeira, e metal.

A água também é tomada como um modelo a seguir em algumas partes da filosofia asiática tradicional e popular. 1891 tradução de James Legge do Dao De Jing afirma: "A maior excelência é como (a de) água. A excelência de água aparece em sua beneficiando todas as coisas, e em sua ocupação, sem se esforçar (ao contrário), a baixa lugar que todos os homens não gostam. Por isso (sua maneira) está perto (de que) o Tao "e" Não há nada no mundo mais suave e fraca do que a água, e ainda para atacar coisas que são firmes e fortes não há nada que possa tomar precedência das it-pois não há nada (de modo eficaz) para os quais ele pode ser alterado. "

Literatura

A água é utilizada na literatura como um símbolo de purificação. Exemplos incluem a importância crítica de um rio em Como I Lay Dying por William Faulkner eo afogamento de Ofélia em Hamlet.

Sherlock Holmesdeclarou que "A partir de uma gota de água, um lógico poderia inferir a possibilidade de umAtlânticoou umNiagarasem ter visto ou ouvido falar de um ou de outro. "

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Water&oldid=544978947 "