Conteúdo verificado

Estados Federados da Micronésia

Assuntos Relacionados: Geografia da Oceania (Austrália)

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Estados Federados da Micronésia
Bandeira Selo
Lema: "Paz, Unidade, Liberdade"
Anthem: Patriotas da Micronésia
Capital Palikir
6 ° 55'N 158 ° 11'E
A maior cidade Weno
Idiomas Inglês (nacional), o
Grupos étnicos (2000)
  • 48,8% Chuukese
  • 24,2% Pohnpeian
  • 6,2% Kosraean
  • 5,2% Yapese
  • 4,5% Outer Yapese
  • 1,8% asiática
  • 1,5% Polinésio
  • 6,4% outros
  • 1,4% desconhecido
Demonym Micronésia
Governo Federated presidencial democrático república
- Presidente Manny Mori
- Vice-Presidente Alik L. Alik
Legislatura Congresso
Independência
- Pacto de Livre Associação 03 de novembro de 1986
Área
- Total 702 km 2 ( 188)
271 sq mi
- Água (%) desprezível
População
- 2013 estimativa 106.104 ( 196)
- Densidade 158,1 / km 2 ( 75)
409,6 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 310 milhões dólares
- Per capita $ 3000
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total $ 277.000.000
- Per capita $ 2,300
HDI (2010) 0,614
· meio 117
Moeda Dólar dos Estados Unidos ( USD )
Fuso horário ( UTC + 10 e 11)
- Summer ( DST) não observada ( UTC + 10 e 11)
Unidades no direito
Chamando código 691
Código ISO 3166 FM
TLD Internet .fm
um. As línguas regionais usados em níveis estadual e municipal.

Estados Federados da Micronésia / ˌ m k r n Eu ʒ ə / (FSM) é uma organização independente soberano nação insular constituído por quatro afirma - de oeste para leste, Yap, Chuuk, Pohnpei e Kosrae - que estão espalhados por todo o Oceano Pacífico Ocidental . Juntos, os estados compreendem em torno de 607 ilhas (um combinado área de terra de aproximadamente 702 km 2 (271 sq mi)) que cobrem uma distância longitudinal de quase 2.700 km (1.678 mi) ao norte da equador . Eles mentem a nordeste de Nova Guiné, a sul de Guam ea Marianas, a oeste de Nauru e as Ilhas Marshall , a leste de Palau e as Filipinas , cerca de 2,900 km (1,802 milhas) ao norte do leste da Austrália e cerca de 4.000 km (2.485 mi) ao sudoeste das ilhas principais de Hawaii.

Enquanto a área terrestre total do FSM é bastante pequeno, que ocupa mais de 2.600.000 km 2 (1.000.000 sq mi) do Oceano Pacífico . A capital é Palikir, localizado em Pohnpei Island, enquanto a maior cidade é Weno, localizado no Chuuk Atoll.

Cada um dos quatro estados é centrada em torno de um ou mais principal ilhas altas, e todos, mas Kosrae incluem numerosas regiões periféricas atóis. Estados Federados da Micronésia é espalhado por parte do Ilhas Carolinas em toda a região de Micronésia, que consiste de milhares de pequenas ilhas dividido entre vários países. O termo Micronesia pode referir-se os Estados Federados ou para a região como um todo.

O FSM foi outrora uma parte da Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas (TTPI), a Organização das Nações Unidas Território Confiança sob administração norte-americana, mas formou seu próprio governo constitucional em 10 de maio de 1979, tornando-se um Estado soberano após a independência foi alcançada em 03 de novembro de 1986 no âmbito de um Pacto de Livre Associação com os Estados Unidos. Outras entidades ilha vizinha, e também ex-membros do TTPI, formulado seus próprios governos constitucionais e tornou-se a República das Ilhas Marshall (RMI) ea República de Palau (ROP). O FSM tem um assento nas Nações Unidas.

História

Os antepassados dos Micronesians resolvido mais de quatro mil anos atrás. Um sistema baseado em cacique descentralizada eventualmente evoluiu para uma economia mais centralizada e religiosa império centrado sobre Yap.

Nan Madol, que consiste de uma série de pequeno ilhas artificiais ligados por uma rede de canais, é muitas vezes chamada de Veneza do Pacífico. Ele está localizado na periferia leste da ilha de Pohnpei e costumava ser o assento cerimonial e político da dinastia Saudeleur que uniu cerca de 25.000 pessoas de Pohnpei de cerca AD 500 até 1500, quando o sistema centralizado entrou em colapso.

Exploradores europeus os primeiros- Português em busca do Ilhas das Especiarias ( Indonésia ) e, em seguida, o espanhol -reached o Carolines no século XVI. O espanhol incorporou o arquipélago à Espanhol Índias Orientais e no século 19 estabeleceu uma série de postos avançados e missões. Em 1887, eles fundaram a cidade de Santiago de la Ascensão no que hoje é Kolonia na ilha de Pohnpei. Seguindo Guerra Hispano-Americana o espanhol vendeu o arquipélago a Alemanha em 1899. Mais tarde, foi conquistado por Japão em 1914, e mais tarde pelo Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e administrado por os EUA no âmbito das Nações Unidas auspícios em 1947 como parte do Território Confiança das ilhas do Pacífico.

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma parcela significativa da frota japonesa foi baseada em Truk Lagoon. Em fevereiro de 1944, Operação Granizo, uma das batalhas navais mais importantes da guerra, teve lugar no Truk, em que muitos navios de apoio japoneses e aviões foram destruídos.

Em 10 de Maio de 1979, a quatro dos distritos território tutelado ratificou uma nova constituição para se tornar os Estados Federados da Micronésia. Palau , as Ilhas Marshall , e as Ilhas Marianas do Norte optou por não participar. A FSM assinou um Pacto de Livre Associação com os Estados Unidos, que entrou em vigor em 3 de novembro de 1986, marcando a emergência da Micronésia de tutela para a independência. O Pacto foi renovado em 2004.

Política

Estados Federados da Micronésia é regida pela Constituição de 1979, que garante os direitos humanos fundamentais e estabelece uma separação de poderes governamentais. O Congresso unicameral tem catorze membros eleitos por voto popular. Quatro senadores-um de cada Estado-mandato de quatro anos; os restantes dez senadores representam distritos uninominais com base na população, e servem mandatos de dois anos. O Presidente eo Vice-Presidente são eleitos pelo Congresso, de entre os quatro senadores baseados no estado para mandatos de quatro anos no poder executivo. Suas cadeiras no Congresso são preenchidos por eleições especiais.

O presidente eo vice-presidente são apoiados por um gabinete nomeado. Não há partidos políticos formais.

Em política internacional, os Estados Federados da Micronésia tem muitas vezes votou com os Estados Unidos com respeito a Assembléia Geral das Nações Unidas resoluções.

Divisões administrativas

Mapa dos Estados Federados da Micronésia.

Os quatro estados da federação são:

Bandeira Estado Capital Governador atual Terra População População
densidade
km² sq mi por km² por sq mi
Chuuk Chuuk Weno Johnson Elimo 127 49,2 54.595 420 1088
Kosrae Kosrae Tofol Lyndon Jackson 110 42,6 9686 66 170
Pohnpei State Pohnpei Kolonia John Ehsa 345 133,2 34.685 98 255
Estado Yap Latido Colonia Sebastian Anefal 118 45,6 16.436 94 243

Esses estados são divididos em municípios.

Geografia

Vista da cidade de Kolonia Sokehs Ridge, em Pohnpei.

Estados Federados da Micronésia é composto de 607 ilhas que se estendem 2,900 km (1,802 mi) em todo o arquipélago da Ilhas Carolinas leste do Filipinas .

As ilhas estão agrupadas em quatro estados, que são Yap, Chuuk (Truk chamado até janeiro de 1990), Pohnpei (conhecido como "Ponape" até Novembro de 1984), e Kosrae (anteriormente Kusaie). Esses quatro estados estão cada um representado por uma estrela branca na bandeira nacional. A capital é Palikir, em Pohnpei.

Economia

A atividade econômica dos Estados Federados da Micronésia consiste basicamente da agricultura de subsistência e pesca. As ilhas têm alguns depósitos minerais no valor de aproveitamento, com exceção de fosfato de alto grau. Pesca do atum linha longa também é viável com embarcações estrangeiras de China operado na década de 1990. O potencial para uma indústria turística existe, mas o isolamento do local ea falta de instalações adequadas entravam o desenvolvimento. A assistência financeira a partir de os EUA é a principal fonte de receitas, com os EUA se comprometeram a gastar US $ 1,3 bilhões em ilhas em 1986-2001. Isolamento geográfico e uma infra-estrutura pouco desenvolvida são os principais obstáculos ao crescimento a longo prazo.

A nação utiliza o dólar como sua moeda.

Transporte

Estados Federados da Micronésia é servida por quatro aeroportos internacionais.

  • O Aeroporto Internacional de Pohnpei, na ilha principal de Pohnpei State.
  • O Aeroporto Internacional de Chuuk, localizado na principal ilha de Chuuk.
  • O Aeroporto Internacional de Kosrae, localizado na principal ilha de Estado Kosrae.
  • O Aeroporto Internacional de Yap, localizado na principal ilha de Estado Yap.

Demografia

A população indígena dos Estados Federados da Micronésia, que é predominantemente Micronésia, é composto por diversos grupos etnolinguísticos. Ele tem uma quase 100% Ilhas do Pacífico e da população asiática. Chuukese 48,8%, 24,2%, Pohnpeian Kosraean 6,2%, 5,2%, Yapese Yap ilhas exteriores 4,5%, Asiática 1,8%, Polynesian 1,5%, outros 6,4%, 1,4% desconhecido. Uma minoria considerável também têm algum Ascendência japonesa, que é um resultado de casamentos entre colonos e Micronesians japoneses durante o período colonial japonês.

Também há uma crescente população de expatriados dos americanos, australianos, europeus e residentes da China e as Filipinas desde os anos 1990. Inglês tornou-se a língua comum do governo, e para o ensino secundário e terciário. Fora das principais cidades de quatro estados FSM de capital, as línguas locais são falados principalmente. O crescimento da população continua a ser elevado em mais de 3% ao ano, um pouco compensado pela emigração líquida. Pohnpei é notável para a prevalência da forma extrema de daltonismo conhecido como maskun.

Cultura

A (aproximadamente 2,4 m ou cerca de 8 pés de altura) exemplo grande de dinheiro pedra Yapese ( Pedras Rai) na aldeia de Gachpar.

Cada um dos quatro membros tem a sua própria cultura e tradições, mas também há laços culturais e económicos comuns que são séculos de idade. Por exemplo, as semelhanças culturais como a importância dos sistemas tradicionais da família e do clã estendido pode ser encontrada em todas as ilhas.

A ilha de Yap é notável por seu "dinheiro de pedra" ( Pedras Rai), grandes discos geralmente de calcita, até 4 m (cerca de 13 pés) de diâmetro, com um buraco no meio. Os habitantes da ilha, conscientes do proprietário de um pedaço, não necessariamente movê-los quando as alterações de propriedade. Existem cinco tipos principais: Mmbul, Gaw, Ray, Yar, e reng, os últimos sendo apenas 30 cm (12 pol) de diâmetro. O seu valor é baseada no tamanho e na história, muitos deles terem sido trazidos de outras ilhas, tanto quanto Nova Guiné, mas a maioria vinda em tempos antigos a partir de Palau . Cerca de 6.500 deles estão espalhados pela ilha.

Idiomas

As línguas dos Estados Federados da Micronésia incluem Inglês (a língua oficial e comum), eo país tem sete línguas oficiais: Inglês , Pohnpeian, Woleaian, Yapese, Kosraean, e Chuukese (Trukese).

Outras línguas faladas no país incluem Pingelapenses, Ngatikese, Satawalese, Puluwatese, Mortlockese, e Mokilese. Há também cerca de 3.000 falantes de Kapingamarangi e Ulithian, e sob mil falantes de Nukuoro.

Literatura

Houve poucos escritores literários publicados a partir dos Estados Federados da Micronésia. Em 2008, Emelihter Kihleng tornou-se o primeiro Micronesian para publicar uma coleção de poesia no idioma Inglês.

Religião

Vários Denominações protestantes, bem como a Roman Igreja Católica , estão presentes em todos os estados da Micronésia. A maioria dos grupos protestantes traçar suas raízes para Congregationalist missionários americanos. Na ilha de Kosrae, a população é de aproximadamente 7.800; 95 por cento são protestantes. Em Pohnpei, a população de 35.000 é dividido igualmente entre protestantes e católicos. Em Chuuk e Yap, cerca de 60 por cento são católicos e 40 por cento são protestantes. Grupos religiosos com pequenos seguidores incluem batistas , Assembléias de Deus, Exército de Salvação , Os adventistas do sétimo dia, Testemunhas de Jeová, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), ea Fé Bahá'í . Há um pequeno grupo de budistas em Pohnpei. A participação em serviços religiosos é geralmente elevada; igrejas são bem suportados por suas congregações e desempenhar um papel significativo na sociedade civil.

A maioria dos imigrantes são católicos filipinos que se juntaram a igrejas católicas locais. O Filipino Iglesia Ni Cristo também tem uma igreja em Pohnpei. Na década de 1890, na ilha de Pohnpei, conflitos intermissionary ea conversão de líderes de clãs resultou em divisões religiosas ao longo de linhas de clãs que persistem até hoje. Mais protestantes vivem no lado ocidental da ilha, enquanto que mais católicos vivem no lado oriental. Missionários de muitas tradições religiosas estão presentes e operam livremente. A Constituição prevê a liberdade de religião, eo Governo geralmente respeitou este direito na prática. O governo dos EUA não recebeu relatos de abusos sociais ou discriminação com base na crença ou prática religiosa em 2007.

Defesa e dos Negócios Estrangeiros

O FSM é, um Estado soberano self-governing em livre associação com os Estados Unidos , que é inteiramente responsável pela sua defesa. A Divisão de Vigilância Marítima opera um paramilitar Maritime asa e uma pequena Unidade de Polícia Marítima. O pacto de livre associação permite que os cidadãos FSM para juntar as forças armadas dos Estados Unidos sem ter de obter US residência permanente ou cidadania, permite a imigração e emprego para Micronesians em os EUA, e estabelece programas de ajuda económica e técnica.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Federated_States_of_Micronesia&oldid=558550775 "