Conteúdo verificado

São Petersburgo

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

São Petersburgo
Санкт-Петербург (Rússia)
- Cidade Federal -
No sentido horário do superior esquerdo: Catedral de São Isaac se levanta sobre a cidade, Peter and Paul Fortress em Zayachy Island, Praça do Palácio com o Coluna de Alexandre, o Palácio de Inverno, Petergof, e Nevsky Prospekt.

Bandeira

Brasão
Coordenadas: 59 ° 57'N 30 ° 18'E Coordenadas: 59 ° 57'N 30 ° 18'E
Estatuto político
País Rússia
Distrito Federal Do noroeste
Região económica Do noroeste
Estabelecido 27 de maio de 1703
Dia Federal cidade 27 de maio
Governo (em Março de 2010)
- Governador Georgy Poltavchenko
- Assembléia Legislativa Assembleia Legislativa
Estatística
Área
- Total 1,439 km 2 (555,6 sq mi)
Rank área 82
População (Censo 2010)
- Total 4879566
- Rank 4
- Densidade 3,390.94 / km 2 (8,782.5 / sq mi)
Zona (s) Tempo MSK ( UTC + 04: 00)
ISO 3166-2 RU-SPE
Matrículas 78, 98, 178
Línguas oficiais Russo

São Petersburgo ( Rússia : Санкт-Петербург, . tr Sankt-Peterburg; IPA: [Sant pʲɪtʲɪrburk]) é um cidade e um assunto federal (uma Cidade Federal) da Rússia localizada na Rio Neva na cabeça do Golfo da Finlândia no Mar Báltico . Em 1914 o nome da cidade foi mudado a Petrograd ( russo : Петроград; IPA: [Pʲɪtrɐgrat]), em 1924 a Leninegrado ( russo : Ленинград; IPA: [Lʲɪnʲɪngrat]) e, em 1991, de volta a São Petersburgo.

Na literatura russa, os documentos informais, e no discurso, o "Santo" (Санкт-) normalmente é omitido, deixando Petersburgo (Петербург, Peterburg). Na linguagem comum russos podem cair "burg" (-бург), bem como, se referindo a ele como Peter (Питер, russo: [Pʲitʲɪr]).

São Petersburgo foi fundada pelo Czar Pedro, o Grande em 27 de maio [ OS 16] 1703. A partir de 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital imperial da Rússia. Em 1918, os organismos da administração central mudou-se de São Petersburgo (então denominada Petrogrado) para Moscou . É a segunda maior cidade da Rússia depois de Moscou com quase 5 milhões de habitantes e quarta assunto federal mais populosa. São Petersburgo é um grande centro cultural europeu, russo e também um importante porto no Mar Báltico.

São Petersburgo é frequentemente descrito como o mais Ocidentalizada cidade da Rússia, bem como o seu capital cultural. É a cidade mais setentrional do mundo a ter uma população de mais de um milhão. O Centro Histórico de São Petersburgo e grupos relacionados de monumentos constituem um Património Mundial da UNESCO . São Petersburgo é também a casa O Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo. Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outras empresas estão localizados em São Petersburgo.

História

Colonizadores suecos construído Nyenskans, uma fortaleza, na foz do Rio Neva, em 1611, em uma terra então chamado Ingermanland. Uma pequena cidade chamada "Nyen" cresceu em torno dele.

Pedro, o Grande estava interessado em navegação e assuntos marítimos, e tinha a intenção de ter a Rússia ganhar um porto marítimo, para que ele pudesse negociar com nações marítimas. Ele precisava de um porto melhor do que Arkhangelsk, que estava sobre o Mar Branco, ao norte e proibidas à navegação por meses durante o inverno.

O Cavaleiro de Bronze, monumento a Pedro, o Grande

Em 12 de Maio [ OS 1] 1703, durante o Grande Guerra do Norte, Pedro, o Grande capturado Nyenskans, e logo substituiu a fortaleza. Em 27 de Maio [ OS 16] 1703, mais perto do estuário (5 km / 3 milhas para o interior do golfo), em Zayachy (Hare) Island, ele estabeleceu o Peter and Paul Fortress, que se tornou o primeiro edifício de tijolo e pedra da nova cidade.

A cidade foi construída por camponeses recrutados a partir de toda a Rússia; um número de prisioneiros suecos de guerra também foram envolvidos em alguns anos sob a supervisão do Alexander Menshikov. Dezenas de milhares de servos morreram construir a cidade. Mais tarde, a cidade se tornou o centro de São Petersburgo Governorate. Peter mudou a capital de Moscou a São Petersburgo em 1712, nove anos antes do Tratado de Nystad de 1721 pôs fim à guerra; ele se refere a São Petersburgo como o capital (ou sede do governo) já em 1704.

Durante seus primeiros anos, a cidade se desenvolveu em torno Praça da Trindade, na margem direita do Neva, perto da fortaleza Pedro e Paulo. No entanto, São Petersburgo logo começou a ser construído de acordo com um plano. Por 1716 Domenico Trezzini tinha elaborado um projecto através do qual o centro da cidade estaria localizada em Vasilyevsky Island e moldada por uma grade retangular de canais. O projeto não foi concluído, e é evidente no traçado das ruas. Em 1716 Pedro, o Grande nomeado Jean-Baptiste Alexandre Le Blond como o principal arquiteto de São Petersburgo.

O estilo de Petrino barroco, desenvolvido pelo Trezzini e outros arquitetos e exemplificado por edifícios como a Menshikov Palace, Kunstkamera, Catedral de Pedro e Paulo, Doze Collegia, tornou-se proeminente na arquitectura da cidade do início do século 18. Em 1724 o Academy of Sciences, Universidade e Academic Gymnasium foram estabelecidos em São Petersburgo por Pedro o Grande.

Em 1725, Peter morreu com a idade de cinquenta e dois. Seu impulso para a modernização da Rússia havia encontrado oposição da Nobreza russa - resultando em vários atentados contra a sua vida e um caso de traição envolvendo seu filho. Em 1728, Peter II da Rússia mudou seu assento de volta a Moscou. Mas quatro anos depois, em 1732, sob a imperatriz Anna da Rússia, São Petersburgo foi novamente designada como a capital do Império Russo . Manteve-se a sede da dinastia Romanov e do Tribunal da czares da Rússia imperial, bem como a sede do governo russo, por mais 186 anos até que a revolução comunista de 1917.

Em 1736-1737 a cidade sofreu com incêndios catastróficos. Para reconstruir os bairros danificados, um novo plano foi encomendado em 1737 por uma comissão sob Burkhard Christoph von Münnich. A cidade foi dividida em cinco distritos, eo centro da cidade foi transferida para o bairro Admiralty, situado na margem leste entre o Neva e Fontanka.

Praça do Palácio apoiado pelo arco e edifício General Staff, como a praça principal do Império Russo foi o cenário de muitos acontecimentos de importância histórica

Ela se desenvolveu ao longo de três ruas radiais, que se encontram no Edifício de Admiralty e agora são conhecidos como Nevsky Prospekt (que é considerada a rua principal da cidade), Gorokhovaya rua e Voznesensky Prospekt. A Estilo barroco dominou a arquitetura da cidade durante os primeiros 60 anos, culminando na Isabelino barroco, representado principalmente por Bartolomeo Rastrelli com edifícios como o Palácio de Inverno. Na década de 1760, arquitectura barroca foi sucedido por arquitetura neoclássica.

Mapa de São Petersburgo de 1903

A Comissão de Pedra Edifícios de Moscovo e São Petersburgo estabelecidos em 1762 determinou que nenhuma estrutura na cidade ser maior do que o Palácio de Inverno e proibiu espaçamento entre edifícios. Durante o reinado de Catarina, a Grande na década de 1760-década de 1780, às margens do Neva foram alinhadas com granito aterros.

No entanto, não foi até 1850 que a primeira ponte permanente através do Neva, Blagoveshchensky Bridge, foi autorizado a abrir. Antes disso, apenas foram autorizados pontes de pontão. Obvodny Canal (cavado em 1769-1833) tornou-se o limite do sul da cidade.

Entre os mais importantes arquitetos neoclássicos em Saint Petersburg (incluindo aqueles que trabalham dentro do Estilo Império) foram Jean-Baptiste Vallin de la Mothe ( Academia Imperial de Artes, Pequeno Hermitage, Gostiny Dvor, New Holland Arch, Igreja Católica de Santa Catarina), Antonio Rinaldi ( Palácio de Mármore), Yury Felten ( Eremitério velho, Chesme Igreja), Giacomo Quarenghi (Academy of Sciences, Hermitage Theatre, Yusupov Palace), Andrey Voronikhin ( Instituto Mineiro, Catedral Kazan), Andreyan Zakharov ( Admiralty edifício), Jean-François Thomas de Thomon ( Spit de Vasilievsky Island), Carlo Rossi ( Yelagin Palace, Mikhailovsky Palace, Alexandrine Theatre, Senado e sinodais Construções General Staff Building, projeto de muitas ruas e praças), Vasily Stasov ( Moscow Triumphal Gate, Catedral da Trindade), e Auguste de Montferrand ( Catedral de Santo Isaac, Coluna de Alexandre). Em 1810, o primeiro de engenharia Instituição de ensino superior, o Engenharia militar Escola São Petersburgo principal foram estabelecidos em São Petersburgo por Alexander I. A vitória sobre França napoleônica na Guerra Patriótica de 1812 foi comemorado com muitos monumentos, incluindo a Coluna de Alexandre por Montferrand, erguido em 1834, ea Narva Triumphal Gate.

Em 1825, o suprimido Revolta contra Decembrist Nicholas I teve lugar no Senate Square na cidade, um dia depois que ele assumiu o trono.

São Petersburgo (edifício Admiralty e pináculo em primeiro plano) foi, durante muito tempo, a capital do Império Russo

Na década de 1840, a arquitetura neoclássica tinha dado lugar a vários estilos romanticist, que dominou até a década de 1890, representada por arquitectos como Andrei Stackenschneider ( Mariinsky Palace, Beloselsky-Belozersky Palace, Nicholas Palace, New Michael Palace) e Konstantin Thon ( Moskovsky Rail Terminal).

Com o emancipação dos camponeses empreendidas por Alexander II em 1861 e uma revolução industrial , o afluxo de antigos camponeses para a capital aumentou consideravelmente. Bairros pobres surgiu espontaneamente na periferia da cidade. São Petersburgo superou Moscou em crescimento populacional e industrial; desenvolveu-se como uma das maiores cidades industriais da Europa, com uma grande base naval (em Kronstadt), rio e do porto marítimo.

Os nomes de santos Peter e Paul , concedeu a cidadela e sua cidade original de catedral (a partir de 1725 - um enterro abóbada de imperadores russos) coincidentemente eram os nomes dos dois primeiros imperadores russos assassinados, Pedro III (1762, supostamente uma conspiração liderada por sua esposa, Catarina, a Grande ) e Paul I (1801, Nicholas Zubov e outros conspiradores que trouxeram ao poder Alexander I, filho de sua vítima). O terceiro assassinato do imperador teve lugar em São Petersburgo em 1881, quando Alexander II foi vítima de narodniki (veja o Igreja do Salvador do Sangue Derramado).

1900 a apresentar

A Revolução Russa de 1917 iniciou-se em São Petersburgo, quando a Bolcheviques invadiram o Palácio de Inverno

O Revolução de 1905 iniciou-se em São Petersburgo e se espalhou rapidamente para as províncias.

Durante a I Guerra Mundial , a cidade foi rebatizada de Petrogrado, que significa "Cidade de Pedro", para remover as palavras alemãs Sankt e Burg.

Em março de 1917, durante o Revolução de Fevereiro Nicolau II abdicou tanto para si próprio e em nome de seu filho, acabando com a monarquia russa e mais de trezentos anos de Romanov regra dinástica.

Estátua de Lenin fora do Estação Finlândia. Entre 1924 e 1991, a cidade foi nomeada Leningrado.

Em 07 de novembro de 1917 ( OS 25 de outubro), o Bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin , invadiram a Palácio do inverno em um evento conhecido depois como a Revolução de Outubro , o que levou ao fim do período pós-czarista governo provisório, a transferência de todo o poder político para o Soviéticos, ea ascensão do Partido Comunista. Depois que a cidade adquiriu um novo nome descritivo ", a cidade de três revoluções", referindo-se aos três principais desenvolvimentos na história política da Rússia do início do século 20.

Em setembro e outubro de 1917, as tropas alemãs invadiu a Arquipélago estoniano oeste e ameaçou Petrogrado com bombardeamento e invasão. Em 12 de março de 1918, os soviéticos transferiu o governo para Moscou. Durante a que se seguiu Guerra Civil, em 1919 geral Yudenich avanço da Estónia repetiu a tentativa de capturar a cidade, mas Leon Trotsky mobilizou o exército e forçou-o a recuar.

Em 26 de janeiro de 1924, cinco dias após a morte de Lenin, Petrograd foi rebatizado Leninegrado. Mais tarde, algumas ruas e outros topônimos foram renomeados em conformidade. A cidade tem mais de 230 lugares associados com a vida e as atividades de Lenin. Alguns deles foram transformados em museus, incluindo o cruzador Aurora - um símbolo da Revolução de Outubro eo navio mais antigo do Marinha russa.

Nas décadas de 1920 e 1930, nos arredores pobres foram reconstruídas em bairros regularmente planejadas. Arquitetura construtivista floresceu em torno desse tempo. Habitação foi nacionalizada; muitos apartamentos "burgueses" eram tão grandes que muitas famílias foram designados para o que foram chamados apartamentos 'comuns' ( kommunalkas). Na década de 1930, 68% da população vivia em tais habitações. Em 1935, um novo plano geral foi delineado, pelo que a cidade deve expandir-se para o sul. Construtivismo foi rejeitado em favor de um mais pomposo Arquitetura stalinista. Movendo-se o centro da cidade mais distante da fronteira com a Finlândia, Stalin adotou um plano para construir uma nova câmara da cidade com uma enorme praça adjacente, no extremo sul de Moskovsky Prospekt, designado como o novo rua principal do Leningrado. Após a Segunda Guerra Mundial, a fronteira soviético-finlandesa foi transferida para o norte. Nevsky Prospekt com a Praça do Palácio mantidas as funções eo papel do centro da cidade.

Em dezembro de 1931, Leningrado foi administrativamente separado do Leningrad Oblast. Naquela época, incluído Leningrado distrito suburbano, algumas partes das quais foram transferidos de volta para Leningrad Oblast, em 1936, e se transformou em Vsevolozhsky District, Krasnoselsky District, Pargolovsky District e Slutsky District (renomeado Pavlovsky Distrito em 1944).

Em 1 de Dezembro de 1934, Sergey Kirov, líder comunista popular de Leningrado, foi assassinado, que tornou-se o pretexto para a Grande Expurgo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Leningrado foi sitiada por forças alemãs na sequência da sua invasão em junho de 1941. O cerco durou 872 dias a partir de setembro de 1941 a janeiro de 1944. O Cerco de Leningrado foi uma das mais longas, mais destrutiva, e a maioria dos cercos letais de uma grande cidade em história moderna . Ele isolou a cidade da maioria dos suprimentos com excepção dos previstos pelo Estrada da vida em toda a Lago Ladoga. Mais de um milhão de civis morreram, principalmente de fome. Muitos outros foram finalmente evacuados ou escapou, por isso a cidade tornou-se, em grande parte despovoada.

Em 01 de maio de 1945 Joseph Stalin , em seu Supreme Commander Despacho n.º 20, chamada de Leningrado, ao lado Stalingrado, Sevastopol, e Odessa, cidades herói da guerra. A marcação o título honorário de 'Hero City' estatuto foi erguido em 08 de maio de 1965 (o 20º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica), durante a era Brezhnev . O Presidium do Soviete Supremo da URSS concedido Leningrado como um herói da Cidade Ordem de Lenin ea Gold Star medalha "para a resistência heróica da cidade e tenacidade dos sobreviventes do Siege '. O Herói-City Obelisco tendo o Sinal Gold Star foi instalado em abril de 1985.

Em outubro 1946 alguns territórios ao longo da costa norte do Golfo da Finlândia, que tinha passado para a URSS a partir de Finlândia, em 1940, sob a tratado de paz após a Guerra de Inverno, foram transferidos de Leninegrado Oblast de Leningrado e dividido em Sestroretsky District e Distrito Kurortny. Estes incluíram a cidade de Terijoki (rebatizado Zelenogorsk em 1948). Leningrado e muitos de seus subúrbios foram reconstruídas ao longo das décadas do pós-guerra, parcialmente de acordo com os planos pré-guerra. O plano geral para 1948 Leningrado destaque radial desenvolvimento urbano, no norte, bem como no sul. Em 1953 Pavlovsky District em Leningrado Oblast foi abolida, e partes do seu território, incluindo Pavlovsk, fundiu-se com Leningrado. Em 1954 os assentamentos Levashovo, Pargolovo e Pesochny se fundiu com a Leningrado.

Leningrad deu o seu nome à Caso de Leningrado (1949-1952), um evento notável na luta política do pós-guerra na URSS . Ele era um produto da rivalidade entre os sucessores de Stalin (onde um lado foi representados pelos líderes da cidade Organização do Partido Comunista - o segundo mais importante do país, depois de Moscou. Toda a liderança de elite de Leningrado foi destruída, incluindo o ex-prefeito Kuznetsov, o prefeito em exercício Popkov, e todos os seus deputados; 23 líderes globais foram condenados à morte, 181 para a prisão ou o exílio (exonerado em 1954). Cerca de 2.000 funcionários do ranking em toda a URSS foram expulsos do partido e Komsomol e removido posições de liderança.

O Subterrâneo Leningrado Metro sistema de trânsito rápido, projetado antes da guerra, inaugurado em 1955, com os primeiros oito estações decoradas com mármore e bronze. No entanto, após a morte de Stalin em 1953, os excessos ornamentais percebidas da arquitetura stalinista foram abandonados. Na década de 1960 década de 1980, muitos novos bairros residenciais foram construídos na periferia; enquanto o blocos de apartamentos funcionalistas foram quase idênticos uns aos outros, muitas famílias se mudou para lá de kommunalkas no centro da cidade, a fim de viver em apartamentos separados.

Vista do Colonnade, Catedral de Santo Isaac, São Petersburgo

Em 12 de Junho de 1991, em simultâneo com a primeiras eleições presidenciais russas, as autoridades da cidade providenciado para as eleições para prefeito e um referendo sobre o nome da cidade. A taxa de participação foi de 65%; 66,13% da contagem total de votos foi para Anatoly Sobchak, que se tornou o primeiro democraticamente eleito prefeito da cidade.

Enquanto isso, as condições econômicas estavam se deteriorando como o país tentou adaptar a grandes mudanças. Pela primeira vez desde a década de 1940, comida racionamento foi introduzido, ea cidade recebeu humanitária ajuda alimentar do exterior. Desta vez foi dramático representado na série fotográfica de fotógrafo russo Alexey Titarenko. Em 1995, a parte norte da Kirovsko-Vyborgskaya Linha do Metro de São Petersburgo foi cortada por inundação subterrânea, criando um grande obstáculo para o desenvolvimento da cidade por quase dez anos.

Eventos culturais em Peterhof durante a celebração do 300º aniversário de Petersburg

Em 1996, Anatoly Sobchak foi derrotado por Vladimir Yakovlev nas eleições do chefe do administração da cidade. O título da cabeça cidade foi alterada de "mayor" de "governador". Em 2000, Yakovlev foi reeleito novamente. Seu segundo mandato expirou em 2004; a restauração há muito aguardado de conexão de metrô quebrado foi o esperado para concluir por esse tempo. Mas, em 2003 Yakovlev repente renunciou, deixando o escritório de um governador para Valentina Matviyenko.

A lei sobre a eleição do Governador da cidade foi mudado, quebrando a tradição de sua eleição democrática de um sufrágio universal. Em 2006 foi novamente aprovado Matvienko como governador pelo legislatura cidade. O edifício residencial se intensificou de novo; os preços dos imóveis inflado muito o que causou muitos problemas novos para a preservação da parte histórica da cidade.

Embora a parte central da cidade é assistido por UNESCO (existem cerca de 8.000 monumentos arquitetônicos em Petersburg), a preservação do seu ambiente histórico e arquitectónico tornou-se controversa. Depois de 2005, foi permitida a demolição dos edifícios mais antigos no centro histórico. Em 2006 Gazprom anunciou um ambicioso projeto para erguer um 396 metros arranha-céus oposto ao Smolny, o que poderia resultar em perda definitiva da linha única de Petersburg paisagem. Protestos urgentes dos cidadãos e figuras públicas proeminentes da Rússia contra este projeto não foram consideradas pelo governador Valentina Matvienko e as autoridades da cidade até dezembro de 2010, quando, após a declaração do Presidente Dmitry Medvedev, a cidade decidiu encontrar um local mais apropriado para este projeto.

Geografia

A área da cidade de São Petersburgo adequada é 605,8 quilômetros quadrados (233,9 MI quadrado). A área do assunto federal é 1.439 quilômetros quadrados (556 MI quadrado), que contém São Petersburgo adequada (que consiste em oitenta e um municipal okrugs), nove cidades municipais - ( Kolpino, Krasnoye Selo, Kronstadt, Lomonosov, Pavlovsk, Petergof, Pushkin, Sestroretsk, Zelenogorsk) - e vinte e um assentamentos municipais.

Petersburg está situado no meio de taiga terras baixas ao longo das margens do Neva Bay do Golfo da Finlândia, e ilhas do delta do rio. Os maiores são Vasilyevsky Island (além do ilha artificial entre canal e Obvodny Fontanka, e No Kotlin Neva Bay), Petrogradsky, Dekabristov e Krestovsky. Este último, juntamente com Yelagin e Ilha Kamenny são cobertas principalmente por parques. O Karelian Isthmus, norte da cidade, é um popular área de resort. No sul de Saint Petersburg atravessa a Baltic-Ladoga Klint e atende a Izhora Plateau.

A elevação de São Petersburgo vai desde o nível do mar até seu ponto mais alto de 175,9 metros (577 pés) no Orekhovaya Hill, no Duderhof Heights, no sul. Parte do território da cidade a oeste de Liteyny Prospekt não é maior do que 4 metros (13 pés) acima do nível do mar, e tem sofrido com inúmeras inundações. Inundações em São Petersburgo são acionados por um longo onda no mar Báltico , causados por condições meteorológicas, ventos e superficialidade do Neva Bay. Os quatro mais desastrosas inundações ocorreram em 1824 (421 centímetros / 166 polegadas acima do nível do mar, durante a qual mais de trezentos edifícios foram destruídos), 1924 380 centímetros / 150 polegadas, 1777 321 centímetros / 126 polegadas, 1955 293 centímetros / 115 polegadas, e 1975 281 centímetros / 111 polegadas. Para evitar inundações, as São Petersburgo Dam foi construído.

Desde o século 18 o terreno na cidade tem sido levantada artificialmente, em alguns lugares por mais de 4 metros (13 ft), fazendo fusões de várias ilhas, e alterando a hidrologia da cidade. Além do Neva e seus afluentes, outros rios importantes do assunto federal de São Petersburgo estão Sestra, Okhta e Izhora. O maior lago é Sestroretsky Razliv no norte, seguido por Lakhtinsky Razliv, Suzdal Lagos e outros lagos menores.

Devido à localização a ca. 60 ° N de latitude o a duração do dia em Petersburg varia entre estações, que vão 5:53-18:50. Um período de meados de maio a meados de julho quando o crepúsculo pode durar toda a noite é chamado de noites brancas.

Clima

Debaixo de Classificação climática de Köppen, São Petersburgo é classificado como Dfb, um clima continental úmido. Distinta influência moderadora dos Mar Báltico ciclones resultar em verões quentes, úmidos e curtos e invernos longos e frios molhados.

A temperatura média diária é em Julho de 23 ° C (73 ° F); uma temperatura máxima de 37,1 ° C (98,8 ° F) durante a 2010 hemisfério norte onda de calor do verão. Um mínimo de inverno de -35,9 ° C (-32,6 ° F) foi registrado em 1883. A temperatura média anual é de 5,8 ° C (42,4 ° F). O rio Neva dentro dos limites da cidade geralmente congela-se em novembro e dezembro e break-up ocorre em abril. De dezembro a março, há 118 dias médios com cobertura de neve, que atinge uma profundidade de neve média de 19 cm (7,5 polegadas) em fevereiro. O período sem geada na cidade dura, em média, para cerca de 135 dias. A cidade tem um clima um pouco mais quente do que seus subúrbios. As condições meteorológicas são bastante variável durante todo o ano.

  • Cidade Portal Turístico
  • Marina Sidyakina (10 de Abril, 2008). "Destino: St Petersburg". Helsinki Times.  
  • São Petersburgo (Rússia) Guia do curso de wikivoyage
  • St Petersburg em In Our Time at the BBC . ( ouça agora)
  • Lista oficial de cidades parceiras estrangeiras e regiões no website da Comissão do governo da cidade de Relações Externas (em russo)
  • Vida de São Petersburgo em fotos
  • São Petersburgo Viagens 2012
  • Pontos turísticos e atrações São Petersburgo
  • Mais de 1600 visualizações cartão pré-revolução de São Petersburgo
  • Paisagens da cidade de São Petersburgo
  • St-Petersburg, Balcão Virtual • 360 ° aérea Panorama
  • Bob Atchinson (2010). "São Petersburgo, 1900: um diário de viagem fotográfica do capital da Rússia Imperial". Retirado 09 de fevereiro de 2011 [50 fotografias de St. Petersburg a partir de « Viagem »de Burton Holmes (Vol. 8, 1914) e outras fontes  
  • "Официальный портал администрации Санкт-Петербурга" [O Portal Oficial da Autoridade São Petersburgo City] The Saint Petersburg City Authority:. 191060, St. Petersburg, Smolny [Администрация Санкт-Петербурга 191060, СПб., Смольный] (em ru). 2001-2011. Retirado 09 de fevereiro de 2011.  
  • Comitê de Investimentos e Projetos Estratégicos (2010). "São Petersburgo - cidade aberta". O Governo de São Petersburgo [materiais analíticos e white papers sobre economia, negócios e ambiente social, conforto e fazer negócios em St. Petersburg  
  • "Encyclopaedia of Saint Petersburg". St. Petersburg: O Fundação Likhachov. 2004. Retirado 09 de fevereiro de 2011 [3500 entradas, 9.200 personalidades, 3.500 endereços, 2.000 imagens e 40 mapas geográficos, 3.800 referências bibliográficas a partir do original "Encyclopaedia of Saint Petersburg" (SPB., Rosspen, 2004)]  

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Saint_Petersburg&oldid=549768362 "