Conteúdo verificado

Temporada

Assuntos Relacionados: Clima eo Tempo ; Cotidiano

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

A temporada é uma divisão da ano, marcado por mudanças no clima , ecologia , e horas de luz do dia.

Estações resultar da revolução anual da Terra em torno do Sol e da inclinação do eixo em relação ao plano de revolução da Terra. Em regiões temperadas e polares, as estações são marcadas por mudanças na intensidade da luz solar que atinge a superfície da Terra, as variações de que pode causar animais para entrar em modo de hibernação ou para migrar, e as plantas a ser dormente.

Durante maio, junho e julho, a hemisfério norte está exposto a mais luz solar direta, porque o hemisfério enfrenta o sol. O mesmo é verdade para o hemisfério sul em novembro, dezembro e janeiro. É a inclinação da Terra que faz com que a Sun a ser mais elevada no céu durante os meses de verão, o que aumenta o fluxo solar. No entanto, devido às lag sazonal, junho, julho e agosto são os meses mais quentes no hemisfério norte e dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes no hemisfério sul.

Em temperado e regiões subpolares, geralmente quatro estações baseados no calendário (com os seus adjetivos) são reconhecidos: primavera (vernal), Verão (estival), outono (outono) e inverno (hibernal). No entanto, os ecologistas estão usando cada vez mais um modelo de seis estação de clima temperado clima regiões que inclui pré-mola (prevernal) e final do verão (seritonal) como estações distintas, juntamente com o tradicional quatro (Veja Estações Ecológicas abaixo).

Em alguns tropicais e subtropicais regiões é mais comum falar da chuvosa (ou molhado, ou monção) versus a temporada seca, porque a quantidade de precipitação pode variar de forma mais dramática do que a temperatura média. Por exemplo, na Nicarágua, a estação seca (novembro a abril) é chamado de 'verão' e na estação chuvosa (maio a outubro) é chamado de 'inverno', embora ele está localizado no hemisfério norte.

Em outras áreas tropicais uma divisão de três vias em estação quente, chuvoso e fresco é usado.

Em algumas partes do mundo, "estações" especiais são vagamente definido com base em eventos importantes, tais como um furacão temporada, tornado ou uma temporada temporada de incêndios.


Causas e efeitos

Iluminação da terra durante várias temporadas
Figo. 1
Este é um diagrama das estações do ano. Independentemente da altura do dia (isto é, a terra de rotação é no seu eixo), a Pólo Norte será escuro, eo Pólo Sul será iluminado; Veja também inverno ártico. Além da densidade de luz incidente, o dissipação de luz na atmosfera é maior quando se desce a um ângulo raso.

As estações do ano resultam da Terra 's eixo estar inclinada para a sua plano orbital; ele afasta-se por um ângulo de aproximadamente 23.5 graus . Assim, em qualquer momento durante o verão ou inverno, uma parte do planeta está mais diretamente exposto aos raios do Sol (ver Fig. 1). Esta exposição alterna como a Terra gira em sua órbita. Por isso, em qualquer momento, independentemente da estação, o norte e hemisférios sul experimentar estações opostas.

O efeito da inclinação do eixo é observável a partir da mudança em comprimento do dia, e altitude do Sol, em horas (o culminação do Sol), durante uma ano.

Diferenças meteorológicas sazonais entre os hemisférios são ainda causados pela órbita elíptica da Terra. Chega à Terra periélio (o ponto da órbita mais próximo do Sol ), em janeiro, e atinge afélio (ponto mais distante do Sol) em julho. Mesmo que o efeito que isso tem sobre as estações da Terra é menor, ele visivelmente suavizar invernos e verões do hemisfério norte. No hemisfério sul, o efeito oposto é observado.

Flutuações climáticas sazonais (mudanças) também dependem de fatores tais como a proximidade de oceanos ou outras grandes massas de água, correntes nesses oceanos, El Niño / ENSO e outros ciclos oceânicos, e prevalecentes ventos .

Nas regiões temperadas e polares, estações são marcadas por mudanças na quantidade de luz solar , que por sua vez faz com que muitas vezes ciclos de dormência em plantas e hibernação em animais. Estes efeitos variam de acordo com a latitude e com a proximidade de corpos de água. Por exemplo, a Pólo Sul está no meio do continente da Antártica e, portanto, uma distância considerável da influência moderadora dos oceanos do sul. O Pólo Norte está no Oceano Ártico , e, assim, os seus extremos de temperatura são tamponados pela água. O resultado é que o Pólo Sul é sempre mais frio durante o inverno do sul do Pólo Norte durante o inverno do norte.

O ciclo de estações nas zonas polares e temperadas de um hemisfério é oposta à do outro. Quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério sul, e vice-versa.

Nos trópicos , não há nenhuma alteração perceptível na quantidade de luz solar. No entanto, muitas regiões (tais como o norte Oceano Índico ) são sujeitos a monção chuva e vento ciclos. Um estudo de registros de temperatura ao longo dos últimos 300 anos mostra que as estações climáticas e, portanto, a ano sazonal, são regidos pela anomalístico ano, em vez de a ano tropical.

Em termos meteorológicos, o verão solstício de inverno e solstício (ou o máximo eo mínimo insolação, respectivamente) não se enquadram nos meados de verão e inverno. As alturas destas estações ocorrer até sete semanas mais tarde por causa de lag sazonal. Seasons, no entanto, nem sempre são definidos em termos meteorológicos.

Comparado a inclinação axial, outros fatores contribuem pouco para mudanças de temperatura sazonais. As estações do ano não são o resultado da variação na Terra distância 's para o sol, devido à sua órbita elíptica. Excentricidade orbital pode influenciar temperaturas, mas na Terra, este efeito é pequeno e é mais do que contrariado por outros factores; a pesquisa mostra que a Terra como um todo é na verdade um pouco mais quente quando mais distante do sol. Isso ocorre porque o hemisfério norte tem mais terra do que o sul, ea terra se aquece mais rapidamente do que o mar. Mars no entanto experimenta variações de temperatura e de largura violentas tempestades de poeira a cada ano no periélio.

Polar dia e noite

Qualquer ponto ao norte do Círculo Ártico ou ao sul do Antártida Círculo terá um período no verão, quando o sol não se põe, e um período no inverno, quando o sol não nasce. Em latitudes progressivamente mais elevados, os prazos máximos de " Midnight Sun "e" noite polar "são progressivamente mais longo. Por exemplo, na estação de tempo e militar Alerta na ponta do norte de Ellesmere Island, Canadá (cerca de 450 milhas náuticas ou 830 km a partir do North Pole), o sol começa a espreitar acima do horizonte em meados de fevereiro e cada dia ele sobe mais alto e permanece por mais tempo; até 21 de Março, o sol está se durante 12 horas. No entanto, em meados de Fevereiro não é a primeira luz. O céu (como visto de Alerta) tem crepúsculo, ou, pelo menos, um brilho antes do amanhecer no horizonte, para o aumento de horas todos os dias, por mais de um mês antes de o sol aparece em primeiro lugar.

Nas semanas que cercam 21 de junho, o sol está no seu ápice, e parece dar a volta ao céu sem ir abaixo do horizonte. Eventualmente, ele não ir abaixo do horizonte, por períodos progressivamente mais longos a cada dia, até que, em meados de novembro, ela desaparece pela última vez. Para mais algumas semanas, "dia" é marcado pela diminuição períodos de crepúsculo. Eventualmente, para as semanas que cercam 21 de dezembro, é continuamente escuro. Na tarde de inverno, a primeira lavagem fracos de luz brevemente toca o horizonte (por apenas alguns minutos por dia), e, em seguida, aumenta em brilho e duração da madrugada todos os dias até o sol nascer em fevereiro.

Cômputo

Meteorológico

Animação de diferenças sazonais especialmente cobertura de neve ao longo do ano

Estações meteorológicas são contados pela temperatura, com o verão sendo o quarto mais quente do ano e no inverno o trimestre mais fria do ano. Usando este ajuste de contas, o Calendário romano começou o ano ea estação da primavera no dia primeiro de março, com cada estação ocupando três meses. Em 1780 a Societas Meteorologica Palatina, uma organização internacional cedo para meteorologia, estações definidas como agrupamentos de três meses inteiros. Desde então, os meteorologistas profissionais de todo o mundo têm usado essa definição. Por isso, na meteorologia para o hemisfério norte, primavera começa em 1 de março de verão em 1 de Junho, outono em 1 de Setembro, e no inverno em 1 de Dezembro.

Na Suécia e na Finlândia, meteorologists utilizar uma definição diferente para as estações do ano, com base na temperatura: mola começa quando a temperatura média diária aumenta permanentemente acima de 0 ° C, começa verão, quando a temperatura sobe permanentemente acima de + 10 ° C, termina quando o verão temperatura cai abaixo permanentemente + 10 ° C e começa inverno, quando a temperatura cai abaixo de 0 ° permanentemente C. "permanente" significa aqui que a temperatura média diária manteve-se acima ou abaixo do limite durante sete dias consecutivos. Isto implica duas coisas: em primeiro lugar, as estações não começam em datas fixas, mas deve ser determinado por observação e são conhecidos apenas após o fato; e, segundo, uma nova temporada começa em datas diferentes em diferentes partes do país.

Temperatura do ar na superfície
Diagrama foi calculada ( Abscisse : 21. de cada mês)
Cálculo com base em dados publicados pela Jones et al.
A imagem mostra a Figura 7, tal como publicado por Jones et al.

Astronômico

O diagrama a seguir mostra a relação entre a linha de solstício e da linha de apsides de órbita elíptica da Terra. A elipse orbital (com excentricidade exagerado para o efeito) passa por cada uma das seis imagens da Terra, que são sequencialmente o periélio (ponto-periapsis mais próximo ao sol) em qualquer lugar a partir de 2 janeiro - 5 janeiro, o ponto de Março equinócio em 20 ou 21 de março, o ponto de junho solstício, em 20 ou 21 de junho, o afélio (ponto-apoapsis mais distante do sol) em qualquer lugar a partir de 4 julho - 7 julho, o equinócio de setembro em 22 ou 23 de setembro, eo solstício de dezembro, em 21 ou 22 de dezembro.

Seasons1.svg

Em astronômico acerto de contas, os solstícios e equinócios deveria ser o meio das respectivas estações, mas, por causa do atraso térmico, regiões com um clima continental muitas vezes consideram essas quatro datas para ser o começo das estações do ano como no diagrama, com a dias cross-quarter considerados pontos médios sazonais. A duração destes períodos não é uniforme por causa da órbita elíptica da Terra e suas diferentes velocidades ao longo dessa órbita .

A partir do equinócio de março leva 92,75 dias até o solstício de junho, em seguida, 93,65 dias até o equinócio de setembro de 89,85 dias até o solstício de dezembro e, finalmente, 88,99 dias até o equinócio de março. Em Canadá eo Estados Unidos , os meios de comunicação consideram as estações astronômicas " existe base oficial "sobre todas as outras reckonings, mas não legal para essa designação.

Por causa das diferenças entre os hemisférios norte e sul, que já não é considerado apropriado usar as designações norte-sazonal para os dias trimestre astronômicos. A convenção moderna para eles é: Equinócio de Março, Junho Solstice, Equinox setembro e dezembro Solstice. O clima oceânico do Hemisfério Sul produz uma defasagem de temperatura mais curto, de modo que o início de cada época é geralmente considerado como várias semanas antes da respectiva solstício ou equinócio neste hemisfério, em outros países com climas oceânicos, e em culturas com raízes celtas.

Estações ecológicas

"Id =" "style =" mwe_player_0 width: 180px; height: 259px "> Arquivo: 365 dias tree.ogg 
As mudanças sazonais sobre uma árvore de mais de um ano

Ecologicamente falando, uma temporada é um período do ano em que apenas alguns tipos de eventos florais e animais acontecer (por exemplo: flores flor-mola; ouriços hibernate-inverno). Então, se podemos observar uma mudança em eventos floral / animal por dia, a estação está mudando.

Regiões quentes

Regiões quentes têm duas estações:

  • Estação chuvosa
  • Estação seca

Áreas temperadas

Seis estações podem ser distinguidos. Suave regiões temperadas tendem a experimentar o início da temporada hibernal até um mês mais tarde do que as áreas de clima temperado frio, enquanto as estações prevernal e vernal começar até um mês antes. Por exemplo, prevernal açafrão geralmente aparecem no início de fevereiro em áreas costeiras leves de British Columbia, as Ilhas Britânicas , e oeste e sul da Europa . As datas reais para cada temporada variar conforme a região climática e pode mudar de um ano para o outro. Média datas são listadas aqui para zonas de clima temperado fresco no Hemisfério Norte:

  • Prevernal (ca.1 de Março e 1 de Maio)
  • Vernal (ca.1 Maio-15 de Junho)
  • Estival (ca.15 de junho a 15 de agosto)
  • Serotinal (ca.15 agosto-15 setembro)
  • Outonal (ca.15 de setembro a 01 de novembro)
  • Hibernal (ca.1 de Novembro e 1 de Março)

Regiões frias

Há novamente apenas duas estações:

  • Dia Polar (primavera e verão)
  • Polar Night (outono e inverno)

Divisões tradicionais temporada

Mudanças sazonais de clima temperado tradicional em uma estrada na cidade de Manchester, Reino Unido:
Alta Chorlton Road em spring.jpg Alta Chorlton Estrada no verão rain.JPG Alta Chorlton Road em autumn.jpg Alta Chorlton Road em Snow.jpg
Mola Verão Outono Inverno

Estações tradicionais são contados por insolação, com o verão sendo o trimestre do ano com a maior insolação e no inverno o trimestre com o mínimo. Estas estações começam cerca de quatro semanas mais cedo do que as estações meteorológicas e sete semanas mais cedo do que as estações astronômicas.

No cômputo tradicional, as estações começam no dias cross-trimestre. Os solstícios e equinócios são os pontos médios destas estações. Por exemplo, os dias de maior e menos insolação são considerados o "solstício de verão" e "solstício de inverno", respectivamente.

Este acerto de contas é usada por diversas culturas tradicionais no Hemisfério Norte, incluindo Leste Asiático e Culturas irlandesas. No Irã , Afeganistão e algumas outras partes do Oriente Médio no início da primavera astronômico é o início do novo ano, que é chamado Nowruz.

Assim, de acordo com cálculos tradicional, inverno começa entre 5 de Novembro e 10 de Novembro, Samhain, 立冬 (Lidong ou rittou); mola entre 02 de fevereiro e 7 de Fevereiro, Imbolc, 立春 (Lichun ou risshun); Verão entre 04 de maio e 10 de Maio, Beltane, 立夏 (Lixia ou rikka); e no outono entre 03 de agosto e 10 de Agosto, Lughnasadh, 立秋 (Liqiu ou risshū). A média de cada estação é considerada Mid-inverno, entre 20 de dezembro e 23 de Dezembro, 冬至 (Dongzhi ou Touji); Meados da primavera, entre 19 de Março e 22 de março de 春分 (chūnfēn ou shunbun); Mid-verão, entre 19 de Junho e 23 de junho de 夏至 (xiàzhì ou GeSHi); e Mid-Outono, entre 21 de Setembro e 24 de setembro de 秋分 (qiūfēn ou Shubun).

Austrália

Os povos aborígines tradicionais da Austrália definiu as épocas pelo que estava acontecendo com as plantas, animais e tempo ao seu redor. Isso levou a cada grupo tribal separado ter diferentes estações do ano, alguns com até oito temporadas a cada ano. No entanto, mais moderna Aborígenes australianos seguir quatro ou seis estações meteorológicas, como fazem os australianos não-aborígines.

As datas comumente seguidos são os seguintes: 1º dia de março, junho, setembro e dezembro para o início do Outono, Inverno, Primavera e Verão, respectivamente.

Celtas

A antiga Celtas reconhecido apenas duas estações: verão e inverno. Estes foram marcados por festivais, Samhain e Beltaine, para celebrar a morte e renascimento do sol.

China

Estações chineses são tradicionalmente baseado em 24 períodos conhecidos como termos solares, e começam no ponto médio de solstícios e equinócios.

Índia

Na Índia e na Calendário hindu, há seis temporadas ou Ritu: Vasanta (primavera), Greeshma (Verão), Varsha ( Monsoon) e Sharad (outono), Hemanta (pré-hibernal), Shishira (Winter).

Os seis temporadas, é atribuída a dois meses cada um dos doze meses do calendário hindu. As correspondências ásperas são:

Temporada Hindu Começo Final Meses hindus
Greeshma meados de Abril meados de Junho Vaishakha, Jyestha
Varsha meados de Junho meados de agosto Ashadha, Shravana
Sharad meados de agosto meados de outubro Bhadrapada, Ashwayuja
Hemanta meados de outubro meados de dezembro Kartika, Maargashira
Shishira meados de dezembro meados de fevereiro Pushya, Magha
Vasanta meados de fevereiro meados de Abril Phalguna, Chaitra
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Season&oldid=413972343 "