Conteúdo verificado

Mar Cáspio

Assuntos Relacionados: Geografia

Fundo para as escolas Wikipédia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Mar Cáspio
Como capturado pela MODIS na órbita Terra por satélite
Coordenadas 40 ° 51 ° 0'N 0'E
Tipo de Lake Endorheic
Salina
Permanente
Natural
Entradas primárias Rio Volga
Saídas primárias Evaporação
Área de captação 3.626.000 km² (1.400.000 sq mi)
Países da bacia Azerbaijão
Irã
Cazaquistão
Federação Russa
Turquemenistão
Superfície 371.000 km² (143.200 sq mi)
Profundidade média 184 m (604 pés)
Volume de água 78,200 km 3 (18.800 cu mi)
Tempo de residência 250 anos
Elevação da superfície -28 M (-92 pés)
Referências

O Mar Cáspio é o maior corpo fechado de água na Terra por área, diferentemente classificada como a maior do mundo lago ou de pleno direito do mar . Tem uma área superficial de 371 mil quilômetros quadrados (143.244 sq mi) e um volume de 78.200 quilômetros cúbicos (18.761 cu mi). É um endorheic corpo de água (não tem saídas), e encontra-se entre as áreas do sul da Rússia e do norte do Irã . Ele tem uma profundidade máxima de cerca de 1025 metros (3363 pés).

Foi percebido como um mar por seus habitantes costeiros antigos porque é salgado e parecia ilimitada. Tem um salinidade de cerca de 1,2%, cerca de um terço a salinidade de mais água do mar . Conforme Estrabão, é nomeado após um povo antigo chamados Caspians.

História geológica

Como o Mar Negro eo Mediterrâneo , o Mar Cáspio é um remanescente da Mar de Tétis. Tornou-se sem litoral cerca de 5,5 milhões de anos atrás, devido à deriva continental. O Cáspio deve o que reduziu a salinidade que tem de suas origens como um remanescente da Ocean World. Durante os períodos de clima quente e seco, o mar sem litoral tem tudo, mas secou, depositando sedimentos evaporíticas como halite que se tornou coberto por depósitos wind-blown off e foram selados como uma pia evaporite quando legal, climas úmidos recarregados da bacia. Devido ao influxo de água doce, o Mar Cáspio é um lago de água doce nas suas porções norte. É mais salinas na costa iraniana, onde a bacia de captação contribui pouco fluxo. Atualmente, a salinidade média do Cáspio é três vezes menos do que os oceanos da Terra. A seca em grande parte-up Garabogazköl embayment rotineiramente excede a salinidade oceânica.

Geografia

O Mar Cáspio é o maior órgão interno de água no mundo e é responsável por 40 a 44 por cento do total águas lacustres do mundo. Os litorais do Mar Cáspio são compartilhados por Azerbaijão , Irã , Cazaquistão , Rússia e Turcomenistão . O Cáspio é dividido em três regiões físicas distintas: Norte, Centro e Sul do Cáspio. A fronteira norte-Oriente é o limiar Mangyshlak, que atravessa checheno Island e Cape Tiub-Karagan. O limite de meia-Sul é o limiar Apsheron, que atravessa Zhiloi Island e Cape Kuuli.

Selvas do Irã

As divisões entre as três regiões são dramáticas. O Cáspio do Norte inclui apenas a prateleira Cáspio, e é caracterizada como muito superficial; é responsável por menos de um por cento do volume total de água com uma profundidade média de apenas 5-6 metros. O mar visivelmente cai em direção ao Mar Cáspio Médio, onde a profundidade média é de 190 metros. A Southern Caspian é o mais profundo, com uma profundidade que chega a mais de 1000 metros. O Oriente e do Sul do Mar Cáspio são responsáveis por 33 por cento e 66 por cento do volume total de água, respectivamente. A parte norte do Mar Cáspio normalmente congela no inverno, e nos invernos mais frios, o gelo se formará no sul.

Mais de 130 rios fornecem entrada para o Mar Cáspio, com o rio Volga é o maior. A Caspian também tem várias pequenas ilhas; eles estão localizados principalmente nas regiões Norte e tem uma área de terra coletiva de cerca de 2.000 quilômetros quadrados. Ao lado do Norte Cáspio é o Caspian Depressão, uma região de baixa altitude de 27 metros abaixo do nível do mar. O Central Asian estepes esticar em toda a costa do nordeste, enquanto a Montanhas do Cáucaso abraçar a costa ocidental. Os biomas tanto para o norte e leste são caracterizados por frios, desertos continentais. Por outro lado, o clima para o sudoeste e sul são geralmente quentes com elevação desigual devido a uma combinação de montanhas e serras; as mudanças drásticas no clima ao longo do Mar Cáspio têm levado a uma grande quantidade de biodiversidade na região.

Fauna

Uma vista aérea da costa do Mar Cáspio do sul como visto do alto da Montanhas Alborz em Mazandaran, Irã

O Mar Cáspio detém um grande número de esturjão, que rendimento ovos que são processados em caviar. Nos últimos anos, a sobrepesca ameaça a população de esturjão para o ponto que ambientalistas defendem que proíbe a pesca do esturjão completamente até que a população se recupera. No entanto, o alto preço do caviar de esturjão permite pescador de pagar subornos para garantir as autoridades olhar para o outro, fazendo com que os regulamentos em muitos locais ineficazes. Colheita Caviar põe em perigo ainda mais as unidades populacionais de peixes, uma vez que tem como alvo as fêmeas reprodutivas.

O Selo Cáspio, (Phoca caspica, Pusa caspica em algumas fontes), que é endêmica do Mar Cáspio, é um dos muito poucos espécies de focas que vivem em águas interiores (ver também Selo Baikal). A área tem dado o seu nome a várias espécies de aves, incluindo o Gaivota Cáspio eo Andorinha do mar Cáspio. Existem várias espécies e subespécies de peixes endêmicas para o Mar Cáspio, incluindo o Kktum (também conhecido como Cáspio peixe branco), Caspian roach, Caspian bream (alguns relatório que o Bream ocorrendo no Mar de Aral é a mesma subespécie), e um "salmão" Caspian (uma subespécie da truta, Salmo trutta caspiensis). O "salmão Caspian" é criticamente em perigo.

Características hidrológicas

Northern selvas florestas / Chuva do Irã criadas pela umidade capturado do mar Cáspio e do Cordilheira Alborz do Irã , Gilan.

A Caspian tem características comuns a ambos os mares e lagos. Ele é frequentemente listado como o maior lago do mundo, embora não seja um lago de água doce. A Caspian ficou sem litoral cerca de 5,5 milhões de anos atrás devido a placas tectônicas . O rio Volga (cerca de 80% da arrecadação) eo Rio Ural descarga no mar Cáspio, mas não tem saída natural excepto por evaporação. Assim, o Caspian ecossistema é uma bacia fechada, com sua própria história mar nível que é independente da eustatic nível dos oceanos do mundo. O nível do Cáspio caiu e ressuscitado, muitas vezes rapidamente, muitas vezes ao longo dos séculos. Alguns historiadores russos afirmam que um medieval nascer do Cáspio causado as cidades costeiras de Khazaria , tais como Atil, para inundar. Em 2004, o nível da água era -28 metros ou 28 metros (92 pés) abaixo do nível do mar.

Ao longo dos séculos, os níveis do mar Cáspio mudaram em sincronicidade com a descarga estimado do Volga, que por sua vez depende de níveis de precipitação em sua bacia hidrográfica vasta. A precipitação está relacionado com variações na quantidade de depressões do Atlântico Norte que atingem o interior, e eles por sua vez, são afetados por ciclos da Oscilação do Atlântico Norte . Assim, os níveis no mar Cáspio dizem respeito às condições atmosféricas na casa dos milhares de milhas do Atlântico Norte ao norte e ao oeste. Esses fatores tornam o Mar Cáspio um lugar valioso para estudar as causas e efeitos da mudança climática global.

O último ciclo de curto prazo do nível do mar começou com uma queda do nível do mar de 3 m 1929-1977, seguido de um aumento de 3 m de 1977 até 1995. Desde então oscilações menores ocorreram.

A história humana

O Mar Cáspio, visto de Baku , República do Azerbaijão.
O século 17 rebelde Cossak e pirata Stenka Razin, em um ataque no Caspian ( Vasily Surikov, 1906).

Descobertas na caverna Huto perto da cidade de Behshahr, Mazandaran sul do Mar Cáspio do Irão, sugerem a habitação humana da área tão cedo quanto 75 mil anos atrás.

Em antiguidade clássica entre gregos e persas que foi chamado a Hyrcanian Oceano. Na antiguidade persa, bem como no moderno Irã , ele é conhecido como o Mar Khazar (persa خزر) ou Mazandaran (persa مازندران) Lake. Em países de língua turcas que é conhecido como o Khazar mar. Fontes russas velhos chamam de Khvalyn (Khvalynian) Sea após a Khvalis, habitantes de Khwarezmia. Fontes árabe antiga consulte Bahr-e-Qazvin - do Cáspio / Sea Qazvin.

A palavra Cáspio é derivado a partir do nome do Caspi (persa کاسی), um povo antigo que viviam a oeste do mar em Transcaucásia. Estrabão escreveu que "para o país da albaneses pertence também o território chamado Caspiane, que foi nomeado após a tribo Cáspio, como também foi o mar, mas a tribo já desapareceu". Além disso, a porta Cáspio, que é o nome de uma região em Província de Teerã Irã , é outra possível evidência de que eles migraram para o sul do mar.

Cidades históricas à beira-mar incluem

  • Hyrcania, estado antiga no norte do Irã
  • Tamisheh, na província de Mazandaran do Irã
  • Anzali, na província de Gilan do Irã
  • Atil, Khazaria
  • Khazaran
  • Baku , Azerbaijão
  • Sumgait, Azerbaijão
  • Astara, Irã, Azerbaijão

Cidades perto do Mar Cáspio

Costa do Mar Cáspio, Türkmenbaşy, Turquemenistão.

As principais cidades pelo Mar Cáspio:

  • Astara, Azerbaijão
  • Avrora, Azerbaijão
  • Baku , Azerbaijão
  • Banco , Azerbaijão
  • Gobustan, Azerbaijan
  • Kala, Azerbaijão
  • Khudat, Azerbaijão
  • Khachmaz, Azerbaijão
  • Lankaran, Azerbaijann
  • Nabran, Azerbaijão
  • Rochas de petróleo, o Azerbaijão
  • Sumqayit, Azerbaijão
  • Astaneh-ye Ashrafiyeh, Irã
  • Astara, Irã
  • Amol, Irã
  • Babol, Iran
  • Babolsar, Irã
Mapa do mar Cáspio, sombreamento amarelo indica bacia de drenagem do Mar Cáspio.
  • Bandar Anzali, Irã
  • Bandar Torkaman, Irã
  • Behshahr, Irã
  • Chaloos, Irã
  • Ghaem Shahr, Irã
  • Gorgan, Irã
  • Jooybar, Irã
  • Kordkuy, Irã
  • Lahijan, Irã
  • Langrud, Irã
  • Mahmood Abad, Irã
  • Neka, Irã
  • Nowshahr, Irã
  • Nur, Irã
  • Ramsar, no Irão
  • Rasht, Irã
  • Rudbar, Irã
  • Rudsar, Irã
  • Sari, Irã
  • Tonekabon, Irã
  • Atyrau, Cazaquistão (ex-Guriev)
  • Aktau, Cazaquistão (anteriormente Shevchenko)
  • Astrakhan, Rússia
  • Derbent, Rússia
  • Makhachkala, Rússia
  • Türkmenbaşy, Turcomenistão (anteriormente Krasnovodsk)
  • Hazar, o Turquemenistão (anteriormente Çeleken)
  • Esenguly, Turcomenistão
  • Garabogaz, Turcomenistão (anteriormente Bekdas)

Ilhas

O Mar Cáspio tem inúmeras ilhas por toda parte. A maioria das ilhas são pequenas e desabitadas ilhas no Norte do Mar Cáspio. Embora a maioria das ilhas são desabitadas, alguns deles têm colonos humanos. Muitas das ilhas perto Azerbaijão segurar importância geopolítica e económica significativa, devido às suas reservas de petróleo.

Bulla ilha está fora da costa do Azerbaijão, e possui enormes reservas de petróleo. Pirallahı Island, ao largo da costa do Azerbaijão, bem como, também possui reservas de petróleo; foi um dos primeiros lugares em Azerbaijain que foi encontrado para ter óleo, e foi o primeiro lugar no Mar Cáspio para ter perfuração corte feito. Nargin foi usado como um ex- Base soviética e é a maior ilha do Baku baía. Ashuradeh está situado na extremidade oriental da península Miankaleh ao leste norte de Gorgan Bay, perto da costa iraniana. Ele foi separado da península após ilhéus criados cavou um canal.

Várias ilhas, particularmente em torno do Azerbaijão, sofreram extensos danos ambientais devido à produção de óleo. Vulf, por exemplo, teve seu ecossistema gravemente danificado devido à vizinha produção de petróleo das ilhas, embora focas e outros animais continuam a habitá-la.

Existentes e propostas canais

Embora o Mar Cáspio é endorheic, seu principal afluente, Volga, está ligado por canais de navegação importantes com o rio Don (e, portanto, do Mar Negro) e com o Mar Báltico, com canais de filiais a Northern Dvina e para o mar Branco.

Outro tributário Cáspio, o Rio Kuma, está ligado por um canal de irrigação com a bacia do Don também.

Canals propostos no passado

O Principal Turkmen Canal, cuja construção foi iniciada em 1950, teria executado a partir de Nukus na Amu Darya para- Krasnovodsk no Mar Cáspio. Seria usado não só para a irrigação, mas também para o transporte, ligando o Amu Darya-e o Mar de Aral com o Cáspio. O projeto foi abandonado logo depois da morte de Joseph Stalin , em favor do Qaraqum Canal, que é executado em uma rota mais ao sul e não alcança o Cáspio.

Desde os anos 1930 até a década de 1980, os projetos para um Pechora-Kama Canal foram amplamente discutidas, e alguns construção experimentos com explosões nucleares foram realizados em 1971. Para este projeto, o transporte era uma consideração secundária; o principal objetivo era redireccionar alguma da água do Rio Pechora (que desagua no Oceano Ártico ), através do Kama no Volga. As metas foram ambos irrigação e estabilizar o nível da água no Mar Cáspio, o que foi pensado para estar caindo perigosamente rápido no momento.

Eurasia Canal

Em junho de 2007, a fim de dinamizar o acesso de seu país, rico em petróleo para os mercados, Cazaquistão Presidente 's Nursultan Nazarbaev propôs uma ligação entre a 700 km Cáspio e do mar Negro . Espera-se que o "Eurasia Canal" iria transformar o Cazaquistão sem litoral e outro Países da Ásia Central em estados marítimos, permitindo-lhes aumentar significativamente o volume de comércio. Enquanto o canal iria atravessar russo território, que iria beneficiar Cazaquistão através de seus portos do Mar Cáspio. A rota mais provável para o canal, os funcionários da Comissão dos Recursos Hídricos no Ministério da Agricultura do Cazaquistão dizer, iria seguir o Kuma-Manych Depressão, onde actualmente uma cadeia de rios e lagos já está ligado por um canal de irrigação ( Kuma-Manych Canal). Atualizando o Canal Volga-Don seria outra opção.

As controvérsias internacionais

As negociações relacionadas com a demarcação do Mar Cáspio foram acontecendo há quase uma década agora entre os Estados litorais ribeirinhos do Mar Cáspio - Azerbaijão, Rússia, Cazaquistão, Turcomenistão e Irã. O estado do mar Cáspio é o problema fundamental. Há três questões principais regulamentados pelo estatuto Mar Cáspio: acesso aos recursos minerais ( petróleo e gás natural ), acesso para pesca e acesso a águas internacionais (através de Rússia 's Volga rio e os canais que conectam-lo para o Mar Negro e do Mar Báltico ). O acesso ao rio Volga é particularmente importante para o Estados sem litoral do Azerbaijão , Cazaquistão e Turcomenistão . Este problema é, naturalmente sensíveis a Rússia , porque este potencial de tráfego vai passar pelo seu território (embora para o interior cursos de água). Se um corpo de água é rotulado como Sea então não haveria alguns precedentes e tratados internacionais que obrigam a concessão de autorizações de acesso a embarcações estrangeiras. Se uma massa de água é etiquetado como meramente lago, em seguida, não existem tais obrigações. As questões ambientais também são um pouco ligado ao estatuto e faz fronteira com problema.

Refira-se que a Rússia tem a maior parte da ex-União Soviética Frota militar Cáspio (e também tem atualmente a presença militar mais poderosa do mar Cáspio). Alguns ativos foram designados para o Azerbaijão . Cazaquistão e, especialmente, o Turquemenistão tem uma participação muito pequena porque faltam principais cidades portuárias.

  • De acordo com um tratado assinado entre a Pérsia ( Irã ) e Rússia , o Mar Cáspio é tecnicamente um lago e é para ser dividido em dois setores (persa e russo), mas os recursos (em seguida, principalmente peixes ) seriam comumente compartilhada. A linha entre os dois setores foi a ser visto como uma fronteira internacional em comum lago, como o Lago Albert . Também o sector russo foi sub-dividido em setores administrativos dos quatro repúblicas litoral.
  • Após a dissolução da União Soviética nem todo o Novos Estados Independentes assumiu continuação do velho tratado. À primeira Rússia e Irã anunciaram que iriam continuar a aderir ao velho tratado (mas eles não têm uma fronteira comum any more, por isso esta é praticamente impossível).
  • Mesmo que a partir de um ponto de vista logístico isso não deve ser problema do Irã (uma vez que é antiga União Soviética que perdeu territórios como o Azerbaijão, Turcomenistão e Cazaquistão), o Irã pediu uma divisão igual do Mar Cáspio entre os cinco países : Irã, Azerbaijão, Turcomenistão, Cazaquistão e Rússia. Uma vez que este tem sido ignorado e em grande parte suprimida pela intimidação militar da Rússia contra o Irã, agora o Irã tem a intenção de só reconhecem seu antigo tratado (entre Irã e Rússia) e vai desafiar a Rússia para dividir sua participação de 50% entre os três estados do litoral - Azerbaijão, Turcomenistão e Cazaquistão - na Tribuna Internacional.

Cazaquistão , Azerbaijão e Turquemenistão anunciou que eles não se consideram as partes a este tratado.

  • Mais tarde seguiu algumas propostas de comum acordo entre todos os Estados litorais sobre o estado do mar.
    • Azerbaijão , Cazaquistão e Turcomenistão insistiu que os sectores deve basear-se na linha média, dando, assim, cada estado uma fracção proporcional à sua Cáspio comprimento costa. Também os sectores que fazem parte do território soberano do estado particular (tornando-os fronteiras internacionais e também permitindo que cada estado para lidar com todos os recursos dentro de seu setor como deseja unilateralmente).
    • O Irã insistiu que os setores deve ser tal que cada estado recebe uma parte 1 / 5th de todo o Mar Cáspio. Este foi vantajosa para o Irã, porque tem um litoral proporcionalmente menor.
    • Rússia propôs uma solução um pouco comprometedora: o fundo do mar (e, portanto, recursos minerais) para ser dividido ao longo de linhas sectoriais (ao longo das duas variantes acima descritas), a superfície (e, portanto, os direitos de pesca) para ser compartilhado entre todos os estados (com as seguintes variações :. Toda a superfície a ser comumente compartilhada; cada estado para receber uma zona exclusiva e uma única zona comum no centro para ser compartilhado A segunda variante é considerada não é prático, por causa do tamanho pequeno de todo o mar).
  • Situação atual

Rússia , Cazaquistão e Azerbaijão acordaram a uma solução sobre os seus setores. Não há problemas entre Cazaquistão e Turcomenistão , mas o último não está a participar activamente, por isso não há qualquer acordo. Azerbaijão está em desacordo com o Irã sobre alguns campos de petróleo que os estados ambos reivindicação. Houve ocasiões em que barcos de patrulha iranianos abriram fogo contra os navios enviados pelo Azerbaijão para a exploração na região disputada. Há tensões similares entre Azerbaijão e Turquemenistão (estes últimos créditos que o ex-injetou mais petróleo do que acordado de um campo, reconhecidos por ambas as partes como compartilhado). Menos aguda são as questões entre Turquemenistão e Irão . Independentemente disso, a parte sul do mar continua a ser disputada.

    • Rússia e Cazaquistão assinaram um tratado, segundo o qual, eles dividem a parte norte do Mar Cáspio entre eles em dois setores ao longo da linha mediana. Cada setor é uma zona exclusiva de seu estado. Assim, todos os recursos, fundo do mar ea superfície são exclusivos para o estado particular.
    • Rússia e Azerbaijão assinaram um tratado semelhante sobre sua fronteira comum.
    • Cazaquistão e Azerbaijão assinaram um tratado semelhante sobre sua fronteira comum.
    • O Irã não reconhece os acordos bilaterais entre os outros países do litoral. O Irã continua a insistir em um acordo multilateral único entre os cinco países do litoral (como a única maneira de conseguir 1/5 th-share).
    • A posição do Turcomenistão é incerto.

Depois de a Rússia adotou a divisão sectorial linha mediana e os três tratados já assinados entre alguns estados litorâneos Isto está olhando como o método realista para regular as fronteiras do Mar Cáspio. O setor russo está totalmente definido. O setor Cazaquistão não está totalmente definido, mas não é contestado quer. Sectores do Irã Azerbaijão de, Turkmenistan de e não são totalmente definidas. Não está claro se a questão da Volga-o acesso aos navios de Azerbaijão e Cazaquistão é coberto por seus acordos com a Rússia e também quais são as condições para Volga-acesso dos navios de Turcomenistão e Irã .

A reunião Cáspio litoral Unidos em 2007 assinaram um acordo que impede qualquer navio que não arvoram bandeira nacional de um Estado litoral em águas do Mar Cáspio.

Transporte

Vários agendada serviços de ferry (incluindo ferries de trem operam no Mar Cáspio, incluindo:

  • uma linha entre Turkmenbashi, Turcomenistão (anteriormente Krasnovodsk) e Baku , e
  • uma linha entre Baku e Aktau.
  • várias linhas entre cidades não identificadas em Irã e Rússia
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Caspian_Sea&oldid=227319365 "