Conteúdo verificado

Scelidosaurus

Assuntos Relacionados: Dinosaurs

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Scelidosaurus
Intervalo temporal: Jurássico Inferior, 196.5-194Ma
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
A exibição quase completo esqueleto fossilsed scutes ósseos, Charmouth Heritage Coast Centre
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Ornithischia
Clado: thyreophora
Clado: Thyreophoroidea
Família: Scelidosauridae
Cope, 1869
Género: Scelidosaurus
Owen, 1859
Espécie: S. harrisonii
Owen, 1861

Scelidosaurus (pron .: / ˌ s ɛ l ɨ d ɵ s ɔr ə s /; que significa "lagarto limb", do grego skelos / σκελος que significa 'perna' e saurus / σαυρος que significa "lagarto") é um género de quadrúpedes, levemente chapeado, herbívoro de dinossauro de cerca de 4 metros (13 pés) de comprimento. Ele viveu durante o início do jurássico Período, durante o Hettangian para Sinemurian palcos 199,6-194 milhões de anos atrás. Seus fósseis foram encontrados tanto em Inglaterra e em Arizona, nos Estados Unidos. Scelidosaurus tem sido chamado de o mais antigo dinossauro completo. Este gênero e gêneros relacionados foram encontrados em três continentes.

Anatomista comparativo Richard Owen descrito Scelidosaurus em 1859. Apenas uma espécie , S. harrisonii, é considerado válido hoje, embora outras espécies têm sido propostos ao longo dos anos. Um dos mais primitivo do thyreophorans, a colocação exata de Scelidosaurus dentro da subordem tem sido objecto de debate durante quase 150 anos. Isso não é ajudado pela escassez de conhecimento sobre seus parentes mais próximos.

Descrição

A Scelidosaurus adulto era bastante pequeno, em comparação com a maioria dos outros dinossauros. Alguns cientistas estimam um comprimento de 4 metros (13 pés) Scelidosaurus foi quadrúpede, com as patas traseiras consideravelmente mais do que os membros anteriores. Pode ter levantado sobre as patas traseiras para navegar na folha de árvores, mas suas patas dianteiras eram tão grandes quanto as patas traseiras, indicando uma postura quadrúpede principalmente. Scelidosaurus tinha quatro dedos, com o dígito mais íntimo ser o menor.

Crânio

Crânio

Ao contrário mais tarde ankylosaurs, o crânio foi baixa e de forma triangular, mais longo do que era grande, semelhante à da primitivas ornithischians . O chefe da Scelidosaurus era pequeno, e ele tinha um pescoço que era maior do que a da maioria dos dinossauros blindados.

Como outros thyreophorans, Scelidosaurus era herbívoro , com dentes, bochechas muito pequenas em forma de folha para o cultivo de vegetação. Acredita-se Scelidosaurus alimentado com um sistema de punção-esmagamento de ação dente-on-dente, com simples movimentos da mandíbula para cima e para baixo. Ao contrário ankylosaurs posteriores, Scelidosaurus ainda tinha cinco pares de fenestrae (aberturas do crânio) visto em ornithischians primitivas, e os seus dentes eram mais do que folhas em forma de dinossauros blindados posteriores.

Armour

Restauração

A característica mais evidente de Scelidosaurus é sua armadura, constituído por ósseo escudos incorporados na pele. Estes osteodermos foram dispostos em filas paralelas para baixo do corpo do animal. Osteoderms também são encontrados na pele de crocodilos , tatus e alguns lagartos . Estes osteoderms variaram em tamanho e forma; a maioria eram pequenas placas, planas, mas escudos mais grossos também ocorreu. Os escudos foram alinhadas em fileiras horizontais regulares para baixo do pescoço do animal, costas e quadris, com os scutes menores dispostos nos membros e cauda. Os escudos laterais foram cônico, em vez de os osteoderms lâmina-como de Scutellosaurus, e têm sido utilizados para identificar o género. Ele também tinha um par de distintivos scutes três pontas atrás da cabeça. Em comparação com ankylosaurs posteriores, Scelidosaurus foi levemente blindado.

Impressões de pele fossilizados também foram encontrados. Entre as escamas ósseas, Scelidosaurus tinha arredondado escamas semelhantes às de um Gila monstro. Entre os grandes escudos, muito pequenas (5-10 milímetros []) ,2-0,4 em flat "grânulos" de osso foram distribuídas no interior da pele. Em ankylosaurs posteriores, estas pequenas scutes pode ter se desenvolvido em scutes maiores, fundindo para o multi-osteodermal placa de armadura visto em gêneros como o anquilossauro.

Dieta

Scelidosaurus e seus parentes jurássicos eram herbívoros. No entanto, enquanto outros ornithischians possuía dentes capazes de triturar material vegetal, Scelidosaurus tinha dentes, menos complexos menores e uma mandíbula capaz de movimentos simples única mandíbula para cima e para baixo. Neste aspecto, eles se assemelhava a stegosaurids, que também traziam dentes e mandíbulas primitivas simples. Sua dieta teria consistido de plantas ou frutas com folhas, como as gramíneas não evoluíram até tarde da Período Cretáceo , após Scelidosaurus tinha-se tornado extinto.

Classificação

Expressos em Utah

Scelidosaurus foi um ornithischian e foi classificada em diferentes momentos como uma anquilossauro ou stegosaur. Este debate está ainda em curso; neste momento, é considerado para ser mais estreitamente relacionado com ankylosaurids do que a stegosaurids e, por extensão, a uma verdadeira ankylosaur, ou basal para a separação ankylosaur-stegosaur. A classificação stegosaur tem caído em desuso, mas é visto em livros mais antigos dinossauros. Apesar de sua classificação anquilossauro, Scelidosaurus semelhanças compartilhadas com Stegosaurus , incluindo um corpo pesado mais alto nos quadris e placas ósseas para baixo suas costas.

Scelidosaurus dá nome ao Scelidosauridae, um grupo de ornithischians primitivos perto da ascendência de ankylosaurs e estegossauros. Além de Scelidosaurus, outros membros da clade incluem Bienosaurus e possivelmente Scutellosaurus. Originalmente proposto por Edward Drinker Cope em 1869, a família foi ressuscitado por Chinese paleontólogo Dong Zhiming em 2001, após estudo de Bienosaurus, que compartilha afinidades com Scelidosaurus. Os scelidosaurids foram encontrados em formações jurássico adiantado, e pode ter persistido no Jurássico Superior. Seus fósseis foram encontrados na China , Inglaterra e Arizona. Alguns paleontólogos consideram o Scelidosauridae parafilético, mas Benton (2004) lista os como grupo monofilético.

Os registros fósseis de thyreophorans mais basal do que Scelidosaurus são escassos. O mais primitivo Scutellosaurus, também encontrado no Arizona, foi um gênero anterior, que foi facultatively bípede. Um rastro de uma possível dinossauro blindado cedo, a partir de cerca de 195 milhões de anos, foi encontrado na França. Ancestrais desses thyreophorans primitivos evoluíram desde os primeiros ornithischians semelhantes a Lesothosaurus durante o Triássico.

Espécies

S. harrisonii, descrito por Owen, é atualmente o único reconhecidos espécies , com base em diversos esqueletos quase completos. A segunda espécie potenciais do Sinemurian-idade Formação Lower Lufeng, S. oehleri, foi descrito por DJ Simmons em 1965 sob seu próprio gênero, Tatissauro. Em 1996 Spencer G. Lucas mudou-se para Scelidosaurus. Embora os fósseis são fragmentários, esta reavaliação não foi aceite, e S. oehleri é hoje uma vez mais reconhecido como tatissauro.

História da descoberta

Desenho do crânio holótipo parcial

Enquanto James Harrison de Charmouth (Início Fase Sinemurian, 196,5-194,000,000 anos atrás), West Dorset de Inglaterra foi pedreiras as falésias de Preto Ven (entre Charmouth e Lyme Regis), possivelmente de matéria-prima para o fabrico de cimento, em 1858, ele encontrou algumas fragmentárias fósseis de ossos dos membros. Ele enviou-os para Professor Richard Owen do Museu de História Natural (originalmente o Museu Britânico (História Natural), Londres). Estes, com achados posteriores do mesmo local, revelou um esqueleto quase completo Scelidosaurus foi nomeado por Sir Richard Owen, em 1859.; no entanto, uma descrição completa não apareceu até 1863. Infelizmente, misturado com os fósseis Scelidosaurus estavam os restos parciais de um dinossauro terópode; este não foi descoberto até 1968. Em 1888, Richard Lydekker selecionado a articulação do joelho como o lectotype de Scelidosaurus.

Por muitos anos, os fósseis enigmáticas de Scelidosaurus causado algum debate sobre a classificação do gênero. Von Zittel (1902), Swinton (1934), e Appleby et ai. (1967) identificaram o género como uma stegosaur. Em um papel 1968, Romer argumentou que era um anquilossauro. Em 1977, Richard Thulborn do University of Queensland tentativa de reclassificar Scelidosaurus como um semelhante para ornithopod Tenontosaurus ou Iguanodon . Thulborn argumentou Scelidosaurus era um dinossauro bípede levemente construído adaptado para correr. 1977 as teorias de Thulborn sobre o gênero já foram rejeitadas.

Restauração de um esqueleto por OC Marsh

Em 1968, BH Newman aplicado para ter a seleção da articulação do joelho de Lydekker como o lectotype oficialmente rescindido pela Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica, como a junta era de uma megalosaur. Wells et al. Informalmente reatribuído estes ossos, que consiste de um fêmur e parcial tíbia, para " Merosaurus "em 1995.

Em 1989, escudos identificado como pertencente a Scelidosaurus sp., Que foram encontrados no Formação Kayenta (Grupo Glen Canyon) do norte Arizona, ajudou a determinar a idade dos estratos foi de cerca de 199,6-196.500.000 anos atrás. Estes escudos também estabeleceu um tie-in geográfica entre Glen Canyon do Arizona e na Europa, onde já tinha sido descoberto fósseis de Scelidosaurus. Alguns cientistas têm contestado a atribuição para Scelidosaurus, no entanto.

Em 2000, Martill et al. Anunciada a preservação de tecidos moles em um espécime de Scelidosaurus. Estes fósseis são formadas por oito vértebras caudais em uma laje de corte de mudstone carbonato, que foi julgado até a data a partir da tarde Hettangian para Sinemurian estágios. Partes do fóssil foram preservados de tal maneira que um envelope de tecido mole preservada é visível ao redor das vértebras, e mostram a presença de uma camada epidérmica nos escudos. Os autores concluíram que os osteoderms de todos os dinossauros blindados basais estavam cobertos de uma camada resistente, provavelmente queratinoso de pele.

Na cultura popular

Modelo na Charmouth Heritage Centre Coast.

Embora Scelidosaurus está longe de ser tão conhecido quanto seu taxa irmã anquilossauro ou Stegosaurus, o gênero tem aparecido com pouca freqüência na mídia popular. Um exemplo está na Nintendo Jurassic Park III: Parque Builder jogo de vídeo, onde o jogador controla uma mistura variada de dinossauros, incluindo Scelidosaurus. O dinossauro é também uma das principais exposições no Charmouth Heritage Centre Coast em Charmouth, Inglaterra . O centro abriga tanto um modelo e um elenco de Scelidosaurus, fósseis, dos quais foram coletadas na área. Programa infantil Harry e seu balde de dinossauros possui um Sid Scelidosaurus nomeado como um dos amigos de dinossauro de Harry.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Scelidosaurus&oldid=541742748 "