Conteúdo verificado

Rio Volga

Assuntos Relacionados: Geografia Europeia

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Coordenadas: 45 ° 50'30 "N 47 ° 58'17" E
Rio Volga (Волга)
Rio
O Volga em Ulyanovsk
País Rússia
Afluentes
- Esquerda Rio Kama
- Direito Rio Oka
Cidades Astrakhan, Volgograd, Saratov, Samara, Kazan, Ulyanovsk, Nizhny Novgorod, Yaroslavl, Tver
Fonte
- Localização Valdai Hills, Tver Oblast
- Elevação 225 m (738 pés)
Boca Mar Cáspio
- Elevação -28 M (-92 pés)
- coordenadas 45 ° 50'30 "N 47 ° 58'17" E
Comprimento 3,692 km (2,294 mi)
Bacia 1380 mil quilômetros 2 (532.821 sq mi)
Quitação para Astracã
- Média 8060 m 3 / s (284.636 cu ft / s)
Mapa da bacia do Volga

O Volga ( Rússia : Волга; IPA: [Volɡə]) é o mais longo rio da Europa; ele também é o maior rio da Europa em termos de descarga e bacias hidrográficas. Ela flui através de Rússia central, e é amplamente visto como o nacional rio da Rússia. Onze dos vinte maiores cidades da Rússia, incluindo a capital, Moscou , estão situados no Volga do bacia de drenagem. Alguns dos maior reservatórios no mundo podem ser encontrados ao longo do Volga. O rio tem um significado simbólico em Cultura russa e é muitas vezes referida como Volga-Matushka (Mãe Volga) em Literatura russa e folclore.

Nomenclatura

O russo hydronym Volga (Волга) deriva Proto-eslavo * Volga "umidade, a umidade", que é preservado em muitas línguas eslavas, incluindo Vológa ucraniano (волога) "umidade", vlaga russo (влага) "umidade", vlaga búlgaro (влага) "umidade", checo Vlaha "umidade", e servo-croata vlȁga "umidade", entre outros.

O nome eslavo é um tradução de empréstimo de mais cedo Cita RA (Ῥᾶ) "Volga", literalmente "molhamento", visto também no Avestan Ranha "stream mítico" e R'k Sogdian "veia, vaso sanguíneo" (<* raha-ka), e aparentado com sânscrito rasah "líquido, suco; mítico rio". O nome cita sobrevive na moderna Mordvin Rav (Рав) "Volga".

O Povos turcos que vivem ao longo do rio anteriormente referido a ele como Itil ou Atil "grande rio". Em moderna Línguas turcas, o Volga é conhecido como Idel (Идел) em Tatar, Атăл (Atal) em Chuvash, em Idhel Bashkir, Edil em Cazaque, e em İdil Turco. Os povos turcos associado a origem do Itil com o Rio Kama. Assim, um afluente esquerda para o Rio Kama foi nomeado o Aq Itil "White Itil", que une com o Kara Itil "Black Itil" na cidade moderna de Nome Ufa.The indilo (Indɨl) é usado em Adyge (Cherkess) idioma.

Entre os asiáticos o rio era conhecido pelo seu outro nome turco Sarı-su "água amarela", mas Mongóis também usou seu próprio nome: Ijil idiota "rio de adaptação". Atualmente, a Mari, outro Ugric grupo, chame o rio Юл (Jul), que significa "caminho" em Tatar. Anteriormente, eles chamaram o rio Volgydo, um empréstimo de Velho do russo.

Descrição

O Volga é o rio mais longo da Europa. Ele pertence à bacia fechada do Mar Cáspio . Levantando-se no Valdai Hills 225 metros (738 pés) acima do nível do mar a noroeste de Moscou e cerca de 320 quilômetros (200 milhas) ao sudeste de São Petersburgo , passando pelas cabeças Volga leste Lake Sterzh, Tver, Dubna, Rybinsk, Yaroslavl, Nizhny Novgorod, e Kazan. De lá, ele vira para o sul, flui passado Ulyanovsk, Tolyatti, Samara, Saratov e Volgograd, e descargas no mar Cáspio abaixo Astrakhan a 28 metros (92 pés) abaixo do nível do mar. No seu ponto mais estratégico, ele se curva em direção à Don ("the big bend"). Volgograd, ex-Stalingrado, está localizado lá.

O Saratov Bridge, que funciona através do Volga, costumava ser a mais longa da Europa

O Volga tem muitos afluentes, o mais importante a Kama, o Oka, a Vetluga, eo Rios Sura. O Volga e seus afluentes formam o sistema do rio Volga, que atravessa uma área de cerca de 1,35 milhões de quilômetros quadrados na zona mais densamente povoada da Rússia. O Volga Delta tem um comprimento de cerca de 160 quilómetros e inclui até 500 canais e rios menores. O maior estuário da Europa, é o único lugar na Rússia, onde pelicanos, flamingos , e lótus pode ser encontrada. O Volga congela por maioria de seu comprimento por três meses a cada ano.

Os drenos Volga maioria de Rússia Ocidental. Seus muitos grandes reservatórios fornecer irrigação e energia hidroelétrica. O Canal de Moscou, o Canal Volga-Don, eo Volga-Báltico Waterway formar navegável vias de ligação Moscou para o Mar Branco, o Mar Báltico , o Mar Cáspio , o Mar de Azov eo Mar Negro . Altos níveis de química poluição têm afetado negativamente o rio e seus habitats.

O vale do rio fértil fornece grandes quantidades de trigo , e também tem muitas riquezas minerais. A indústria de petróleo substancial centra no vale do Volga. Outros recursos incluem o gás natural , sal, e potassa. A Delta Volga e nas proximidades Mar Cáspio oferecer pesqueiros soberbas. Astrakhan, no delta, é o centro do indústria caviar.

Confluências (jusante para montante)

Rzhev é a cidade mais alta situado no Volga (c fotografado. 1910)
Uma ponte de suspensão (Stariy Mais / Старый Мост) em todo o Volga em Tver (construído 1897-1900, danificado durante a guerra, reparado em 1947 e reconstruída em 1980)
Volga perto Nizhny Novgorod, 2010
  • Akhtuba (perto Volzhsky), uma distributário
  • Samara (em Samara)
  • Kama (sul de Kazan)
  • Kazanka (em Kazan)
  • Sviyaga (oeste de Kazan)
  • Vetluga (perto Kozmodemyansk)
  • Sura (em Vasilsursk)
  • Kerzhenets (perto Lyskovo)
  • Oka (em Nizhny Novgorod)
  • Uzola (perto Balakhna)
  • Unzha (perto Yuryevets)
  • Kostroma (em Kostroma)
  • Kotorosl (em Yaroslavl)
  • Sheksna (em Cherepovets)
  • Mologa (perto Vesyegonsk)
  • Kashinka (perto Kalyazin)
  • Nerl (perto Kalyazin)
  • Medveditsa (perto Kimry)
  • Dubna (em Dubna)
  • Shosha (perto Konakovo)
  • Tvertsa (em Tver)
  • Vazuza (em Zubtsov)
  • Selizharovka (em Selizharovo)

Reservatórios (jusante para montante)

Uma série de grandes reservatórios de hidrelétricas foram construídas no Volga durante o domínio soviético . Eles são:

  • Ivankovo Reservoir
  • Uglich Reservoir
  • Rybinsk Reservoir
  • Gorky Reservoir
  • Cheboksary Reservoir
  • Kuybyshev Reservoir - o maior da Europa por superfície
  • Saratov Reservoir
  • Volgograd Reservoir

A história humana

Muitos Ortodoxo santuários e mosteiros estão espalhados ao longo das margens do Volga

A jusante do Volga, que se acredita ter sido um berço da Civilização proto-indo-europeu, foi colonizada por hunos e outros povos turcos no primeiro milênio dC, substituindo Citas. O antigo estudioso Ptolomeu de Alexandria menciona o Volga inferior em sua Geografia (Livro 5, Capítulo 8, segundo Mapa de Ásia). Ele a chama de Rha, que era o nome cita para o rio. Ptolomeu acreditava que o Don e do Volga compartilhavam o mesmo ramo superior, que fluiu a partir da Hiperbóreas Montanhas.

Posteriormente, a bacia do rio desempenhou um papel importante nos movimentos de povos da Ásia para a Europa. A organização política poderosa de Volga Bulgária floresceu uma vez que o Rio Kama se junta ao Volga, enquanto Khazaria controlado de zonas inferiores do rio. Tais cidades do Volga como Atil, Saqsin, ou Sarai estavam entre os maiores do mundo medieval. O Rio serviu como uma importante rota comercial que liga Escandinávia, Rus ', e Volga Bulgária com Khazaria e Pérsia .

Khazares foram substituídos por Kipchaks, Kimeks e Mongóis, que fundaram a Horda de Ouro no curso inferior do rio Volga. Mais tarde, seu império dividido em Canato de Kazan e Canato de Astrakhan, sendo que ambos foram conquistadas pelos russos no curso do século 16 Russo-Kazan Wars. Profundo sentimento do povo russo para o Volga ecoa na cultura e na literatura nacional, a partir do século 12 Lay da Campanha de Igor. Canção do Volga Boatman é uma das muitas canções dedicadas ao rio nacional da Rússia.

Construção de barragens soviéticos frequentemente envolvidos aplicadas reassentamento de grande número de pessoas, assim como a destruição do seu património histórico. Por exemplo, a cidade de Mologa foi inundado com a finalidade de construir o Rybinsk Reservoir (então o maior lago artificial do mundo). A construção do Uglich Reservoir causou a inundação de vários mosteiros com edifícios que datam dos séculos 15 e 16. Nesses casos, o dano ecológico e cultural, muitas vezes outbalanced qualquer vantagem econômica.

Conflitos do século 20

Soviética Marines cobrar o Volga margem do rio.

Durante o Guerra Civil Russa, ambos os lados em campo navios de guerra no Volga. Em 1918, o Red Flotilha Volga participou na condução dos brancos para o leste, a partir do Volga Médio em Kazan com o Kama e, eventualmente, Ufa na Rio Belaya.

Nos tempos modernos, a cidade na grande curva do Volga, atualmente conhecido como Volgograd, testemunhou a Batalha de Stalingrado , possivelmente o batalha mais sangrenta na história da humanidade, em que a União Soviética e as forças alemãs estavam num beco sem saída em um impasse batalha pelo acesso ao rio. O Volga foi (e ainda é) uma rota de transporte vital entre Rússia central e do Mar Cáspio , que fornece acesso aos campos de petróleo do Apsheron Peninsula. Hitler planejava usar o acesso aos campos de petróleo do Azerbaijão para alimentar futuras conquistas alemãs. Além disso, quem tinha ambos os lados do rio podia mover valioso tropas e máquinas de guerra , através do rio, para derrotar o inimigo de fortificações além do rio. Ao tomar o rio, de Hitler Alemanha teria sido capaz de se mover suprimentos, armas e homens para a parte norte da Rússia.

Por esta razão, muitos ataques militares anfíbios foram trazidas em uma tentativa de remover o outro lado das margens do rio. Nestas batalhas, a União Soviética foi o principal lado ofensivo, enquanto o As tropas alemãs usaram uma mais postura defensiva, embora a maioria dos combates foi quartos próximos combate, com nenhum lado ofensivo ou defensivo clara.

Grupos étnicos

Rio Volga em Kazan.

As pessoas em primeiro lugar gravados ao longo do Volga superior foram o Mari (Мари) e seu grupo étnico oeste nomeado Merya (Мäрӹ). Nos séculos 8º e 9º colonização eslava começou a partir de Rus 'de Kiev. Os eslavos trouxe o cristianismo, e uma parte da população local levou o Cristianismo e tornou-se gradualmente Eslavos orientais; o restante do povo Mari migraram para o oeste muito longe da costa. No curso de vários séculos eles assimilaram a população indígena Finnic que incluiu Merya e Meshchera povos. Os povos sobreviventes da Volga Finnic etnia incluir o Maris e Mordvins do meio Volga.

Para além do Hunos, as primeiras tribos turcas chegaram no século 7 e assimilado algumas população Finnic e Indo-Europeu sobre a médio e baixo Volga. O cristão Chuvash e Muçulmano Tártaros são descendentes da população da cidade medieval Volga Bulgária. Outro grupo turco, o Nogais, antigamente habitavam as estepes inferiores do Volga.

A região de Volga é o lar de um grupo minoritário alemão, o Alemães do Volga. Catarina, a Grande tinha emitido um Manifesto em 1763 convidando todos os estrangeiros a vir e povoar a região, oferecendo-lhes inúmeros incentivos para fazê-lo. Isto foi em parte para desenvolver a região, mas também para fornecer uma zona tampão entre os russos e as hordas mongóis para o Oriente. Por causa das condições em territórios alemães, alemães responderam em maior número. Sob a União Soviética uma fatia de a região se transformou no República socialista soviética autônoma Volga alemão. Outros foram executados ou dispersos em toda a União Soviética, antes e depois da Segunda Guerra Mundial.

Navegação

O Volga tem um banco rochoso direita

O Volga, ampliou para fins de navegação com a construção de grandes barragens durante os anos de Joseph Stalin 's industrialização, é de grande importância para o transporte e transporte terrestre na Rússia: todas as barragens do rio foram equipados com grande (duplo) eclusas, para que as embarcações de dimensões consideráveis pode realmente viajar a partir do Mar Cáspio quase até ao fim a montante do rio.

Conexões com o Don Rio e do Mar Negro são possíveis através do Canal Volga-Don. Ligações com os lagos do Norte ( Lago Ladoga, Lago Onega), São Petersburgo e do Mar Báltico são possíveis através do Volga-Báltico Curso de água; e uma ligação com Moscou foi realizado pelo Moscovo canal de ligação do Volga eo Rios Moskva.

Esta infra-estrutura foi projetada para navios de uma escala relativamente grande (lock dimensões de 290 x 30 metros no Volga, ligeiramente menores em alguns dos outros rios e canais) e se estende por milhares de quilômetros. Um número de antigamente, agora na maior parte privatizado, as empresas operam navios de passageiros e de carga no rio estatal; Volgotanker, com mais de 200 petroleiros do petróleo, é um deles.

Na tarde era soviética , até os tempos modernos, grão e óleo estão entre as maiores exportações de cargas transportadas no Volga. Até recentemente aceder às vias russo foi concedido a navios estrangeiros em uma escala muito limitada. Os contactos crescentes entre a União Europeia ea Rússia têm levado a novas políticas em matéria de acesso às vias navegáveis interiores russos. Espera-se que os navios de outras nações será permitido em rios da Rússia em breve.

Imagens de Satélite

Rio Volga na pintura

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Volga_River&oldid=542576106 "