Conteúdo verificado

Doris Lessing

Assuntos Relacionados: Escritores e críticos

Informações de fundo

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Doris Lessing Prêmio Nobel medal.svg

Doris Lessing em lit. colónia 2006
Nascido (1919/10/22) 22 de outubro de 1919
Kermanshah,
Pérsia
Ocupação Escritor
Nacionalidade Britânico
Movimento literário Modernismo, Ficção científica
Cônjuge (s) Frank Charles Wisdom (1939-1943)
Gottfried Lessing Anton Nicolai (1945-1949)



[ www.dorislessing.org/%20Doris%20Lessing:%20A%20Retrospective]]

Doris Lessing CH OBE (nascido Doris May Tayler em Kermanshah, Pérsia , em 22 outubro 1919 ) é um britânico escritor, autor de obras como os romances A grama está cantando e O Caderno Dourado.

Em 2007, Lessing ganhou o Prêmio Nobel de Literatura . Ela foi descrito pela Academia Sueca como "que epicist da experiência feminina, que com ceticismo, fogo e poder visionário submeteu uma civilização dividida ao escrutínio". Lessing é a décima primeira mulher a ganhar o prêmio em sua história de 106 anos, e também a pessoa mais velha a ganhar o prêmio de literatura.

Fundo

Lessing nasceu para capitão Alfred Tayler e Emily Maude Tayler (née McVeagh), que foram ambos Inglês e de nacionalidade britânica. Seu pai, que tinha perdido uma perna durante o serviço na Primeira Guerra Mundial , conheceu sua futura esposa, uma enfermeira, na Royal Hospital gratuito onde ele estava se recuperando de sua amputação.

Alfred Tayler mudou com sua família para Kermanshah, na Pérsia (atual Irã ), a fim de aceitar um emprego como balconista para o Imperial Bank of Persia e foi aqui que Doris nasceu em 1919. A família então se mudou para a colônia britânica de Rodésia do Sul (atual Zimbábue ), em 1925, para a fazenda de milho , quando o pai de Lessing comprado em torno de mil acres de mata. A mãe de Lessing tentaram levar uma Estilo de vida Edwardian entre o ambiente áspero, o que teria sido fácil tinha sido a família rica; não foi. A fazenda não foi bem sucedida e não conseguiu entregar a riqueza pais de Lessing esperava.

Lessing foi educado na Convento Dominicano Segundo Grau, um católico romano convento só para meninas da escola em Salisbury (hoje Harare ). Lessing deixou a escola com 13 anos e, posteriormente, foi autodidata. Ela saiu de casa aos 15 anos e trabalhou como babá, e foi nessa época que Lessing começou material de leitura sobre política e sociologia que seu patrão lhe deu para ler. Ela começou a escrever por volta dessa época. Em 1937, mudou-se para Lessing Salisbury para trabalhar como operador de telefone, e ela logo se casou com seu primeiro marido, Frank Wisdom, com quem teve dois filhos, antes que o casamento terminou em 1943.

Após seu divórcio, Lessing foi atraída para o Left Book Club, um comunista clube do livro, e foi aqui que ela conheceu seu segundo marido, Gottfried Lessing. Eles se casaram logo depois que ela se juntou ao grupo e tiveram um filho juntos, antes do casamento também terminou em divórcio em 1949. Gottfried Lessing mais tarde se tornou o O embaixador da Alemanha Oriental para Uganda , e foi assassinado em 1979 rebelião contra Idi Amin Dada .

Carreira de escritor

Por causa de sua campanha contra as armas nucleares e de apartheid sul-Africano, Lessing foi banido do país e da Rodésia durante muitos anos. Lessing se mudou para Londres com seu filho mais novo, em 1949, e foi neste momento seu primeiro romance, A grama está cantando, foi publicado. O seu trabalho inovador, escrito em 1962, foi O Caderno Dourado.

Em 1984, ela tentou publicar dois romances sob um pseudônimo, Jane Somers, para demonstrar os novos autores dificuldade enfrentadas na tentativa de quebrar em impressão. As novelas foram recusados pela editora Reino Unido de Lessing, mas aceito por outra editora Inglês, Michael Joseph, e em os EUA por Alfred A. Knopf.

Ela se recusou a damehood, mas aceitou um Companion of Honour no final de 1999 para a "serviço nacional conspícuo". Ela também tem sido feito a um companheiro de Literatura pela Royal Society of Literature.

Em 11 de Outubro de 2007 , Lessing foi anunciado como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura . Aos 87 anos, ela é a pessoa mais velha a ter recebido o prêmio de literatura eo terceiro mais antigo Nobel Laureate em qualquer categoria. Ela também se destaca como apenas a mulher décimo primeiro a ser agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura pelo Academia Sueca em sua história de 106 anos. Ela disse aos repórteres do lado de fora de sua casa "Ganhei todos os prêmios na Europa, cada um com sangue, por isso estou muito contente para ganhá-los todos. É uma royal flush. "O prêmio £ 765,000 ($ 1,6 milhões).

Estilo literário

A ficção de Lessing é comumente dividido em três fases distintas: a Comunista tema (1944-1956), quando ela estava escrevendo radicalmente em questões sociais (e devolvido no The Good Terrorist (1985)), o psicológico tema (1956-1969), e após o que o Tema Sufi, que foi explorado em um definição de ficção científica na série Canopus (veja abaixo).

Interruptor de Lessing à ficção científica não era popular com muitos críticos. Por exemplo, no New York Times em 1982 John Leonard escreveu em referência a The Making of a Representante para Planeta 8 que "Um dos muitos pecados pelos quais o século 20 será responsabilizado é que ele tem desencorajado a Sra Lessing .... Ela agora propagandizes em nome da nossa insignificância no razzmatazz cósmica". Para que Lessing respondeu: "O que eles não perceberam foi que na ficção científica é o melhor ficção social do nosso tempo, eu também admiro o tipo clássico da ficção científica, como. Música sangue, por Urso de Greg. Ele é um grande escritor. ". Ao contrário de alguns autores conhecido principalmente por seu trabalho mainstream, ela nunca hesitou em admitir que ela escreve ficção científica. Ela era escritor convidado de honra em a Convenção de 1987 científica Science World ( Worldcon), e fez um discurso bem recebido no qual ela descreveu sua ciência-ficção Memórias de um sobrevivente como "uma tentativa de uma autobiografia."

Seu romance The Golden Notebook é considerada uma feminista clássico por alguns estudiosos, mas não notavelmente pela própria autora, que mais tarde escreveu que seu tema de colapsos mentais, como meio de cura e liberando a si mesmo a partir de ilusões tinha sido ignorado pelos críticos. Ela também lamentou que os críticos não conseguiram apreciar a estrutura excepcional do romance. Como ela explica em Walking in the Shade Lessing modelado Molly, até certo ponto, em seu bom amigo Joan Rodker, a filha do autor e editor John Rodker.

O Lessing não gosta da idéia de ser como uma autora feminista furado-pombo. Quando perguntado por que, ela responde:

O que as feministas querem de mim é algo que eles não têm examinado porque se trata de religião. Eles querem me dar testemunho. O que eles realmente gostam de mim a dizer é: 'Ha, irmãs, eu estou com você lado a lado em sua luta para o alvorecer de ouro onde todos aqueles homens bestiais não são mais. " Será que eles realmente querem que as pessoas fazem afirmações simplistas sobre homens e mulheres? Na verdade, eles fazem. Eu vim com grande pesar a esta conclusão.

- Doris Lessing, The New York Times, 25 de julho de 1982

Quando perguntado sobre qual de seus livros que ela considera mais importante, Lessing escolheu o Canopus em Argos série de ficção científica. Estes livros mostram, a partir de muitas perspectivas diferentes, os esforços de uma sociedade avançada no forçados evolução (ver também Progressor e Uplift). A série Canopus é baseado, em parte, Conceitos de Sufi, a que Lessing foi introduzido por Idries Shah. Obras anteriores do "espaço interior" ficção como Briefing para a Descida ao Inferno e Memórias de um sobrevivente também ligar-se a este tema.

Arquivo

Maior arquivo literário de Lessing é realizada pelo Harry Ransom Humanities Research Centre, na Universidade do Texas em Austin. Os 45 caixas de arquivo de matérias de Lessing no Centro Ransom representam quase todos os seus manuscritos e dactilografados através de 1999. O material original para os primeiros livros de Lessing é assumido não existem porque Lessing mantido nenhum de seus primeiros manuscritos. Outras instituições, como McFarlin Biblioteca no Universidade de Tulsa segurar coleções menores.

Prêmios

  • Somerset Maugham Award (1954)
  • Prêmio Médicis étranger (1976)
  • Österreichischer Staatspreis für Europäische Literatur (1981)
  • Shakespeare-Preis der Alfred Toepfer Stiftung FVS, Hamburgo (1982)
  • WH Smith Literary Award (1986)
  • Prêmio Palermo (1987)
  • Premio Internazionale Mondello (1987)
  • Premio Grinzane Cavour (1989)
  • Prêmio Memorial James Tait Preto para a biografia (1995)
  • Los Angeles Times Book Prize (1995)
  • Premi Internacional Catalunya (1999)
  • Ordem dos Companheiros de Honra (1999)
  • Companheiro de Literatura da Royal Society of Literature (2000)
  • David Cohen Prémio Literário britânico (2001)
  • Premio Príncipe de Asturias (2001)
  • ST Dupont Ouro PEN Award (2002)
  • Prêmio Nobel de Literatura (2007)

Trabalho

  • A grama está cantando (1950)
  • Este era o antigo Chefe do País (coleção) (1951)
  • Cinco Novelas (1953)
  • Através do Túnel (1955)
  • Quatorze Poemas (1959)
  • Os Filhos da Violência Series (1952-1969):
    • Martha Quest (1952)
    • Cinco (contos) (1953)
    • Um casamento apropriado (1954)
    • Uma ondinha do Storm (1958)
    • Landlocked (1965)
    • O Four-Gated City (1969)
  • Going Home (memória) (1957)
  • O hábito de Amoroso (coleção) (1957)
    • Wine (conto) (1957)
  • Em busca do Inglês (não-ficção) (1960)
  • O Caderno Dourado (1962)
  • Jogar com um tigre (reprodução) (1962)
  • Um homem e duas mulheres (coleção) (1963)
  • Histórias Africanas (Coleção) (1964)
  • Cat Tales:
    • Particularmente Gatos (histórias e não-ficção) (1967)
    • Particularmente gatos e Rufus o Survivor (1993)
    • The Old Age of El Magnifico (histórias e não-ficção) (2000)
  • Briefing para a Descida ao Inferno (1971)
  • A tentação de Jack Orkney e outras histórias (coleção) (1972)
  • O verão antes the Dark (1973)
  • A Voz pequeno Pessoal (Ensaios) (1974)
  • Memórias de um sobrevivente (1974)
  • O Canopus em Argos: Arquivos Series (1979-1983):
    • Shikasta (1979)
    • Os casamentos entre Zonas Três, Quatro e Cinco (1980)
    • As Experiências de Sirius (1980)
    • The Making of a Representante para Planeta 8 (1982)
    • Os agentes Sentimental no Império Volyen (1983)
  • Histórias (coleção) (1978)
  • Para Quarto Nineteen (1978)
  • Sob o pseudônimo Jane Somers:
    • O Diário de um Bom Vizinho (1983)
    • Se a idade poderia ... (1984)
  • The Good Terrorist (1985)
  • Prisões que escolhemos para viver Dentro (ensaios, 1987)
  • O vento leva Nossos Words (1987)
  • A Criança Quinta (1988)
  • Riso africano: Quatro Visitas ao Zimbabwe (memórias) (1992)
  • Londres Observado: Histórias e Sketches (coleção) (1993)
  • Conversations (entrevistas, editado por Earl G. Ingersoll) (1994)
  • Autobiografia de Lessing:
    • Under My Skin: Volume One of My Autobiography, de 1949 (1994)
    • Walking in the Shade: Volume Two of My Autobiography 1949-1962 (1997)
  • Spies I Have Known (coleção) (1995)
  • Jogando o Jogo (romance gráfico, ilustrada por Charlie Adlard) (1995)
  • Amor, Again (1996)
  • The Pit (coleção) (1996)
  • Mara e Dann (1999)
  • Ben, no Mundo (a sequela de The Fifth Child) ISBN 0-06-093465-4 (2000)
  • O sonho mais doce ISBN 0-06-093755-6 (2001)
  • As avó: Quatro novelas curtas ISBN 0-06-053010-3 (2003)
  • The Story of General Dann e filha de Mara, Griot e do cão da neve (a sequela de Mara e Dann) (2005)
  • O Cleft (2007)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Doris_Lessing&oldid=184546209 "