Conteúdo verificado

Território Britânico do Oceano Índico

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Território Britânico do Oceano Índico
Bandeira Brasão
Lema: "Em nostra tutela Limuria"    ( Latin )
" Limuria é a nosso cargo "
Anthem: God Save the Queen
Capital
e maior cidade
Diego Garcia
Línguas oficiais Inglês
Grupos étnicos 95,88% Britânico 4,12% outros
Governo Território britânico ultramarino
- Rainha HM rainha Elizabeth II
- Comissário Colin Roberts
- Administrador Joanne Yeadon
Criado 1965
Área
- Total 60 km 2 ( n / D)
23,2 mi quadrados
- Água (%) 99,89
População
- estimativa 4000 ( n / D)
- Densidade 58,3 / km 2 ( n / D)
160,0 mi / sq
Moeda Dólar dos Estados Unidos ( USD )
Fuso horário ( UTC + 6)
Unidades no direito
Chamando código 246
Código ISO 3166 IO
TLD Internet .io

Território Britânico do Oceano Índico (BIOT) ou ilhas de Chagos são um território ultramarino do Reino Unido situado no Oceano Índico , a meio caminho entre África e Indonésia . O território compreende a seis atóis do Arquipélago de Chagos (Phehandweep फेहंद्वीप em Hindi e outras línguas indígenas norte, Paeikaana Theevukal பேகான தீவுகள் em Tamil , Feyhandheebu ފޭހަންދީބު em Dhivehi) com mais de 1.000 ilhas individuais (muitos minúsculo) que tem uma área total de 60 quilômetros quadrados (23 MI quadrado).

A maior ilha é Diego Garcia (área de 44 km 2), o local de uma instalação militar comum do Reino Unido e dos Estados Unidos . Após a expulsão da população nativa na década de 1960, os únicos habitantes são norte-americanos e britânicos militares e empreiteiros associados, que coletivamente número em torno de 4.000 (2004 figuras).

História

Marinheiros das Maldivas sabia Ilhas Chagos bem. Na tradição das Maldivas são conhecidos como Fōlhavahi ou Hollhavai (o último nome nas Maldivas mais perto do sul). De acordo com a tradição oral das Maldivas Sul, comerciantes e pescadores foram ocasionalmente perdidos no mar e ficou encalhado em uma das ilhas do Chagos. Eventualmente, eles foram resgatados e trazidos de volta para casa. No entanto, estas ilhas foram consideradas demasiado longe das Maldivas a ser definitivamente resolvida por eles. Assim, por muitos séculos as Chagos foram ignorados por seus vizinhos do norte.

As ilhas de Arquipélago de Chagos foram traçado pelo Vasco da Gama no início do século XVI, em seguida, alegou, no século XVIII por França como posse de Maurício . Eles foram liquidados pela primeira vez no século 18, pelos escravos africanos e trabalhadores indianos trazidos por franco-Mauritians para plantações de coco encontrados. Em 1810, Maurício foi capturado pelo Reino Unido, França e cedeu o território no Tratado de Paris.

Em 1965, o Reino Unido dividiu o arquipélago de Chagos de Maurícia , e as ilhas de Aldabra, Farquhar e Desroches (Des Roches) das Seychelles , para formar o Território Britânico do Oceano Índico. O objetivo era permitir a construção de instalações militares para o benefício mútuo do Reino Unido e dos Estados Unidos. As ilhas foram formalmente estabelecido como um território ultramarino do Reino Unido em 8 de novembro de 1965. Em 23 de junho de 1976, Aldabra, Farquhar e Desroches foram devolvidos às Seychelles , como resultado de sua independência alcançar. Posteriormente, BIOT consistiu apenas em seis principais grupos de ilhas que compõem o Arquipélago de Chagos.

Em 1966, o governo britânico comprou os plantações de copra de propriedade privada e fechada para baixo. Ao longo dos próximos cinco anos, as autoridades britânicas à força e clandestinamente removida toda a população de cerca de 2.000 pessoas, conhecido como Chagossians (ou Ilois), de Diego Garcia e outros dois atóis de Chagos, Peros Banhos e Salomon, a Mauritius (ver Despovoamento de Diego Garcia). Em 1971, o Reino Unido e os Estados Unidos assinaram um tratado, leasing a ilha de Diego Garcia para o Militar norte-americana para fins de construção de uma grande ar e base naval na ilha. O negócio era importante para o Reino Unido, como os Estados Unidos concordaram em dar-lhes um desconto substancial na compra de Polaris mísseis nucleares em troca do uso das ilhas como base. A localização estratégica da ilha também foi significativa no centro do Oceano Índico, e para combater qualquer Soviética ameaça na região.

Vista de Diego Garcia , mostrando base militar.

O trabalho sobre a base militar começou em 1971, com uma grande base aérea com várias pistas de longo alcance construídos, bem como um porto adequado para grandes navios de guerra. Embora classificado como uma base conjunta Reino Unido / EUA, na prática, é composta principalmente pelos militares americanos, embora uma guarnição britânica é mantida em todos os momentos, e Royal Air Force aeronaves de patrulha de longo alcance são implantados lá. O United States Air Force usou a base durante 1991 Guerra do Golfo e do Guerra de 2001 no Afeganistão, bem como a 2003 Guerra do Iraque.

Durante os anos 1980, Maurício afirmou uma reivindicação de soberania para o território, citando a separação 1965 como ilegais sob a lei internacional, apesar de sua aparente acordo na época. O Reino Unido não reconhece a reivindicação da Maurícia, mas concordou em ceder o território para Maurício quando já não é necessário para fins de defesa. O Seychelles também lançou uma reivindicação da soberania sobre várias das ilhas.

Os habitantes da ilha, que agora residem nas Maurícias e as Seychelles, têm afirmado continuamente o seu direito de voltar a Diego Garcia, ganhando vitórias legais importantes do Inglês High Court em 2000, 2006 e 2007. No entanto, no Supremo Tribunal e Tribunal de Recurso de 2003 e 2004, a aplicação dos ilhéus para compensação adicional no topo do pacote de compensação que já havia recebido valor £ 14.500.000 foi indeferido pelo tribunal.

Em 11 de maio de 2006, o Supremo Tribunal decidiu que uma Ordem de 2004, no Conselho impedindo reassentamento das ilhas as Chagossians 'era ilegal e, consequentemente, que os Chagossians tinham direito a regressar às ilhas exteriores do arquipélago de Chagos. Em 23 de maio de 2007, o que foi confirmado pelo Tribunal de Recurso. Em uma visita patrocinada pelo governo Inglês, os ilhéus visitou Diego Garcia e outras ilhas em 3 de Abril de 2006, para fins humanitários, incluindo o tender dos túmulos de seus antepassados. Em 22 de outubro de 2008, o governo britânico ganhou um processo na Câmara dos Lordes sobre a prerrogativa real usado para continuar excluindo os chagossianos de sua terra natal.

Política e Direito

Vista de East Point, Diego Garcia de ar.

Como território da Grã-Bretanha, o chefe de Estado é a rainha Elizabeth II . Não há Governador nomeado para representar a rainha no território, como não há mais nenhum habitantes nativos. O chefe do governo é o Senhor Comissário, atualmente Colin Roberts (desde julho de 2008, substituindo Leigh Turner) e Administrador Joanne Yeadon (desde dezembro de 2007, substituindo Tony Humphries), todos dos quais residem na Inglaterra. O representante do Comissário no território é o comandante do destacamento das forças britânicas.

As leis do território são com base na Constituição, previsto na Ordem British Indian Ocean Territory (Constituição) 2004, que dá plenos poderes Comissário para fazer leis para o território. Tratados aplicáveis entre o Reino Unido e os Estados Unidos regulam o uso da base militar. Os Estados Unidos estão obrigados a pedir licença do Reino Unido de usar a base para a ação militar ofensiva.

Divulgação WikiLeaks Cablegate (2010)

Conforme Wikileaks Documentos Cablegate, em um movimento calculado em 2009 para evitar re-assentamento do BIOT por Chagossians nativas, o Reino Unido propôs que a BIOT se tornar uma "reserva marinha", com o objectivo de prevenir os antigos habitantes de retornarem para suas terras. O resumo do telegrama diplomático é a seguinte:

HMG gostaria de estabelecer um "parque marinho" ou "reserva" fornecer proteção ambiental abrangente para os recifes e águas do Território Britânico do Oceano Índico (BIOT), um alto funcionário do Foreign and Commonwealth Office (FCO) informou Polcouns maio em 12. O oficial insistiu que a criação de um parque marinho - o maior do mundo - de modo algum colidir com USG uso da Biot, incluindo Diego Garcia, para fins militares. Ele concordou que o Reino Unido e os EUA deveriam negociar cuidadosamente os detalhes da reserva marinha de assegurar que os interesses norte-americanos foram salvaguardados e o valor estratégico da BIOT foi confirmada. Ele disse que os antigos habitantes da BIOT seria difícil, se não impossível, para prosseguir a sua acção de reassentamento nas ilhas se todo o arquipélago de Chagos foram uma reserva marinha.

Geografia e comunicações

Território Britânico do Oceano Índico (BIOT) antes de Seychelles independência em 1976. A terra no canto inferior esquerdo é a ponta norte de Madagascar. (Desroches não está marcado, mas é uma parte do Ilhas Almirantes.)
Mapa do Território Britânico do Oceano Índico desde 1976

O território é um arquipélago de 55 ilhas, sendo a maior Diego Garcia, respondendo por quase três quartos da área total do território, que é de 60 km². O terreno é plano e baixo, com a maioria das áreas não superior a 2 metros acima do nível do mar. O clima é tropical marítimo; quente, úmido e moderado por ventos alísios.

Com exceção de uma auto-estrada de duas pistas, a maioria das ilhas do território não tem nenhuma estradas, de qualquer tipo. Diego Garcia tem um pequeno trecho de estrada pavimentada entre o porto eo aeroporto; caso contrário, a maioria dos transportes é de bicicleta .

Base militar de Diego Garcia é o lar do único aeroporto do território. A 3000 metros de comprimento, que é capaz de suportar muito pesado Bombardeiros USAF como o B-52 eo Space Shuttle em caso de abortar a missão. Ele também tem um grande porto.

Demografia

A população total foi relatado em 4000, em 2006, dos quais 2.200 eram militares americanos ou contratados, 1.400 eram trabalhadores contratados filipinos, 300 eram trabalhadores contratados maurícias, e 100 eram membros das Forças Armadas britânicas. Acredita-se a população tem diminuído significativamente desde o final de US bombardear operações da ilha em agosto de 2006.

Economia

Toda a atividade econômica está concentrada em Diego Garcia , onde as instalações de defesa anglo-americanos comuns estão localizados. Aproximadamente 2.000 habitantes nativos, conhecidos como o Chagossians ou Ilois, foram forçosamente mudou-se para Maurícias antes da construção dessas instalações; em 1995, havia cerca de 1.700 militares do Reino Unido e dos Estados Unidos e 1.500 contratados civis que vivem na ilha.

Os projetos de construção e vários serviços necessários para apoiar as instalações militares são realizadas por funcionários militares e contratados da Grã-Bretanha, Maurício , as Filipinas e os EUA. Não há atividades industriais ou agrícolas nas ilhas. O licenciamento de pesca comercial fornece uma renda anual de cerca de US $ 1 milhão para o território.

Instalações telefônicas separadas para as necessidades militares e públicos estão disponíveis, oferecendo todos os serviços telefónicos comerciais padrão, incluindo ligação à Internet. Serviço telefónico internacional é realizada por satélite de comunicações. O território tem três estações de rádio de transmissão, uma horas e duas FM, e uma estação de transmissão de televisão. Devido à sua localização equatorial, Diego Garcia pode usá- satélites geoestacionários sobre o Oceano Índico e também alguns sobre o leste do Oceano Atlântico . Operações de radioamadores ocorrer a partir de Diego Garcia, usando os britânicos Indicativo VQ9 prefixo.

Os selos postais foram emitidos para British Indian Ocean Territory desde 17 de janeiro de 1968. Uma vez que o território era originalmente parte das Seychelles , estes selos foram denominados em rupias até 1992. No entanto, após 1992, tornou-se denominados em libras esterlinas , que é a moeda oficial do do território.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=British_Indian_Ocean_Territory&oldid=406640793 "