Conteúdo verificado

Azerbaijão

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

República do Azerbaijão
Azərbaycan Respublikası ( Azerbaijão)
Três faixas horizontais de igual tamanho de azul, vermelho e verde, com um crescente branco e uma estrela de oito pontas centrada na faixa vermelha
Bandeira Emblema
Anthem:
  • Azərbaycan marşı
  • Março do Azerbaijão
Localização do Azerbaijão. Área fora do controle do Azerbaijão mostrado em verde claro. []
Localização do Azerbaijão. Área fora do controle do Azerbaijão mostrado em verde claro.
Capital
e maior cidade
Baku
40 ° 25'N 49 ° 50'E
Línguas oficiais Azerbaijano
Demonym Azerbaijano
Governo Dominante de partido unitário estado presidencial
- Presidente Ilham Aliyev
- O primeiro-ministro Artur Rasizade
Legislatura Assembléia nacional
Formação
- Caucasiano Albânia Século 4 aC
- Eldiguzids c. 1135
- República Democrática 28 de maio de 1918
- República Socialista Soviética 28 de abril de 1920
- Independência de
a União Soviética

18 de outubro de 1991
- Constituição aprovada 12 de novembro de 1995
Área
- Total 86,600 km 2 ( 114)
33.436 sq mi
- Água (%) 1.6
População
- 2013 estimativa 9.356.500 ( 89)
- Densidade 105,8 / km 2 ( 103th)
274,1 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 93.055 milhões dolares
- Per capita $ 10.201
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 62,321 bilhões dólares
- Per capita $ 6832
Gini (2010) 16,8
baixo
HDI (2011) Aumentar 0,731
· alta 76
Moeda Manat ( AZN )
Fuso horário AZT ( UTC + 04)
- Summer ( DST) ( UTC + 5)
Unidades no direito
Chamando código 994
Código ISO 3166 AZ
TLD Internet .az
O República de Nagorno-Karabakh é uma internacionalmente reconhecido autodeclarado de fato Estado soberano, mas é de jure dentro Azerbaijão.

Azerbaijão ( / ˌ æ z ər b ɑː n / AZ JAHN -ər-a-passo; Azerbaijão: Azərbaycan), oficialmente a República do Azerbaijão ( Azerbaijão: Azərbaycan Respublikası) é o maior país do Região do Cáucaso localizado no cruzamento das Ásia Ocidental e Europa Oriental . É banhada pelo Mar Cáspio , a leste, Rússia ao norte, Geórgia ao noroeste, Arménia para o oeste e Irã ao sul. O exclave de Nakhchivan é limitado por Arménia ao norte e ao leste, por Irã ao sul e oeste, enquanto tendo uma pequena fronteira com a Turquia ao noroeste.

Azerbaijão tem um antigo e histórico património cultural, incluindo a distinção de ser o primeiro país de maioria muçulmana ter óperas, teatro e jogos. O República Democrática do Azerbaijão foi criada em 1918, mas foi incorporada à União Soviética em 1920. Azerbaijão recuperou a independência, em 1991. Pouco tempo depois, durante a guerra de Nagorno-Karabakh , vizinha Arménia ocupada Nagorno-Karabakh, seus territórios circundantes e do enclaves de Karki, Yukhary Askipara, Barkhudarly e Sofulu. O República de Nagorno-Karabakh, que surgiu em Nagorno-Karabakh, continua a ser não diplomaticamente reconhecida por nenhuma nação e da região ainda é considerado um de jure parte do Azerbaijão, apesar de ser de facto independente desde o fim da guerra.

O Azerbaijão é um unitário república constitucional. É um dos seis independente Estados turcos, bem como um membro ativo da Conselho e turcomana o TÜRKSOY comunidade. Azerbaijão mantém relações diplomáticas com 158 países e detém participação em 38 organizações internacionais. Ele é um dos membros fundadores da GUAM, a Comunidade de Estados Independentes (CEI) e Organização para a Proibição de Armas Químicas. Um membro das Nações Unidas desde 1992, o Azerbaijão foi eleito membro da recém-criada Conselho de Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 9 de maio de 2006 (o mandato começou em 19 de junho de 2006). O país também é um membro da OSCE, o Conselho da Europa, ea NATO Parceria Paz programa (PfP). O Azerbaijão é um correspondente no União Internacional das Telecomunicações e membro do Movimento Não-Alinhado e detém o estatuto de observador na Organização Mundial do Comércio .

O Constituição do Azerbaijão não declara uma religião oficial, e todas as principais forças políticas do país são nacionalista secular, mas a maioria das pessoas e alguns movimentos de oposição aderir Shia Islam. Em relação a outros Estados europeus e da CEI Oriental, Azerbaijão atingiu um elevado nível de desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico e alfabetização , bem como uma baixa taxa de desemprego e homicídio doloso. Em 1 de Janeiro de 2012, o país iniciou um mandato de dois anos como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas .

Etimologia

O nome "Azar" ( Persa: آذر) significa Fogo e baijan foi originalmente conhecido como "Pāyegān" ( Persa: پایگان) significando Guardian / Protector (Azar Pāyegān = "Guardians of Fire") ( Persa: آذر پایگان). Tais raízes nome de volta para o Zoroastrismo era da Pérsia ( Irã ). Após Conquista muçulmana da Pérsia muitos Palavras persas perderam a sua forma original, como em árabe há nenhuma carta para pronunciar "G / P / ZH / CH"; daí, "Azar Paigān" veio a ser conhecido como Azarbaijan (por exemplo, a língua persa na persa é agora ambos conhecidos como Parsi ( Persa: پارسی) e Fārsi devido à invasão árabe de Mais Irã ea grande resistência dos iranianos em todo o norte.

De acordo com uma etimologia alternativa, o nome do Azerbaijão que deriva de Atropates, uma Persa sátrapa sob o Império Aquemênida, que mais tarde foi reintegrado como o sátrapa de Comunicação sob a Alexandre, o Grande . A etimologia original da nome é pensado para ter suas raízes na religião de Zoroastro antes dominante. No Avesta, Frawardin Yasht ("Hino ao Guardian Angels"), há uma menção de âterepâtahe ashaonô fravashîm ýazamaide, que se traduz literalmente a partir de Avestan como "nós adoramos o Fravashi do santo Atropatene ".

Atropates governou a região de Atropatene (presente Azerbaijão iraniano). O nome "Atropates" em si é a transliteração grega de uma provavelmente Median, nome iraniano Velho, agravada com o significado "Protegido pelo (Santo) Fire" ou "The Land of the (Santo) Fire". O nome grego é mencionada por Diodoro da Sicília e Estrabão. Durante o período de milênios o nome evoluiu para Āturpātākān depois para Ādharbādhagān, Ādharbāyagān, Āzarbāydjān e atual Azerbaijão. A palavra é traduzida como "O Tesouro" e "O Tesoureiro" de incêndio ou "The Land of the Fire" em persa moderno.

História

Antiguidade

Petroglyphs em Gobustan que remonta a 10.000 aC, indicando uma cultura próspera. É um UNESCO Património Mundial considerados de "valor universal excepcional"

Os primeiros indícios de ocupação humana no território do Azerbaijão remonta ao final da Idade da Pedra e está relacionada com a Cultura da Guruchay Azykh Cave. O Paleolítico Superior e tardia da Idade do Bronze culturas são atestadas nas cavernas de Tağılar, Damcılı, Zar, Yataq-yeri e no necrópoles de Leylatepe e Saraytepe.

Assentamentos adiantados incluíram o Citas no século BC 9. Seguindo os citas, Iranian Medes passou a dominar a área ao sul do Aras. Os medos forjou um vasto império entre 900-700 aC, que foi integrado no Achaemenids Império por volta de 550 aC. A área foi conquistada pelos Achaemenids que levam à propagação do zoroastrismo. Mais tarde, tornou-se parte de Alexandre, o Grande 's Império e seu sucessor, o Império Selêucida. Os romanos também se instalaram na região durante a época do Império Romano . Albaneses caucasianos, os habitantes originais da área, estabeleceu um reino independente em torno do século 4 aC. Durante este período, o zoroastrismo espalhar no Cáucaso e Atropatene. Azeris antigos falavam a Língua Old Azari.

Era feudal

O Torre de solteira em Old Baku é um Patrimônio Mundial da UNESCO construído no século 11o-12o.

Os sassânidas virou Caucasiano Albânia em um Estado vassalo em AD 252, quando o rei Urnayr oficialmente adotou o cristianismo como religião do Estado no século 4. Apesar das inúmeras conquistas pelo sassânidas e bizantinos , Albânia permaneceu uma entidade na região até o século 9. O Islâmica Califado Omíada repelido ambos os sassânidas e bizantinos da região e virou Caucasiano Albânia em um estado vassalo após a resistência cristã, liderada pelo Rei Javanshir, foi suprimida em 667. O vácuo de poder deixado pela queda do califado abássida foi preenchido por numerosas dinastias locais, como o Sallarids, Sajids, Shaddadids, Rawadids e Buyids. No início do século 11, o território foi gradualmente tomado por ondas de Turcomana Oghuz tribos da Ásia Central. A primeira dessas dinastias turcas estabelecido foi o Gaznávidas, que entrou na área hoje conhecida como o Azerbaijão por 1.030.

A população do Azerbaijão pré-turcomana falou um Língua iraniana chamou a Língua Old Azari, que foi gradualmente substituído por um Língua turca, agora conhecido como o Língua Azeri do século 11 em diante até que se tornou completamente extinto no século 16. Para distingui-lo do turco azeri ou o idioma azeri, esta língua iraniana, é designado como a língua Azari (ou velha linguagem Azari), porque a língua turca e as pessoas também são designados como "Azari" no Língua persa. No entanto, alguns linguistas também ter designado o Dialetos Tati de Azerbaijão iraniano ea República do Azerbaijão, como aquelas faladas pela Tats, como um remanescente de Azari. Localmente, as posses do subsequente Seljuq Império eram governados por atabegs, que eram tecnicamente vassalos dos sultões seljúcidas, sendo, por vezes, de facto próprios governantes. Debaixo de Seljúcidas turcos, poetas locais, como Nizami Ganjavi e Khagani Shirvani deu origem a um florescimento da literatura persa no território da atual Azerbaijão. O próximo estado decisão do Jalayirids foi de curta duração e caiu sob as conquistas de Timur.

A dinastia local Shirvanshahs se tornou um estado vassalo Império de Timur, e ele assistido em sua guerra com o governante da Horda Dourada Tokhtamysh. Após a morte de Timur dois Estados independentes e concorrentes surgiram: Kara e Koyunlu Ak Koyunlu. Os Shirvanshahs voltou, a manutenção de um elevado grau de autonomia como governantes e vassalos locais a partir de 861 até 1539. Durante sua perseguição pelo Safavids, a última dinastia imposta Shia Islam sobre a ex- População sunita, como ele estava lutando contra os sunitas Império Otomano .

Era moderna

Territórios do Norte e do Sul Khanates (e sultanatos) do Azerbaijão no Irã em 18o-19o séculos.

Após os safávidas, a área foi governada por dinastias iranianas de Afshar e Zand e brevemente pela Qajars. No entanto, de facto, auto-decisão khanates surgiu na área, especialmente após o colapso da dinastia Zand e na era Qajar cedo. A breve e bem-sucedida campanha russa de 1812 foi celebrado com a Tratado de Gulistan, em que os créditos do xá para alguns dos Khanates do Cáucaso foram demitidos pela Rússia sobre o fundamento de que tinha sido de facto independente muito antes de sua ocupação russa.

Os khanates exercido controle sobre seus assuntos através de rotas internacionais de comércio entre a Ásia Central eo Ocidente. Envolvido em guerra constante, estes khanates foram eventualmente incorporadas ao Império Russo em 1813, seguindo os dois Guerras Russo-Persa. A área ao norte do rio Aras, entre os quais o território da República do Azerbaijão foram contemporâneo território iraniano até que foram ocupadas pela Rússia. Debaixo de Tratado de Turkmenchay, Pérsia reconheceu a soberania da Rússia sobre o Erivan Canato, o Nakchivan Khanato e o restante do Lankaran Canato.

De férias na aldeia Azeri, 1930. Pintura por Azim Azimzade

Em 2007, durante a construção de um estádio, os construtores a descoberto Guba vala comum. Estudos realizados por cientistas estrangeiros Azerbaijão e confirmaram os restos humanos encontrados lá para ser de moradores de várias nacionalidades, incluindo judeus e Lezgians que foram mortos no massacre de 1918 realizada por armênios. Até à data, os restos mortais de 600 pessoas foram encontrados, incluindo cerca de 50 crianças e 100 mulheres.

Mapa do Azerbaijão emitido no Conferência de Paz de Paris em 1919.

Após o colapso do Império Russo durante a I Guerra Mundial , o Azerbaijão, juntamente com a Arménia ea Geórgia se tornou parte da vida curta Transcaucásia República Federativa Democrática. Quando a república dissolvido maio 1918, o Azerbaijão declarou a independência como a República Democrática do Azerbaijão (ADR). O ADR foi o primeiro moderno república parlamentar no mundo muçulmano. Entre as realizações importantes do Parlamento foi a extensão do sufrágio para as mulheres, tornando o Azerbaijão a primeira nação muçulmana a conceder às mulheres direitos políticos iguais aos dos homens. Outra realização importante de ADR foi o estabelecimento de Baku State University, que foi a primeira universidade de tipo moderno fundada em Oriente muçulmano.

Em março de 1920, era óbvio que a Rússia Soviética atacaria a Baku muito necessária. Vladimir Lenin disse que a invasão foi justificada como Rússia Soviética não poderia sobreviver sem Baku de óleo . Independente Azerbaijão durou apenas 23 meses, até o Bolchevique 11º Exército Vermelho soviético invadiu ele, que institui a Azerbaijão SSR em 28 de abril de 1920. Embora o grosso do exército azeri recém-formada foi contratado em colocar uma revolta armênia que tinha acabado de sair em Karabakh, os azeris não se rendeu sua breve independência de 1918-1920 rapidamente ou facilmente. Cerca de 20.000 soldados do Azerbaijão morreu resistindo ao que foi efetivamente uma reconquista russa.

Em 13 de Outubro de 1921, as repúblicas soviéticas da Rússia, Arménia, Azerbaijão e Geórgia assinaram um acordo com a Turquia conhecido como Tratado de Kars. O anteriormente independente Naxicivan SSR também se tornaria um ASSR autônoma dentro do Azerbaijão SSR pelo Tratado de Kars. Por outro lado, a Arménia foi condecorado com a região de Zangezur e Turquia concordou em voltar Gyumri (então conhecido como Alexandropol).

Durante a Segunda Guerra Mundial , o Azerbaijão desempenhado um papel crucial na política energética estratégica da União Soviética, com a maioria de petróleo da União Soviética na Frente Oriental sendo fornecidos pela Baku. Pelo decreto do Soviete Supremo da URSS em fevereiro de 1942, o compromisso de mais de 500 trabalhadores e empregados da indústria de petróleo do Azerbaijão foi premiado com ordens e medalhas. Operação Edelweiss realizada pelo alemão Wehrmacht alvo Baku por causa de sua importância como a energia ( petróleo dínamo) da URSS. Um quinto de todos os azeris lutou na Segunda Guerra Mundial de 1941 a 1945. Cerca de 681 mil pessoas com mais de 100 mil deles mulheres foram para a frente, enquanto a população total do Azerbaijão foi de 3,4 milhões na época. Alguns 250.000 pessoas do Azerbaijão foram mortos na frente. Mais de 130 azeris foram nomeados Heróis da União Soviética. Azerbaijão Major-General Azi Aslanov foi duas vezes premiado com o Herói da União Soviética.

Era República

Seguindo a política de glasnost, iniciada por Mikhail Gorbachev , distúrbios civis e conflitos étnicos cresceu em várias regiões da União Soviética, incluindo Nagorno-Karabakh, uma região do Azerbaijão SSR. Os distúrbios no Azerbaijão, em resposta à indiferença de Moscou para já aquecida conflito, resultou em apelos à independência e secessão, que culminou com Preto de janeiro, em Baku. Mais tarde, em 1990, o Conselho Supremo do Azerbaijão SSR deixou cair as palavras "Socialistas Soviéticas" do título, adotou a Declaração de Soberania da República do Azerbaijão e restaurado bandeira da República Democrática do Azerbaijão como uma bandeira do estado. Em 18 de Outubro de 1991, o Conselho Supremo do Azerbaijão aprovou uma Declaração de Independência que foi afirmado por um referendo nacional em dezembro de 1991, quando a União Soviética foi oficialmente dissolvido.

Os primeiros anos da independência foram ofuscados pela guerra Nagorno-Karabakh com a vizinha Arménia . Até o fim das hostilidades em 1994, armênios controlada até 16 por cento do território do Azerbaijão, incluindo o próprio Nagorno-Karabakh. Estima-se que 30.000 pessoas foram mortas e mais de um milhão foram deslocadas. Quatro do Conselho de Segurança das Nações Unidas resoluções ( 822, 853, 874, e 884) exige para "a retirada imediata de todas as forças arménias de todos os territórios ocupados do Azerbaijão." Muitos russos e armênios deixou Azerbaijão durante os anos 1990. De acordo com o censo de 1970, havia 510.000 étnica Russos e 484.000 armênios no Azerbaijão.

Em 1993, democraticamente eleito presidente Abulfaz Elchibey foi derrubado por uma insurreição militar liderada pelo coronel Surat Huseynov, que resultou na ascensão ao poder do ex-líder do Azerbaijão Soviética, Heydar Aliyev. Em 1994, Surat Huseynov, por essa altura um primeiro-ministro, tentou outro golpe militar contra Heydar Aliyev, mas Huseynov foi preso e acusado de traição. Em 1995, outra tentativa de golpe contra Aliyev, pelo comandante da OMON unidade especial, Rovshan Javadov, foi evitada, resultando na morte deste último e dissolução de unidades OMON do Azerbaijão. Ao mesmo tempo, o país foi manchada pela corrupção desenfreada na burocracia governante. Em outubro de 1998, Aliyev foi reeleito para um segundo mandato. Apesar da economia melhorou muito, especialmente com a exploração de Campo de petróleo Azeri-Chirag-Guneshli e Campo de gás Shah Deniz, a presidência de Aliyev foi criticado devido à suspeita de fraude eleitoral e corrupção.

Geografia

Montanhas do Cáucaso do norte do Azerbaijão.

Azerbaijão está na Região Sul do Cáucaso do Eurasia, abrangendo Ásia Ocidental e Europa Oriental . Situa-se entre as latitudes 38 ° e 42 ° N e longitudes 44 ° e 51 ° E. O comprimento total do Azerbaijão fronteiras terrestres é 2.648 quilômetros (1.645 milhas), dos quais 1.007 quilômetros estão com a Arménia, 756 quilômetros com o Irã, 480 quilômetros com a Geórgia, 390 km com a Rússia e 15 km com a Turquia. O litoral se estende por 800 km (497 mi), e do comprimento da maior área da seção azerbaijano do Mar Cáspio é 456 km (283 mi). O território do Azerbaijão se estende 400 km (249 milhas) de norte a sul, e 500 km (311 mi) de oeste para leste.

Três características físicas dominar Azerbaijão: o Mar Cáspio, cuja linha costeira forma uma fronteira natural para o leste; o Maior cordilheira do Cáucaso para o norte; e as extensas planícies no centro do país. Há também três cadeias de montanhas, maior e Cáucaso menores, bem como a Talysh Mountains, juntos cobrem cerca de 40 por cento do país. O pico mais alto do Azerbaijão é o monte Bazardüzü (4.466 m), enquanto que o ponto mais baixo encontra-se no Mar Cáspio (-28 m). Quase metade de toda a vulcões de lama na Terra estão concentrados no Azerbaijão, que também estava entre os indicados para New7Wonders of Nature.

As principais fontes de água são as águas de superfície. No entanto, apenas 24 dos 8.350 rios são maiores do que 100 km (62 milhas) de comprimento. Todos os rios drenam para o Mar Cáspio, a leste do país. O maior lago é Sarysu (67 km²), eo rio mais longo é Kur (1,515 km), que é transfronteiriço. Quatro principais ilhas do Azerbaijão no Mar Cáspio têm uma área total de mais de trinta quilômetros quadrados.

Desde a independência do Azerbaijão em 1991, a Governo do Azerbaijão tomou medidas drásticas para preservar o meio ambiente do Azerbaijão. Mas a proteção nacional do meio ambiente começou a melhorar verdadeiramente depois de 2001, quando o orçamento do Estado aumentou devido a novas receitas fornecidas pelo Oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan. Dentro de quatro anos áreas protegidas dobrou e agora compõem oito por cento do território do país. Desde 2001, o governo criou sete grandes reservas e quase duplicou o sector do orçamento previsto para a protecção do ambiente.

Paisagem

Bazarduzu dagi, o pico mais alto do Azerbaijão, como pode ser visto a partir de Mount Shahdagh.
A paisagem do vale Khinalug.

Azerbaijão é o lar de uma grande variedade de paisagens. Mais de metade da massa da terra do Azerbaijão consiste em cadeias de montanhas, cristas, yailas, e planaltos que sobem até níveis hipsométricas de 400-1000 metros (incluindo o Oriente e planícies mais baixas), em alguns lugares (Talis, Jeyranchol-Ajinohur e foreranges Langabiz-ALAT) até 100-120 metros, e outros de 0 -50 metros e acima ( Qobustan, Absheron). O resto do terreno do Azerbaijão consistem em planícies e planícies. Marcas Hipsométricas dentro da região do Cáucaso variam de cerca de -28 metros na costa do Mar Cáspio até 4.466 metros (Bazardüzü de pico).

A formação do clima no Azerbaijão é influenciada particularmente pelo frio ártico massas de ar de Escandinavo anticiclone, temperada Anticiclone siberiano, e anticiclone da Ásia Central. Paisagem diversificada do Azerbaijão afeta as massas de ar maneiras entrar no país. O maior Cáucaso protege o país da influência direta de massas de ar frio vindas do norte. Isso leva à formação de clima subtropical na maioria dos montes e planícies do país. Enquanto isso, planícies e colinas são caracterizadas por altos de radiação solar taxas.

9 em cada 11 existentes zonas climáticas estão presentes no Azerbaijão. Tanto a temperatura mínima absoluta (-33 ° C / -27,4 ° F) e a temperatura máxima absoluta (46 ° C / 114,8 ° F) foram observadas na Julfa e Ordubad. O máximo anual precipitação cai em Lankaran (1,600 a 1.800 mm) e a mínima na Absheron (200 a 350 milímetros).

Rios e lagos formam a parte principal dos sistemas de água do Azerbaijão, eles foram formados ao longo de um período de tempo geológica longa e mudado significativamente ao longo desse período. Isto é particularmente evidenciado por remanescentes de antigos rios encontrados em todo o país. Sistemas hídricos do país estão mudando continuamente sob a influência de forças naturais e das actividades industriais introduzidas humanos. Rios artificiais (canais) e as lagoas são uma parte dos sistemas de água do Azerbaijão. Do ponto de abastecimento de água, o Azerbaijão está abaixo da média do mundo, com aproximadamente 100 mil m³ / ano de água por km². Todos os grandes reservatórios de água são construídos sobre Kur. A hidrografia do Azerbaijão, basicamente, pertence à bacia do Mar Cáspio .

Há 8.350 rios de vários comprimentos dentro Azerbaijão. Apenas 24 rios são mais de 100 quilômetros de extensão. O Kura e Aras são os rios mais populares no Azerbaijão, eles correm através do Kura-Aras da Várzea. Os rios que fluem diretamente para o Mar Cáspio, são originários principalmente da encosta norte-oriental do major Cáucaso e Talysh Montanhas e executado ao longo das planícies Samur-Devechi e Lenkeran.

Biodiversidade

Paisagem montanhosa de Quba.

Os primeiros relatórios sobre a riqueza ea diversidade da vida animal no Azerbaijão podem ser encontradas nas notas de viagem dos viajantes de Leste. Esculturas de animais em monumentos arquitetônicos, rochas antigas e pedras sobreviveram até os tempos atuais. As primeiras informações sobre o reino animal do Azerbaijão foram recolhidas durante as visitas de naturalistas para Azerbaijão no século 17. Ao contrário de fauna, o conceito de reino animal abrange não apenas os tipos de animais, mas também o número de espécies individuais.

Há 106 espécies de mamíferos, 97 espécies de peixes, 363 espécies de aves, 10 espécies de anfíbios e 52 espécies de répteis que foram gravadas e classificadas no Azerbaijão. O animal nacional do Azerbaijão é o Cavalo Karabakh, uma corrida de montanha-estepe e passeios a cavalo endêmica para Azerbaijão. O cavalo Karabakh tem uma reputação de seu bom temperamento, velocidade, elegância e inteligência. É uma das raças mais antigas, com ascendência que data do mundo antigo. No entanto, hoje o cavalo é uma espécie em extinção.

Flora do Azerbaijão é composto por mais de 4.500 espécies de plantas superiores. Devido ao clima único no Azerbaijão, a flora é muito mais rica em número de espécies do que a flora das outras repúblicas do Cáucaso do Sul. Cerca de 67 por cento das espécies que crescem no conjunto Cáucaso podem ser encontrados no Azerbaijão.

Política

Presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev com O presidente russo, Dmitry Medvedev, durante o Cimeira da CEI em Strelna, 2008.

A formação estrutural do sistema político do Azerbaijão foi concluída com a adopção do novo Constituição em 12 de Novembro de 1995. De acordo com o artigo 23 da Constituição, o símbolos de estado da República do Azerbaijão são o bandeira, o brasão eo Hino Nacional. O poder do Estado no Azerbaijão é limitado apenas pela lei para questões internas, mas para assuntos internacionais é adicionalmente limitada pelas disposições dos acordos internacionais.

O governo do Azerbaijão baseia-se na separação de poderes entre o legislativo, executivo e Judiciário. O poder legislativo é realizada pelo unicameral Assembleia Nacional ea Assembleia Nacional Suprema da República Autônoma Nakhchivan. As eleições parlamentares são realizadas a cada cinco anos, no primeiro domingo de novembro. O Yeni Azerbaijão Party, e os independentes leais ao governo no poder, actualmente detêm a quase totalidade dos 125 assentos do Parlamento. Durante o 2010 eleição parlamentar, os partidos da oposição, Musavat e Azerbaijão Partido da Frente Popular, não conseguiu ganhar um único assento. Observadores europeus encontraram numerosas irregularidades no funcionamento até a eleição e no dia da eleição.

O poder executivo é detido pelo Presidente, que é eleito para um mandato de 5 anos por eleições diretas. O presidente está autorizado a formar a Gabinete, um órgão executivo inferior, subordinado a ele. O Gabinete do Azerbaijão consistem principalmente da O primeiro-ministro, os seus deputados e ministros. O presidente não tem o direito de dissolver a Assembleia Nacional, mas ele tem o direito de vetar as suas decisões. Para anular o veto presidencial, o parlamento deve ter uma maioria de 95 votos. O poder judicial é exercido pelo Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal e da Tribunal Económico. O presidente nomeia os juízes nesses tribunais.

O Conselho de Segurança é o órgão deliberativo sob o presidente, e ele organiza-lo de acordo com a Constituição. Foi criado em 10 de Abril de 1997. O departamento administrativo não é uma parte do gabinete do presidente, mas gerencia as atividades financeiras, técnicas e pecuniárias, tanto do presidente e seu gabinete.

Embora o Azerbaijão realizou várias eleições desde reconquistar a sua independência e tem muitas das instituições formais da democracia, continua a ser classificada como "não livres" (na fronteira com a "parcialmente livres") em Freedom House de Liberdade na pesquisa Mundo de 2009.

Direitos humanos

Azerbaijão está sob fortes críticas de organismos internacionais, como a Anistia Internacional e Human Rights Watch por seu histórico em direitos humanos: em particular o tratamento dos homossexuais e da mídia.

Relações exteriores

Ministro dos Negócios Estrangeiros Elmar Mammadyarov e sua esposa com o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e Primeira dama Michelle Obama.

O Azerbaijão República de curta duração Democrática conseguiu estabelecer relações diplomáticas com seis países, o envio de representantes diplomáticos à Alemanha e à Finlândia . O processo de reconhecimento internacional da independência do Azerbaijão da União Soviética em colapso durou cerca de um ano. O país mais recente a reconhecer o Azerbaijão era Bahrein , no dia 6 de novembro de 1996. As relações diplomáticas plenas, incluindo intercâmbios de missões, foram estabelecidas pela primeira vez com a Turquia , Paquistão, Estados Unidos, Irã e Israel . Azerbaijão colocou especial ênfase na sua " Relação especial "com a Turquia.

Azerbaijão mantém relações diplomáticas com 158 países até agora e detém participação em 38 organizações internacionais. Ele detém o estatuto de observador no Movimento Não-Alinhado e da Organização Mundial do Comércio e é correspondente no União Internacional de Telecomunicações. Em 09 de maio de 2006 Azerbaijão foi eleito membro da recém-criada Conselho de Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas . A duração do mandato começou em 19 de Junho de 2006.

Prioridades da política externa do Azerbaijão incluem: em primeiro lugar, a restauração da sua integridade territorial; eliminação das consequências da perda de Nagorno-Karabakh e sete outras regiões do Azerbaijão; integração na estrutura europeia e euro-atlântica; contributo para a segurança internacional; cooperação com organizações internacionais; cooperação regional e as relações bilaterais; fortalecimento da capacidade de defesa; promoção da segurança por meio de política interna; fortalecimento da democracia; preservação da tolerância étnica e religiosa; política e preservação dos valores morais científica, educativa e cultural; desenvolvimento econômico e social; reforço da segurança interna e de fronteira; migrações, a energia ea política de segurança do transporte.

O governo do Azerbaijão, no final de 2007, afirmou que a disputa de longa data sobre o território armênio-ocupados de Nagorno-Karabakh é quase certo de provocar uma nova guerra se ele continua por resolver. O Governo está em processo de aumentar o seu orçamento militar. Além disso, as sanções econômicas por parte da Turquia a oeste e do Azerbaijão em si para o leste se combinaram para corroer significativamente a economia da Arménia, levando a aumentos acentuados nos preços dos produtos básicos e um grande declínio nas receitas do Estado armênio.

O Azerbaijão é um membro ativo de coalizões internacionais de combate ao terrorismo internacional. O país está a contribuir para os esforços de manutenção da paz no Kosovo, Afeganistão e Iraque. O Azerbaijão é um membro ativo da NATO 's Programa Parceria pela Paz. Ele também mantém boas relações com a União Europeia e poderia um dia se candidatar a membro.

Divisões administrativas

Azerbaijão é dividido em 10 regiões econômicas; 66 rayons (rayonlar, rayon singular) e 77 cidades (şəhərlər, şəhər singular), dos quais 11 estão sob a autoridade directa da República. Além disso, inclui o Azerbaijão República Autônoma (muxtar respublika) de Nakhchivan. O Presidente do Azerbaijão nomeia os governadores dessas unidades, enquanto o governo de Nakhchivan é eleito e aprovado pelo parlamento da República Autônoma Nakhchivan.

Absheron Região Económica
  • Absheron (Abşeron)
  • Baku (Bakı)
  • Khizi (Xizi)
  • Sumqayit (Sumqayıt)
Aran Região Económica
  • Aghjabadi (Ağcabədi)
  • Aghdash (Ağdaş)
  • Barda (Bərdə)
  • Beylagan (Beyləqan)
  • Bilasuvar (Biləsuvar)
  • Goychay (Göyçay)
  • Hajigabul (Hacıqabul)
  • Imishli (İmişli)
  • Kurdamir (Kürdəmir)
  • Mingacevir (Mingəçevir)
  • Neftchala (Neftcala)
  • Saatly (Saatlı)
  • Sabirabad (Sabirabad)
  • Salyan (Salyan)
  • Shirvan (Şirvan)
  • Ujar (Ucar)
  • Yevlakh (Yevlax)
  • Yevlakh (Yevlax)
  • Zardab (Zərdab)
Daghlig Shirvan
  • Aghsu (Ağsu)
  • Gobustan (Qobustan)
  • Ismailly (İsmayıllı)
  • Shamakhy (Şamaxı)
Ganja-Gazakh
  • Aghstafa (Agstafa)
  • Dashkasan (Daşkəsən)
  • Gadabay (Gədəbəy)
  • Ganja (Gəncə)
  • Gazakh (Qazax)
  • Goygol (Göygöl)
  • Goranboy (Goranboy)
  • Naftalan (Naftalan)
  • Samukh (Samux)
  • Shamkir (Şəmkir)
  • Tovuz (Tovuz)
Guba-Khachmaz
  • Guba (Quba)
  • Gusar (Qusar)
  • Khachmaz (Xaçmaz)
  • Shabran (Sabran)
  • Siyazan (Siyəzən)
Kalbajar-Lachin
  • Gubadly (Qubadlı)
  • Kalbajar (Kəlbəcər)
  • Lachin (Lacin)
  • Zangilan (Zəngilan)
Lankaran
  • Astara (Astara)
  • Jalilabad (Cəlilabad)
  • Lankaran (Lənkəran)
  • Lankaran (Lənkəran)
  • Lerik (Lerik)
  • Masally (Masallı)
  • Yardimly (Yardimli)
Nakhchivan
  • Babek (Babək)
  • Julfa (Culfa)
  • Kangarli (Kəngərli)
  • Nakhchivan (Naxçıvan)
  • Ordubad (Ordubad)
  • Sadarak (Sədərək)
  • Shahbuz (Şahbuz)
  • Sharur (Şərur)
Shaki-Zaqatala
  • Balakan (Balakən)
  • Gabala (Qəbələ)
  • Gakh (Qax)
  • Oghuz (Oğuz)
  • Shaki (Şəki)
  • Shaki (Şəki)
  • Zaqatala (Zaqatala)
Yukhari Garabakh
  • Aghdam (Ağdam)
  • Fuzuli (Füzuli)
  • Jabrayil (Cəbrayıl)
  • Khankendi (Xankəndi)
  • Khojaly (Xocalı)
  • Khojavend (Xocavənd)
  • Shusha (Susa)
  • Shusha (Susa)
  • Tartar (Tərtər)
Azerbaijão é dividido em 10 regiões econômicas

Nota: As cidades sob a autoridade directa da república em itálico.

Militar

Frota da Marinha do Azerbaijão durante o 2011 parada militar em Baku.
Unidade Especial de Guerra Naval 641 durante exercícios militares.

A história do exército Azerbaijão moderno remonta a República Democrática do Azerbaijão em 1918, quando o Exército Nacional da recém-formada República Democrática do Azerbaijão foi criada em 26 de junho de 1918. Quando o Azerbaijão conquistou sua independência após a dissolução da União Soviética, as Forças Armadas da República do Azerbaijão foram criados de acordo com a lei sobre as Forças Armadas de 9 de outubro de 1991. A data original da criação do Exército Nacional de curta duração é comemorado como o Dia do Exército (26 de Junho), no Azerbaijão de hoje. A partir de 2002, o Azerbaijão teve 95.000 funcionários ativos em suas forças armadas. Há também 17.000 tropas paramilitares. As forças armadas têm três ramos: as forças terrestres, as forças aéreas e o Marinha. . Além disso, as forças armadas abraçam vários sub-grupos de militares que podem estar envolvidos na defesa do Estado, quando necessário Estes são o tropas Interno do Ministério da Administração Interna e do Serviço de Fronteiras do Estado, que inclui a Guarda Costeira também. O Azerbaijão Guarda Nacional é mais uma força paramilitar. Ela opera como uma entidade semi-independente do Estado Serviço de Proteção Especial, uma agência subordinada ao Presidente.

Azerbaijão adere ao Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa e assinou todos os principais braços internacionais e tratados de armas. Azerbaijão coopera estreitamente com a NATO em programas como o Parceria para a Paz e Plano de Acção de Parceria Individual. Azerbaijão implantou 151 de suas Forças de Manutenção da Paz no Iraque e outro 184 em Afeganistão .

Os gastos militares do Azerbaijão para 2011 são fixados em US $ 4,46 bilhões.indústria de defesa do Azerbaijão fabrica armas pequenas, sistemas de artilharia, tanques, armaduras e dispositivos noctovision, bombas de aviação, veículos não tripulados, vários veículos militares e aviões militares e helicópteros.

Economia

Azneft Square, no centro de Baku, em homenagem histórica Azneft (AzOil) confiança.

Depois de ganhar a independência em 1991, o Azerbaijão tornou-se membro do Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, o Banco Islâmico de Desenvolvimento eo Banco Asiático de Desenvolvimento. O sistema bancário do Azerbaijão consiste no Banco Central do Azerbaijão, bancos comerciais e organizações de crédito não-bancárias. O Nacional (hoje Central) do Banco foi criado em 1992 com base no Azerbaijão Estado Savings Bank, uma filial do primeiro Estado Savings Bank da URSS. O Banco Central atua como banco central do Azerbaijão, com poderes para emitir a moeda nacional, o manat do Azerbaijão, e para supervisionar todos os bancos comerciais. Dois grandes bancos comerciais são a propriedade estatal Banco Internacional do Azerbaijão, que é dirigida por Dr. Jahangir Hajiyev, eo Unibank.

Empurrados para cima por gastar e crescimento da demanda, o 2007 a ​​taxa de inflação Q1 alcançou 16,6%. Rendimentos nominais e salários mensais subiu 29% e 25%, respectivamente, contra esta figura, mas os aumentos de preços na indústria não petrolífera encorajados a inflação no país. Azerbaijão mostra alguns sinais da chamada " doença holandesa "por causa do setor de energia em rápido crescimento, que causa inflação e torna as exportações não energéticas mais caro.

Nos primeiros anos deste século, o cronicamente elevada inflação foi mantida sob controle e isso levou ao lançamento de uma nova moeda, o novo manat do Azerbaijão, em 1 de janeiro de 2006, para cimentar a aquisição das reformas econômicas e apagar os vestígios de uma economia instável.

Em 2008, o Azerbaijão foi citada como uma das 10 maiores reformadores pelo Banco MundialDoing Business Report.

Azerbaijão levou o mundo como o maior reformador em 2007/08, com melhorias em sete dos 10 indicadores de reforma regulatória. Azerbaijão começou a operar uma loja one-stop em janeiro de 2008 que reduziu pela metade o tempo, custo e número de procedimentos para abrir uma empresa. Os registros de empresas aumentaram 40% nos primeiros seis meses. O Azerbaijão também eliminado o ponto de corte mínimo de empréstimo de 1.100 dólares americanos, mais do que dobrando o número de mutuários abrangidos pelo registo de crédito. Além disso, os contribuintes podem agora apresentar formas e pagar seus impostos online. Amplas reformas do Azerbaijão mudou-se longe até as fileiras, 97-33 na facilidade geral de fazer negócios.

O Azerbaijão também está classificada 57 noRelatório de Competitividade Global para 2010-2011, que está acima de outros países da CEI.

Energia

A unidade de bombeamento para a extração mecânica do óleo nos arredores de Baku.

Dois terços do Azerbaijão é rico em petróleo e gás natural. A região do Cáucaso Lesser responsável pela maior parte do ouro, a prata, o ferro, o cobre, o país de titânio , crómio , manganês , cobalto , molibdénio , complexo de minério e de antimónio . Em Setembro de 1994, um contrato de 30 anos foi assinado entre a Companhia Estadual de petróleo da República do Azerbaijão (SOCAR) e 13 empresas de petróleo, entre eles Amoco, BP , ExxonMobil, Lukoil e Statoil. Como as empresas petrolíferas ocidentais são capazes de tocar em águas profundas campos de petróleo intocado pela exploração soviética, o Azerbaijão é considerado um dos pontos mais importantes do mundo para a exploração e desenvolvimento de petróleo. Enquanto isso, o Fundo Estatal de Petróleo do Azerbaijão foi estabelecido como um fundo extra-orçamental para garantir a macroeconômica de estabilidade, transparência na gestão das receitas do petróleo, ea salvaguarda dos recursos para as gerações futuras.

Azeriqaz, uma sub-empresa de SOCAR, pretende garantir a gaseificação total do país até 2021.

Bancário

O As taxas de crescimento do PIB observados no Azerbaijão nos últimos anos tornaram o país uma das economias que mais crescem no mundo. Mas o setor bancário do Azerbaijão ainda tem que bater o vasto potencial de crescimento que devem ser exequíveis, devido à manutenção do elevado crescimento económico. Por esta razão, o sector bancário permanece pequeno em relação ao tamanho da economia azerbaijanesa. Embora nos mais países avançados setores bancário registou progressos visíveis no processo de recuperação, sendo o mercado bancário do Azerbaijão em um estágio mais adiantado de desenvolvimento, também sucessos em fazer avançar a reforma orientada para o mercado e do processo de privatização.

Ainda assim, o sistema bancário é considerado um elemento importante do sistema financeiro do Azerbaijão. Um avançado sistema de dois degraus bancário, que é baseado em princípios de mercado, (o Banco Central da República do Azerbaijão na primeira etapa, no segundo uma bancos comerciais e outras organizações de crédito não-bancárias) funções na república.

Desde 2002, importante etapa da reestruturação do sistema bancário começou a ser realizado. Levando em consideração a entrada de grandes receitas de petróleo no país, como um resultado lógico da estratégia de óleo bem sucedida, e nesta base, como os bancos estavam prontos para uma transferência eficaz de seus recursos financeiros para as metas estratégicas, estratégia de desenvolvimento foi feito para 2002 -2005. Far-alcançando reformas do sector bancário são realizados no país. Os principais desafios são devido ao ritmo lento de privatização dos bancos estaduais, um mercado financeiro fraco e falta de transparência bancária. No entanto, as reformas começaram a mostrar lts resu positivos e competição entre os principais bancos está aumentando.

Até 1 de Abril de 2010, 47 bancos, 631 agências bancárias funcionar no Azerbaijão. Um dos bancos foi fundada com a participação de capital do Estado, 23 de capital estrangeiro. Para a mesma data, 98 organizações de crédito não-bancárias operar na república junto com os bancos. Crescimento de dinheiro rendimentos reais da população, do desenvolvimento da confiança no sistema bancário, melhorando as bases legais de protecção dos interesses dos credores e depositantes, em especial, lançamento do 'Fundo de Seguro de Depósitos "foram os critérios que caracterizam o rápido crescimento dos depósitos de população. Desde 1 de Abril de 2010, os depósitos bancários de população foram iguais a 2,4 bilhões de AZN. 33,3% deles eram depósitos de longo prazo (superior a um ano). Junto com a população, os depósitos bancários de clientes corporativos aumentar dinamicamente. Até 1 de Abril de 2010, os depósitos bancários de clientes corporativos é de 2,1 mil milhões de AZN. Desenvolvimento dinâmico do volume de fundos especiais e dos bancos envolvidos criou condições efetivas para o alargamento das operações ativas. Desde 1 de Abril de 2010, o volume de ativos dos bancos é de 12 mil milhões de AZN. Creditação desempenha papel especial na estrutura dos ativos bancários. A partir de 01 de abril de 2010, os créditos bancários para clientes é de 8,5 mil milhões de AZN, o que torna 70,5% dos ativos bancários. Peso especial do sector privado na estrutura dos investimentos de crédito é superior a 82% (7 mil milhões de AZN).

Agricultura

Azerbaijão tem a maior bacia agrícola na região. Sobre 54,9 por cento do Azerbaijão é terras agrícolas. No início de 2007, havia 4.755.100 hectares de superfície agrícola utilizada. No mesmo ano, o total de recursos de madeira contados 136 milhões de m³. Agrícolas institutos de investigação científica do Azerbaijão estão focados em prados e pastagens, horticultura e subtropicais culturas, vegetais verdes, viticultura e enologia, cultura do algodão e plantas medicinais. Em alguns países é rentável para cultivar cereais, batata, beterraba , algodão e tabaco. Pecuária, produtos lácteos, e vinho e bebidas espirituosas são também importantes produtos agrícolas. A Caspian indústria da pesca está concentrada sobre os estoques minguantes de esturjão e beluga. Em 2002, o Azerbaijão marinha mercante teve 54 navios.

Algumas partes da maioria dos produtos que anteriormente eram importados do exterior começaram a ser produzidos localmente (entre elas estão Coca Cola pela Coca Cola Bottlers LTD, cerveja por Baki-Kastel, parquet por Nehir e tubulações de óleo por Eupec tubulação de revestimento Azerbaijão).

Turismo

O século 13Bibi Heybat-Mesquita em Baku

O turismo é uma parte importante da economia do Azerbaijão. O país foi um ponto turístico bem conhecido na década de 1980, contudo, após a queda da União Soviética e da Guerra de Nagorno-Karabakh , durante a década de 1990, danificou a indústria turística ea imagem do Azerbaijão como um destino turístico.

Não foi até a década de 2000 que a indústria do turismo começou a se recuperar, e, desde então, o país experimentou uma alta taxa de crescimento do número de visitas turísticas e dormidas. Nos últimos anos, o Azerbaijão também tem se tornando um destino popular para os religiosos, spa, cuidados de saúde e turismo.

O Governo do Azerbaijão estabeleceu o desenvolvimento do Azerbaijão como um destino turístico de elite uma prioridade. É uma estratégia nacional para tornar o turismo uma das principais, se não o maior, contribuinte para a economia do Azerbaijão. Essas atividades são reguladas pelo Ministério da Cultura e Turismo do Azerbaijão.

Transporte

Um navio noMar Cáspio.

A localização conveniente do Azerbaijão no cruzamento das principais vias do tráfego internacional, como a Rota da Seda e do corredor Sul-Norte, destaca a importância estratégica do sector de transportes para a economia do país. O sector dos transportes no país inclui estradas, ferrovias, aviação e transportes marítimos.

Azerbaijão é também um importante pólo econômico no transporte de matérias-primas. O Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC) se tornou operacional em Maio de 2006 e se estende mais de 1774 quilômetros pelo território do Azerbaijão, Geórgia e Turquia. O BTC é projetado para transportar até 50 milhões de toneladas de petróleo bruto por ano e transporta petróleo das jazidas do Mar Cáspio para os mercados globais. O Sul do Cáucaso Pipeline, também estica através do território do Azerbaijão, Geórgia e Turquia, se tornou operacional no final de 2006 e oferece suprimentos adicionais de gás para o mercado europeu a partir do campo de gás de Shah Deniz. Shah Deniz é esperado para produzir até 296 mil milhões de metros cúbicos de gás natural por ano. O Azerbaijão também desempenha um papel importante na UE patrocinado pelo Projeto Silk Road.

Em 2002, o governo do Azerbaijão estabelecida pelo Ministério dos Transportes com uma ampla gama de políticas e funções de regulação. No mesmo ano, o país tornou-se membro da Convenção de Viena sobre a circulação rodoviária. Sendo a mais elevada prioridade; melhoria da rede de transporte e transformação de serviços de transporte em uma das principais vantagens comparativas do país, pois isso seria altamente propício para o desenvolvimento de outros setores da economia.

Em 2012, a construção de Kars-Tbilisi-Baku ferroviária esperado para prestar serviços de transporte entre a Ásia ea Europa, com a ligação dos caminhos de ferro da China e do Cazaquistão , a leste com a Turquia Marmaray ao sistema ferroviário europeu no oeste. bitola larga ferrovias em 2010 se estendia por 2,918 km (1,813 mi) e ferrovias eletrificadas numeradas 1,278 km (794 mi). Até 2010, havia 35 aeroportos e um heliporto.

Ciência e Tecnologia

No século 21, um novo boom de petróleo e gás contribuiu para melhorar a situação nos sectores da ciência e tecnologia do Azerbaijão, eo governo lançou uma campanha destinada a modernização e inovação. O governo estima que os lucros da tecnologia e da comunicação indústria da informação vai crescer e tornar-se comparáveis ​​com os da produção de petróleo.

O país também tem vindo a fazer progressos no desenvolvimento de seu setor de telecomunicações. No entanto, ele ainda enfrenta problemas. Estes incluem a má infra-estrutura e um regime regulador das telecomunicações imaturo. O Ministério das Comunicações e Tecnologias de Informação (MCIT), bem como ser um operador através do seu papel na Aztelekom, é tanto um decisor político e regulador. Telefones públicos estão disponíveis para chamadas locais e exigem a compra de um símbolo a partir da troca de telefone ou algumas lojas e quiosques. Tokens permitir uma chamada de duração indeterminada. A partir de 2009, havia 1.397.000 principais linhas de telefone e 1.485.000 usuários de internet. Há cinco fornecedores de GSM: Azercell, Bakcell, Azerfon ( Nar Mobile), Aztrank, Catel operadores de rede móvel e um CDMA.

No século 21 uma série de proeminentes do Azerbaijãogeodinâmica eGeotectônica cientistas, inspirado pelos trabalhos fundamentais deElchin Khalilov e outros, centenas de estações destinadas a previsão de terremotos e edifícios resistentes a terremotos que agora constituem o grosso do Centro Republicano de Seismic Service.

O Agência Aeroespacial Nacional Azerbaijão lançou seu primeiro satélite AzerSat 1 em órbita em 07 de fevereiro de 2013 a partir Centro Espacial da Guiana, na Guiana Francesa em posições orbitais 46 ° Leste. O satélite vai cobrir a Europa e parte significativa dos países da Ásia e da África e terá transmissão para TV, radiodifusão e da internet. O lançamento do seu próprio satélite em órbita é a primeira ação do Azerbaijão na realização de projetos em potencial para se transformar em um país com uma indústria espacial.

Demografia

Composição étnica (2009)
Azerbaijano 91,60%
Lezgian2,02%
Armênio 1,35%
Russo 1,34%
Talysh1,26%
Outras nações2,43%

Da população total de 9.165.000 pessoas em julho de 2011, quase 52% da população urbana era, os restantes 48% era a população rural. 51% do total da população era do sexo feminino. O proporção entre os sexos para população total nesse ano foi, portanto, 0,97 homens para cada mulher.

O 2011 taxa de crescimento populacional foi de 0,85%, ante 1,09% em todo o mundo. Um fator significativo restringindo o crescimento da população é sim um elevado nível de migração. Estima-se que 3 milhões de azerbaijanos, muitos deles trabalhadores convidados, vivem na Rússia . Em 2011 Azerbaijão viu migração de -1,14 / 1.000 pessoas. Com 800 mil refugiados azeris étnicas e dos deslocados internos, o Azerbaijão tem a maior população de deslocados internos na região, e, a partir de 2006, teve a maior população per capita IDP no mundo.

A maior morbidade em 2005 foi de doenças respiratórias (806,9 doenças por 10.000 da população total). Em 2005, a maior morbidade para infecciosas e doenças parasitárias foi observado entre a gripe e infecções respiratórias agudas (4168,2 por 100.000 habitantes). 2007 estimativa para o total expectativa de vida é de 66 anos e 70,7 anos para as mulheres e 61,9 para os homens.

O Diáspora Azerbaijão é encontrado em 42 países e, por sua vez, há muitos centros de minorias étnicas dentro do Azerbaijão, incluindo a sociedade alemã cultural "Karelhaus",Slaviccentro cultural, Azerbaijani-comunidade israelita,curdocentro cultural, InternacionalTalysh Association,centro nacional Lezgin " Samur ", Azerbaijani-comunidade Tatar,sociedade tártaros da Criméia, etc.

A composição étnica da população de acordo com o censo 2009 população: 91,60%azeris, 2,02%Lezgians, 1,35%armênios (quase todos os armênios vivem na região separatista deNagorno-Karabakh), 1,34%russos, 1,26%Talysh, 0,56 %Avars, 0,43%turcos, 0,29%tártaros, 0,28%Tats, 0,24%ucranianos, 0,14%Tsakhurs, 0,11%georgianos, 0,10%judeus, 0,07%curdos, outros 0,21%.

Azeris iranianos são a maior minoria no Irã . A CIA World Factbook estima azeris iranianos como compreendendo cerca de 16% da população do Irã.


Maiores cidades ou vilas deAzerbaijan
Estatísticas Demográficas 2010 de acordo com as divisões administrativas, Comissão de Estatística do Estado
Categoria Nome da Cidade Regiões económicas Pop. Categoria Nome da Cidade Regiões económicas Pop.
1 Baku Absheron2064900 11 Khachmaz Guba-Khachmaz62.900
2 Ganja Ganja-Gazakh314600 12 Agdam Yukhari Garabagh59.800
3 Sumgait Absheron312.000 13 Jalilabad Aran56.400
4 Mingacevir Aran97.000 14 Khankendi Yukhari Garabagh55.100
5 Lankaran Aran83.300 15 Agjabadi Aran46.900
6 Shirvan Aran78.100 16 Shamakhi Daghlig Shirvan43.700
7 Nakhchivan Nakhchivan74.500 17 Fuzuli Yukhari Garabagh42.000
8 Shamkir Ganja-Gazakh67.200 18 Salyan Aran41.300
9 Shaki Shaki-Zaqatala65.600 19 Barda Aran38.600
10 Yevlakh Aran65.100 20 Neftchala Aran38.200


Religião

Cúpula do século 13. Bibi-Heybat Mesquita. A mesquita foi construída sobre o túmulo de um descendente do Profeta Muhammad .

Cerca de 95 por cento da população são muçulmanos. 85% dos muçulmanos são muçulmanos xiitas e 15% muçulmanos sunitas, ea República do Azerbaijão tem a porcentagem da população segundo maior Shia após o Irã . Em Baku, há o Hindu Fire Temple de Baku ("Ateshgah"), com uma estrutura de "velho", que, de acordo com os viajantes, tem sido um local de visita para sacerdotes hindus por mais de um milênio. O lugar é muitas vezes "mal representado como um fogo de Zoroastro-templo", devido à associação freqüente de "templo do fogo" com a religião iraniana de zoroastrismo. Outras religiões são praticadas por vários grupos étnicos do país. Nos termos do artigo 48 da sua Constituição, o Azerbaijão é um Estado laico e garante a liberdade religiosa. Das minorias religiosas do país, os cristãos são na sua maioria russa e Georgiano Ortodoxa e Apostólica Armênia (quase todos os armênios vivem na região separatista de Nagorno-Karabakh).

Em 2003, havia 250 católicos romanos. Outras denominações cristãs a partir de 2002 incluem luteranos, batistas e Molokans. Há também judeu, Bahá'í, Hare Krishna e comunidades Testemunhas de Jeová, assim como seguidores da Igreja Neemias, Estrela na Igreja Oriental e da Catedral de Louvor da Igreja.

Língua

Mapa com a localização dos alto-falantes do Azerbaijão.

A língua oficial é o Azerbaijão, que pertence ao turco família de língua, falada no sudoeste da Ásia, principalmente no Azerbaijão e do Azerbaijão iraniano. Azerbaijão é membro do ramo Oghuz das línguas turcas e está intimamente relacionado com Turco, Qashqa'i e turcomanos. O idioma azeri é dividido em duas variedades, Norte e Sul do Azerbaijão Azerbaijão, e um grande número de dialetos. turcomana Khalaj, Qashqa'i, e Salchuq são considerados por alguns como línguas separadas no grupo de língua azeri. Azerbaijão serviu como uma língua franca em toda a maioria das partes da Transcaucásia (exceto o Mar Negro costa), no sul do Daguestão, leste da Turquia, e do Azerbaijão iraniano do século 16 ao início do século 20.

Apesar do Azerbaijão (também chamado de Azeri ) é a língua mais falada no país e é falado por cerca de um quarto da população do Irã, há 13 outras línguas faladas nativamente no país. Algumas dessas línguas são muito pequenas comunidades, outros são mais vital. Azerbaijão é mutuamente inteligível com turco e Gagauz. A variedade do norte do idioma é escrito com um alfabeto latino modificado hoje, mas foi anteriormente escrito no alfabeto Perso-Árabe (até 1929), no alfabeto turco Uniforme (1929-1939), e no alfabeto cirílico (1939-1991 ). As mudanças no alfabeto têm sido amplamente moldada por forças religiosas e políticas.

Educação

A percentagem relativamente elevada de azeris obtiveram algum tipo de educação superior, principalmente em disciplinas científicas e técnicas. Na era soviética, alfabetização e níveis médios de educação aumentou dramaticamente de seu muito baixo ponto de partida, apesar de duas mudanças no alfabeto padrão, a partir de roteiro Perso-árabe para Latina na década de 1920 e de Roman para cirílico na década de 1930. De acordo com dados soviéticos, 100 por cento de homens e mulheres (com idades entre 9-49) eram alfabetizados em 1970. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 2009, a taxa de alfabetização no Azerbaijão é de 99,5 por cento.

Desde a independência, uma das primeiras leis que o Parlamento do Azerbaijão passados ​​para dissociar-se da União Soviética foi a adoção de um alfabeto latino-modificado para substituir o cirílico. Diferente do que o sistema do Azerbaijão sofreu pouca mudança estrutural. Alterações iniciais incluíram o restabelecimento da educação religiosa (proibidos durante o período soviético) e mudanças curriculares que voltou a enfatizar o uso da língua azeri e eliminaram conteúdo ideológico. Além de escolas primárias, as instituições de ensino incluem milhares de pré-escolas, escolas secundárias gerais e escolas de formação profissional, incluindo escolas secundárias especializadas e escolas técnicas. Educação até a oitava série é obrigatória.

Cultura

O Tapete do Azerbaijão, umUNESCO Obra-prima do Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A cultura de Azerbaijão desenvolveu como resultado de várias influências. Hoje, as influências ocidentais, incluindo globalizado cultura de consumo, são fortes. As tradições nacionais estão bem preservados no país. Alguns dos principais elementos da cultura do Azerbaijão são: música, literatura, danças folclóricas e arte, culinária, arquitetura, cinema e Novruz Bayram. Esta última é a tradicional festa do antigo Ano Novo. Novruz é um férias em família.

Azerbaijão popular é composto por azeris, a parte representativa da sociedade, bem como de nações e grupos étnicos, de forma compacta vivendo em várias áreas do país. Vestidos nacionais e tradicionais do Azerbaijão são o Chokha e Papakhi. Há transmissões de rádio em russo , Armênio, georgiano, curdos, Lezgian e idiomas Talysh, que são financiados a partir do orçamento do Estado. Algumas estações de rádio locais em Balakan e Khachmaz organizar transmissões em Avar e Tat. Em Baku vários jornais são publicados em russo, curdo ( Dengi curdo ), Lezgian ( Samur ) e línguas Talysh. Sociedade judaica "Sokhnut" publica o jornal Aziz .

Música e danças folclóricas

Uzeyir Hajibeyov fundiu tradicionalmúsica azerbaijano com estilos ocidentais no início do século 20.

Música do Azerbaijão baseia-se em tradições populares que remontam quase mil anos. Durante séculos, a música do Azerbaijão evoluiu sob o emblema da monody, produzindo diversas melodias ritmicamente. Música do Azerbaijão tem um branchy sistema modo, onde cromatização de maiores e menores escalas é de grande importância. Entre os instrumentos musicais nacionais existem 14 instrumentos de cordas, oito instrumentos de percussão e instrumentos de sopro seis. Conforme O Dicionário Grove de Música e Músicos ", em termos de etnia, cultura e religião do Azeri são musicalmente muito mais próximos ao Irã do que a Turquia."

Mugham, meykhana e arte ashiq são uma das muitas tradições musicais do Azerbaijão. Mugham é geralmente uma suíte com poesia e interlúdios instrumentais. Ao realizar Mugham, os cantores têm de transformar suas emoções em canto e música. Cantor Mugham Alim Qasimov é reverenciado como um dos cinco melhores cantores de todos os tempos. Em contraste com as tradições Mugham de países da Ásia Central, Azeri Mugham é mais de forma livre e menos rígida; muitas vezes é comparado com o campo improvisado de jazz . UNESCO proclamou a tradição Mugham azeri uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em 7 de Novembro de 2003.

Meykhana é um tipo de música folclórica distintivo desacompanhada tradicional Azeri, geralmente realizada por várias pessoas improvisando sobre um determinado assunto.

Ashiq combina poesia, contação de histórias, dança e música vocal e instrumental em uma arte tradicional do desempenho que se destaca como um símbolo da cultura do Azerbaijão. É um trovador místico ou viajando bardo que canta e toca saz. Esta tradição tem sua origem nas crenças Shamanistic de antigos povos turcos. Canções 'Ashiqs são semi-improvisada em torno bases comuns. Arte ashiq do Azerbaijão foi incluído na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 30 de setembro de 2009.

Azerbaijão fez sua primeira aparição em 2008 no Festival Eurovisão da Canção. O país de entrada ganhou o terceiro lugar em 2009 e quinto no ano seguinte. Ell e Nikki ganhou o primeiro lugar no Festival Eurovisão da Canção 2011 com a canção " Running Scared ", que dá direito Azerbaijão para sediar a competição em 2012, em Baku.

Existem dezenas de Azerbaijão danças folclóricas. Eles são realizados em formais celebrações e os dançarinos usam roupas nacionais como o Chokha, que é bem preservada dentro das danças nacionais. A maioria das danças têm um ritmo muito rápido. A dança nacional mostra as características da nação do Azerbaijão.

Arquitetura

Arquitetura Azerbaijão tipicamente combina elementos do Oriente e Ocidente. Muitos tesouros arquitetônicos antigos, como a Torre Maiden e Palácio dos Shirvanshahs na cidade murada de Baku , no Azerbaijão sobreviver moderna. As candidaturas apresentadas no Património Mundial da UNESCO lista provisória incluem a Ateshgah de Baku, Momine Khatun Mausoléu, Parque Nacional Hirkan, Parque Nacional Binegadi, Lok-Batan Mud Volcano, Baku etapa de montanha, Caspian Shore construções defensivas, Susha National Reserve, Ordubad Reserva Nacional e o Palácio de Shaki Khans.

Entre outros tesouros arquitetônicos são Quadrangular Castelo em Mardakan, Parigala em Yukhary Chardaglar, uma série de pontes sobre o Rio Aras, e vários mausoléus. Nos séculos 20 e início dos anos 19, pouco arquitetura monumental foi criado, mas residências distintas foram construídos em Baku e em outros lugares. Entre os mais recentes monumentos arquitetônicos, os metrôs Baku são conhecidos por sua decoração luxuosa.

Planos foram recentemente revelado pela construção da Torre Azerbaijão. Ele irá, alegadamente, substituir o Burj Khalifa como o edifício mais alto do mundo, com uma altura prevista de 1.050 metros (3.440 pés).

Cinematografia

Uma cena de O Gush petróleo no Balakhany(1898), um dos primeiros filmes já produzidos (dirigido porAlexander Mishon).

A indústria do cinema no Azerbaijão remonta a 1898. Na verdade, o Azerbaijão foi um dos primeiros países envolvidos em cinematografia. Portanto, não é surpreendente que este aparelho logo apareceu em Baku - no início do século 20, esta baía cidade no Caspian estava produzindo mais de 50 por cento da oferta mundial de petróleo. Assim como hoje, a indústria do petróleo atraiu estrangeiros ávidos para investir e trabalhar. Em 1919, durante a República Democrática do Azerbaijão, um documentário A celebração do aniversário da Independência do Azerbaijão foi filmado no dia da independência do Azerbaijão, 28 de maio, e estreou em junho de 1919 em vários teatros em Baku. Depois que o poder soviético foi criada em 1920, Nariman Narimanov, presidente da Comissão do Azerbaijão Revolucionário, assinou um decreto nacionalizando cinema do Azerbaijão. Isso também influenciou a criação de animação do Azerbaijão.

Em 1991, após o Azerbaijão conquistou sua independência da União Soviética, o primeiro Festival Internacional de Cinema Baku Leste-Oeste foi realizada em Baku. Em dezembro de 2000, o ex-presidente do Azerbaijão, Heydar Aliyev, assinou um decreto proclamando 02 de agosto feriado profissional de cineastas do Azerbaijão. Hoje cineastas azeris são novamente lidar com problemas semelhantes aos enfrentados por diretores de fotografia antes do estabelecimento da União Soviética em 1920. Mais uma vez, tanto escolha de conteúdo e de patrocínio dos filmes são em grande parte deixada para a iniciativa do cineasta.

Existem três canais de televisão estatais: AzTV, Idman TV e Medeniyyet TV. Um canal público, Ictimai TV e sete canais privados: TV ANS, Espaço de TV, Lider TV, Azad Azerbaijão TV, Xazar TV e Azerbaijão internacionais.

Arte folclórica

Roupas azeri tradicional e instrumentos musicais.

Azeris têm uma cultura rica e distintiva, a maior parte do qual é decorativo e arte aplicada. Esta forma de arte é representada por uma vasta gama de artesanato, tais como perseguição, joalheiro, gravura em metal, esculpir em madeira, pedra e osso, a tomada de tapete , lasing, padrão de tecelagem e impressão, tricô e bordado. Cada um destes tipos de artes decorativas, a prova da investidura e da nação Azerbaijão, está muito em favor aqui. Muitos fatos interessantes relacionados com o desenvolvimento de artes e ofícios no Azerbaijão foram relatados por vários comerciantes, viajantes e diplomatas que visitaram esses locais em momentos diferentes.

O Tapete do Azerbaijão é um têxtil artesanal tradicional de vários tamanhos, com textura densa e uma superfície aveludada ou-menos pilha, cujos padrões são característicos de muitas regiões de tomada de tapete do Azerbaijão. Em novembro de 2010 o tapete do Azerbaijão foi proclamada uma obra-prima do Patrimônio Imaterial pela UNESCO . Azerbaijão tem sido desde os tempos antigos conhecidos como um centro de uma grande variedade de artesanato. A escavação arqueológica no território do Azerbaijão atesta a agricultura bem desenvolvida, pecuária, tratamento de metais, olaria e cerâmica, e por último mas não menos importante tapete tecelagem que data já quanto ao segundo milênio antes de Cristo. Tapetes do Azerbaijão podem ser categorizadas em vários grandes grupos e uma infinidade de subgrupos. A verdadeira pesquisa científica do tapete do Azerbaijão está conectado com o nome de Latif Kerimov, um proeminente cientista e artista. Era a sua classificação, que relatou os quatro grandes grupos de tapetes com as quatro zonas geográficas do Azerbaijão, Guba-Shirvan, Ganja-cazaque, Karabakh e Tabriz.

Cozinha

Traditional azeri prato nacionalyarpag dolmasy

A cozinha tradicional é famosa por uma abundância de vegetais e verdes utilizados sazonalmente nos pratos. As ervas frescas, incluindo hortelã, coentro (coentro), endro, manjericão, salsa, estragão, alho-poró, cebolinha, tomilho, manjerona, cebola verde, e agrião, são muito populares e muitas vezes acompanham principais pratos na mesa. Diversidade climática ea fertilidade da terra são refletidas nos pratos nacionais, que são à base de peixe do Mar Cáspio , carne local (principalmente carne de carneiro e carne), e uma abundância de legumes e verduras sazonais. Açafrão-arroz plov é o alimento principal no Azerbaijão e chá preto é a bebida nacional.

Literatura

Proeminente poetaSamad Vurgun.

A mais antiga figura conhecida na literatura azeri foi Hasanoghlu ou Pur Hasan Asfaraini, que compôs um divã que consiste em persas e turcos ghazals. Em ghazals persas ele usou seu pseudônimo, enquanto seus ghazals turcomanas foram compostas em seu próprio nome de Hasanoghlu.

Khurshidbanu Natavan era a filha do último governante doKarabakh Canato e é considerado um dos melhores poetas líricos do Azerbaijão.

Literatura clássica em azeri foi formada no século 14 com base no dialeto vários dialetos cedo Idade Média de Tabriz e Shirvan. Entre os poetas deste período foram Gazi Burhanaddin, Haqiqi (pen-nome de Jahan-xá Qara Qoyunlu), e Habibi. O fim do século 14 foi também o período de início da atividade literária de Imadaddin Nesimi, um dos maiores turcomana Hurufi poetas místicos do final dos anos 14 e início do século 15 e um dos mais proeminentes mestres Divan início da história literária turcomana, que também compôs poesia em persa e árabe . Os estilos Divan e Ghazal foram desenvolvidos por poetas Qasim al-Anvar, Füzuli e Khatai (pen-nome de Safavid Shah Ismail I). O aclamado Livro de Dede Korkut consiste em dois manuscritos copiados no século 16, não foi escrito antes do século 15. É uma coleção de 12 histórias que refletem a tradição oral de nômades Oghuz. O poeta do século 16, Muhammed Fuzuli produziu suas filosóficas e líricas intemporais Qazals em árabe, persa e Azeri. Beneficiando imensamente com as boas tradições literárias de seu ambiente, e construir sobre o legado de seus antecessores, Fizuli estava destinado a tornar-se a figura literária líder de sua sociedade. Seus trabalhos principais incluem The Divan de Ghazals e O qasidas . No mesmo século, literatura azeri mais floresceu com o desenvolvimento de Ashik ( Azerbaijão: asiq ) gênero poético dos bardos. Durante o mesmo período, sob o pseudônimo de Khatāī ( árabe : خطائی para pecador ) Shah Ismail eu escrevi cerca de 1400 versos em azeri, que foram publicados mais tarde como seu Divan . Um estilo literário exclusivo, conhecido como qoshma ( Azerbaijão: qoşma para improvisação ) foi introduzido neste período, e desenvolvido por Shah Ismail e mais tarde por seu filho e sucessor, Shah Tahmasp I.

No espaço dos séculos 17 e 18, gêneros exclusivos de Fizuli bem Ashik poesia foram retomadas por poetas proeminentes e escritores como Qovsi de Tabriz, Shah Abbas Sani, Agha Mesih Shirvani, Nishat, Molla Vali Vidadi, Molla Panah Vagif, Amani , . Zafar e outros Juntamente com turcos, turcomanos e usbeques, Azeris também celebrar o épico de Koroglu (a partir do Azerbaijão: kor oglu para o filho de homem cego ), um lendário herói popular. Várias versões documentados de Koroglu épico permanecer no Instituto de Manuscritos da Academia Nacional de Ciências do Azerbaijão.

A literatura moderna no Azerbaijão é baseada no dialeto Shirvani principalmente, ao passo que no Irã se baseia no Tabrizi um. O primeiro jornal em azeri, Akinchi foi publicado em 1875. Em meados do século 19, foi ensinado nas escolas de Baku , Ganja, Shaki, Tbilisi, e Yerevan . Desde 1845, ele também foi ensinado na Universidade de São Petersburgo, na Rússia.

Esportes

Khazar Lankaran fãs durante um jogo de futebol.

Desporto no Azerbaijão tem raízes antigas, e mesmo agora, esportes tradicionais e modernos ainda são praticados. Wrestling Freestyle tem sido tradicionalmente considerado como do Azerbaijão esporte nacional, em que o Azerbaijão ganhou até 14 medalhas, incluindo quatro medalhas de ouro desde que entrou na Comité Olímpico Nacional. Mesmo que, hoje, os esportes mais populares no Azerbaijão são futebol e xadrez .

O equipa nacional de futebol do Azerbaijão demonstra relativamente baixo desempenho na arena internacional em comparação com os clubes de futebol nação. É principalmente por causa dos jogadores de futebol estrangeiros que jogam nos clubes. No entanto, o recém-inaugurado Azerbaijão Academia de Futebol em fevereiro de 2009 é um enorme passo no desenvolvimento do futebol juvenil. Os clubes de futebol do Azerbaijão mais bem sucedidos são Neftchi Baku, FC Baku, Inter Baku, FK Qarabağ e Khazar Lankaran. Em 2012, Neftchi Baku tornou-se a primeira equipe do Azerbaijão para avançar para a fase de grupos de uma competição europeia, batendo APOEL de Chipre 4-2 em agregada na rodada play-off da Liga Europa da UEFA de 2012-13. Em 2012, país também acolheu o Campeonato do Mundo de 2012 da FIFA U-17 Feminina. O futsal é outro esporte popular no Azerbaijão. equipa de futsal nacional Azerbaijão alcançou o quarto lugar em 2010 UEFA Futsal Championship, enquanto clube doméstica Araz Naxçivan conquistou medalhas de bronze em 2009-10 UEFA Futsal Cup.

Teimour Radjabov é um dos mais reconhecidos xadrezGrandmasters do mundo.

Gamão desempenha um papel importante na cultura do Azerbaijão. Este jogo é muito popular no Azerbaijão e é amplamente jogado entre o público local. Há também diferentes variações de gamão desenvolvidos e analisados ​​por peritos do Azerbaijão. Azerbaijão é conhecido como uma das superpotências de xadrez; apesar do colapso da União Soviética , o xadrez ainda é extremamente popular. Notáveis ​​jogadores de xadrez do Azerbaijão incluem Teimour Radjabov, Shahriyar Mammadyarov, Vladimir Makogonov, Garry Kasparov, Vugar Gashimov e Zeinab Mamedyarova. O Azerbaijão também recebeu muitos torneios de xadrez e competições internacionais e tornou-se vencedores Xadrez Campeonato Europeu equipe em 2009.

Outros atletas do Azerbaijão conhecidos sãoNamig Abdullayev,Toghrul Asgarov,Rovshan Bayramov,Sharif Sharifov,Mariya Stadnik eFarid Mansurov emwrestling,Ramil Guliyev eHayle Ibrahimov noatletismo,Elnur Mammadli eMovlud Miraliyev emjudo,Rafael Aghayev nokarate,Valeriya Korotenko eNatalya Mammadova novôleieK-1 lutadorZabit Samedov.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Azerbaijan&oldid=544842823 "